quinta-feira, 21 de junho de 2012
GREVE DE ÔNIBUS A VISTA NO RECIFE
Está marcada para o dia 26 deste mês a terceira rodada de negociações entre os rodoviários e os donos das empresas de ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR). Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Pernambuco, Patrício Magalhães, no último encontro, realizado na última terça-feira (20), não houve avanços nas negociações.
Este ano, a pauta de reivindicações dos rodoviários é composta por 108 reivindicações, sendo o reajuste salarial a principal delas. Desta vez, a categoria quer um aumento de 27% do piso. Com isso, os motoristas passariam a receber R$ 2 mil e cobradores e fiscais teriam um aumento de 60% e 80%, respectivamente, em cima do valor oferecido aos motoristas.
"Por enquanto, não há indicativo de paralisações, mas se não tiver um acordo só nos resta a paralisação", esclareceu Patrício Magalhães. Esta foi a estratégia usada pela categoria em junho do ano passado, quando eles pararam as atividades por seis dias, para pressionar os empresários. Apesar de terem pedido um aumento de 22% no salário, eles aceitaram a proposta de um reajuste salarial de 9%.
Atualmente, cerca de dois milhões de passageiros por dia usam o transporte público coletivo na RMR, conforme o Grande Recife Consórcio de Transportes. Cerca de três mil ônibus, divididos em 390 linhas, circulam nos 14 municípios da região, fazendo 26 mil viagens diárias.
Fonte: Folha PE
quarta-feira, 20 de junho de 2012
TERMINAL INTEGRADO XAMBÁ
ontem estava em onibus da rcaxanga quanto os motorista começaram a comentar sobre o ti eles falaram q 3 linhas do caenga ira passar para ti xanba e q caxanga iria adquiri alguns onibus diferenciados tipo medio porte para atende as comunidades q nao tem estrutura tipo alto do cajueiro ,outro ponto fui admisao dos motoristas q trb nos micros do caenga,tanbem falaram q empresa encomendou 70 novos onibus para ti sendo 30 articulado provalemnet sendo viole motor traseiro
Estranho pessoal quinta feira eu passei pela Rua Dunas e pra minha surpresa eles colocaram concreto besta ruas mais necessariamente na entrada do ti .Me pareceu q o restante da via será asfaltada mesmo.O piso dentro do ti esta 99% pronto e o teto esta uns 70% colocado .Qualquer dia desses ru tiro fotos do ti eu vou esperar mais algumas coisas ficarem prontas.Agora é uma pena ele so ser inaugurado em agosto pois ele tem conlições de ficar pronto pelo menos na 1° quinzena de julho.
Provavelmente pode vim até mais, já que a CAX e EME sempre fazem renovações em grandes proporções, agora 30 ônibus articulados vai ser um estouro. Aguardo ansiosamente essa chegada.
É realmente o que me informaram. Esses onibus diferenciados que a caxangá irá comprar são os famosos midis. Agora, + 70 onibus? Fiquei impressionado.
E outra: eu tô achando que tá demorando demais a chegada desses onibus. Eu fico com medo de o ti ser inaugurado e não ter onibus suficiente para atender a demanda que, segundo o grct, será de cerca de 80 mil usuários/dias úteis. Imagina a linha 8** xambá/ cruz cabugá, sendo operada por torinos padrão? Haaa.... Obrigada pela noticia confirmada colega cledson.
ESTE DIALOGO E´DSO CIDADOES REPORTES- CLEDSON,CARLOS N.,DEYVISON ALVES,PEDRO PAULO SANTOS,ALMIR CORREIA E A FOTO DE ALEXSANDER CORREAI
GREVE DO METRO RECIFE ACABOU!!!!
Serviços voltam ao normal a partir desta quinta-feira
Publicado em 20/06/2012, às 19h44
Do JC Online
Em assembleia realizada na noite desta quarta-feira (20), os metroviários, parados havia 38 dias, resolveram suspender o movimento. A partir desta quinta (21), os serviços voltam a funcionar normalmente na Região Metropolitana do Recife. Até ontem, as composições estavam rodando só no horário de pico. Representantes do sindicato da categoria alegaram que o motivo da suspensão foi o agendamento para a próxima terça-feira (26) do julgamento no Tribunal Superior do Trabalho (TST) dos termos do dissídio coletivo. O Metrô do Recife transporta diariamente cerca de 230 mil pessoas.
Os metroviários já marcaram uma nova assembleia para a quarta-feira (27) para discutirem os encaminhamentos do julgamento do Tribunal.
A paralisação, que teve início no dia 13 de maio, também ocorreu em outras capitais. Uma das reivindicações da categoria é a reposição salarial de 5,13%. Em nota divulgada no site do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Metroviárias e Conexos do Estado de Pernambuco (Sindimetro-PE) no último sábado (16), os metroviários afirmam que em reunião mediada pelo TST uma representante do órgão adiantou que caso a greve vá para julgamento, o resultado mínimo seria reposição inflacionária com base no último ano, que seria o mesmo valor reivindicado pelos metroviários.
A Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) declarou durante a greve que negociaria com os metroviários caso eles voltassem a trabalhar, mas a categoria deciciu manter o movimento.
A greve também foi suspensa em Belo Horizonte, Natal, João Pessoa e Maceió.
PALAVRAS-CHAVE
metroviários
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E AINDA RECLAMA DO METRO DO RECIFE
O vídeo abaixo, enviado por Diogo Morais, leitor da De Olho no Trânsito e apaixonado pelo sistema metroviário, mostra que a superlotação do transporte público é realidade em todo o mundo. Se é certo ou não?, se deve mudar ou não?, cabe a você, leitor, concluir. Nesse meio tempo, divirta-se porque, embora triste, as imagens são engraçadas.
Começou o terror. Todo ano é a mesma coisa. Quando se aproxima o mês de julho, data base do dissídio dos motoristas de ônibus que operam o sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife, começam a surgir as notícias de que a categoria vai entrar em greve. O direito à paralisação por melhores salários é justa e não cabe discutí-la. O que preocupa é o pânico que ela provoca na população, ainda mais agora, quando o metrô do Recife está há quase um mês parado. Na verdade, o que acontece é uma queda de braço entre os rodoviários e os empresários do setor. De um lado está a categoria, que precisa ter o aumento salarial, sabe que ele só acontece uma vez por ano e que a época de brigar por ele é agora.
E mais: que se não complicar a vida da população a pressão não surte efeito. Do outro estão os empresários de ônibus, que não abrem facilmente, principalmente depois da era Eduardo Campos, que atrelou os reajustes da passagem ao IPCA. Ou seja, a tarifa não sobe mais baseada na planilha de custo do sistema de transporte (despesas com pneus, diesel e folha de pagamento, entre outras coisas), apenas pelo percentual do IPCA, que segundo o empresariado e alguns técnicos do setor, não cobre os custos. Como a receita com as passagens não se equipara aos gastos do sistema, um déficit vai sendo gerado. E, como o governo do Estado não banca essa diferença, a consequência para diminuir os custos é reduzir o serviço. Esse resultado é facilmente percebido na lotação dos ônibus, especialmente nas linhas que saem dos terminais integrados do SEI, ou seja, da periferia, onde estão aqueles que mais dependem do transporte público.
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Sem o reajuste que precisam, os empresários arrastam a negociação com os rodoviários até onde podem como forma de pressionar o Estado a desatrelar o reajsute tarifário do IPCA. E a briga vai seguindo. O fato é que os motoristas de ônibus começaram a espalhar entre os usuários que estão parando ou que vão parar. A última notícia, surgida na tarde desta quarta-feira, era de que eles estavam parados na Avenida Agamenon Magalhães. Tudo boato. Outros deverão surgir nos próximos dias. É sempre assim. A rodada de negociação com o empresariado já começou e, pelo que se sabe, não tem avançado. A última conversa será no próximo dia 26/6 e, se não houver um acordo, a saída é a paralisação.
A categoria pede 6% de aumento e em 2011 conseguiu 9%. O salário do motorista passou de R$ 1.280 para R$ 1.395, do cobrador de R$ 590 para R$ 645 e do fiscal de R$ 825 para R$ 903. O problema é que, as últimas greves dos motoristas de ônibus foram um fracasso. As garagens das empresas amanheceram lotadas de pais de família desesperados por um emprego e muitas das operadores já têm até lista de espera. Nas ruas, a população pouco percebeu que havia uma greve. A greve durou seis dias – entre 15 e 21 de junho -, mas 70% da frota operou. Nada impede que tudo mude, mas a história não tem mostrado isso. Portanto, é preciso consicência dos rodoviários para não instalar um pânico com a ameaça de uma greve que eles nem sabe se terão força para realizar e sensibilidade de empresários e do governo do Estado para fechar um acordo de aumento salarial.
Postado por Roberta Soares
Única a desenvolver e disponibilizar no País veículo que reduz em até 90% emissões de CO2, montadora contribui para conceito de sustentabilidade da conferência
Texto e fotos por Scania – Assessoria de Comunicação
Pioneira na tecnologia de motores a etanol, a Scania pôs à disposição dos participantes da Rio+20 seis ônibus movidos pelo combustível renovável para transporte durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro. Desde o dia 13 de junho, os veículos estão fazendo um percurso que contempla o Riocentro, o Autódromo, o Parque dos Atletas e a Arena HSBC. Eles vão circular até dia 22, data de encerramento da Rio+20.
Entre os ônibus estão dois modelos K 270 6×2 de 15 metros com piso baixo, disponibilizados pela Viação Tupi Transportes, e dois K 270 4×2, cedidos pela Viação Metropolitana, todos com motores de 9 litros e 270 cavalos de potência. Essas companhias operam os 60 ônibus movidos a etanol que já circulam em São Paulo no Projeto Ecofrota da Prefeitura da cidade. Os outros dois veículos foram disponibilizados pela própria Scania com a identificação: “Etanol é Agora!”
Equipados com motores que atendem às normas europeias de emissão de gases poluentes Euro 5 e a ainda mais rigorosa EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicles), os veículos movidos a etanol são capazes de reduzir em até 90% a emissão de CO2 na atmosfera. Esse combustível renovável também proporciona a redução de material particulado, NOx (óxidos de nitrogênio) e hidrocarbonetos.
Para Wilson Pereira, gerente executivo de Vendas de Ônibus da Scania Brasil, o etanol é um dos combustíveis renováveis mais econômicos disponíveis no momento para aplicação urbana. “O etanol oferece a melhor relação custo-eficiência, além de apresentar alta disponibilidade e reduzir significativamente as emissões de gases poluentes”, afirma o executivo.
O Brasil é o primeiro país da América Latina a utilizar ônibus movido a etanol e a Scania foi a única montadora a desenvolver e disponibilizar o produto no mercado brasileiro. “O ônibus movido a etanol reforça a postura da Scania de investir em soluções sustentáveis de transporte”, ressalta Marcelo Montanha de Oliveira, gerente de Ônibus da Scania para América Latina. “Essa tecnologia contribui para a melhoria da qualidade do ar nas cidades, mas sem eliminar as características dos veículos da marca, como excelente produtividade e desempenho.”
Além da Viação Metropolitana e da Viação Tupi Transportes, a Clariant – empresa de especialidades químicas com atividade internacional – também contribuirá para a iniciativa com o fornecimento do aditivo Master Batch ED 95, produzido localmente e necessário para o funcionamento dos veículos que utilizam etanol.
“Para a Clariant, a participação nesse projeto de transporte ecológico está totalmente alinhada à sua política de sustentabilidade”, explica Marcia Regina Rios, gerente da Clariant BU ICS/Industrial Application para América Latina. “Investimos de forma contínua na inovação de nosso portfólio, com o objetivo de oferecer produtos que atendam aos requisitos ambientais de nossos clientes e do mercado.”
Scania. Ethanol is now. Este é slogan da montadora sueca no K270 6x2 piso baixo sob a carroceria Caio Millennium.
Mais presença na Rio+20
Durante a Rio+20, André Rodrigues de Oliveira, gerente de negócios da Scania para América Latina, apresentará o conceito “Moving People, Changing Minds” da montadora em seminário a ser realizado no dia 19 de Junho, das 12h00 às 12h40 no auditório CNO 4, no Parque dos Atletas. A Scania está comprometida em contribuir para um sistema de transporte mais sustentável e esse conceito discute soluções de melhoria em transportes para os grandes centros urbanos que proporcionem menor impacto ambiental e também redução de gases poluentes.
Os visitantes poderão encontrar mais informações sobre os veículos movidos a etanol e sobre o conceito “BRS – Bus Rapid System by Scania” no estande do Conselho de Comércio da Suécia, localizado no Parque dos Atletas. Cerca de 200 ônibus da marca Scania, modelo K 230 4×2 com piso baixo já circulam no sistema BRS da Cidade do Rio de Janeiro.
[Ver com PicLens]
BRT Transoeste - O primeiro corredor expresso de ônibus vai transportar 120 mil passageiros por dia, com uma redução de 1h no trajeto entre Barra e Santa Cruz / Campo Grande. A partir de agosto, quando todo o sistema estiver em operação, o BRT terá 56 km de extensão e 63 estações. O intervalo entre os ônibus será de aproximadamente 1 minuto meio. A passagem custa R$ 2,75 e só pode ser comprada nas bilheterias das estações. O passageiro também pode usar o Bilhete Único carioca.
As nove estações são: Pingo d’Água, Pontal, Recreio Shopping, Nova Barra, Gelson Fonseca, Pedra de Itaúna, Riomar, Novo Leblon e Alvorada.
Os repórteres Marcelo Castilo e Sérgio Meirelles, da “TV Brasil”, prepararam uma série de reportagens para o programa “Repórter Rio” sobre o sistema Bus Rapid Transit (BRT). Eles apresentaram as características e pontos fortes de cada um. Além disso, a série de reportagem mostra como vai funcionar o BRT no Rio de Janeiro
terça-feira, 19 de junho de 2012
O Grande Recife Consórcio de Transporte está promovendo no Terminal Integrado de Passageiros Aeroporto, situado no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, uma campanha educativa com a turma do Programa Educa Transporte.
A campanha tem a finalidade de informar e orientar os usuários do sistema de transporte coletivo sobre as questões que diz respeito as filas e às prioridades, preservação do bem público e outros temas ligados à cidadania.
Rapazes e moças vestidos com roupas coloridas e chamativas, orientam e ajudam os passageiros em tom alegre e brincalhão, especialmente os idosos, crianças e deficientes.
Texto e fotos da Turma do Programa Educa Transporte:
Maria Helena do Nascimento//Cidadã repórter
segunda-feira, 18 de junho de 2012
COPA 2014
Mobilidade no Recife: muitos projetos, só um em execução
Obras iniciadas, só as do terminal de metrô Cosme e Damião; corredores estão muito atrasados
Ônibus e metrô lotados, engarrafamentos e uma explosão de veículos nas ruas. A infraestrutura viária da região metropolitana do Recife não acompanhou o crescimento da cidade.
Sem vazão para o grande número de automóveis e motos, e com o transporte público não atendendo com qualidade à população, a conclusão é que se fosse hoje, Recife não suportaria realizar um grande evento como a Copa do Mundo.
Para mudar este cenário até 2014, as obras de mobilidade urbana previstas precisam ser agilizadas, e o sinal de alerta já acendeu: de todos os projetos integrantes da Matriz de Responsabilidades, apenas um saiu do papel, o Terminal Cosme e Damião de metrô.
Com obras iniciadas em janeiro deste ano, o Cosme e Damião conta com investimento de R$ 15,8 milhões do governo do estado. Ele vai facilitar o acesso à Cidade da Copa e terá capacidade para receber 40 mil passageiros por dia.
Já as obras do Corredor Via Mangue, primeira via expressa do Recife, com 4,5 km de extensão, deveriam ter sido iniciadas em julho passado. Mas a licitação sofreu atrasos, e os envelopes com as propostas das empresas habilitadas só foram abertos no dia 23 de março. As propostas agora estão sendo analisadas pela Empresa de Urbanização do Recife (URB), que escolherá o vencedor. O corredor ligará a ponte Paulo Guerra, no bairro do Pina, à avenida Antônio Falcão, em Boa Viagem. Ações de saneamento, urbanização e habitação estão incluídas no projeto, a cargo da prefeitura do Recife.
Outra obra muito atrasada é o Corredor Norte-Sul. Pelo cronograma original, ela deveria ter começado em abril do ano passado. Com 15 km de extensão, o Norte-Sul passará por seis municípios da RMR, saindo de Igarassu até Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes. A obra ainda não foi licitada, como também não o foi a dos corredores Leste-Oeste e da Avenida Norte. A Secretaria das Cidades esclarece que a licitação só será lançada depois de feita a escolha do modal, ou seja, o tipo de sistema de transporte que será utilizado nos corredores de transporte do Recife.
BRT ou monotrilho?
A escolha do modal para os corredores é um assunto polêmico, inclusive para o meio técnico. Alguns especialistas apontam o BRT (Bus Rapid Transit) como o sistema mais adequado para o Recife, e ele já consta inclusive na Matriz de Responsabilidades. Mas, na opinião do vice-presidente do Sindicato da Arquitetura e da Engenharia Regional Pernambuco (Sinaenco-PE), Ilo Leite, o monotrilho seria a melhor solução. Segundo ele, o volume de passageiros transportados pelo BRT é limitado: “O BRT não dá conta do tamanho de problema que temos na cidade. A longo prazo, não seria eficiente”, argumenta.
Para o diretor do Sinaenco, o importante é que as obras sejam planejadas “de olho no futuro, e não apenas para resolver demandas imediatas”. “A RMR deve ser vista com o olhar do amanhã. Não podemos continuar planejando o país olhando para os pés; temos que nos voltar para a frente”, alerta o especialista.
O Grande Recife Consórcio, órgão gestor do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR), opera com 382 linhas de ônibus e duas de metrô. No total, dois milhões de passageiros por dia são transportados pelo modelo, que divide-se em sistema complementar e sistema estrutural integrado. O primeiro utiliza veículos convencionais e microônibus, e o integrado opera com linhas de ônibus e metrô. Há diversas alternativas de deslocamento, com integração em terminais fechados e pagamento de tarifa única. Hoje, 13 terminais do sistema estrutural integrado estão em funcionamento e, até o final de 2011, informa o órgão gestor, sete novos terminais serão construídos e dois ampliados.
Obras complementares
A principal via de acesso até a Arena Pernambuco, a BR-408, está sendo duplicada pelo governo do estado. Com 60% da obra já concluída, e investimento total de R$ 120 milhões, a obra compreende 19,7 km de extensão, entre Carpina, São Lourenço da Mata e Jaboatão dos Guararapes. A previsão de finalização é dezembro de 2011. Para facilitar o acesso ao estádio, serão erguidos também dois viadutos, de 2 km, entre Jaboatão e São Lourenço da Mata, ao custo de R$ 22 milhões. A obra está em fase final de licitação e o prazo de execução é de dez meses.
Principal acesso ao pólo turístico no litoral sul de Pernambuco, a Estrada da Batalha, na PE-008 (Jaboatão dos Guararapes), será duplicada em 6 km, com investimentos de R$ 160 milhões. A obra inclui ainda dois novos viadutos e um túnel, além de um centro cultural e uma grande área urbanizada na região. Um dos viadutos está pronto, e o outro sendo finalizado. Mais da metade das obras do túnel foram feitas e falta concluir a duplicação no trecho entre os dois viadutos.
Em maio próximo, o secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, prometeu apresentar ao governador Eduardo Campos um novo projeto de melhoria da mobilidade urbana na região metropolitana do Recife. O projeto Contorno do Recife prevê a requalificação do trecho urbano da BR-101, de Cabo de Santo Agostinho até Igarassu, e a construção de um corredor inteligente de ônibus, que será interligado a vários corredores viários, como o Binário de Cajueiro Seco, avenidas Abdias de Carvalho, Caxangá e Norte. O orçamento inicial da obra é de R$ 400 milhões.
Obras e prazos previstos na Matriz de Responsabilidade
Obra Início obras Conclusão
Corredor Caxangá (Leste/Oeste) Out 2010 Mai 2013
BRT Norte-Sul (Igarassu/Centro) Abr 2010 Out 2012
BRT Leste-Oeste (Ramal Cidade da Copa) Abr 2011 Abr 2013
Corredor Via Mangue Jul 2010 Jul 2013
Metrô Terminal Cosme e Damião Jan 2011 Jul 2012
Fonte: Ministério do Esporte/Matriz de Responsabilidade
domingo, 17 de junho de 2012
OS CAMINHOS DA AGAMENON
Há quarenta anos nascia a principal via urbana do Recife. São sete mil metros estratégicos para ligar os diversos pontos da cidade. Ao inaugurar a primeira perimetral da capital pernambucana, o então prefeito Geraldo Magalhães queria deixar um marco de modernidade para a cidade. E deixou. A avenida se prepara para passar pela maior transformação desde que foi criada e passará a integrar o principal corredor de transporte urbano da Região Metropolitana:o Norte/Sul.
O Diario conta a história da avenida e mostra as intervenções pensadas para ela na década de 1970. Uma séria de reportagens revelará os caminhos que fazem da Agamenon o que ela é hoje e a sua importância dentro do corredor de tráfego. A avenida está prestes a receber quatro viadutos que irão mudar a concepção da circulação.
A intervenção está longe de ser uma unanimidade, mas em um ponto todos concordam: a velocidade na via irá aumentar até que a frota de veículos permita e a qualidade do serviço do transporte público seja capaz de atrair usuários do carro. As reportagens irão também abordar o olhar do motorista, do pedestre, do ciclista e do morador.
Clique aqui no Hot site - http://www.old.diariodepernambuco.com.br/hotsite/2012/agamenon/
Tags: avenida agamenon magalhães, corredor norte/sul, história, hot site, Tânia Passos, viadutos
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Experiência americana de mobilidade em discussão no Brasil
segunda-feira, 11 de junho, 2012
Os Estados Unidos não são o maior exemplo de mobilidade urbana. Esse emaranhado de viadutos, por exemplo, fica em Los Angeles, mas eles estão tentando encontrar o caminho da mobilidade. Na reportagem abaixo, um seminário irá discutir as experiências norte-americana das estratégias de mobilidade para as regiões metropolitanas, inclusive Los Angeles. Espero que não sejam mais viadutos. Acompanhe a reportagem:
A Comissão de Desenvolvimento Urbano realizará nesta quarta-feira (13) o Seminário Internacional Brasil/Estados Unidos sobre o tema “Transporte Público nas Regiões Metropolitanas: Planejamento, Governança e Financiamento”.
A experiência norte-americana será apresentada pelo diretor-executivo de Ações Estratégicas da Autoridade Metropolitana de Transportes de Los Angeles, Robin Blair; pelo vice-presidente da empresa TranSystems Planejamento, Irving Taylor; pelo professor e pesquisador da Universidade Estadual de Portland (Oregon), Gil Kelley; pelo secretário-executivo da Autoridade de Transportes do estado de Maryland, Harold Bartlett; e pelo diretor de Programas Internacionais da Associação Americana de
Planejamento, Jeff Soule.
O governo brasileiro será representado pelo secretário nacional de Transporte e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Julio Eduardo dos Santos.
Pelo lado brasileiro, também participarão do seminário o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos, Aílton Brasiliense; e o secretário-executivo da Frente Nacional de Prefeitos, Gilberto Perre.
Durante o seminário, o deputado Walter Feldman (PSDB-SP) apresentará o Projeto de Lei 3460/04, de sua autoria, que cria o Estatuto da Metrópole. O relator da proposta, deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), participará da discussão.
O seminário será realizado às 9 horas, no Plenário 2.
Da Redação/WS (Via Agência Câmara)
Curitiba estará na Rio + 20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro, defendendo políticas públicas efetivas de sustentabilidade urbana e ambiental.
“O respeito ao meio ambiente é uma das marcas registradas de Curitiba. E isso é algo que pode ser percebido nas pequenas atitudes de cada morador. Ao poder público cabe inovar sempre em favor da cidade e dos seus habitantes”, afirma o prefeito Luciano Ducci, que nesta quinta apresentará o ônibus Hibribus, às 11h30, no Parque dos Atletas. O ônibus ficará no estande da cidade durante toda a Rio+20.
O Hibribus é uma inovação da cidade voltada à sustentabilidade e mobilidade urbana. Movido a biodiesel e eletricidade, o novo ônibus é o mais silencioso e o que oferece o maior ganho ambiental do mercado.
Cada cidadão que mora em Curitiba conta hoje com 64,5 metros quadrados de área verde, distribuída nos parques e bosques públicos e nas áreas particulares, além das 300 mil árvores nas ruas da cidade. Espaços de conservação, convívio e lazer, os parques guardam parte da memória e história da cidade, além de abrigarem fragmentos da vegetação nativa.
Outra alternativa pra conservação é o incentivo fiscal dado aos proprietários de áreas verdes para transformá-las em Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal. A propriedade continua privada, mas o benefício se torna público.
Números apontam que o conjunto atual de áreas verdes de Curitiba retira da atmosfera nada menos que 168 toneladas de dióxido de carbono por hectare.
Fonte: Bem Paraná
sexta-feira, 15 de junho de 2012
Trens do metrô do Recife se chocam na estação Coqueiral
Publicada: 15/06/2012 13:15| Atualizada: 15/06/2012 11:22
Uol
Dois trens do Metrô do Recife se chocaram por volta das 8h desta sexta (15) na estação Coqueiral, na Zona Oeste da capital pernambucana. Vidros foram quebrados e os passageiros ficaram assustados. Não houve morte. De acordo com Augusto Lima, inspetor da Polícia Ferroviária Federal, de 15 a 20 pessoas ficaram levemente feridas. Já o Corpo de Bombeiros, socorreu apenas três. A colisão entre trens foi a primeira desde que foi iniciada a operação do MetroRec, há 27 anos. Em período de não-greve cerca de 280 mil passageiros circulam por essa linha Centro-Sul.
De acordo com a passageira Ítala Alves, que estava no último vagão do trem que seguia de Camaragibe para o Recife, a informação que foi passada aos passageiros foi de que um trem estava ocupando a estação de Tejipió e, por isso, o trem em que ela se encontrava na estação Coqueiral precisou esperar que a próxima estação fosse liberada. Nesse tempo de espera, um outro trem se aproximou e aconteceu a colisão.
Segundo a passageira, as pessoas começaram a dizer "Vai bater, vai bater" e houve o choque. "Depois do choque, muitas pessoas começaram a andar sobre os trilhos, mas foram retiradas pela polícia", conta a passageira. Os feridos foram socorridos e a Polícia Ferroviária Federal já amenizou a situação.
De acordo com a assessoria de imprensa da Metrorec, o maquinista do trem que seguia sentido subúrbio-cidade parou na plataforma de Coqueiral para socorrer um usuário que passava mal. Nessa parada, o trem que vinha atrás promoveu "um acoplamento indevido".
A assessoria de imprensa do Metrô anteriormente havia informado outra versão sobre o fato. Um trem havia quebrado quando estava parado na plataforma da Estação Coqueira, e um segundo veículo seguiu para o local para engatar no trem quebrado e passar energia para o metrô com problemas. Na hora do engate, teria havido um barulho e um pequeno impacto, que assustou os passageiros que estavam na composição. Ainda de acordo com a assessoria, o impacto não foi forte. Essa versão foi posteriormente pela Metrorec.
Os trens já foram retirados da estação e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) realizará perícia para investigar o ocorrido. O metrô volta a operar normalmente às 16h30.
quinta-feira, 14 de junho de 2012
Os usuários de ônibus da região metropolitana do Recife começam a ficar preocupados devido aos fortes boatos de uma nova greve de ônibus, aonde se vai tem pessoas comentando se vai haver greve e até quando ela começa. O fato pelos bastidores é as negociações não estão avançando e que uma paralisação vai mesmo acontecer. As conversas são muitas por parte mesmos dos motoristas que são informados de diversas formas.
A categoria pede 6% de aumento e em 2011 conseguiu 9%. O salário do motorista passou de R$ 1.280 para R$ 1.395, do cobrador de R$ 590 para R$ 645 e do fiscal de R$ 825 para R$ 903. Também existem informações que os motoristas querem um Salário de R$ 2 mil reais e o cobrador de R$ 1,2 mil reais, porém tudo está sendo negociado e que o bom censo prevaleça para que muitos usuários não saiam prejudicados.
Do outro estão os empresários de ônibus, que não abrem facilmente, principalmente depois da era Eduardo Campos, que atrelou os reajustes da passagem ao IPCA. Ou seja, a tarifa não sobe mais baseada na planilha de custo do sistema de transporte (despesas com pneus, diesel e folha de pagamento, entre outras coisas), apenas pelo percentual do IPCA, que segundo o empresariado e alguns técnicos do setor, não cobre os custos.
Como a receita com as passagens não se equipara aos gastos do sistema, um déficit vai sendo gerado. E, como o governo do Estado não banca essa diferença, a consequência para diminuir os custos é reduzir o serviço. Esse resultado é facilmente percebido na lotação dos ônibus, especialmente nas linhas que saem dos terminais integrados do SEI, ou seja, da periferia, onde estão aqueles que mais dependem do transporte público.
Hoje cerca de 3 mil ônibus circulam pelo sistema de transporte, transportando cerca de 2,1 milhões de pessoas por dia.
No ano passado a greve durou cerca de 05 dias e as empresas colocaram seus planos de emergência com motoristas que estavam no quadro de reserva, onde aliviou a paralisação.
Blog Meu Transporte e NE10
Após a assembleia realizada às 18h, nesta quarta-feira (13), na Estação Central do Metrô, no bairro de São José, Centro do Recife, os metroviários decidiram que a greve será de 100%, parando totalmente o fluxo de trens nos metrôs do Recife. A greve que completa um mês hoje, estava em funcionamento da seguinte maneira: dás 5h às 8h30 e das 16h30 às 20h, nesse intervelo de tempo, as estações estavam se mantendo fechadas. Nos sábados funcionavam das 5h às 13h, e aos domingos, as estações permanecem fechadas.
“A população se acomodou com a greve e isso prejudicou o movimento”, declarou o Presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro – PE), Lenival Oliveira, que se reuniu nesta ultima terça-feira (12), com a direção da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), onde foram apresentados um aumento de 2%, proposta abaixo da reivindicação dos funcionários que um reajuste de 5, 13%, além de plano de saúde nacional, gratificação proporcional ao número de passageiros transportados, adicional noturno de 50% e melhores condições de trabalho.
“Entramos nessa greve como marionetes da empresa, estamos a favor dela independente do cargo que ocupamos”, afirmou Sávio Delume, advogado do Sindmetro – PE que está à frente da causa.
A greve vai continuar, e de acordo com a coordenação do Sindmetro– PE, assembleias diárias vão acontecer a partir desta sexta-feira (15) às 18h. “Vamos continuar com o movimento, mas se em Brasília não resolver nada a partir de sábado os pilotos vão parar os trens”, enfatizou José Carlos Temporal, diretor da pasta dos aposentados do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro – PE).
Fonte: Leia Já
quarta-feira, 13 de junho de 2012
Diario de Pernambuco
Por Tânia Passos
Uma pesquisa nos arquivos do Diario trouxe-nos à tona o que se pensava sobre a Avenida Agamenon Magalhães na década de 1970. Há mais de 40 anos, a solução apontada por arquitetos e urbanistas para acabar com os pontos de conflitos na via eram os viadutos. Hoje, não há mais unanimidade. Até quem defendeu a construção de elevados tem dúvidas. Na edição de hoje, fazemos um resgate das ideias do passado e mostramos o que elas podem significar para o futuro da primeira perimetral da cidade.
No início da década de 1970, o Recife tinha uma frota de cerca de 50 mil veículos. Já naquela época, havia uma preocupação com pontos críticos da Avenida Agamenon Magalhães. No governo de Geraldo Magalhães foram projetadas soluções de tráfego nas imediações da antiga fábrica Tacaruna e nos cruzamentos da Rua Odorico Mendes, da Avenida Norte, da Avenida João de Barros, da Rua do Paissandu e do Parque Amorim. O então prefeito, que comandou a abertura da avenida, cujas obras tiveram continuidade nos governos seguintes, chegou a deixar uma maquete com a previsão de construção de sete viadutos e a ponte da Ilha Joana Bezerra. Em nossa pesquisa, encontramos registros jornalísticos e relatos como o do arquiteto e assessor de planejamento do governo Geraldo Magalhães, Waldecy Fernandes Pinto, que participou das soluções viárias para acabar com os engarrafamentos.
Hoje, a nossa frota é 10 vezes maior, mas as ideias do passado estão sendo resgatadas com o objetivo de resolver conflitos viários e aumentar a velocidade da via. No governo de Geraldo Magalhães estavam previstos sete viadutos e mais o viaduto-ponte da Ilha Joana Bezerra. Dos sete previstos, foram erguidos quatro: o viaduto-ponte da Ilha Joana Bezerra e os viadutos Capitão Temudo, Avenida Norte e João de Barros. Na época, já se desenhava a construção dos elevados da Paissandu, Parque Amorim e Odorico Mendes, além de outro na altura da fábrica Tacaruna. Quatro décadas depois, os viadutos ressurgem para acabar com os conflitos em quatro cruzamentos. O cruzamento da Odorico Mendes, que até hoje é problemático, ficou de fora. Dessa vez, foram incluídos os cruzamentos do Parque Amorim, Paissandu, Rui Barbosa e Bandeira Filho.
De acordo com o historiador Luís Manuel Domingues, que abordou as obras viárias da Agamenon na sua tese de doutorado, foi a partir de Geraldo Magalhães que se elaborou um plano urbanístico para a via, contendo jardins, áreas de parqueamento e outras destinadas à instalação de equipamentos urbanos como área de lazer, esportes e postos de combustíveis. “Todo o conjunto de obras estava previsto para ser executado ao longo da década de 1970, durante a gestão de três prefeitos”, relatou o historiador.
Uma avenida expressa com ares de modernidade. Era assim que o prefeito Geraldo Magalhães queria que seu legado fosse lembrado. A via, no entanto, tem hoje trechos com velocidade média de 5 km/h no rush, como o cruzamento da Rua do Paissandu.
Ao final da década de 1970, a Agamenon estava praticamente concluída, no governo do prefeito Antônio Farias (1975 a 1979), que construiu o elevado do Cabanga e a segunda ponte sobre o Rio Pina. Coube ao prefeito Augusto Lucena fazer a abertura, a pavimentação e alargamento até o Derby, além do viaduto da Avenida Norte.
De acordo com o historiador, o objetivo principal era dotar a cidade de um sistema viário capaz de viabilizar o fluxo nos diversos sentidos e evitar retenções. Hoje sabe-se que o alargamento de vias e construção de elevados, somente, não resolvem os deslocamentos a longo prazo.
Tags: avenida agamenon magalhães, futuro, mobilidade, passado, Tânia Passos, viadutos
A área sul da Região Metropolitana do Recife está prestes a ter uma mudança radical no sistema de transporte coletivo, pois já se encontram prontos os terminais integrados de Cajueiro Seco e Tancredo Neves que juntos esperam atender a mais de 100 mil usuários por dia. Os novos terminais estão dentro das normas de acessibilidade, elevadores, escadas rolantes dupla, bicicletários e estacionamentos para carros.
Terminal de Cajueiro Seco
Este terminal que fica em Jaboatão dos Guararapes, receberá 11 linhas de ônibus das quais a maior parte vem da Cidade do Cabo de Santo Agostinho, estas linhas deixarão de ir ao centro do Recife possibilitando para muitos outras formas de deslocamento, como o Metrô, por exemplo, que também será integrado a este terminal. Cerca de 80% das linhas serão integradas com tarifa A, ou seja, existem algumas linhas que hoje operam com a tarifa B (R$ 3,10) e que terão suas tarifas reduzidas para o anel A (R$ 2,15), ou 44% a menos.
Uma das grandes vitórias ficou pela luta da comunidade do Conj. Marcos Freire, na qual sua integração vai possibilitar a redução da tarifa de ônibus e conseqüentemente mais pessoas poderão aderir aos ônibus na comunidade.
Este terminal terá 03 linhas inter-terminais, que ligará o T.I de Cajueiro aos Terminais do Cabo, Barro e Afogados. Isso sem falar que é neste terminal que será integrado o Corredor da BR-101 que receberá uma linha vinda de Igarassu, através do Corredor de ônibus da BR-101.
Abaixo as Linhas que atenderão a este terminal nos próximos dias.
Tancredo Neves
Previsto para ser inaugurado no começo do ano, este terminal é um dos mais problemáticos para entrar em operação, pois as comunidade do Ibura não aceitam a forma de implantação deste terminal, os maiores problemas são a falta de reuniões conjuntas com o GRCT, CTTU e METROREC, orgãos envolvidos mais que diretamente para implantação deste terminal, em relação a CTTU, sistema viário precário e sem prioridades para os ônibus, usuários e lideranças reclamam do abandono da principal via da Ibura, Av. Dois Rios, com seus constantes engarrafamentos, além de uma Mascarenhas de Moraes sem Priorização para os ônibus.
Com relação ao METROREC, nenhum representante do metrô compareceu as reuniões das comunidades junto com o GRCT, o que deixou muitas lideranças indignadas devido a fatos que poderiam ser esclarecidos pelo próprio metrô, como por exemplo a chegada de novas composições, intervalos entre outros.
Depois de resolver estas pendências, este terminal entrará em operação provavelmente com 21 linhas em sua maioria oriundas do Ibura, além de novas linhas que integraram ao Bairro de Boa Viagem e Candeias.
As linhas alimentadoras terão cada uma seu espaço de embarque tipo plataforma, para evitar furões de filas.
Além destas linhas, serão criadas as Linhas Tancredo Neves/Macaxeira, Tancredo Neves/Cde da Boa Vista e Tancredo Neves/IMIP.
O certo é que estes dois terminais vão mudar radicalmente a vida de milhares de pessoas, seja para o lado bom, seja para o lado ruim, porém é uma estratégia do governo integrar não somente as linhas da área sul, mas de todos os bairros da região metropolitana com a ampliação do SEI (sistema Estrutural Integrado).
Blog Meu Transporte
MURIBECA AGORA FAZ PARTE DO SEI - PASSAGEM VAI PARA R$ 2,15
Ter, 12 de Junho de 2012 22:00 | Escrito por Marcelo Trindade | | |
Associação Comunitária de Muribeca, participou hoje, dia 12.06.12, às 14:00 horas, no Ministério Público de Pernambuco, onde foi informado para os presentes ( Dão da Associação, Grande Recife, Dr. Édipo Soares (Promotor de Justiça), representantes da CBTU, Dra. Érica (Vera Cruz), André Marcineiro (Assoc. Marcos Freire), Indio (Marcos Freire) e Maicon, que as Estações de Cajueiro Seco e Tancredo Neves, em breve serão inauguradas, onde será contemplado simultaneamente, a comunidade do Conjunto Muribeca, na Estação Aeroporto. A referida inauguração, dependerá da agenda do Governador Eduardo Campos, de acordo, com Dra. Tarciana e Alfredo Bandeira, ambos do Consórcio Grande Recife.
Veja como tudo isso aconteceu no texto a baixo.
A Associação Comunitária de Muribeca, após, inúmeras reuniões e audiências públicas, na Sede da entidade, para tratar da implantação do Sistema Estrutural Integrado - SEI, ocasião, em que, houve a participação dos moradores do Conjunto Muribeca, que discutiram sobre o interesse de implantar o SEI, na Estação Cajueiro Seco e/ou Aeroporto, sendo a primeira opção, desejada, porém, o Consórcio Grande Recife, informou no último dia 28.05.12, através de Ofício nº 152/2012, com data de 23.05.12, informando que: " A rede de transporte de cada terminal, foi criteriosamente estudada para comportar um número de linhas e de passageiros, que não comprometessem seu conforto e serviço oferecido. Mas, para não prejudicar a população de Muribeca, com a impossibilidade de participar, nesse momento do SEI, foi revista à rede de transporte para INCLUIR a linha que atende a sua comunidade, não sendo possível de participar do Terminal de Cajueiro Seco, por tratar-se de um terminal com seu LIMITE OPERACIONAL já previsto, diferentemente, do de Aeroporto, onde existe a possibilidade de contemplar os usuários de Muribeca". O Consórcio Grande Recife, ainda, ressaltou, que o Terminal de Prazeres, ao ser concluído, apesar de não ter data para conclusão das obras, em virtude de problemas jurídicos de indenizações de residências no local, será o Terminal, que atenderá definitivamente, a Comunidade do Conjunto Residencial de Muribeca e Muribeca dos Guararapes. Portanto, a Estação Aeroporto, atenderá, segundo o Grande Recife, o CONJUNTO MURIBECA. A título de memória, queremos lembrar que, a passagem será reduzida para o ANEL "A", onde você pagará o valor de R$ 2,15 (Dois reias e quinze centavos), podendo andar por vários bairros e cidades, com apenas uma passagem. Lutamos muito e vamos continuar nesta luta, para melhorar o transporte público de pasageiros e redução das tarifas das passagens.
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