terça-feira, 10 de julho de 2012
RECIFE:OBRAS DO TI BARRO ESTÁ ATRASADO E NEM TEM PREVISÃO DE CONCLUSÃO E ALIAS AS OBRAS EM PE ESTA TRASADAS
A ampliação do terminal integrado do Barro está atrasada, segundo o Governo do Estado, estes atrasos são decorrentes das chuvas, visto que as obras ainda estão na fase de terraplanagem.
A expectativa da obra de ampliação do terminal integrado do Barro animou um pouco quem sofre num dos mais movimentados terminais de ônibus da região metropolitana do Recife. Mas o que era para ser uma obra emergencial, devido ao caos enfrentado pelos usuários todos os dias neste terminal, vem se arrastando com uma obra que parece não sair do lugar, para se ter uma ideia, dá para contar o pequeno número de operários que estão nesta construção.
Por ser um terminal que fica ao lado da BR-101 e integrado ao metrô, fazendo com que muitos sejam beneficiados pela integração, faz com que este terminal seja um dos mais movimentados da sistema SEI.
Poucos trabalhadores no canteiro de obras
Segundo a Secretária das Cidades, a previsão de entrega deste terminal está programada para Dezembro, mas a velocidade da obra e o número de trabalhadores deixa essa previsão um pouco duvidosa. Este terminal está orçado em R$ 8.049.991,64, já somado a reforma do terminal atual.
Pelo terminal integrado do Barro passam cerca de 50 mil usuários dia e com esta ampliação, espera-se o fim do caos que os usuários enfrentam todos os dias. Muitos usuários reclamam da falta de organização, filas enormes, empurrões e falta de segurança. Frase de um usuário retrata bem os problemas deste terminal hoje, “primeiro sobem os animais, depois os passageiros, relatou Sr. Edilsom, morador do Jordão e usuário da Linha Barro/Prazeres.
Fernanda e Claudia são estudantes da UFRPE e se sentem prejudicadas nas linhas UR-03 e UR-05/Barro, elas relatam que a aréa de desembarque fica na mesma do embarque causando tumultos. "É uma total falta de respeito, pois dava para os ônibus pararem na primeira plataforma e evitar esse absurdo" relatou a estudante.
E os absurdos não param por aí, usuários se arriscam em meios aos ônibus em movimento, onde não existem faixas de pedestres ou avisos de advertência. O número de usuários na foto abaixo, mostra a realidade vivida pelos passageiros todos os dias.
Hoje este terminal é atendido por 10 linhas de ônibus e a previsão depois da ampliação e reforma é que este número passe para 16 linhas que irão melhor atender os usuários.
Blog Meu Transporte
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No Recife, Terminal Integrado Aeroporto inicia operação
Recife: Term. Tancredo Neves já na fase final de implantação, linhas já foram criadas
PERNAMBUCO RECEBERÁ 15 NOVOS TRENS ATÉ 2014
Superlotado, assim podemos definir a situação atual do metrô nos horários de pico, o metrô do Recife vem perdendo a cada ano seu charme e o mais importante, a comodidade e eficiência. Usar o metrô em seu inicio (1985) parecia um convite a um passeio confortável e agradável, mas com o passar dos tempos, a população cresceu e o metrô não acompanhou este crescimento, resultando no caos nas horas de pico. Hoje o Metrô transporta quase 300 mil pessoas por dia e com a chegada dos novos trens somando a novos terminais integrados fará com que este número aumente ainda mais.
Recentemente o metrô entrou em greve por mais de 30 dias.
Em 1998, o metrô do Recife deu os primeiros passos para expansão, com o inicio da construção da Linha Sul, com partida no Terminal Recife até Cajueiro Seco, esta expansão sofreu vários atrasos e só foi completada em 2010.
Com o criação da linha sul, o metrô do Recife teve um aumento de mais 14 km de transporte sobre trilhos, totalizando 71 km somando o VLT (Veiculo Leve sobre Trilhos) recém implantado e o Trem a diesel.
Somando a isso, A CBTU-Metrorec adquiriu 15 (quinze) novos trens, que estão sendo produzidos. Até dezembro deste ano chegará o primeiro a Pernambuco e o último até junho de 2014. Eles irão somar com os outros 25 trens da frota atual, o que ao todo dará 40 trens na linha Centro e na linha Sul. E a empresa responsável pela fabricação dos trens é a CAF (espanhola), mas estão sendo montados em São Paulo.
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resp:Clayton Leal
segunda-feira, 9 de julho de 2012
PROTESTO EM RIO FORMOSO PARALIZA A PE-60 NESTA MANHA
Um protesto realizado por moradores do município de Rio Formoso, na Zona da Mata de Pernambuco, deixa o trânsito complicado na PE-60. Os manifestantes bloquearam os dois sentidos da rodovia queimando objetos.
De acordo com o internauta Marcelo Roque, que está no local, os moradores reivindicam mais uma lombada eletrônica. Eles alegam que muitos acidentes acontecem nesse trecho da PE-60. Já há duas lombadas eletrônicas.
sexta-feira, 6 de julho de 2012
ACIDENTE GRAVE NA ABDIAS DE CARVALHO, COM 2 MORTOS
Dois policiais militares morrem em colisão no Prado
Publicado em 06.07.2012, às 16h29
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Fotos: Twitter/@silvinhacaldas
Do NE10
Com informações de Rafael Carneiro, da Rádio Jornal
Uma viatura da Polícia Militar colidiu contra um poste na tarde desta sexta-feira (06), na Avenida Abdias de Carvalho, próximo à loja Engefrio, no Prado. Dois policias - o tenente coronel do 10º Batalhão, Claúdio Galdino e o major Apuranjy - que estavam no veículo morreram na hora. O motorista da viatura, ainda não identificado, ficou ferido, recebeu os primeiros socorros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi encaminhado para o Hospital da Restauração. Ele não corre risco de morte.
Segundo informações de populares, o veículo do modelo S-10 tentou desviar de um motociclista e acabou colidindo no poste. O advogado Rafael Câmara, que circulava pela via no momento do acidente, relatou que os policias não estavam usando o cinto de segurança.
Tuiteiros enviam imagens da aglomeração no local
O tráfego no local se encontra congestionadao, nos dois sentidos da Avenida Abdias de Carvalho. O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) se encontra no cruzamento, tentando organizar o trânsito.
Mais informações em instantes.
CONSTRUÇÃO DO TI SANTA LUZIA ABANDONADO E MISNIT. PÚBLICO CADE VOCÊS É DINHEIRO PUBLICO SENDO DESPERDIÇADO
Tudo parado! É assim como se encontra a construção do terminal integrado de Santa Luzia, zona oeste do Recife, as obras que começaram em 2010 tinha a previsão de entrega e operação em Janeiro de 2011, mas o que vemos no local é uma obra parada e abandonada na qual vem prejudicando tanto os moradores da área como os usuários das linhas que atendem a este terminal, isto porque o ponto de embarque e desembarque das linhas de ônibus que antes era ao lado da estação foi transferido para uma rua distante fazendo com que muitos usuários caminhem quase 500 metros para chegar ao ponto de ônibus provisório.
Este terminal fica próximo a Avenida Recife, considerada uma das principais vias da cidade, visto que liga a zona sul com a BR-101.
A operação deste terminal se dará com 08 linhas que serão integradas junto com o metrô e estudos indicam um atendimento diário a mais de 15 mil pessoas.
A placa da obra que lá se encontra, acusa o prazo de termino da obra em Janeiro de 2011, e nenhum operário foi encontrado para contar história.
Os moradores reclamam que a área do terminal em construção virou ponto de drogas e que a noite é muito perigoso tanto para eles como para os usuários.
Segundo a secretária das cidades, este terminal está a obra está sendo relicitada, em virtude da readequação do projeto. No momento, o processo licitatório está na fase do julgamento de habilitação. Após a conclusão da concorrência, que deve ocorrer até o início de Agosto deste ano, a SECID dará a ordem de serviço para a finalização do empreendimento. O estimado é que o Terminal fique pronto em seis meses, após a ordem de serviço.
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quinta-feira, 5 de julho de 2012
FIM DA GREVE
quinta-feira, 5 de julho de 2012
O Tribunal Regional do Trabalho da 6º Região (TRT-PE) decretou o fim da greve dos rodoviários do Grande Recife, no julgamento do dissídio coletivo da categoria, realizado na tarde desta quinta-feira (5). Por unanimidade, os desembargadores consideraram a greve abusiva; por maioria, ficou determinado que o reajuste salarial será de 7%. Os motoristas e cobradores devem voltar ao trabalho a partir da meia-noite desta sexta-feira (06).
A desembargadora Nise Pedroso foi a relatora do dissídio dos rodoviários. Em seu voto, ela declarou abusivas as paralisações do dia 27 de junho e as realizadas a partir de 3 de julho. "Os rodoviários não avisaram o patronato nem a população com 72 horas de antecedência e as negociações não haviam sido esgotadas", afirmou.
Segundo o voto da relatora, haverá desconto nos salários pelos dias parados. O reajuste salarial determinado pela corte segue a proposta do Ministério Público do Trabalho. "Os 31% pedidos pela categoria estão distantes dos índices do INPC [Índice Nacional de Preços ao Consumidor]", disse a desembargadora.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviários no Estado de Pernambuco (STTRE-PE), Patrício Magalhães, assegurou que a categoria vai voltar ao trabalho. "Decisão judicial não se discute. O reajuste não era o esperado, mas é maior que o que foi dado em outros estados", comentou. Do lado de fora da sede do TRT, no entanto, o clima entre os grevistas é de insatisfação. Aos gritos de "Fora, Patrício", a multidão afirma que não vai encerrar a greve.
Antes dos votos dos integrantes do tribunal, o advogado do Sindicato das Empresas de Transporte (Urbana-PE) conversou com a imprensa. "Eu peço a abusividade do movimento grevista e a reposição dos pisos e salários com percentual de 5% de reajuste. As cláusulas sociais foram conciliadas", disse Antônio Henrique Neuenschwander. Já Eriberto Guedes, defensor do STTRE-PE, pediu "o provimento das reivindicações econômicas e a não abusividade da greve".
O procurador Fábio Farias, do Ministério Público do Trabalho, avaliou como "desordenada" a decretação da greve dos motoristas. "Os 7% não são o reajuste dos sonhos, mas há uma falta de parâmetros para definir qual seria o reajuste mais justo. Eu não sei quanto da tarifa vai para o empresário, quanto vai para os custos do serviço. Então, acho que é melhor ficar com esses 7%", ponderou.
Informações: G1 PE
ENQUANTO ISSO NA GREVE DE ROTINA - RECIFE EM ESTADO DE PARALIZAÇÃO
quarta-feira, 4 de julho de 2012
Balanço sobre a paralisação dos operadores
O Grande Recife Consórcio de Transporte está mantendo, durante toda a operação de hoje, as equipes de fiscalização nas ruas para minimizar os efeitos da paralisação dos operadores do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife. A operação, por volta das 5h da manhã, iniciou com 35% dos 2.800 coletivos do sistema em atividade. Ao longo da manhã, por volta das 11h, esse percentual alcançou os 57%. A expectativa é de que até o final do dia a operação atinja o percentual de 80%.
Em função do atraso no início da operação em diversas linhas, houve retenção de demanda em corredores e terminais, que foram sendo resolvidos ao longo da manhã.
Em algumas áreas foi necessária a transferência de veículos de outras empresas para suprir a demanda, devido a adesão de um maior número de operadores a greve em localidades como: Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, e no município de Igarassu Igarassu.
O Consórcio manterá a operação de monitoramento – com a ação da fiscalização e o apoio da Polícia Militar - até o final da paralisação, previsto para a meia-noite. O esquema será mantido até o final da greve. É válido enfatizar que a justiça determinou que 50% da frota de ônibus devem estar nas ruas durante a paralisação.
Ressaltamos também que a negociação entre os sindicatos dos operadores e das empresas é algo sobre o qual o Grande Recife, como órgão gestor, não tem interferência. Dúvidas, informações e reclamações podem ser obtidas através da Central de Atendimento ao Cliente, pelo número 0800.0810158.
quarta-feira, 4 de julho de 2012
FOTOS DOS TERMINAIS E DA GREVE NO RECIFE
Ó, QUEM VEM AJUDAR OS USUÁRIOS DO BUSSÃO- EU CHAPOLIN COLORADO
A greve dos motoristas e cobradores de ônibus também complica a vida dos passageiros que estão em Olinda e Paulista, cidades da Região Metropolitana do Recife, nesta quarta-feira (04). Os coletivos estão passando com alguma regularidade e o movimento é pequeno nas paradas de ônibus nas avenidas, mas a circulação nos terminais - principalmente no Pelópidas Silveira, em Paulista, o maior da RMR - é complicada, principalmente na hora em que os veículos chegam.
No começo da manhã, um princípio de confusão foi registrado no Pelópidas Silveira: cerca de 50 pessoas esperavam havia cerca de uma hora, na parada de embarque da linha PE-15/Macaxeira, quando o veículo chegou. Houve empurra-empurra e uma pedra foi jogada no vidro do veículo, quebrando uma janela. Ninguém ficou ferido. Ao todo, 66 mil pessoas circulam diariamente no terminal.
Em Olinda, no terminal de Rio Doce, quatro das 11 não estão operando: Rio Doce/Circular, Rio Doce/Derby, Maria Farinha/Casa Caiada e Alameda Paulista/Rio Doce. Das outras linhas, poucos veículos estão circulando. Na Avenida Getúlio Vargas, bairro de Casa Caiada, poucas pessoas estão esperando nas paradas de ônibus.
De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, cerca de 53% da frota de ônibus que atende a Região Metropolitana do Recife (RMR) não está circulando. "Há uma grande dificuldade operacional, porque cerca de 1.200 ônibus estão circulando. Tivemos logo cedo um problema no terminal de Igarassu, aconteceu o fechamento do terminal, mas já está normalizado agora. Foram priorizados os terminais integrados e as linhas de maior demanda. Pedimos aos usuários que busquem informações sobre sua linha, saiam com antecedência de casa. Ainda que de forma precária, todas as linhas estão operando", diz a diretora de Operações do Grande Recife Consórcio de Transporte, Taciana Ferreira.
De acordo com Patrício Magalhães, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário no Estado de Pernambuco (STTRE-PE), ainda não é possível dizer quantos funcionários aderiram à greve.
Entenda a greve
A paralisação, decretada por tempo indeterminado na última terça-feira (03), atinge os dois milhões de pessoas usam o Sistema de Transporte de Passageiros no Grande Recife. Ao todo, 390 linhas operam na RMR, com três mil ônibus cadastrados, que fazem 26 mil viagens por dia. Dezoito empresas abastecem o sistema. Cerca de 18 mil funcionários fazem o transporte coletivo rodoviário na Região Metropolitana.
Motoristas, cobradores e fiscais de linha rejeitaram o reajuste de 7,5% oferecido pelo Sindicato das Empresas de Transporte (Urbana-PE), em reunião na segunda-feira (03), mediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). A categoria quer um aumento de 30% e, na última quarta-feira (27), já tinha feito uma paralisação de advertência, durante 24 horas. O Urbana-PE disse que vai recorrer à Justiça, já que as negociações terminaram.
A proposta dos patrões reajusta os salários da seguinte maneira: de R$ 643, cobradores passam a receber R$ 690; fiscais e despachantes, de R$ 903 para R$ 970; motoristas, de R$
1.395 para R$ 1.500; o tíquete alimentação, de R$ 140 para R$ 160. Os funcionários não sindicalizados, como borracheiros e mecânicos, receberiam reajuste de 7%.
Na terça-feira, o STTRE-PE informou que apenas 30% da frota circularia durante a paralisação. O MPT, porém, já havia determinado que o sistema operasse com pelo menos 50% da frota, sob pena de multa diária de R$ 50 mil. A fiscalização da quantidade de ônibus nas ruas fica a cargo do Grande Recife Consórcio de Transporte. Caso o total seja menor que o estabelecido, o MPT vai pedir que a Justiça do Trabalho execute a ação contra o Sindicato.
Grande Recife
Em nota, o Grande Recife Consórcio de Transporte informou que, para minimizar o impacto da paralisação junto aos passageiros, vai realizar a alternância de veículos, que serão retirados das linhas menos deficitárias e recolocados nas que apresentarem maior demanda.
As equipes de fiscalização e programação estão nas ruas desde o início da madrugada e permanecerão durante todo o dia. O esquema será mantido até o final da greve.
O Consórcio também disse que conta com o apoio da Polícia Militar para garantir a segurança dos motoristas, cobradores e fiscais que optarem por não aderir à greve e se apresentarem para trabalhar, além dos usuários que utilizam os coletivos.
Metrô
A CBTU-Metrorec informou que vai prolongar o horário de pico, que normalmente é das 5h às 8h e das16h às 20h, nas linhas Centro e Sul durante a paralisação, de acordo com a demanda de passageiros. Se houver necessidade, também vai disponibilizar mais trens.
Informações: G1 PE
terça-feira, 3 de julho de 2012
GREVE DECRETADA RECIFE ESTADO DE CAOS
A mobilização de motoristas e cobradores de ônibus, realizada no Centro do Recife, nesta quinta-feira (03), travou o trânsito. Os manifestantes pararam os coletivos nas faixas da Avenida Conde da Boa Vista, um dos principais corredores da cidade, complicando o tráfego de veículos nas ruas ao seu entorno. Pneus de ônibus foram furados. Muitos passageiros continuaram o trajeto a pé. O trânsito ficou lento no início da noite.
Imagem: G1 PE
Porém o ponto negativo deste protesto foi atingir quem não tem nada haver com esta confusão, o usuário. Para se ter uma ideia, muitos usuários que pagaram suas passagens para irem para casa depois de um dia cansativo de trabalho foram simplesmente retirados de alguns coletivos, uma situação constrangedora e lamentável.
O Grande Recife Consórcio de Transporte ainda não tem o balanço das avarias. A categoria informou que a greve, por tempo indeterminado, começa à meia-noite desta quarta-feira (04).
Os rodoviários que circulam no Estado decretaram greve na tarde desta terça-feira (03), em assembleia realizada pela categoria.
A região metropolitana do Recife é atendida diariamente por cerca de 3 mil ônibus e hoje são transportados mais de 2 milhões de usuários por dia.
Este ano, a pauta de reivindicações dos rodoviários é composta por 108 reivindicações, sendo o reajuste salarial a principal delas. Desta vez, a categoria quer um aumento de 27% do piso. Com isso, os motoristas passariam a receber R$ 2 mil e cobradores e fiscais teriam um aumento de 60% e 80%, respectivamente, em cima do valor oferecido aos motoristas.
Leia: Greve de ônibus é marcada para quarta-feira
Greve de ônibus é aprovada pela categoria
Usuários de ônibus sofrem com greve de ônibus no Recife
VLT pernambucano entra em operação
Informações: Blog Meu Transporte e G1 PE
CTTU RENOVA FROTA DE MOTOS,PRA FACILITAR AS FISCALIZAÇÕES
CTTU renova frota de motocicletas
Para pilotar as motos em serviço, os profissionais passam por um curso. Foto: Inaldo Menezes
Trinta e duas novas motos estarão atuando no serviço de fiscalização e monitoramento das vias do Recife
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) está renovando a sua frota de motocicletas. Dos 32 veículos, 17 já são novos e, até o dia 15 de julho, chegarão as demais 15 motos, todas 0km. O modelo é o mesmo já utilizado pelos agentes da Companhia, Honda XRE 300, mas inclui algumas melhorias, como sinalização rotatória fixada numa haste para melhor visualização e com lâmpada de LED e sinalização frontal também de LED. Os equipamentos possuem ainda freio a disco nas duas rodas e baú para carregar o material de serviço com capacidade de até três litros.
“As motos propiciam um melhor rendimento e assim vamos garantir maior eficiência no trabalho de fiscalização e monitoramento do trânsito da cidade. Além disso, por serem novas, garantimos maior economia na questão da manutenção”, destaca a presidente da CTTU, Maria de Pompéia Pessoa. Atualmente mais de 60 agentes de trânsito possuem o treinamento especifico para o trabalho de batedores de trânsito.
Para pilotar as motos em serviço, os profissionais passam por um curso que inclui aulas teóricas e práticas. Dentre os temas abordados estão pilotagem defensiva, técnica de pilotagem, legislação de trânsito, primeiros socorros, manutenção mecânica, inspeção diária e controles de motocicleta. O treinamento conta ainda com a formação para escolta de autoridades. A CTTU é o único órgão de trânsito municipal de todo o país, habilitado pelo Exército Brasileiro, a realizar escolta presidencial em visitas de chefes de Estado à cidade.
A renovação das motos faz parte do novo contrato da CTTU. Já no segundo semestre deste ano, está prevista a troca de todas as 32 viaturas do órgão de trânsito por novos veículos.
FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO 2012
Festa de Nossa Senhora do Carmo altera itinerário de 13 linhas
O Grande Recife Consórcio de Transporte informa que, em função de interdições na Avenida Dantas Barreto para a festa de Nossa Senhora do Carmo, a partir das 22h de amanhã (30/06) até s 5h do dia 18/07, 13 linhas que trafegam na via sofrerão alterações provisórias de itinerários. A ação, que interditará a pista central da via, será realizada pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).
Com a mudança, deslocando os veículos para a pista Leste da avenida, os usuários deverão utilizar três pontos de parada provisórios, localizados em frente a Eletrofranca, Loterias Monte Carmelo e Hiper Vidor, respectivamente.
Para outras dúvidas, sugestões ou críticas, o passageiro pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente através do número 0800.081.0158 ou pelo site www.granderecife.pe.gov.br.
As linhas relacionadas terão seu atendimento em paradas seletivas, conforme dados abaixo:
Parada 01: localizada ao lado oposto do Nº 687/Eletrofranca
Linhas:
•212- Jardim São Paulo
•242- Pacheco
•243- Vila dois Carneiros
•411- Estrada dos Remédios
•412- San Martin (Largo da Paz)
Parada 02: localizada ao lado oposto do Nº737-A/Loterias Monte Carmelo
Linhas:
•122- Vila do Ipsep
•125- Córrego da Gameleira
•133- Três Carneiros
•135- UR-10
•136- UR-05
•144- UR-04 (Príncipe)
Parada 03: localizada ao lado oposto do Nº 779/Hiper Vidor
Linhas:
•018- Brasília Teimosa
•069- Conjunto Catamarã
segunda-feira, 2 de julho de 2012
PRESIDENTE KENNEDY UMA OBRA SEM FIM E SEM LEI
Uma obra que vinha para melhorar a situação dos usuários de ônibus, se tornou em um problema sem fim, o primeiro corredor de ônibus a ser construido em Olinda parece não que nunca será inaugurado devido a prazos e mais prazos para sua conclusão.
A obra só inclui a implantação de um corredor central de ônibus com oito paradas, parecido com o que existe na Avenida Caxangá no Recife. Orçada em R$ 7,5 milhões, ela deveria ser entregue no mês de setembro de 2011, isso já somado os atrasos.
A faixa de ônibus tem 4 km foi projetada para diminuir o tempo de viagem de quem precisa do transporte público, mas essa faixa hoje é usada até de estacionamentos.
São paradas de ônibus construídas e já precisando de manuntenção, mesmo sem ser utilizadas, num verdadeiro desperdicio do dinheiro público.
Além das paradas inutilizadas, acidentes acontecem com frequencia devido a falta completa de sinalização.
Usuários de ônibus são desrespeitados e as vezes não sabem se pegam ônibus na nova parada que não tem nemnhuma placa de aviso ou nas improvisadas.
A bagunça é tamanha que os ônibus circulam nas faixas dos carros e os carros nas faixas destinadas aos ônibus e nenhuma fiscalizaçlão é encontrada para amenizar o caos que se torna nos horários de pico.
Sem ciclovias
Um perigo também para quem precisa usar suas bicicletas, pois acidentes graves com ciclistas acontecem com frequencia, num total desrespeito aos ciclistas.
Sem prazo
E para piorar, está grandiosa obra não tem prazo para ser entregue, ou seja, isso mostra a falta de prioridade dada a quem precisa do transporte público em olinda.
Confira as linhas que passam por esta avenida:
881 Caenga/Rio Doce (Getúlio Vargas)
883 Caenga/Rio Doce (II Perimetral)
884 Jardim Brasil/Rio Doce
885 Sítio Novo/Rio Doce
886 Ouro Preto/Rio Doce
907 Paulista/Rio Doce
911 Ouro Preto (Cohab)
916 Ouro Preto/Joana Bezerra
920 Rio Doce/CDU
930 Rio Doce/Dois Irmãos
981 Rio Doce (Conde da Boa Vista)
983 Rio Doce (Princesa Isabel)
985 Rio Doce (Bacurau)
986 Rio Doce/Derby
996 Arthur Lundgren II/Rio Doce (Paratibe)
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sábado, 30 de junho de 2012
GREVE ESTA SENDO NEGOCIADA COM SIDICATO
Todos trabalhando para evitar a greve de ônibus, programada para começar a partir da zero hora da próxima quarta-feira. Foi com esse propósito que, pelo menos nos bastidores, os líderes dos motoristas, cobradores e fiscais e do setor empresarial passaram esta sexta-feira e deverão continuar durante o fim de semana. O objetivo é, por bem ou por mal, evitar a paralisação, aprovada por unanimidade logo após fracassar a quarta rodada de negociações entre rodoviários e donos das empresas, na noite de quinta-feira (28/6).
Patrício Magalhães, presidente do Sindicato dos Rodoviários, afirmou que muitos motoristas têm ligado para a entidade buscando entender o que a categoria pode ganhar e perder com a greve. “Temos explicado que, se formos para o dissídio coletivo, a conta será zerada, ou seja, perderemos todas as cláusulas sociais que conquistamos até agora. Também temos dito que a perspectiva é de que só consigamos 5% de reajuste, que é menos do que os 7,5% proposto durante mediação da Superintendência do Trabalho. Temos que respeitar a vontade da categoria, mas estamos abertos para negociar”, disse.
Os empresários não quiseram falar, mas extra-oficialmente a informação que circula é que eles estão se articulando para evitar a greve de qualquer forma. Uma contraproposta não seria feita, mas os donos das empresas de ônibus estariam se preparando para dar entrada no dissídio coletivo, o que levaria a negociação para ser decidida pela Justiça do Trabalho. A outra alternativa dos empresários é contar que até a próxima terça-feira, quando está prevista uma assembleia da categoria antes do movimento começar, motoristas, cobradores e fiscais sejam convencidos de que aceitar os 7,5% é a melhor opção.
Os rodoviários começaram a rodada de negociação pedindo 30% de reajuste e os empresários ofereceram apenas 4,5%. Com a interferência do mediador da SRTE Mário César se chegou ao percentual de 7,5%. Caso fosse acatada pela categoria, o salário do motorista subiria de R$ 1.395 para R$ 1.500, o do cobrador de R$ 643 para R$ 690 e o do fiscal de R$ 903 para R$ 970. O tíquete refeição teria reajuste de 14%, passando de R$ 140 para R$ 160.
ESQUEMA
De qualquer forma, o Grande Recife Consórcio de Transporte e o metrô do Recife já anunciaram que vão fazer um esquema especial para tentar minimizar o impacto da greve. O metrô ampliará o seu horário de pico, segurando um número maior de trens, e o Grande Recife pretende deslocar veículos de linhas com menos demanda para as que têm maior procura pelos passageiros.
Postado por Roberta Soares | JC Online
VLT CAJUEIRO SECO / CABO INICIA AS OPERAÇÕES HOJE 30/06/12
Mas uma solução para o transporte público de Pernamuco começará a operar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em carater experimental a partir deste sábado. Ele deverá substituir os trens antigos, que fazem o trajeto entre Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, e o Cabo de Santo Agostinho. Primeiramente, as viagens só acontecerão aos sábados, para a CBTU-Metrorec efetuar testes de tempo e para que os usuários se adaptem ao novo veículo.
Fabricados no Ceará, os novos trens são mais rápidos - podem chegar a 80Km/hora – e mais confortáveis para os passageiros. O VLT é equipado com ar-condicionado, tem espaço para cadeirantes e assentos especiais para pessoas obesas. Cada trem possui três vagões e capacidade para transportar até 600 passageiros.
Veículos como este estão em operação no Sertão do Ceará desde 2009. O percurso de 13,5 quilômetros entre Juazeiro do Norte e Crato é feito em meia hora. São 40 viagens por dia.
Os sete trens vão custar R$ 70 milhões, e o valor total do projeto será de R$ 100 milhões. Nesse orçamento está incluída também a recuperação de toda a malha ferroviária. O dinheiro vem do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
De acordo com o gerente de Comunicação e Marketing da CBTU, Justiniano Carvalho, “Existe também um plano para estender o trem até Suape, que está sendo discutido com o Governo do Estado”, disse.
O valor da tarifa será a mesma do metrô que é de R$ 1,60 (hum real e sessenta centavos)
Blog Meu Transporte
Postado por Clayton Leal às 18:59
Marcadores: Pernambuco, VLT
sexta-feira, 29 de junho de 2012
quinta-feira, 28 de junho de 2012
O TRANSITO DO RECIFE NO FUTURO COM A FAMÍLIA JACKSONS
veja como pegar ônibus no futuro:
Quando penso em tecnologia, a imagem que visualizo na minha cabeça é o famoso desenho de 1900 e bolinha “ A família Jackson” . Esse desenho animado que assistia nas manhãs de cada dia e ficava a imaginar como era viver em uma cidade controlada por robôs. Entretanto, hoje não estamos tão longe disso, pois vivemos inserido na tecnologia constantemente, não vivemos sem a televisão, telefone celular, computador, microondas, geladeira, etc. A tecnologia serve como o meio para facilitar a vida dos homens, além de tornar prático o conhecimento. Mas pensando no conhecimento, a tecnologia no âmbito da Educação, possibilita que as aulas se tornem mais dinâmica, ampliando e modificando as formas de ensinar o sujeito e o objeto do conhecimento. Com isso, contribuirá para as diversas linguagens que a tecnologia favorece para aprendizagem, não tornando um amuleto para o professor, mas sim, como meio para conduzir as estratégicas de aprendizagem.
Postado por Jandira Maria às 17:27
EM PERNAMBUCO,ASSEMBLEIA LEG.LANÇA CARTA ABERTA ¨DESAFIOS DA MOBILIDADE
Com o objetivo de explanar um diagnóstico sobre a situação da mobilidade urbana no país, focando em Pernambuco e na Região Metropolitana do Recife, será lançada no próximo dia 28, às 10h30, a Carta Aberta “Desafios da Mobilidade”, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
"Temos um grande desafio com o transporte coletivo e a mobilidade urbana de Pernambuco. Este documento apresenta uma radiografia de toda problemática, incluindo obstáculos que os gestores públicos e a iniciativa privada têm que enfrentar. É um instrumento de pesquisas e sugestões para o futuro", afirma o presidente da Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Alepe, Sílvio Costa Filho (PTB).
O sistema de transporte coletivo de Curitiba, no estado do Paraná, é apresentado como um exemplo sugestivo à Região Metropolitana do Recife. Desde 1971, o arquiteto e então prefeito da capital paranaense, Jaime Lerner, investia em ruas exclusivas para pedestres, transporte público integrado e vias restritas para ônibus. O modelo foi copiado mundialmente, dando origem ao Transmilênio de Bogotá, capital da Colômbia.
De acordo com o doutor em mobilidade urbana da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Oswaldo Lima Neto, tem que mudar o plano diretor do Recife e a política de uso e ocupação do solo. A construção de corredores exclusivos, ciclovias ou ciclofaixas, e o incentivo ao uso de bicicletas são as principais alternativas rumo a uma mobilidade sustentável, em especial no Recife, com vistas para a Copa do Mundo de 2014.
“O plano diretor recifense contempla o chamado polo gerador de tráfegos, inclusive, em áreas já congestionadas. Isso tem que mudar. Além disso, a cidade cresce desordenadamente, causando prejuízos ao fluxo de veículos no Recife”, avalia Lima Neto. Para o engenheiro, a mobilidade urbana começa nas calçadas e também se faz necessária a priorização do transporte público.
“Num primeiro momento, o governo tem de requalificar as calçadas e investir em ciclovias para as pessoas começarem a mudar seus hábitos”, diz. “A curto prazo, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) precisa passar por uma reforma”, completou.
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Por Leonardo Lucena
Fonte: www.brasil247.com
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quarta-feira, 27 de junho de 2012
GREVE DE ÔNIBUS NO RECIFE 24 HORAS
Com paralisação, passageiros sofrem para pegar ônibus no Grande Recife
Apesar de balanço divulgar 80% da frota circulando, há reclamações.
Bairros de Olinda e Candeias são áreas mais prejudicadas.
Do G1 PE
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Filas imensas se formaram no Terminal Joana
Bezerra (Foto: Reprodução/TV Globo)
Mesmo com informações do Grande Recife Consórcio de Transporte de que cerca de 80% dos ônibus estariam circulando nesta quarta-feira (27) no Recife, muitos passageiros sofreram para pegar os coletivos na Região Metropolitana durante toda a manhã. Em alguns terminais, como o de Joana Bezerra, muito tumulto e empurra-empurra foram registrados. De acordo com o Grande Recife Consórcio, as regiões do bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, e localidades de Olinda foram as mais atingidas pela paralisação de advertência dos motoristas e cobradores.
As paradas de ônibus em áreas como o Derby e PE-15 ficaram bastante cheias, com passageiros à espera do transporte para o trabalho. No terminal integrado da Joana Bezerra, onde circulam aproximadamente 50 mil pessoas por dia, as filas eram enormes e havia tumulto a todo instante para subir nos ônibus: uma passageira chegou a passar mal e desmaiou.
No tumulto, passageiro entra no ônibus pela janela
(Foto: Reprodução/TV Globo)
Segundo a diretora de Operações do Grande Recife, Taciana Ferreira, as linhas que apresentaram mais complicações foram aquelas que atendem a Zona Sul da capital pernambucana, como a PE-15/ Boa Viagem e Joana Bezerra/Boa Viagem. No terminal, essa deficiência podia ser percebida. Os ônibus demoravam mais de 30 minutos para chegar e havia correria, com passageiros embarcando até pela janela. “Já é ruim sem greve, muito complicado pegar ônibus aqui. Agora está pior ainda. Não sei nem se vai dar para eu chegar ao trabalho”, contou o auxiliar de serviços gerais Carlos Alberto Xavier.
No Terminal de Integração da PE-15, em Olinda, poucos ônibus circularam no começo da manhã. Nervosas, algumas pessoas não respeitaram as filas e empurraram para entrar nos ônibus. Os motoristas trabalharam sem uniforme e policiais militares ficaram de prontidão. No Terminal de Integração da Macaxeira, no Recife, a manhã também foi de muito movimento. Os ônibus que seguiam para o Terminal de Integração do Barro saíram muito lotados.
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O Grande Recife informou que, durante a manhã, a prioridade para tentar normalizar o serviço foi para as linhas que passam por corredores, como o da Avenida Caxangá, e dos terminais integrados. O objetivo do consórcio é normalizar o movimento até o fim da tarde desta quarta, garantindo uma volta mais tranquila para casa.
“Estamos acompanhando a operação desde as 4h. As empresas têm priorizado, sob nossa orientação, as linhas de corredores e que atendem terminais, por apresentarem maior demanda [...] Acreditamos que o movimento não teve muita adesão dos motoristas e que, até o fim da tarde, 100% da frota esteja circulando”, contou Taciana Ferreira. Apenas um ônibus foi depredado, de acordo com o Grande Recife.
Em nota, o Sindicado das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) contou que está se empenhando para que a população seja menos prejudicada possível. As negociações com os motoristas serão retomadas na tarde de quinta-feira (28).
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