sexta-feira, 10 de agosto de 2012

RECIFE:FESTIVAL NO MORRO DA CONCEIÇÃO ALTERA DUAS LINHAS

Festival no Morro da Conceição altera serviço de duas linhas Nesse final de semana, a partir das 16h, o Grande Recife Consórcio de Transporte transferirá o terminal da linha convencional e reforçará o número de viagens da linha bacurau, que atende ao Morro da Conceição. A mudança acontecerá em virtude da realização do Festival de Inverno da comunidade. A linha 612 - Morro da Conceição terá o terminal, localizado na Praça do Morro, transferido provisoriamente para o Largo Dom Luiz, apenas durante as festividades, para manter a segurança dos espectadores do festival. Durante o dia, a linha sairá do terminal de origem normalmente. Já a linha 613 – Morro da Conceição (Bacurau), que também terá o ponto de embarque alterado e contará com um reforço em três viagens, na madrugada da sexta para o sábado, e outras três a mais, do sábado para o domingo, totalizando três atendimentos extras. Ao todo, serão 14 viagens realizadas durante o evento. Os usuários podem obter mais informações sobre a mudança ligando para a Central de Atendimento ao Cliente (CAC), pelo número 0800.081.0158, ou acessando o site www.granderecife.pe.gov.br.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

RECIFE:AS ALTERNATIVAS AOS VIADULTOS DA AGAMENON MAGALHÃES

Qual a solução para a Avenida Agamenon Magalhães, artéria vital do Recife? Imaginemos que o governo do Estado esteja, de fato, e não movido pela conveniência política, decidido a rever a construção dos quatro viadutos sobre o corredor viário. Como transformar a importante via em um corredor de transporte público? Quais as alternativas para priorizar o transporte de massa e não ceder, mais uma vez, à predominância do automóvel? Reunir alternativas aos viadutos é a proposta do primeiro dia da série O Futuro da Agamenon, que o Jornal do Commercio e o blog De Olho no Trânsito publicam a partir desta quinta-feira (8/8) e até o próximo sábado. Muito se tem falado sobre a construção de quatro viadutos transversais à Avenida Agamenon Magalhães, a primeira perimetral do Recife e a mais importante avenida da capital, para onde todas as atenções dos gestores de trânsito se voltam atualmente. Isso porque, se a via parar, boa parte da cidade para junto. Críticas ao projeto elaborado pela Secretaria Estadual das Cidades e amparado politicamente pelo governador Eduardo Campos têm sido reproduzidas aos montes, de todos os lados, verbalizadas e expressadas pelos mais variados segmentos. Arquitetos, urbanistas, engenheiros, especialistas em transporte, estudantes, moradores do entorno da Agamenon e de outros bairros têm se colocado contra a ideia. Mas pouco foi sugerido como alternativa aos elevados. O JC e o De Olho no Trânsito resolveram assumir esse papel. Foram em busca de possíveis soluções para a Agamenon Magalhães diferentes dos viadutos até então defendidos pelo governo estadual. Abriram espaço para algumas ideias simples, que podem ser eficientes exatamente pela simplicidade da concepção. Também reservaram espaço para soluções tão ou mais complicadas sob o aspecto urbanístico que os elevados. Nessa busca, encontrou propostas pensadas por arquitetos, urbanistas e engenheiros renomados da cidade, mas também algumas elaboradas por estudantes e cidadãos desconhecidos. O critério de triagem foram as ideias. Partidos, cores ou raças não pesaram na escolha dos projetos. O requisito básico: a apresentação de soluções de mobilidade focadas no transporte de massa, coletivo, não para automóveis. Alternativas que priorizem o transporte público, que o coloquem como ator principal nessa via pulsante para a cidade do Recife que é a Avenida Agamenon Magalhães. Nas duas páginas dessa edição não serão encontrados projetos detalhados, minuciosos, com custos exatos ou definição precisa. São ideias, propostas iniciais, algumas um pouco mais detalhadas do que outras. Mas todas pensadas para solucionar ou minimizar as brechas e falhas do projeto dos quatro viadutos transversais ao corredor viário. Alternativas para serem contempladas e analisadas por todos, contrários ou favoráveis ao projeto do governo. Sem predisposição, de cara limpa e coração aberto. Nelas, o pedestre e o transporte público, seja operado por ônibus, Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) ou monotrilhos (monorails), ganharam vez e voz. Entre as soluções apresentadas, algumas ideias novas, até então desconhecidas da maioria da população e talvez até do próprio governo do Estado. Outras nem tanto, como é o caso da proposta elaborada pelo escritório do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba, o primeiro a planejar o Corredor Norte-Sul – do qual a Avenida Agamenon Magalhães representa apenas uma pequena parte –, ainda em 2009, numa parceria dos empresários de ônibus e do próprio governo. Enfim, a intenção é acrescentar, agregar. Apenas. AS ALTERNATIVAS: Faixa exclusiva e ciclofrescas Na concepção do escritório Cesar Barros Arquitetos, o corredor de ônibus ou VLT ficaria plano, implantado no chão, tendo ao lado uma ciclovia sombreada (ciclofrescas). O corredor poderia ser implantado ao lado do canteiro central da via, à esquerda, ou na margem direita. Jamais, sobre o canal. A proposta defende a redução da largura das faixas destinadas aos automóveis para abrir espaço para as bicicletas e o transporte público.
Corredor elevado Para o engenheiro civil e consultor em trânsito Stênio Coentro, a Agamenon deve ganhar um corredor elevado, sobre o canal, com 2.200 metros de extensão, 30 metros de largura, a uma altura de 12 metros. Começaria depois da Avenida João de Barros e se estenderia até a altura do Hospital Português. Teria seis faixas de rolamento, duas de acostamento e custaria R$ 210 milhões.
Integração de VLT e monotrilho O arquiteto e urbanista Vinícius Ferraz, da Archimidia, defende a integração entre ônibus, Veículos Leves sobre Trilho (VLTs), e monotrilho. O sistema intermodal começaria no limite com Olinda, seguindo sobre o canal até um terminal erguido na Ilha do Leite, de onde começaria o corredor de monotrilho margeando a Via Mangue até Jaboatão dos Guararapes.
Faixas exclusivas e túnel Grupo de arquitetos, encabeçado por Múcio Jucá, sugerem quatro alternativas aos viadutos. Duas delas propõem a implantação de uma faixa exclusiva de transporte coletivo junto ao canal. As estações ficariam próximas ou sobre o canal e posicionadas junto aos cruzamentos para concentrar a travessia dos pedestres, evitando a construção de passarelas. A terceira resgata um elevado sobre o canal e a quarta propõe um túnel com três faixas em cada sentido, destinadas ao carro, que funcionariam como vias expressas. Com o túnel, seria possível transformar em calçada as duas faixas da pista local.
Corredor de VLT A proposta do economista Antônio Alfredo Beviláqua é implantar um corredor de VLT na Agamenon Magalhães. Ele seria elevado sobre o canteiro central, com quatro estações de embarque e desembarque na altura do Espinheiro, Graças, Derby e Paissandu. Ao longo dele haveria passarelas para levar os pedestres aos dois lados da avenida.
POSTADO POR: ROBERTA SOARES(de olho no transito)

PERNAMBUCO: ANTT GARANTE A ACESSIBILIDADE AO TRANSPORTES DE PASSAGEIROS RODOVIÁRIOS DE PASSAGEIROS

A Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT – estabeleceu, por meio da Resolução nº 3.871/2012, os procedimentos para assegurar condições de acessibilidade às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida que utilizam o transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros. Esses usuários têm direito a receber tratamento prioritário e diferenciado nos ônibus com segurança e autonomia, total ou assistida, sem pagar tarifas ou acréscimo de valores no preço das passagens. As empresas de ônibus deverão adotar, 30 dias após a publicação da resolução, as providências necessárias para assegurar as instalações e serviços acessíveis, observando o Decreto nº 5.296/2004, as normas técnicas de acessibilidade da ABNT e os programas de avaliação de conformidade desenvolvidos e implementados pelo Inmetro. Deverão providenciar os recursos materiais e o pessoal qualificado para atender os passageiros e divulgar, em local de fácil visualização, o direito a atendimento prioritário de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, inclusive com deficiência visual e auditiva. As transportadoras deverão também avisar, com dispositivo sonoro, visual ou tátil, os pontos de parada entre a origem e o destino das viagens de forma a garantir as condições de acessibilidade. No embarque ou desembarque deverão apresentar as seguintes possibilidades: - passagem em nível da plataforma de embarque e desembarque do terminal (ou ponto de parada) para o salão de passageiros; - dispositivo de acesso instalado na plataforma de embarque, interligando-a ao veículo; - rampa móvel colocada entre o veículo e a plataforma; - plataforma elevatória; ou - cadeira de transbordo. Os passageiros poderão transportar, gratuitamente, os equipamentos que utilizam para sua locomoção, mesmo que extrapolem as dimensões e excedam os limites máximos de peso. Nesse caso, deverão informar à transportadora com antecedência mínima de 24 horas do horário de partida do ponto inicial. No caso de locomoção com cão-guia, o animal será transportado gratuitamente, no piso do veículo, próximo ao seu usuário. De acordo com a resolução da ANTT, os ônibus interestaduais, com características urbanas, deverão ter 10% dos assentos disponíveis para o uso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, garantindo o mínimo de dois assentos, preferencialmente localizados próximos à porta de acesso. Para assegurar as condições de acessibilidade, a frota total de veículos das transportadoras deverá ser fabricada ou adaptada. Até 2 de dezembro de 2014, as condições de acessibilidade para os veículos utilizados exclusivamente para o serviço de fretamento serão exigidos somente daqueles fabricados a partir de 2008. Após essa data, as condições de acessibilidade serão exigidas da totalidade da frota. As empresas que descumprirem a resolução da ANTT estarão sujeitas à multa e os veículos poderão ser descadastrados do Sistema Informatizado da agência. Informações: ANTT

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

RECIFE-COMEÇA A CONSTRUÇÃO DO VIADUTO DA CAXANGA

O secretário das Cidades, Danilo Cabral, visitou hoje (8/08), as obras dos Corredores Exclusivos de Ônibus dos eixos Norte-Sul e Leste-Oeste. A primeira visita aconteceu no bairro dos Bultrins, onde estão sendo construídos dois viadutos, sendo um para o tráfego misto e outro exclusivo para o Transporte Rápido de Ônibus. Neste caso, a estrutura dos viadutos já começa a ser vista com a colocação das primeiras longarinas, ou seja, vigas de concretos que ligam um bloco a outro. Cada peça possui 54 toneladas, sendo 32 para cada viaduto. A segunda visita aconteceu no Corredor Leste-Oeste, no bairro de Engenho do Meio, na Avenida Caxangá, onde estão sendo dados os primeiros passos para construção de um elevado próximo ao presídio feminino Bom Pastor. A intervenção, que faz parte da implantação do corredor exclusivo de Transporte Rápido de Ônibus Leste-Oeste, que começa no Derby, segue por toda a Avenida Caxangá, e chega ao Terminal de Integração de C... Ver mais — Começam as obras do primeiro viaduto na Avenida Caxangá (22 fotos)

FILME:E AI... COMEU?

http://www.youtube.com/watch?v=2GTh_MW55dA

PERNAMBUCO: EDUARDO CAMPOS ANUNCIA A CONSTRUÇÃO DE 100KM DE CICLOVIS

Uma boa notícia para os ciclistas não só do Recife, mas de boa parte da Região Metropolitana. No fim da tarde desta terça-feira (07/8) o governador Eduardo Campos lançou um plano de incentivo ao uso de bicicletas. O PedalaPE, como define o Estado, é mais que um plano, trata-se de uma política estadual voltada para estimular e proteger aqueles que pedalam por opção ou por necessidade. O PedalaPE prevê investimentos no valor de R$ 22,4 milhões para implantação de 100 quilômetros de ciclovias, começando a ser colocando em prática a partir de dezembro, com a implantação de bicicletários em 25 terminais integrados de ônibus prontos ou que estão para ser concluídos. A malha viária prevista será implantada nos corredores de BRT (Bus Rapid Transit) que estão sendo construídos pelo Estado, como é o caso do Norte-Sul (entre Igarassu e o Centro do Recife) e o Leste-Oeste (do Derby a Camaragibe). Também ganhará ciclovias e ciclofaixas o corredor da BR-101, que o Estado tenta viabilizar em parceria com o governo federal. Não se sabe, pelo menos por enquanto, quais os trechos que recebrão ciclovias (quando há a segregação física para separar o tráfego de veículos das bicicletas) e os que terão apenas ciclofaixas (quando a separação é feita apenas por sinalização horizontal). Outras novidades são a implantação de bicicletários nas Academias das Cidades – prevista para dezembro de 2014 -, a criação de um plano diretor cicloviário para a RMR, com prazo para junho de 2013, e o incentivo fiscal para a instalação de fábricas de bicicletas no Estado, que começa de imediato. Os prazos do governo, como sempre, são elásticos e podem ficar ainda mais. Todo mundo sabe disso. Mas de qualquer forma é um começo. Só o fato de o governador comandar uma coletiva para anunciar um plano para implantação e ampliação da malha cicloviária no Grande Recife demonstra um novo olhar sobre o tema. É um sinal de que as coisas estão mudando. Abaixo, a futura malha cicloviária:

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

RECIFE:Novo Itinerário da linha 330 – Casa Amarela / CDU (TRT)

Novo Itinerário da linha 330 – Casa Amarela / CDU (TRT) Em virtude da implantação do binário nas Estradas do Arraial e do Encanamento, o itinerário, no sentido terminal/ ponto de retorno, feito pelos veículos que operam pela linha 330 – Casa Amarela / CDU (TRT) já tinha sido modificado. Atendendo a um pedido dos usuários, a partir do próximo sábado (04/08), o Grande Recife Consórcio de Transporte modificará mais uma vez o percurso da linha bem como quatro pontos de parada. Com o binário, a linha teve o terminal transferido para a Rua Eugênio Samico e deixou de atender a dois pontos de parada na Rua Padre Lemos e outros dois seguindo pela Avenida Norte. O acesso à Avenida Norte passou a ser feito pela Rua Pedro Allain, onde foi implantado um novo ponto de parada. Para melhorar o atendimento a equipe de programação do Consórcio alterou novamente o itinerário fazendo com que a linha 330 – Casa Amarela / CDU (TRT) voltasse a atender os quatro abrigos desativados, dois na Rua Padre Lemos e outros dois na Avenida Norte, quando da implantação do binário. A parada implantada na Rua Pedro Allain será retirada. Os usuários serão informados por meio de cartazes fixados nos cinco ônibus e no terminal. O novo itinerário está disponível para consulta no site pelo www.granderecife.pe.gov.br ou através do 0800.081.0158. Itinerário alterado da linha 330 – Casa Amarela / CDU (TRT): Terminal/ ponto de retorno: Rua Eugênio Samico Rua Paula BatistaRua Conselheiro Perretti Rua Visconde de Taunay Rua Padre Lemos Avenida Norte Rua Gomes Coutinho Estrada do Arraial Rua Desembargador Góes Cavalcante Praça de Parnamirim Avenida Parnamirim Rua João Tude de Melo Viaduto Torre/Parnamirim Rua José Bonifácio Rua Professor Trajano de Mendonça Rua Real da Torre Avenida Caxangá Rua Paul Harris Rua Professor Mussa Hazin Rua Ministro João Alberto Avenida General Polidoro Avenida Professor Arthur de Sá Rua Professor Moraes Rego (Marginal Oeste da BR-101) Girador da Reitoria UFPE Avenida Reitor Joaquim Amazonas Avenida Arquitetura Avenida Jornalista Aníbal Fernandes Avenida dos Reitores Girador da Reitoria UFPE Rua Visconde de São Leopoldo (Marginal Oeste da BR-101)

RECIFE:NÃO GANHA UM CORREDOR DE ÔNIBUS A MAS DE 4 ANOS

Obras projetadas e algumas já em execução animam um pouco quem precisa andar de ônibus todos os dias, também outras já aprovadas pelo Governo Federal prometem resolver em boa parte a solução do transporte na cidade como a Radial Sul, e conclusão da 2ª e 3ª perimetral, mas na verdade dos fatos, nenhum corredor de ônibus foi implementado nos ultimos 04 anos na cidade do Recife. Com a chegada das eleições, volta mais uma vez as promessas no quesito mobilidade urbana, e muito se fala em resolver o problema da cidade como priorizar o transporte público, mas não foi isto o que aconteceu nos últimos anos, na qual a cidade do Recife sofreu com o aumento de carros e motos nas ruas, e pelo outro lado nenhuma solução foi implantada de fato para enfrentar os engarrafamentos. Hoje a cidade do Recife tem poucos corredores de ônibus e esse resultado poderia ser menos drástico, porém não foi construído nenhum sequer corredor na cidade nos últimos 04 anos, ou seja, o transporte coletivo foi de fato colocado em segundo plano, o que fez com que muitos deixassem os ônibus para aumentar o número dos carros nas ruas. Os planos de mobilidade da prefeitura não priorizam diretamente os ônibus como por exemplo, a implantação de faixas preferenciais aos coletivos, na qual deixam os usuários prejudicados, pois muitos destes coletivos vão lotados o que deixam uma grande percepção de abandono do poder público em relação a população. ‘’É uma vergonha estes engarrafamentos, deveria ter mais vias para os ônibus’’, disse Dário Lima, morador de Afogados. Se hoje a situação da mobilidade urbana na cidade do Recife está caótica, é porque temos infelizmente um sistema de transporte público ineficiente e sem prioridades. O que dizer se em todo ano as vias da cidade ficaram mais entupidas de carros em meios aos tantos engarrafamentos e pior ainda, os ônibus a disputarem o mesmo espaço com o transporte individual. Para muitos, os corredores que estarão sendo construídos pelo Governo do Estado não vão melhorar a situação dos usuários de ônibus, pois muitos desses quilômetros anunciados pelo Governo já existem de fato, ou seja, vai apenas melhorar a infra-estrutura das paradas de ônibus que serão transformadas em estações e ônibus mais acessíveis e confortáveis, porém muitas vias importantes da cidade não têm sequer projeto. Vias esquecidas O que falar dos usuários que sofrem na Abdias de Carvalho, Av. Recife, Av. Mascarenhas de Moraes, Av. Norte entre outras, ou seja, essa vias não receberam nenhuma prioridade por parte do poder público, onde os coletivos disputam espaço com os carros que muitas vezes trafegam com um passageiro. Propostas É preciso ter medidas ousadas que venham a enfrentar de fato o problema da mobilidade urbana na cidade, com a priorização de fato do transporte coletivo e também dos não motorizados como construção de mais ciclovias, pois o usuário só vai deixar o seu carro em casa se o transporte público for confortável, seguro e o mais importante que é a eficiência, pois quando ele se torna um transporte rápido, certamente irá atrair mais e mais usuários, e essa eficiência só com corredores de ônibus. Projetos aprovados no PAC da Mobilidade Urbana para os próximos anos Com obras aprovadas no PAC da Mobilidade, alguns projetos parecem animar estes anos perdidos, onde a prefeitura do Recife conseguiu verbas para implentação e conclusão da I e II perimetral que irão custar mais de R$ 800 milhões, dos quais R$ 150 milhões serão para desapropriação de imóveis. O corredor da II Perimetral terá 18 quilômetros e ligará o Largo da Paz, em Afogados, na Zona Oeste, à Avenida Presidente Kennedy, Zona Norte do Recife, no limite com Olinda. Passará por Afogados, Madalena e Torre, na Zona Oeste, e Tamarineira e Água Fria, na Zona Norte da capital. O corredor da III Perimetral ligará a Zona Norte, a partir do Rio Morno, na Linha do Tiro, à Zona Sul, passando por bairros como Areias, Imbiribeira e Boa Viagem. Já o corredor Radial Sul é uma ligação direta entre a BR-101 (IV Perimetral) e a Avenida Boa Viagem, utilizando vias de bairros como Ibura, Ipsep e Boa Viagem. Blog Meu Transporte

domingo, 5 de agosto de 2012

Recife.Ônibus Euro V começam a chegar em Pernambuco

Ônibus Euro V começam a chegar em Pernambuco Primeiros veículos com nova tecnologia já estão a caminho do Recife Demorou, mas a hora chegou! Após cerca de quatro meses do início da comercialização dos chassis com a nova tecnologia de emissão Euro V, os primeiros ônibus equipados com a novidade chegam ao Recife. As pioneiras foram a Avante (empresa do ramo de fretamento), Mirim e Borborema (ambas do sistema de transporte regular). Na Avante, que faz parte do grupo da Transportadora Globo, as informações dão conta de 10 unidades, todas Comil Versatile Mercedes-Benz OF-1721 (Euro V). Ainda não há registros fotográficos desses veículos. A Mirim está trazendo Marcopolo Torino 2007 Mercedes-Benz OF-1721 (Euro V). Até agora foram registradas duas unidades: 201 e 202. A perspectiva é que mais veículos ainda estejam na linha de montagem. Créditos: Rafael da Silva Xarão/Ônibus Brasil Crédito: Rodrigo Reis/Ônibus Brasil Créditos: Reginaldo Alves/Ônibus Brasil Créditos: Rodrigo Reis/Ônibus Brasil Já na Borborema foram registradas duas unidades com a nova tecnologia a caminho do Recife. Para surpresa de todos, elas são da marca Volkswagen. Um dos veículos será destinado a frota rodoviária, tendo o prefixo 2223 (Neobus Spectrum Class - Volkswagen 17-230 OD) e o outro irá para a frota urbana, de prefixo ainda não conhecido (Neobus Mega IV - Volkswagen 17-230 OD). Créditos: Willian Rufino/Ônibus Brasil Créditos: William Rufino/Ônibus Brasil Créditos: Willian Rufino/Ônibus Brasil Créditos: William Rufino/Ônibus Brasil A nova tecnologia Euro V apresenta uma redução na emissão de poluentes, em comparação com o sistema anterior, o Euro III. Ainda vem com o filtro ARLA 32, que reduz a produção de óxidos de nitrogênio (NOx).

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

RECIFE: AGORA VOCÊ CARREGA SEU VEM EM POSTOS ESPALHADOS PELA REGIÃO METROPOLITANA

Já é possível carregar os cartões VEM (Vale Eletrônico Metropolitano) Estudante, Trabalhador e Comum em pontos de venda autorizados espalhados pela cidade. Isso faz com que muitos usuários possam recarregar seus cartões VEM sem precisar se deslocarem para o novo posto situado na Rua da Soledade. Em algumas das principais vias do centro, já é possível vê bancas de revistas e papelarias com banner’s da Rede Ponto Certo avisando o ponto de recarga. A ideia é possibilitar a recarrega dos cartões com dinheiro de forma moderna, ágil e segura, reduzindo-se assim o tempo de permanência na agência e as possíveis filas em períodos de pico. Além da solução de autoatendimento, cerca de 600 pontos comerciais – lanchonetes, padarias, papelarias, entre outros – serão credenciados para a carga e recarga dos cartões VEM Comum e Estudante (a do VEM Trabalhador continua no posto e Internet). Com isto, a capilaridade aumentará sensivelmente o que facilitará ainda mais o uso dos créditos eletrônicos de transporte para a população da Região Metropolitana de Recife. A opção de recargas pela Internet também continuam. Blog Meu Transporte

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

RECIFE:#OCUPE AGAMENON 11 DE AGOSTO

Agora é a hora. Pelo menos é assim que pensam os contrários ao projeto de construção de quatro viadutos transversais na Avenida Agamenon Magalhães, pulmão viário do Recife. Depois que o governador Eduardo Campos deu a entender que vai rever a proposta, até então apontada como a melhor das melhores opções para viabilizar o corredor de ônibus Norte-Sul na via, o movimento que é contra os viadutos parece que ganhou fôlego. O sentimento se resume na frase de uma das integrantes do movimento, deixada na rede social : “Agora é a hora.Vamos fazer pressão porque o cabra (no caso o governador) está em dúvida”. Sendo assim, os contrários realizam o #OcupeAgamenon, no próximo dia 11 de agosto, na Praça do Parque Amorim. A proposta é semelhante ao #OcupeEstelita, movimento realizado contra a construção de um conglomerado de residenciais, empresariais e hotéis previsto para ser erguido numa área abandonada do Cais José Estelita, área central do Recife. A ideia do #OcupeAgamenon é trocar ideias alternativas aos elevados, que para muita gente não vão resolver o problema do trânsito, apenas transferí-lo para vias do entorno. Na quarta-feira (24), durante lançamento do Rios Da Gente, programa que pretende tornar o Rio Capibaribe navegável em 2014, o governador Eduardo Campos deu a entender que vai reavaliar a construção. A postura do governador, até então de conformidade com o projeto, mudou depois que os viadutos entraram na pauta das eleições municipais e o seu candidato, Geraldo Júlio, evitou abordar o tema. Confira no link abaixo o post em que Eduardo Campos dá sinais de rever o projeto:http://migre.me/a4eii

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

CAMARAGIBE:Interdição itinerário da linha 478-Santana (Integração)

Interdição itinerário da linha 478-Santana (Integração) Devido a obras realizadas pela Prefeitura de Camaragibe, na Rua Severino Rodrigues dos Reis, o Grande Recife Consórcio de Transporte alterou provisoriamente o itinerário da linha 478-Santa (Integração). Com a interdição da via, no trecho entre as ruas Antônio Pereira de Lucena e Juripiranga, os cinco veículos que compõem a frota passarão a trafegar da seguinte forma: Terminal Integrado de Camaragibe / Santana - ... Av. Belmínio Correia, rua Severino Rodrigues dos Reis, rua Antônio Pereira de Lucena, rua Santana, rua Juripiranga... Santana / Terminal Integrado de Camaragibe - ...Rua Juripiranga, rua Santana, rua Antônio Pereira de Lucena, Av. Belmínio Correia... Para informar os usuários sobre as mudanças, o Consórcio está disponibilizando cartazes nos ônibus e no terminal da linha 478. O órgão aguardará o término das obras, que segundo a Prefeitura de Camaragibe durará 30 dias, para que as linhas retornem ao itinerário de origem. Outras dúvidas, sugestões e reclamações também podem ser esclarecidas pelo telefone 0800.081.0158 ou acessando o site www.granderecife.pe.gov.br.

RECIFE:CORREDOR LESTE OESTE

A partir de amanhã (1°de agosto) o Grande Recife Consórcio de Transporte desativará duas paradas de ônibus na Avenida Caxangá. A ação acontecerá devido à construção da 4ª estação de embarque e desembarque do Corredor Exclusivo para Ônibus Leste Oeste. A obra, executada pela Secretaria das Cidades prevê para o corredor a implantação de 22 novas estações. Com a intervenção as paradas 09 e 10 localizadas próximas ao Supermercado Extrabom serão desativadas e irão alterar o ponto de embarque e desembarque de 21 linhas que trafegam no sentido Camaragibe/Recife e de 20 linhas que trafegam no sentido Recife/Camaragibe. As paradas provisórias serão fixadas nas calçadas da via, próxima ao ponto que estará em reforma, tanto no sentido cidade/subúrbio quanto no subúrbio/cidade. As modificações serão informadas aos usuários por meio de cartazes fixados nas plataformas desativadas. (veja detalhamento a baixo). Atualmente, estão em construção três estações em nível localizadas no canteiro central da Avenida Caxangá. O Corredor Leste Oeste tem início no bairro do Derby e segue até o Terminal de Integrado de Camaragibe. Ao longo do percurso de 12,3 km serão construídas estações climatizadas, modernas e com bilheterias para tornar o pagamento das passagens mais rápido e seguro. A previsão é que este ponto de embarque e desembarque atenda a aproximadamente 300 passageiros em horário de pico quando todo o corredor Leste Oeste estiver concluído. A obra do Corredor Leste Oeste está sendo executada pelo consórcio Mendes Jr./Servix. As informações sobre o itinerário das linhas e paradas provisórias podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800.081.0158, ou através de consulta pelo site www.granderecife.pe.gov.br. Lista das linhas envolvidas na mudança: 020 – Candeias / Dois Irmãos 303 – Curado II / Caxangá (BR-232) 330 – Casa Amarela / CDU (TRT) 422 – Monsenhor Fabrício 423 – Engenho do Meio 425 – Barbalho (Detran) 432 – CDU / Várzea 431 – Cidade Universitária 433 – Brasilit 437 – Caxangá (Conde da Boa Vista) 442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras) 445 – Tabatinga 446 – UR-07 448 – Jardim Petrópolis 450 – Camaragibe (Conde da Boa Vista) 459 – Loteamento Santos Cosme e Damião 460 – Camaragibe (Príncipe) 469 – Camaragibe / CDU 480 – Camaragibe / Derby 481 – Timbi / Derby 920 – Rio Doce / CDU Parada sentido subúrbio/cidade - Em frente ao CERPE e Casa de Tintas Total de linhas afetadas: 21 linhas Lista das linhas: 330 – Casa Amarela / CDU 416 – Roda de Fogo 421 - Torrões 422 – Monsenhor Fabrício 423 – Engenho do Meio 425 – Barbalho (Detran) 431 – Cidade Universitária 432 – CDU / Várzea 433 - Brasilit 437 – Caxangá (Conde da Boa Vista) 440 – CDU / Caxangá / Boa Viagem 442 - Jardim Primavera (Vale das Pedreiras) 445 – Tabatinga 446 – UR-07 448 – Jardim Petrópolis 450 – Camaragibe (Conde da Boa Vista) 459 – Loteamento Santos Cosme e Damião 460 – Camaragibe (Príncipe) 480 – Camaragibe / Derby 481 – Timbi / Derby 920 – Rio Doce / CDU Parada sentido cidade/subúrbio - Em frente a JR. Agropecuária e Casa do Criador Total de linhas afetadas: 20 linhas Lista das linhas: 330 – Casa Amarela / CDU (TRT) 416 – Roda de Fogo 421 – Torrões 422 – Monsenhor Fabrício 423 – Engenho do Meio 425 – Barbalho (Detran) 432 – CDU / Várzea 431 – Cidade Universitária 433 – Brasilit 437 – Caxangá (Conde da Boa Vista) 442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras) 445 – Tabatinga 446 – UR-07 448 – Jardim Petrópolis 450 – Camaragibe (Conde da Boa Vista) 459 – Loteamento Santos Cosme e Damião 460 – Camaragibe (Príncipe) 480 – Camaragibe / Derby 481 – Timbi / Derby 920 – Rio Doce / CDU Informações: GRCT

segunda-feira, 30 de julho de 2012

RECIFE:VAI COMEÇAR A FARRA DAS LICITAÇÕES E DAS LIBERAÇÕES URGENTÍSSIMA E RECOMPENSÁVEL(deixado pra ultima hora)

Na volta aos trabalhos legislativos, em agosto, os vereadores da Câmara Municipal do Recife encontrarão o projeto de lei número 13/2012, enviado pelo Poder Executivo, que pede urgência na autorização de financiamento para implantação dos corredores exclusivos de ônibus na II e III Perimetrais e na Radial Sul. Eles estão previstos no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento Mobilidade Grandes Cidades, suplementando as fontes 102, 4102 e a 133, com recursos financiados pela Caixa Econômica Federal. “O objetivo geral da implantação dos referidos corredores é ampliar e melhorar a qualidade da mobilidade no Recife e a escolha da Caixa diz respeito ao fato de que esse é o agente financeiro designado pela União, no âmbito do PAC Mobilidade Grandes Cidades”, observou o prefeito João da Costa, na mensagem enviada. A implantação dos corredores de transporte público, previstos no projeto, será realizada ao longo de três anos e no total envolve recursos da ordem de R$ 821 milhões, dos quais R$ 389 milhões correspondem ao pleito de financiamento externo, R$ 274 milhões a recursos oriundos do OGU e R$ 158 milhões à contrapartida do Município. A contrapartida municipal será garantida nos programas do Plano Plurianual (PPA), da Empresa de Urbanização do Recife (URB), que será o órgão responsável pela execução dos projetos. No projeto de lei 13/2012, o Poder Executivo fica autorizado a contratar financiamento até o valor de R$ 400 milhões, valor que se destina à elaboração de projetos, execução de obras e serviços e aquisição de equipamentos. “Por sua importância para o município, necessita-se que o projeto seja apreciado o quanto antes, tendo em vista que esta autorização é condição para assegurar os recursos comprometidos pelo Ministério das Cidades/ Secretaria de Mobilidade (SEMOB). Por essas razões, venho requerer a tramitação deste projeto em regime de urgência, na forma prevista no art. 32 da Lei Orgânica do Município do Recife”, justificou o prefeito. Os corredores de transporte, disse o prefeito João da Costa, representam uma iniciativa importante na concretização de diretrizes do Novo Plano Diretor de Transportes Urbanos da RMR – PDTU (2008) e do Plano de Mobilidade do Recife (2010), que preconizam a priorização do transporte público como uma das medidas capazes de reduzir graves problemas de mobilidade na cidade do Recife e em sua região metropolitana. “Com efeito, o aumento de 9,7% da frota de veículos no município, apenas no ano de 2010, aliado a uma rede viária deficitária, têm comprometido a capacidade de circulação nos principais corredores de transporte da cidade, reduzindo a eficiência dos meios de transporte coletivo, que disputam a via com os automóveis, com maiores prejuízos para os usuários do transporte público, o que se constitui em estímulo à utilização de meios individuais de transporte motorizado”, disse o prefeito. Esse problema, conforme ele esclarece no projeto, é agravado pela falta de continuidade de algumas vias, a exemplo da III Perimetral metropolitana, sobretudo pela ausência de pontes sobre os rios Capibaribe (entre os bairros do Cordeiro e Santana) e Tejipió (entre os bairros da Imbiribeira e Areias), o que resulta no aumento de percursos das linhas e do tempo de viagens, ao mesmo tempo em que eleva custos sociais e ambientais. As obras que são objeto do financiamento pretendido estariam relacionadas à melhoria da mobilidade urbana no Recife e na Região Metropolitana do Recife. Elas se justificam, de acordo com o projeto, pelos seguintes aargumentos: complementarão a malha estrutural do Sistema Estrutural Integrado (SEI), irão atender a uma demanda para 2020 de 11 mil passageiros/hora/sentido, com ampliação da oferta e melhoria da qualidade do transporte público no Recife; potencializarão a conectividade do Recife e a sua integração em nível metropolitano; aumentarão as alternativas de acessibilidade e o número de usuários, com redução substancial do tempo de viagens e dos custos operacionais; proporcionarão a oferta de percursos seguros para os usuários de meios de transporte não motorizados – pedestres e ciclistas. Fonte: Câmara dos Vereadores Mais Notícias de Pernambuco

sexta-feira, 27 de julho de 2012

RECIFE: HIDROVIA SERÁ CORREDOR EXCLUSIVO PRA PASSAGEIROS

O corredor hidroviário do Rio Capibaribe, cuja dragagem deve começar em outubro, será exclusivo para o transporte público de passageiros. Com isso, o projeto de navegabilidade do rio, no Recife, terá características semelhantes às do BRT (sigla em inglês que significa Transporte Rápido por Ônibus). O BRT, projetado para a Avenida Agamenon Magalhães, terá via e paradas exclusivas, o que garante rapidez e regularidade nas viagens e conforto aos passageiros. “A hidrovia toda será sinalizada”, informou a secretária executiva de Articulação Institucional e Captação de Recursos da Secretaria Estadual das Cidades, Ana Suassuna. Para sinalizar os 13,9 quilômetros do corredor, deve-se investir R$ 3 milhões nas duas rotas de transporte. A maior parte dos investimentos será para a Rota Oeste, com 11 quilômetros, e que ligará a BR-101 ao Centro do Recife. A Rota Norte, destinada a interligar o Centro do Recife a Olinda, nas proximidades do Shopping Tacaruna, medirá 2,9 quilômetros. O corredor hidroviário quando pronto, por exemplo, funcionará como opção para quem enfrenta os frequentes engarrafamentos da Avenida Rui Barbosa. Pelo cronograma, o projeto deve ficar pronto em abril de 2014, devendo as embarcações entrar em operação antes da Copa do Mundo. Até lá, muito terá que ser feito. A meta é fazer um canal no Capibaribe com, no mínimo, 2,50 metros de profundidade. Essa medida vale para os períodos de baré baixa. Por orientação da Marinha, o canal terá pelo menos 36 metros de largura, o que possibilitará o tráfego das embarcações com segurança. O projeto da hidrovia, incluindo a dragagem e a construção de sete estações, está orçado em R$ 289 milhões, valor oriundo dos governos estadual e federal. Fonte: Diário de Pernambuco

quinta-feira, 26 de julho de 2012

RECIFE:GOVERNO DE PERNAMBUCO VAI CONSULTAR ESPECIALISTA SOBRE A CONSTRUÇÃO DOS VIADUTOS NA AGAMENON

O governador Eduardo Campos falou pela primeira vez sobre a polêmica dos viadutos da Avenida Agamenon Magalhães. De acordo com o governador a prioridade do projeto é garantir velocidade no corredor exclusivo do ônibus. Ele admitiu, no entanto, que os viadutos podem ser substituídos, desde que seja apresentado um projeto melhor, capaz de garantir velocidade no corredor. “Vamos buscar o consenso, ouvir especialistas e ficar abertos a outros projetos que garantam a fuidez do corredor”, afirmou. Pelo projeto do governo do estado, a velocidade média atual (Olinda / Boa Viagem), que é de 20,9 km/hora vai passar para 30,3 km após a construção dos viadutos, sendo o maior ganho no trecho entre a Avenida Rui Barbosa e o cruzamento com a Rua Buenos Aires, cuja velocidade atual em horário de pico é de 5 km por hora e subirá para 18km/h – velocidade quase quatro vezes maior. No trecho Boa Viagem / Olinda, a velocidade média que hoje é de 18,2 km/hora passará para 33,7 km/hora, o que significa um ganho de 54% na velocidade média do trecho. Nesse sentido, no entanto, o ganho maior será no cruzamento com a Rua Paissandu, cujos carros passarão de 7km/h para 40 km/hora – 175% de ganho na velocidade do trecho. O governador disse ainda que irá aguardar o resultado do estudo de circulação que será elaborado pela empresa que venceu a licitação. Em setembro será concluído o projeto executivo do ramal do Norte/Sul que passará pela Agamenon Magalhães. Fonte: Blog Mobilidade Urbana Mais Notícias de Pernambuco

terça-feira, 24 de julho de 2012

RECIFE:NOVO BINÁRIO TRARÁ MOBILIDADE A RUA DO ENCANAMENTO E ESTRADA DO ARAIAL

Para aumentar a fluidez no tráfego e as condições de mobilidade urbana, o Recife vai ganhar mais um binário. No próximo sábado (28), será implantada a alteração no trânsito na Estrada do Arraial com a Estrada do Encanamento. A mudança vai propiciar a criação de ciclofaixas com um total aproximado de 4,3 quilômetros para o deslocamento de ciclistas. O binário vai atingir diretamente os motoristas que transitam pela área em direção aos bairros de Casa Forte, Casa Amarela, Tamarineira e Monteiro. As duas vias terão sentido único, em complemento ao binário já existente entre as avenidas Conselheiro Rosa e Silva e Rui Barbosa. Nesta segunda-feira (23), a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) iniciou uma campanha educativa para alertar os motoristas e pedestres sobre as alterações. A Estrada do Arraial terá fluxo no sentido cidade/subúrbio. Por sua vez, a Estrada do Encanamento levará o fluxo na direção oposta - exceto no trecho após a Rua Engenheiro Oscar Ferreira, que permanece com mão dupla para garantir a mobilidade na localidade. O giro à esquerda na Estrada das Ubaias para a Estrada do Encanamento deixará de existir. Também haverá mudanças de sentido nas vias transversais, como a Rua Sebastião Alves, que terá direção única da Rua Padre Roma para a Estrada do Arraial; a Rua Gomes Coutinho, que ficará mão única da Avenida Norte para a Estrada do Arraial; e a Rua Engenheiro Oscar Ferreira, que terá sentido único da Avenida 17 de Agosto à Estrada do Arraial. A Prefeitura do Recife fará a manutenção da sinalização horizontal e vertical das vias transversais e promete melhorar a sincronização da rede semafórica. Ciclofaixas A Estrada do Arraial e a Estrada do Encanamento irão ganhar ciclofaixas unilaterais e monodirecionais no mesmo sentido das vias e que irão se interligar. Cada espaço reservado aos ciclistas terá 1,70m de largura e um total aproximado de 4,3 km. As ciclofaixas ligarão o Sítio Trindade e os parques da Jaqueira e de Santana. Transporte complementar Por conta da modificação no tráfego da Zona Norte, duas linhas de transporte complementar que fazem circuitos interbairros, terão seus trajetos alterados. A linha 104 (Cassiterita/Casa Amarela/Jaqueira) e a linha 108 (Dois Unidos/Torre). Cartazes serão afixados nos micro-ônibus para orientar os passageiros. Pelo novo percurso, no trajeto de ida, ambas as linhas circularão agora pelas seguintes vias: Rua Ana Xavier, Rua Paula Batista, Estrada das Ubaias, Rua Dr. Germano Guimarães, Rua Irmã Lúcia, Estrada do Encanamento, Rua Ferreira Lopes, Rua Estrela, Rua Desembargador Goes Calvalcanti e Avenida Parnamirim. No trajeto de volta, apenas a linha 104 terá alteração. Ela deixará de passar pela Estrada do Encanamento, saindo agora da Rua Desembargador Goes Cavalcante e continuando pela Rua da Estrela e em seguida, entrando na Rua Ferreira Lopes, para ter acesso à Estrada do Arraial. Com o novo trajeto, o micro-ônibus continuará pela Estrada do Arraial, Rua da Harmonia e Rua Conselheiro Nabuco, para chegar à Rua Paula Batista, depois retornando à Estrada do Arraial. Fonte: Diário de Pernambuco

segunda-feira, 23 de julho de 2012

CARUARU: VLT SERÁ O PROVÁVEL INVESTIMENTO NA CAPITAL DO FORRÓ

O PAC da Mobilidade das Médias Cidades, anunciado pelo Governo Federal, irá injetar até R$ 7 bilhões em investimentos para financiamento de projetos de mobilidade urbana em municípios com população entre 250 mil e 750 mil habitantes. Caruaru, que está entre as 5 cidades pernambucanas que tem o perfil para concorrer ao PAC, apostará em um projeto de transporte sobre trilhos. A decisão dos municípios beneficiados sai em dezembro. Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem De acordo com o secretário de Planejamento da Prefeitura de Caruaru, Ricardo Góes, ainda nesta semana deve ser enviada a carta consulta ao Ministério das Cidades com o projeto de implantação de uma linha de VLT (veículo leve sobre trilhos) para a cidade. Com um valor aproximado de R$ 300 milhões, o novo sistema iria aproveitar um trecho da antiga Rede Ferroviária Federal, que está desativado. A proposta contempla a construção de uma linha com 20 quilômetros de extensão, que parte da Cohabe 3 ao Alto do Moura, um dos principais pontos turísticos da cidade. “Este projeto seria o primeiro sistema sobre trilhos do interior de Pernambuco, mas ainda estamos em fase embrionária. Já existe um estudo de mobilidade urbana desenvolvido pela URB de Caruaru, mas outros levantamentos ainda serão feitos”, afirma Góes. Além do VLT, a proposta também contemplará a construção de um novo Terminal Integrado, que irá compor o Corredor Leste Oeste, que já está em implantação, com um custo estimado de R$ 4,5 milhões. Jaboatão dos Guararapes, Petrolina, Olinda e Paulista são os outros municípios pernambucanos que poderão concorrer ao PAC da Mobilidade para médias cidades. Destes, apenas Jaboatão sinalizou com a possibilidade de concorrer a investimentos em mobilidade sobre trilhos. Ontem o secretário de Serviços Urbanos, Evandro Avelar, citou seis projetos que estão nos planos da prefeitura, sendo um deles a construção de duas novas estações para o VLT que corta a cidade. “Como só poderemos apresentar dois projetos, iremos discutir com o prefeito e om os secretários quais seriam as propostas prioritárias”, afirma. As prefeituras tem até o dia 31 de agosto para lançar seus projetos. O vice-presidente da Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro), Diogo Morais, tem a expectativa de que, diferentemente do Recife, as prefeituras que podem concorrer a recursos do PAC invistam com projetos ferroviários. “É importante que esses recursos sejam utilizados para a expansão da malha ferroviária pernambucana, pois diferentemente do Governo Estadual que priorizou o transporte através de ônibus, o governo federal parece estar disposto a mudar a realidade do transporte coletivo através de um eficiente transporte sobre trilhos. Infelizmente enquanto médias cidades veem o VLT como uma solução, a capital pernambucana adotará um sistema de BRT ineficiente nos projetos de mobilidade urbana”, ponderou. Planejamento – Mesmo considerando o investimento importante para as médias cidades, o professor Maurício Andrade, do departamento de Engenharia da UFPE (Centro Acadêmico do Agreste), se diz preocupado com o prazo para elaboração dos projetos, que é de pouco mais de um mês. “As tecnologias de transporte a serem adotadas (BRT, VLT ou outros) devem estar associadas às necessidades locais e não a grupos de interesse em impor as suas soluções. Fico preocupado com o fato de municípios terem pouco tempo para apresentar projetos e talvez o façam na base do improviso, sem estudos de embasamento e projetos bem detalhados”, afirma Maurício Andrade. O professor da UFPE defende que a partir destes planos seria possível traçar diagnósticos que dariam as diretrizes mais eficientes para cada cidade. “É muito relevante que o Governo Federal foque a sua preocupação na mobilidade, também nas cidades de porte médio, pois nelas, os problemas ainda são sanáveis e podem ser resolvidos com menores custos. Nestas cidades pode-se trabalhar preventivamente para que não se atinja o caos que já se instalou nas metrópoles brasileiras. É, no entanto, fundamental que antes de se pensar em projetos, que se façam os planos de mobilidade preconizados no Estatuto da Cidade e na nova lei de mobilidade recentemente sancionada pela Presidente Dilma”, alerta o professor. Fonte: JC Online

quinta-feira, 19 de julho de 2012

T.I AEROPORTO TERÁ DUAS NOVAS LINHAS ALIMENTADORES FUTURAMENTE

T.I AEROPORTO TERÁ DUAS NOVAS LINHAS ALIMENTADORES FUTURAMENTE , COM A INAUGURAÇÃO DGOS TI.TANCREDO NEVES E CAJUEIRO SECO NO LADO SUL DA RMR O TERMINAL INTEGRADO DO AEROPORTO TERÁ ALGUMAS MODIFICAÇÕES, A INCLUSÃO DE MAIS DUAS LINHAS ALIMENTADORAS QUE SÃO: 162- MURIBECA (TI. AEROPORTO) 165- MURIBECA DOS GUARARAPES (TI. AEROPORTO) informações disponiveis no site do (GRCT) o www.granderecife.pe.gov.br, agora e só aguardar.