Em função da Via Metropolitana Norte, a Secretaria de Transporte e Trânsito de Olinda irá implantar até o final este ano um novo plano de circulação viária no bairro de Jardim Atlântico. As principais mudanças, adiantadas com exclusividade à Folha de Pernambuco, serão: a rua Aloísio de Azevedo e a avenida dos Guararapes, paralelas da avenida Fagundes Varela (principal corredor viário da localidade), deixarão de ser mão dupla e assarão a ter fluxo único no sentido da rua Pedro Álvares Cabral. Além dessas alterações, as 11 vias transversais, como a Catulo da Paixão Cearense, também terão mão única, alternando a direção entre elas. Do mesmo jeito que ocorre na avenida Beira Mar. Mas, antes destas transformações serem implementadas, haverá uma reunião com a população, marcada para ocorrer até a próxima semana, com divulgação de panfletos e orientação através dos gentes de trânsito.
Quem passa diariamente por essas vias já deve ter obervado que em alguns trechos as sinalizações verticais, como placas, já foram colocadas. No entanto, algumas estão cobertas com um saco plástico preto, já que as mudanças ainda não foram implantadas. Antes da execução, a prefeitura também vai sinalizar horizontalmente as ruas, coma pintura do meio-fio, das faixas de pedestres e das lombadas. “Vamos ter uma conversa com a população para explicar e discutir essas propostas, que podem ser ajustadas durante essa reunião. Quem passa por esses lugares diariamente pode contribuir com a melhoria do projeto”, explicou a diretora de Mobilidade Urbana de Olinda, Karla Leite.
O objetivo do Governo Municipal é adequar essas mudanças às alterações que vão acontecer por causa da Via Metropolitana Norte. Por isso, algumas transformações podem não fazer sentido agora, mas quando todas as obras estiverem concluídas ficarão mais claras. Com a Via Metropolitana, a rua Aluísio de Azevedo, que hoje acaba na rua Professor Olimpio Magalhães, se prolongará até as proximidades da Praça Procurador Pedro Jorge, através de uma nova ponte que será feita sobre o Canal do Fragoso. Com isso, os motoristas podem seguir até a rua Pedro Álvares Cabral, evitando a Fagundes Varela que, em horários de pico, fica completamente congestionada.
A Diretoria de Mobilidade Urbana de Olinda estuda ainda a inversão do fluxo das ruas Santa Luzia/Manoel Graciliano de Souza e Santa Terezinha. Elas fazem a ligação da avenida Fagundes Varela coma avenida Coronel Frederico Lundgren, em Rio Doce. Atualmente, a rua Santa Luzia segue num sentido e a Santa Terezinha num outro. Por essas vias, circulam linhas de ônibus. E a alterações estão sendo pensadas por causa desses coletivos. “Essa é uma demanda antiga. É que atualmente existe uma retenção no giro à esquerda quando o transporte público chega à Frederico Lundgren. Invertendo o fluxo, esse problema seria minimizado já que a pista é mais larga e o giro seria mais rápido e não obstruiria duas faixas”, explico Karla Leite. Essa intervenção também será discutida com população.
fonte: Folha PE