quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Greve da Policia Militar Pernambuco - Policiais militares de Pernambuco podem paralisar atividades após morte de sargento Servidores se dizem indignados com a falta de aumento salarial

ATENÇÃO VOCÊ QUE ANDA DE ONIBUS E METRÔ FIQUE ATENTO A GREVE E SAIBA DAS NOTICIAS DA VOLTA PRA CASA NESTA QUARTA - FEIRA.
A morte do sargento da Polícia Militar (PMPE), Carlos Silveira do Carmo, de 44 anos, durante rebelião no Complexo Prisional do Curado na última segunda-feira (19), acirrou os ânimos dentro da PMPE e uma possível paralisação das atividades pode ocorrer nos próximos dias. Os servidores ainda encontram-se indignados com a falta de aumento salarial da categoria, fato que provocou uma greve da polícia no ano passado. Uma reunião para debater as condições de trabalho e salário da categoria, agendada pelo deputado estadual Joel da Harpa, ocorre às 14h desta quarta-feira (21), no Centro de Convenções, em Olinda. De lá, a Associação de Cabos e Soldados da PMPE convoca a categoria para uma caminhada pacífica até o Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Pernambuco. 
Sindicato divulgou imagem de protesto nas redes sociais
De acordo com o presidente da Associação dos Militares do Estado (AME-PE), Capitão Assis, as Associações tentaram entrar em contato com a nova gestão do Governo do Estado para debater a situação da categoria, porém, até o momento, não obtiveram sucesso. “Há uma grande insatisfação dentro tropa. Estamos insistindo para que haja um diálogo com o Governo e temos tentado entrar em contato com o novo secretário de Defesa Social. Até agora, não conseguimos”, afirmou.

 “Existe um barril de pólvora na PMPE. E há, sim, a possibilidade de haver uma paralisação, especialmente após a morte de um companheiro em exercício de sua atividade”, afirmou. O Capitão enfatizou que nenhuma das entidades de classe está convocando um movimento paredista, mas explica que o sentimento vem da base e há um perigo iminente de haver mais uma revolta dentro da Polícia. A Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que não há nenhuma reunião agendada com as Associações.
Segundo o presidente da Associação de Cabos e Soldados, o cabo Alberison Carlos,  o objetivo da passeata é criar um canal de diálogo com os governantes. "Nós sabemos que o governador Paulo Câmara (PSB) assumiu o mandato há apenas 20 dias, mas o partido dele já está no poder há oito anos. A situação da PMPE já estava pautada desde o ano passado", declarou Alberison.
Conforme informou o deputado estadual Joel da Harpa, que toma posse no próximo dia 1º de fevereiro na Assembleia Legislativa (Alepe), o objetivo do encontro é elaborar uma pauta de reivindicações da corporação para ser apresentada ao Estado. “O intuito é preparar e planejar as ações da categoria para o próximo período”, afirmou. Em consonância com as entidades de classe da PM, para Joel, é real a possibilidade de haver uma greve dos militares. “A tropa é soberana. Há uma insatisfação desde o último movimento. Hoje, os policiais estão indignados não apenas com os salários rebaixados, mas com o andamento do plano de cargos. Há grande demora nas promoções”, informou o parlamentar. Ele acredita que um movimento paredista pode surgir de forma espontânea.
Cortesia/WhatsApp
Fila de carros da polícia se formou na frente do cemitério
Pesar

Um sentimento de comoção tomou conta das corporações policiais e de segurança do Estado após a morte do sargento. Uma carreata com dezenas de viaturas da PMPE ocorreu pelas ruas do Recife, durante a tarde desta terça-feira (20), em homenagem ao policial, cujo corpo foi velado no cemitério Parque das Flores. Na parte externa do cemitério, foi possível observar uma grande fila de veículos oficiais da Polícia, presente nessa última homenagem.
O Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sinpol-PE) publicou uma nota de pesar e realizou um Culto Ecumênico na manhã de hoje na sede da intuição em memória de Silveira. Para o presidente da entidade, Áureo Cisneiros, é em momento de perda. “As más condições de trabalho podem ser observadas em ambas a polícias: Militar e Civil. A mesma ameaça que fez o sargento tombar é sofrida por nossa categoria diariamente. Para se ter uma ideia, o efetivo da PCPE, atualmente, funciona apenas com 40% dos servidores. Com isso, a polícia fica vulnerável”, explicou Áureo. “Os policiais civis permanecem em luto durante três dias”, solidarizou-se o sindicalista.
O Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco (Sindasp-Pe) também de pronunciou sobre o falecimento do PM. “Lamentamos profundamente a morte de mais um irmão, policial militar, nos serviços da guarda externa, que tombou no exercício de sua função. Para o Sindasp-PE, esta tragédia, como muitas outras, revela o total apagão do Sistema Penitenciário em Pernambuco, que merece ser revisto com urgência e presteza”, afirma nota oficial. Segundo o Sindicato, há um déficit de pessoal de 4.700 agentes penitenciários.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Meia sola -Túnel parece esta próximo sua liberação, mas por enquanto só as vias secundárias e as linhas que seguem pra afogados continuam pela José Osório.



LINHAS RETOMAM ITINERÁRIO ORIGINAL NA RUA REAL DA TORRE

A partir da próxima quinta-feira (15), o trecho da Rua Real da Torre, compreendido pela rua José Osório e Av. Caxangá, será liberado para circulação de veículos. Com a novidade, as linhas de ônibus que passavam pelo local retomarão seus itinerários e paradas originais.

As linhas abaixo, no sentido cidade/subúrbio, voltarão a trafegar pela Rua José Osório, Rua Real da Torre, Av. Caxangá, são elas: 040 – CDU/Boa Viagem/Caxangá, 416 – Roda de Fogo, 423 – Engenho do Meio, 431 – Cidade Universitária, 2446 – UR-07, 2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião, 313 – San Martin (Abdias de Carvalho), 314 – Mangueira, 315 – Bongi, 321 – Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho), 324 – Jardim São Paulo (Piracicaba), 331 – Totó (Jardim Planalto), 332 – Totó (Abdias de Carvalho) e 341 – Curado I. 

Essas linhas deixarão de atender a parada de nº 080050, localizada na Rua José Osório, lado oposto da concessionária Auto Max, e voltarão a atender as seguintes paradas seletivas situadas na Rua Real da Torre:

PARADA SELETIVA nº 180428: situada na Rua Real da Torre, lado oposto a Rua Bartolomeu Gusmão (1ª parada da Praça Solange Pinto Melo), atenderá as linhas 040 – CDU/Boa Viagem/Caxangá, 416 – Roda de Fogo, 423 – Engenho do Meio, 431 – Cidade Universitária.

PARADA SELETIVA nº 180430: situada na Rua Real da Torre, em frente ao Centro de Educadores Paulo Freire (parada por trás da Praça Solange Pinto Melo) atenderá as linhas 2446 – UR-07, 2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião.

Além das paradas seletivas 180428 e 180430, todas as linhas acima também voltarão a atender às duas primeiras paradas da Av. Caxangá, a de nº 080001, localizada em frente ao imóvel nº 196, que fica logo após do Restaurante Chiquita Bacana e da Farmácia Popular, e o abrigo nº 080003, situado em frente ao Colégio de Formação Integral - CFI, nº 460. As linhas abaixo continuarão a atender a parada de nº 080050, localizada na Rua José de Osório:

313 – San Martin (Abdias de Carvalho)
314 - Mangueira
315 - Bongi
321 – Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho)
324 – Jardim São Paulo (Piracicaba)
331 – Totó (Jardim Planalto)
332 – Totó (Abdias de Carvalho)
341 – Curado I
2460 – TI Camaragibe (Príncipe)*

* Esta linha é a única desse grupo que segue pela Av. Caxangá.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

CARNAVAL 2015 - LINHAS QUE TRAFEGAM PELO CAIS DA ALFÂNDEGA TÊM MUDANÇA DE ITINERÁRIO TEMPORÁRIA



A Prefeitura do Recife iniciará a montagem de palco para o Carnaval 2015, a partir desta quinta-feira (15). A primeira via a receber o equipamento, e que deverá ser interditada para tráfego de veículos, será o Cais da Alfândega. 
Devido a isso, as 16 linhas que trafegam no local terão alteração provisória nos seus itinerários. Confira abaixo o novo trajeto de cada linha. 
018 – Brasília Teimosa – Via PCR
033 – Aeroporto – Via PCR
071 – Candeias – Via PCR
107 – Circular (Cabugá/Prefeitura)
167 – TI Tancredo Neves (Imip) – Via PCR 
242 – Pacheco – Via PCR
432 – CDU (Várzea) – Via PCR
611 – Alto José do Pinho
612 – Morro da Conceição
717 – José Amarino dos Reis – Via PCR

Alteração de itinerário : ..Av. Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Rua 1º de Março, Rua Imperador Pedro II, Rua da Praia, Travessa Arsenal de Guerra, Cais Santa Rita, Terminal de Passageiros Santa Rita... 

622 – Vasco da Gama (Cabugá)
642 – Guabiraba (Córrego do Jenipapo)
722 – Campina do Barreto

Alteração de itinerário: ...Av. Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Rua 1º de Março, Rua Imperador Pedro II, Av. Nossa Senhora do Carmo, Av. Martins de Barros...

100 – Circular (Conde da Boa Vista /Prefeitura)
433 – Brasilit – Via PCR
2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião – Via PCR
Alteração de itinerário:...Ponte Buarque de Macedo, giro à esquerda na Av. Cais do Apolo, retorno defronte à PCR, Av. Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau...

Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158
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Até parece materia repetida,e o que se ver são obras inacabadas, as obras de Mobilidade continuam paradas e o Governo novo com atitudes do Governo velho.

Atraso

Corredores do BRT na Grande Recife ainda têm estações inacabadas seis meses após a Copa

Mayra CavalcantiDo JC Trânsito
Estação do BRT na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro / Foto: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito
Estação do BRT na Avenida Cruz Cabugá, em Santo AmaroFoto: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito
Para se deslocar de onde mora, no bairro de Aldeia, em Camaragibe, até o seu trabalho, no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife, a empregada doméstica Helena Maria da Silva, 56 anos, utiliza o sistema Bus Rapid Transit (BRT). Helena trabalha na Rua Benfica, exatamente em frente à uma estação do Corredor Leste-Oeste. O problema é que, como a estação ainda não foi inaugurada, ela tem que descer na Avenida Caxangá e andar até o trabalho.
"Aquela é uma parada onde muitas pessoas iriam descer, se estivesse pronta. É muito movimentado porque as pessoas que vão para Camaragibe pegariam o ônibus ali. Por ela não estar pronta, tenho que andar de 10 a 15 minutos, no sol, para ir e para voltar", relata Helena. Assim como a da Benfica, várias outras estações de BRT ainda não ficaram prontas, como algumas em Camaragibe, na Avenida Conde da Boa Vista e Cruz Cabugá, e na PE-15. 
Se no corredor Leste-Oeste são apenas algumas estações pontuais que não estão funcionando, no Norte-Sul acontece o contrário. Na PE-15, por exemplo, são várias as estruturas que não estão prontas, como a estação Matias de Albuquerque (em frente ao Atacadão), a Quartel e a São Francisco de Assis. A vendedora Simone Amâncio, 28, é uma das pessoas que se prejudica pelas obras não acabadas. Simone conta que várias vezes precisa descer na Matias de Albuquerque e tem que saltar do BRT uma parada antes ou depois e ir andando ao seu destino.
"Muitas vezes a gente só sabe na hora, porque ninguém avisa a estação que está pronta e a que não está. Por isso a gente pede pra descer na próxima e só percebe que ela não está pronta quando o motorista passa. Me prejudica muito, porque às vezes estou com pressa e temos que andar ainda", declara a vendedora. Além de prejudicar os usuários do transporte público, a construção das estações também causa engarrafamento. Este é o caso das estações ainda não acabadas da Avenida Cruz Cabugá, no Centro, que acabam causando retenções nas proximidades da igreja Assembleia de Deus.
Por meio de uma nota, a Secretaria das Cidades (Secid) informou que as estações Benfica e as da Avenida Conde da Boa Vista estão previstas para serem entregues em março. A Padre Cícero (na PE-005) será inaugurada ainda esse mês e as duas estações da Avenida Belmino, em maio.
CORREDORES - Os Corredores Norte-Sul e Leste-Oeste eram obras previstas para a Copa do Mundo. O Norte-Sul liga Igarassu a Recife, enquanto que o Leste-Oeste, Camaragibe a Recife. São 33 quilômetros de corredores exclusivos de BRT, com um total de 28 estações.
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Corredores de BRT

Estação do BRT na Rua Benfica, na Madalena
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito

Corredores de BRT

Estação do BRT na Rua Benfica, na Madalena
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito

Corredores de BRT

Estação do BRT na Rua Benfica, na Madalena
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito

Corredores de BRT

Estação do BRT na PE-15, em Paulista
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito

Corredores de BRT

Estação do BRT na PE-15, em Olinda
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito

Corredores de BRT

Estação do BRT na PE-15, em Olinda
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito

Corredores de BRT

Estação do BRT na PE-15, em Olinda
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito

Corredores de BRT

Estação do BRT na PE-15, em Olinda
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito

Corredores de BRT

Estação do BRT na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito

Corredores de BRT

Estação do BRT na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito

Corredores de BRT

Estação do BRT na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito
PALAVRAS-CHAVE:

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Sem conforto e com a passagem mas cara, o Recife inicia o ano na pior e sem previsão de melhoras.



Mais de três milhões de passageiros começaram a pagar as novas tarifas do transporte público de ônibus no Grande Recife, nesta segunda-feira (12). O preço foi arredondado pela Agência de Regulação de Pernambuco (ARPE). O valor do Anel A, que atende 80% das linhas de ônibus do Recife, passou de R$ 2,15 para R$ 2,45. O reajuste é considerado alto pelos usuários da capital pernambucana e muita gente reclamou do impacto no orçamento. 

O trabalhador que não tiver o vale transporte poderá gastar até R$ 300 por mês de passagem. O reajuste também irá prejudicar os usuários que utilizarem os serviços especiais, como os coletivos opcionais com destino ao aeroporto. O valor deste tipo de coletivo passou de R$ 2,70 para R$ 3. Uma das maiores queixas dos passageiros é o aumento das tarifas em relação a qualidade do serviço que é oferecido pelo Grande Recife. 

Os problemas do Terminal Integrado da Macaxeira, por exemplo, começam na entrada do espaço. A estrutura de ferro, que deveria ser uma coberta, está enferrujada e incompleta. A obra de construção está abandonada há meses e expõe os passageiros ao sol e chuva. As grandes filas viraram rotina no local. Os ônibus demoram a chegar e, quando finalmente se aproximam da plataforma, os usuários precisam se apertar para entrar nos coletivos. 

A situação é a mesma no Terminal Integrado do Barro, no bairro de Jardim São Paulo, próximo à BR-101. Os ônibus também saem lotados de passageiros durante os horários de pico. As pessoas ficam apertadas entre as portas e janelas dos veículos, mas a reclamação maior acontece em relação aos horários. A tabela das plataformas determina o cronograma das viagens, mas os coletivos não cumprem a norma pré-estabelecida. 

No centro do Recife, as paradas de ônibus não são confortáveis e várias estão depredadas. Muitas estações do BRT ainda estão em construção e longe de ser concluídas. A Avenida Conde da Boa Vista deveria comportar seis estações do sistema, mas as obras estão praticamente paradas. Algumas foram improvisadas ao lado, mas também não são atendidas pelos motoristas de várias linhas de ônibus.

Na rodovia PE-15, o projeto do corredor Norte-Sul andam a passos lentos. As estruturas deveriam ficar prontas em 2014, durante a Copa do Mundo. O coletivo de via livre, que deveria ter pista exclusiva, se mistura aos demais veículos e atrasam as viagens. O que deveria ser uma solução para a mobilidade urbana, agora representa maiores problemas para o transporte público rodoviário.

Segundo o diretor de operações do Grande Recife, André Melibeu, o consórcio planeja melhorias, com renovação de 400 veículos neste ano, sendo 200 no primeiro semestre de 2015. Sobre os atrasos no Terminal Integrado do Barro e da Macaxeira, o gestor justificou a irregularidade através dos congestionamentos e falta de manutenção na BR-101. Ele defendeu a celeridade do serviço e disse que as viagens serão otimizadas, principalmente pelo sistema BRT.

Informações: TV Jornal

sábado, 10 de janeiro de 2015

Aumento -Tarifas novas nesta segunda - feira dia 13-01-2015 e Grande Recife anuncia 400 novos ônibus este ano,

DEFINIDOS REAJUSTE DA PASSAGEM DE ÔNIBUS E IMPLANTAÇÃO DO PASSE LIVRE

Tarifas dos aneis B e D não terão reajuste. Passe Livre funcionará ainda este ano. 400 novos ônibus entrarão em operação e o Grande Recife fará nova pesquisa Origem/Destino, que não era feita desde 1997
O Conselho Superior de Transporte Metropolitano aprovou, na manhã desta sexta-feira (09.01), o reajuste de 12,93%, que equivale à variação do Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE), acumulado de janeiro de 2013 a dezembro de 2014. 

A recomposição das perdas do período supracitado incidirá apenas para as tarifas dos aneis A, G e para as linhas especiais. As tarifas dos aneis B e D não sofrerão reajustes. Dessa forma, o anel A passa de R$ 2,15 para R$ 2,45, e o G, de R$ 1,40 para 1,60. Sendo assim, o reajuste médio do sistema ficará em 10,26%.

O presidente do Conselho Superior de Transporte Metropolitano, André de Paula, determinou, seguindo orientação do governador Paulo Câmara, a criação de um grupo de trabalho que definirá os critérios para concessão do Passe Livre – que entrará em vigor no início do segundo semestre letivo de 2015. Este benefício favorecerá alunos da Rede Pública Estadual de Ensino, do ProUni e os cotistas, na RMR. Estima-se um universo de 310 mil estudantes contemplados.

Em busca de melhorias para o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana (STPP/RMR), o Consórcio de Transporte Grande Recife anunciou que fará uma pesquisa de Origem/Destino, que não é realizada desde 1997, e permitirá o planejamento futuro do sistema de transporte.

Na reunião, também ficou estabelecido que o processo de modernização da frota será acelerado com a aquisição de 400 ônibus novos em 2015, sendo que 200 deles devem estar em operação até o final de março.

A adoção do IPCA como índice para recompor a inflação foi utilizada desde 2008, quando foi concedido um reajuste de 8,59%. Anteriormente, os cálculos eram baseados em uma planilha de custos do sistema, elaborada por técnicos, considerando os custos gerais, incluindo insumos e impostos.
Veja como ficaram as tarifas:

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

AUMENTO - AGORA PRA VALER ANEL A R$ 2,45 E ANEL B R$ 3,35

Aprovado aumento de 12,93% na tarifa de ônibus da Região Metropolitana do Recife

Anel A passa de R$ 2,15 para R$ 2,42. Já o Anel G de R$ 1,40 para R$ 1,58


Jedson Nobre/Folha de Pernambuco
Reajuste foi aprovado durante reunião nesta sexta
Foi aprovado o aumento de 12,93% nas tarifas de ônibus na Região Metropolitana do Recife, na manhã desta sexta-feira (9), durante uma reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O reajuste é válido para o Anel A, que subirá de R$ 2,15 para R$ 2,42, e para o Anel G, que passa de R$ 1,40 para R$ 1,58. Já os anéis B e D continuam R$ 3,35 e R$ 2,65, respectivamente. Se a medida for acatada pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe), o reajuste será válido a partir deste domingo (11).
    Ainda segundo o Governo, a Arpe ainda pode arredondar o valor para facilitar o troco. A reunião teve a participação de representantes do Grande Recife Consórcio de Transporte, Governo de Pernambuco, Urbana-PE e Frente de Luta Pelo Transporte Público do Estado. Durante o encontro, ficou decidido que 310 mil estudantes que fazem parte da rede estadual de ensino, Prouni e cotistas terão direito ao Passe Livre. O benefício será aplicado até o início das aulas do segundo semestre de 2015.
    Thulio Falcão/FolhaPE
    Manifestantes estão concentrados no Centro do Recife
    Manifestação
    Cerca de 50 representantes de movimentos sociais, classe estudantil e do sindicato dos rodoviários realizam um protesto contra o aumento das passagens de ônibus, na manhã desta sexta, em frente a sede do Grande Recife Consórcio de Transportes, localizada no bairro de São José, na área Central do Recife. Impedidos de participar da reunião, que aconteceu de portas fechadas, eles decidiram se concentrar na sede do órgão para acompanhar o resultado.
    Por conta da decisão, eles pretendem realizar uma caminhada até a Secretaria das Cidades, localizada no bairro da Boa Vista. O objetivo dos movimentos é conseguir uma reunião com um representante do Governo para discutir sobre o aumento.


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    quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

    Aumento - das passagens de ônibus deve ser definido nesta sexta-feira (9)

    Victor Soares/LeiaJáImagens/ArquivoO Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através do promotor de transportes Humberto Graça, protocolou um pedido ao Grande Recife Consórcio de Transportes, nesta quinta (8), para que a reunião sobre o reajuste das passagens de ônibus, marcada para esta sexta (9), fosse adiada. A sugestão, levada à Secretaria das Cidades, não foi acatada e o encontro do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) acontecerá, às 8h, no Centro de Convenções de Pernambuco.
    Um dos movimentos em combate ao aumento das tarifas, a Frente de Luta pelo Transporte Público (FLTP) do Estado havia feito uma reunião com a Promotoria de Transportes e sugeriu o adiamento da reunião, para que o tema tivesse mais tempo de debate e maturação com a sociedade civil. Para às 7h30 desta sexta (9), um protesto está marcado em frente à sede do Grande Recife Consórcio de Transportes, no Cais de Santa Rita, centro do Recife.
    A reportagem do LeiaJá tentou entrar em contato com o promotor Humberto Graça, mas não obteve resposta. A assessoria do Grande Recife afirmou que a reunião realizada no Centro de Convenções não será aberta à imprensa. O CSTM é composto por 15 integrantes, sendo quatro da sociedade civil e tendo como presidente o secretário das Cidades, André de Paula. 
    Movimentos sociais criticam a legitimidade do Conselho e afirmam que o grupo apenas se reúne uma vez por ano, apenas para consolidar os reajustes nos preços das passagens. O percentual ventilado para o novo reajuste é de 23%, o que elevaria o preço mínimo das passagens de R$ 2,15 para R$ 2,50. 

    Passe Livre para estudantes da rede estadual e passagem de ônibus a R$ 2,40. Essa é a estratégia do governo Paulo Câmara



    Em meio ao desgaste político de aumentar as passagens de ônibus da Região Metropolitana do Recife em início de gestão e após três anos sem reajuste, o governador Paulo Câmara decidiu adotar a estratégia do morde e assopra com a população. O governo do Estado irá implantar o Passe Livre para os alunos da rede de ensino pública estadual do Grande Recife, o que, em números oficiais da Secretaria de Educação, beneficiará 292 mil estudantes e representará um investimento mensal entre R$ 10 e R$ 14 milhões. Em contrapartida, vai propor que o Anel A, aceito em 80% das linhas, suba para algo em torno de R$ 2,40 – o equivalente a 11% de aumento.
    Além de minimizar o impacto do aumento das passagens, o governo aposta que a decisão de anunciar a criação do Passe Livre da rede estadual abrandará os ânimos dos grupos estudantis, que prometem uma série de protestos contra o reajuste já a partir de amanhã. A outra carta na manga que Paulo Câmara e sua equipe levarão para uma das raras reuniões do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), que definirá o reajuste, amanhã, é uma “expressiva” redução do valor do Anel B, hoje de R$ 3,35 e utilizado em aproximadamente 10% das linhas do sistema. A proposta é uma preparação para a criação da tarifa única, que junto com o Passe Livre representou duas das três promessas de campanha de Paulo Câmara. A terceira foi a garantia de que as passagens não seriam reajustadas, que não deverá ser cumprida.
    O Passe Livre não entra em vigor de imediato. Por três meses o governo irá operacionalizar a implantação do benefício. Será o prazo para realizar o cadastramento e o controle do uso pelos estudantes, já que o benefício será permitido apenas nas viagens de ida e volta da escola. A pretensão do governador é que o Passe Livre entre em vigor ainda em 2015. O processo será idêntico ao realizado pela Prefeitura do Recife, que implantou o Passe Livre na rede municipal de ensino, beneficiando, atualmente, seis mil estudantes. O total seriam 14 mil alunos, mas muitos não se cadastraram para fazer uso do benefício. Hoje, a PCR investe R$ 400 mil por mês para cobrir os 50% da tarifa que eram pagos pelos estudantes.

    RB070115012
    Para o sistema de transporte público o Passe Livre em nada interfere. Nem reduz nem amplia o déficit do setor – hoje estimado em R$ 16 milhões, sendo R$ 7 milhões somente dos dois lotes licitados – porque o Estado assumirá o valor que hoje é bancado pelos estudantes, de 50% do valor da passagem. Os outros 50% continuarão sendo cobertos pela tarifa, ou seja, pelos usuários que pagam a passagem integral.
    Se o Anel A subir de fato de R$ 2,15 para R$ 2,40 representará o acumulado do IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) apenas de 2014 e 2013. Nesse caso, o governo irá ignorar o acumulado de 2012, quando foi dado o último reajuste das tarifas. Apesar de a opção pela majoração de 11% ser dada como certa entre membros da cúpula do governo estadual, há personagens envolvidos na discussão do realinhamento da tarifa que garantem que a proposta a ser defendida pelo Estado é do Anel A subir para R$ 2,50, o que representa um aumento de 16% – resultado do acumulado do IPCA de 2014/2013/2012.
    Os empresários de ônibus, entretanto, continuam defendendo um reajuste maior, de 24%, o que elevaria a passagem para R$ 2,67. Ontem, ao ser informado das propostas que deverão ser apresentadas pelo governo estadual, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE), Fernando Bandeira, elogiou o  Passe Livre, mas criticou o  índice de 11%. “Será muito ruim. Daremos uma tarifa que não resolverá o problema do déficit do sistema”, afirmou.
    LEIA MAIS NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JC DESTA QUINTA-FEIRA (8/01/2014)

    Protesta Amanhã - Transporte Público Protesto e definição sobre reajuste na passagem de ônibus nesta sexta.Governo vai sugerir R$ 2,40 anel A

    Do JC Trânsito
    Percentual da passagem do ônibus será definido nesta sexta / Foto: Elvis de Lima/NE10
    Percentual da passagem do ônibus será definido nesta sextaFoto: Elvis de Lima/NE10
    Está prevista para esta sexta-feira (9) uma reunião que decidirá o rumo das negociações sobre o reajuste das passagens de ônibus na Grande Recife. O grupo da Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco (FLTP), composta por estudantes e organizações da sociedade civil, também irá realizar um protesto a partir das 8h desta sexta, contra o aumento das passagens, na Região Metropolitana do Recife (RMR).
    O protesto está previsto para acontecer em frente à sede da empresa Grande Recife Consórcio, no Cais de Santa Rita, número 600, no bairro de São José, área central do Recife.
    Já a reunião entre o Grande Recife e Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) será para decidir o reajuste das passagens. O evento acontecerá no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), no bairro de Salgadinho, em Olinda, na RMR.
    O percentual exato do reajuste será definido na reunião, mas cogita-se que o anel A subirá de R$ 2,15 para R$ 2,50 a partir da próxima semana.
    Até o fechamento desta matéria, cerca de 1,6 mil pessoas confimaram presença no protesto da FLTP contra o aumento das passagens, pela rede social Facebook.

    Mobilidade - Estudo medirá qualidade do transporte na RMR Pesquisa de ONG internacional, nunca antes realizada numa cidade brasileira, vai averiguar a satisfação dos usuários com o serviço na RMR



    Eliseu Bezerra elogia estrutura do Pelópidas da Silveira, mas critica tempo de espera. Foto: Bernardo Dantas/ DP/D.A Press

    No momento em que se discute o aumento da tarifa de ônibus na Região Metropolitana do Recife, há outro ponto, talvez o mais importante, que não pode ser esquecido: a qualidade do serviço. Além da pesquisa de origem/destino, que será licitada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano para nortear futuros investimentos, também será feito, a partir de março, um diagnóstico da qualidade do sistema.

    O Recife será a primeira capital brasileira contemplada com o estudo da Corporação Andina de Fomento (CAF), uma ONG latino-americana que pesquisará junto ao usuário os pontos positivos e negativos de toda a cadeia. Serão analisados 17 atributos, incluindo tempo de espera, segurança, condições das paradas e terminais, atendimento dos profissionais, condições dos veículos e segurança.

    A pesquisa, que já foi feita em Buenos Aires, Argentina, irá contemplar agora o Recife e Lima (Peru). “Essa pesquisa estava prevista para ser feita em Bogotá (Colômbia), mas conseguimos trazê-la para o Recife. Será importante termos esse retrato nos 14 municípios da RMR”, ressaltou Maurício Pina, diretor de Planejamento do Grande Recife.

    Não é difícil imaginar as respostas dos usuários. Sempre haverá o que melhorar, mas há situações piores que outras. O Diario visitou, ontem, três tipos de terminais de ônibus na RMR. No corredor Norte/Sul, por onde passa o BRT, visitamos o Pelópidas da Silveira, inaugurado em 2009. As instalações não estão entre as maiores críticas, mas sim o longo tempo de espera. “Os ônibus são bons e aqui tem BRT. A demora poderia ser menor”, diz Eliseu Bezerra, 55 anos.

    Fora dos terminais do Sistema Estrutural Integrado (SEI), a situação é mais complicada. Em Jardim Brasil 2, Olinda, a estrutura tem pouco espaço para o usuário. “Os ônibus poderiam ser mais confortáveis. Não têm ar-condicionado. O terminal também não é bom”, avalia Rafael Martins, 25, estudante.

    Mas há situações piores. Em Sítio Novo, Olinda, os ônibus ficam na rua. “O terminal é ruim, os ônibus são velhos e faz muito calor. Também demora muito”, reclama Rafaela Ferreira, 26, cozinheira.

     A reunião que definirá o valor da passagem, no Conselho Superior de Transporte, está prevista para amanhã, às 8h. Mas o Ministério Público se reunirá hoje com o Grande Recife para pedir adiamento e maior discussão com a sociedade.

    Saiba Mais

    Conheça os 17 atributos que serão analisados na pesquisa da CAF

    8 atributos (serviço):
    -    Rapidez
    -    Tarifa
    -    Conforto
    -    Segurança (acidente/ violência)
    -    Confiabilidade
    -    Intervalo
    -    Desvios de rotas
    -    Informações

    2 atributos sobre o pessoal de operação:
    -    Prudência na condução do veículo
    -    Boa apresentação (asseio, uniforme)

    4 atributos sobre as estações e paradas:
    -    Higiene
    -    Comodidade
    -    Sistema de informações
    -    Compra de bilhete de passagem

    3 atributos sobre os veículos:
    -    Comodidade (assento, iluminação)
    -    Informação ao usuário no interior do veículo
    -    Acessibilidade aos veículos

    Fonte: Corporação Andina de Fomento