quarta-feira, 10 de junho de 2015

Segurança » Paralisação de 48 horas da Polícia Civil, atençao cidadao Pernambucano evitem ficar ate tarde pelas ruas, e cuidado nos Ônibus e Metro, pois muitos bandidos, vai querer agir e a policia Militar esta ai pra ajudar.( Ligue: 190)


começa nesta quarta Possibilidade de greve não foi descartada.
Policiais civis de Pernambuco farão uma paralisação de 48 horas a partir de zero hora desta quarta-feira. Uma assembleia que contou com a participação de aproximadamente 500 dos 4,9 mil profissionais em todo o estado deliberou, nessa segunda à noite, que antes do final da paralisação, às 18h da quinta-feira, outra assembleia decidirá os rumos do movimento. “A gente pode deliberar pela greve”, antecipou o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), Áureo Cisneiros.

Ainda segundo o presidente do Sinpol, em mais de duas horas de reunião de negociação o governo do estado não ofereceu nada além de uma “progressão, dependendo de avaliação de desempenho”. A categoria reivindica a recomposição dos salários, incluindo a fixação do percentual de 225% de gratificação de função policial para todo o quadro da Polícia Civil, além da convocação de 100 escrivães e 700 agentes concursados para substituir outros que se aposentam até o final do ano. Cobram, ainda, equipagem adequada para trabalhar com segurança, inclusive coletes à prova de balas, melhores condições de trabalho nas delegacias.

FONTE: DIÁRIO DE PERNAMBUCO ( WAGNER OLIVEIRA)


DEBATE - Câmera Americana do comercio faz debate, sobre a Malha viária de Pernambuco.


A malha viária de Pernambuco foi um dos temas do debate realizado pela Câmara Americana de Comércio. Na ocasião, o secretário executivo estadual de Transportes, Antônio Cavalcanti Júnior, ressaltou que o governador Paulo Câmara não tem medido esforços para manter a linha de crescimento do Estado, apesar do momento econômico que o País atravessa.
Na área de transportes, o gestor explicou que várias ações já estão sendo tomadas visando contribuir para o desenvolvimento da economia de Pernambuco, como a recuperação das principais estradas estaduais e a implantação de novas alternativas de tráfego. “Estamos criando melhores condições para o escoamento da produção do polo de confecções do Agreste e do novo Polo Industrial da Região Metropolitana Norte”, exemplificou Antônio Júnior.


fonte: Secretaria de Transportes de Pernambuco.

terça-feira, 9 de junho de 2015

ARRASTÃO NO METRO DO RECIFE - Trio faz arrastão em vagão do metrô



ARRASTÃO NO METRO AGORA A TARDE
A falta de segurança no Metrô do Recife fez novas vítimas no início da tarde desta terça-feira. De acordo com testemunhas, por volta das 14:00 horas, três homens promoveram um arrastão dentro de um vagão entre as estações Joana Bezerra e Largo da Paz, na Linha Sul.
fonte: DIÁRIO PERNAMBUCO
Alcione Ferreira/DP/D.A Press.

RODOVIAS - Saída para engarrafamentos na BR-101, Arco Metropolitano está no pacote de concessões.

Arco foi pensado como alternativa ao trânsito caótico na BR-101 / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Do JC Transito.
Arco foi pensado como alternativa ao trânsito caótico na BR-101Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
O pacote de concessões anunciado nesta terça-feira (9) para 2016 incluiu o Arco Metropolitano, como a presidente Dilma Rousseff (PT) havia antecipado na sua última passagem por Pernambuco, em abril. Toda a obra viária vai de Goiana, na Mata Norte, onde foi instalada a fábrica da Jeep, até o Porto de Suape e foi planejada como uma saída para os constantes congestionamentos na BR-101. A duplicação da BR-232 até o distrito de Cruzeiro do Nordeste, em Sertânia, no Sertão pernambucano, também está no plano. As rodovias serão de Pedágio.Imagem: Ministério do Planejamento/Reprodução
A obra do Arco está dividida em dois lotes. O primeiro, o Norte, vai de Goiana a São Lourenço da Mata, no Grande Recife. Essa é a etapa mais polêmica, pois passava pela reserva ambiental Aldeia/Beberibe no projeto inicial, que foi alterado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O traçado ainda é indefinido.

O trecho Sul, de 44 quilômetros entre o Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata, chegou a ser licitado há um ano e maio, mas a concorrência foi suspensa pelo próprio Dnit. Faltavam documentos básicos como projeto e as licenças ambientais. Novos prazos foram anunciados desde então, mas o processo ainda não começou. 

Na visita a Pernambuco para inaugurar a fábrica da Jeep - quando o Arco já deveria estar funcionando, segundo o planejamento inicial - a presidente anunciou que a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) concedeu a licença prévia para o trecho. Assim, a licitação poderia ser feita.

O Governo de Pernambuco começou a planejar o Arco em 2008, a um custo de R$ 1,7 bilhão, como uma Parceria Público-Privada (PPP). Em 2013, o governo federal assumiu a obra, mas problemas com os direitos autorais do projeto de concessão restringiram os dados à versão antiga, o que motivou uma volta a um estágio inicial dos estudos. Toda a obra é orçada agora em R$ 1,34 bilhão.

PROGRAMA - O pacote completo para Pernambuco é de R$ 4,2 bilhões, para 564 quilômetros rodoviários - o Arco tem aproximadamente 100 quilômetros. O objetivo é a construção da obra viária e melhoria do acesso ao Porto de Suape, pela BR-101 - que terá serviços desde a divisa com Alagoas até o limite com a Paraíba. Além disso, foi incluída nos leilões do próximo ano no Programa de Investimentos em Logística (PIL) a duplicação da BR-232. Atualmente, a rodovia é duplicada até São Caetano, no Agreste, e a demanda é pleito antigo da localidade.
De acordo com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, a nova etapa responde ao aumento da produção, da frota automobilística, do movimento de passageiros e de cargas em portos do país. “Há uma grande demanda por infraestrutura no Brasil, isso garante que haverá demanda. Se há demanda, há investimentos”, avaliou. Para as rodovias, a concessão seguirá o modelo de leilão pela menor tarifa. O plano prevê um total de R$ 198,4 bilhões em investimentos e também inclui concessão de aeroportos e portos.

A CRUZEIRO NÃO VAI DESAPARECER, E VAI ASSUMIR LINHAS INTERMUNICIPAIS.


Auto Viação Cruzeiro vai assumir linhas interestaduais de três empresas‏

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos

Texto:*Josivandro Avelar
Fotos: JC Barboza / João Victor





A Auto Viação Cruzeiro, marca do Grupo Progresso, vai assumir as linhas interestaduais das empresas Leão do Norte (também pertencente a Progresso), Princesa do Agreste e Jotude, ampliando a cobertura interestadual do grupo pernambucano. São ao todo 14 linhas, sendo três delas com destino a Paraíba.


4739- Linhas da Leão do Norte


A Cruzeiro deve assumir as linhas Recife X Campina Grande, Recife X Ingá, Recife X Paulo Afonso e Timbaúba X Campina Grande.





Resolução*nº*4739,*de*03 de junho de 2015


Autoriza a transferência de serviço da empresa Rodoviária Leão*do Norte Ltda. para Auto Viação Cruzeiro Ltda.


A Diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, no uso de suas atribuições, em conformidade com o disposto nas Resoluções nº 2.868, de 4 de setembro de 2008, nº 3.076, de 26 de março de 2009, e nº 4.306, de 8 de abril de 2014, fundamentada no Voto DAL - 177, de 3 de junho de 2015, e no que consta do Processo nº 50500.042594/2015-58, RESOLVE:


Art. 1º Autorizar o pedido de transferência dos serviços de transporte rodoviário interestadual de passageiros, operados no regime de Autorização Especial, Recife (PE) – Campina Grande - Pb, prefixo nº 04-0064-20; Timbaúba (PE) – Campina Grande Pb, prefixo nº 04-0064-21; Recife (PE) – Ingá (PB), prefixo nº 04-0064-22; e Recife (PE) – Paulo Afonso (BA), yprefixo nº 04-0912-00, da empresa Rodoviária Leão do Norte Ltda. para a Auto Viação Cruzeiro Ltda.


Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.


JORGE BASTOS
Diretor-Geral


Com a transferência, a Leão do Norte deve se focar nas linhas intermunicipais dentro do estado de Pernambuco.


4740- Linhas da Jotude


A Cruzeiro assumiu da Jotude as linhas Recife X Arapiraca, Recife X Palmeira dos Índios, Caruaru X Arapiraca e Garanhuns X Penedo.




Resolução*nº*4740,*de*03 de junho de 2015


Autoriza a transferência de serviço da empresa João Tude*Transportes e Turismo Ltda. para Auto Viação Cruzeiro Ltda.


A Diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, no uso de suas atribuições, em conformidade com o disposto nas Resoluções nº 2.868, de 4 de setembro de 2008, nº 3.076, de 26 de março de 2009, e nº 4.306, de 08 de abril de 2014, fundamentada no Voto DAL - 175, de 3 de junho de 2015 e no que consta do Processo nº 50500.021888/2015-46, RESOLVE:


Art. 1º Autorizar o pedido de transferência dos serviços de transporte rodoviário interestadual de passageiros, operados no regime de Autorização Especial, Recife (PE) – Penedo (AL), prefixo nº 04-0087-00; Recife (PE) – Arapiraca (AL), prefixo nº 04-0188-00; Recife (PE) – Palmeira dos Índios (AL), prefixo nº 04-1074-00; Caruaru (PE) – Arapiraca (AL), prefixo nº 04-1118-00; e Garanhuns (PE) – Penedo (AL), prefixo nº 04-1314-20, da empresa João Tude Transportes e Turismo Ltda. para a Auto Viação Cruzeiro Ltda.


Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.


JORGE BASTOS
Diretor-Geral


A Jotude estava praticamente extinta. Outras linhas, intermuncipais e interestaduais, foram transferidas para a Coletivo Transportes. A transferência das interestaduais que hoje pertencem a Coletivo até aqui ainda não saiu.


4731- Linhas da Princesa do Agreste


A Cruzeiro deve assumir da Princesa do Agreste as linhas Recife X Crato, Recife X Teresina, Caruaru X Juazeiro do Norte, Recife X Floriano, Araripina X Floriano e Floriano X Imperatriz - Via Grajaú.


Resolução*nº*4741,*de*03 de junho de 2015


Autoriza a transferência de serviço da empresa Lourival*José da Silva (Auto Viação Princesa do Agreste) para Auto Viação*Cruzeiro Ltda.


A Diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, no uso de suas atribuições, em conformidade com o disposto nas Resoluções nº 2.868, de 4 de setembro de 2008, nº 3.076, de 26 de março de 2009, e nº 4.306, de 8 de abril de 2014, fundamentada no Voto DAL - 176, de 3 de junho de 2015 e no que consta do Processo nº 50500.042598/2015-36, RESOLVE:


Art. 1º Autorizar o pedido de transferência dos serviços de transporte rodoviário interestadual de passageiros, operados no regime de Autorização Especial, Recife (PE) – Crato (CE), prefixo nº 04-0021-00; Recife (PE) – Teresina (PI), via BR-116, prefixo nº 04-0131-00; Caruaru (PE) – Juazeiro do Norte (CE), prefixo nº 04-0248-00; Recife (PE) – Floriano (PI), prefixo nº 04-0876-00; Araripina (PE) – Floriano (PI), prefixo nº 04-1087-00; e Floriano (PI) – Imperatriz (MA), via Grajaú (MA), prefixo nº 18-0419-00, da empresa Lourival José da Silva (Auto Viação Princesa do Agreste) para a Auto Viação Cruzeiro Ltda.


Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.


JORGE BASTOS
Diretor-Geral


Somente a linha Salgueiro X Juazeiro do Norte não foi transferida.

As três resoluções foram publicadas hoje no Diário Oficial da União e no site da ANTT. Não se sabe exatamente se esta será uma extensão do que já existe como Progresso, ou se a Cruzeiro operará de forma completamente independente.


*link:http://www.onibusparaibanos.com/2015/06/auto-viacao-cruzeiro-vai-assumir-linhas.html#more


FONTE :Portal Ônibus Paraibanos.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

BRT DO RECIFE FEZ 1 ANO DE INAUGURADO DIA 07/06/15 E O QUE TEMOS HOJE, E A CERTEZA DE QUE NOSSO BRT, E NADA MAS E NADA MENOS QUE UM ÔNIBUS COMUM ARTICULADO COM AR.

O BRT do Recife, completou seu 1 ano de vida, e a população recebeu a triste noticia na ultima semana, onde o criador do sistema BRT , falou que o de Recife não passava de um articulado com ar.Triste ficamos de saber que fomos iludidos, e enganados por Governo e temos só a certeza de que, nossos impostos foi mal aplicado e nos sentimos lesados.
O CRIADOR DO BRT CRITICA DE PERNAMBUCO:


Assista os videos abaixo e veja o que ja rolou, neste 1º ano de BRT -BUS RAPID TRANSIT:

OS VIDEOS ACIMA TEM SEUS CRÉDITOS NA PAGINA DO YOUTUBE.

TEMOS A TRISTE CERTEZA, DE SERMOS SEMPRE ENGANADOS, E O QUE VEMOS E SENTIMOS, O DESRESPEITO PELO DINHEIRO SUADO DO POVO PERNAMBUCANO.
GOVERNADOR PAULO CAMARÁ FAÇA LOGO ALGO, POIS O SEU MANDATO ESTA CALADO DEMAIS E SEM AÇÃO.

Um mês após morte de estudante que caiu de ônibus, nada mudou para os passageiros



Situação do ônibus na última sexta-feira (5), registrada no TI da Macaxeira / Foto: Mariana Campello/JC TrânsitoSituação do ônibus na última sexta-feira (5), registrada no TI da Macaxeira
Foto: Mariana Campello/JC Trânsito
Nesta segunda-feira (8), completa um mês que uma estudante morreu ao cair de um ônibus lotado na Cidade Universitária, na Zona Oeste do Recife. Reclamações sobre a situação do transporte coletivo na Região Metropolitana tomaram as principais manchetes em seguida e o assunto provocou protestos e debates sobre o tema. No entanto, 30 dias depois, os passageiros continuam enfrentando as mesmas dificuldades.

Várias vezes perdi minha vez na espera, diz Édson Cícero
Várias vezes perdi minha vez na espera, diz Édson CíceroFoto: Mariana Campello/JC Trânsito
No Terminal Integrado da Macaxeira, o mecânico Cláudio Mirco, 24 anos, reclama da organização e demora dos ônibus diariamente, além da falta de veículos. "Aqui é péssimo demais! O povo no meio da fila invade o espaço dos outros e várias pessoas vão penduradas na porta do ônibus. E demora muito, espero 40 minutos pro meu (ônibus) chegar", reclamou Cláudio. Já a empregada doméstica Maria de Fátima, 44, reclama da desorganização das filas. "Eu acho que deveria ter mais policiais e melhorias na organização da fila, não existe alguém pra ajudar a organizar. Nós nunca sabemos qual será a hora que o ônibus vai chegar", desabafa. O pedreiro Edson Cícero, 37, faz coro sobre os problemas: "todos os dias é desorganizado isso aqui. Quando abrem as portas, pessoas empurram e invadem o espaço do outro. Várias vezes perdi minha vez na espera. E uma coisa que precisa melhorar aqui é a segurança", afirma.

A Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife Consórcio de Transporte recebe uma média de 270 ligações diárias, o que resulta em 4.448 reclamações de janeiro até essa sexta-feira (5). A principal denúncia é por não cumprimento do quadro de horário, com 1.469 ligações, seguida de queima de parada, com 971 registros.

O CASO - A estudante de biomedicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Camila Mirele Pires da Silva, 18 anos, deixava a instituição no dia 8 de maio, uma sexta-feira, num ônibus Barro/Macaxeira superlotado, quando caiu do veículo. A jovem permaneceu consciente até chegar ao Hospital Getúlio Vargas (HGV), também na Zona Oeste, onde faleceu.

As investigações ainda estão sendo realizadas pela Delegacia de Acidentes e Delitos de Trânsito, sob responsabilidade do delegado Newson Mota. O prazo para a conclusão do inquérito acabaria neste domingo (7), mas Mota pediu mais tempo para descobrir como o acidente aconteceu e se há culpados.

O delegado questionou à equipe de perícia, por exemplo, como funcionava o mecanismo de abertura e fechamento da porta, se havia câmera no interior no ônibus, se esses equipamentos estavam funcionando corretamente e se há imagens captadas do momento do acidente. Outra dúvida do delegado enviada em ofício ao IC é sobre os ângulos de visão do motorista em relação aos demais passageiros e à parte externa do veículo.

Quando tiver acesso a essas respostas, Mota ainda fará algumas diligências. Até lá, prefere não se pronunciar sobre o caso. "Enquanto o laudo não chegar, não posso formar nenhum juízo", justificou.

Filas e falta de segurança incomodam os passageiros
Filas e falta de segurança incomodam os passageirosFoto: Mariana Campello/JC Trânsito
Prestaram depoimento, até agora, cerca de 10 pessoas, entre eles o motorista e o cobrador do ônibus e oito passageiros. A maioria das testemunhas apresentou a mesma versão: Camila entrou pela porta do meio, devido à superlotação do ônibus. A bolsa dela ficou presa. O condutor queimou a parada seguinte e pouco depois a porta abriu e a garota caiu. Os passageiros gritaram para ele parar e desceram. Ninguém viu sinal de outro ônibus ou carro que pudesse ter atropelado a estudante.

Antes de ser ouvido pela polícia, o motorista afirmou à imprensa, em entrevista coletiva, que não teve culpa. "Estava com o veículo lotado. Não estava enxergando o retrovisor e pedia para um rapaz se afastar, mas ele me xingava", relatou. "Mesmo com o carro em movimento, sou obrigado a parar e eles invadem mesmo", disse ainda.

Depois do acidente, o condutor não teve condições emocionais de voltar ao trabalho e ficou afastado da função por mais de uma semana, segundo o Sindicato dos Rodoviários. Porém, afirma que, no dia do acidente, a empresa Metropolitana, concessionária da linha, pediu que ele realizasse mais duas viagens com o ônibus.

A Metropolitana só irá se posicionar sobre o assunto após a conclusão do inquérito. O Grande Recife Consórcio também prefere silenciar sobre o tema.

FONTE: JC NE10

terça-feira, 2 de junho de 2015

Nova linha ligando Zona Norte a Zona Sul


NOVA LINHA DE ÔNIBUS LIGARÁ O BAIRRO DE APIPUCOS AO SHOPPING RIOMAR





Os usuários de ônibus da Zona Norte do Recife terão mais uma opção de linha para a Zona Sul da cidade, a partir deste sábado (6). A linha 518 - Apipucos/RioMar sairá do Parque da Macaxeira e ligará bairros como Apipucos, Casa Forte, Parnamirim, Jaqueira, Graças e Derby, ao Shopping RioMar, localizado no bairro do Pina.

A nova linha irá operar com sete ônibus rodoviários, realizando 48 viagens por dia e circulará, inicialmente, de segunda a sábado, das 6h30 às 20h, com tarifa de R$ 4,60. Como as demais linhas opcionais, serão aceitos somente os VEMs Trabalhador e Comum, além do pagamento em dinheiro.

Confira abaixo todo o itinerário desta linha:

Parque da Macaxeira/Shopping Rio Mar: Rua Cel. João Batista do Rêgo Barros (Terminal), Ponte sobre o Açude de Apipucos, Rua de Apipucos, Av. 17 de Agosto, Av. Parnamirim, Av. Rui Barbosa, Praça do Entroncamento, Av. Gov. Agamenon Magalhães (pista local), Av. Gov. Agamenon Magalhães, Ponte Papa João Paulo II (José de Barros Lima), Viaduto Capitão Temudo, Ponte Governador Paulo Guerra, Alça de acesso ao RioMar Shopping, Via interna do Shopping RioMar com ponto de retorno na parada 010350.

Rio Mar Shopping/Parque da Macaxeira: Via de contorno do RioMar Shopping, Rua Amador Bueno, Rua Dr. Dirceu Velloso Toscano de Brito, Rua Manuel de Brito, Túnel sob a Rua Herculano Bandeira, Av. Eng. Antônio de Góes (pista da esquerda), Ponte Gov. Agamenon Magalhães, Viaduto Capitão Temudo, Rua Juiz César Barreto, acesso à Ponte José de Barros Lima, Ponte José de Barros Lima, Av. Gov. Agamenon Magalhães (1º acesso a via local), Praça do Parque Amorim, Rua Dr. Bandeira Filho, Av. Conselheiro Rosa e Silva, Estrada do Arraial, Rua Des. Góis Cavalcante, Av. 17 de Agosto, Rua de Apipucos, Ponte sobre o Açude de Apipucos, Rua Cel. João Batista do Rego Barros, Parque da Macaxeira

BRT - leste oeste ganha mais (02) duas estações .

ESTAÇÕES BARREIRAS E PADRE CÍCERO INICIAM OPERAÇÃO NO CORREDOR LESTE/OESTE




A partir desta quarta-feira (3), os usuários do Corredor Leste/Oeste ganharão duas novas estações do Via Livre BRT. As estações Barreiras e Padre Cícero, localizadas na Av. Joaquim Ribeiro (Rodovia PE-005), logo após a estação Areinha, irão atender as linhas do Via Livre BRT 2450 – Camaragibe (Centro) e 2480 – Camaragibe/Derby, que saem do TI de Camaragibe.

Ao todo, serão 15 estações em operação, são elas: Areinha, Barreiras, Padre Cícero, Capibaribe, Engenho Poeta, Riacho do Cavoco, BR-101, Caiara, Parque do Cordeiro, Forte do Arraial, Getúlio Vargas, Zumbi, Abolição, Derby e Guararapes.

As estações irão operar de domingo a domingo das 4h30 às 00h40. A expectativa é que o corredor Leste/Oeste passe a transportar mais 678 passageiros por dia, totalizando 41 mil passageiros transportados diariamente. Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

OS ATRAPALHADOS DO GOVERNO PAULO CAMARÁ, FEZ CONFUSÃO EM UMA LEI JÁ EXISTENTE, SOBRE VEM E OS CRÉDITOS.

VEM livre acesso1

O governador Paulo Câmara levantou uma polêmica inexplicável a respeito da validade dos créditos do cartão VEM. No dia 27, encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto de lei número 231/2015, determinando que os créditos dos bilhetes eletrônicos não utilizados expirem em 180 dias. Nesta sexta-feira (29/5), após muitas discussões nas redes sociais sobre o assunto, retirou o projeto, alegando a necessidade de “avaliação técnica”. O detalhe é que a validade já está em vigor desde 2013. Ou seja: o governo propôs uma lei que já existe.
Em seu artigo 17, a Lei Nº 15.190, de 12 de dezembro de 2013, diz que “os créditos oriundos das vendas antecipadas de bilhetes do STPP/RMR, sejam créditos de VEM Estudante, VEM Comum, VEM Trabalhador ou de qualquer outro tipo de vale existente ou a ser criado, quer tais créditos já tenham sido adquiridos, quer sejam adquiridos após a publicação desta Lei, todos têm validade de 180 (cento e oitenta) dias corridos”. O mesmo texto do projeto de lei apresentado agora.
A lei em vigor estabelece que os valores em questão, havendo subsídio, devem ser utilizados para cobrir os montantes correspondentes aos concessionários do STPP/RMR conforme critérios de cálculo estabelecidos nos instrumentos de concessão de operação do sistema. E não havendo subsídio, devem ser apropriados pelo Grande Recife Consórcio para manutenção do sistema, desde que a conta garantida apresente saldo positivo superior a quatro meses de arrecadação tarifária. Também o mesmo texto do projeto atual.

Foto: JC Imagem
Foto: JC Imagem
O Jornal do Commercio procurou a assessoria do governo para tratar do assunto, mas foi informado de que só se pronunciaria por nota. O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado (Urbana-PE), Fernando Bandeira, disse não ter entendido a apresentação do projeto. “Deve ter havido um equívoco.”
Em novembro de 2014, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), sob alegação de ilegalidade da medida. Na época, o então procurador-geral do órgão, Aguinaldo Fenelon, declarou ao JC: “O Sistema de Transporte Público não pode apropriar-se dos créditos adquiridos por estudantes e trabalhadores sob a alegação de que a validade desses créditos expirou. Trata-se de uma afronta ao princípio da moralidade e ao direito dos cidadãos”.
Conforme Bandeira, a ação não derrubou a lei. “Os créditos expiram do mesmo jeito que outros serviços perdem a validade, como os créditos de telefone”, argumenta. “Mas o valor é baixo, embora não tenha informação agora desses números. Em geral, as empresas só carregam o que o trabalhador vai usar”, afirma. O JC solicitou o valor desses créditos ao Grande Recife Consórcio de Transportes, mas a assessoria respondeu não ter como informá-lo sexta-feira porque um funcionário faltou. O VEM beneficia pelo menos 450 mil trabalhadores.

TITULO DA MATÉRIA: JAILSON SILVA.

Postado por Roberta Soares

LANÇAMENTO - MARCOPOLO COM NOVIDADES QUE PODEM DESEMBARCAR NO RECIFE.


NOVO TORINO LOW ENTRYMarcopolo Novo Torino Low Entry.


Posiciona a linha do Torino no segmento de ônibus com maior padrão, com motor traseiro e piso baixo, uma exigência em diversos sistemas de transportes pelo País. O modelo pode ter até 13,4 metros de comprimento e apresenta suspensão pneumática. Dependendo da configuração interna, pode transportar até 79 passageiros, sendo 39 sentados e 40 em pé. Pode receber como opcionais sistemas de ar condicionado e audiovisual para entretenimento e informação dos passageiros, com duas telas LCD de 19 polegadas.
Marcopolo Torino Express.
Marcopolo Torino Express.

TORINO EXPRESS

O modelo não chega mais ser uma novidade, já está servindo os corredores BRT do Rio de Janeiro. No entanto, reforça a intenção da Marcopolo em não deixar brechas nos segmentos urbanos. Trata-se de um articulado mais simples que o Viale BRT, no entanto, sem deixar de ter itens de conforto e tecnologia, como sistema multiplex redesenhando que informa dados de operação e desempenho, nova iluminação interna de led e assoalho dividido em painéis que permite manutenção mais fácil, sem a necessidade de remover as poltronas. A capacidade pode ser de até 130 passageiros.

LINHA 2015 URBANOS:
Viale
Viale BRS
Viale BRT
Viale BRT Articulado
Novo Torino motor dianteiro
Novo Torino Motor traseiro
Torino Low Entry
Torino Express Articulado
Senior Midi

FONTE : BLOG ONIBUS BRASIL OB.