sábado, 24 de outubro de 2015

Mobilidade Recife - Grande Recife reforça linhas de ônibus para o Enem 2015


As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) serão realizadas em todo o Brasil, no próximo sábado (24) e domingo (25). Para auxiliar os estudantes da Região Metropolitana do Recife (RMR) a chegarem aos locais de prova, o Grande Recife Consórcio de Transporte organizou um esquema especial de ônibus com reforço de linhas.
No sábado (24), primeiro dia de prova, serão reforçadas 34 linhas além da reativação da linha 431 – Cidade Universitária. Neste dia, 1.766 veículos realizarão cerca de 20.075 mil viagens, ou seja, 37 veículos e 351 viagens a mais que um sábado normal.
 
Já no domingo (25), 41 linhas estarão reforçadas e mais três linhas serão reativadas, são elas: 116 – Circular (Príncipe), 431 – Cidade Universitária e 424 - CDU/Torrões (Via San Martin). Ao todo, neste dia estarão nas ruas 1.392 veículos realizando cerca de 16.914 mil viagens para atender os estudantes, 63 veículos e 569 viagens a mais que um domingo usual. 
 
É importante lembrar que o estudante deve se deslocar para o local de prova com antecedência, evitando imprevistos. 
 
Confira as linhas reforçadas abaixo:
 
1900 – TI PE-15 (PCR)
1905 – TI Igarassu/TI Pelópidas Silveira
1906 – TI Pelópidas/TI Macaxeira
1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto)
1921 – Ouro Preto (Jatobá I)
1946 – TI Igarassu (PCR)
1955 – Engenho Maranguape/TI Pelópidas
1964 – TI Igarassu/TI Macaxeira
1971 – Amparo
1976 – TI Pelópidas (PCR)
1977 – TI Pelópidas (Conde da Boa Vista)
1980 – Igarassu/Cidade Tabajara
1984 – Loteamento Bonfim/TI Pelópidas
1988 – Desterro/TI Pelópidas 
1990 – Pau Amarelo/Varadouro
060 - TI Tancredo Neves/TI Macaxeira 
423 – Engenho do Meio
424 – CDU/Torrões (Via San Martin)
431 – Cidade Universitária
432 – CDU (Várzea)
116 – Circular (Príncipe)
118 – Prazeres/Boa Viagem
123 – Três Carneiros Baixo/ TI Tancredo Neves
133 – Três Carneiros/ TI Tancredo Neves
137 – UR-11/TI Tancredo Neves
142 – Alto Dois Carneiros/ TI Tancredo Neves
152 – Jordão Baixo/ TI Aeroporto 
168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)
520 – Macaxeira/Parnamirim
521 – Alto Santa Isabel
522 – Dois Irmãos (Rui Barbosa)
524 – Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)
527 – Sítio dos Pintos/IMIP (Joana Bezerra)
532 – Casa Amarela (Cabugá)
902 – Mirueira/Macaxeira
948 – Arthur Lundgren II/ Macaxeira
2410 – Parque Capibaribe/TI TIP
2450 – TI Camaragibe (Centro)
2460 – TI Camaragibe (Príncipe)
2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira
200 – Jaboatão (Parador)
202 – Barro/Macaxeira (Várzea)
243 – Vila Dois Carneiros
412 – San Martin (Largo da Paz)
731 – Beberibe/Espinheiro 
860 – TI Xambá (Príncipe)
882 – TI Xambá/Rio Doce (C.L.Cavalcanti)
020 – Candeias/TI Tancredo Neves
026 – TI Aeroporto/TI Joana Bezerra
060 – TI Tancredo Neves/TI Macaxeira
061 – Piedade
346 – TI TIP (Conde da Boa Vista)
360 – Totó/Boa Viagem
181 – Cabo (Cohab)/TI Cajueiro Seco
640 – Guabiraba/Derby
710 – Beberibe/Derby
910 – Piedade/Rio Doce
 
Em caso de dúvidas, o Consórcio disponibiliza a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

MOBILIDADE SCANIA - Scania já recebeu consultas de empresas e gestores sobre ônibus biarticulado

Montadora divulga vídeo especial com o veículos em operação. Ônibus é indicado para sistemas de BRT.
Ônibus biarticulado da Scania fotografado em São Bernardo do Campo. Marca diz que já recebeu consultas sobre o modelo de diversas regiões do país.
Ônibus biarticulado da Scania fotografado em São Bernardo do Campo. Marca diz que já recebeu consultas sobre o modelo de diversas regiões do país. Foto: Jeferson Rocha Ferreira.
A Scania confirmou que já recebeu consultas de empresas de ônibus e de gestores de transportes sobre o modelo biarticulado, o primeiro da marca no Brasil, lançado oficialmente na semana passada.
Por questões de estratégia, a montadora não revelou quem realizou as consultas até o momento, mas garantiu que os pedidos de informações sobre o ônibus indicado para sistemas de corredores BRT partiram de “diversas regiões do país”.
O Blog Ponto de Ônibus apurou que entre as cidades interessadas no produto estão Rio de Janeiro e Curitiba.
No caso se Curitiba, além de a cidade ser considerada o berço do BRT do mundo com o primeiro sistema entrando em operação em 1974, o mercado local tem forte presença da Volvo, cuja sede é no município e até então, desde 1992, era a única no País a fabricar ônibus biarticulados.
No caso do Rio de Janeiro, onde ocorreu a apresentação do veículo, atualmente os dois corredores de ônibus, Transoeste e Transcarioca somam 91 quilômetros e atendem 430 mil pessoas por dia. Mas o sistema deve crescer, chegando a 157 quilômetros em 2018, transportando 2 milhões de passageiros por dia, com investimentos totais de R$ 5,6 bilhões. Apenas o corredor Transbarsil, que vai passar pela Avenida Brasil ligando Deodoro, na zona Oeste, ao centro da cidade, em 28 quilômetros, deve atender a 820 mil pessoas por dia, segundo a Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro.
A região metropolitana do Rio de Janeiro deve também contar com uma rede de corredores de ônibus. A outorga paga pelas empresas operadoras na licitação do sistema intermunicipal, que está em andamento, vai ser usada para a construção de ao menos quatro corredores de ônibus.
O ônibus biarticulado F 360 HA pode transportar até 270 passageiros, dependendo da configuração interna da carroceria, possui 28 metros de comprimento e piso alto, podendo servir estações de corredores com o piso no mesmo nível do assoalho do veículo.
São justamente as cidades que possuem BRTs ou que ainda vão oferecer o sistema que estão entre os alvos da montadora de ônibus. De acordo com o Ministério das Cidades, responsável pela liberação das verbas do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – destinadas à mobilidade urbana, existem hoje no Brasil 61 projetos de corredores de ônibus de alta velocidade, os BRTs – Bus Rapid Transit.
O ônibus biarticulado F 360 HA possui motor dianteiro de 360 cavalos e torque é de 1.850Nm em baixas rotações, segundo a fabricante. O câmbio é automático B 516R de seis marchas, da Allison. O peso bruto total é de 43,5 toneladas.
As carrocerias atualmente disponíveis para o modelo são Neobus Mega BRT e Caio Millennium BRT.
A Scania diz que está atenta às mudanças em relação à mobilidade urbana e intensificou a divulgação dos ônibus urbanos que fabrica destacando soluções de veículos menos poluentes, como os ônibus a etanol e a biometano (gás proveniente da decomposição do lixo) ou a GNV.A marca lançou um vídeo apresentando os modelos atualizados. Clique para assistir.

FONTE: SCANIA BRASIL  COM ADAMO BAZANI - OB ônibus brasil

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

No Grande Recife, 26 ônibus BRT novos do consorcio Conorte e 46 da Mobibrasil, estão parados devido a obras inacabadas

Mais atrasos nas obras dos dois corredores de BRT da Região Metropolitana do Recife. Depois do anúncio em março, de que o corredor Norte/Sul - de Igarassu ao Centro do Recife - ficaria pronto em dezembro deste ano, a Secretaria das Cidades informou que “não há prazo estipulado” para a conclusão das obras. Sem data de conclusão também para o corredor Leste/Oeste, que vai de Camaragibe até a área central da capital pernambucana. Quando lançados, em 2010, os corredores exclusivos de ônibus deveriam ficar prontos para a Copa do Mundo de 2014.
Estação Benfica - Foto: Rafael Martins/ DP/ DA Press
De acordo com o cronograma inicial do Programa Estadual de Mobilidade Urbana (Promob), o Leste/Oeste seria entregue em dezembro de 2013. E o Norte/Sul ficaria pronto três meses depois, em maio de 2014. De lá para cá, várias datas foram divulgadas. Em março deste ano, o secretário das Cidades, André de Paula, disse que, “se tudo corresse de acordo com o previsto”, até o fim deste ano “a maioria das intervenções seria concluída”. Segundo ele, essa era uma exigência do governador Paulo Câmara, que havia definido os trabalhos de mobilidade como prioridade número 1. 
O Diario visitou estações inacabadas. No corredor Norte/Sul, a Estação Complexo do Salgadinho, que está pronta, ainda necessita de conclusão do sistema viário do entorno para começar a operar. Rodeada de tapume e com um matagal crescendo ao seu redor, a estação permanece fechada. A Estação da Benfica, do corredor Leste/Oeste, está com as obras completamente paradas. 

Sobre os atrasos, a Secretaria das Cidades informou que está finalizando a contratação da empresa para concluir as obras do Leste/Oeste e abandonadas pelo consórcio de empresas contratado para a execução dos serviços. Com relação ao corredor Norte-Sul, a Secid está buscando uma programação com a empresa para finalizar os serviços. Mas sem definir prazo.

Frota de ônibus está ociosa

O atraso na conclusão das obras do BRT causa prejuízos aos veículos que já estão prontos para rodar, mas que permanecem ociosos. Nas garagens das empresas do Consórcio Conorte - formado pelas operadoras Itamaracá, Rodotur e Cidade Alta e que opera no corredor Norte/Sul - 26 coletivos novos estão sem uso há um ano e três meses. 

No total, são 88 BRTs do consórcio, dos quais 62 estão rodando. “Temos um custo de manutenção porque esses ônibus se desgastam pelo não uso. Colocamos os veículos para circularem internamente nas garagens para retardar esse desgaste”, explicou o diretor institucional da Conorte, Gbson Pereira, sem precisar, no entanto, o valor mensal do prejuízo. A frota parada fica dividida nas garagens das três empresas do consórcio.

Segundo Gbson, o preço de um ônibus que opera no sistema BRT é três vezes maior que um convencional. Já os custos de operação dos veículos são de 30 a 40% maiores que os dos ônibus tradicionais. “A licitação previa um sistema de operação integrada e com vias segregadas. Sem as vias segregadas, a operação, que custa caro, é comprometida”, afirmou Pereira.

Por Anamaria Nascimento
Informações: Diário de Pernambuco

Acidentes com BRTs preocupam Em 16 meses, já foram contabilizados 78. Ausência de faixa exclusiva é uma das causas


Desde que o sistema Bus Rapid Transport (BRT) Via Livre foi implantado na Região Metropolitana do Recife, os corredores exclusivos são constantemente invadidos por motos e carros. Em 16 meses de operação, os dois corredores já somaram 78 acidentes. A maioria acontece nas áreas onde a pista usada pelo BRT não tem barreira física separando os veículos particulares, o que só reforça a necessidade de segregação, não apenas para otimizar a operacionalização do sistema, quanto para oferecer qualidade ao ambiente viário.


No caso do Corredor Norte/Sul, que possui 33,2km de extensão, dos 46 acidentes registrados, oito ocorreram nos 20km segregados fisicamente, que vai de Igarassu até o 7º Regimento de Artilharia de Campanha - Regime Olinda. Os outros 36 acidentes aconteceram da Avenida Pan Nordestina, em Olinda, até o Centro do Recife, justamente dentro dos 13km onde o corredor não foi segregado.

“Os acidentes ocorridos no corredor de BRT são considerados leves. Não houve acidentes com vítimas fatais, apenas danos materiais. Mas com todo o corredor sendo segregado, traria mais segurança para o Sistema BRT”, comentou o diretor institucional da Conorte, Gibson Pereira. A Conorte é o consórcio operacional do Corredor Norte /Sul, formado pelas empresas Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur.

Não condiz com a realidade esse nome.

Segundo a Mobi Brasil, consórcio que opera o Corredor Leste/Oeste, até agora, “todos os acidentes registrados no corredor foram resultados da invasão à faixa exclusiva por veículos que não são autorizados a utilizá-la. A situação mais frequente é a tentativa de fugir do engarrafamento”. Até o momento, neste ano, já foram registrados 24 acidentes. Em 2014, forma oito.


Os números do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) revelam que de janeiro a setembro deste ano, foram 642 multas aplicadas na RMR, por transitar com veículo privado em faixa exclusiva, incluindo as infrações na Faixa Azul. Ano passado, esse número quase quintuplicou.


Além da ausência de segregação física dos corredores de BRT, que facilita a infração, a responsabilidade da fiscalização é de competência de cada município por onde circula o sistema, ainda que ele seja metropolitano. O Grande Recife Consórcio de Transportes fiscaliza apenas a parte operacional (horários e frotas) do Via Livre. O grande problema é que a invasão aos corredores interfere diretamente na operacionalização do BRT, sobretudo nas cidades onde os órgãos de trânsito municipais são ausentes.


“Implantar o sistema de BRT é mais fácil do que fazer os motoristas obedecerem, porque não atingimos esse nível de cidadania ainda. Por isso, a solução é fiscalizar e punir. Mas é preciso que seja feito com equipamentos eletrônicos”, afirmou o coordenador das Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), César Cavalcanti.
Fonte : DP caderno local - Mobilidade

terça-feira, 20 de outubro de 2015

OPOSIÇÃO SE REUNEM PRA ORGANIZAR POSSÍVEL PROTESTO - Julgamento Rodoviários ficam com reajuste de 9,3% no TST



O Tribunal Superior do Trabalho (TST) concedeu aumento de 9,3% aos rodoviários do Grande Recife em sessão na tarde desta segunda-feira (19). A decisão será mantida até o julgamento do dissídio coletivo da categoria, que ainda não foi marcado. Porém, o valor é muito inferior ao que foi dado a motoristas, cobradores e fiscais de ônibus pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no Recife, que foi de 12% nos salários e 59,57% no vale-alimentação.
Julgamento do dissídio coletivo ainda não foi marcado / Foto: Guga Matos/JC Imagem
Julgamento do dissídio coletivo ainda não foi marcadoFoto: Guga Matos/JC Imagem
Membros das três oposições sindicais irão se reunir nesta terça-feira (20) para discutir sobre o reajuste e decidir futuros atos dos rodoviários. O encontro será ao lado do Terminal Integrado do Xambá, em Olinda, na Região Metropolitana, na sede da Associação dos Amigos Rodoviários. "Nós esperávamos um reajuste favorável do juiz no TST. Amanhã vamos decidir os próximos atos da oposição", disse Magno Rodrigues sobre futuros protestos.
Em nota, o sindicato afirmou que o reajuste foi tímido, mas frisou que o julgamento ainda não foi concluído. A sessão desta segunda-feira em Brasília foi apenas para determinar se a suspensão do aumento concedido no Recife seria mantida. No entanto, a sessão para julgar o aumento referente a este ano ainda não foi marcado.
A entidade ainda culpou o a oposição pela perda da categoria nessa etapa do processo e afirmou, na nota, que os grupos "semeiam mentiras". "Estamos revoltados com a decisão e a ineficiência do sindicato atual", afirmou Magno Rodrigues. Isso mostra a disputa política que envolve a categoria e acaba afetando a população, com paralisações feitas de surpresa, por exemplo.
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Ilustração: Mariana Campello/JC Trânsito
FONTE : JC TRÂNSITO

sábado, 17 de outubro de 2015

#ClássicoDoAno - Briga entre torcidas causa tumulto e vandalismo no TI da PE-15


Do JC Trânsito com informações da Rádio Jornal

Uma briga envolvendo torcidas do Santa Cruz e do Náutico, que jogam neste sábado, no Estádio do Arruda, causou confusão e pânico no Terminal Integrado da PE-15, em Ouro Preto, Olinda, Região Metropolitana do Recife. O confronto começou por volta das 14h30.

Vários membros de torcidas organizadas atiraram pedras nos ônibus do terminal assustando os passageiros, que deixaram o local com medo. Ainda não há informação sobre o número de coletivos vandalizados. O Sindicato dos Rodoviários enviou uma equipe para contabilizar os danos na área. "Caso a polícia não esteja presente, vamos suspender os ônibus na volta do jogo", disse o assessor do sindicato Genildo Pereira.
Cerca de 10 viaturas da Polícia Militar estão no local. A polícia entrou em confronto com os torcedores. Houve tiro de borracha e pedras atiradas.

Os grupos estavam a caminho do clássico que acontecerá no Estádio do Arruda, na Avenida Beberibe, no bairro do Arruda, Zona Norte do Recife. A partida começa às 16h30.
fonte:jc transito

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

SINDICATO FAZ PROTESTO EM ESTAÇÕES DE BRT, POR FALTA DE SEGURANÇA E BANHEIROS TANTO PRA FUNCIONÁRIOS E USUÁRIO.




SINDICATO FAZ ATO, EM PROTESTO A FALTA DE SEGURANÇA NAS ESTAÇÕES E O NUMERO MUITO ALTO DE ASSALTOS DENTRO DOS BRTs, E A FALTA DE BANHEIROS DENTRO DAS ESTAÇÕES PRA FUNCIONÁRIOS E USUÁRIOS.
É UM ABSURDO A PESSOA TER QUE FAZER AS NECESSIDADES ENTRE BECOS NO MEIO DA RUA,PASSANDO POR CONSTRANGIMENTOS E SEM CONDIÇÕES DE TRABALHO,E ENQUANTO ISSO NA SEDO DO GRCT A MORDOMIA CORRE SOLTA, COM CARGOS BEM REMUNERADOS TODOS OS FUNCIONÁRIOS NÃO UTILIZA O TRANSPORTE PUBLICO E SIM O AUTOMÓVEL.
O PROTESTO DUROU 1 HORA,E O SISTEMA JÁ VOLTOU AO NORMAL.

FONTE: SIND DOS RODOVIÁRIOS.
ACESSE:

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

AGORA VOCÊ PODE CARREGAR SEU VEM PELO APLICATIVO CITTAMOBI ATRAVÉS DO CARTÃO DE CRÉDITO.


VEM, é o bilhete eletrônico que dá acesso ao transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR). O CittaMobi é utilizado por 600 mil pessoas na RMR para serviços de localização de pontos de ônibus e informações sobre horário das linhas.
A proposta do novo recurso é facilitar a vida de quem precisa recarregar os bilhetes eletrônicos. Para quem recarregar pelo aplicativo do CittaMobi, será cobrada uma taxa de R$ 1,50 pelo serviço de conveniência, e a operação deve ser paga através de cartão de crédito.
CittaMobi-2015recarga cai em até 48 horas após a aprovação do pagamento.
Antes de ser implantado a recarga através do CittaMobi o usuário tinha que ir até os pontos de atendimento físico para fazer a recarga. A validade continua sendo de 180 dias.
FONTE: CITTAMOBI
ACESSE:

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

AUTOTRAM O MAIOR ÔNIBUS DO MUNDO NÃO E MAIS BRASILEIRO NEOBUS DE 28 METROS, ESTE ALEMÃO TEM 30,5 METROS DE TAMANHO.



O AutoTram ® extra Grande demonstra uma tecnologia orientada para o futuro para o transporte público. Como um veículo de transporte público intermediário, que combina características de ônibus convencionais (por exemplo, alta flexibilidade, baixo custo de infra-estrutura e os custos do ciclo de vida moderados), com as vantagens de bondes, como a capacidade de transporte de alta, o conforto de condução e a possibilidade de operação livre de emissões parcial.
O veículo multi-unidade com pneus de borracha é mais de 30 metros de comprimento e tem uma capacidade de 256 passageiros. Ele foi desenvolvido e construído no âmbito do programa de investigação »Innovative Regionale Wachstumskerne«, que foi iniciada pelo Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa (BMBF).
O AutoTram ® tecnologia é baseada em um conceito de veículo desenvolvido pelo Fraunhofer IVI, que combina as vantagens de sistemas ferroviário e obrigado-o-terreno. Até agora, o conceito apenas tinha sido utilizado para fins de investigação, mas agora é aplicado na prática. O inovador veículo de transporte público tem sido desenvolvido em pesquisa conjunta com o Instituto de Engenharia de Energia Elétrica, TU Dresden, e Wittur Passeio Elétrica GmbH, que estavam encarregados de desenvolver os altos motores com transmissão eficientes, bem como o movimento M & P baseada em Dresden, controle e eletrônica de potência GmbH, que contribuíram eletrônica de potência, o computador de bordo e super capacitores. O Dresdner Verkehrsbetriebe (DVB) AG foram responsáveis por serviços de consultoria em transporte e trânsito ciências. A homologação foi realizada pela DEKRA ea AutoTram ® Grande extra foi construído pela fabricante de ônibus GOPPEL Bus GmbH em Thüringen.
Este protótipo está rodando para ser testada em Dresden desde o final de 2012.
fonte: Autotran Alemanha.
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terça-feira, 13 de outubro de 2015

NOVIDADE COMIL - Especial: Conheça o novo Comil Campione 3.45


O novo Campione 3.45 Motor Dianteiro segue as mesmas linhas de projeto e design do Campione 3.25 e do já consagrado modelo Versatile. Mais uma opção para você frotista que busca agilidade operacional, beleza e o melhor custo-benefício em um só produto.
O modelo já é referência no segmento. Atualizado para ser a melhor opção no segmento de fretamento e em linhas rodoviárias intermunicipais e interurbanas, o novo Campione 3.45 já pode em breve ser encontrado nas ruas e estradas do Brasil. 




Além da modernidade e estilo da carroceria, o novo modelo é uma solução completa, aliando conforto, economia, segurança, design diferenciado e com facilidade de manutenção e reposição de peças, para satisfazer passageiros, frotistas, condutores, profissionais de manutenção e sociedade. 



A otimização realizada na estrutura, mantendo a já consagrada durabilidade estrutural da linha Campione e a intercambialidade de peças entre os modelos, também está presente nesta carroceria.

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FONTE: FORTAL BUS
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SCANIA LANÇA OFICIALMENTE ESTA SEMANA O SEU PRIMEIRO BIARTICULADO DA MARCA SCANIA ( Scania F 360 HA )

Já há unidades de biarticulados da marca Scania no México e Colômbia e agora foi lançado oficialmente no Brasil. Foto: Bruno Cândido.
Já há unidades de biarticulados da marca Scania no México e Colômbia e agora foi lançado oficialmente no Brasil. 
Foto: Bruno Cândido.


Aguardado pelo mercado e já flagrado por entusiastas da área de transportes, o Scania F 360 HA, o primeiro biarticulado da marca no Brasil, foi lançado oficialmente nesta semana.
A montadora visa fazer parte do um mercado que deve crescer. O veículo vai ser produzido na unidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
Mesmo com atrasos nas obras de mobilidade urbana e dificuldades geradas pela crise econômica brasileira, as expectativas em relação a novos projetos e intervenções em andamento na área de transportes públicos são grandes.
De acordo com o Ministério das Cidades, responsável pela liberação dos recursos do PAC Mobilidade, são 61 projetos de vias exclusivas para ônibus em 27 municípios entre corredores comuns e BRTs – Bus Rapid Transit (corredores de ônibus de maior velocidade). Contanto faixas exclusivas e vias dedicadas, são em torno de 200 projetos.
Estes espaços demandam veículos de maior porte que atendem de uma só vez uma quantidade superior de pessoas.

De olho neste mercado, a Scania anunciou oficialmente que entra no Brasil num segmento que desde 1992 pertencia somente à Volvo: o de ônibus biarticulados.
A montadora lançou o F360HA, cujo desenvolvimento durou cerca de três anos, com projeto brasileiro.
O veículo vai ser destinado para o mercado interno e para os demais países na América Latina.
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O ônibus possui 28 metros de comprimento. Há ao menos 12 unidades biarticuladas da Scania operando em BRT no México e na Colômbia.
O F360HA tem motor dianteiro de 360 cavalos de potência, torque de 1.850 Nm e transmissão automática.
O veículo pode atender a até 270 passageiros, dependendo da configuração interna da carroceria.
O peso total do biarticulado é em torno de 43 toneladas.
FONTE:SCANIA com
ADAMO BAZANI (jornalista cbn, especialista em transportes.
OBS:
existe também Neobus motor dianteiro scania f360HA


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acesse: 


Transporte Problema técnico atrasa viagens na Linha Sul do metrô do Recife( parece até noticia repetida).

Passageiros desceram de um trem e seguiram pelos trilhos / Foto: Chico Bezerra/Especial para a JC Imagem
Passageiros desceram de um trem e seguiram pelos trilhosFoto: Chico Bezerra/Especial para a JC Imagem

Trem estava a 50 metros da estação Shopping, segundo a CBTU
Uma falha técnica provoca atrasos nas viagens da Linha Sul do metrô do Recife no início da tarde desta terça-feira (13). O problema foi na rede aérea de energia na estação Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, e atingiu o sistema inteiro.
Trem  estava a 50 metros da estação Shopping,segundo a CBTU

Por causa do problema, os trens pararam e alguns passageiros desceram seguiram pelos trilhos entre as estações Shopping e Tancredo Neves, na Zona Sul da cidade.

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), administradora do modal na capital pernambucana, os intervalos são de 14 minutos esta tarde, enquanto normalmente é de nove minutos nesse horário. Técnicos da empresa estão fazendo testes para tentar retomar o serviço.
fonte: jc  transito
acesse: 

SERÁ QUE ALGUM DIA ESSE VEREADOR PEGOU ÔNIBUS - ABSURDO PARLAMENTAR , Vereador quer limitar uso da porta do meio dos ônibus( VEREADOR CARLOS GUEIROS - PTB) guarde esse nome.

Carlos Gueiros

O funcionamento de abertura e fechamento da terceira porta existente no centro dos ônibus convencionais que operam no Sistema de Transporte Público de Passageiros do Recife – STPP/Recife, poderá ser controlado por lei, cujo projeto está tramitando na Câmara Municipal do Recife.
O autor é o vereador Cos Gueiros (PTB), para quem o funcionamento da chamada “porta do meio” dos coletivos deve ficar restrito aos terminais de integração e, ao longo dos itinerários das linhas, somente para o embarque e desembarque de cadeirantes, se nelas estiverem sido instaladas plataforma elevatória para uso exclusivo desse tipo de usuário.
O projeto de lei é o de número 206/2015, que já foi apresentado  em reunião plenária e enviado às comissões de Legislação e Justiça. De Meio Ambiente, Transporte e Trânsito; e de Direitos Humanos, para análise e emissão de pareceres. De acordo com o projeto de lei, deverão ser afixadas nessas portas um “Aviso aos Usuários”, contendo as restrições contidas na lei (caso ela seja aprovada), com a menção do seu número e em modelo semelhante aos outros usuais do sistema.
A exceção da restrição são os casos de acidentes, evacuação emergencial e outros de incontestável característica fortuita.
A proposta de limitação do funcionamento da porta do meio dos ônibus é justificada pelo vereador Carlos Gueiros pela questão da segurança aos usuários. “A imprensa tem divulgado os acidentes ocorridos com usuários dos ônibus, envolvendo problemas com as portas que se abrem quando eles estão em movimento. Tradicionalmente, os ônibus só tinham duas portas: uma destinada ao acesso e outra à descida.  Com a obrigatoriedade da instalação da Plataforma de Elevação dos Cadeirantes – PEV–, ônibus urbanos passaram a ter, no meio, uma terceira porta, onde são instalados esses equipamentos para utilização exclusiva para o acesso e descida desses usuários”, historiou.
O vereador disse que após instaladas e durante muito tempo, essa porta só era utilizada pelos usuários cadeirantes e, com a proliferação dos Terminais Integrados, passou a ser utilizada também nesses terminais, para o embarque e desembarque de todos os passageiros, existindo nelas um “aviso aos usuários” da sua finalidade exclusiva para uso dos cadeirantes ao longo dos itinerários das linhas ou, somente nos TI´s, para embarque/desembarque de todos os passageiros, conforme propomos no presente projeto de lei, com vistas à celeridade das operações integradas.
“Sem nenhuma explicação, esses “avisos” desapareceram e as três portas passaram a ser utilizadas, indistintamente para todos os passageiros.
O que propomos, portanto, não é nenhuma novidade, mas apenas criar por lei o retorno de medida anteriormente adotada e injustificadamente modificada que, ao contrário de trazer benefício ao usuário, diminui a sua segurança no interior dos veículos”, disse.
fonte: Blog de JamildoAssinatura Jamildo Melo

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