MOBILIDADE SCANIA - Scania já recebeu consultas de empresas e gestores sobre ônibus biarticulado
Montadora divulga vídeo especial com o veículos em operação. Ônibus é indicado para sistemas de BRT.
Ônibus biarticulado da Scania fotografado em São Bernardo do Campo. Marca diz que já recebeu consultas sobre o modelo de diversas regiões do país. Foto: Jeferson Rocha Ferreira.
A Scania confirmou que já recebeu consultas de empresas de ônibus e de gestores de transportes sobre o modelo biarticulado, o primeiro da marca no Brasil, lançado oficialmente na semana passada.
Por questões de estratégia, a montadora não revelou quem realizou as consultas até o momento, mas garantiu que os pedidos de informações sobre o ônibus indicado para sistemas de corredores BRT partiram de “diversas regiões do país”.
O Blog Ponto de Ônibus apurou que entre as cidades interessadas no produto estão Rio de Janeiro e Curitiba.
No caso se Curitiba, além de a cidade ser considerada o berço do BRT do mundo com o primeiro sistema entrando em operação em 1974, o mercado local tem forte presença da Volvo, cuja sede é no município e até então, desde 1992, era a única no País a fabricar ônibus biarticulados.
No caso do Rio de Janeiro, onde ocorreu a apresentação do veículo, atualmente os dois corredores de ônibus, Transoeste e Transcarioca somam 91 quilômetros e atendem 430 mil pessoas por dia. Mas o sistema deve crescer, chegando a 157 quilômetros em 2018, transportando 2 milhões de passageiros por dia, com investimentos totais de R$ 5,6 bilhões. Apenas o corredor Transbarsil, que vai passar pela Avenida Brasil ligando Deodoro, na zona Oeste, ao centro da cidade, em 28 quilômetros, deve atender a 820 mil pessoas por dia, segundo a Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro.
A região metropolitana do Rio de Janeiro deve também contar com uma rede de corredores de ônibus. A outorga paga pelas empresas operadoras na licitação do sistema intermunicipal, que está em andamento, vai ser usada para a construção de ao menos quatro corredores de ônibus.
O ônibus biarticulado F 360 HA pode transportar até 270 passageiros, dependendo da configuração interna da carroceria, possui 28 metros de comprimento e piso alto, podendo servir estações de corredores com o piso no mesmo nível do assoalho do veículo.
São justamente as cidades que possuem BRTs ou que ainda vão oferecer o sistema que estão entre os alvos da montadora de ônibus. De acordo com o Ministério das Cidades, responsável pela liberação das verbas do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – destinadas à mobilidade urbana, existem hoje no Brasil 61 projetos de corredores de ônibus de alta velocidade, os BRTs – Bus Rapid Transit.
O ônibus biarticulado F 360 HA possui motor dianteiro de 360 cavalos e torque é de 1.850Nm em baixas rotações, segundo a fabricante. O câmbio é automático B 516R de seis marchas, da Allison. O peso bruto total é de 43,5 toneladas.
As carrocerias atualmente disponíveis para o modelo são Neobus Mega BRT e Caio Millennium BRT.
A Scania diz que está atenta às mudanças em relação à mobilidade urbana e intensificou a divulgação dos ônibus urbanos que fabrica destacando soluções de veículos menos poluentes, como os ônibus a etanol e a biometano (gás proveniente da decomposição do lixo) ou a GNV.A marca lançou um vídeo apresentando os modelos atualizados. Clique para assistir.
FONTE: SCANIA BRASIL COM ADAMO BAZANI - OB ônibus brasil
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