segunda-feira, 9 de novembro de 2015

NOVIDADES DA MARCOPOLO TORINO EXPRESS EM PERNAMBUCO, E O BLOG GRANDE RECIFE FEZ UMA TARDE DE FOTOS , A CONVITE DA DIRETORA DA RODOTOUR



Foi entregue hoje a tarde desta segunda 09/11/15, os dois primeiro New Torino Express vendidos comercialmente, para uma empresa no Brasil.
E o Blog Grande Recife Mobilidade Pernambuco, recebeu o convite da diretora da Rodotour para realizarmos uma tarde de fotos na sua garagem nos Bultrins, tivemos a coloboração do Busólogo Igor Fernandes e fotográfo do nosso Blog, que cedeu como cortesia as suas fotos e também foi o primeiro a dar uma voltinha no Torino Express e sentar-se ao volante.
Previsão é de chegada de mais, 2 em Dezembro e mais 4 de janeiro endiante, e foi dito pela diretoria, que a renovação em massa, será logo apóis a assinatura dos contratos licitatorio.

Galéria de fotos EXCLUSIVAS:













FOTOS: IGOR FERNANDES
TEXTO: JAILSON SILVA

domingo, 8 de novembro de 2015

METRÔ DO RECIFE - VANDALISMO RETIRA DE CIRCULAÇÃO 3 TRUES(metrôs) .



Devido ao ocorrido nesta manhã de domingo(08), onde vândalos arremessaram pedras nos trens novos, entre as Estações Joana Bezerra e Afogados, danificando-os, três composições serão retiradas de circulação nesta segunda(09), na linha Centro. 
Com isso, o tempo de espera aumentará para uma média de 8 minutos e terá uma redução de 18.000 lugares, durante o horário de pico. Acrescentamos ainda que, o custo médio dos reparos do prejuízo será em torno de 20.000,00. Infelizmente, diante de tais atitudes, quem sofrerá as consequências serão os usuários, que dependem diariamente do sistema. A CBTU lamenta o fato e rassalta que é de extrema importância que todos zelem pela preservação do metrô.



MOTIVO DESTE VANDALISMO FOI UM POSSIVEL ATROPELAMENTO DE UM GAROTO DE 10 ANOS, QUE ESTAVA EMPINANDO PIPA, ENTRE OS TRILHOS E O METRÔ O ATROPELOU, MAS SEGUNDO A CBTU DIZ DESCONHECER ESTE FATO.

A família de Max Mateus Antônio do Nascimento, 10 anos, afirma que o garoto teria sido atropelado por um trem do Metrô do Recife (Metrorec), próximo à estação Joana Bezerra, sentido Afogados. O acidente teria ocorrido no fim da tarde desse sábado (7) e o garoto chegou a ser levado para o Hospital da Restauração, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.  
a circulação de pessoas e há um muro de proteção.

A Rádio Jornal entrou em contato com a assessoria de imprensa do Metrorec, que negou o acidente, informando que não há registro de atropelamento. A rádio também procurou o Instituto de Medicina Legal (IML), que confirmou que o corpo do menino deu entrada no órgão.

PROTESTO – Neste domingo (8), em protesto pela morte de um menino de 10 anos, moradores da comunidade do Coque atearam fogo à pneus e interromperam a passagem do metrô nas imediações da estação Joana Bezerra. A população também jogou pedras nos veículos. Uma das queixas é a falta de manutenção dos muros. De acordo com moradores, uma criança foi atingida na semana passada pela queda de uma das placas que deveria assegurar que ninguém entrasse nos trilhos. O Gati reagiu ao protesto com balas de borracha. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 12h15 para controlar as chamas.


FONTE: CBTU RECIFE / RÁDIO JORNAL RECIFE com reporter Léila Perlim.
BLOG com Jailson Silva

sábado, 7 de novembro de 2015

GREVE E PROTESTOS PRÓ IMPEACHMANT - Caminhoneiros marcam greve para dia 9 e vão pedir renúncia de Dilma


Os caminhoneiros estão organizando uma nova greve nacional a partir do dia 9. Eles consideram que o governo federal não atendeu nenhuma das reivindicações do movimento realizado no início do ano. Entre os itens da pauta, estão a redução do valor do diesel, a criação da tabela mínima de frete, o re financiamento de caminhões e a reserva de mercado de 40% nas cargas do governo para a categoria. Veja abaixo comunicado oficial do Comando Nacional de Transporte.
O movimento diz que conta com o apoio de organizações como o Vem para Rua, Revoltados Online, e Movimento Brasil livre. E, portanto, engrossa as fileiras pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Um dos líderes da paralisação, o gaúcho Fábio Luís Roque afirma que a mobilização está sendo realizada basicamente por meio do Facebook (https://www.facebook.com/comandodetransporterodoviario) e do WhatsAPP. “Foram criados três grandes grupos (WhatsAPP) nacionais, cada um com 100 lideranças. E essas lideranças estão criando outros grupos regionais. Eu, por exemplo, estou no grupo mãe, e criei o grupo aqui na minha região, que é o Noroeste do Rio Grande do Sul”, declara.

De acordo com Roque, o governo não cumpriu as promessas feitas no início do ano. “O diesel subiu e poucos caminhoneiros conseguiram refinanciar seus caminhões. E, sobre a tabela de frete, o governo só sabe dizer que é inconstitucional”, reclama. O líder ressalta que a única proposta que saiu do papel foi o Fórum Permanente do Transporte Rodoviário de Carga, que congrega transportadores (caminhoneiros e empresários), embarcadores e o governo, e se reúne toda última quarta-feira do mês em Brasília. “Queremos que o Fórum seja ouvido pelo governo. Não adianta só aprovar propostas e o governo não atender”, destaca.

Comunicado do Comando Nacional do Transporte
Domingo 25 de Outubro de 2015
Gostaríamos em nome de todos os transportadores desse país comunicar que a partir do dia 09/11/2015 iniciaremos uma nova paralisação nacional da categoria, apoiados dessa vez pelos movimentos sociais Vem Pra Rua, Revoltados Online, Avança Brasil Maçons BR e o Movimento Brasil Livre, a pauta conjunta é a RENUNCIA DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEF e seus “gerentes”, para que possamos voltar a ter credibilidade aos olhos do mundo e recuperar nossa combalida economia destruída pela irresponsabilidade com o dinheiro do povo brasileiro, ou seja, nosso dinheiro. Essa decisão do nosso movimento se ampara, principalmente no fato de que o governo não atendeu reivindicações fáceis de serem atendidas, como por exemplo, a anulação das multas referentes a manifestação passada, bastando pra isso no máximo 15 minutos de boa vontade da Presidência e do Ministro da Justiça. Provaram que não se importam com nossa categoria que ja esta massacrada pelos exploradores dos grandes grupos multinacionais. Segue nossa pauta para o próximo governo:
1 – Que seja atendido nossa pauta entregue em Março na sua integralidade;
- Redução do óleo diesel,
- Criação do frete minimo,
- Anulação das multas nas nossas manifestações anteriores,
- Reserva de mercado de 40% nas cargas onde o governo é agente pagador,
- refinanciamento onde TODOS os bancos aceitem,
- Respeito as decisões do fórum do transporte que foi criado,
- Liberação de crédito com juros subsidiados no valor de 50.000,00 para transportadores autônomos.
2- Regulamentação da profissão de motorista:
- Aposentadoria com 25 anos de contribuição,
- Salario unificado em todo território nacional, bem como gratificações,
3- Fator previdenciário permanecer em 1% para as empresas de transporte de cargas.
Não nos negamos a contribuir com o país, mas queremos que o país também faça sua parte conosco, uma vez que somos a ÚNICA categoria nesse país que trabalhamos hoje, pelo mesmo valor de 10 anos atrás.
Agora é pelo Brasil!!!!!

FONTE: 
Ivar Luiz Schmidt
Lider do Comando Nacional do Transporte

Marcopollo x Neobus em janeiro uma só empresa.

Marcopolo vai assumir controle da Neobus

Neobus
Ônibus da Neobus, empresa que vai ser assumida pela Marcopolo.
Processo vai ser concluído até 31 de janeiro de 2016. Autoridades de defesa de concorrência ainda devem dar o aval
ADAMO BAZANI
A Marcopolo anunciou aos investidores que vai assumir o controle de outra encarroçadora de ônibus, a Neobus.
O negócio consolida uma das principais concentrações de mercado do setor. A fabricante de ônibus Marcopolo que hoje detém 45% da L & M Incorporadora, que é a controladora direta da San Marino Ônibus – Neobus, passará a ter 55% do capital total e votante.
A negociação deve ser concluída até 31 de janeiro de 2016. O intuito é aproveitar as estruturas das companhias, racionalizar processos e custos e aumentar eficiência, mas as marcas Marcopolo, Volare (miniônibus) e Neobus devem inicialmente continuar no mercado.
A negociação ainda depende do aval de autoridades de defesa da concorrência para se consolidar.
A Marcopolo hoje, somando a Volare, as unidades de Caxias do Sul e a antiga Ciferal, no Rio de Janeiro, detém cerca de 40% do mercado de carrocerias. A Neobus, que também tem sede em Caxias do Sul, responde por em torno de 12% das vendas.
Blog Ponto de Ônibus teve acesso à carta aos investidores, na íntegra, e traz aos leitores.
MARCOPOLO S.A. (“Marcopolo” ou “Companhia”) (BM&FBovespa: POMO3, POMO4), em cumprimento ao disposto no art. 157, §4º da Lei nº 6.404/76 (“Lei das S.A.”), vem informar aos seus acionistas e ao mercado em geral que, nesta data, o Conselho de Administração da Marcopolo aprovou a celebração entre a Marcopolo e a L&M Incorporadora Ltda. (“L&M”), controladora direta da San Marino Ônibus Ltda. (“Neobus”), de uma carta de intenções não vinculante (“Carta de Intenções”), tendo por objetivo estabelecer as bases e os princípios que regularão as negociações para uma potencial incorporação da L&M pela Marcopolo (“Operação”).
Por meio da Operação, a totalidade das quotas da Neobus detidas pela L&M, que é titular de uma participação de 55% no capital total e votante da Neobus, passará a ser detida pela Marcopolo, que, nesta data, já detém uma participação minoritária de 45% do capital votante e total da Neobus. Desse modo, após a assinatura dos documentos definitivos (“Documentos Definitivos”) e o fechamento da Operação, a Marcopolo passará a deter o controle do capital da Neobus.
Descrição da Operação, Objetivos e Benefícios:
A Operação permitirá à Marcopolo consolidar o seu investimento na Neobus, companhia que atua no mesmo segmento da Marcopolo, possibilitando, assim, o aproveitamento das sinergias entre as operações, com ganhos de eficiência e racionalização de custos.
Além disso, as unidades de negócios Marcopolo, Neobus e Volare continuarão a operar de forma independente em termos de rede de comercialização e marcas. A Operação também possibilitará que a Marcopolo e a Neobus desenvolvam suas atividades com maior eficiência, tanto no país quanto por meio de exportações.
A incorporação da L&M pela Marcopolo, nos termos do art. 227 da Lei das S.A., resultará na absorção da totalidade do patrimônio da L&M pela Marcopolo, que sucederá a L&M em todos os seus direitos e obrigações, com a consequente extinção da L&M.
Em virtude da incorporação, os quotistas da L&M, em substituição às suas quotas da L&M que serão extintas, receberão 27.710.582 ações preferenciais de emissão da Marcopolo (“Relação de Substituição”). A Relação de Substituição foi estabelecida com base em negociações independentes entre as administrações da Marcopolo e da L&M, com base em avaliações econômico-financeiras da Marcopolo e da Neobus, não estando sujeita a ajustes. A incorporação não ensejará direito de retirada aos acionistas da Marcopolo, nos termos da Lei das S.A.
Condições para a Implementação, Aprovações e outras Informações sobre a Operação:
A consumação da Operação está sujeita à implementação de diversas condições, incluindo, entre outras, aprovação da incorporação pelos órgãos sociais competentes da Marcopolo e da L&M, conclusão satisfatória de due diligence na L&M e na Neobus, e em suas respectivas controladas, não alteração relevante do endividamento financeiro líquido da Neobus, obtenção da aprovação pelas autoridades de defesa da concorrência, e que seja alcançado acordo com relação aos Documentos Definitivos da Operação.
A Carta de Intenções prevê que os atuais controladores da L&M, que são os principais executivos da Neobus, tornar-se-ão acionistas da Marcopolo, e permanecerão na gestão direta da Neobus, como forma de preservar os fatores competitivos da marca.
As demais informações exigidas pela Instrução CVM nº 565/15 sobre a Operação serão divulgadas na forma de Fato Relevante quando da assinatura dos Documentos Definitivos e da convocação da assembleia geral da Marcopolo que irá deliberar sobre a incorporação da L&M.
Sujeito à satisfação das condições precedentes previstas na Carta de Intenções, as partes pretendem celebrar os Documentos Definitivos da Operação até 31 de janeiro de 2016.
A Marcopolo manterá os seus acionistas e o mercado informados sobre quaisquer eventos subsequentes relevantes relacionados à Operação.
Caxias do Sul, 03 de novembro de 2015.
Marcopolo S.A.
José Antonio Valiati
Diretor de Relações com Investidores

Matéria: Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Prefeitura de São Paulo insiste na Justiça para retirar cobradores de ônibus

cobrador ônibus
Haddad e Tatto defendem retirada de cobradores do sistema sob alegação de que seriam gastos desnecessários. Foto apenas ilustrativa
Prefeitura de São Paulo insiste na Justiça para retirar cobradores de ônibus
De acordo com Jilmar Tatto, objetivo é evitar “gastos desnecessários” Categoria diz que profissional é essencial
ADAMO BAZANI
A prefeitura de São Paulo vai insistir na Justiça para que não haja mais a obrigatoriedade da presença de cobradores nos ônibus da cidade, incluindo o sistema estrutural, que conta com veículos maiores, previsto na licitação dos transportes.
De acordo com a administração municipal, hoje em torno de 90% das passagens são pagas com Bilhete Único e a presença dos cobradores gera um impacto de R$ 0,60 na tarifa atual de R$ 3,50 e um custo de R$ 1,2 bilhão por ano, o equivalente a 17% dos gastos do sistema.
O projeto inicial do prefeito Fernando Haddad é retirar os cobradores dos ônibus em sistemas de BRT, corredores mais modernos e completos de ônibus. Mas apenas o corredor do Expresso Tiradentes é BRT, contando inclusive com a cobrança antecipada de passagens nas estações. O chamado pré-embarque, que é o pagamento da tarifa antes de o passageiro entrar no ônibus, é uma das principais características dos BRTs – Bus Rapid Transit.
Os projetos de corredores de ônibus não avançam em São Paulo, mas a disputa judicial tem vários capítulos e a retirada dos cobradores, pelo que a prefeitura propõe, pode começar antes que a operação dos corredores.
O Sindimotoristas, sindicato dos motoristas e cobradores de ônibus, diz que deve realizar manifestações e até greves para evitar a dispensa dos profissionais, além de continuar a briga na Justiça. O presidente do Sindimotoristas, Valdevan Noventa, falou com o Blog Ponto de Ônibus sobre o assunto. veja no link:
ENTREVISTA
RETIRADA DE COBRADORES – SINDICATO DESCARTA GREVE, MAS DIZ QUE VAI PRESSIONAR:
Segundo o sindicato, apesar de a bilhetagem eletrônica corresponder à maioria dos pagamentos, o cobrador é indispensável porque não atua apenas no recebimento do dinheiro, mas auxilia o motorista no atendimento a pessoas com deficiência, idosos, em manobras mais difíceis cuja visibilidade é restrita por causa dos “pontos cegos” dos ônibus devido ao tamanho e a retirada do cobrador significaria excesso de carga de trabalho para o motorista, além de desvios e acúmulos de funções.
Hoje na cidade existem em torno de 18 mil cobradores, que podem perder o emprego.
Mas para o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, em entrevista à Folha de São Paulo, os profissionais podem ser aproveitados em outras funções dentro dos transportes. Tatto disse que a rotatividade destes funcionários é grande e eles não precisariam ser repostos, no entanto, não comentou como ficaria a categoria com a diminuição de quase dois mil ônibus que deve ocorrer com a licitação dos transportes.
Tatto ainda afirmou que a retirada dos cobradores, em suas palavras, é para evitar “gastos desnecessários” e que um dos objetivos é tirar o dinheiro de circulação dos ônibus. Os cartões com poucos créditos, que seriam usados por quem não possui Bilhete Único, devem ser vendidos em estabelecimentos comerciais, como ocorre em outras cidades, obviamente menores que São Paulo.TRANSPORTE RECIFE 
O secretário, no entanto, defende a presença de um profissional além do motorista em ônibus grandes como superarticulados e biarticulados.
Tatto ainda disse que a retirada dos cobradores pode reduzir pela metade os subsídios pagos às empresas de ônibus, que estão em torno de R$ 1,9 bilhão.
Em 2014, a base aliada do prefeito Fernando Haddad na Câmara Municipal fez uma manobra e junto com o projeto sobre parcelamento de dívidas do ISS e IPTU conseguiu derrubar a obrigatoriedade dos cobradores. Foi a última sessão daquele ano.
O Sindimotoristas entrou na Justiça e ganhou parcialmente. Ainda não houve julgamento do mérito.
Foram quatro recursos de Haddad que foram derrotados para já aplicar o fim da obrigatoriedade dos cobradores.
O caso chegou ao Supremo Tribunal Federal, mas em outubro, o ministro Gilmar Mendes, entendeu que o mérito ainda deve ser julgado por instâncias anteriores antes de chegar ao STF.
Não há data para o julgamento final.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

TRANSPORTE Rodoviários paralisam ônibus da Vera Cruz por causa de irregularidades



Documentos vencidos e falta de manutenção foram duas irregularidades vistas novamente pelo Sindicato dos Rodoviários na garagem da empresa Vera Cruz, em vistoria na madrugada desta sexta-feira (6). Após constatar que mais de 50 ônibus - dos cerca de 260 da operadora - continuavam apresentando o problema, a entidade resolveu impedir a saída deles por três horas e meia, das 2h40 às 6h10. O sindicato afirmou que agora vai apresentar a denúncia ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
Fonte: Sind Rodoviários Pe

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

O RECIFE TRAVADO NINGUÉM VAI OU VOLTA, O TRÂNSITO PARADO O DIA *D* 04/11/15

Intervenção acontece no trecho entre Jaboatão dos Guararapes e Abreu e Lima / Foto: Tiago Rodrigues/@comuniqapp

Intervenção acontece no trecho entre Jaboatão dos Guararapes e Abreu e LimaFoto: Tiago Rodrigues/@comuniqapp
Uma obra de infraestrutura na BR-101 está congestionando o trânsito na rodovia, na tarde desta quarta-feira (4). Por causa disso, o trânsito também está travado nas avenidas Abdias de Carvalho e Recife, entre outras que dão acesso à BR-101. Nesta quarta, a obra está sendo feita na Guabiraba, próximo ao Centro de Treinamento do Náutico, no sentido Recife/Litoral Norte.
Por isso, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), quem vai para a Abreu e Lima, na Região Metropolitana, deve seguir pela via local. Prevendo ainda mais engarrafamentos nesse trecho, a PRF orienta os motoristas que seguem para o Litoral Norte a seguir pela PE-15.

O serviço é de manutenção do asfalto da BR-101, que está esburacada. A Secretaria das Cidades fez o Plano de Ataque Emergencial na BR-101, para fazer remoção do asfalto, recapeamento asfáltico, limpeza nos canteiros centrais e drenagem em sete trechos que estão em estado crítico. Ainda faltam os quilômetros 80,5; 73,3 ao 73,7; 77 ao 79,5; 68,5 ao 71; e 62,5 ao 62,8. O investimento é de R$ 2,3 milhões. 
REQUALIFICAÇÃO - Além dessa intervenção, a Secretaria das Cidades faz uma operação tapa-buraco orçada em R$ 8 milhões e com previsão de durar dois anos, no trecho entre Jaboatão dos Guararapes e Abreu e Lima. Essa é uma medida para reduzir os riscos na rodovia enquanto é aguardado o novo projeto de requalificação. Segundo a Secretaria das Cidades, o plano está sendo revisado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A requalificação, no entanto, já havia sido licitada em 2013. Deveria estar pronta em 2016, com serviços como a troca das placas de concretos concluídos. Tinha até planos para não comprometer o trânsito durante a Copa do Mundo. O investimento seria de R$ 216 milhões, com R$ 182 milhões de recursos do Dnit e R$ 34 milhões do Governo do Estado.

O problema é que o consórcio vencedor, Mendes Júnior/LiderMac, desistiu do contrato. A empreiteira Mendes Júnior, que também deixou paradas as obras do Corredor Leste-Oeste, está com problemas financeiros desde que foi envolvida nas investigações da Operação Lava Jato, acusada de corrupção. Em março, o governo até tentou convencer a segunda colocada na licitação, a construtora Ferreira Guedes, a assumir o trabalho. Mas não conseguiu.
IMAGENS DO RECIFE TRAVADO HOJE 04/11/15
protesto br-101 (Foto: Samile Macedo/Site:Voz da Bahia)
PROTESTO EM BAIXO DO VIADUTO DE JD SÃO PAULO( foto) ilustrativa


sábado, 31 de outubro de 2015

GRANDE RECIFE REFORÇA LINHAS PARA FERIADÃO.



O Grande Recife Consórcio de Transporte montou um esquema especial para o próximo feriadão. Na sexta-feira (30), quando será comemorado o dia do funcionário público, a linha que atende as praias de Gaibu e do Paiva 160 – Gaibu/Barra de Jangada – Via Paiva terá um reforço de oito viagens, totalizando 44 viagens no dia.
 
No sábado (31), as linhas 157 – Gaibu/ TI Cabo e novamente a 160 – Gaibu/Barra de Jangada – Via Paiva, que atendem o litoral Sul, serão reforçadas com 10 e oito viagens a mais, respectivamente. No total, a linha 157 irá realizar 53 viagens e a 160, neste dia, irá fazer 41 viagens.
 
As pessoas que forem se deslocar para as praias no domingo (1º) terão reforço nas linhas 157 – Gaibu/TI Cabo com mais 33 viagens e na 1964 – TI Igarassu/TI Macaxeira com 21 viagens a mais, totalizando 86 e 67 viagens realizadas, respectivamente.
 
Já na segunda-feira (2), Dia de Finados, 12 linhas receberão um reforço total de 20 carros e 155 viagens, totalizando 95 veículos e 852 viagens no dia. As linhas são: 884 – Jardim Brasil/Rio Doce, 881 – TI Xambá/Rio Doce (Av. Getúlio Vargas), 882 – TI Xambá/Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcanti), 886 – Ouro Preto/Rio Doce, 1944 – Loteamento Conceição/ TI Pelópidas, 1964 – TI Igarassu/ TI Macaxeira, 1968 – Ilha de Itamaracá/TI Igarassu, 014 – Brasília (Cond. Boa Vista), 290 – Bonança/Jaboatão, 346 – TI TIP (Cond. Boa Vista), 157 – Gaibu/ TI Cabo e 160 – Gaibu/ Barra de Jangada – Via Paiva.
 
Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158.
fonte: GRCT

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

MOBILIDADE RECIFE - ÁPOS 1 ANO E 3 MESES A CRT EMPRESA ADM PELA MOBIBRASIL, FAZ TESTES COM SEUS BRTS PARADOS E VAI COLOCA-LOS PRA RODAR.


Esse BRT vai rodar na 2.490 interminaç - Camaragibe/macaxeira

ônibus já circula pelo TI Rio Doce e também no TI Tancredo Neves onde possívelmente vai rodar na 2.920 e na 060.
FOTOS TIRADAS ONTEM NA ARÁ EXTERNA DA GARAGEM DA MOBIBRASIL 29/10/15.

IMOBILIDADE BRASIL - É Por Aí – Mobilidade estreia mais uma temporada de programas que falam sobre a imobilidade das cidades


Fotos: Divulgação
FOTO DIVULGAÇÃO

Nesta terça-feira (27/10), a partir das 19h, será lançada a segunda temporada da série É Por Aí – Mobilidade, projeto com recursos do Funcultura que discute a imobilidade das cidades. Serão lançados seis programas inéditos, produzidos pela Jacaré, produtora audiovisual responsável pela série. Os episódios poderão ser assistidos na TV Pernambuco, que exibirá os episódios durante os intervalos da sua programação, e no site do projeto (www.eporai.com.br).
Segundo Pedro Andrade, um dos envolvidos no projeto, existia desde o começo o desejo de testar novos formatos para o programa. “Um programa sobre mobilidade normalmente é jornalístico ou documental, então nessa temporada a gente quis experimentar mais a ficção. Vários programas têm essa pegada, alguns inclusive bastante surreais, o que nos deu a possibilidade de criar mais livremente”, explica Pedro. Ficção e vídeo-poesias dividem espaço com os mini-docs.
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Bicicleta, ônibus, barco, a escolha da caminhada como meio de transporte, a acessibilidade e a ocupação de espaços públicos são os temas tratados na segunda temporada da série. O estresse dos carros na vida dos motoristas e as ruínas da cidade também pontuam as discussões.


Uma mesa redonda irá discutir iniciativas da sociedade civil para melhorar a vida nas cidades, com a participação de Cézar Martins, da Ameciclo; Bruna Pedrosa, do Praias do Capibaribe, e Lula Marcondes, arquiteto e urbanista. O É Por Aí nasceu no dia 22 de setembro de 2013, a partir de uma pauta sobre o Dia Mundial sem Carro. O primeiro piloto foi feito num desafio intermodal carro x bicicleta e acabou por motivar a construção da primeira temporada do programa.

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FONTE: DE OLHO NO TRÂNSITO
http://jc.ne10.uol.com.br/blogs/deolhonotransito/2015/10/26/e-por-ai-mobilidade-estreia-mais-uma-temporada-de-programas-que-falam-sobre-a-imobilidade-das-cidades/

MOBILIDADE BRASIL -Dos 14.800 ônibus de São Paulo, 344 possuem internet e 482 têm ar-condicionado

ônibus ar condiconado
Número de ônibus com ar-condicionado e wi-fi cresce em São Paulo, mas frota com estes equipamentos ainda é pequena.
Número é baixo, mas com licitação prefeitura promete mudar o quadro
ADAMO BAZANI
Considerado o maior sistema de transportes por ônibus da América Latina, o transporte municipal de São Paulo ainda tem muito que se aperfeiçoar em relação às novas exigências dos passageiros sobre conforto, pontualidade e segurança.
Com a licitação do sistema, que deve reorganizar a prestação de serviços e redistribuir as linhas, a prefeitura promete alguns avanços também tecnológicos.
De acordo com dados divulgados nesta terça-feira, dia 27 de outubro de 2015, pela SPTrans – São Paulo Transporte, gerenciadora do sistema, dos 14 mil 812 ônibus da Capital Paulista, apenas 482 possuem ar-condicionado, o que significa 3,2% da frota.
O equipamento passou a ser obrigatório, mas somente para os ônibus comparados zero quilômetro. Assim, o aumento da frota com ar-condicionado será gradativo.
Mesmo diante da licitação, empresas de linhas estruturais e as empresas que surgiram das antigas cooperativas que operam as linhas locais compram veículos novos, alguns avaliados em quase R$ 1 milhão, o que para o mercado é um indicativo que elas devam continuar no sistema.
O wi-fi também é outra exigência do passageiro que bem aos poucos começa a ser realidade nos ônibus paulistanos. São 344 coletivos que já operam com acesso à internet ou 2,3% da frota.
O serviço de internet vai se tornar obrigatório com a licitação. A previsão consta nos editais e as empresas terão de disponibilizar o acesso à internet em até oito meses depois da assinatura dos novos contratos.
As mais recentes renovações maiores de ônibus já com wi-fi e ar-condicionado ocorreram em empresas que vieram de cooperativas. Neste mês, a Transwolff, antiga Cooper-Pam concluiu a entrega de 90 ônibus com os equipamentos para a zona Sul de São Paulo e a Imperial Transportes, que era cooperativa Nova Aliança, colocou em operação 26 veículos para zona Sudeste. Outras ex-cooperativas também já colocaram ônibus novos.
Empresas de grupos tradicionais que operam linhas estruturais, como Via Sul, Viação Campo Belo, VIP, Sambaíba e a MobiBrasil, esta que atua desde 2011, também colocaram ônibus com ar e wi-fi.
FONTE: Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes.