quarta-feira, 26 de junho de 2024

VLT CENTRO DO RECIFE VAi VIRÁ YMA REALIDADE

 

Projeto promete retomada do transporte sobre trilhos para o Bairro do Recife

 
 
 

*Por Rafael Dantas

Já pensou em andar de trem no Bairro do Recife, como a população fazia há décadas? Há alguns anos a CBTU estuda a retomada da mobilidade sobre trilhos na região central do Recife, com uma linha seguindo da Estação Largo da Paz até o Terminal Marítimo de Passageiros. O projeto, que contempla a operação com Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), tem potencial tanto turístico, por ser uma região muito procurada pelos visitantes da capital pernambucana, como para o transporte diário dos recifenses, visto que estaria conectando o metrô ao Porto Digital, ao Novo Recife e ao comércio popular da cidade.

“É um projeto que é viável e que dentro da mobilidade urbana do Recife, é fundamental”, destaca a superintendente da CBTU, Marcela Campos.

O empreendimento do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) no Recife abrange um percurso de 5,6 km que conecta o Estelita ao Terminal Marítimo, passando por pontos históricos e estratégicos da cidade, como o Forte das Cinco Pontas, as Torres Gêmeas, o Marco Zero e o Porto do Recife. Esse trajeto visa aproveitar uma malha ferroviária preservada, com trilhos históricos, e integra-se ao metrô na estação Largo da Paz, ampliando a demanda e conectividade. O VLT operará com três veículos em intervalos de aproximadamente 15 minutos, utilizando um modelo híbrido que combina combustão e baterias elétricas para áreas sem catenária.

Modelo de estação próxima ao Cais do Sertão

De acordo com a superintendente da CBTU, Marcela Campos, o projeto é concebido para ser economicamente viável e ecologicamente sustentável, com pequenas estações automatizadas e pontos de parada a cada 300 a 600 metros, servindo tanto ao transporte público diário quanto ao turismo, destacando-se pela integração suave na paisagem urbana e pela capacidade de compartilhar vias com outros modos de transporte. A inspiração desse empreendimento é o VLT Carioca, que circula na região central do Rio de Janeiro.

O projeto não demandaria de desapropriações, que encarecem muito qualquer novo investimento, pois seguiria o percurso via o Cais José Estelita, onde circulavam as antigas linhas da Rede Ferroviária Federal. Uma preocupação expressa pela gestora foi a recente doação do antigo antigo Pátio Ferroviário das Cinco Pontas para a Prefeitura do Recife. A superintendente garante que não é necessário ter a exclusividade no trecho, mas é necessário não ocupar espaços estratégicos para a operação do VLT. Ou seja, é possível o compartilhamento da área, mas é preciso prever a operação dessa linha na construção de qualquer projeto para a região.

Marcela Campos explica que o projeto é viável, mas que precisa garantir o compartilhamento de áreas estratégicas do Cais José Estelita para a operação do sistema.

“A primeira preocupação da gente é a garantia do espaço. Então é preciso documentar que os espaços estarão garantidos para haver esse compartilhamento. A gente não tem o interesse de ficar com 100 mil metros de área ali, mas o que a gente precisa é que haja essa formalização para que o projeto continue viável.”

O projeto prevê 11 estações, com início em Largo da Paz e encerrando no Terminal Marítimo de Passageiros. Haveria paradas no Cabanga, no Mirante do Cais José Estelita, no empreedimento Novo Recife, na antiga Estação Cinco Pontas, uma parada nas proximidades do Mercado São José e outra na Ponte Giratória. Já no Bairro do Recife, haveria ainda os pontos no Marco Zero e na Torre Malakof.

Conforme o mapa total abaixo do sistema de transporte sobre trilhos do Recife, o novo modal estaria conectado ao Metrô do Recife.

A retomada do projeto devolveria a operação histórica de trens que o Recife teve na sua região central, como na imagem abaixo da Estação Cinco Pontas.

*Rafael Dantas é jornalista e repórter da Revista Algomais. Assina ainda as colunas Gente & Negócios e Pernambu

terça-feira, 25 de junho de 2024

Scania vem de elétrico 2025

 

Foto divulgação Scania 


Scania apresenta ônibus elétrico na Lat.Bus 2024

A empresa informou que vai começar entregar os ônibus elétricos aos clientes em setembro de 2025, que serão produzidos a partir de março


Sonia Moraes


A Scania vai começar a entregar os ônibus elétricos aos clientes em setembro do ano que vem. O novo ônibus elétrico 4×2 será oferecido em duas versões: com quatro pacotes de bateria, sendo três na dianteira e um na traseira, que garante 416 kWh. E outro modelo com cinco pacotes de bateria, quatro na dianteira e um na traseira, chegando a 520 kWh. O motor EMC 1-2 do tem 238 quilos e torque de um motor diesel de 400 cv de potência.


A autonomia deste ônibus é de 300 km em condições severas: com ar-condicionado ligado, máximo de capacidade e operação em terreno irregular. Alguns componentes serão importados da Suécia e montados no Brasil, como a célula da bateria e os cabos de bateria. Mas a Scania já tem planos de desenvolver fornecedores locais, conforme informou Paulo Moraes, vice presidente de veículos e mobilidade da Scania Latin América.


Segundo informou Marcelo Gallão, diretor de desenvolvimento Scania operações comerciais Brasil, a novidade será apresentada na Lat.Bus 2024. “A próxima Lat.Bus marca a primeira inclusão do ônibus elétrico no portfólio da Scania”, disse. Os ônibus elétricos começarão a ser testados em São Paulo, mas a Scania também está “de olho” nos estados do Rio Grande do Sul e o Paraná.


Atualmente, a Scania está produzindo 11 modelos de ônibus por dia e, com o início da produção dos elétricos, serão acrescidas mais três unidades diárias na linha de montagem. A fábrica de chassis tem 11 estações de montagens e capacidade para produzir 4.100 chassis por ano, sendo 18 por dia, com 90 colaboradores estarão envolvidos na produção.


As baterias NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto), desenvolvidas em parceria com a Northvolt, oferecem maior densidade de carga e menor peso, aumentando a capacidade de transporte de passageiros. A flexibilidade na configuração das baterias permite adaptação às necessidades dos clientes, com pacotes de quatro ou cinco unidades.


Esse lançamento reafirma a parceria da Scania com empresas como Eletra, Caio e Weg, estabelecendo um marco na eletrificação do transporte urbano no Brasil.


Postado por Jailson silva blogueiro especialista em mobilidade notícias 

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Linha 2.470 tem início de operação em Camaragibe

 

Foto ilustrativa divulgação Grct 

A linha 2470 - Circular Bairro dos Estados vai começar a circular no município de Camaragibe, no Grande Recife, a partir deste domingo (16). A linha faz parte da adesão do município ao Grande Recife Consórcio de Transporte - CTM, que foi feita no dia 5 deste mês, em breve mais novidades chegando aí...

sábado, 25 de maio de 2024

Transporte complementar de Camaragibe uma péssima qualidade no serviço haverá mudanças

 

Foto divulgação Grct fotógrafo Paulo 


Transporte urbano de Camaragibe será integrado e regulamentado pelo Consórcio de Transporte Metropolitano

O transporte urbano do município de Camaragibe será integrado ao Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM). A proposta do Governo de Pernambuco foi aceita durante Assembleia Geral do órgão, realizada nesta sexta (24). Com a mudança, o serviço será regulamentado no município, o que possibilita a participação efetiva no planejamento e na gestão do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR), maior integração operacional e tarifária por meio do Sistema Estrutural Integrado (SEI) e melhoria na qualidade dos serviços, entre outros benefícios.

Após a aprovação, as tratativas poderão dar sequência às formalidades necessárias ao ingresso, como assinatura de aditivo ao contrato social, garantindo, inclusive, o aumento dos serviços de ônibus integrados à rede metropolitana, abrangendo regiões até então sem acesso.

Agora abrimos a possibilidade de uma nova fase no que diz respeito ao planejamento e gerenciamento do transporte público coletivo do município, assegurando melhor qualidade dos serviços, mais fiscalização e segurança, via contratos de concessão, além da projeção, junto ao Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife – STPP/RMR, de otimização de custos, maior integração operacional e tarifária”, explica o diretor-presidente do CTM, Matheus Freitas.

OUTRAS AÇÕES – A iniciativa se soma aos esforços que o Governo de Pernambuco junto ao CTM tem realizado para a melhoria do transporte metropolitano no Grande Recife. Desde o início de 2023, foram intensificadas as fiscalizações, novos ônibus foram adquiridos e já está em vigor o Bilhete Único, que extinguiu o anel B e reduziu o valor da tarifa de R$ 5,60 para R$ 4,10, beneficiando mais de 700 mil usuários.

segunda-feira, 13 de maio de 2024

IT Igarassu tem integração temporal em terminal integrado provisório em 10/5/24

 👀 Atenção passageiros do TI Igarassu a migração temporária da operação das linhas de ônibus já está funcionando no terminal provisório.


Confira as linhas afetadas:


*🚌 1903 - 𝐀𝐑𝐀𝐂̧𝐎𝐈𝐀𝐁𝐀 / 𝐓𝐈 𝐈𝐆𝐀𝐑𝐀𝐒𝐒𝐔*


*🚍 1905 – 𝐓𝐈 𝐀𝐁𝐑𝐄𝐔 𝐄 𝐋𝐈𝐌𝐀 / 𝐓𝐈 𝐈𝐆𝐀𝐑𝐀𝐒𝐒𝐔*


*🚌 1918 - 𝐓𝐈 𝐈𝐆𝐀𝐑𝐀𝐒𝐒𝐔 ( 𝐂𝐈𝐑𝐂𝐔𝐋𝐀𝐑 ) 𝐕𝐈𝐀 𝐁𝐎𝐀𝐓𝐀𝐅𝐎𝐆𝐎 / 𝐈𝐅𝐏𝐄 / 𝐀𝐆𝐀𝐌𝐄𝐍𝐎𝐌 / 𝐏𝐈𝐓𝐀𝐍𝐆𝐀 1 𝐄 2*


*🚌 1946 - 𝐓𝐈 𝐈𝐆𝐀𝐑𝐀𝐒𝐒𝐔 ( 𝐁𝐑-101 )*


*🚌 1963 - 𝐓𝐈 𝐏𝐄-15 / 𝐓𝐈 𝐈𝐆𝐀𝐑𝐀𝐒𝐒𝐔 ( 𝐒𝐈́𝐓𝐈𝐎 𝐇𝐈𝐒𝐓𝐎́𝐑𝐈𝐂𝐎 )*


*🚍 1964 - 𝐓𝐈 𝐈𝐆𝐀𝐑𝐀𝐒𝐒𝐔 / 𝐓𝐈 𝐌𝐀𝐂𝐀𝐗𝐄𝐈𝐑𝐀*


*🚍 1967 - 𝐓𝐈 𝐈𝐆𝐀𝐑𝐀𝐒𝐒𝐔 ( 𝐒𝐈́𝐓𝐈𝐎 𝐇𝐈𝐒𝐓𝐎́𝐑𝐈𝐂𝐎 )*


*🚍 1968 - 𝐓𝐈 𝐈𝐆𝐀𝐑𝐀𝐒𝐒𝐔 / 𝐈𝐋𝐇𝐀 𝐃𝐄 𝐈𝐓𝐀𝐌𝐀𝐑𝐀𝐂𝐀́*


*🚌 1969 - 𝐓𝐈 𝐈𝐆𝐀𝐑𝐀𝐒𝐒𝐔 / 𝐈𝐓𝐀𝐏𝐈𝐒𝐒𝐔𝐌𝐀*

sexta-feira, 10 de maio de 2024

I T Igarassu Pernambuco provisório será?

 

A partir de amanhã (10), o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, vai realizar a migração da operação de ônibus do Terminal Integrado Igarassu para um o terminal provisório até a conclusão da obra do novo TI. No local, que fica no terreno ao lado do atual terminal, serão alocadas 9 (nove) linhas e instalados 1 (um) ponto de desembarque e 6 (seis) de embarque.

As linhas afetadas serão 1903 – Araçoiaba / TI Igarassu; 1905 – TI Abreu E Lima / TI Igarassu; 1918 – TI Igarassu (Circular) Via Boatafogo / Ifpe / Agamenom / Pitanga 1 e 2; 1968 – TI Igarassu / Ilha de Itamaracá; 1969 – TI Igarassu / Itapissuma; 1964 – TI Igarassu / TI Macaxeira; 1946 – TI Igarassu (BR-101); 1967 – TI Igarassu (Sítio Histórico) e 1963 – TI Pe-15 / TI Igarassu (Sítio Histórico).

Em caso de dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoria público 

terça-feira, 30 de abril de 2024

Expresso Vera Cruz recebe punição de 90 dias e perde operações em algumas linhas

 


Foto redes sociais auto na foto

A empresa Vera Cruz não vai conseguir atender às exigências de renovação da frota de ônibus previstas no acordo firmado com o governo de Pernambuco e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e, por isso, vai deixar de operar 11 linhas no transporte do Grande Recife. As linhas serão repassadas a outras empresas - todas também permissionárias (sem licitação) - a partir do dia 1º de maio e por um período de 90 dias, inicialmente.

Pelo menos esses são os pontos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que será assinado entre a empresa, o Estado e o MPPE nesta terça-feira (30/4). A decisão, acordada entre as partes e mediada pelo promotor de Transportes, Leonardo Caribé, foi tomada porque a Vera Cruz não vai conseguir cumprir o cronograma de renovação da frota.

A empresa colocou nove ônibus semi-novos para operar em abril e comprou outros 26 veículos, mas que não conseguirão chegar dentro do prazo estipulado. Em março, a empresa pediu para entregar parte da operação alegando dificuldades financeiras. As linhas - a maioria operadas há muitos anos pela Vera Cruz - serão divididas entre as empresas Borborema, Metropolitana e São Judas Tadeu. As três, juntas, irão colocar uma frota de 40 ônibus para atender à demanda das linhas.

O passageiro da Vera Cruz poderá ser beneficiado pela mudança, já que, além da frota velha, a principal reclamação da empresa são os longos intervalos - que já são reflexo da frota insuficiente. “Esses são os termos do TAC que será assinado nesta terça-feira e foi construído em acordo com as partes. A operação das linhas por outras empresas tem prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado. É o tempo para que a Vera Cruz consiga receber os novos ônibus e colocá-los na operação. Assim, os passageiros não serão prejudicados”, explica o promotor Leonardo Caribé.

domingo, 21 de abril de 2024

Obras interditam Av Cd Boa vista por até 20 dias .....

 


A troca de placas de concreto num trecho de aproximadamente 200 metros da Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife, vai alterar a rotina de quem utiliza o transporte público que atende ao corredor, principalmente o BRT Leste-Oeste. As obras começam nesta segunda-feira (22/4) e devem durar pelo menos um mês.

Por isso, a Estação de BRT Rua do Hospício – Engenheiro Pelópidas Silveira, que fica próxima à Rua do Hospício, será desativada para permitir a criação de um ‘contra-fluxo’ no trecho. Essa será a principal mudança e afetará muitos passageiros porque o corredor, atendido pelo BRT Leste-Oeste, irá operar apenas com a Estação de BRT Soledade.

As outras duas opções para embarque e desembarque dos usuários do BRT serão a Estação Derby, que fica após o cruzamento da Conde da Boa Vista com a Avenida Agamenon Magalhães, e a Estação Guararapes, localizada após a Ponte Duarte Coelho, na Avenida Guararapes. As informações são do Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM), gestor do transporte por ônibus da Região Metropolitana do Recife.



Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares E Equipe

TRANSPORTE PÚBLICO

Ônibus que passam na Avenida Conde da Boa Vista terão alteração a partir desta segunda (22). Confira as mudanças

Mudanças acontecem devido à troca das placas de concreto do corredor, que deverá durar mais de um mês



Imagem do autor















A interdição será realizada num trecho de aproximadamente 200 metros, na altura da Rua do Hospício, apenas no sentido Centro-subúrbio

A interdição será realizada num trecho de aproximadamente 200 metros, na altura da Rua do Hospício, apenas no sentido Centro-subúrbio - TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM

A troca de placas de concreto num trecho de aproximadamente 200 metros da Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife, vai alterar a rotina de quem utiliza o transporte público que atende ao corredor, principalmente o BRT Leste-Oeste. As obras começam nesta segunda-feira (22/4) e devem durar pelo menos um mês.


Por isso, a Estação de BRT Rua do Hospício – Engenheiro Pelópidas Silveira, que fica próxima à Rua do Hospício, será desativada para permitir a criação de um ‘contra-fluxo’ no trecho. Essa será a principal mudança e afetará muitos passageiros porque o corredor, atendido pelo BRT Leste-Oeste, irá operar apenas com a Estação de BRT Soledade.


As outras duas opções para embarque e desembarque dos usuários do BRT serão a Estação Derby, que fica após o cruzamento da Conde da Boa Vista com a Avenida Agamenon Magalhães, e a Estação Guararapes, localizada após a Ponte Duarte Coelho, na Avenida Guararapes. As informações são do Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM), gestor do transporte por ônibus da Região Metropolitana do Recife.


OBRAS NUM TRECHO DE 200 METROS



Ariel Sobral/JC

Estação de BRT será desativada na Avenida Conde da Boa Vista devido às obras no corredor. Confira o que muda - Ariel Sobral/JC

A interdição será realizada num trecho de aproximadamente 200 metros, na altura da Rua do Hospício, apenas no sentido Centro-subúrbio. O trabalho será realizado pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). Serão substituídas 40 placas de concreto.


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Para minimizar o impacto para os passageiros, o trecho oposto ao das obras será transformado provisoriamente em mão dupla, no sentido subúrbio-Centro. Assim, os ônibus das 36 linhas (além de algumas linhas Bacurau) poderão realizar o desvio até o final da Estação de BRT Rua do Hospício, retornando à via normalmente em seguida.

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PARADA DO SERVIÇO CONVENCIONAL DESATIVADA

Devido às obras, a parada de ônibus localizada em frente à Loja C&A (parada seletiva nº 180305) também será desativada temporariamente. Com isso, os usuários terão como opção as paradas: em frente ao Empresarial Pessoa de Melo, Shopping Place, nº 50 (parada seletiva nº 180300); em frente ao Bradesco, nº 126 (parada seletiva nº 180301); em frente ao Edf. Sion, nº 170 (parada seletiva nº 180303); em frente ao Edifício Pirapama, nº 250-B (parada seletiva nº 180304); e em frente ao Banco do Nordeste (parada seletiva nº 180307).


PRAZOS PARA AS OBRAS NA CONDE DA BOA VISTA

A Prefeitura do Recife divulgou oficialmente que os trabalhos teriam duração de dois meses, mas o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) afirmou que as mudanças iriam durar de 15 a 20 dias.

Para os condutores de automóveis, o impacto será menor porque será necessário apenas uma mudança de faixa, semelhante à realizada pelos ônibus. Quem segue pela Avenida Conde da Boa Vista e sai da Rua do Hospício, no sentido Centro-subúrbio, deverá desviar pela faixa oposta, no trecho em que será instalado duplo sentido de circulação até o final da Estação de BRT Hospício. Em seguida, os condutores retornarão à faixa normal.



Estação de BRT será desativada na Avenida Conde da Boa Vista devido às obras no corredor. Confira o que muda - Genival Fernandes Paparazzi/Divulgação

Genival Fernandes Paparazzi/Divulgação

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Estação de BRT será desativada na Avenida Conde da Boa Vista devido às obras no corredor. Confira o que muda - Genival Fernandes Paparazzi/Divulgação


Linhas que serão afetadas devido a interdição provisória do sentido Centro-subúrbio:


• 014 – BRASÍLIA (CONDE DA BOA VISTA)

• 032 - SETÚBAL (CONDE DA BOA VISTA)

• 041 – SETÚBAL (OPCIONAL)

• 061 – PIEDADE

• 064 – PIEDADE (OPCIONAL)

• 071 – CANDEIAS

• 101 – CIRCULAR (CONDE DA BOA VISTA / RUA DO SOL)

• 121 - VILA DA SUDENE

• 168 – TI TANCREDO NEVES (CONDE DA BOA VISTA)

• 185 – TI CABO – Via UNICAP

• 214 – UR-02 / IBURA (OPCIONAL)

• 224 – UR-011 / JORDÃO (OPCIONAL)

• 243 – VILA DOIS CARNEIROS – VIA CAIS DE SANTA RITA

• 311 – BONGI (AFOGADOS)

• 313 - SAN MARTIN (ABDIAS DE CARVALHO)

• 314 – MANGUEIRA

• 315 – BONGI

• 321 - JARDIM SÃO PAULO (ABDIAS DE CARVALHO)

• 324 - JARDIM SAO PAULO (PIRACICABA)

• 331 - TOTÓ (JARDIM PLANALTO)

• 341 - CURADO I

• 342 – CURADOS (OPCIONAL)

• 346 – TI TIP (CONDE DA BOA VISTA)

• 411 – PLAZA SHOPPING (CONDE DA BOA VISTA)

• 414 – TORRE

• 516 - CASA AMARELA (TORRE/RECIFE ANTIGO)

• 521 - ALTO SANTA ISABEL (CONDE DA BOA VISTA)

• 524 - SÍTIO DOS PINTOS (DOIS IRMÃOS)

• 624 – BREJO (CONDE DA BOA VISTA)

• 644 - LARGO DO MARACANÃ (CONDE DA BOA VISTA)

• 741 – DOIS UNIDOS (BEBERIBE)

• 1981 – TI RIO DOCE (CONDE DA BOA VISTA)

• 2437 – TI CAXANGÁ (CONDE DA BOA VISTA) – BRT

• 2441 – TI CDU (CONDE DA BOA VISTA) – BRT

• 2444 – TI GETÚLIO VARGAS (CONDE DA BOA VISTA) – BRT

• 2450 – TI CAMARAGIBE (CONDE DA BOA VISTA) – BRT


As linhas atendidas na parada que será desativa (nº 180305) terão as seguintes opções:


• 243 – VILA DOIS CARNEIROS – VIA CAIS SANTA RITA – Opções PED 180301e PED 180307

• 311 – BONGI (AFOGADOS) – Opções PED 180303 e PED 180307

• 313 - SAN MARTIN (ABDIAS DE CARVALHO) – Opções PED 180300 e PED 180307

• 314 - MANGUEIRA – Opções PED 180303 e PED 180307

• 315 - BONGI – Opções PED 180303 e PED 180307

• 321 - JARDIM SÃO PAULO (ABDIAS DE CARVALHO) – Opções PED 180300 e PED 180307

• 324 - JARDIM SAO PAULO (PIRACICABA) – Opções PED 180300 e PED 180307

• 331 - TOTÓ (JARDIM PLANALTO) – Opções PED 180303 e PED 180307

• 341 - CURADO I – Opções PED 180303 e PED 180307

• 342 – CURADOS (OPCIONAL) – Opções PED 180303 e PED 180307

• 346 – TI TIP (CONDE DA BOA VISTA) – Opções PED 180303 e PED 180307

• 411 – PLAZA SHOPPING (CONDE DA BOA VISTA) – Opções PED 180304 e PED 180307

• 414 – TORRE – Opções PED 180301 e PED 180307

• 516 - CASA AMARELA (TORRE/RECIFE ANTIGO) – Opções PED 180304 e PED 180307

• 521 - ALTO SANTA ISABEL (CONDE DA BOA VISTA) – Opções PED 180304 e PED 180307

• 524 - SÍTIO DOS PINTOS (DOIS IRMÃOS) – Opções PED 180304 e PED 180307

• 624 – BREJO (CONDE DA BOA VISTA) – Opções PED 180304 e PED 180307

• 644 - LARGO DO MARACANÃ (CDE. DA BOA VISTA) – Opções PED 180304 e PED 180307

• 741 – DOIS UNIDOS (BEBERIBE) – Opções PED 180304 e PED 180307

• 1981 – TI RIO DOCE (CONDE DA BOA VISTA) – Opções PED 180300 e PED 180307

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Expresso Vera Cruz coloca em operação 9 ônibus usados e autorizados pelo órgão gestor Grande Recife consórcio

 

Imagem divulgação 


Novos ônibus da Vera Cruz começam a circular neste sábado no Grande Recife

Empresa corre atrás do cumprimento do TAC firmado com o governo de Pernambuco e o MPPE para não ter a permissão de operação suspensa pelo Estado

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Mudanças na linha 014- Brasília Cd da Boa vista


 Imagem divulgação 


Grande Recife Consórcio faz mudança operacional na linha 014 – Brasília (CD Boa Vista)

18 de abril de 2024

Os moradores de Brasília Teimosa devem ficar atentos, a partir de sábado (20), nos dias úteis, sábados e domingos, o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, vai realizar alterações na programação de operacionalização da linha 014-Brasília (Cd. BoaVista), implantação de um novo itinerário Via Agamenon, retornando pela Av. Dantas Barreto. A frota, nos dias úteis, serão 4 veículos, que juntos, vão realizar 47 viagens/dia. Já no sábado e domingo, respectivamente, a frota contará com 2 veículos, que farão 25 viagens/dia. Os atendimentos ao shopping Rio Mar e a Prefeitura do Recife permanecem.


Itinerários conforme descritos abaixo:


Novo Itinerário: Via Agamenon: IDA: Avenida Brasília Formosa, Rua Dagoberto Pires, Rua Arabaiana, Rua Delfim, Rua Francisco Valpassos, Rua Comendador Morais, Avenida Engenheiro Antônio De Góes (Pista Norte – Faixa Azul), Ponte Governador Agamenon Magalhães, Viaduto Capitão Temudo, Ponte José De Barros Lima, Avenida Governador Agamenon Magalhães, Acesso Avenida Governador Agamenon Magalhães – 1ª Agulha – Leste (Em Frente Ao Empresarial Isaac Newton), Avenida Governador Agamenon Magalhães (Pista Local Leste), Avenida Governado r Carlos De Lima Cavalcanti, Avenida Conde Da Boa Vista, Ponte Duarte Coelho, Avenida Guararapes, Avenida Dantas Barreto (Pista Oeste), VOLTA: Avenida Dantas Barreto (Pista Oeste), Avenida Dantas Barreto, Rua Do Peixoto, Praça Das Cinco Pontas, Alça De Acesso Ao Viaduto Das Cinco Pontas, Viaduto Das Cinco Pontas, Avenida Engenheiro José Estelita, Rua Capitão Temudo, Avenida Saturnino De Brito, Ponte Governador Paulo Guerra, Avenida Herculano Bandeira, Avenida Boa Viagem, Rua Comendador Morais, Rua Dagoberto Pires, Rua Arabaiana, Rua Delfim, Rua Francisco Valpassos, Rua Dagoberto Pires, Avenida Brasília Formosa.


Itinerário atual – Via Cais de Santa Rita IDA: Avenida Brasília Formosa; Rua Dagoberto Pires; Rua Arabaiana; Rua Delfim; Rua Francisco Valpassos; Rua Comendador Morais; Avenida Engenheiro Antônio De Góes (Pista Norte – Faixa Azul); Ponte Governador Agamenon Magalhães; Avenida Engenheiro José Estelita; Viaduto Das Cinco Pontas; Cais Santa Rita (Via Da Beira Mar); Cais Santa Rita (Via De Acesso Ao Terminal Cais De Santa Rita) ; Terminal Cais De Santa Rita VOLTA: Terminal Cais De Santa Rita; Avenida Martins De Barros; Rua Siqueira Campos; Rua Cleto Campelo; Avenida Guararapes; Ponte Duarte Coelho; Avenida Conde Da Boa Vista; Rua Dom Bosco; Avenida Governador Agamenon Magalhães; Ponte José De Barros Lima; Via duto Capitão Temudo; Alça Do Viaduto Capitão Temudo; Avenida Saturnino De Brito; Ponte Governador Paulo Guerra; Avenida Herculano Bandeira; Avenida Boa Viagem; Rua Comendador Morais; Rua Dagoberto Pires; Rua Arabaiana; Rua Delfim; Rua Francisco Valpassos; Rua Dagoberto Pires; Avenida Brasília Formosa.


quarta-feira, 3 de abril de 2024

Bilhete eletrônico será implantado em 60 dias

 


JABOATÃO DIVULGA AMANHÃ EDITAL PARA IMPLANTAR BILHETAGEM ELETRÔNICA

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Foto: Divulgação/PMJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes publica, nesta quarta-feira (3), edital determinando prazo de 15 dias para os permissionários do Transporte Complementar do município contratarem o Sistema de Bilhetagem Eletrônica Municipal, Monitoramento e Gestão e de 60 dias para início da sua implantação. Desde 2018, uma intensa batalha judicial entre os permissionários vinha adiando a implementação da medida. Na última quarta-feira (27), a Prefeitura intermediou reunião na qual a categoria aprovou os novos termos contratuais junto às empresas selecionadas, Tacom e Kim+. A partir da bilhetagem, os permissionários passam a ter possibilidade de contratação de financiamento, devendo adquirir novos veículos.

“A reestruturação do Sistema de Transporte Complementar Municipal passa pela Bilhetagem Eletrônica. Além de dar mais economia, segurança e praticidade aos usuários, ela traz dados fundamentais para um melhor gerenciamento do serviço por parte do município e para que os permissionários possam comprovar renda e contratar financiamento para melhorias e renovação da frota”, afirma o prefeito Mano Medeiros. “A implantação da bilhetagem e renovação de frota são condicionantes para que os permissionários mantenham suas permissões”.

O secretário-executivo de Ordem Pública e Mobilidade, Carlos Sá, explica que alguns dos permissionários são cooperados, outros não. “Isso gerou um impasse entre eles na contratação do sistema, judicializado pela própria categoria. Com a recente liminar judicial, a aquisição da bilhetagem foi colocada em votação e aprovada pela maioria dos permissionários, devendo ser dada continuidade ao processo. O edital estabelece as regras para essa continuidade”, afirma. “Salientando que a seleção de empresa e aquisição dos equipamentos é de responsabilidade dos permissionários”.

O SISTEMA

O Sistema de Transporte Complementar do Jaboatão tem 283 permissionários cadastrados, que cobrem 15 linhas municipais. Cada permissionário pode contratar seis operadores, sendo três motoristas e três cobradores. O regulamento estabelece uma circulação de 80% da frota, para que a frota reserva possa fazer as devidas manutenções e os operadores possam ter férias e folgas. Veículos com 10 anos ou mais precisam fazer, obrigatoriamente, pelo menos uma inspeção anual junto a órgão certificado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia), que assegure as suas condições de funcionamento. Documentação de permissionários, operadores e veículos também precisam estar sempre regularizadas.

A Secretaria de Ordem Pública e Mobilidade também faz inspeção anual e fiscalização rotineira do sistema, tendo retirado de circulação, só este ano, 15 micro-ônibus. “Aqueles que solucionam o problema verificado, como a falta de um equipamento obrigatório, comprovam o ajuste e podem voltar a circular. Se o problema não for resolvido, ele permanece fora da operação”, explica Carlos Sá. No caso do veículo que atropelou 34 pessoas durante uma procissão, em Marcos Freire, no último domingo, ele não estava em operação no dia, estava na frota reserva. Mas ele tinha o laudo do Inmetro e todas as documentações em dia”.

Os 24 micro-ônibus que fazem a linha Marcos Freire/Barra de Jangada paralisaram o serviço, após o acidente, alegando questão de segurança, uma vez que populares estavam ameaçando atear fogo nos veículos. A Secretaria de Ordem Pública está tomando as providências para retomada dos serviços.