Empresas São Paulo e Rodolinda encerram suas atividades
2014 já se tornou um marco na história do transporte de Pernambuco. Não só pelo sistema BRT que está sendo implantado, rápido e moderno, mas também pelo fim das atividades de empresas tradicionais do mundo dos coletivos.
Em fevereiro, a Santa Cruz encerrou suas atividades. E no último dia 22 de maio, mais duas empresas despediram-se do sistema: a São Paulo e a Rodolinda.
Em comum, todas fecharam por causa do processo de licitação que o sistema de transporte recifense vive. Por conta de problemas financeiros, não conseguiram se encaixar em nenhum dos consórcios que foram criados. A única solução, portanto, foi fechar as portas.
Fundada em 1944, a Empresa São Paulo surgiu no bairro de Beberibe, zona norte do Recife. Fundada por Raul e Mário de Mello Morato, contava com apenas um ônibus, operado pelos próprios criadores, que eram irmãos. O veículo do tipo jardineira, era conduzido por um deles enquanto o outro cobrava as passagens.
Com o passar do tempo, a São Paulo cresceu e se profissionalizou. Em 1970, passou para as mãos de Luiz Antônio Morato, que conduziu sua expansão. Posteriormente, foi criada uma empresa-irmã, a Rodolinda, para operar as linhas municipais de Olinda.
Recentemente, a São Paulo tinha 120 ônibus e operava em 19 linhas, enquanto a Rodolinda possuia 8 carros na frota operando 1 itinerário.
Desde a manhã do dia 23, as empresas Caxangá, Globo, Pedrosa e Transcol assumiram a operação das linhas da Sao Paulo. Os antigos funcionários da São Paulo deverão ser divididos entre estas quatro transportadoras.
Os usuários devem ficar atentos as novas operadoras das linhas que eram da São Paulo. A dica é pegar o ônibus pelo número e nome do trajeto.
Isto foi notícia no blog Maxi ônibus Olinda, e aqui segue a matéria daquele dia triste a nossa Busologia pernambucana.
Em fevereiro, a Santa Cruz encerrou suas atividades. E no último dia 22 de maio, mais duas empresas despediram-se do sistema: a São Paulo e a Rodolinda.
Em comum, todas fecharam por causa do processo de licitação que o sistema de transporte recifense vive. Por conta de problemas financeiros, não conseguiram se encaixar em nenhum dos consórcios que foram criados. A única solução, portanto, foi fechar as portas.
Fundada em 1944, a Empresa São Paulo surgiu no bairro de Beberibe, zona norte do Recife. Fundada por Raul e Mário de Mello Morato, contava com apenas um ônibus, operado pelos próprios criadores, que eram irmãos. O veículo do tipo jardineira, era conduzido por um deles enquanto o outro cobrava as passagens.
Com o passar do tempo, a São Paulo cresceu e se profissionalizou. Em 1970, passou para as mãos de Luiz Antônio Morato, que conduziu sua expansão. Posteriormente, foi criada uma empresa-irmã, a Rodolinda, para operar as linhas municipais de Olinda.
Recentemente, a São Paulo tinha 120 ônibus e operava em 19 linhas, enquanto a Rodolinda possuia 8 carros na frota operando 1 itinerário.
Desde a manhã do dia 23, as empresas Caxangá, Globo, Pedrosa e Transcol assumiram a operação das linhas da Sao Paulo. Os antigos funcionários da São Paulo deverão ser divididos entre estas quatro transportadoras.
Os usuários devem ficar atentos as novas operadoras das linhas que eram da São Paulo. A dica é pegar o ônibus pelo número e nome do trajeto.
Isto foi notícia no blog Maxi ônibus Olinda, e aqui segue a matéria daquele dia triste a nossa Busologia pernambucana.
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
A esp empresa São Paulo era conhecida como as ambulâncias da zona Norte, por causa das cores vermelha e branca e quem morava em água fria pegava o ônibus sem olhar o destino que sabia que ele certamente iria passar lá.
ResponderExcluirEu acho muito doloroso saber que empresas como AUTO VIAÇÃO SANTA CRUZ E EMPRESA SÃO PAULO , fecharem as portas por sitratarem de serem historicas no Recife. As modernidades destroem essas empresas sem levarem em consideração as suas histórias desde a suas fundações por serem as primeiros a egressar nos bairros do Recife , após a saída da CTU RECIFE nos bairros predominantes.
ResponderExcluirÉ triste ver o fim de empresas como estas e entre outras que sairam do sistemas por conta da modernidade nos meios de transporte , onde se preferem que empresas pequenas morram para que outras se torne-se gigantes. É lamentável que isto aconteça.