sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Pernambuco reduzindo tamanho dos ônibus, fazendo os passageiros andar no aperto

 

Foto divulgação ilustração ia Chatgpt 

Link matéria Chatgpt

Existe Ônibus Articulados e Biarticulados: Solução para o Transporte em Massa de Recife?

O transporte público nas grandes metrópoles sempre enfrenta desafios quando se trata de eficiência e capacidade. Em cidades como Recife, onde a demanda por deslocamento é alta e o trânsito congestionado, a escolha do modal adequado pode fazer a diferença na mobilidade urbana. Enquanto o metrô é um dos sistemas mais eficientes em termos de volume transportado, ônibus articulados e biarticulados surgem como uma alternativa viável para otimizar o transporte de passageiros, garantindo eficiência e conforto.


Sistema via livre de brt ônibus articulado 18,60m

A Capacidade e Eficiência dos Ônibus Articulados e Biarticulados

Os ônibus convencionais transportam, em média, entre 70 e 100 passageiros, dependendo do modelo. Já os ônibus articulados, que possuem uma seção articulada intermediária, podem levar entre 150 e 180 passageiros. Por outro lado, os biarticulados, com duas articulações, podem transportar de 250 a 270 passageiros, sendo comparáveis à capacidade de alguns trens do metrô.

Ônibus BiArticulado 28m pode transportar até 200 passageiros 


Essa capacidade ampliada permite uma maior eficiência no transporte de passageiros, reduzindo o número de veículos necessários para atender à demanda e melhorando a fluidez do trânsito. Além disso, quando operam em corredores exclusivos, como os sistemas BRT (Bus Rapid Transit), esses ônibus garantem rapidez e confiabilidade no deslocamento, aproximando-se do desempenho de um metrô em superfície.


Ônibus Articulados 18,60m pode transportar até 150 passageiros dependendo da configuração 

Vantagens da Implementação em Recife

  1. Aumento da Capacidade de Transporte: Com um modelo de ônibus de alta capacidade, é possível transportar um grande número de passageiros, reduzindo a superlotação nos horários de pico.
  2. Menor Custo de Implantação em Relação ao Metrô: A criação de corredores exclusivos para ônibus articulados e biarticulados requer investimentos menores do que a construção e expansão de linhas de metrô.
  3. Flexibilidade na Operação: Diferente do metrô, cuja infraestrutura é fixa, os ônibus articulados e biarticulados podem ser realocados conforme a demanda e necessidades da cidade.
  4. Redução de Emissões e Modernização da Frota: Com a adoção de ônibus elétricos articulados ou movidos a biocombustível, há uma redução significativa na emissão de poluentes.
  5. Melhoria na Qualidade do Transporte Público: Com veículos modernos, confortáveis e bem planejados, a experiência do usuário melhora, incentivando mais pessoas a utilizarem o transporte coletivo ao invés do individual.

Desafios e Necessidades para o Sucesso

Para que esse modelo funcione de forma eficiente em Recife, alguns pontos precisam ser considerados:

  • Infraestrutura adequada: A implementação de corredores exclusivos bem planejados, garantindo fluidez e prioridade ao transporte coletivo.
  • Gestão eficiente: Monitoramento contínuo do fluxo de passageiros e ajustes nas linhas e frequências para atender melhor a demanda.
  • Integração com outros modais: Integração entre ônibus, metrô, bicicletas e outros meios de transporte para um sistema interligado e eficiente.

Conclusão

Enquanto o metrô continua sendo um pilar essencial para o transporte de massa, os ônibus articulados e biarticulados representam uma solução prática e econômica para melhorar a mobilidade urbana em Recife. Com planejamento estratégico, investimentos adequados e a implementação de corredores exclusivos, essa alternativa pode transformar a experiência dos passageiros e contribuir para uma cidade mais acessível e sustentável.

Os empresários e o governo têm que sentir na pele e mudar este pensamento e dar  conforto mínimo aos  clientes do sistema bilionário aqui de Pernambuco...

veja abaixo modelos de ônibus existentes articulados e bi articulados 
















Materia do Blogueiro jailson Silva especialista em mobilidade e transporte público 

https://chatgpt.com/canvas/shared/67b8d9246fe08191be210910b4a0e8da

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Recife um caos e a frota diminuído seu tamanho

foto ilustração sugestão do chatgpt 


Foto chatgpt 4.o ilustração 

A mobilidade urbana no Recife enfrenta desafios desafiadores, especialmente no que diz respeito ao transporte público por ônibus. De acordo com o Relatório Global sobre Transporte Público 2024, realizado pelo Moovit, os passageiros no Recife passam, em média, 55 minutos diários em deslocamento, posicionando a cidade como a quarta pior do Brasil nesse aspecto, atrás apenas do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.

Além do tempo prolongado de viagem, os usuários enfrentam longas esperas nos pontos de ônibus. Uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) revelou que 34% dos passageiros consideram o tempo de espera entre as viagens uma dificuldade significativa.




A superlotação é outro problema crítico. Durante a pandemia de COVID-19, uma determinação judicial que o governo de Pernambuco reduzisse a superlotação nos ônibus nos horários de pico; contudo, essa medida não foi completamente renovada.

Além disso, quase metade das linhas de ônibus na Região Metropolitana do Recife teve redução de frota em um ano, agravando a situação de um sistema já precarizado.

Para atender a uma demanda elevada de passageiros, a escolha do tipo de ônibus é fundamental. Ônibus articulados, que possuem uma seção articulada no meio, aumentam a capacidade de passageiros e são frequentemente utilizados em rotas movimentadas.



Ônibus articulares e bi articulados, também são uma alternativa eficaz para áreas com restrições de espaço nas ruas, oferecendo maior capacidade de transporte.

A implementação de veículos com maior capacidade, aliada a um planejamento eficiente e investimentos adequados, é essencial para melhorar a mobilidade urbana no Recife, reduzindo os tempos de deslocamento e proporcionando viagens mais convenientes e seguras para os usuários do transporte público.

Recife tem o 4º pior tempo gasto em transporte público no país, aponta pesquisa





domingo, 2 de fevereiro de 2025

Guerra no dia ontem em Recife, muitas brigas e depredações ônibus

 



Fotos ilustração  do vandalismo do Recife 


Foi um clássico de sangue e muita violência,  mas vamos falar das depredação em ônibus e surf nos coletivos e onde estva a polícia e os passageiros reféns da violência e motoristas com traumas de um jogo de muito sangue e mortes. 


sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Linha Centro do metrô com problemas

 

Foto ilustrativa 


Desde a  madrugada metrô da linha centro está funcionando em linha singela, com isso os intervalos estão maiores em média 35 minutos. Essa semana já é a segunda vez que o metrô quebra, relatos de passageiro também fogo aqui na manhã desta sexta-feira no ias centro com problema e linha Sul também no intervalos maiores. Técnico Joyce encontro no local desde a madrugada e já começaram os trabalhos de conserto mais uma vez no metrô do Recife que está funcionando parcialmente.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Ramal Metrô 🚇 Jaboatão permanece fechado


 

Metrô do Recife: ramal Jaboatão segue fechado pelo terceiro dia consecutivo

Hoje é o terceiro dia de paralisação do ramal Jaboatão, após um problema na injeção de energia de um trem, ocorrido na madrugada de segunda-feira (16)

ramal Jaboatão do Metrô do Recife, mais uma vez, amanheceu fechado nesta quarta-feira (18), causando transtornos aos passageiros que dependem do transporte público.

Das 19 estações da Linha Centro, quatro permanecem fechadas: Cavaleiro, Floriano, Engenho Velho e Jaboatão. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a interrupção dos serviços foi causada por uma pane na rede aérea responsável pelo fornecimento de energia para os trens.

O problema teve início na madrugada de segunda-feira (16), quando a CBTU informou que houve uma falha na injeção de energia em um trem na rede aérea do ramal Jaboatão, o que resultou na paralisação do trecho. Ainda não há previsão para a normalização do serviço.


Segue nosso Instagram @jailsonblogueirooficial

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

No fechar do ano 2024 CoNorte renova com

 Renovação CoNorte com Apache VIP V Automático com Duas portas e elevador gaveta, Mascarello GranVia VW 17.230 EURO 6 e pra não perder o fornecedor, vem Torino s plástico e assim chega tudo ônibus simples sem nenhum conforto e ar condicionado nem pensar, veja as fotos dos modelos. 













Fotos recebidas via WhatsApp pelos busologos e autores nas fotos e os que não tem é anônima 

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Respeite assentos preferenciais

 

Foto divulgação cbtu Recife 


Nossos trens e VLTs possuem assentos preferenciais. Esses assentos são reservados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, gestantes, pessoas com criança de colo, idosos, obesos e autistas. Respeite!


Gentileza no transporte público 🚌💛


A Escola Estadual de Camaragibe recebeu uma ação educativa que reforçou a importância da empatia e do respeito nos ônibus. Em parceria com as Secretarias de Educação e Defesa Social, técnicos realizaram uma campanha de conscientização com pais e alunos, abordando temas como:


✅ Respeito a idosos, gestantes e pessoas com deficiência;

✅ Cumprimento das filas e atenção aos motoristas;

✅ Cuidados com os pontos de parada e terminais;

✅ Preservação do patrimônio público;

✅ Perigos de acessar o terminal por áreas exclusivas para ônibus.


📢 Vamos juntos construir um transporte mais seguro, humano e inclusivo!


Confira a matéria completa em nosso Instagram

Segue nosso Instagram

Blog Grande Recife mobilidade notícias 


sábado, 19 de outubro de 2024

Itamaracá renovará a frota com 53 ônibus com chassi Volksbus 0 km

 



Acquisição de novos veículos pela Itamaracá visa modernizar o transporte público e melhorar a acessibilidade na 

Matéria da página ônibus & Transportes 

PorJúlio Barboza


A Itamaracá Transportes, integrante do Consórcio Conorte e responsável pelo lote 01 do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife, informou ao Ônibus & Transporte a aquisição de 53 novos ônibus zero quilômetro. Os veículos, equipados com motorização Volksbus, têm como objetivo reforçar e modernizar a frota da empresa, que já atende milhares de passageiros diariamente. A informação foi divulgada pela empresa ao portal Ônibus & Transporte, especializado no setor.


Os novos ônibus adquiridos possuem chassis do modelo 17.230/S, com motor MAN D08 34. Esse motor oferece uma potência máxima de 225 cavalos a 2.300 rpm e torque máximo de 850 Nm, características que garantem maior desempenho nas operações. Além disso, o câmbio automático ZF 8AP900B de 8 marchas à frente e uma ré assegura uma condução mais suave e eficiente, principalmente em trajetos urbanos, onde o fluxo de paradas é constante.


Novos ônibus da Itamaracá: carrocerias Caio e Mascarello


Dos 53 veículos, 28 serão equipados com carroceria Caio Apache VIP V, que inclui uma inovação no quesito acessibilidade: um elevador especial, conhecido como “elevador de gaveta”, será instalado numa porta central exclusiva para facilitar o acesso de passageiros com necessidades especiais. Este modelo de elevador, ainda inédito na frota da empresa, promete reduzir os custos operacionais e aumentar o conforto para os usuários que dependem desse recurso, ampliando a inclusão no transporte público.


Já as outras 25 unidades virão com carroceria GranVia, da fabricante Mascarello. Esses veículos contarão com três portas do lado direito e elevadores tradicionais já em uso pela Itamaracá. A diversidade de modelos permite à empresa atender a diferentes necessidades operacionais, assegurando tanto eficiência quanto acessibilidade. A previsão é que os novos ônibus comecem a chegar em dezembro, trazendo uma nova fase de modernização para o transporte público da Região Metropolitana do Recife.


Além dessa significativa renovação, a empresa já opera com um ônibus do modelo Apache VIP V, equipado com chassi Volksbus 22.260 e 15 metros de comprimento, atuando em linhas do corredor BRT Via Livre. Este veículo já está em circulação e demonstra o compromisso da Itamaracá Transportes em melhorar continuamente o atendimento à população.


A aquisição dos novos ônibus reafirma o papel da Itamaracá no esforço contínuo de modernização do transporte público, um setor vital para a mobilidade urbana e para a qualidade de vida da população.


Imagem: Júlio Barboza



sábado, 12 de outubro de 2024

Ônibus de teste da ANKAI JAC MOTORS TARIFA COBRADA ACIMA TARIFA ÚNICA

 


Em todo país os ônibus elétricos são testado com tarifa zero, já aqui em Pernambuco único local que cobram e valor muito alto



Ponte Maurício de Nassau, Av. Marquês de Olinda, Cais do Apolo, Av Militar, Ponte do Limoeiro, Av Norte, Praça General Abreu e Lima, Av. Cruz Cabugá, Av. Olinda, Av Sigismundo Gonçalves, Praça do Carmo.

Sentido Olinda- Recife
Praça do Carmo, Av Sigismundo Gonçalves, Av Presidente Kennedy, Tv do Pisa, Av Olinda, Av Agamenon Magalhães, Av. Cruz Cabugá, Praça General Abreu e Lima, Av Norte, Ponte do Limoeiro, Av Militar, Cais do Apolo, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, Rua do Imperador, Rua Siqueira Campos, Av Dantas Barreto, Av Nossa Senhora do Carmo, Av Martins de Barros, Cais de Santa Rita.

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Dia da eleição passageiros não vai pagar passagem


A CBTU Recife informa que no próximo domingo (06), dia em que se realizará o primeiro turno das eleições municipais, a entrada no sistema será gratuita para os usuários. Cumprindo a determinação do STF que concedeu gratuidade em transportes públicos em todas as capitais do país.
 

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

População de Casa Amarela e Alto do Mandu terão melhoria no serviço de ônibus

 


Com objetivo de ampliar o atendimento aos usuários da linha 511 – Alto do Mandu (Circular) e à população de Casa Amarela, o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, a partir da próxima segunda-feira (02), realizará a mudança operacional e nova nomenclatura da linha, passando a ser chamada 511 – TI CDU/Casa Amarela/Alto do Mandu.

A linha vai contar com viagens em dois sentidos: via Apipucos ou via Estrada das Ubaias. A baia número 7 do Terminal Integrado CDU abrigará a linha, que terá ponto de retorno na Rua Padre Lemos, no bairro de Casa Amarela.

Os passageiros contarão com Bilhete Único e poderão realizar integração temporal com as linhas do TI CDU, 2060 – TI Tancredo Neves/TI Macaxeira e 520 – TI Macaxeira/Parnamirim.

A proposta da mudança foi discutida e, após ajustes, aprovada pelos representantes do Conselho dos Moradores Alto Mandu, em reunião na última quarta-feira (28).

A linha passará pela ponte do Monteiro (Eng Jaime Gusmão), Av. Caxangá, Detran e Av. Norte. Pelo sistema de integração, atenderá Universidade Federal e Hospital das Clínicas, satisfazendo um anseio histórico de deslocamento da população do entorno da linha.




Em caso de dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5511/5518