domingo, 30 de abril de 2023

Br 232 enfim foi finalizada a triplicação

RECIFE

Obra de triplicação da BR-232 é finalizada; todas as faixas estão liberadas

A triplicação beneficia mais de 4 milhões de usuários, diminuindo o tempo de viagem em 60%

BR-232 triplicada


maior mobilidade, fluidez e segurança. Com o feriadão de 1º de Maio, duas das lombadas eletrônica na estrada estarão desligadas.

A triplicação beneficia mais de 4 milhões de usuários, diminuindo o tempo de viagem em 60%.

A BR-232 tem um tráfego diário de 70 mil veículos, e o trecho que vem sendo requalificado vai do final da Avenida Abdias de Carvalho, na Zona Oeste do Recife, até as proximidades da entrada da BR-408.

Com o asfalto 100% concluído, a obra continua agora voltada para um novo sistema de drenagem, paisagismo, ciclovia e passarelas.

Matéria postada Folha Pe

quarta-feira, 12 de abril de 2023

Novo presidente do Grande Recife Consórcio

 

Grande Recife Consórcio tem novo presidente
Matheus Freitas teve nome aprovado em assembleia realizada nesta terça


O engenheiro Matheus Silva de Freitas assumiu a presidência do Grande Recife Consórcio de Transporte, nesta terça-feira (11), no lugar de Flávio Sotero. O novo diretor-presidente do CTM teve o nome aprovado por unanimidade durante Assembleia Geral do Consórcio, pela manhã, com a presença do secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Evandro Avelar, e consorciados. Matheus agradeceu as boas-vindas e disse esperar contar com o apoio de todos os envolvidos no sistema de transporte na RMR. 

O novo presidente do Consórcio adiantou que está ciente dos desafios que tem pela frente e não medirá esforços para melhorar as condições do serviço ofertado aos usuários do transporte público na Região Metropolitana do Recife (RMR). "É preciso assegurar a manutenção do que funciona e melhorar o que precisa ser melhorado", afirmou Matheus Freitas. O seu antecessor, Flávio Sotero, lembrou das dificuldades que o sistema passou durante a pandemia com uma queda de 30% no número de usuários de ônibus, fato enfrentado com "muita coragem e criatividade pelo setor", segundo ele. "Desejo ao Matheus sucesso nessa nova missão que chega com o respaldo do Governo para alavancar as mudanças no transporte público.

O secretário Evandro Avelar, que tem larga experiência no setor de transportes e mobilidade, elencou para os consorciados um plano de ação imediata que deverá ser executada pela nova gestão no CTM, entre elas: fortalecer cada vez mais os quadros técnicos e concentrar esforços numa política de transportes que agregue mais prefeituras da RMR. "Os problemas são muitos e precisamos consorciar todo mundo. Temos muito trabalho pela frente e com a ajuda de todos iremos tocar pra frente os projetos importantes em benefício da população", disse. 

Currículo - Matheus Freitas, engenheiro civil com graduação pela UFPE, intercâmbio na Universidade New South Wales, na Australia, pós-graduado em Gestão de Cidades pela ASCES.
Foi presidente na Autarquia de Mobilidade de Trânsito e Transporte de Caruaru- AMTTC. 
Antes de assumir a presidência do CTM, estava como consultor técnico da Secretaria da Casa Civil do Estado de Pernambuco.



*Foto 1 - Matheus Silva de Freitas, novo presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte
*Foto 2 - Matheus Freitas, Evandro Avelar (secretário de Mobilidade e Infraestrutura) e Flávio Sotero



Atenciosamente, 
Imprensa Grande Recife Consórcio de Transporte


domingo, 2 de abril de 2023

Novos BRTs vão substituir BRTs articulados nesta segunda-feira 3/4/23










Novos ônibus entram em operação no Sistema BRT a partir da segunda-feira (03)


O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura e do Grande Recife Consórcio de Transportes, inicia a renovação da frota nos ônibus que circulam no Sistema de BRT Via Livre. Neste primeiro momento, serão 27 coletivos alongados especiais em substituição a 15 veículos articulados especiais e convencionais que operam em quatro linhas do Corredor Leste/Oeste. A troca possibilitará uma diminuição no tempo de espera do usuário, uma vez que haverá redução no intervalo entre os ônibus. Em três meses, a gestão estadual já renovou mais de 100 veículos da frota na RMR. 

Os novos ônibus entram em operação na segunda-feira (03/04) e guardam as principais características dos veículos utilizados no Sistema BRT, como motor traseiro, suspensão a ar e câmbio automático, por exemplo. Eles têm 14 metros de comprimento, possuem ar-condicionado, cinco portas, podem transportar até 94 passageiros por viagem e fazem 1,8 km/litro de combustível. Um rendimento de 35% em comparação com os articulados que fazem 1,2 km/litro de combustível.

Confira, abaixo, as linhas que terão as primeiras trocas e como acontece a substituição:


2437 – TI Caxangá (Conde da Boa Vista)
Sai 1 articulado especial e entram 4 alongados especais

2441 – TI CDU (Conde da Boa Vista)
Saem 7 articulados especiais e entram 11 alongados especiais

2444 – TI Getúlio Vargas (Conde da Boa Vista)
Saem 2 convencionais e entram 2 alongados especiais

2043 – TI CDU/TI Joana Bezerra (Parador)
Saem 7 articulados especiais e entram 10 alongados especiais


Com isso, algumas linhas irão operar com equipamento misto – alongados e articulados, aumentando o número de veículos da frota; à medida que outras terão 100% da frota substituída. Já as linhas 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista) e 2480 – TI Camaragibe/TI Derby permanecem circulando exclusivamente com veículos articulados especiais devido à demanda dos usuários.


Em operação há dez anos, toda a frota do Sistema de BRT será gradativamente substituída nos dois corredores operados pelos consórcios Conorte (Norte/Sul) e Mobi Brasil (Leste/Oeste).


MAIS ÔNIBUS –  Além destes 27 novos veículos alongados especiais, outros 15 ônibus convencionais estão passando pelo processo de emplacamento e vistoria para entrarem em circulação. São oito da empresa Caxangá e mais sete da Metropolitana. Entre os meses de janeiro e fevereiro, 64 coletivos foram cadastrados no Grande Recife Consórcio, renovando a frota de toda a Região Metropolitana.




Atenciosamente,
Imprensa Grande Recife Consórcio de Transporte

sexta-feira, 31 de março de 2023

Adeus BRTs articulados no brt Pernambuco




Fonte: Mobilidade
Por Roberta Soares

TRANSPORTE PÚBLICO

NOVOS ÔNIBUS: transporte público do GRANDE RECIFE ganha novos ÔNIBUS e substitui BRTs. Entenda

Anúncio de novos ônibus é feito depois que o governo do Estado anunciou testes com catracas elevadas, inclusive nas portas traseiras dos veículos





NOTÍCIA

Novos BRTs vão substituir BRTs articulados no Grande Recife e entram em operação no Corredor Leste-Oeste - FOTO: DIVULGAÇÃO

Para demonstrar que também se preocupam com o conforto do passageiro que utiliza o transporte público da Região Metropolitana do Recife, o governo de Pernambuco e os operadores do sistema vão entregar novos veículos para a operação. Serão 76 ônibus novos que estão integrando a frota de 2.300 veículos do Grande Recife.




Os novos coletivos serão  apresentados às 9h desta sexta-feira (31/3), no estacionamento do Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), em Olinda, no Grande Recife. Serão 30 novos ônibus do Consórcio MobiBrasil - que opera o Corredor de BRT Leste-Oeste) e 15 das Empresas Metropolitana e Caxangá, duas das maiores permissionárias do sistema.

Além de 31 ônibus que o Consórcio Conorte - que opera o Corredor de BRT Norte-Sul - lançou na frota em janeiro.

O anúncio acontece logo depois de o governo de Pernambuco anunciar que iria implantar catracas elevadas nos ônibus para combater a evasão de receita no sistema - que hoje está provocando um prejuízo mensal de R$ 20 milhões por mês.

O modelo das catracas elevadas está sendo ajustado e deve ser instalado nos coletivos - inclusive nas portas traseiras - que operam as linhas que mais sofrem com invasões de usuários sem pagar. Os novos equipamentos, que têm sido criticados pelos passageiros, vão ter o teste oficializado ainda em abril.

SUBSTITUIÇÃO DOS BRTS

Entre os novos ônibus, estão 30 veículos definidos como “novos BRTs", que integram a frota do Consórcio MobiBrasil e vão substituir parte dos cem antigos BRTs, que estão em operação há quase dez anos, com problemas de manutenção e gerando um alto custo ao sistema de transporte.

Os BRTs articulados seguem o padrão original do Sistema BRT criado em Curitiba (PR), pelo urbanista, ex-prefeito da capital paranaense e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, e até hoje referência mundial.

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Novos BRTs vão substituir BRTs articulados no Grande Recife e entram em operação no Corredor Leste-Oeste - DIVULGAÇÃO

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Novos BRTs vão substituir BRTs articulados no Grande Recife e entram em operação no Corredor Leste-Oeste - DIVULGAÇÃO

Saem os veículos de 19 metros e entram os novos com 14 metros. Mas, segundo explicam o Estado e os operadores, a substituição se faz necessária e o custo de trocar por veículos iguais não compensava.

Bye bye BRT pernambucano

Para reduzir custo, BRT pernambucano é substituído por ônibus comum com ar-condicionado

No caso da MobiBrasil, os novos BRTs vão operar em linhas do Corredor Leste-Oeste que têm uma demanda menor e que saem dos Terminais Integrados HGV, CDU e Caxangá, às margens da Avenida Caxangá, na Zona Oeste do Recife. Enquanto que as linhas que saem do TI Camaragibe seguirão com os BRTs articulados (tradicionais).

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ÔNIBUS: novas CATRACAS serão instaladas nos ÔNIBUS para impedir invasões

Toda a renovação e mudança da frota foi autorizada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), que gere o sistema de ônibus da RMR. Segundo o secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Seinfra), Evandro Avelar, o sistema precisava da mudança.

REDUÇÃO DE CUSTO PARA O SISTEMA DE TRANSPORTE

“É uma decisão racional que precisávamos tomar. O custo dos novos BRTs é 50% menor do que dos antigos, articulados. Além do valor do veículo em si. Um BRT tradicional custa entre R$ 1,5 milhão e R$ 1,7 milhão, enquanto o novo modelo custa R$ 900 mil. A frota precisa ser renovada e tudo isso pesa”, pontua o secretário.



Confira a série de reportagens A Morte do BRT

Avelar garante, entretanto, que os operadores terão que lançar mais ônibus nas linhas exatamente para compensar a substituição pelos coletivos menores. “Precisamos racionalizar o custo do sistema, já que o Estado tem colocado alto valor de subsídio. Estimamos que, em 2023, o total ultrapasse os R$ 400 milhões”, justifica

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Ainda em 2020, BRTs foram substituídos pelo novo BRT na operação do Corredor Norte-Sul - DIVULGAÇÃO

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Ainda em 2020, BRTs foram substituídos pelo novo BRT na operação do Corredor Norte-Sul - DIVULGAÇÃO

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Ainda em 2020, BRTs foram substituídos pelo novo BRT na operação do Corredor Norte-Sul - DIVULGAÇÃO

VANTAGENS DOS NOVOS BRTs

Embora cinco metros menores do que os articulados, os novos BRTs são modernos e confortáveis, garantem os operadores. Têm a mesma tecnologia dos BRTs tradicionais: motor traseiro, câmbio automático e ar-condicionado.

Por serem menores, é claro que têm capacidade para menos passageiros. Enquanto os BRTs tradicionais recebem até 140 passageiros, os novos, de 14 metros, têm capacidade para 100.

Por isso, a promessa do poder público e dos operadores é que mais veículos serão colocados na operação e, assim, o intervalo será menor. Em resumo: sairão 22 BRTs e entrarão 30 novos. Assim, o intervalo de cinco minutos deverá ser reduzido para 2,5 minutos.


sábado, 25 de março de 2023

Governadora indicará Novo Presidente Grande Recife

 


TRANSPORTE PÚBLICO

Caderno mobilidade do Jc 

com Roberta soares

"ÔNIBUS: novo presidente do GRANDE RECIFE CONSÓRCIO de TRANSPORTE vai comandar um sistema que movimenta mais de R$ 1 bilhão por ano"

Escolha do novo diretor-presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano será validado no dia 11 de abril. Diretor-presidente do DER-PE também foi definido

Roberta Soares
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Roberta Soares
Publicado em 24/03/2023 às 11:02 | Atualizado em 24/03/2023 às 13:54
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Grande Recife Consórcio de Transporte terá novo presidente. O nome seria técnico e ligado à gestão da governadora em Caruaru - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

novo presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano na gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB) será validado no dia 11 de abril, em reunião dos entes consorciados. O CTM é o órgão responsável por gerir o sistema de ônibus da Região Metropolitana do Recife, por isso a importância da definição da nova direção.

O novo diretor-presidente irá comandar a operação de um sistema que movimenta mais de R$ 1 bilhão por ano e que tem na tarifa paga pelo passageiro a principal fonte de renda. Uma realidade que fragiliza ainda mais o sistema e que gera ainda mais injustiça social.

Em 2022, o Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP/RMR) movimentou R$ 1,25 bilhão, sendo R$ 1 bilhão de receita tarifária e R$ 250 milhões de aporte do governo.

HABILIDADE TÉCNICA É FUNDAMENTAL

O futuro gestor também terá que ter habilidade - que os últimos diretores não tiveram, vale ressaltar - para gerir uma crise ainda maior no setor, que acumula perda de demanda histórica, potencializada com a pandemia de covid-19. A crise sanitária levou 40% dos passageiros, sem perspectiva de retorno, fazendo o Estado colocar mais de R$ 250 milhões de subsídios públicos para cobrir despesas da operação.

E com a previsão de que, em 2023, esse valor varie entre R$ 400 milhões e R$ 500 milhões.

EXPECTATIVA É DE QUE, DESSA VEZ, O NOME DO NOVO DIRETOR SEJA TÉCNICO

A escolha do novo diretor-geral do CTM, entretanto, será a indicação do governo de Pernambuco, no caso da governadora e do secretário de Mobilidade e Infraestrutura do Estado, Evandro Avelar. Isso porque, embora tenha onze anos de criado, até hoje apenas o Recife e o município de Olinda aderiram ao consórcio em dos 14 municípios da Região Metropolitana.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
TRANSPORTE Estado diz que ônibus transportam mais de 700 mil pessoas - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Havia a expectativa no setor de que o CTM fosse, mais uma vez, usado politicamente, como aconteceu na gestão do PSB. E que o órgão seria entregue ao PP. Mas tudo indica que dessa vez não será assim.

O nome do novo diretor-presidente do CTM seria técnico e ligado à gestão da governadora na Prefeitura de Caruaru.

O CTM substituiu a antiga Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), num processo realizado na segunda gestão do então governador Jarbas Vasconcelos (MDB) e que teve, por coincidência, Evandro Avelar como secretário responsável pelo processo.

A convocação dos integrantes do CTM foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (24/3) e acontecerá às 10h30, na sede do CTM, no Cais de Santa Rita, Centro do Recife.

Na mobilidade urbana, os desafios são muitos para o futuro governador de Pernambuco

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O futuro diretor-presidente do órgão vai substituir Flávio Sotero, que está no cargo desde 2021.

MUDANÇA NECESSÁRIA E URGENTE

A atual capacidade técnica do CTM é algo criticado há muitos anos no setor de transporte e, por isso, a mudança de comando se faz necessária, assim como uma ampliação dos quadros do órgão.

Os dois últimos diretores presidentes do CTM, o engenheiro mecânico e advogado Flávio Sotero e o advogado Erivaldo Coutinho, escolhidos na gestão Paulo Câmara (PSB), não conseguiram avançar no transporte público do Grande Recife.

Foram duas gestões fracas e que sofreram, é claro, com os impactos da pandemia de covid-19. Flávio, assim como Erivaldo, tiveram pouco diálogo tanto com o setor operacional como com a imprensa.

Os dois não davam entrevistas e toda a comunicação era feita por nota oficial ou, no máximo, através do atual diretor de Operações do CTM, André Melibeu.

CONSÓRCIO DE TRANSPORTE DE MENTIRINHA

Devolver a capacidade técnica do CTM é um dos principais desafios da nova governadora. Na série Eleições 2022: Desafios da Mobilidade Urbana, publicada em 2022, a Coluna Mobilidade mostrou que o órgão até hoje não cumpriu sua principal missão: atrair os 14 municípios da Região Metropolitana do Recife, fazendo-os entender que o sistema de transporte é um problema de todos os gestores públicos.

E, principalmente, do Recife, por onde passam 80% das linhas de ônibus do Grande Recife. Mas, apesar dessa realidade e de ter aderido ao consórcio, a capital nunca compartilhou, efetivamente, das dificuldades do setor, principalmente as financeiras.

Essa necessidade foi apontada como prioritária por especialistas renomados no Estado e no País, como o consultor de transportes Germano Travassos, profundo conhecedor do sistema metropolitano.

“A gente tem um consórcio público - o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) - extremamente potente para gerir serviços. Fizemos uma modelagem onde o Recife não perdia autonomia e o Estado só decidia junto com a capital. Mas o Recife nunca aderiu de verdade”, diz.

“É preciso compartilhar responsabilidades, inclusive e, principalmente, financeiras. Assim, o transporte terá uma capacidade maior de conquistar recursos e financiamentos. O futuro governador tem esse desafio. Assim, quando for a Brasília em busca de recursos, irá com o prefeito do Recife.