quinta-feira, 31 de maio de 2012

Consórcio modifica itinerário de três linhas que atendem ao bairro de Jardim Atlântico O Grande Recife Consórcio de Transporte informa que, a partir de hoje (29) três linhas que atendem ao bairro de Jardim Atlântico, em Olinda, terão seus itinerários provisoriamente alterados. A mudança permanecerá até a conclusão das obras realizadas pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) na interseção entre a Rua Dr. Manoel de Barros Lima e a Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti. Os veículos das linhas 883 – Caenga/Rio Doce (II Perimetral), 971 – Amparo e 975 – Amparo (Bacurau) deixarão de trafegar pelas ruas Joaquim de Oliveira Valença, Arthur Serpa e Manoel de Barros Lima, tanto no sentido subúrbio/cidade quanto no cidade/subúrbio. Agora, os ônibus passarão pela Rua Eduardo Moraes para ter acesso a Avenida Getúlio Vargas, no caso da 883, e a Avenida Carlos de Lima Cavalcanti, no caso das 971 e 975. Outras informações sobre o itinerário das linhas podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, ou no site www.granderecife.pe.gov.br. Itinerário provisório completo da linha 883 – Caenga/Rio Doce (II Perimetral): Terminal / Ponto de Retorno: •Terminal Integrado do Caenga; •Estrada do Caenga; •Avenida Presidente Kennedy; •Avenida Senador Nilo Coelho (II Perimetral); •Rodovia PE-015; •Rua José Alexandre de Carvalho; •Rua Princesa Isabel; •Rua Humberto de Lima Mendes; •Rua Eduardo Moraes; •Avenida Presidente Getúlio Vargas; •Avenida José Augusto Moreira; •Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti; •Rua Professor Fernando César de Andrade; •Rua Sabino Pinho; •Rua Manoel Graciliano de Souza; •Avenida Coronel Frederico Lundgren; •Rua 01; •Rua Fenelon Átilo Leite; •Avenida Jules Rimet; •Avenida Brasil; •Avenida das Garças. Ponto de Retorno/ Terminal: •Avenida Nápoles; •Avenida Rosa Silvestre; •Via Contorno; •Rua Pedro Álvares Cabral; •Avenida Fagundes Varela; •Praça Procurador Pedro Jorge de Vasconcelos; •Rua Desembargador Tomás Antônio Guimarães; •Avenida José Augusto Moreira; •Avenida Presidente Getúlio Vargas; •Rua Eduardo Moraes; •Rua Humberto de Lima Mendes; •Avenida Coronel João de Melo Morais; •Rua Princesa Isabel; •Rua José Alexandre de Carvalho; •Rodovia PE-015; •Av. Senador Nilo Coelho (II Perimetral); •Avenida Presidente Kennedy; •Estrada do Caenga; •Terminal Integrado do Caenga. Itinerário provisório completo da linha 971 – Amparo: Terminal / Ponto de Retorno: •Rua Safira •Rua Pedro Álvares Cabral •Avenida Coronel João de Melo Morais •Rua José Alexandre de Carvalho •Rua Princesa Isabel •Rua Professor Souza Saldanha •Rua Humberto de Lima Mendes •Rua Eduardo Moraes •Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti •Estrada do Bonsucesso •Largo do Amparo •Rua Nossa Senhora de Guadalupe •Rua Severino José Ramalho •Avenida Doutor Joaquim Nabuco •Largo do Varadouro •Avenida Presidente Kennedy •Travessa do Pisa •Avenida Olinda •Avenida Governador Agamenon Magalhães •Avenida Cruz Cabugá •Rua do Hospício •Rua Princesa Isabel •Ponte Princesa Isabel •Rua do Sol •Praça da República Ponto de Retorno/ Terminal: •Avenida Dantas Barreto (Pista Leste) •Avenida Nossa Senhora do Carmo •Avenida Martins de Barros •Ponte Buarque de Macedo •Avenida Cais do Apolo •Avenida Militar •Ponte do Limoeiro •Avenida Norte •Praça General Abreu e Lima •Avenida Cruz Cabugá •Avenida Olinda •Avenida Governador Agamenon Magalhães •Avenida Pan Nordestina •Avenida Doutor Joaquim Nabuco •Rua Severino José Ramalho •Rua Nossa Senhora de Guadalupe •Largo do Amparo •Estrada do Bonsucesso •Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti •Rua Eduardo Moraes •Rua Humberto de Lima Mendes •Rua Professora Eliza Saldanha •Rua Princesa Isabel •Rua José Alexandre de Carvalho •Avenida Coronel João de Melo Morais •Rua Pedro Álvares Cabral •Rua Safira Itinerário provisório completo da linha 975 – Amparo (Bacurau): Terminal / Ponto de Retorno: •Rua Safira •Rua Pedro Álvares Cabral •Avenida Coronel João de Melo Morais •Rua Professor Souza Saldanha •Rua Humberto de Lima Mendes •Rua Eduardo Moraes •Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti •Estrada do Bonsucesso •Largo do Amparo •Avenida São João •Rua Nossa Senhora de Guadalupe •Rua Severino José Ramalho •Avenida Doutor Joaquim Nabuco •Largo do Varadouro •Avenida Olinda •Avenida Presidente Kennedy •Travessa do Pisa •Avenida Olinda •Avenida Governador Agamenon Magalhães •Avenida Cruz Cabugá •Rua do Hospício •Rua Princesa Isabel •Ponte Princesa Isabel •Rua do Sol •Praça da República •Avenida Dantas Barreto (Pista Leste) •Avenida Dantas Barreto (Pista Oeste) •Avenida Nossa Senhora do Carmo •Avenida Martins de Barros •Cais Santa Rita Ponto de Retorno/ Terminal: •Terminal de Passageiros Santa Rita •Avenida Martins de Barros •Rua Primeiro de Março •Avenida Guararapes •Ponte Duarte Coelho •Rua da Aurora •Rua do Riachuelo •Rua do Hospício •Avenida Cruz Cabugá •Avenida Olinda •Avenida Governador Agamenon Magalhães •Avenida Pan Nordestina •Avenida Doutor Joaquim Nabuco •Rua Severino José Ramalho •Rua Nossa Senhora de Guadalupe •Avenida São João •Largo do Amparo •Estrada do Bonsucesso •Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti •Rua Eduardo Moraes •Rua Humberto de Lima Mendes •Rua Professor Souza Saldanha •Avenida Coronel João de Melo Morais •Rua Pedro Álvares Cabral •Rua Safira
quinta-feira, 31 de maio de 2012 Grande Recife altera itinerários para Forrozão do Galo O Grande Recife Consórcio de Transporte alterou, em caráter provisório, o itinerário de 34 linhas devido à realização da terceira edição do “Forrozão do Galo”, na Praça Sérgio Loreto, bairro de São José, Recife. A festa vai acontecer a partir das 20 horas nos dias 01 e 02 de junho. Para o evento, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) interditou a Avenida Dantas Barreto, no trecho entre a Avenida Sul e a Rua do Muniz. As modificações dos itinerários estão divididas em dois grupos de linhas e vão ocorrer das 19h à 1h do dia posterior. O primeiro grupo é formado por oito delas, que, temporariamente, terá como ponto de retorno as imediações do Cais de Santa Rita. Com a mudança, as linhas deixarão de atender a Rua Tobias Barreto, a Rua 24 de Maio e a Rua Projetada. Já o segundo grupo conta com 26 linhas que atendem toda a extensão da Avenida Dantas Barreto. Agora, elas passarão a circular na ruas do Muniz, Imperial e da Paz. Outras informações podem ser conseguidas através da Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800.081.0158, ou pelo site www.granderecife.pe.gov.br. Segue abaixo a divisão das linhas 1 - Linhas: 111 – Pinheiros 124 – Vila do Sesi 126 – UR – 03 135 – UR – 10 211 – Vila Tamandaré 221 – Vila Cardeal e Silva 222 – Jardim Uchôa 232 – Cavaleiro Alteração de itinerário Sentido: Subúrbio/Cidade Av. Sul,Cais de Santa Rita, Av. Martins de Barros, Av. Nossa Senhora do Carmo, Av. Dantas Barreto Sentido: Cidade/ Subúrbio Av. Dantas Barreto, Rua do Muniz, Rua Imperial, Rua da Paz, Largo da Paz 2 – Linhas: 121 – Vila da Sudene 122 – Vila do Ipsep 125 – Córrego da Gameleira 133 – Três Carneiros 134 – Lagoa Encantada 135 – UR – 10 136 – UR – 05 137 – UR – 11 141 – Jardim Monte Verde 142 – Alto Dois Carneiros 143 – UR -06 144 – UR – 04 (Príncipe) 161 – Brigadeiro Ivo Borges 162 – Muribeca 163 – Cajueiro 165 – Muribeca dos Guararapes 181 – Cabo (Cohab) 183 – Ponte dos Carvalhos 185 – TI Cabo 191 – Recife/ Porto de Galinhas (Nossa Senhora do Ó) 200 – Jaboatão (Parador) 212 – Jardim São Paulo 242 – Pacheco 243 – Vila Dois Carneiros 411 – Estrada dos Remédios 412 – San Martin (Largo da Paz) Alteração de itinerário Sentido: Cidade/ Subúrbio Av. Dantas Barreto, Rua do Muniz, Rua Imperial, Rua da Paz, Largo da Paz

segunda-feira, 28 de maio de 2012

CARROS OU ÔNIBUS VOCÊ PREFERE QUAL ESCOLHA...ASSISTA O VÍDEO
Expresso Tartaruga – Corredores de transporte em ritmo lento Corredor de BRT – Governo de Pernambuco – Divulgação Planejados para melhorar a circulação no Grande Recife até a Copa, os corredores Norte-Sul e Leste-Oeste estão com as obras atrasadas Roberta Soares A construção de dois dos mais importantes corredores de transporte público para a Copa do Mundo de 2014, o Leste-Oeste e o Norte-Sul, está em ritmo lento, o que poderá comprometer a conclusão das obras até o mundial e gerar atropelos, obstáculos e, principalmente, aditivos. Os trabalhos ainda deverão estar em execução, inclusive, na Copa das Confederações, em junho de 2013. A inclusão do Recife como cidade-sede da competição foi confirmada esta semana pela Fifa. A situação mais preocupante é a do Corredor Leste-Oeste, que ligará o Centro da capital à Camaragibe, na Região Metropolitana. Em obras desde dezembro de 2011, tem 2% dos trabalhos concluídos até agora. O ritmo do Norte-Sul, que ligará o sul do Grande Recife ao Centro, está mais adiantado, com 20% das intervenções realizadas. O maior problema da Secretaria das Cidades tem sido o Leste-Oeste. Embora tenha metade da extensão do Norte-Sul – são 12,5 quilômetros entre a Praça do Derby, área central da capital, e o Terminal Integrado (TI) de Camaragibe – as interferências são muito maiores e frequentes. À frente dos projetos, o secretário-executivo de mobilidade, Flávio Figueiredo, admite o problema e diz que o Estado já está trabalhando com novo prazo de conclusão. “Nós dividimos o projeto em duas etapas e a primeira delas estava prevista para ficar pronta em julho de 2013. Mas já vimos que não dará tempo e pensamos num novo cronograma para dezembro de 2013. Nosso principal problema está sendo a desapropriação dos terrenos para construção dos dois novos terminais. Vale ressaltar, entretanto, que esse prazo de julho de 2013 foi estipulado pelo governo porque, pelo certo, seria só em 2014”, explica Flávio Figueiredo. Os dois TIs citados pelo secretário serão instalados no cruzamento da Avenida Caxangá com a Segunda Perimetral (imediações do Hospital Getúlio Vargas) e com a Quarta Perimetral (BR-101). A primeira etapa a que se refere Flávio Figueiredo são todas as 22 estações, a pavimentação e troca das placas, em toda a extensão do corredor, e os dois terminais integrados. A segunda etapa compreende os dois viadutos que serão construídos nas imediações do Engenho do Meio e da UPA da Caxangá e o túnel da Rua Benfica. O projeto original não previa, mas a Secretaria das Cidades estuda a possibilidade de incluir a construção de um segundo túnel na altura da Estrada dos Remédios. Quem percorre o traçado do futuro corredor pela Avenida Caxangá entende a angústia do secretário. Cinco meses depois de as obras terem início, somente duas das 22 estações ganharam forma. Outras duas frentes de trabalho, também para construção das paradas, começaram a ser abertas na quarta-feira da semana passada. Uma fica em frente ao Terminal Integrado da Caxangá, quase no limite do Recife com Camaragibe, e outra nas imediações do supermercado Extrabom, na altura do Cordeiro. Fora isso, não há mais nada. As paradas da Avenida Caxangá continuam danificadas. Até o Terminal Integrado de Camaragibe não há obras. Na Avenida Belmino Correia predomina a confusão de carros, ônibus, ciclistas e pedestres de sempre. Não há sinal de mudanças. Partindo para o Corredor Norte-Sul, o cenário melhora. Embora os trabalhos tenham começado um mês depois do Leste-Oeste (em janeiro de 2012) e a extensão seja de 37,9 quilômetros, é possível ver a obra em execução. Entre o Terminal Integrado da PE-15, em Olinda, e a cidade de Igarassu, ao norte da RMR, há sete frentes de trabalho. Os três viadutos do projeto também começaram a ser construídos – dois nos Bultrins e um em Ouro Preto, Olinda. Pelo menos dez quilômetros já estão com o pavimento recuperado com asfalto entre Igarassu e o Centro de Abreu e Lima e do entroncamento da BR-101 até o TI da PE-15. FONTE: Jornal do Commercio
A construção de dois dos mais importantes corredores de transporte público para a Copa do Mundo de 2014, o Leste-Oeste e o Norte-Sul, está em ritmo lento, o que poderá comprometer a conclusão das obras até o mundial e gerar atropelos, obstáculos e, principalmente, aditivos. Os trabalhos ainda deverão estar em execução, inclusive, na Copa das Confederações, em junho de 2013. A inclusão do Recife como cidade-sede da competição foi confirmada esta semana pela Fifa. A situação mais preocupante é a do Corredor Leste-Oeste, que ligará o Centro da capital à Camaragibe, na Região Metropolitana. Em obras desde dezembro de 2011, tem 2% dos trabalhos concluídos até agora. O ritmo do Norte-Sul, que ligará o sul do Grande Recife ao Centro, está mais adiantado, com 20% das intervenções realizadas. O maior problema da Secretaria das Cidades tem sido o Leste-Oeste. Embora tenha metade da extensão do Norte-Sul – são 12,5 quilômetros entre a Praça do Derby, área central da capital, e o Terminal Integrado (TI) de Camaragibe – as interferências são muito maiores e frequentes. À frente dos projetos, o secretário-executivo de mobilidade, Flávio Figueiredo, admite o problema e diz que o Estado já está trabalhando com novo prazo de conclusão. “Nós dividimos o projeto em duas etapas e a primeira delas estava prevista para ficar pronta em julho de 2013. Mas já vimos que não dará tempo e pensamos num novo cronograma para dezembro de 2013. Nosso principal problema está sendo a desapropriação dos terrenos para construção dos dois novos terminais. Vale ressaltar, entretanto, que esse prazo de julho de 2013 foi estipulado pelo governo porque, pelo certo, seria só em 2014”, explica Flávio Figueiredo. Os dois TIs citados pelo secretário serão instalados no cruzamento da Avenida Caxangá com a Segunda Perimetral (imediações do Hospital Getúlio Vargas) e com a Quarta Perimetral (BR-101). A primeira etapa a que se refere Flávio Figueiredo são todas as 22 estações, a pavimentação e troca das placas, em toda a extensão do corredor, e os dois terminais integrados. A segunda etapa compreende os dois viadutos que serão construídos nas imediações do Engenho do Meio e da UPA da Caxangá e o túnel da Rua Benfica. O projeto original não previa, mas a Secretaria das Cidades estuda a possibilidade de incluir a construção de um segundo túnel na altura da Estrada dos Remédios. Quem percorre o traçado do futuro corredor pela Avenida Caxangá entende a angústia do secretário. Cinco meses depois de as obras terem início, somente duas das 22 estações ganharam forma. Outras duas frentes de trabalho, também para construção das paradas, começaram a ser abertas na quarta-feira da semana passada. Uma fica em frente ao Terminal Integrado da Caxangá, quase no limite do Recife com Camaragibe, e outra nas imediações do supermercado Extrabom, na altura do Cordeiro. Fora isso, não há mais nada. As paradas da Avenida Caxangá continuam danificadas. Até o Terminal Integrado de Camaragibe não há obras. Na Avenida Belmino Correia predomina a confusão de carros, ônibus, ciclistas e pedestres de sempre. Não há sinal de mudanças. Partindo para o Corredor Norte-Sul, o cenário melhora. Embora os trabalhos tenham começado um mês depois do Leste-Oeste (em janeiro de 2012) e a extensão seja de 37,9 quilômetros, é possível ver a obra em execução. Entre o Terminal Integrado da PE-15, em Olinda, e a cidade de Igarassu, ao norte da RMR, há sete frentes de trabalho. Os três viadutos do projeto também começaram a ser construídos – dois nos Bultrins e um em Ouro Preto, Olinda. Pelo menos dez quilômetros já estão com o pavimento recuperado com asfalto entre Igarassu e o Centro de Abreu e Lima e do entroncamento da BR-101 até o TI da PE-15. Roberta Soares Do Jornal do Commercio

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Os alunos da rede de Educação Infantil; ensinos Fundamental, Médio, Profissionalizante e Pré-Vestibular de toda a RMR, que desejam receber a Carteira de Estudante deste ano antes do vencimento da versão 2011, em 30 de junho, devem emitir e pagar o boleto até o dia 30 de maio. Isso porque o Grande Recife precisa de 30 dias corridos para confeccionar o documento de 2012, cuja responsabilidade de entrega cabe às escolas. Das 244 mil carteiras solicitadas até o momento, 184 mil já foram entregues às instituições de ensino. Outras 25 mil já estão prontas aguardando o resgate; e 35 mil estão em fase de confecção. O número de boletos emitidos e não pagos é de 40 mil. Portanto, o Consórcio reforça aos alunos e responsáveis que fiquem atentos com os prazos e cobrem das escolas o resgate dos documentos. Em fevereiro de 2012, os estudantes ganharam a possibilidade de solicitar a Carteira de Estudante pela internet, através do sistema Carteira Fácil. A ferramenta tem como objetivos agilizar o processo de produção do documento. O Grande Recife informatizou o processo, antes feito de forma manual. A mudança acarretou uma economia de tempo e redução da burocracia na emissão da carteira. SOLICITAÇÃO – Para solicitar a Carteira, os estudantes devem acessar o site www.granderecife.pe.gov.br, e clicar no espaço “Carteira Fácil”, que dará acesso ao link “Acesso para o Estudante”. Nesta página, o aluno digitará o seu nome completo, nome da mãe (não obrigatório) e data de nascimento. Caso o cadastro esteja correto ele visualizará as informações que constarão na carteira, além d a foto que seguirá anexada. Em seguida, o sistema irá gerar um boleto bancário, que poderá ser impresso pelo próprio aluno, a ser pago na Caixa Econômica Federal (Rede Lotérica, Internet, Auto Atendimento e Correspondente Caixa Aqui). Após o pagamento, o Grande Recife solicita automaticamente a produção da carteira, que ficará pronta em até 30 dias corridos. A taxa é de R$ 9,00. Dúvidas e reclamações podem ser feitas pela Central de Atendimento ao Cliente no número 0800.081.0158. Caso necessário, os alunos também podem dirigir-se a Gerencia Comercial do Consórcio, na Avenida Agamenon Magalhães, 143, das 8h às 16h. Dados: •Carteiras Solicitadas – 244 mil •Carteiras entregues – 184 mil •Carteiras aguardando resgate das escolas – 25 mil •Carteiras em confecção – 35 mil •Boletos emitidos e não pagos – 40 mil Informações: GRCT

quinta-feira, 24 de maio de 2012

TROLÉBUS BUSSCAR,COM NOVO PADRÃO VISUAL E ECOLÓGICO. CRIADO EM 11/05/12 , NA CATEGORIA: TRÓLEBUS A Ambiental Transportes iniciou a troca do padrão de pintura dos trólebus mais novos, que ficarão iguais aos novos ônibus elétricos Caio Millenium III. O veículo 4 1766 foi pintado no novo padrão “Ecofrota” com os dizeres “veículo movido a energia elétrica“. Por incrível que pareça, nem todos os munícipes fazem associação do ônibus elétrico como veículo não poluente, então este novo design vem para reforçar a ideia. Novos veículos, novo padrão de pintura. Só falta agora arrumar a rede aérea, o pavimento e ter trólebus em corredores exclusivos. As fotos foram envias por Samuel Tuzi, parceiro do Via Trolebus: Por Renato Lobo 185 30share3share231
Novo binário na Zona Norte do Recife quinta-feira, 17 de maio, 2012 Diario de Pernambuco Por Tânia Passos Um novo binário começará a funcionar na Zona Norte do Recife, a partir de junho. A CTTU vai expandir o atual binário das avenidas Rosa e Silva e Rui Barbosa. A Estrada do Arraial passará a ter um único sentido dando sequência à Avenida Rosa e Silva, sentido cidade/subúrbio. Já a Estrada do Encanamento, também passará a ter mão única sequenciando a Avenida Rui Barbosa, sentido subúrbio/cidade. Por causa do binário, a CTTU reduziu um pedaço da Praça do Parnamirim. A ideia é reduzir os conflitos existentes nos trechos onde hoje há contrafluxo e atrair parte dos usuários da Avenida 17 de Agosto. No novo binário também serão implantadas ciclofaixas no mesmo sentido dos carros. Pela Estrada do Arraial a média de fluxo é de oito mil veículos por dia. Um dos trechos de maior conflito fica próximo ao Hospital Agamenon Magalhães. Além dos motoristas do contra-fluxo que entram à direita, há também motoristas que param no meio da pista para fazer uma entrada à esquerda na Guimarães Peixoto. A situação fica impossível quando os carros que seguem no sentido cidade/subúrbio ficam impossilidados de prosseguir. “Todo dia é essa confusão”, reclamou o comerciante Alexandre Magno, 55 anos. http://youtu.be/4fOcutCJD58 De acordo com a presidente da CTTU, Maria de Pompéia, a implantação do sentido único irá acabar com esses conflitos. “Com o sentido único, o trânsito na via fluirá melhor e facilitará a implantação das ciclofaixas no mesmo sentido dos carros”, explicou Pompéia. A mudança por enquanto não incluirá a abertura da Rua do Encanamento que hoje acaba na Jáder de Andrade. “Há um projeto para abrir a via até a 17 de Agosto, mas isso não será feito dessa vez”, revelou Pompéia. O final da Rua do Encanamento, uma via sem saída, dá tranquilidade aos moradores. “A gente torce para que esta via não seja aberta. Quando isso acontecer, o trânsito até a 17 de agosto será muito intenso”, afirmou Igor Macieira, 20 anos, estudante. Fonte: http://blogs.diariodepernambuco.com.br/mobilidadeurbana/tag/estrada-do-arraial/ -- Postagem do meu amigo Luizão Santana via msn.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Carregar os cartões do VEM Estudantil e VEM Comum está mais fácil, rápido e o que é melhor: sem filas. Desde o fim de abril, está em teste um sistema de autoatendimento para compra e recarga dos créditos eletrônicos no Posto de Atendimento do VEM, localizado na Praça Maciel Pinheiro, na Boa Vista, Centro do Recife. São cinco totens, que têm quase a mesma funcionalidade de um caixa eletrônico. Neles, é possível inserir dinheiro e comprar os créditos eletrônicos, que são transferidos imediatamente para os cartões. O sistema de autoatendimento, entretanto, serve apenas para os cartões VEM Estudantil e Comum. O VEM Trabalhador não é aceito. O procedimento é simples e, pelo menos por enquanto, há funcionários ajudando na operação. Para utilizá-lo, é só colocar o cartão no terminal, escolher o valor a ser gasto com a compra dos créditos, depois inserir o dinheiro e esperar o comprovante. Finalizada a operação, os créditos entram automaticamente no cartão. Nos vídeos abaixo, confira como é feito o carregamento e a opinião de quem já usou o novo serviço: FONTE: Portal NE10

GRANDE RECIFE MOBILIDADE PE: Coletivo estava fazendo a primeira viagem do dia e...

GRANDE RECIFE MOBILIDADE PE: Coletivo estava fazendo a primeira viagem do dia e...: Coletivo estava fazendo a primeira viagem do dia e estava com 40 passageiros Um acidente envolvendo um ônibus e um carro de passeio dei...
Coletivo estava fazendo a primeira viagem do dia e estava com 40 passageiros Um acidente envolvendo um ônibus e um carro de passeio deixou dois feridos no início da manhã desta segunda-feira (21). O acidente aconteceu no cruzamento da avenida Agamenon Magalhães com a avenida Doutor Jaime da Fonte, próximo ao Instituto de Criminalística. O veículo de passeio, um Siena, de placa KIX-3792, bateu na lateral direita do coletivo articulado 622 da operadora Itamaracá Transportes, de placa KFX-0164, que fazia a linha 909 – Paulista/Joana Bezerra. Os feridos foram socorridos para hospitais particulares, mas sofreram apenas escoriações. Segundo o motorista do coletivo, o condutor do Siena avançou o sinal vermelho, o que gerou o acidente. Essa era a primeira viagem do coletivo, que, no momento da colisão, estava com 40 passageiros. Nenhum dos veículos foi retirado do lugar e, por isso, os motoristas estão desviando o caminho para a avenida Cruz Cabugá. Com informações da Folha de Pernambuco

terça-feira, 22 de maio de 2012

GRANDE RECIFE MOBILIDADE PE: A greve do transporte público em cinco capitais br...

GRANDE RECIFE MOBILIDADE PE: A greve do transporte público em cinco capitais br...: A greve do transporte público em cinco capitais brasileiras que são gerenciadas pela CBTU (Companhia Brasileira de Transportes Urbanos)...
A greve do transporte público em cinco capitais brasileiras que são gerenciadas pela CBTU (Companhia Brasileira de Transportes Urbanos) completa uma semana nesta segunda-feira (21), sem negociações. Porto Alegre (RS) aderiu à paralisação durante a manhã. De acordo com a Fenametro (Federação Nacional dos Metroviários), os metroviários e ferroviários reivindicam por aumento salarial. Os metroviários de Belo Horizonte, Recife, Maceió, João Pessoa e Natal decidiram pela greve no último dia 14 de maio. Os sindicatos dos metroviários de cada capital afirmam que estão abertos a negociações com a CBTU para que a greve termine, mas durante sete dias a empresa não cedeu às reivindicações da categoria. Segundo o presidente da Fenametro, Paulo Roberto Pasin, na última sexta-feira (18), o presidente da CBTU convocou uma reunião com todos os sindicatos dos Estados envolvidos na paralisação, mas não compareceu. De acordo com Pasin, representantes da empresa colocaram em pauta o retorno dos trabalhos, ainda sem o reajuste salarial, para que, a CBTU pudesse argumentar com o Governo Federal algum índice para o aumento. — Essa atitude de sequer aparecer na reunião demonstra que ele não se preocupa em resolver o problema. Diante disso, todas as assembleias decidiram manter a greve. De acordo com dados da Fenametro, a paralisação em Belo Horizonte, Recife, Maceió, João Pessoa e Natal afeta cerca de 500 mil pessoas, impacto que é reduzido com a operação dos trens nos horários de pico, ou seja, mesmo durante a greve, o transporte público opera em determinados horários. São Paulo Os metroviários da capital paulista afirmam que a greve da categoria acontecerá na próxima quarta-feira (23), em função do descaso do Governo do Estado de São Paulo com os funcionários e usuários do transporte público. Segundo a Fenametro, o Metrô-SP apresentou a proposta de reajuste salarial de 4,15% — aplicável ao vale-refeição e cesta básica —,aumento real de 0,5% e participação nos resultados a partir de fevereiro de 2013. Para o sindicato, esses números são inaceitáveis, sendo que a categoria exige reajuste salarial de 5,13% e aumento real de 14,99%. O presidente da Federação Nacional dos Metroviários afirma que neste ano houve apenas reuniões com o Governo onde nenhuma negociação foi concluída. De acordo com o Sindicato dos Metroviários de São Paulo, a categoria ainda espera que o Metrô de São Paulo apresente uma segunda proposta para que a greve não aconteça. O diretor executivo do Sindicato dos Metroviários, Alexandre Carvalho Leme, após o anúncio da paralisação o Metrô exigiu que 100% da frota circule na data, visando não afetar a população. Fonte: R7.com

GRANDE RECIFE MOBILIDADE PE: Já está em operação os 30 novos ônibus da Itamarac...

GRANDE RECIFE MOBILIDADE PE: Já está em operação os 30 novos ônibus da Itamarac...: Já está em operação os 30 novos ônibus da Itamaracá Transportes, os veículos são da Volkswagen e carroceria comil e possuem câ...
Já está em operação os 30 novos ônibus da Itamaracá Transportes, os veículos são da Volkswagen e carroceria comil e possuem câmbio automático e todos adaptados para cadeirantes. O objetivo da empresa é continuar modernizando sua frota para atender melhor os operadores e clientes. A Itamaracá Transportes integra o Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) da Região Metropolitana do Recife – Pernambuco. Atende oito municípios da zona norte: Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Itapissuma e Ilha de Itamaracá. Cada ônibus tem 43 lugares para passageiros, possui GPS, câmera de segurança e oferece suporte para deficientes físicos, idosos e gestantes, seguindo a lei de acessibilidade do transporte de passageiros. Linhas Beneficiadas: 901 - Caetés/Macaxeira - 201 / 219 905 - Igarassu/Paulista - 226 / 227 912 - Caetés I/Paulista - 202 / 203 913 - PE-15/Joana Bezerra - 228 / 229 915 - PE-15/Rua do Sol - 230 917 - Caetés II/Paulista - 205 923 - Cid. Tabajara/PE-15 - 206 931 - Jd. Paulista Baixo/PE-15 - 207 / 208 932 - Jd. Paulista Alto/PE-15 - 209 934 - Arthur Lundgren I/PE-15 - 211 / 213 935 - Paratibe/PE-15 - 212 / 214 940 - Abreu e Lima/Olinda - 221 941 - Arthur Lundgren II/PE-15 - 215 / 216 943 - Mirueira/PE-15 - 217 / 218 949 - Caetés I/Centro de Paulista - 220 980 - Igarassu/Cid. Tabajara - 222 - 223 - 224 989 - Lot. Planalto/Paulista - 204 996 - Arthur Lundgren II/Rio Doce - 225 998 - Caetés III/Paulista - 210 Segue Mais Fotos: Blog Meu Transporte

domingo, 20 de maio de 2012

BICICLETÁRIO ESTRANHO NO TI AEROPORTO
Na quinta-feira (17/05) fiz um post afirmando que o governo do Estado estava instalando bicicletários nos novos terminais integrados da Região Metropolitana do Recife, inclusive com a foto do equipamento colocado no TI Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes. O Grande Recife Consórcio de Transporte informou que todos os novos TIs (em construção ou para serem construídos) terão bicicletários, entre eles o Aeroporto, integrado com o metrô, que entrou em operação há um mês. Diante da informação, um leitor do blog questionou a existência do equipamento naquele terminal e, para provar que tinha instalado, sim, o bicicletário, o Grande Recife enviou fotos. Na verdade, o equipamento é completamente diferente do instalado em Cajueiro Seco e, segundo usuários de bikes, muito mais vulnerável a furtos porque prende a bicicleta apenas pela roda. O modelo do bicicletário é usado em condomínios porque ocupa menos espaço, mas é ideal para lugares onde o risco de roubo é mínimo. O que não é o caso do TI Aeroporto. Confira as fotos do bicicletário e tire sua própria conclusão:
Bicicletário está instalado no TI Cajueiro Seco. Fotos: Roberta Soares O bicicletário mostrado nas duas fotos deste post está instalado no Terminal Integrado de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, que deve ser inaugurado até julho. É mais um dos cinco TIs previstos para a Linha Sul do metrô, que o governo do Estado está construído com recursos federais. O equipamento não tem nada demais, mas a iniciativa do poder público representa muito. Mesmo sendo simples, demonstra o início de uma mudança de conceito – de que a bicicleta precisa ser vista como meio de transporte e, não, apenas como um instrumento de lazer. Os mais pessimistas devem estar pensado: “mas vão roubar facilmente as bikes deixadas no bicicletário”. Pode ser, mas em todo lugar do mundo os bicicletários não são equipamentos extremamente seguros e sempre há furtos. Se não começarmos a usá-los, não poderemos exigir que eles passem a ser instalados em estações de metrô e terminais de ônibus. O Grande Recife Consórcio de Transporte afirma que os futuros terminais que estão ou serão construídos na Região Metropolitana do Recife também receberão bicicletários. Representarão um investimento de aproximadamente R$ 400 mil. O TI Aeroporto, inaugurado há um mês, já possui um equipamento. O TI Tancredo Neves, que deve ser aberto em breve, também terá um. Os bicicletários ainda serão instalados nos 13 terminais do SEI que estão em operação. O Grande Recife só não informou quando. Postado por Roberta Soares
GREVE DO METRO, MESMO SEM GRANDE PREJUÍZO A POPULAÇÃO, NÃO TEM PRAZO PRA ACABAR...
A reunião entre os metroviários e o comando da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) acabou em frustração. As partes se reuniram na tarde de sexta-feira, no Rio de Janeiro, e havia uma expectativa de que a empresa apresentasse alguma proposta para os grevistas, que cruzaram os braços na noite de segunda-feira (14/5) no Recife, Alagoas, João Pessoa, Natal e Belo Horizonte. Mas nada foi proposto, segundo o Sindmetro-PE. Ao contrário, o presidente da CBTU, Francisco Colombo, teria dito que não havia proposta alguma para oferecer. Queria apenas expor aos metroviários os motivos de o governo federal ter negado o reajuste de 5,13% reivindicado pela categoria, além de pedir para que todos voltassem ao trabalho. Sendo assim, a greve do metrô continua e, pelo ritmo das negociações, não tem sequer uma perspectiva para acabar. Enquanto isso, o metrô do Recife continua operando de segunda à sexta apenas das 5h às 8h30 e das 16h30 às 20h, com seus intervalos normais. No sábado o horário será das 5h às 13h, nas Linhas Centro, Sul e, também, na Linha Diesel (Cajueiro Seco-Cabo e Cajueiro Seco-Curado). No domingo para tudo.