terça-feira, 25 de setembro de 2012

PERNAMBUCO: SEI SISTEMA INTEGRADO E SUAS EXPANSÕES


Sistema Estrutural Integrado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sistema Estrutural Integrado (SEI) é uma rede de transporte público da Região Metropolitana do Recife composta de linhas de ônibus e metrô. Todas estas linhas são integradas através de terminais especialmente construídos, o que possibilita uma multiplicidade de ligações de origem - destino, através de viagens modais ou multi - modais.
O SEI é voltado para transporte de massa e apresenta uma configuração espacial constituída por eixos Radiais e Perimetrais. No cruzamento destes dois eixos, ficam situados os Terminais de Integração (T.I.) que permitem ao usuário a troca de linha sem pagar nova tarifa.
Obs.: Podem faltar informações de linhas e Terminais Integrados no mapa, pois o mesmo é atualizado com baixa frequência.

Índice

  [esconder

[editar]Características do S.E.I.

  • 14 Terminais Integrados (T.I's) em operação.
  • Integração Ônibus - Ônibus: (gratuita).
  • Integração Ônibus - Metrô: (gratuita).
  • Atende aos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife.
Os Terminais Integrados proporcionam aos usuários um ambiente limpo, seguro e confortável. Todos possuem equipamentos como lanchonetes, lojas, funcionários treinados para funções específicas (como segurança e vigilância) que facilitam, ainda mais, a utilização do Sistema por parte dos usuários.

[editar]Quantidade de linhas

--RadialPerimetralInterterminalAlimentadoraCircularTOTAL
Núm. de linhas151010839127

[editar]Como funciona o S.E.I.

Através de ligações entre os T.I'smetrô e os subúrbios da Região Metropolitana do Recife. A integração dos Terminais com o metrô é grátis.

[editar]Cores dos ônibus

Os ônibus da Grande Recife Consórcio de Transporte que fazem parte do SEI são identificados por cores, e cada cor significa um tipo de linha. Algumas linhas tem as cores erradas, ou o logotipo padrão da empresa.

Linha Alimentadora
A Linha Alimentadora leva o usuário do subúrbio até o Terminal Integrado mais próximo.

Linha Perimetral
A Linha Perimetral leva o usuário cruzando os grandes corredores sem passar pelo centro do Recife.

Linha Radial
A Linha Radial leva o usuário do Terminal de Integração até o centro do Recife.

Linha Interterminal
A Linha Interterminal leva o usuário de um Terminal Integrado para outro.

Linha Circular
A Linha Circular leva o usuário à áreas do entorno do Terminal Integrado.

[editar]Integrações

[editar]Tarifas

A tabela abaixo, informa os preços das tarifas informadas na terceira coluna das LINHAS DE ÔNIBUS.
--Tarifa ATarifa BTarifa D
Dias úteis / SábadosR$ 2,15R$ 3,25R$ 2,60
DomingosR$ 1,10R$ 1,65R$ 1,10

[editar]Informações detalhadas das linhas

Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, dispõe de links com detalhes da operação das linhas de ônibus do S.E.I. (itinerário / horários / atendimentos / Serviço Especial de Transporte). Abaixo mais informações:

Clique no link abaixo para ter acesso ao itinerário das linhas do S.E.I.

Clique no link abaixo para ter acesso ao Quadro de horários e atendimentos das linhas do S.E.I.

[editar]Linhas de Ônibus


[editar]Terminais Metropolitano Sul

  • TI AEROPORTO
  • TI CABO
  • TI JOANA BEZERRA
  • TI RECIFE

TERMINAL INTEGRADO AEROPORTO - 7 linhas.
TI AEROPORTO - Estação AEROPORTO
CódigoLinhaTarifa
115TI AEROPORTO / TI AFOGADOS
A
023TI AEROPORTO / TANCREDO NEVES
A
370TIP (Curado IV) / TI AEROPORTO
A
151JARDIM JORDÃO / TI AEROPORTO
A
152JORDÃO BAIXO / TI AEROPORTO
A
153JORDÃO ALTO / TI AEROPORTO
A
026TI AEROPORTO / JOANA BEZERRA
A

TERMINAL INTEGRADO CABO - 10 linhas.
TI CABO
CódigoLinhaTarifa
139CABO / AEROPORTO
B
185CABO
B
119CIRCULAR / TI CABO
B
129PAIVA / TI CABO
B
157GAIBU / TI CABO
B
158GARAPU / TI CABO
B
159CHARNECA / TI CABO
B
178PORTO DE SUAPE / TI CABO
B
198IPOJUCA / TI CABO
B
199 ACAMELA / TI CABO
B
199 BSERRAMBI / TI CABO
B

TERMINAL INTEGRADO JOANA BEZERRA - 9 linhas.
TI JOANA BEZERRA - Estação JOANA BEZERRA
CódigoLinhaTarifa
080JOANA BEZERRA / BOA VIAGEM
A
909PAULISTA / JOANA BEZERRA
A
913PE - 15 / JOANA BEZERRA
A
825JARDIM BRASIL / JOANA BEZERRA
A
861SANTA CASA / JOANA BEZERRA
A
026TI AEROPORTO / JOANA BEZERRA
A
100CIRCULAR (Conde da Boa Vista)
Prefeitura
A
101CIRCULAR (Conde da Boa Vista)
Rua do Sol
A
104CIRCULAR (IMIP)
A

TERMINAL INTEGRADO RECIFE - 5 linhas.
TI RECIFE - Estação RECIFE
CódigoLinhaTarifa
101CIRCULAR (Conde da Boa Vista)
Rua do Sol
A
104CIRCULAR (IMIP)
A
107CIRCULAR (Cabugá / Prefeitura)
A
116CIRCULAR (Príncipe)
A
117CIRCULAR (Prefeitura / Cabugá)
A

[editar]Terminais Metropolitano Oeste

  • TI AFOGADOS
  • TI BARRO
  • TI CAMARAGIBE
  • TI CAVALEIRO
  • TI CAXANGÁ
  • TI JABOATÃO

TERMINAL INTEGRADO AFOGADOS - 2 linhas.
TI AFOGADOS - Estação AFOGADOS
CódigoLinhaTarifa
115TI AEROPORTO / TI AFOGADOS
A
914PE - 15 / AFOGADOS
A

TERMINAL INTEGRADO BARRO - 10 linhas.
TI BARRO - Estação BARRO
CódigoLinhaTarifa
202BARRO / MACAXEIRA (Várzea)
A
206BARRO / PRAZERES
A
207BARRO / MACAXEIRA (BR - 101)
A
216BARRO / PRAZERES (BR - 101)
A
103UR - 11 / BARRO
A
108BARRO / CEASA
A
128UR - 03 / BARRO (Milagres)
A
203ZUMBI DO PACHECO / BARRO (Loteamento)
A
205UR - 05 / BARRO (BR - 101)
A
209COQUEIRAL / BARRO
A

TERMINAL INTEGRADO CAMARAGIBE - 21 linhas.
TI CAMARAGIBE - Estação CAMARAGIBE
CódigoLinhaTarifa
450CAMARAGIBE (Conde da Boa Vista)
A
460CAMARAGIBE (Príncipe)
A
480CAMARAGIBE / DERBY
A
469CAMARAGIBE / CDU
A
490CAMARAGIBE / MACAXEIRA
A
419MATRIZ DA LUZ (Integração)
A
420MURIBARA (Integração)
A
463ARAÇOIABA / CAMARAGIBE
B
466VERA CRUZ (Integração)
A
467CHÃ DE CRUZ (Integração)
D
473LOTEAMENTO JOÃO PAULO II (Integração)
A
475TIMBI (Integração)
A
476 ASANTA MÔNICA (Integração)
A
476 BVIANA (Integração)
A
476 CALTO SANTO ANTÔNIO (Integração)
A
477SANTA TEREZINHA (Integração)
A
478SANTANA (Integração)
A
483LOTEAMENTO SÃO JOÃO E SÃO PAULO(Integração)
A
486PENEDO / TI CAMARAGIBE
A
487VÁRZEA FRIA / TI CAMARAGIBE
A
491SÃO LOURENÇO / CAMARAGIBE
A
492PARQUE CAPIBARIBE (Integração)
A
493TIÚMA / CAMARAGIBE
A

TERMINAL INTEGRADO CAVALEIRO - 7 linhas.
TI CAVALEIRO - Estação CAVALEIRO
CódigoLinhaTarifa
148TIP (Curados) / TI CAVALEIRO
A
220JABOATÃO / TI CAVALEIRO
A
149ZUMBI DO PACHECO / TI CAVALEIRO
A
244ALTO DO VENTO / TI CAVALEIRO
A
245DOIS CARNEIROS / TI CAVALEIRO
A
255QUITANDINHA / TI CAVALEIRO
A
256 ALOTEAMENTO NOVA ESPERANÇA /
TI CAVALEIRO
A
256 B (257)RETIRO /
TI CAVALEIRO
A

TERMINAL INTEGRADO CAXANGÁ - 8 linhas.
TI CAXANGÁ
CódigoLinhaTarifa
437CAXANGÁ (Conde da Boa Vista)
A
202BARRO / MACAXEIRA (Várzea)
A
469CAMARAGIBE / CDU
A
417NOVA MORADA / CAXANGÁ
A
464JARDIM TERESÓPOLIS / CAXANGÁ
A
488VILA DA FÁBRICA / CAXANGÁ
A
489BAIRRO DOS ESTADOS / CAXANGÁ
A
303CURADO II / CAXANGÁ (BR - 232)
A

TERMINAL INTEGRADO JABOATÃO - 12 linhas.
TI JABOATÃO - Estação JABOATÃO
CódigoLinhaTarifa
200JABOATÃO (Parador)
A
219JABOATÃO / TIP (Sancho)
A
220JABOATÃO / TI CAVALEIRO
A
201MORENO / JABOATÃO
A
208NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO / JABOATÃO
A
250SANTO ALEIXO / JABOATÃO (Luz)
A
251SANTO ALEIXO / JABOATÃO (Rios)
A
252VILA RICA / JABOATÃO
A
261 AJABOATÃO / MALVINAS
A
261 BJABOATÃO / VILA PIEDADE
A
272COLÔNIA / JABOATÃO
A
274LOTE 56 / JABOATÃO
A
290BONANÇA / JABOATÃO
B

[editar]Terminais Metropolitano Norte

  • TI IGARASSU
  • TI MACAXEIRA
  • TI PE - 15
  • TI PELÓPIDAS SILVEIRA

TERMINAL INTEGRADO IGARASSU - 8 linhas.
TI IGARASSU
CódigoLinhaTarifa
946IGARASSU (BR - 101)
B
967IGARASSU (Sítio Histórico)
B
905IGARASSU / PAULISTA
B
964IGARASSU / MACAXEIRA
B
903IGARASSU / ARAÇOIABA
B
918CIRCULAR (Porta Larga)
B
968ILHA DE ITAMARACÁ / IGARASSU
B
969ITAPISSUMA / IGARASSU
B

TERMINAL INTEGRADO MACAXEIRA - 12 linhas.
TI MACAXEIRA
CódigoLinhaTarifa
645Av. NORTE (Macaxeira)
A
202BARRO / MACAXEIRA (Várzea)
A
207BARRO / MACAXEIRA (BR - 101)
A
906PAULISTA / MACAXEIRA
B
490CAMARAGIBE / MACAXEIRA
A
964IGARASSU / MACAXEIRA
B
601P. R. BOLA NA REDE / MACAXEIRA
A
604ALTO DO BURITY / MACAXEIRA
A
901CAETÉS / MACAXEIRA
B
902MIRUEIRA / MACAXEIRA
B
948ARTHUR LUNDGREN II / MACAXEIRA
B
520MACAXEIRA / PARNAMIRIM
A

TERMINAL INTEGRADO PE - 15 - 12 linhas.
TI PE - 15
CódigoLinhaTarifa
915PE - 15
A
050PE - 15 / BOA VIAGEM
A
913PE - 15 / JOANA BEZERRA
A
914PE - 15 / AFOGADOS
A
970PAULISTA / TI PE - 15
A
923CIDADE TABAJARA / PE - 15
A
931JARDIM PAULISTA BAIXO / PE - 15
B
932JARDIM PAULISTA ALTO / PE - 15
B
934ARTHUR LUNDGREN I / PE - 15
B
935PARATIBE / PE - 15
B
941ARTHUR LUNDGREN II / PE - 15
B
943MIRUEIRA / PE - 15
B

TERMINAL INTEGRADO PELÓPIDAS SILVEIRA - 21 linhas.
TI PELÓPIDAS SILVEIRA
CódigoLinhaTarifa
976PAULISTA (Prefeitura)
A
977PAULISTA (Conde da Boa Vista)
A
979PAULISTA (Rua do Sol) - Expresso
A
906PAULISTA / MACAXEIRA
B
909PAULISTA / JOANA BEZERRA
A
905IGARASSU / PAULISTA
B
970PAULISTA / TI PE - 15
A
912CAETÉS I / PAULISTA
B
917CAETÉS II / PAULISTA
B
922PAU AMARELO / PAULISTA
B
933ABREU E LIMA / PAULISTA
B
937NOBRE / PAULISTA
B
944LOTEAMENTO CONCEIÇÃO / PAULISTA
B
945JAGUARANA / PAULISTA (Alameda)
B
952MARANGUAPE I / PAULISTA
B
953MARANGUAPE II / PAULISTA
B
955ENGENHO MARANGUAPE / PAULISTA
B
984LOTEAMENTO BONFIM / PAULISTA
B
988DESTERRO / PAULISTA
B
989LOTEAMENTO PLANALTO / PAULISTA
B
998CAETÉS III / PAULISTA
B

[editar]Expansão do S.E.I. - Previsão

[editar]Construção de Terminal de Integração de TRO (Transporte Rápido por Ônibus)

Os Terminais de Integração de TRO é um projeto de expansão do SEI. Os Sistema funcionará de forma semelhante aos Terminais de Integração atuais e os em construção. O passageiro poderá desembarcar de um ônibus e pegar outro sem pagamento de nova passagem na estação de embarque/desembarque.

[editar]Construção de Terminal de Integração

  • T.I. Xambá
  • T.I. III Perimetral
  • T.I. IV Perimetral

[editar]Construção de T.I. Metrô

  • T.I. Cajueiro Seco
  • T.I. da Copa / Cosme e Damião
  • T.I. Largo da Paz
  • T.I. Prazeres
  • T.I. Santa Luzia
  • T.I. Tancredo Neves
  • T.I. TIP / Curado

[editar]Reativação de T.I.

  • T.I. Abreu e Lima

[editar]Terminal existente / futuro T.I. SEI

  • T.I. Rio Doce

[editar]Expansão de T.I.

  • T.I. Afogados
  • T.I. Barro
  • T.I. Cavaleiro
  • T.I. Joana Bezerra

[editar]Outros Terminais Integrados na Região Metropolitana do Recife

Outros Terminais de Integração não são considerados pelo Grande Recife Consórcio de Transporte como integrantes do SEI por não haver a possibilidade de trocar de linha e/ou outros Terminais Integrados. Mas ficam a cargo do Grande Recife Consórcio qualquer mudança para entrada desses Terminas Integrados no SEI:

T.I. RIO DOCE - 11 linhas.

910 - PIEDADE / RIO DOCE
920 - RIO DOCE / CDU
929 - ALAMEDA PAULISTA / RIO DOCE (Maranguape I)
930 - RIO DOCE / DOIS IRMÃOS
960 - MARIA FARINHA / CASA CAIADA
966 - RIO DOCE (Circular)
978 - LOTEAMENTO CONCEIÇÃO / RIO DOCE (PE-22)
981 - RIO DOCE (Conde da Boa Vista)
983 - RIO DOCE (Princesa Isabel)
986 - RIO DOCE / DERBY
987 - RIO DOCE (Príncipe)

T.I. CAENGA - 11 linhas. Este terminal poderá ser desativado, quando for inaugurado o T.I. Xambá.

881 - CAENGA / RIO DOCE (Getúlio Vargas)
882 - CAENGA / RIO DOCE (Carlos de Lima Cavalcanti)
883 - CAENGA / RIO DOCE (II Perimetral)
889 - CAIXA D'ÁGUA / CAENGA
890 - AGUAZINHA / CAENGA
891 - ALTO NOVA OLINDA / CAENGA
892 - ALTO DO CAJUEIRO / CAENGA
893 - ALTO DA CONQUISTA / CAENGA
894 - ALTO DA SUCUPIRA / CAENGA
895 - ALTO DO SOL NASCENTE / CAENGA
897 - SANTA CASA / CAENGA

sábado, 22 de setembro de 2012

RECIFE - TODOS OS PONTO DE PARADA DA CAXANGA SERÁ DESATIVADAS ´


A partir deste sábado (22), as paradas do canteiro central daavenida Caxangá serão desativadas. Todos os pontos de embarque e desembarque serão relocados para as calçadas, tanto no sentido cidade/subúrbio como no sentido subúrbio/cidade. A alteração, segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, é necessária para a construção das estações do Corredor Exclusivo de Ônibus Leste Oeste. 

Os usuários serão informados da mudança por meio de cartazes fixados nas paradas provisórias e nas linhas que serão afetadas. Divulgadores estarão espalhados por toda a avenida Caxangá distribuindo panfletos informando sobre a mudança. Todas as informações sobre o itinerário das linhas e as paradas provisórias também estão disponíveis na Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife pelo número 0800.081.0158 ou no site www.granderecife.pe.gov.br.

Confira a lista das paradas provisórias instaladas na Avenida Caxangá:


RECIFE- TI JOANA POR INTEIRO

TI XAMBÁ AGORA SAI...

https://www.facebook.com/groups/431033413626461/https://www.facebook.com/groups/431033413626461/
GRANDE RECIFE CONSÓRICIO FAZ REUNIÃO COM COMUNIDADES

Nesta terça (04/09), o grct fez uma reunião com as comunidades do de Caixa D'agua e Córrego do Abacaxí para definições técnicas do TI xambá. O grct informou que:

* o TI terá 21 linhas
* as linhas alimentadoras dos bairros maiores (caixa dágua, cor. Abacaxí, alto da bondade, nova olinda e alto nova olinda, aguas compridas e santa casa) operarão com onibus convencionais. Já as linhas dos bairros pequenos (altos: sol nascente, sucupira , cajueiro e conquista) operarão com midis ou micros.
* as linhas para rio doce e afogados (no momento) não entrarão nos TI's afogados e rio doce.
* a linha para a macaxeira não vai ser ativada no momento. A mesma ficará em off até a reforma do TI da macaxeira ser concluída.
* a data de inauguração seria no próximo dia 10, mas por causa do corredor da av. Presidente Kenedy, a data foi adiada por tempo indeterminado.
Pedro paulo, é pela não ativação da linha TI Xambá/Macaxeira que as linhas Rio Doce/CDU e Rio Doce/Dois Irmãos aparecem na lista da licitação? Agora, esperar até quando uma ampliação do TI Macaxeira? Tem projeto?

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

PE: Quando o momento era impróprio para vender a CTU do Recife


PE: Quando o momento era impróprio para vender a CTU do Recife


Confira a reportagem  do JC OnLine veiculada em 12 de julho de 1998 a respeito da privatição da Companhia de Transportes Urbanos. 
Texto: Alex Gomes.
Ainda não é hora da Prefeitura da Cidade do Recife vender a CTU (Companhia de Transportes Urbanos), com as recentes perdas de arrecadação no sistema metropolitano de Transportes Urbanos da Região Metropolitana, estimadas, pelos empresários, em menos 18% da rentabilidade das empresas, e medidas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), em menos 6%, no número médio de viagens diárias. Pelo menos é essa a visão geral de empresários de transportes coletivos da Região Metropolitana, consultados sobre a privatização da empresa municipal.

"O sistema está rendendo menos a cada dia. Gasta-se mais com as 21 empresas do que juntas elas podem arrecadar e se compensarem, mutuamente, pela planilha de custos da EMTU. O transporte alternativo avança sem pagar impostos e tirando passageiros", reclama Luis Fernando Bandeira, presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos do Estado de Pernambuco.

"Se instalarem logo as catracas eletrônicas, o transporte alternativo perde sua principal receita, os vales-transporte, que serão trocados por cartões magnéticos, aceitos exclusivamente pelos ônibus", diz Carlos Alberto Gueiros, diretor-presidente da Transportadora Globo, do Recife. Para ele, assim o sistema deve voltar a ter lucro, e ficará atraente, para os empresários, comprar mais uma empresa.

"As perdas de renda do sistema de transportes da Região Metropolitana, oscilam entre 18% e 20%, no último ano. Tenho certeza de que as empresas estão sem caixa para fazer ofertas", arrisca Gueiros.
Os candidatos seriam, portanto, aqueles que têm receitas de outros negócios, ou de outras praças. Na Transportadora Borborema, que têm linhas fora do Estado, a avaliação é cautelosa. "Enquanto não houver a definição final do modelo de venda não podemos nos pronunciar à respeito", diz o gerente técnico da Borborema, Oswaldo Farias, denotando interêsse. A Borborema, com 535 ônibus, é a maior operadora da Região Metropolitana, com cerca de 15% das operação. É seguida pela CTU, com 12,5%.
Reprodução: Diário de Pernambuco
Na próxima terça-feira começam as reuniões da Comissão de Privatização da CTU, que vão definir qual dos seis modelos de venda será utilizado no edital de venda da empresa, e também a data e o preço final para o leilão. A CTU vale R$ 26 milhões a preços de mercado, mas deve R$ 29 milhões em passivos trabalhistas. Tem 239 ônibus em 31 linhas, mas carrega o maior número proporcional de funcionários por ônibus, 6,2 para cada veículo.

BARATA - Alfredo Bezzerra Leite, da Transportadora Itamaracá, concorda que o déficit na Câmara de Compensação Tarifária (CCT) é desfavorável à Companhia de Transportes Urbanos, mas a compra da empresa, pelo valor das concessões de dez anos, pode interessar muito a alguém de fora, como o empresário Jacob Barata, bilionário carioca com mais de dez empresas de transportes, incluindo as nordestinas Expresso Guanabara, de Fortaleza; e Transparaíba, de João Pessoa.

"Para quem vê a renda imediata da empresa, o investimento na CTU é difícil e complicado. Para nós só interessaria a linha do Terminal da Macaxeira/Centro, feita pelo elétrico. Mas um megaempresário como Barata pode comprar e levantar a CTU com um investimento pequeno para ele", revela.
Fonte: JC OnLine em 12/07/98
Caio Bossa Nova - Villares 1962
Trólebus na década de 1960

Vídeo mostra imagens dos Trólebus de Recife em maio de 1980:
Com imagens de Sérgio Martire e Allen Morrison
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quinta-feira, 20 de setembro de 2012

OLINDA: V PAN NORDESTINA INTERDITADA MUDA O TRANSITO


Interdição na Avenida Pan Nordestina modifica trânsito nos Bultrins, em Olinda

Os motoristas que trafegam pela Avenida Chico Science, em Olinda, devem ficar atentos com as mudanças feitas a partir das 6h da sexta-feira (21/09), até às 7h da segunda-feira (23/09). O trânsito local será modificado com a interdição do cruzamento entre as Avenidas Chico Sciense e Pan Nordestina, em frente ao Posto BR nos Bultrins, em Olinda.

Com a mudança, os carros que vem da Avenida Chico Science, Olinda, para acessar a Avenida Pan Nordestina sentido Recife devem desviar pela direita na PE-15 (sentido Recife/Paulista) e fazer o retorno a 300m à esquerda (sentido Paulista/Recife). Segue abaixo o mapa com os detalhes da interdição. A mudança acontecerá em virtude do lançamento de vigas para a construção de dois viadutos onde passarão os novos coletivos do Transporte Rápido por Ônibus do Corredor Exclusivo de Ônibus Norte Sul. A partir da terça-feira (25/09), o tr...Ver mais

RECIFE:Candidato Daniel Coelho é entrevistado pelo NETV 1ª Edição e fala também sobre o transporte público


Do G1 PE
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O candidato do PSDB PT à Prefeitura doRecife Daniel Coelho foi entrevistado ao vivo no NETV 1ª Edição, nesta quarta-feira (19), pelos apresentadores Márcio Bonfim e Clarissa Góes.
Foram convidados para a entrevista ao vivo os quatro candidatos mais bem pontuados na última pesquisa feita pelo Datafolha, divulgada pela TV Globo, no dia 12 de setembro. A ordem foi definida em sorteio. A entrevista teve oito minutos de duração, com mais trinta segundos para que o candidato finalizasse a resposta.

Mendonça (DEM) foi o entrevistado da segunda-feira (17) e Humberto Costa (PT), o de terça-feira (18). Geraldo Julio, do PSB, será o entrevistado de quinta-feira (19).
Confira abaixo a transcrição, na íntegra, da entrevista:
Clarissa Góes: Em suas propostas pelo plano de governo, na área da saúde, o senhor diz que vai garantir a entrega de medicamentos pelos Correios. Como você pretende viabilizar esse projeto?
Daniel Coelho: Olhe, o projeto já está acontecendo na cidade de São Paulo, a gente não está inventando absolutamente nada novo. Esse medicamento vai ser entregue exatamente para aquelas pessoas que têm dificuldade de locomoção, para o deficiente físico, para o idoso, para as pessoas que não podem buscar. É muito mais barato para o poder público entregar pelo Correio o medicamento do que montar toda uma estrutura de farmácia, fazer com que a pessoa saia de casa, pegue o ônibus, vá buscar o medicamento. Por isso que a gente incluiu isso no plano de governo, por essa experiência bem sucedida da cidade de São Paulo.
Márcio Bonfim: Também no seu plano de governo, entre as propostas, está revisar o plano diretor e controlar a construção de novos prédios, restringindo o crescimento imobiliário. Candidato, como isso seria feito?
Daniel Coelho: A gente tem que buscar o equilíbrio. A sustentabilidade vem de equilibrar os aspectos sociais, econômicos e ambientais. Não é somente restringir, é evidente que você não pode mais construir da maneira como está sendo feito em bairros como Boa Viagem, Espinheiro, porque você tem ali um adensamento muito grande e, com isso, problemas graves de trânsito, de saneamento. Então, a gente precisa abrir novas fronteiras. Se a gente precisa restringir nessas regiões, em algumas outras nós temos que abrir oportunidades. Tem uma área chamada Mata do Engenho Uchôa, que é uma área de 192 hectares, começa no Aeroporto dos Guararapes, pega 11 bairros da cidade do Recife – Areias, Tejipió, Barro, chegando até o Ibura. Podemos fazer ali um grande parque, 70% dele [do terreno da Mata do Engenho Uchôa] é de área preservada. Imagine, com um parque desse naquela região, como a gente pode valorizar áreas hoje que estão desvalorizadas da cidade, que valem pouco e ninguém quer investir. Elas vão passar a ser interessantes do ponto de vista econômico e imobiliário. Então, o nosso plano de governo prevê uma revisão do plano diretor, para que a gente consiga restringir onde tem que ser restringido, mas em contrapartida também abrir novas oportunidades em outras áreas da cidade.
Clarissa Góes: O senhor também fala que, se for eleito, vai assumir a responsabilidade pela qualidade e também manutenção das calçadas. Hoje a manutenção deve ser feita pelo morador, pelo comerciante, onde fica aquela calçada. Como é que vai ser essa mudança?
Daniel Coelho: Primeiro, a gente precisa compreender que a calçada tem que ser prioridade e não pode ser só no discurso. Não adianta agora os candidatos chegarem e dizerem que calçada é importante. O viaduto Capitão Temudo, seu alargamento, foi uma obra inaugurada neste ano, o viaduto do Joana Bezerra, e foi feita sem calçada ainda. A Prefeitura continua insistindo em  fazer uma cidade que não contempla o pedestre. A gente precisa voltar a assumir a responsabilidade pela calçada e ter ela de forma compartilhada, não vamos isentar por completo o proprietário do imóvel por sua calçada, ele também tem sua responsabilidade. A partir do momento que ele não faz a calçada, cabe à Prefeitura ir lá, fazer e depois cobrar pela melhoria, dentro do valor de mercado, ao proprietário do imóvel. O que não pode é a gente permitir que uma calçada não seja feita. Em alguns locais, inclusive, é preciso uma intervenção maior, em alguns bairros da cidade, naquela região, por exemplo, de Nova Descoberta, tem trechos que você tem o muro e o meio fio, não tem espaço nenhum para calçada. Aí, não é nem responsabilidade do proprietário do imóvel, ele não tem culpa que a cidade foi feita de forma equivocada. O poder público tem que ir lá, tem que intervir e tem que fazer aquela intervenção para o benefício da grande maioria.
Márcio Bonfim: Candidato, quais são as suas propostas para o movimento LGBT?
Daniel Coelho: Olha, a gente precisa ter uma cidade tolerante, uma cidade que aprenda a respeitar a maneira de cada um pensar. Ninguém é obrigado a aceitar a maneira do outro viver ou de pensar, mas todo mundo é obrigado a respeitar. O que a gente quer é uma cidade que saiba conviver em harmonia, que saiba respeitar o direito do próximo. Se a gente fizer isso, vai haver à comunidade LGBT, mas vai ter respeito também aos religiosos, vai haver respeito às pessoas das diversas raças e diversas culturas.
Clarissa Góes: O senhor também fala que vai investir 25% do orçamento da Prefeitura em educação. Qual seria a prioridade e como é que o senhor faria para usar esses 25% no orçamento?
Daniel Coelho: Olha, Clarissa, essa questão dos 25% lamentavelmente está fazendo parte do governo porque a Prefeitura está desrespeitando a lei. Não é decisão do prefeito, a lei federal diz que todos os prefeitos do Brasil têm que investir 25% do seu orçamento em educação. O Recife, nos últimos cinco anos, tem investido sempre menos, sempre abaixo dos 25%. Nós não podemos admitir que o dinheiro que já vem carimbado para a educação não seja colocado para a mesma. A gente quer inclusive ampliar, chegar, inclusive, aos 25% no primeiro ano, mas atingir a meta de 30% ao longo de quatro anos. Isso já está acontecendo em cidades como Florianópolis e até a nossa vizinha, Jaboatão. É por isso que o Recife, por não estar investindo em educação o que manda a lei, tem ficado para trás. Nosso Ideb hoje, que é o índice de avaliação do governo federal diz que nós temos aqui na nossa capital a pior rede municipal de ensino de toda a região Nordeste e a segunda pior do Brasil. Nós temos que resgatar isso, fazendo esse investimento e aí investir em infra-estrutura para as escolas, escola em tempo integral, são as quadras poliesportivas, ou seja, uma infraestrutura decente para os nossos estudantes.
Márcio Bonfim: Candidato, vamos falar do trânsito, porque está cada vez mais difícil vagas de estacionamento nas ruas do Recife. Caso o senhor seja eleito, como é que o senhor pretende fazer para resolver esse problema da falta de estacionamento?
Daniel Coelho: Primeiro, a gente tem que dar um passo atrás e compreender de que o carro, o veículo individual, não pode ser a saída para o trânsito. O Recife tem 500 mil carros circulando diariamente na cidade, até 2020, nós vamos chegar a um milhão. Então, nós temos que priorizar o transporte público, nós temos que ter a compreensão de que é importante o pedestre, uma rede integrada de ciclovias permite ao trabalhador usar a bicicleta para sair de sua casa e ir até seu destino final. Então, primeiro a gente tem que mudar esse conceito para não entender que é somente o carro que não tem solução, mas para o carro, para quem vai continuar usando carro, nós precisamos estimular o edifício garagem e os estacionamentos. Estacionamentos inclusive públicos, em algumas situações. O estacionamento não pode ser visto como mais um negócio. Prefeitura não pode querer ganhar dinheiro com cobrança de IPTU e ISS com estacionamento, esses são equipamentos que têm função pública, então nós temos que dar o estímulo tributário para que mais espaços como esses apareçam na cidade e a gente consiga tirar os carros da rua, até porque é na retirada desses carros das ruas que a gente vai conseguir fazer uma rede de ciclovias na cidade.
Clarissa Góes: Em suas propostas de incentivo à cultura, o senhor fala na criação dos centros integrados de cultura nos bairros. Como é que esses centros iriam funcionar?
Daniel Coelho: Esses centros vão funcionar inclusive em espaços que já existem ou estão abandonados. Nós temos sete centros sociais urbanos na cidade do Recife que foram abertos na década de 1980 e hoje, infelizmente, a gente tem a grande maioria deles até desativados. O da Mustardinha, ele tombou, as paredes caíram, o teto desabou e ele está lá, parado, sem nenhum tipo de atividade sendo oferecida à população. A ideia é que nesses centros de cultura a gente faça um resgate da nossa juventude. Ali tem que ter o teatro, tem que ter aula de dança, tem que ter as atividades lúdicas, atividades esportivas, que dêem oportunidades aos nossos jovens. Essa é, inclusive, a melhor maneira de combater a violência, nós temos o espaço, ele já está aí, o que precisa é ele ser reativado. Por isso, inclusive, que a gente está fazendo um compromisso com a cidade e não sair prometendo nada novo enquanto a gente não resgatar o que eles abandonaram.
Márcio Bonfim: O senhor fala em um Recife 100% conectado. Se eleito, em quanto tempo essa meta será atingida?
Daniel Coelho: O Recife 100% conectado, até para a gente poder explicar um pouco melhor, é nas suas escolas, ou seja, as escolas do município estarem 100% conectadas e nós termos o que a gente vai chamar de os spots, os pontos de internet livre. Não vai ser para a cidade toda, até por que as experiências em outras capitais, em outras cidades do mundo, mostram que, quando você põe internet livre em toda a cidade, a internet fica muito lenta, as pessoas terminam não conseguindo usar adequadamente. A ideia é que a gente tenha as escolas com internet e também coloque os pontos livres em toda a cidade e isso a gente planeja fazer em um prazo de até dois anos, já ter esses pontos específicos, pontos centrais nos bairros onde as pessoas possam ir lá e levar o seu telefone celular que tem acesso à internet ou até o seu computador portátil e fazer uso dessa informação.
Clarissa Góes: O senhor também tem o projeto de um corredor de ônibus com bilhetagem antecipada. Como funcionária esse corredor de ônibus?
Daniel Coelho: Olha, qual é a grande vantagem da passagem ser paga antecipadamente? Ao invés da cobrança ser paga dentro do ônibus, ela é paga na estação. As pessoas podem entrar e sair de uma forma muito mais rápida de dentro dos veículos, como também é importante o compromisso que a gente tá fazendo de fazer com que todos os ônibus da cidade do Recife sejam climatizados, tenham ar condicionado. Foi feito um compromisso com a cidade do Recife alguns anos atrás, quando a Prefeitura retirou junto com o Governo do Estado as Kombis e o transporte alternativo que, para melhorar a qualidade do Recife, todos os carros teriam ar condicionado e depois voltou-se atrás. A gente não pode abrir mão disso, a gente quer a passagem paga antecipadamente na estação, corredor exclusivo em todas as avenidas principais e os carros com ar condicionado para poder resgatar a qualidade do transporte público.
Márcio Bonfim: Candidato Daniel Coelho, obrigado por sua presença aqui no NETV. Boa tarde.
Daniel Coelho: Boa tarde e eu que agradeço. Um abraço a todos.

RECIFE:Prefeituras devem garantir acesso ao transporte público de qualidade


Gestão integrada entre municípios e governo do estado é essencial.
Apesar de avanços, algumas comunidades ainda têm dificuldade de acesso.

Katherine CoutinhoDo G1 PE
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Ônibus lotados e falta de pontualidade estão entre reclamações da população. (Foto: Katherine Coutinho/G1)Ônibus lotados e falta de pontualidade estão entre as
reclamações da população. (Foto: Katherine Coutinho/G1)
O acesso ao transporte público é um dos direitos garantidos na Constituição brasileira. O artigo 30, inciso cinco, afirma que 'compete aos municípios organizar e prestar diretamente, por concessão ou permissão [...] o transporte coletivo'. A lei estabelece ainda que as linhas intermunicipais são competência do estado. Nas regiões metropolitanas de grandes centros, como o doRecife, a integração entre estado e municípios se mostra essencial para atender às necessidades da população.
No ano das eleições municipais, o G1 preparou uma série de reportagens sobre as quatro maiores preocupações dos eleitores, de acordo com a consulta aos internautas na nossapágina de eleições: educação, saúde, transporte e segurança. A série sobre transporte começa nesta segunda-feira (17).
Atrasos, ônibus lotados, ausências de ciclovias e ciclofaixas. De quem é a obrigação de cuidar de tudo isso? O Plano Nacional de Mobilidade Urbana (lei 12.587/2012) traz como obrigação dos municípios “prestar, direta, indiretamente ou por gestão associada, os serviços de transporte público coletivo urbano, que têm caráter essencial”. Na Região Metropolitana do Recife, a gestão do transporte coletivo é feita em conjunto pelo governo do estado e pelos municípios, através do Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT).
Professor doutor na Universidade Federal de Pernambucodo departamento de Engenharia, Oswaldo Lima Neto lembra que o Recife é uma das cidades pioneiras em ter um olhar metropolitano sobre o transporte, tendo começado ainda na década de 1980, com a Empresa Metropolitana de Transporte Urbano, gerida pelo governo estado, mas com convênio com a Prefeitura do Recife. “Você não pode pensar apenas em um município. Os limites das cidades foram ocupados, tem gente que não sabe ao certo se mora no Recife ou em Olinda, por exemplo”, lembra Lima Neto. Para garantir a qualidade do serviço, é preciso trabalhar e pensar em conjunto o transporte.
Atualmente, as 14 cidades da Região Metropolitana do Recife possuem, juntas, 3.743.854 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo que quase 40% dessa população mora na capital – são 1.555.039 pessoas. O principal meio de transporte público são os ônibus, que transportam, diariamente, quase 2 milhões de passageiros, de acordo com o GRCT. “Na década de 1980, 55% das linhas já eram intermunicipais e 45% do Recife”, afirma o professor Lima Neto. Com isso, a demanda do Recife é também influenciada pelo resto da Região Metropolitana – daí uma necessidade ainda maior de cuidar do transporte de maneira integrada.
Administrado em conjunto, 40% do Consórcio pertence ao Governo Estadual de Pernambuco, 35% ao Recife e 7,43% a  Olinda, divididos assim a partir de uma pesquisa de demanda realizada pelo Estado na época de criação do consórcio. A porcentagem que resta deve ser repassada aos outros municípios quando eles passarem a integrar o GRCT – todos os da Região Metropolitana já assinaram carta de intenção, mas precisam fazer ajustes locais, como regulamentar o sistema por ônibus e micro-ônibus, além da bilhetagem eletrônica, para poder integrar a administração. Ao integrar o Consórcio, os muncípios possuem uma participação efetiva no planejamento e na gestão do Sistema, acesso a novas tecnologias, entre outros benefícios.
O presidente do Consórcio, Nelson Menezes, lembra que isso não significa que a responsabilidade deixe de ser do município. "O transporte é obrigação das prefeituras. Ao entrar pro Consórcio, não quer dizer que a responsabilidade é passada a outro, de forma alguma. É racionalizar para melhor administrar, em conjunto. A infraestrutura, a rua asfaltada para que o ônibus possa passar, é responsabilidade do governo municipal", afirma Menezes.
Terminal de Integração do Barro, no Recife. (Foto: Katherine Coutinho/G1)Terminal de Integração do Barro, no Recife.
(Foto: Katherine Coutinho/G1)
Metrô
Apontado como alternativa para o transporte pela população, o metrô no Recife é de responsabilidade do Governo Federal, sendo administrado por uma empresa estatal, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos. Construído a partir da antiga Rede Ferroviária Federal, o metrô no Grande Recife passa também por Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe, enquanto o Cabo de Santo Agostinho é atendido pela linha diesel de trem.
Apesar do metrô não ser responsabilidade direta das prefeituras, elas podem solicitar paradas e encaminhar projetos, com ideias do que pode ser feito no município. "No trecho entre Cajueiro Seco e o Cabo,  a prefeitura [de Jaboatão dos Guararapes] solicitou ao metrô a construção de dois pontos de parada. A gente pretende ajudar colocando outros equipamentos ao redor para entregar o local à comunidade.O metrô é federal, mas viemos conversando a respeito da colocação de VLT [veículo leve sobre trilhos] no trecho entre Cajueiro Seco e Curado, por exemplo", conta a gerente de Trânsito e Transportes de Jaboatão dos Guararapes, Lúcia Recena.
Lima Neto lembra que o custo para a implantação do metrô na Região Metropolitana é alto e precisa ser analisado com cuidado. "Metrô tem um custo de US$ 100 milhões a US$ 150 milhões [o que dá entre R$ 200 milhões a 300 milhões] por quilômetro, com uma capacidade de transportar 65 mil passageiros por hora, por sentido. Para o transporte rápido por ônibus (BRT), são US$ 6 milhões a  US$ 8 milhões por quilômetro, com capacidade para transportar aproximadamente 35 mil passageiros por hora, mesma capacidade do veículo leve sobre trilhos [VLT], só que o VLT custa US$ 25 milhões o quilômetro", lembra o professor.
Desafios
Um dos grandes desafios na Região Metropolitana do Recife é a questão do transporte e o trânsito, com cada vez mais carros particulares nas ruas. "O caminho que poderia melhorar esses problemas que estamos vivendo nas cidades brasileiras, em especial na nossa Região Metropolitana, não precisa ser inventando. Existem exemplos mundo afora. Eles cuidam primeiro do uso e ocupação do solo, dos polos geradores de tráfego, ou seja, em uma via esgotada, como a Avenida Rui Barbosa [na Zona Norte do Recife], você não permite que seja construído um supermercado, porque um supermercado gera fluxo de carros", explica Lima Neto.
Além de desafogar locais onde o trânsito acaba atrapalhando o transporte público, as prefeituras têm o desafio de tentar alcançar comunidades de difícil acesso. "Em Jaboatão dos Guararapes existem zonas rurais de difícil acesso que ainda não são atendidas pelo transporte coletivo, mas de forma geral todo o município é atendido", afirma Lúcia, que ressalta o trabalho atual da prefeitura em buscar a melhoria do serviço de transporte oferecido na cidade.
No Recife, algumas comunidades enfrentam também dificuldades de acesso a comunidades, como a do Planeta dos Macacos, embora o maior desafio da cidade seja o trânsito. "Precisamos de mais vias exclusivas de ônibus, de ciclofaixas, mas o Recife é uma cidade que cresceu por si só, não foi planejada, não é fácil fazer esse trabalho", afirma a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte do Recife, Maria de Pompéia.
Em Olinda, o patrimônio histórico se apresenta como um verdadeiro desafio para o acesso ao transporte. "Compatibilizar o patrimônio histórico, dos quais 20% são de preservação rigorosíssima, não se podendo sequer alargas as vias, com o crescimento das cidades da região metropolitana, é algo complexo. Olinda é ponto de passagem para todos os municípios da região norte que querem acessar a capital. Estão sendo criados novos corredores de transportes para que as pessoas não precisem acessar outras áreas pelas vias hoje existentes, dando mais condições de fluxo ao trânsito", explica o secretário de Transportes de Olinda, Adriano Max.
Táxi e ônibus na Avenida Agamenon Magalhães, no Recife. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Táxis também são regulamentados por prefeituras.
(Foto: Katherine Coutinho / G1)
Táxis
Opção mais cara, os táxis são procurados pela população que começa a deixar os carros em casa ou prefere não enfrentar o trânsito, procurar vaga de estacionamento. Os serviços públicos de transporte individual de passageiros, como táxis, mototáxis e vans, também são responsabilidade do município, que deve conceder a permissão, organizar, fiscalizar, além de ser responsável pela fixação prévia dos valores máximos das tarifas a serem cobrados, de acordo com o Plano Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU).
Embora se discuta a possibilidade de um táxi metropolitano, Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes ainda administram independentemente os carros de aluguel, embora a tarifa seja a mesma nas três cidades - R$ 3,80 a bandeirada do táxi comum e R$ R$ 4,56 para os de hotel e aeroporto. Para grandes eventos, as três cidades assinam convênios, permitindo que os veículos registrados em uma cidade peguem passageiros em outras – o que, normalmente, é vetado.
Bicicletas
As bicicletas ganham destaque como alternativa de transporte também no Plano Nacional de Mobilidade Urbana, que tem como uma de suas diretrizes, no artigo seis, inciso dois, a ‘prioridade dos modos de transportes não motorizados sobre os motorizados e dos serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado’.
Esse é um dos transportes que ganha impulso ao redor do mundo, uma vez que não polui e ainda serve como exercício físico. O Código Brasileiro de Trânsito prevê que cabe aos municípios ‘promover o desenvolvimento da circulação e segurança de ciclistas’ (artigo 21)', ou seja, as prefeituras são responsáveis pela criação das ciclovias e cliclofaixas.