sábado, 10 de agosto de 2013

GRANDE RECIFE - PROJETO AGAMENON INÉDITO.


 http://www.skyscrapercity.com/showpo...&postcount=349

Quote:
Originally Posted by Paulo Magalhães View Post
Sim... o projeto da linha norte.


Quote:
Originally Posted by D.M View Post
Está na sede do Metrorec...

Eu vi.
Não só esse projeto bem como:
Expansão até São Lourenço da Mata (TUE)
Expansão até Moreno (TUE)
Ativação do trecho Cabo <> Ribeirão (Loco e carros pidner)
Ativação/adequação do trecho Largo da Paz <> Cinco Pontas (TUDH)
Ativação/adequação Estação Ponte dos Carvalhos <> Suape (TUDH)
Ativação/Adequação da ligação Estação Tancredo Neves até Estação Werneck (TUDH)
Expansão do trecho Estação Barro até Ti da Macaxeira via BR-101 (TUDH)

Entre outras em estudo
Filho-do-Céu... o que você tanto queria...





Mas foi substituído pelo corredor BRT Norte-Sul

Resta o blá blá blá que haverá um Corredor de VLT ligando o TI da Estação Barro até o TI Macaxeira, via canteiro central da BR-101... E o VLT no Recife Antigo, no Terminal Marítimo
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Exemplo a ser seguido clique aqui

Seleção de fotos noturnas da Cidade do Recife/PE, vale uma visita, clique aqui




Timbu no está en línea  

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

GRANDE RECIFE - BRT EM CAMARAGIBE SAI OU NÃO SAI DO PAPEL





Saiba um pouco sobre as obras no corredor Leste/Oeste e vote na enquete (Válida até o dia 20/07 - Sábado)
Como você deve saber, as obras dos Corredores BRT estão em andamento na Região Metropolitana do Recife. Camaragibe terá uma grande importância nestas obras, pois faz parte do corredor Leste/Oeste, que liga o Centro do Recife à regiões próximas de Camaragibe. O trecho na Av. Caxangá está entrando em uma fase adiantada, onde os novos Terminais Integrados do BRT estão em construção, e já existe 1 ponto 100% concluído, onde já foram feitos diversos testes com veículos de portas no lado esquerdo. No começo de Camaragibe (antes do centro da cidade, sentido Recife/Camaragibe) as obras tomaram início, poucos meses atrás, e caminha "lentamente" para a conclusão. Algumas pessoas chegam a desacreditar na criação de um corredor expresso de ônibus que passa pelo centro de Camaragibe, pois ainda está em fase de estudos e desabitações, na Av. Dr. Belmínio Correia, a "principal" da cidade, continuação da Av. Caxangá. Por este motivo, resolvemos por um novo tema para a enquete da semana. Você, acredita que as obras do BRT em Camaragibe será concluída dentro do prazo estipulado, até junho/2014? (Encerra no dia 20/07 - Sábado)
Algumas imagens:
Novos ônibus terão portas de Embarque / Desembarque também no lado esquerdo.
Mapa simples do corredor Leste / Oeste atualmente em construção.

#RafaSMoreira

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

GRANDE RECIFE - GOVERNADOR ATROPELA O PREFEITO DE OLINDA (RENILDO)TI XAMBA SERA INAUGURADO.



TI de Xambá, enfim, aberto

De Jorge Cavalcanti (interino)

Nove meses depois de ser finalizado, o Terminal Integrado (TI) de Xambá vai ser, enfim, entregue à população na próxima terça-feira (13). O terminal fica em Olinda, custou R$ 5,5 milhões e vai beneficiar 44 mil pessoas por dia. Mas, até agora, ficou de portas fechadas por causa do desastre chamado Avenida Presidente Kennedy. O terminal está localizado à margem da via. Para funcionar de forma adequada, precisava ser ligado a um corredor de ônibus. Mas a Presidente Kennedy virou um obstáculo e passou a gerar mal-estar na relação entre governo do Estado e prefeitura.
Eduardo Campos já estava incomodado com as cobranças da população e da imprensa pela entrega da obra. Ele mesmo já havia traçado a meta de, até o fim do próximo ano, ter 25 TIs em operação. Hoje, são 17. O governador, então, decidiu mandar um ultimato ao prefeito Renildo Calheiros: a obra seria entregue de qualquer jeito. Ele não queria mais amargar o prejuízo político e eleitoral da Kennedy. Acuada, a prefeitura pediu um pouco mais de paciência e um tempo para, ao menos, ordenar o tráfego na avenida. Mas, até agora, nem a sinalização vertical do corredor foi realizada.
O governador – que não está para brincadeira em ano pré-eleitoral – mandou o cerimonial preparar a solenidade de entrega para terça-feira. E a prefeitura optou pelo silêncio. Tentei insistentemente, por meio da assessoria, contato com a gestão. Mas não tive retorno.


sexta-feira, 2 de agosto de 2013

GRANDE RECIFE - METRÔ CAOS E FALTA DE MANUTENÇÃO.

Publicado em 02/08/2013


Imagem: TV Jornal
Uma pane aconteceu nessa quinta-feira (1) entre as estações Centro e Joana Bezerra do Metrô do Recife. Um cabo de alimentação rompeu no trecho, deixando os serviços paralisados por 40 minutos. A volta pra casa foi tumultuada para os usuários do sistema, que lotaram as plataformas à espera do transporte. O intervalo entre as composições chegou a 40 minutos. Segundo o Metrorec, o problema foi ocasionado por ato de vandalismo ou sobrecarga de energia, e só foi totalmente solucionado nesta sexta-feira (2).

Na Estação Joana Bezerra, uma equipe de técnicos tentou resolver o problema à tarde, mexendo na fiação. Logo depois, os trens voltaram a funcionar parcialmente. Apenas uma linha foi ativada no trecho prejudicado da Linha Centro. A Linha Sul, que vai do Recife a Cajueiro Seco, não foi afetada e operou normalmente.

Por conta do incidente, a maioria dos portões da Estação Recife foi fechada e funcionários alertavam os usuários que chegavam sobre a reduzida quantidade de metrôs em circulação. Por conta da deficiência, paradas de ônibus ficaram lotadas. Em Joana Bezerra, muitas pessoas voltavam pelos corredores que davam acesso às plataformas, que estavam bastante cheias. Quando as composições chegavam, a disputa por espaço nos vagões era grande.

Na manhã desta sexta-feira, o sistema voltou a operar normalmente, e desde às 5h, a movimentação na Estação Joana Bezerra é grande. Cerca de 345 mil pessoas utilizam o metrô diariamente no Grande Recife.


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quinta-feira, 1 de agosto de 2013

GRANDE RECIFE- Trânsito sofrerá mudanças em cruzamento da Avenida Caxangá




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Cruzamento da Caxangá com a Rua São Mateus será fechado
Foto: Edmar Melo/JC imagem

Do JC Trânsito
O cruzamento da Avenida Caxangá com a Rua São Mateus será interditado a partir desta sexta-feira (02) para o início de mais uma etapa da construção do Corredor Leste-Oeste. A intervenção ficará em vigor até esta segunda-feira (05).
Devido ao bloqueio, os motoristas que seguem pela Rua São Mateus não poderão cruzar a Avenida Caxangá. A orientação é dobrar à direita e fazer o giro de quadra entrando na Rua Professor Joaquim Cavalcanti. Em seguida, devem dobrar novamente à direita na Rua Quipapá e retornar pela Estrada do Barbalho. 
Dessa forma, poderão cruzar a Av. Caxangá ou dobrar à esquerda e seguir no sentido centro da cidade. Agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estarão no local para orientar sobre as rotas.
A CTTU lembra que o tráfego da Avenida Caxangá continuará liberado nos dois sentidos e que apenas o trecho do canteiro da Rua São Mateus que cruza a avenida estará bloqueado. 
Confira no mapa as mudanças:

quarta-feira, 31 de julho de 2013

GRANDE RECIFE -ADEUS AOS SVELTOS TRUCKS ITAMARACA QUE VAI ASSUMIR TODO O TRANSPORTES DE ARACAJU.

Consórcio Atalaia Transportes 




Grupo é formado por três empresas do setor que atuam no Nordeste.
Dez ônibus começarão a rodar no sábado (03), e outros trinta na segunda.

Denise Gomes e Flávio AntunesDo G1 SE
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Prefeito João Alves Filho fez o anúncio da empresa que assumirá as linhas operadas pela Viação Cidade de Aracaju e São Cristóvão (Foto: Flávio Antunes/G1)Prefeito João Alves Filho fez o anúncio da empresa que assumirá as linhas operadas pela Viação Cidade de Aracaju e São Cristóvão (Foto: Flávio Antunes/G1)
O consórcio formado por três empresas do setor de transporte que atuam em diversas cidades do Nordeste do país e que em Sergipe foi batizado de Atalaia Transportes irá assumir as linhas da Viação Cidade de Aracaju (VCA) e São Cristóvão, que por determinação judicial, foram excluídas do sistema de transporte coletivo na capital sergipana e região metropolitana. O anúncio foi realizado na manhã desta quarta-feira (31), pelo prefeito de Aracaju (SE), João Alves Filho.
A Atalaia Transportes é formada pelas empresas Itamaracá, RCR Locação e AR Consultoria em Transporte, da cidade de Recife, em Pernambuco. A partir deste sábado (03), dez ônibus entrarão em operação e na próxima segunda-feira (05), outros trinta veículos serão integrados ao sistema.
De acordo com o prefeito João Alves Filho, as empresas atuam em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte e também em Angola, na África. “A empresa tem um prazo de 75 dias para disponibilizar a frota de 150 ônibus, que irão suprir às necessidades da população da capital e região metropolitana. Além disso, no contrato foi estipulada como prioridade a contratação dos funcionários das empresas VCA e São Cristóvão, que desta forma, não ficarão desempregados”, afirmou.
Segundo Alberto Almeida, representante da Atalaia Transportes, dos quarenta ônibus que entrarão em operação, trinta são modelos convencionais e dez são articulados ou ‘sanfonas’ como são popularmente conhecidos. “Desses trinta veículos, dez são novos e vinte são usados. Iremos disponibilizar gradativamente mais veículos e assim completar a frota de 150 ônibus até o final do prazo que nos foi dado. Fechamos um compromisso com a prefeitura de prestarmos um transporte de qualidade à população sergipana e assim faremos”, destacou.
Nesta terça-feira (30), uma decisão judicial da 18ª Vara manteve as empresas VCA e São Cristóvão fora do transporte público da capital e Grande Aracaju. A Justiça indeferiu ação cautelar do grupo empresarial que havia pedido, antes mesmo da Prefeitura Municipal excluí-lo do sistema, liminar que garantisse a permanência das duas empresas na prestação do serviço de transporte coletivo. A ação alegava que o grupo não teve oportunidade de defesa.
No entanto, a Procuradoria do Município de Aracaju provou que as duas empresas foram notificadas várias vezes desde o início do ano, sobre o dano causado à população por causa dos problemas de gestão, entre eles atraso no pagamento dos funcionários.
Entenda o caso
No dia 24 de julho, o prefeito João Alves Filho, anunciou a retirada das empresas de ônibus Viação Cidade de Aracaju (VCA) e São Cristóvão do transporte coletivo. Na ocasião, ele também informou sobre a criação de um consórcio para realização de uma licitação envolvendo os municípios de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, iniciativa essa, que foi apoiada pelo governador em exercício, Jackson Barreto.
O prefeito admitiu ainda que a situação do transporte público da capital é caótica e uma solução simples não irá resolver o problema. “Obviamente o transporte foi deixado de lado ao longo dos anos. Não será uma resposta pronta que vai resolver”, disse.
Reunião
Nesta segunda-feira (29), cerca de mil funcionários da empresa Viação Cidade de Aracaju (VCA), se reuniram na porta da empresa no Bairro América,  na Zona Oeste de Aracaju, para tentar saber as providências que seriam tomadas após a empresa ter sido impedida pela Prefeitura de Aracaju de atuar no transporte público.
Na ocasião, os rodoviários esperavam a confirmação de que a empresa que assumiria os serviços da VCA e São Cristóvão iria contratá-los. Os funcionários informaram ainda, que no dia 27 de maio começaram as demissões, e até o início desta semana 140 rodoviários perderam o emprego e não receberam o pagamento da rescisão contratual.
“Eles não deram baixa na minha carteira de ninguém que saiu. Fomos demitidos no dia 30 de maio e não pagaram o salário do mês, nem junho a decisão ficou para o dia cinco de julho. Chegamos no Sintra ninguém apareceu e nem falou nada. A última vez que eles depositaram o fundo de garantia foi em setembro do ano passado”, disse a cobradora Joelma Conceição de Souza.
A reclamação sobre o fundo de garantia é compartilhada por quem ainda trabalha na empresa. “Eu tenho nove anos e nove meses de carteira assinada. E tenho R$1.900  de fundo de garantia. Procurei a Caixa e o gerente mandou eu procurar a empresa e resolver. Só foram depositados os dois primeiros anos”, desabafou o motorista Cosme Gomes Batista.
Nenhum representante da VCA foi localizado para falar sobre a situação dos funcionários.

GRANDE RECIFE - Corredor Norte/Sul: retorno desativado na Agamenon Magalhães, próximo ao Memorial Arcoverde

Corredor Norte/Sul

 | TransporteMobilidadeTrânsito
secidA partir dessa segunda-feira (29) está desativado permanentemente o retorno da Agamenon Magalhães, localizado antes do Espaço Ciência, próximo ao Parque Memorial Arcoverde (sentido Olinda/Recife). Com a mudança, os motoristas que vêm de Olinda e desejam voltar para a cidade devem passar direto e utilizar o retorno localizado pouco antes do Shopping Tacaruna (uma distância de 2 km).

A intervenção será realizada com apoio de agentes de trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a pedido da Secretaria das Cidades, que está dando continuidade à obra de implantação do Corredor Exclusivo de TRO (Transporte Rápido por Ônibus) com a construção de uma Estação no canteiro central da via, em frente ao Memorial Arcoverde. A área receberá tapumes para abrigar o canteiro de obras do Consórcio EMSA/ATERPA, responsável pela construção do Corredor.

Corredor Norte/Sul: A obra, com orçamento de R$ 151 milhões, está em andamento e já conta com mais de 67% executada. O corredor sai de Igarassu e segue até o centro do Recife, passando pelos municípios de Abreu e Lima, Paulista e Olinda. Ao longo de seu percurso, 33 estações estão sendo construídas. Será um percurso de 33,2 km que vai facilitar a vida de mais de 300 mil passageiros de ônibus que utilizam o trecho, sobretudo os usuários que utilizam os Terminais Integrados de Igarassu, Abreu e Lima, Pelópidas Silveira e PE-15. A obra é um compromisso do Governo do Estado para a Copa do Mundo, mas há um esforço do Governo para que ela seja entregue em março de 2014.

terça-feira, 30 de julho de 2013

GRANDE RECIFE - SAIU A PRIMEIRA PARTE DA LICITAÇÃO

Concluída primeira parte da licitação das linhas de ônibus

O consórcio Conorte venceu o lote referente ao corredor Norte-Sul, enquanto o Rodoviária Metropolitana apresentou o menor preço para o segundo lote, do Leste-Oeste

Publicado em 30/07/2013, às 12h14

Do JC Online

 / Foto: JC Imagem

Foto: JC Imagem

Desta vez, não deu deserta. Após o governo estadual jogar duro no relançamento da concorrência pública do serviço que transporta 2 milhões de pessoas por dia e movimenta R$ 60 milhões por mês, a licitação das linhas de ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP) terminou no final da manhã desta terça-feira (30) com resultados concretos.
O consórcio Conorte, formado pelas empresas Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur, ganhou o processo licitatório do lote 1, que se refere ao corredor Norte-Sul. Já o lote 2, referente ao Leste-Oeste, foi vencido pelo consórcio Rodoviária Metropolitana, que apresentou o menor preço. São as mesmas empresas que já operavam os trechos.
O Grande Recife Consórcio Metropolitano de Transporte terá 15 dias para análise e julgamento das propostas apresentadas. O edital sofreu alterações após o fracasso da primeira licitação, quando nenhuma empresa apareceu. O Estado alterou três importantes pontos para evitar que a licitação desse novamente deserta (quando nenhum candidato se habilita para a disputa). O primeiro deles, e o mais emblemático pelo aspecto político, foi a divisão da concorrência pública em duas etapas.

Conheça as empresas que apresentaram menor preço para a licitação dos corredores de BRT no Recife.


Terminal da Macaxeira - Foto - Hélder Tavares DP/D.A.Press
Os lotes 1 e 2 da licitação dos corredores de ônibus do BRT (Bus Rapid Transit) da Região Metropolitana do Recife já estão com as empresas classificadas com o critério de menor preço. O lote 1, que corresponde ao corredor Norte/Sul, entre Igarassu e Recife com 33,2 km de extensão e 33 estações de embarque e desembarque, deve ficar nas mãos do consórcio Conorte, formado pelas empresas de ônibus: Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur.
Já o lote 2 referente ao corredor Leste/Oeste, entre Camaragibe e Recife com 12 km de extensão, teve como menor proposta de preço, segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, a empresa Rodoviária Metropolitana.
Dentro de 15 dias haverá análise das propostas técnicas e no dia 13 de agosto ocorrerá a classificação provisória e a abertura da habilitação propriamente dita.
Os outros cinco lotes devem ser licitados em uma segunda etapa, prevista para o dia 30 de agosto deste ano, sendo eles o corredor da José Rufino e Abdias de Carvalho; Mascarenhas de Moraes; Rosa e Silva, Rui Barbosa e Avenida Norte; Beberibe e Presidente Kennedy; Domingos Ferreira e BR-101 Cabo/Ipojuca. Segundo o governo, o custo estimado para a prestação de serviço nos sete lotes é de R$ 15 bilhões, sendo que os dois primeiros têm uma previsão de R$ 4,5 bilhões ao ano.
A licitação passou por mudanças também em seu modelo, que passa a se basear apenas na menor remuneração, seguindo sugestão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), embora sejam exigidos a comprovação de capacidade técnica operacional das empresas. Os vencedores do edital terão direito de exploração de 15 anos, renováveis por mais cinco.
Os requisitos e indicadores de qualidade foram mantidos no novo edital, que coloca a idade média máxima da frota em três anos e meio para ônibus convencionais e oito anos para os articulados e TROs, sendo que cada veículo convencional só poderá rodar por até sete anos, enquanto os articulados, por dez anos.
O processo licitatório exige ainda que as linhas de TRO atuem com ar-condicionado até junho de 2014 e que as linhas ‘troncais’ contem com o equipamento até junho de 2015. O Grande Recife Consórcio de Transporte ainda estuda como estender para o resto da frota o benefício. O edital pode ser conferido na página do Grande Recife.
Sistema de monitoramento

O Grande Recife abriu também licitação para o Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop), publicado no Diário Oficial no dia 14 de junho. Estimado em R$ 53,7 milhões, o processo deve ser concluído até agosto.

A licitação prevê a implantação de computadores de bordo em toda a frota do Sistema, a fim de otimizar a gestão e conseguir passar à população uma previsão real dos horários dos ônibus. As informações do processo também podem ser consultadas na página do Grande Recife

GRANDE RECIFE - O MAIOR SHOW DO MUNDO NA ARENA PERNAMBUCO E SUA MOBILIDADE.



  • Ônibus durante toda a madrugada e metrô com horário antecipado para o evento
  • ÔNIBUS:
    O público que decidir ir até a área da Arena de ônibus devem optar pelas linhas Conde da Boa Vista-TIP (Linha 346); Derby - TIP (Linha 347), Caxangá-TIP (Linha 302) Jaboatão-TIP (Linha 219), Aeroporto-TIP (linha 370) e São Lourenço da Mata-TIP (linha 410).
    As linhas da Conde da Boa Vista, Derby e Caxangá funcionarão com ônibus saindo de cinco em cinco minutos durante toda a madrugada do festival.
    Já as linhas Jaboatão, Aeroporto e São Lourenço da Mata funcionarão até às 23h. As passagens custam R$ 2,15.
    Também todas as linhas com destino aos Terminais Integrados podem ser utilizadas, já que a partir dos TIs o público terá acesso, de metrô, ao TIP, até às 23h.
    Ao desembarcar no Terminal Integrado de Passageiros (TIP), ônibus exclusivos estarão fazendo o expresso TIP até entrada da Arena Pernambuco com passagem também a R$ 2,15.
    Na volta ônibus ligarão a ARENA ao TIP, com venda de passagens antecipada, com locais de venda no TIP e na Arena.
    METRÔ:
    O metrô funcionará, no sábado, até às 23h levando o público até o TIP. A passagem custará R$ 1,60. A grande novidade neste transporte é a antecipação do horário de abertura na madrugada de sábado (3) para domingo (4). Em vez de voltar a funcionar apenas às 5h da manhã, o metrô abrirá a partir das 3h da manhã, em operação especial, com viagens expressas entre o TIP e TI RECIFE (sem paradas nas estações) entre 3h e 5h, neste horário haverá ônibus ligando o TI Recife ao Terminal Cais de Santa Rita, de onde partem as linhas do bacurau.
    TÁXI:
    Os táxis do Recife e de São Lourenço da Mata poderão circular livremente entre as cidades levando e buscando passageiros para a Arena Pernambuco. A resolução foi uma parceria entre a Prefeitura do Recife com a Prefeitura de São Lourenço da Mata.
    Outra opção é o agendamento de táxis à Arena Pernambuco já a partir desta segunda-feira (29) na empresa Teletaxi, devido a convênio entre a produção do evento e a empresa para atender o público do evento.
    TRANSPORTE PRIVADO:
    A Itaipava Arena Pernambuco possui 4.700 vagas de estacionamento. A área já vem sendo utilizada nos jogos do Náutico, diferente do padrão apresentado durante a Copa das Confederações em que a FIFA não utilizou o estacionamento. Os pontos de venda antecipada serão divulgados em breve. O preço varia de R$ 10 (motos) a R$ 100 (ônibus).
    Como chegar: O acesso preferencial à Arena é pela BR 408. Vindo da zona Norte(Avenida Norte, 17 de agosto ou Abdias de Carvalho) o percurso passa pela BR 101 e BR 232. São cerca de 20 minutos. A partir da zona Sul o caminho pode ser feito pela Avenida Recife, BR 101 e 232. O tempo médio também é de 20 a 30 minutos.
    Se você ainda não comprou, CLIQUE AQUI ou vá correndo até uma das Óticas Diniz e compre seu ingresso antes que acabe.

    GRANDE RECIFE - Maxibus Dolphin Agrale SERIA UMA BOA OPÇÃO DAS LINHAS COMPLEMENTARES DO GRANDE RECIFE ,ONDE A POPULAÇÃO SOFRE COM MICRO-ÔNIBUS PEQUENOS E LOTADOS.


    Descasos no Transporte Complementar 

    Escrito por Carlos H Silva Gente, venho postar esse tópico para manifestar minha insatisfação (e acredito que de diversos usuários) com as vans do transporte Complementar no Recife. Além do tamanho pequeno, esses veículos costumam andar lotados e sempre dispostos a colocar "mais um" passageiro.

    Pessoas um pouco mais altas sofrem com o tamanho baixo de alguns veículos que possuem apenas uma porta, e isso causa desconforto, mau estar e confusão entre os passageiros. No nosso caso específico, falamos da linha JD. Planalto/ Shopping, que acabou absorvendo os usuários da linha 360- Totó/ Boa Viagem, por causa do pouco número de ônibus (vamos ver se agora com a passagem A o Grande recife vai aumentar o número de veículos).

    Enfim, gostaria que comentassem como anda o serviço desse transporte em suas comunidades, e a quem podemos reclamar sobre os abusos cometidos por esse tipo de transporte.

    segunda-feira, 29 de julho de 2013

    GRANDE RECIFE - ONIBUS HIBRIDO DEFINITIVO AGORA.

    Ônibus com baixa emissão de poluentes vai circular no Recife em setembro

     

    O ônibus híbrido possui uma tecnologia de baixa emissão de carbono, ou seja, é um meio de transporte verde

    Publicado em 29/07/2013, às 15h33

    Primeiro ônibus híbrido do Estado é lançado no Recife

    Geraldo: “Necessitamos de uma prestação de serviço moderna, com inovação e voltada para a economia verde”. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
    Soluções para os problemas da cidade que envolvam projetos em energia limpa integram o programa de governo da Prefeitura do Recife. No mês dedicado ao Meio Ambiente, a PCR e o Estado colocaram em teste o primeiro ônibus elétrico híbrido de Pernambuco. O prefeito Geraldo Julio participou, nesta quinta-feira (13), da primeira viagem do veículo, que fará atendimento especial ao público na Copa das Confederações, nos dias 16, 19 e 23 de junho. Nos demais dias do mês, o ônibus fará o percurso de linha CDU/Caxangá/Boa Viagem.
    A tecnologia permite que o ônibus híbrido seja movido através de energia limpa, gerada por biocombustíveis e por baterias do Grupo Moura, sem emissão de gás carbônico. Também participam do projeto empresas com a Mercedes, que fabricou o motor gerador veicular; Weg, que construiu o motor elétrico; e Electra, responsável por desenvolver a tecnologia híbrida. Equipado com ar condicionado, o veículo tem capacidade para 28 passageiros sentados.


    De acordo com o prefeito, a questão do meio ambiente deve ocupar papel de destaque em um novo conceito de modernidade para todas as cidades. “Já está mais do que provado; não existe vida sem a melhoria da sustentabilidade. O ato de hoje está vinculado à essa essência que vivemos hoje em todo o mundo. Necessitamos de uma prestação de serviço moderna, com inovação e voltada para a economia verde. Tenho esperança que, um dia, um projeto como esse seja possível em todas as cidades do mundo”, pontuou Geraldo Julio.

    O ônibus híbrido é movido através de energia limpa, gerada por biocombustíveis. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
    PERCURSO – Após a apresentação da tecnologia, o prefeito Geraldo Julio, o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, e representantes das empresas fabricantes fizeram um percurso no ônibus híbrido. O trajeto saiu do edifício-sede da PCR e seguiu para o Marco Zero, retornando depois à PCR.
    Para Sérgio Xavier, a “iniciativa será de muito sucesso e o Recife, mais uma vez, se insere em um projeto de ponta, que tem tudo para dar certo”. João Braga, secretário municipal de Mobilidade e Controle Urbano, classificou a experiência como fundamental para o avanço da cidade. “Vamos dar continuidade à essa parceria entre o município e Estado para o bem da população, que só tem a ganhar com isso”, comentou.
    Diretor-presidente do Grupo Moura, Paulo Salles se mostrou entusiasmado com o lançamento do projeto e com o bem que ele pode proporcionar à população. “Atualmente, todo o desenvolvimento deve ser pensado na lógica da sustentabilidade e é isso que estamos fazendo quando lançamos um projeto como este”, afirmou.
    - See more at: http://www2.recife.pe.gov.br/primeiro-onibus-hibrido-do-estado-e-lancado-no-recife/#sthash.yLQDLgdP.dpuf

    Do JC Online

    O Recife vai ganhar, a partir de Setembro, mais viagens do ônibus elétrico híbrido, veículo que têm baixa emissão de gases poluentes. A iniciativa das secretarias das cidades e recursos hídricos da prefeitura do Recife, vai alternar as linhas nas quais o ônibus vai operar.
    O ônibus híbrido possui uma tecnologia de baixa emissão de carbono, ou seja, é um meio de transporte verde. O seu mecanismo permite que o veículo tenha autonomia para gerar a energia necessária para se locomover, contando com a ajuda de um motor movido a biodiesel para dar partida e recarregando a bateria durante as pausas.
    Em junho, no primeiro momento o ônibus fez, durante duas semanas, o percurso da linha 040 (Cidade Universitária/Boa Viagem/Derby/Cidade Universitária), além de ter realizado atendimento especial ao público daCopa das Confederações, nos dias 16, 19 e 23 de junho, fazendo o trecho do Estacionamento Parqtel a Arena da Copa.
     

    Primeiro ônibus híbrido do Estado é lançado no Recife

    Geraldo: “Necessitamos de uma prestação de serviço moderna, com inovação e voltada para a economia verde”. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
    Soluções para os problemas da cidade que envolvam projetos em energia limpa integram o programa de governo da Prefeitura do Recife. No mês dedicado ao Meio Ambiente, a PCR e o Estado colocaram em teste o primeiro ônibus elétrico híbrido de Pernambuco. O prefeito Geraldo Julio participou, nesta quinta-feira (13), da primeira viagem do veículo, que fará atendimento especial ao público na Copa das Confederações, nos dias 16, 19 e 23 de junho. Nos demais dias do mês, o ônibus fará o percurso de linha CDU/Caxangá/Boa Viagem.
    A tecnologia permite que o ônibus híbrido seja movido através de energia limpa, gerada por biocombustíveis e por baterias do Grupo Moura, sem emissão de gás carbônico. Também participam do projeto empresas com a Mercedes, que fabricou o motor gerador veicular; Weg, que construiu o motor elétrico; e Electra, responsável por desenvolver a tecnologia híbrida. Equipado com ar condicionado, o veículo tem capacidade para 28 passageiros sentados.


    De acordo com o prefeito, a questão do meio ambiente deve ocupar papel de destaque em um novo conceito de modernidade para todas as cidades. “Já está mais do que provado; não existe vida sem a melhoria da sustentabilidade. O ato de hoje está vinculado à essa essência que vivemos hoje em todo o mundo. Necessitamos de uma prestação de serviço moderna, com inovação e voltada para a economia verde. Tenho esperança que, um dia, um projeto como esse seja possível em todas as cidades do mundo”, pontuou Geraldo Julio.

    O ônibus híbrido é movido através de energia limpa, gerada por biocombustíveis. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
    PERCURSO – Após a apresentação da tecnologia, o prefeito Geraldo Julio, o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, e representantes das empresas fabricantes fizeram um percurso no ônibus híbrido. O trajeto saiu do edifício-sede da PCR e seguiu para o Marco Zero, retornando depois à PCR.
    Para Sérgio Xavier, a “iniciativa será de muito sucesso e o Recife, mais uma vez, se insere em um projeto de ponta, que tem tudo para dar certo”. João Braga, secretário municipal de Mobilidade e Controle Urbano, classificou a experiência como fundamental para o avanço da cidade. “Vamos dar continuidade à essa parceria entre o município e Estado para o bem da população, que só tem a ganhar com isso”, comentou.
    Diretor-presidente do Grupo Moura, Paulo Salles se mostrou entusiasmado com o lançamento do projeto e com o bem que ele pode proporcionar à população. “Atualmente, todo o desenvolvimento deve ser pensado na lógica da sustentabilidade e é isso que estamos fazendo quando lançamos um projeto como este”, afirmou.
    - See more at: http://www2.recife.pe.gov.br/primeiro-onibus-hibrido-do-estado-e-lancado-no-recife/#sthash.yLQDLgdP.dpuf

    Primeiro ônibus híbrido do Estado é lançado no Recife

    Geraldo: “Necessitamos de uma prestação de serviço moderna, com inovação e voltada para a economia verde”. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
    Soluções para os problemas da cidade que envolvam projetos em energia limpa integram o programa de governo da Prefeitura do Recife. No mês dedicado ao Meio Ambiente, a PCR e o Estado colocaram em teste o primeiro ônibus elétrico híbrido de Pernambuco. O prefeito Geraldo Julio participou, nesta quinta-feira (13), da primeira viagem do veículo, que fará atendimento especial ao público na Copa das Confederações, nos dias 16, 19 e 23 de junho. Nos demais dias do mês, o ônibus fará o percurso de linha CDU/Caxangá/Boa Viagem.
    A tecnologia permite que o ônibus híbrido seja movido através de energia limpa, gerada por biocombustíveis e por baterias do Grupo Moura, sem emissão de gás carbônico. Também participam do projeto empresas com a Mercedes, que fabricou o motor gerador veicular; Weg, que construiu o motor elétrico; e Electra, responsável por desenvolver a tecnologia híbrida. Equipado com ar condicionado, o veículo tem capacidade para 28 passageiros sentados.


    De acordo com o prefeito, a questão do meio ambiente deve ocupar papel de destaque em um novo conceito de modernidade para todas as cidades. “Já está mais do que provado; não existe vida sem a melhoria da sustentabilidade. O ato de hoje está vinculado à essa essência que vivemos hoje em todo o mundo. Necessitamos de uma prestação de serviço moderna, com inovação e voltada para a economia verde. Tenho esperança que, um dia, um projeto como esse seja possível em todas as cidades do mundo”, pontuou Geraldo Julio.

    O ônibus híbrido é movido através de energia limpa, gerada por biocombustíveis. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
    PERCURSO – Após a apresentação da tecnologia, o prefeito Geraldo Julio, o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, e representantes das empresas fabricantes fizeram um percurso no ônibus híbrido. O trajeto saiu do edifício-sede da PCR e seguiu para o Marco Zero, retornando depois à PCR.
    Para Sérgio Xavier, a “iniciativa será de muito sucesso e o Recife, mais uma vez, se insere em um projeto de ponta, que tem tudo para dar certo”. João Braga, secretário municipal de Mobilidade e Controle Urbano, classificou a experiência como fundamental para o avanço da cidade. “Vamos dar continuidade à essa parceria entre o município e Estado para o bem da população, que só tem a ganhar com isso”, comentou.
    Diretor-presidente do Grupo Moura, Paulo Salles se mostrou entusiasmado com o lançamento do projeto e com o bem que ele pode proporcionar à população. “Atualmente, todo o desenvolvimento deve ser pensado na lógica da sustentabilidade e é isso que estamos fazendo quando lançamos um projeto como este”, afirmou.
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    sábado, 27 de julho de 2013

    GRANDE RECIFE - ACIDENTE GRAVE ÔNIBUS.


    Colisão entre dois ônibus deixa trânsito complicado no centro do Recife

    Publicado em 27.07.2013, às 09h13

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    O acidente envolveu dois coletivos da empresa Caxangá
    Foto: João Carvalho/Jornal do Commercio

    Do JC Trânsito
    ATUALIZADA ÀS 19H20

    Uma colisão envolvendo dois ônibus da empresa Caxangá deixou o trânsito complicado na manhã deste sábado (27), no Centro do Recife. O acidente aconteceu por volta das 7h no cruzamento da Rua do Imperador com a Rua Siqueira Campos, no bairro de Santo Antônio, na área central da capital pernambucana. Com o impacto, cinco pessoas ficaram feridas.
    O motorista de um dos veículos, Valdson Carneiro da Silva, o cobrador, José Carlos e uma passageira foram encaminhados para o Hospital da Restauração, no Derby, também na área central do Recife. Outros dois passageiros, não identificados, foram atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

    Um dos coletivos ficou completamente destruído. Somente à tarde o trânsito só foi liberado an Rua Siqueira Campos.

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    quarta-feira, 24 de julho de 2013

    GRANDE RECIFE - OBRAS DO CORREDOR BR 101 NORTE JÁ INICIOU ESTE MÊS.

    A Secretaria das Cidades inicia as obras de construção da Estação Cruz de Rebouças, que ficará localizada no Corredor Exclusivo da BR 101(Norte). Devido a essa atividade, o Grande Recife irá alterar o itinerário de algumas linhas de ônibus que trafegam naquela localidade. 

    Os veículos que seguem no sentido Abreu e Lima/Igarassu, ao fazer o retorno (localizado em frente à Oficina Humberto Carros e Rodas) deverão acessar a pista de tráfego misto, percorrendo cerca de 2 km. Após esse caminho, os veículos poderão retornar ao corredor exclusivo de ônibus no retorno que fica em frente ao posto de combustível Cassino e ao Hotel L’amour. 

    Já os ônibus que seguem no sentido Igarassu/Abreu e Lima, ao fazer o retorno que fica em frente ao posto de combustível Cassino e em frente ao Hotel L’Amour, deverão acessar a pista de trafego misto, percorrendo cerca de 2 km. Após esse caminho, os veículos poderão retornar ao corredor exclusivo de ônibus, no retorno localizado em frente à Oficina Humberto Carros e Rodas. 

    As obras têm previsão de três a quatro meses de duração. Em caso de dúvidas, o Consórcio disponibiliza a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.

    Informações: Sec. das Cidades

    terça-feira, 23 de julho de 2013

    GRANDE RECIFE - GRUPO MASCARELLO GANHOU A LICITAÇÃO POR 129.000.000,00

    NAO SE SABE O TAMANHO SE 18M OU 23 METROS



    Mascarello ganha disputa acirrada para os fornecer os ônibus para os corredores Norte/Sul e Leste/Oeste.


    Desde o mês de abril deste ano que o Governo do Estado de Pernambuco abriu  licitação para a compra de 180 veículos tipo BRT´s ( Transporte Rápido por Ônibus), esse esquema do governo deu-se no caso da licitação das linhas de ônibus STPP-RMR falhar, e isso não interromper o pleno funcionamento do mesmo na Copa do Mundo de 2014.
    Em abriu a licitação foi adiada, mais agora em julho ela veio com tudo, ontem 23/07/2013 foi á disputa de preços, e com o lance mínimo, a Mascarello Carrocerias de Ônibus LTDA deu o lance vencedor.
    Entenda mais como funciona a licitação.
    É como se fosse um leilão; as empresas interessadas vão dando seus lançes, e o mais barato vence. Exemplo: o Governo deu como valor referência o preço de: 137 Milhões todos os 180 ônibus BRT´s. olhe a Tabela abaixo. 
    O Primeiro lance foi da Marcopolo S/A; 162 milhões, seguido pela Gotemburgo Veículos com o mesmo preço, e assim sucessivamente até chegar o lance com o preço mais baixo. O lance vencedor foi o da Mascarello de 129 milhões.

    Dentro desse preço o governo pede seus requisitos para o veículo, que é ar condicionado, câmeras de seguranças, quantidade de portas, piso, motorização, estilo das bancadas, espelhos retrovisores, entre outros. Estes contidos do edital da licitação.
    Há uma especulação sobre o tamanho do veículo se é 18.60m ou 23m, é muito  provável que seja o de 18.60m, pois quem ganhou a licitação foi a Mascarello, então ela que vai escolher o chassi/motorização que usar, é obvio que ela vai no mais barato pra ela, mais claro dentro dos padrões exigidos pelo governo.
    A licitação está na fase de Aceitabilidade, o resultado será divulgado no dia 26/07/2013 ás 09:30h.  Participaram desta licitação: ‎
    MARCOPOLO  S‎/‎A‎,
    COMIL ONIBUS S‎.‎A‎.,
    Nordeste Automotores Norasa ‎Ltda‎,
    Mascarello ‎- ‎Carrocerias e ‎Onibus Ltda,
    ‎SAN MARINO ONIBUS E ‎IMPLEMENTOS LTDA,
    DIVENA LITORAL VEICULOS ‎LTDA‎,
    GOTEMBURGO VEÍCULOS ‎LTDA,
    ‎MAN LATIN AMERICA ‎INDUSTRIA E COMERCIO DE VEICULOS LTDA,
    Scania Latin America LTDA‎.

    quinta-feira, 18 de julho de 2013

    GRANDE RECIFE - ESSES ENGENHEIROS NO DIA DA MUDANÇA EU DEI ESTA IDEIA,MAS DICERAM ASSIM: ESTUDAMOS A MELHOR FORMA E ESTA SENDO CUMPRIDO O PROCEDIMENTO.

    Mais uma faixa liberada na Real da Torre

    Publicado em 18.07.2013, às 08h07


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    Mudança no trânsito na Rua Real da Torre tenta amenizar o tráfego local
    Foto: Mariana Dantas/NE10

    Do JC Trânsito Mais uma mudança foi realizada na Rua Real da Torre, na Madalena, Zona Oeste do Recife. Dessa vez veio para ajudar o tráfego no local. Duas das quatro faixas no trecho da Real da Torre que liga a Rua José Osório à Avenida Caxangá foram liberadas para ônibus, moradores e comerciantes.
    Outra determinação é que os coletivos que vêm pela Real da Torre só devem seguir em frente, e não mais à direita na José Osório, como era a proposta inicial.
    Quatro agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estão no cruzamento da José Osório com a Caxangá orientando os motoristas. Segundo informações da CTTU, novas modificações serão feitas nos próximos dias na região para melhorar o tráfego e atender à demanda de veículos com a volta às aulas.
    OBRAS DO TÚNEL DA ABOLIÇÃO - As mudanças no trânsito na Rua Real da Torre, no bairro da Madalena, por conta das obras do Túnel da Abolição, deixou o trânsito complicado para quem usa o transporte coletivo.