terça-feira, 13 de maio de 2014

Mobilidade do Recife um caos instalado.Vergonha Pernambucana.

A Realidade do Transporte Coletivo no Recife

Atualizado: há 2 horas
Muito são os discursos do governo de Pernambuco sobre melhorias no transporte, ônibus BRT com ar condicionado, Corredores e blá blá blá. A verdade é que o povo sofre todos os dias com poucos ônibus, paradas e terminais que parecem currais superlotados.
retirado do blog Meu Transporte 

Mobilidade - Rodoviária mas deserta do Brasil...



TIP: uma rodoviária entregue à sorte

Publicação: 13/05/2014 07:27 Atualização:

Qual seria a sua impressão ao chegar pela primeira vez em uma cidade e se deparar com sujeira, animais circulando entre as mesas das lanchonetes e muitos pedintes? Pois essa é a experiência pela qual passarão os turistas que desembarcarem para a Copa do Mundo no Terminal Rodoviário de Passageiros Antônio Farias (TIP), no Curado, em Jaboatão dos Guararapes.

Muitos dos problemas relatados por usuários e comerciantes do local - e conferidos pela reportagem do Diario - estão relacionados diretamente à ociosidade de muitas áreas do terminal e pela ineficiência da fiscalização. 

Nas cadeiras de espera e nas mesas das lanchonetes, pedintes abordam passageiros. Muitos pagam lanches e refeições, mas logo o grupo volta a agir. O que eles querem é dinheiro. “Pedir virou um meio de vida. Muitos dizem que chegam a apurar R$ 700 por dia”, diz a lojista Chrislene Marinho, 26, que afirma conhecer a maioria deles. 

Pelo menos duas vezes por mês, o estudante Yves Alencar, 20 anos, frequenta o TIP. Ele se sente incomodado com a situação. “São muitos, e cada um conta uma história diferente.” Lojistas solicitam o apoio dos PMs, “mas eles dizem que não podem fazer nada”, reclama a comerciante Chrisley Marinho, 41 anos.

A Socicam, que administra o TIP, informou que a fiscalização atua para cobrir pontos estratégicos 24 horas por dia, “controlando acessos, apoiando os usuários e abordando eventuais pedintes”. “Eventuais excessos são solucionados com a presença do 12º Batalhão da Polícia Militar”, afirma o gerente de núcleo da Socicam, divisão Norte/Nordeste, Newton Fialho. 

A ação dos fiscais e da PM parece não surtir efeito. De acordo com taxistas, áreas sem uso foram ocupadas pelos pedintes. É o caso das antigas paradas de ônibus em frente ao desembarque. Pessoas dormem sobre bancos. Roupas, comida e pertences pessoais indicam que eles vivem no local. “À noite, alguns montam barracas de camping. Virou ponto de droga e prostituição”, diz um motorista. A Socicam respondeu que, após a Copa, as antigas paradas serão demolidas e requalificadas.

Animais soltos, mau cheiro e depredação dos banheiros agravam a situação. Uma funcionária que trabalha na limpeza disse que a Socicam faz a manutenção regular, mas os usuários depredam. Em relação aos animais, Newton Fialho disse que há uma campanha de conscientização para que os comerciantes não os alimentem.

Saiba mais

Terminal Rodoviário de Passageiros Antônio Farias


- Foi inaugurado em outubro de 1986
- É gerenciado desde 2008 pela Socicam, com sede em São Paulo, que administra outros 50 terminais no Brasil, Chile e Peru.
- Antes, era administrado pelo Departamento de Estradas de Rodagem
- O prédio do TIP pertence ao Governo do Estado e foi cedido à Socicam por 30 anos.
- Está localizado há 16km do centro do Recife. 
- Em 2013, o terminal recebeu um investimento de R$ 2 milhões para reformas e melhorias
- Também em 2013, foram desativadas as paradas de ônibus do local, após a inauguração do novo Terminal Integrado SEI - TIP

Fonte: Socicam e DER-PE.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Obras de Mobilidade ficam pra depois da copa e quando Deus quiser .

Embora tenha abandonado o mote de “Copa das Copas”, o governo corre contra o tempo para conseguir fazer um Mundial que dê orgulho para os brasileiros. Será realmente preciso pisar no acelerador: a 32 dias do evento, 62% das obras de mobilidade urbana ainda estão em execução. Já na área de segurança, uma das principais preocupações do Planalto, praticamente todas as cidades-sede passaram por treinamento simulando situações reais. Os dois últimos ocorrerão na quarta-feira (Curitiba) e em 18 de maio (São Paulo). 

De acordo com o Ministério das Cidades, foram investidos R$ 93 bilhões, desde 2007, para obras de mobilidade urbana, mas menos de 40% das obras já foram entregues. “O Pacto da Mobilidade Urbana, lançado em 2013, destinou mais R$ 50 bilhões, o que totaliza R$ 143 bilhões de investimentos no setor”, afirma o órgão. A pasta alega que a Copa alavancou os investimentos em mobilidade urbana no país e desencadeou novos e vultosos recursos para o setor no âmbito do PAC. “Todas as obras de mobilidade urbana selecionadas para o PAC são consideradas um legado do evento para a população local e das regiões metropolitanas. Nesse contexto, estão sendo construídos 338,9km de infraestrutura viária e para o transporte.” 

Pasta escolhida para coordenar os trabalhos para a Copa, o Ministério do Esporte ampara-se em dados do Ministério do Turismo para apostar no sucesso do evento. “A Copa das Confederações de 2013 gerou um movimento de R$ 20,7 bilhões no país e outros R$ 9,7 bilhões como renda acrescida ao PIB brasileiro, com a criação de 303 mil empregos em todo o país. Os megaeventos esportivos são oportunidades históricas para gerar empregos e acelerar a modernização do país”, afirmou o ministério, em nota oficial.

Inteligência Na área de segurança, as manifestações de junho do ano passado obrigaram o governo federal a adiantar o planejamento para o mundial. “Teremos grandes eixos de atuação, que passam por aeroportos, estádios, fun fests, deslocamento de autoridades e de turistas. Estamos trabalhando para atender todas essas demandas”, assegurou o secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Andrei Rodrigues.

Delegado da Polícia Federal, Rodrigues assegura que, de junho passado para cá, o país já evoluiu bastante. Foram concluídos, por exemplo, os Centros Integrados de Comando e Controle Nacional (CICCN) em todas as cidades em que ocorrerão os jogos. Os comandos móveis e as plataforma de observação elevada — na verdade, caminhões usados como veículos de segurança — foram adquiridos. O país também evoluiu na captação de imagens aéreas para identificação de pessoas que pretendam atrapalhar a segurança dos jogos.

O secretário reconhece que eventos como a Copa do Mundo são propícios para manifestações públicas contra o governo e as autoridades constituídas. E acrescenta que não é intenção das autoridades de segurança impedir que as pessoas protestem. Só serão coibidos atos de violência e vandalismo. “As últimas manifestações contra a Copa do Mundo, em São Paulo, transcorreram dentro da normalidade. Pretendemos agir durante os jogos antecipando os riscos com ações de inteligência”, declarou Andrei.

Por Paulo de Tarso Lyra
Informações: Estado de Minas

Protesto em sua destrói ônibus e complica as pessoas que queria trabalhar.

Manifestação em Suape acaba com seis detidos e 4 ônibus queimados

Batalhão de Choque foi acionado para conter a confusão.
Um sentido da via ainda está bloqueado por carcaças de ônibus.

Do G1 PE
Veículos que foram incendiados no protesto eram usados para transportar trabalhadores de Suape (Foto: Reprodução / Globo Nordeste)Veículos que foram incendiados no protesto eram usados para transportar trabalhadores de Suape (Foto: Reprodução / Globo Nordeste)
Seis pessoas foram detidas na manifestação na PE-09, em Ipojuca, dos trabalhadores da petroquímica de Suape, que foi encerrada por volta das 11h30 desta segunda (12). Eles foram contidos pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar e levados para a Delegacia de Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, segundo o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv). O sentido Ipojuca – Porto de Suape da PE-09 ainda está interditado por causa das carcaças dos veículos queimados, mas o trânsito no restante do local já foi liberado e está voltando ao fluxo normal.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 10h e conseguiu controlar o fogo sem demora. Ninguém ficou ferido. Uma equipe do Batalhão de Choque da Polícia Militar esteve no local para conter o protesto. Ainda não há informações sobre os trabalhadores que foram detidos durante a manifestação.
O protesto foi feito por cerca de 30 trabalhadores que foram demitidos da Emtep, uma empresa de serviços técnicos de petróleo que atua em Suape. Eles reclamam da falta de pagamento das verbas indenizatórias. Segundo eles, a Petrobrás não estaria repassando o dinheiro para a empresa. Mais cedo, a Emtep informou que o prazo para o pagamento das indenizações é até o dia 22 deste mês e por isso não houve negociação com os manifestantes em Suape.
O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem de Pernambuco (Sintepav-PE) informou que compareceu à manifestação para dar apoio aos trabalhadores, mas que não concorda com o tipo de protesto. Conforme nota, o Sintepav está tomando as providências necessárias junto ao Ministério Público do Trabalho e Poder Judiciário para assegurar que os trabalhadores da Emtep tenham seus direitos respeitados.
Os dois sentidos da via chegaram a ser fechados e o trânsito ficou complicado (Foto: Reprodução / Globo Nordeste)Os dois sentidos da via chegaram a ser fechados e o trânsito ficou complicado (Foto: Reprodução / Globo Nordeste)

E os puxadinhos da Mobilidade de Pernambuco como esta?...

Copa do Mundo no Recife: A mobilidade do improviso
Publicado em 10/05/2014, Às 17:30

Fotos: Guga Matos/JC ImagemBR_101metrô_ambulantePassarela




Mobilidade no improviso. Maquiada, arrumada às pressas, viabilizada numa operação de guerra pelo poder público. Preparem-se. Assim será o ir e vir no Recife durante a segunda Copa do Mundo sediada no Brasil. Dará certo? Pode ser. Muitos duvidam, enquanto os responsáveis garantem que sim. Mas é fato que a cidade, mesmo a um mês do mundial, ainda não se vestiu, arrumou-se para o evento. Os caminhos que levam à Copa no Recife, sejam no transporte individual ou coletivo continuam ruins, abandonados, muito diferente do que prometem os gestores públicos. Não, ainda não estamos preparados. Iremos e voltaremos da Copa, mas as dificuldades existirão. Não importa se de carro, ônibus ou metrô.

O JC deu uma de turista e fez rotas apontadas como oficiais para chegar à Arena Pernambuco. Olhou com olhos de quem é de fora. Não só de estrangeiros, mas principalmente de brasileiros de outros estados, que deverão ser a maioria. Gente que não decorou os caminhos e, por isso, necessita da informação visual, praticamente inexistente nas rotas. Foi de carro e de metrô. De ônibus não deu para ir porque o sistema sequer está em operação, no caso o BRT (Bus Rapid Service, batizado de Via Livre). A impressão foi péssima. As ruas têm buracos e pouca sinalização indicando os caminhos – as placas, aliás, ainda são da Copa das Confederações. O metrô não suporta mais nada – para operar com eficiência nos jogos, terá que diminuir a oferta de serviço nos outros ramais. E o BRT… deixa para lá. A sensação é de que, se fôssemos turistas, sem o uso de aplicativos que hoje em dia fazem as pessoas chegarem a qualquer lugar, nos perderíamos.

......
DE ÔNIBUS

O sistema de BRT (Bus Rapid Transit) para a Copa do Mundo no Recife ainda é uma incógnita. Maior aposta do governo de Pernambuco para a mobilidade dos jogos, com mais de R$ 300 milhões investidos (prioritariamente do governo federal, é verdade), não estará operando sequer com um terço de sua capacidade. Ao contrário, uma única linha de BRT levará a população à Arena Pernambuco. E, mesmo assim, apenas aqueles que tiverem como destino o estádio, comprovado pelo ingresso na mão. Sem ele, ninguém embarca no BRT. As obras dos Corredores Leste-Oeste e Norte-Sul estão atrasadas a olhos vistos, especialmente a do primeiro corredor, eixo principal do sistema por ligar o Centro ao Terminal Integrado de Camaragibe e, de lá, a São Lourenço da Mata, onde está erguida a Arena.

Apenas três das 45 estações dos dois corredores de BRT deverão operar. Essa é a previsão. O esquema de funcionamento está sendo guardado como ouro pelo governo. Nos bastidores, comenta-se que o silêncio se deve ao atraso das obras, que compromete a definição da operação técnica. E quem passa pelos corredores percebe. Até o ritmo dos trabalhos está lento. São poucos funcionários atuando. Na última sexta-feira, só para citar um exemplo, um único trabalhador era visto na estação Guararapes, no Centro, que funcionará como ponto de integração entre o Leste-Oeste e o Norte-Sul. Houve atraso no envio do material de infraestrutura das estações e a chuva tem prejudicado as obras físicas. Por isso o governo silenciou.

Sem sistema operando, o JC não pôde observar como será chegar de BRT à Arena Pernambuco. Linhas expressas, como aconteceu na Copa das Confederações e se repete há anos no Carnaval, serão criadas para alimentar o metrô e o BRT, algumas partindo de shoppings. Mas o governo vai anunciá-las apenas na próxima semana. O TI Cosme e Damião, que deveria estar pronto há mais de um ano, arrasta-se. Sabe-se que seis mil pessoas são esperadas para se deslocar de ônibus até a Arena, segundo levantamento da FIFA. Até sentirão alguns benefícios do BRT, como o embarque em nível, o pagamento antecipado da passagem e o conforto do veículo, mas não um sistema íntegro, completo.



GOVERNO DE PERNAMBUCO GARANTE QUE TUDO DARÁ CERTO

Tudo dará certo, a mobilidade para a Copa do Mundo no Recife acontecerá e as pessoas chegarão sem problemas à Arena para assistir aos cinco jogos no Recife. Esse é o discurso do poder público. A Secretaria das Cidades, agora sob comando de Evandro Avelar, foi a única representante do governo a falar sobre os caminhos para a Copa.

É verdade que pouco acrescentou, com a desculpa de estar limitado pelo pacto acordado de anunciar o plano de mobilidade somente na próxima semana, quando completam 30 dias para a Copa do Mundo. Mas ao menos conversou com o JC. A Secretaria Estadual da Copa (Secopa), comandada por Ricardo Leitão, sequer deu retorno à demanda de entrevista enviada à assessoria de imprensa, a Exclusiva BR.

“Falaremos no momento oportuno. O plano de mobilidade está fechado e será apresentado à população. Teremos várias alternativas para levar as pessoas à Arena. Vamos deixar tudo limpinho e arrumadinho”, garantiu o secretário. A CBTU, responsável pelo metrô, negou o acesso da equipe ao sistema, mas depois informou já ter o esquema montado para o transporte das 25 mil pessoas estimadas para chegar à Arena de metrô. Catorze trens saírão do Recife com destino à Camaragibe. Quem for para Jaboatão terá que fazer transferência na estação Coqueiral.
http://jconlineblogs.ne10.uol.com.br/deolhonotransito/


Ramal Externo - trecho inicial próximo a ponte Cosme e Damião/Arena.




TI Cosme e Damião

Rai_ no está en línea 

sábado, 10 de maio de 2014

Veículos BRTs, enfim, começam a chegar ao Recife em Massa.


Créditos: Jornal do Commercio/Acervo

A Volvo Bus Latin America entrega na próxima terça-feira (13/5) os primeiros 88 ônibus articulados que vão circular no sistema BRT (Bus Rapid Transit) pernambucano, batizado de Via Livre. Os veículos vão operar no Corredor Norte/Sul, que possui 33 quilômetros de extensão e liga o Centro a Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. A entrega simbólica acontecerá às 9h30, no Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, Zona Oeste da capital.
Os ônibus da Volvo possuem 21 metros de comprimento e capacidade para 170 passageiros. O modelo transporta até 20% mais pessoas que outros veículos articulados disponíveis no mercado, o que aumenta a capacidade de transporte do corredor em que vão circular.   Todos os veículos são equipados com caixa de câmbio automático, freio a disco e EBS, um sistema de controle eletrônico dos freios que oferece mais eficiência e estabilidade às frenagens. Além disso, possuem controle de aceleração inteligente que garante que somente a potência necessária seja empregada nos arranques e retomadas de velocidade, reduzindo ainda mais o consumo de combustível.
Créditos: Jornal do Commercio/Acervo


“Recife tomou uma decisão acertada. Um BRT de qualidade é reconhecido imediatamente pela população, pois aumenta a eficiência do transporte urbano ao oferecer viagens mais rápidas, poupando um tempo de vida preciso para os cidadãos”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo. “São características que aumentam a eficiência do veículo, garantem segurança à operação, conforto aos passageiros e ainda reduzem o consumo de combustível e as emissões de poluentes. Isto aumenta a qualidade do transporte ao mesmo tempo em que diminui os custos operacionais”, destaca Idam Stival, especialista em veículos para BRT da Volvo.

JC Online

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