sábado, 10 de maio de 2014

Veículos BRTs, enfim, começam a chegar ao Recife em Massa.


Créditos: Jornal do Commercio/Acervo

A Volvo Bus Latin America entrega na próxima terça-feira (13/5) os primeiros 88 ônibus articulados que vão circular no sistema BRT (Bus Rapid Transit) pernambucano, batizado de Via Livre. Os veículos vão operar no Corredor Norte/Sul, que possui 33 quilômetros de extensão e liga o Centro a Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. A entrega simbólica acontecerá às 9h30, no Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, Zona Oeste da capital.
Os ônibus da Volvo possuem 21 metros de comprimento e capacidade para 170 passageiros. O modelo transporta até 20% mais pessoas que outros veículos articulados disponíveis no mercado, o que aumenta a capacidade de transporte do corredor em que vão circular.   Todos os veículos são equipados com caixa de câmbio automático, freio a disco e EBS, um sistema de controle eletrônico dos freios que oferece mais eficiência e estabilidade às frenagens. Além disso, possuem controle de aceleração inteligente que garante que somente a potência necessária seja empregada nos arranques e retomadas de velocidade, reduzindo ainda mais o consumo de combustível.
Créditos: Jornal do Commercio/Acervo


“Recife tomou uma decisão acertada. Um BRT de qualidade é reconhecido imediatamente pela população, pois aumenta a eficiência do transporte urbano ao oferecer viagens mais rápidas, poupando um tempo de vida preciso para os cidadãos”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo. “São características que aumentam a eficiência do veículo, garantem segurança à operação, conforto aos passageiros e ainda reduzem o consumo de combustível e as emissões de poluentes. Isto aumenta a qualidade do transporte ao mesmo tempo em que diminui os custos operacionais”, destaca Idam Stival, especialista em veículos para BRT da Volvo.

JC Online

O me

Nenhum comentário:

Postar um comentário