domingo, 1 de junho de 2014

Gooooooooooooooooooollllll de incompetência e de muitos desvios de $$$$$$$$$.

Obras de mobilidade para Copa extrapolaram em R$ 82 milhões o valor inicial e estão sendo entregues pela metade


Publicado em 01/06/2014, Às 15:39

Corredor de BRT Leste-Oeste é um dos que mais deu prejuízo. Foto: Hélia Scheppa/ JC Imagem
Corredor de BRT Leste-Oeste é um dos que mais deu prejuízo. Foto: Hélia Scheppa/ JC Imagem


Da Editoria de Economia
Adriana Guarda
adrianaguarda@jc.com.br
Pela metade e mais caro. Assim será entregue o projeto de mobilidade para a Copa 2014 em Pernambuco, originalmente orçado em R$ 493 milhões. Num cenário de obras de menos e gastos de mais, o chavão governista de “legado do Mundial” perde força por aqui. Acompanhando o plano desde 2011, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) fez mais de 50 vistorias às obras e enviou alertas de irregularidades à Secretaria das Cidades de Pernambuco (Secid) e aos consórcios construtores. O TCE calcula em cerca de R$ 82 milhões os valores excessivos (e passíveis de devolução) nos contratos de quatro obras.
Projetos básicos malfeitos transformaram o escopo inicial dos projetos num Frankenstein cheio de remendos e aditivos. Conselheira do TCE e relatora do processo de auditoria das obras da Copa desde 2013, Teresa Duere alerta para o custo do improviso no plano de mobilidade. “Mais uma vez, os erros no projeto básico se convertem em improvisações no planejamento e na explosão dos custos. A poucos dias da Copa, percebemos que poucas obras ficaram prontas. A secretaria estadual das Cidades, a empresa fiscalizadora (Maia Melo) e os consórcios construtores foram alertados com relatórios do Núcleo de Engenharia (NEG) do Tribunal para que a situação não chegasse onde chegou”, observa.
Os equipamentos de infraestrutura que serão entregues às cidades não refletem o desenho original dos projetos. A obra encolheu e os custos subiram. Um dos exemplos é o Corredor de Transporte Público Leste-Oeste, que liga o Recife a Camaragibe. Responsável pela obra, o Consórcio Mendes Júnior/Sevix vai entregar 55,8% do que foi projetado, com valor 8,69% superior ao preço global. O chefe do NEG, Ayrton Alcoforado Júnior, explica que, para não ultrapassar o limite legal de aditivos (25% sobre o valor total da obra), os consórcios retiraram itens dos projetos. No Leste-Oeste, por exemplo, ficaram de fora os elevados do Benfica e da III Perimetral, além do Viaduto da UPA. As reduções somaram R$ 64,2 milhões. “Essas supressões comprometem serviços importantes para o bom funcionamento do sistema e a melhoria da mobilidade”, pondera.

"Arrumadinho" nas estações da Conde da Boa Vista, que sequer têm previsão para entrar em operação
“Arrumadinho” nas estações da Conde da Boa Vista, que sequer têm previsão para entrar em operação
O tira daqui e bota ali continuou na obra do Leste-Oeste. Contratos aditivos inflaram em R$ 76,4 milhões (52,5%) o valor inicial do projeto, orçado em R$ 145,3 milhões. Na lista de acréscimos aparecem o Túnel da Abolição, o Elevado do Bom Pastor, as estações do BRT (Bus Rapid Transit) e o Terminal Integrado da IV Perimetral. O Elevado do Bom Pastor, na Avenida Caxangá, mais que dobrou de valor. Majorado em 127,8% passou de R$ 16,3 milhões para R$ 37,1 milhões. A justificativa para o reajuste foram mudanças nas fundações e na infraestrutura do viaduto, que já tem estrutura de ferro cedendo (veja foto acima), antes mesmo de ser liberado para uso. Outra obra que também não foi concluída para a Copa e o preço explodiu foi o Túnel da Abolição (no cruzamento da Caxangá com a Real da Torre). O projeto inicial era de R$ 9 milhões, mas o consórcio pediu um aditivo de R$ 8,6 milhões e o contrato ficou em R$ 17,7 milhões.
“A justificativa é sempre a necessidade de reparar erros no projeto básico. Seja por problemas de desapropriação, de estrutura ou no traçado. Tem um exemplo de um viaduto no Ramal da Copa (via que liga o Terminal Integrado de Passageiros de Camaragibe à Arena da Copa), que o preço multiplicou por quatro. O consórcio Mendes Júnior/Servix alegou que foi necessário mudar a localização da obra, por conta de dificuldades nas desapropriações. Nesse novo local, a estrutura de concreto armado precisou ser alterada para aço, numa clara demonstração de equívoco no planejamento”, aponta Teresa Duere. O Ramal da Copa teve um acréscimo de R$ 31,6 milhões no valor do contrato original, projetado em R$ 167,7 milhões.
Atrasada, a obra precisou ter um viaduto retirado do projeto. A previsão era entregar uma avenida com corredores exclusivos para transporte coletivo, faixa de rolamento para tráfego misto e ciclovia. Mas o que vai ficar pronto agora em junho é apenas uma passagem para os BRT. Pelas contas do TCE, o equipamento é o que teria maior valor para ser devolvido aos cofres públicos (R$ 35,4 milhões) no Plano de Mobilidade para a Copa.
Das principais obras de mobilidade para o Mundial, o que de fato vai ficar pronto é a Passarela Aeroporto-Metrô e o TI Cosme e Damião, em São Lourenço da Mata. O TI é o principal ponto de embarque e desembarque dos passageiros que vão para a Arena da Copa, enquanto a Passarela liga o Aeroporto à linha Sul do Metrô (por meio de uma esteira rolante), sem precisar atravessar a Avenida Mascarenhas de Moraes, no bairro da Imbiribeira. Apesar de também estarem atrasadas, as duas obras foram as que apresentaram menores problemas no relatório do TCE.
O relatório do TCE também aponta que a Secretaria das Cidades de Pernambuco (Secid) vem descumprindo recomendações do Tribunal, no que se refere ao pagamento da execução de serviços. Desde março de 2013, a Secid vem pagando valores mensais acima do estimado no contrato. Ao invés de desembolsar parcelas mensais de R$ 294,4 mil, a secretaria paga cerca de R$ 500 mil. Isso gerou um descompasso entre os valores liquidados e executados. Em agosto do ano passado, a Secretaria pagou 100% das despesas com o item “administração local e manutenção do canteiro de obras” do contrato, quando o índice de serviços executados estava em apenas 37,63%. Além de receber os pagamentos adiantados, o consórcio Mendes Júnior/Sevix ainda pediu um aditivo R$ 4,9 milhões (dividido em 12 parcelas) para alcançar o “reequilíbrio econômico-financeiro” nesse mesmo item.
 Leia também: Mobilidade no Improviso
Leia mais na edição impressa do JC

Postado por Roberta Soares

sábado, 31 de maio de 2014

Mobilidade e os BRTs e a corrida contra o tempo, que não existe mas... Agora o que fazer a não ser lamentar, o ridículo que se fará nesta copa de erros,falta de compromissos e fraudes.

Corredor leste-oeste 26 e 27/05/2014

Na Estação Derby tinha um pessoal contratado pela Mobibrasil instalando este tubo nas cores amarelo e preto e dentro da estação um pessoal limpando os vidros.





Pelo que pude perceber um dos lados da estação (o lado virado pro quartel) não vai tem bilheteria, apenas catracas. Se não houver alguém para tomar conta vai ter gente pulando direto.






Kombi da Mobibrasil estacionada ao lado da estação. Observei que as instalações elétricas ficaram muito expostas, isso será um prato cheio para os vândalos.







Alguns técnicos estavam em algumas estações instalando validadores Prodata. A estação 1 que fica próxima ao túnel já está com 3 validadores.




Também observei alguns trabalhadores colocando "olhos de gato" para delimitar a faixa do BRT.


image url


O túnel também estava bem movimentado, com muitos operários trabalhando.

BRT 2.417 acoplando na estação que fica em frente ao Extra da Caxangá.




BRT 2.417 trafegando na Caxangá próximo a Exposição de animais.

how to take a screen shot

Visão "interna" do Elevado Bom Pastor.




Observei que o nome fantasia "Mobibrasil" vai substituir "Metropolitana" ,será que vai substituir "CRT" também??
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sexta-feira, 30 de maio de 2014

Sveltos do Consórcio Capibaribe

fonte : Comil s/a

Na linha de montagem, breve com as cores do consórcio Capibaribe.
Comil Svelto VW 17-230 OD Euro V V-Trônic

São 22 Pedrosa (Padrão Capibaribe), 12 Transcol (Padrão Capibaribe) e 15 São Judas Tadeu (SEI Alimentadora)


As novas cores das empresas vencedoras da licitação da Região Metropolitana do Recife:
Conorte - Laranja, Mobi Brasil - Lilás, Tejipió - Amarelo,Vera Cruz - Azul Claro, Caxangá - Verde,Litoral Sul - Cinza.

abaixo a foto de um dos veículos da pedrosa com a nova padronização




quarta-feira, 28 de maio de 2014

Posto explode no Recife , falam em mortos a se confirmar, mas hoje pela manha foi confirmado que não houve mortes.(atualizados 8:00hrs)



Localização exata do posto que pegou fogo: Esquina da Estrada Velha de Água Fria com a Rua São Bento, na Zona Norte do Recife. Várias explosões foram registradas. Fogo já foi controlado. Não há informações de vítimas. Mais informações no www.jconline.com.br. Registro é de Edson Leite, via comuniQ (www.comuniqapp.com.br)
fotos: Matheus Antonio

Licitação do Recife em vigor já a partir do dia 01/06/14.

A partir do dia 1º de Junho haverá mudanças nas seguintes linhas:

As seguintes linhas serão operadas pelo consórcio CONORTE (ITA, CDA e Rodotur):

Linhas hoje operadas pela Rodoviária Caxangá:

911 - Ouro Preto (COHAB)
921 - Ouro Preto (Jatobá I)
926 - Ouro Preto (Jatobá II)
927 - Ouro Preto (Bacurau)

Linhas que deixaram de ser operadas por empresas do consórcio:

601 - Paq. Res. Bola na Rede / TI Macaxeira (Hoje operada pela ITA)
901 - Caetés / TI Macaxeira (Hoje operada pela ITA)
902 - Mirueira / TI Macaxeira (Hoje operada pela ITA)
948 - Arthur Lundgren II / TI Macaxeira (Hoje operada pela ITA)

As linhas a cima passaram a ser operadas pelo Consórcio Capibaribe (Trancol, Globo e Pedrosa)

886 - Ouro Preto / Rio doce (Será operada pela Rod. Caxangá) (Hoje operada pela Rodotur)
914 - PE-15 / Afogados (Será operada pela Rod. Caxangá) (Hoje operada pela ITA, GLOBO e a própria Caxangá)

930 - Rio doce / Dois Irmãos (Será operada pela MobiBrasil, Rod. Metropolitana)

Não encontrei a linha 896 - Cidade Tabajara / Ouro Preto em nenhum anexo do edital. Então não sei se será extinta ou continuará a ser operada pela Rodotur.

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Lote 2:

As seguintes linhas serão operadas pela MobiBrasil (Rodoviária Metropolitana):

916 - Ouro Preto / Joana Bezerra
920 - Rio doce / CDU

Hoje operadas pela Rod. Caxangá.

930 - Rio doce / Dois irmãos (Operada pela Transcol e Cidade Alta)

Não encontrei a linha 448 - Jardim Petrópolis nos anexos do edital.

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Lembrando que isso são informações tiradas dos anexos do edital de licitação do STPP/RMR, pode haver alterações feitas pelo GRCT e o adiamento do início da operação dos lotes 1 e 2. Mas, por enquanto, são essas as alterações que visualizei. Domingo talvez tenhamos novidades, ou não. É provável que possam deixar pro dia 7 de junho a mudança nas linhas citadas, emendando com o início dos testes com passageiros dos corredores de BRT.
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terça-feira, 27 de maio de 2014

Inicio da obra via metropolitana teve inicio em 09/09/13 e até hoje o que se vê , é tudo parado.

Via Metropolitana Norte tem obra iniciada

A obra faz parte de um sistema viário que vai interligar o litoral norte de Olinda ao Recife, através da Perimetral 

Inicio da obra via metropolitana teve inicio em 09/09/13 e até hoje o que se vê , é tudo parado.

A obra faz parte de um sistema viário que vai interligar o litoral norte de Olinda ao Recife.
A Via Metropolitana Norte, contratada por R$ 123 milhões (recursos oriundos do PAC da Mobilidade), tem prazo de execução de 30 meses e deve beneficiar cerca de 60 mil usuários de ônibus que saem dos bairros de Maria Farinha, Pau Amarelo, Janga, Rio Doce e Jardim Atlântico.

Pane deixa usuários do >Metro da linha sul nos trilhos e na chuva ... isso na copa vai ter vandalismo.

Sem energia, linha sul do metrô fica paralisada

Publicação: 27/05/2014 08:34 Atualização: 27/05/2014 08:44

 As pessoas ficaram presas dentro dos trens, queixando-se de calor e ameaçando quebrar as janelas Foto: Rodrigo Santana/ Reprodução/ WhatsApp
As pessoas ficaram presas dentro dos trens, queixando-se de calor e ameaçando quebrar as janelas Foto: Rodrigo Santana/ Reprodução/ WhatsApp
Os usuários da linha sul do metrô devem optar por outro meio de transporte, na manhã desta terça-feira. Por volta das 8h10, o fornecimento de energia foi interrompido na linha sul, afetando, principalmente, as estações Cajueiro e Shopping. 

De acordo com a assessoria de comunicação da CBTU/Metrorec, o sistema está paralisado mas pode voltar a operar a qualquer momento, assim que a energia for restabelecida. A Celpe foi acionada.

Imagens da Largo da Paz foram enviadas pelo leitor Rodrigo Santana para o WhatsApp do Diario de Pernambuco. Segundo ele, as pessoas ficaram presas dentro dos trens, queixando-se de calor e ameaçando quebrar as janelas. As portas foram abertas e os passageiros seguiram viagem pelos trilhos.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Novo prazo: secretário garante BRT a partir de 7 de junho







Evandro Avelar confirmou início das operações em algumas estações da Região Metropolitana 

A operação com passageiros do sistema BRT tem mais uma nova data para ser iniciada: sábado, dia 7 de junho. Após o Portal LeiaJá publicar, com exclusividade, a prorrogação do antigo prazo de 17 de maio, o Grande Recife Consórcio de Transportes desmentiu a informação dada pela Mobibrasil, empresa responsável pelos veículos. Porém, no dia 17, nenhum BRT foi visto com passageiros e o Grande Recife voltou atrás; disse que, por falhas operacionais, o serviço apenas começaria em junho.

Na coletiva sobre o Plano de Mobilidade da Copa 2014, o secretário das Cidades, Evandro Avelar, confirmou que as primeiras operações com a população será no dia 7 de junho. “Na verdade, já estamos fazendo testes com passageiros, mas digamos que passageiros convidados, funcionários nossos, das empresas envolvidas. Mas no dia 7 começam os testes gerais”, afirmou Avelar. 

Estações dos corredores Leste-Oeste e Norte-Sul estarão em funcionamento, de acordo com o secretário. “No Corredor Norte-Sul, funcionarão as estações da PE-15 e da Avenida Dantas Barreto. Já no Leste-Oeste, as da Avenida Caxangá, Derby e TI de Camaragibe, com exceção do Elevado e da Estação da Benfica que ainda não estão prontos”, garantiu Avelar. 

Segundo o secretário das Cidades, o sistema BRT começará a operar com as estações prontas e aos outras, a medida que ficarem prontas, se incorporarão ao serviço. Evandro Avelar deixou claro que a operação do BRT para a Copa do Mundo está dissociada do serviço “comum”, já que os ônibus seguirão expressos e não pararão nas estações da Avenida Caxangá. 

http://www1.leiaja.com/noticias/2014...de-7-de-junho/

terça-feira, 20 de maio de 2014

Metrô, Brt,Parquetel ou isso ou nada que seu carro até os escatinamentos e a copa do mundo um fiasco da Mobilidade.

Acesso à Arena PE poderá ser feito de metrô, ônibus circular e BRT

Governo apresentou o esquema de mobilidade para os dias de jogo.
Acesso rodoviário pelo Ramal Externo da Copa vai aliviar BRs 232 e 408.

Vitor TavaresDo G1 PE
Governo apresentou esquema de mobilidade para dias de jogos da Copa  (Foto: Vitor Tavares / G1)Governo apresentou esquema de mobilidade para dias de
jogos da Copa (Foto: Vitor Tavares / G1)
Metrô, ônibus circular com saída de estacionamentos periféricos e BRT (Bus Rapid Transit). Essas serão as três principais formas de se chegar à Arena Pernambuco durante os dias de jogos da Copa do Mundo 2014. O governo do estado divulgou, nesta terça-feira (20), o esquema de mobilidade para as cinco partidas do Mundial que irão acontecer no Recife.  A principal novidade em relação ao que ocorreu na Copa das Confederações de 2013 é o novo acesso rodoviário, pelo Ramal Externo da Copa, aliviando o tráfego nas BRs 232 e 408.
Para a Secretaria Extraordinária da Copa, a prioridade de acesso ao estádio continua sendo  do transporte público, inclusive porque haverá sete bloqueios nas rodovias e será proibido o embarque e desembarque na BR-408, com fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os táxis só poderão seguir até o Terminal Integrado de Passageiros (TIP), de onde os torcedores devem acessar o metrô e seguir até a Estação Cosme e Damião.
A previsão é transportar 33% dos torcedores por metrô, 44% via estacionamentos periféricos e 13% por BRT. Outras formas de chegada correspondem a 10%. "Queremos distribuir melhor a chegada dos torcedores.Vamos redestribuir isso. Na Copa das Confederações, priorizamos o metrô. Agora, teremos mais um acesso rodoviário, mais um estacionamento periférico, tudo para dar mais conforto a esses torcedores", destacou Ricardo Leitão, secretário extraordinário da Secopa.
Metrô
O metrô segue como o principal modal e contará com 24 trens. Haverá serviço especial - que possibilita a troca de pulseiras - nas estações Aeroporto, Tancredo Neves, Antônio Falcão, Joana Bezerra, Recife, Rodoviária e Camaragibe. Na estação Cosme e Damião, os torcedores mostram o ingresso e recebem a pulseira, para acessar os ônibus circulares no Terminal Integrado. O valor do bilhete é R$ 7,50, que dá direito a todo o percurso.
No caso de torcedores que irão utilizar a passarela Aeroporto-Metrô, o valor será R$ 8,05, porque a passarela é gerida pelo Grande Recife Consórcio de Transportes. O intervalo dos trens na Estação Cosme e Damião está previsto em cinco minutos. A estação estará em total funcionamento, com duas escadas rolantes, duas rampas de apoio e dois elevadores, de acordo com a Secretaria das Cidades.
No primeiro jogo, que termina à meia-noite, haverá um esquema especial. Até as 2h, estarão abertas para desembarque apenas as estações Recife e Aeroporto, já que o metrô funciona normalmente até as 23h. Do TI Recife, sairão ônibus até o terminal bacurau no Cais de Santa Rita. No TI Aeroporto, sairão ônibus até o setor hoteleiro de Boa Viagem.
Em relação à sinalização, o coordenador de operações da CBTU, Maurício Meireles, garantiu que as estações do metrô do Recife serão adesivadas para informar o esquema de acessso à Arena, inclusive para turistas estrangeiros. Totens informativos também devem ser instalados.
BRT
O Corredor Norte-Sul estará com quatro ônibus operando, com saída do Terminal Integrado da PE-15, em Olinda. Da integração, os veículos seguem até a Rua do Sol, centro do Recife, onde os torcedores devem adentrar na Estação do BRT da Avenida Guararapes, para seguir no Corredor Leste-Oeste.
No Corredor Leste-Oeste, estarão funcionando  46 ônibus, com embarque apenas nas estações Guararapes ou Derby, de onde os veículos seguem direto para a Arena, sem paradas na Avenida Caxangá. Os torcedores irão desembarcar a 600 metros da Arena Pernambuco e pagam o valor de R$ 5 para todo o percurso.
De acordo com a secretaria das Cidades, os dois corredores de BRT estarão funcionando para a população na primeira semana de junho. Entretanto, em dias de jogo, a operação será especial para a Copa.
Estacionamentos periféricos
Continua funcionando o estacionamento do Parqtel, às margens da BR-408, com 2,5 mil vagas. De lá, partem  44 ônibus circulares. A pulseira custa R$ 5, e o estacionamento, R$ 40 e podem ser comprados no site www.nepark.com.br. O local funciona 5 horas antes do jogo e duas horas depois.
As novidades começam com o estacionamento do Parque do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. O local comporta 1,1 mil veículos e terá disponível 103 ônibus convencionais circulares. Os bilhetes custam R$ 40 e são vendidos no site www.estacionamentocordeiro.com.br. Para acessar o ônibus, o valor será de R$ 12 por pessoa. A Secopa quer garantir que todos os torcedores sigam sentados, no caminho pela Avenida Caxangá e Ramal Externo da Copa.
O Shopping RioMar, na Zona Sul do Recife, também entra na operação. As 6 mil vagas de estacionamento devem beneficiar cerca de 8 mil torcedores. Serão 200 ônibus com ar condicionado. O valor da passagem é R$ 40, já o do estacionamento do Shopping é de R$ 6, mesmo que o torcedor passe mais de 4 horas com o carro no local. O caminho será pela Avenida Abdias de Carvalho
A partir de 22 de maio,  a passagem será vendida pelo site www.ingressofacil.com.br ou na entrada principal do shopping. A operação de ida começa 5 horas antes e termina 2 horas antes de cada jogo, tempo considerado limite para o torcedor conseguir assistir ao jogo. O torcedor que preferir ir até os estacionamentos sem carro próprio também terá acesso aos ônibus.
PE Conduz
As pessoas com deficiência podem embarcar em vans especiais do programa PE Conduz no Parqtel e no Terminal Cosme e Damião. Os torcedores irão desembarcar bem próximo da rampa de acesso à Arena Pernambuco.

Licitação do Recife - começa neste sábado 24/05/2014 as mudanças em algumas linhas da região Metropolitana.

São Paulo e Rodolinda deixam de operar linhas de ônibus a partir de sábado

Bairros da Zona Norte do Recife e de Olinda serão afetados pela mudança

20/05/2014 18:03 - Luiz Filipe Freire, do FolhaPE
Arquivo Folha
Juntas, empresas transportam mais de 60 mil passageiros todos os dias
A empresa São Paulo deixará de operar 18 linhas de ônibus que atendem a Zona Norte do Recife a partir deste sábado (24). O quantitativo corresponde à totalidade de percursos de responsabilidade da operadora, que transporta mais de 60 mil passageiros diariamente. A Rodolinda, que pertence ao mesmo grupo e opera sete linhas em Olinda, também sairá do sistema.
    De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, a evasão será fruto de uma decisão das empresas, que não passaram na primeira fase da segunda etapa da licitação do transporte público na Região Metropolitana do Recife. A medida vai afetar localidades como Cajueiro, Água Fria, Alto José Bonifácio, Campina do Barreto, Chão de Estrelas, Beberibe e Dois Unidos, no Recife. A partir de sábado, caberá à Rodoviária Caxangá – que continua no processo licitatório – disponibilizar veículos para atender à demanda deixada pelas duas empresas.
    Arquivo Folha
    Só a São Paulo é responsável por 18 linhas
    Esta será a segunda baixa recente antes mesmo do anúncio do resultado da licitação, previsto para julho deste ano. Em fevereiro, a empresa Santa Cruz já havia devolvido as linhas que operava em Jaboatão dos Guararapes. Na ocasião, os bairros afetados pela mudança passaram a ser atendidos por coletivos das empresas Metropolitana e Vera Cruz.
    Outras mudanças
    Ainda no sábado (24), as linhas circulares dos terminais integrados do Recife e de Joana Bezerra também passarão a ser de responsabilidade de outra operadora do sistema. A Rodoviária Caxangá dará lugar à Empresa Metropolitana. A medida vai atingir as linhas que atendem às avenidas Conde da Boa Vista e Cruz Cabugá, a Prefeitura do Recife, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) e as ruas do Sol e do Príncipe.
    O Grande Recife Consórcio de Transporte lembra, entretanto, que todas as mudanças iniciadas no próximo fim de semana não resultarão em alterações nos itinerários e intervalos entre os ônibus, tampouco na exclusão de linhas do sistema. Os usuários que tiverem dúvidas podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, através do número 0800.081.0158.
    • LINHAS AFETADAS PELA MUDANÇA NA ZONA NORTE DO RECIFE E EM OLINDA
    •  
    • 710 Beberibe/Derby
    • 714 Alto José Bonifácio (Av. Norte)
    • 717 José Amarino dos Reis
    • 718 Córrego do Euclides/Derby
    • 721 Água Fria
    • 722 Campina do Barreto
    • 723 Cajueiro
    • 724 Chão de Estrelas
    • 731 Beberibe (Espinheiro)
    • 741 Dois Unidos
    • 742 Linha do Tiro
    • 743 Alto José Bonifácio (João de Barros)
    • 744 Dois Unidos (Bacurau)
    • 745 Alto José Bonifácio (Bacurau)
    • 746 Alto do Capitão
    • 760 Dois Unidos/Derby
    • 800 Dois Unidos Afogados
    • 881 TI Xambá/Rio Doce (Getúlio Vargas)
    • 914 PE-15/Afogados
     
    • LINHAS AFETADAS PELA MUDANÇA NOS TI'S RECIFE E JOANA BEZERRA
    •  
    • 100 Circular (Conde da Boa Vista – Prefeitura)
    • 101 Circular (Conde da Boa Vista – Rua do Sol)
    • 104 Circular (IMIP)
    • 107 Circular (Cabugá/Prefeitura)
    • 116 Circular (Príncipe)
    • 117 Circular (Prefeitura/Cabugá)













    AS LINHAS CIRCULARES SERÁ OPERADAS PELA EMPRESA METROPOLITANA




    A EMPRESA CAXANGÁ ASSUMIRÁ AS LINHAS DA SÃO PAULO QUE SE DESPEDE DO SISTEMA

    Passe livre pra estudantes do Grande Recife. Preço da passagem R$ 0,00.

    TRANSPORTE PÚBLICO

    Prefeitura do Recife concederá Passe Livre para estudantes do 6º ao 9º ano das escolas municipais

    Cerca de 14 mil estudantes da rede municipal serão beneficiados com a medida

    Publicado em 20/05/2014, às 11h16


    Do JC Online

     / Foto: Bobby Fabysak/JC Imagem

    Foto: Bobby Fabysak/JC Imagem

    O Projeto de Lei que prevê o Passe Livre no Recife será assinado na tarde desta terça-feira (20) pelo prefeito Geraldo Julio. A gratuidade das passagens de ônibus será válida para estudantes do 6º ao 9º ano (antiga 5ª a 8ª série) da rede municipal de ensino.
    De acordo com a prefeitura, cerca de 14 mil alunos vão ser beneficiados com a medida. O Passe Livre está no Programa de Governo de Geraldo Julio.
    O Passe Livre já foi tema de vários protestos na cidade. As manifestações pediam a gratuidade do transporte público para estudantes e trabalhadores desempregados. A assinatura desse projeto de lei já é considerada uma vitória na luta do movimento.
    A assiantura do projeto será feita às 15h, no gabinete do prefeito, no edifício-sede da Prefeitura do Recife.

    domingo, 18 de maio de 2014

    Esse cara esta rico e não vai de metro e muito menos de ônibus ao jogos e o povo ainda acha que ele esta preocupado como vocês vão chegar... kkk sorrindo é melhor que chorar.

    Lula diz que metrô nos estádios da Copa é 'babaquice'

    Créditos: ABR/Divulgação


    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira ser "babaquice" a ideia de oferecer condições para que os torcedores cheguem de metrô aos estádios que vão sediar os jogos da Copa do Mundo. Durante palestra para blogueiros em São Paulo, ele afirmou que os brasileiros vão até descalços ver as partidas.


    "Nós nunca reclamamos de ir a pé (ao estádio). Vai a pé, descalço, de bicicleta, de jumento, vai de qualquer coisa. A gente está preocupado? Ah, não, porque agora tem de ter metrô até dentro do estádio. Que babaquice é essa?", disse Lula.


    O governo federal está investindo cerca de R$ 8 bilhões em 42 obras de mobilidade nas cidades-sede. O investimentos são apresentados pelo governo como um dos legados do torneio para a população. Para Lula, no entanto, a questão financeira não é a mais importante. O ex-presidente disse que nem sequer pensou em dinheiro quando trabalhou para que o Brasil sediasse o evento da Fifa. "Quando eu pensei isso (trazer a Copa), não pensei em dinheiro, se vão entrar 30 bilhões, 40 bilhões. Eu não pensei nisso", admitiu.


    Embora a Lei Geral da Copa tenha aberto uma exceção para a venda de bebidas alcoólicas nos estádios de Estados onde o comércio é proibido, Lula usou a restrição como motivo para não comparecer aos estádios durante o Mundial. "Eu já tomei a decisão de não ver nenhum jogo (no estádio). Vou ver em casa, né? Porque já que não pode entrar bebida (nos estádios), em casa vou tomar uma cervejinha e ninguém pode reclamar", argumentou.


    Na opinião do ex-presidente, o maior risco para o Brasil durante a Copa do Mundo não é uma nova onda de manifestações, mas a possibilidade de a seleção perder o torneio, como aconteceu em 1950, contra o Uruguai. Apesar de sua conhecida paixão pelo futebol, Lula admitiu a falta de intimidade com o time do técnico Luiz Felipe Scolari. "Agora todos (os jogadores) vêm de fora. Alguns a gente não sabe nem o nome", afirmou.


    Lula disse que não se preocupa com a possibilidade de serem mostradas por tevês internacionais imagens de favelas e mendigos dormindo nas ruas. "Não tenho preocupação nenhuma que mostrem barracos. Podem mostrar quantos barracos quiserem", afirmou. "Se tiver nego dormindo na rua, tem de deixar na rua. Ele é brasileiro igual a nós. Se ele tem algum problema, temos de tentar resolver o problema, mas esconder pobre está fora de qualquer cogitação."

    JC Online

    sexta-feira, 16 de maio de 2014

    Já se inicia as promessas de campanhas,e o que se vê é que nem as antigas se realizou.

    Paulo Câmara promete bilhete único para o transporte público do Grande Recife

    Publicado em 15/05/2014, Às 17:59


    Bilhete
    Por Carolina Albuquerque
    carolinaalb@gmail.com
    Da Editoria de Política
    Sem mesmo ter sido referendado pelas convenções partidárias, o pré-candidato ao governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), já apresentou o que deve ser a sua principal bandeira de campanha: a implementação do bilhete único temporal para ser usado nos diversos modais de transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR). A proposta, já para 2015 se eleito, é manter somente a tarifa A (R$2,15) e extinguir os anéis B (R$ 3,35) e D (R$ 2,75). Paulo enfrentaria, neste caso, a resistência dos empresários do transporte com a garantia do reembolso para cobrir o déficit.
    Paulo confia que com o BRT em funcionamento e os 25 terminais integrados prontos (sete ainda em construção) até o final do ano, o governo do Estado tem fôlego para desembolsar cerca de R$ 8 milhões mensais para cobrir o buraco, prevê.
    Segundo ele, os cálculos foram pensados para não haver aumento de passagem. “A conta já está sendo feita para manter o mais baixo (valor). Não é nossa intenção (aumentar)”, diz. Ele acredita valer a pena o alto aporte financeiro que o governo vai reservar para garantir a bilhetagem temporária, que dura por três horas: “Ainda está muito difícil para o usuário. É preciso motivar. Precisamos priorizar esse conforto, desafogar os terminais”.
    Antes resistente, o Grande Recife Consórcio vê com bons olhos a proposta. O presidente Nelson Menezes contou que a bilhetagem única seria um próximo passo. “Não foi pensado ainda porque precisa de aporte de recurso, dos corredores”. Ainda que sem projeto ou estudo para aferir a viabilidade, ele calcula um déficit de R$ 40 milhões ao ano, cerca de 4% do orçamento.

    Postado por Roberta Soares


    quinta-feira, 15 de maio de 2014

    Greve da Policia Militar de Pernambuco, obriga empresas de onibus recolherem seus carros .

     
    Relatos de vandalismos e roubos fazem as empresas recolherem seu carros,segundo informações dos terminais, esta tarde esta em circulação pouco mas de 40% da frota e se a noite os saques e assaltos persistirem poderá haver o recolhimento total.
     
    A pouco mais de 30 minutos 6 ônibus que circula na estrada dos remédios estava todos com os letreiros de garagem, e na Abdias de carvalho ônibus da linha totó ,foi alvo de pedradas e foi assaltados os usuários.  O governador esta reunido no palácio das princesas com o ministro pra tentar resolver este lamentável estado de sitio, que Recife e região metropolitana vive um  caos.

    quarta-feira, 14 de maio de 2014

    Policia de Pernambuco em greve e os saques já começou em áreas isoladas do Recife.

    Protesto bloqueia BR-101 em Abreu e Lima

    Os manifestantes jogam pedras nos ônibus que passam pelo local

    Publicado em 14/05/2014, às 17h05

    Orkut

    Do JC Online

    Caminhão foi saqueado durante a manifestação / Foto: Nathany Lins/comuniQ

    Caminhão foi saqueado durante a manifestação

    Foto: Nathany Lins/comuniQ

    Atualizada às 18h03
    Um protesto em Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife (RMR), bloqueia a BR-101, próximo a prefeitura do município, na tarde desta quarta-feira (14). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os manifestantes estão depredando ônibus.
    A PRF informou que as pessoas que participam do protesto estão jogando pedras nos ônibus. Uma viatura da Polícia Rodoviária Federal foi enviada ao local. A corporação relata muito tumulto entre os manifestantes, e muitos curiosos pararam paa observar a manifestação.
    A manifestação teve início após a prefeitura cancelar uma festa que ocorreria no município. O motivo do cancelamento seria a falta de segurança devido à paralisação dos PMs. Insatisfeitos, os comerciantes do local atearam fogo em pneus. Os manifestantes queimaram um ônibus da empresa Itamaracá, que ficou totalmente destruído. Com extintores de incêndio, os funcionários da empresa com ajuda da população conseguiram controlar as chamas. Outros veículos foram parados na pista. Um caminhão foi saqueado e houve prisões.