segunda-feira, 28 de julho de 2014

No Facebook o nosso blog esta fazendo sua história de sucesso... obrigado!






















alguns momentos do blog

Rodoviários - Vandalismo emÔnibus incendiado no TI Barro

Protesto tem ônibus incendiado / Foto: @PilatosP / Twitter
Protesto tem ônibus incendiadoFoto: @PilatosP / Twitter
Atos de vandalismo no primeiro dia de greve dos rodoviários do Grande Recife, nesta segunda-feira (28). Até as 10h pelo menos um ônibus foi incendiado e três sofreram depredações.
O ônibus incendiado foi da linha Barro /Cajueiro Seco, da empresa Vera Cruz, no Terminal Integrado do Barro, na Zona Oeste do Recife. Muitos ônibus bloquearam a entrada do terminal - motoristas e membros da Central
Única de Trabalhadores (CUT) impedindo a entrada e saída de veículos. 
Segundo o Grande Recife Consórcio de Transportes, não há informações sobre quem ateou fogo no coletivo. O fogo foi contido pelo Corpo de Bombeiros.
O terminal permanece bloqueado e vários pneus foram furados para impedir a saída dos veículos. Com isso, estão sendo realizados bloqueios em pontos estratégicos pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) para evitar que os ônibus fiquem presos - e sejam depredados-  nos locais onde está havendo manifestação.

No Terminal de Xambá, pelo menos três coletivos tiveram as janelas quebradas e os pneus esvaziados. As estações do Barro, TIP e Xambá estão fechadas.
Insatisfeitos, passageiros protestam na BR-101
Insatisfeitos, passageiros protestam na BR-101Foto: Lorena Barros / JC Trânsito
PROTESTO DE PASSAGEIROS - Insatisfeitos com a falta de ônibus, passageiros realizam protesto na BR-101, no Barro. Com cordão humano, os usuários de transporte coletivo impedem o tráfego de veículos no local, fechando a via por volta das 9h. Quinze minutos depois, a BR foi liberada pela polícia.

No terminal desde às 5h e esperando ônibus por mais de três horas para ir ao Jordão, o passageiro Marcelo Braz, 32 anos, criticou a interdição da rodovia pelos manifestantes. "Fechar a via só atrapalha aos próprios passageios", afirma ele, contando que o único coletivo que tentou sair do terminal foi incendiado.

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Enquanto os ônibus estão parados, mototaxistas oferecem serviço no local. O mototaxista Robson, 29 anos, está há 30 minutos no terminal aguardando passageiros que precisem do serviço.
Foto: GREVE -

Ônibus queimado e paradas de ônibus lotadas no primeiro dia de greve dos rodoviários no Grande Recife

Confira cobertura completa desta manhã de greve: nossa reportagem acompanhou a movimentação nos principais corretores da Região Metropolitana, além dos terminais integradas. A principal confusão foi registrada no Barro, onde um ônibus foi incendiado. Na Avenida Pan Nordestina, em Olinda, motoristas abandonaram os ônibus na via, impedindo o tráfego de veículos - http://bit.ly/1xo1ZMl

(Foto: Rafael Carneiro / Rádio Jornal)

sexta-feira, 25 de julho de 2014

GREVE ONIBUS - A 00 hrs deste domingo pra segunda,sindicato não promete 100% de frota como determina o TRT.



Segunda de caos pra o usuário e o blog estará na rua pra deixar todos informados.

TRT determina que 100% dos ônibus circulem em horários de pico durante a greve

Publicação: 25/07/2014 18:54 Atualização:
 

Após o anúncio da greve dos rodoviários, oficializado nessa quinta-feira (24) depois uma reunião da categoria com os patrões na sede do Ministério Público do Trabalho de Pernambuco, o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Pedro Paulo Pereira Nóbrega, determinou que sejam mantidos em circulação 100% da frota de ônibus nos horários de maior movimento durante o movimento paredista.

Os motoristas, fiscais e cobradores deverão parar as atividades a partir da 0h da próxima segunda-feira (28) após inúmeras reuniões sobre reajuste salarial, mediadas pelo MPT, sem acordo. A liminar foi solicitada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana/PE) e pelo Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Passageiros no Estado de Pernambuco (Serpe/PE) contra o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários Urbanos de Passageiros do Recife e Regiões Metropolitana, da Mata Sul e Norte de Pernambuco. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (25).

No despacho, o desembargador determinou que sejam mantidos em circulação 100% da frota das 5h30 às 9h e das 17h às 20h. Nos demais horários, os grevistas terão que manter 50% dos ônibus nas ruas. Em caso de descumprimento, o sindicato terá que pagar multa diária de R$ 100 mil reais. Segundo o vice-presidente do TRT, o argumento dos patrões é de que a frota de ônibus existente é insuficiente ao atendimento da população.

Ainda no documento, Pedro Paulo Pereira adianta que os grevistas estão proibidos de atos que violem ou constranjam direitos e garantias dos trabalhadores que queiram permanecer no exercício de suas atividades. Haverá aplicação de penalidade, caso não cumpram a ordem judicial.

O que diz a lei?
Na ação preparatória de dissídio coletivo, os sindicatos requerem o cumprimento do disposto no artigo 11 da Lei nº 7.783/1989, que assegura: "Nos serviços ou atividades essenciais, os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados, de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidadeâ". O pedido de liminar foi feito em face da greve anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores, a ser deflagrada na segunda-feira (28).
          
     

Eleições 2014 vamos dar um basta nestes politicos que não muda e querem ficar massacrando o povo,apoiando a ação da Policia pra atirar e espancar o trabalhador,enquanto os bandidos agem sem pudor e a policia olha ,sem agir.

Deixemos de hipocrisia


Fotos: Guga Matos/JC Imagem
Fotos: Guga Matos/JC Imagem

Não existe almoço de graça. Desde que comecei a cobrir o setor de transporte, doze anos atrás, passei a ouvir essa expressão com frequência. Bastante usada no meio econômico, significa dizer que alguém paga a conta. Sempre, em qualquer situação. E no transporte público não é diferente. Ao contrário, é um dos setores onde ela mais faz sentido. A conta pode ser paga de três formas. Pelo Estado (gestor do sistema de transporte, no caso de Pernambuco), com a decisão de  subsidiar o sistema, ou convencendo, através de pressão ou contratos legais, os empresários a reduzirem o lucro do negócio (na RMR gira em torno de 12%, dizem). Pelos empresários, que  abririam mão do percentual do lucro, mesmo estando no setor para gerir um negócio e, logicamente, lucrar. Ou, por último, pela população, de duas formas: pagando o reajuste das passagens, dado porque o Estado não subsidia o sistema nem os empresários abrem mão do lucro, ou perdendo qualidade do serviço, comprometido pela redução da frota. Alguém, de fato, tem que pagar o almoço.
Sendo assim, deixemos de hipocrisia. Lá atrás, quando o governo do Estado, no início da gestão Eduardo Campos, decidiu indexar o reajuste das tarifas de ônibus ao IPCA, índice que nem de longe cobria as despesas do sistema, a população vibrou e a política, mais uma vez, lucrou. Eduardo também estabeleceu, justamente, que as passagens da RMR subiriam apenas uma vez por ano – e  não mais duas e até três vezes como aconteceu várias vezes na gestão de Jarbas Vasconcelos. Lucrou mais uma vez, enquanto os empresários de ônibus, acuados, mantinham o silêncio, sem criar polêmicas, e os técnicos do setor, mesmo sabendo que a conta chegaria, calaram-se. Para completar, o aumento das passagens dado em janeiro de 2013 foi retirado em junho, depois dos protestos que tomaram conta do Brasil. E em janeiro de 2014 ninguém falou em aumento. Ou seja, o último reajuste tarifária da RMR foi dado em janeiro de 2012.
Não estou aqui defendendo o aumento das passagens. Mas volto a argumentar: não existe almoço de graça. E quem vai pagar o preço é o passageiro, de um jeito ou de outro. A não ser que venha o subsídio. Enquanto isso, o déficit do sistema vem se acumulando e, de algum tempo para cá, começou a pipocar. A receita do sistema não cobre o custo há muito tempo. E qual a solução quando se tem muita despesa e pouco dinheiro para cobrí-la? Ou se aumenta a receita ou se reduz o custo.

Fotos: Guga Matos/JC Imagem
Ou se subsidia o setor, ou se reduz lucros, ou se dá aumento de passagem. Alguém terá que pagar o almoço.

Como o governo do Estado não tomou a decisão de subsidiar o sistema de transporte (o fará para bancar a operação do BRT, que custa caro pela qualidade dos equipamentos e estações), a saída é reduzir o custo. E como se reduz custo em transporte? Reduzindo a operação. E como se reduz a operação? Tirando ônibus das ruas. E qual o resultado: veículos abarrotados de gente. É fato que a falta de prioridade ao ônibus nas ruas provoca a perda de viagens, mas é fato também que algumas linhas estão operando ainda com a frota das férias de janeiro, sem que a reposição dos veículos tenha sido feita. E tudo com o conhecimento do Grande Recife Consórcio de Transporte. As informações são de bastidores. É claro que operadores e gestores vão negar. E fica difícil para a mídia confirmar que os 30% retirados de circulação durante as férias são repostos na sequência.
Quem vive o setor de transporte sabe que todos os dias, sem exceção, o passageiro reclama do serviço oferecido. Especialmente nos terminais integrados e nos subúrbios. É lá onde está o perigo, longe dos olhos da classe média (que não anda de transporte público) e dos políticos (principalmente). A questão é que esses problemas são potencializados sempre nos meses de junho/julho/agosto, período do dissídio dos rodoviários – é tanto que eles estão em estado de greve. Não é à toa que, este ano,  o setor empresarial chamou o Grande Recife Consórcio para sentar à mesa na negociação salarial com motoristas, cobradores e fiscais. Agora, com a licitação do sistema, o GRCT passou a ser um órgão regulador, totalmente responsável, inclusive judicialmente, pelo equilíbrio econômico-financeiro do setor.
A pressão está grande e a conta não fecha. Nos países sérios, onde o transporte público coletivo é visto como prioridade, os sistemas são subsidiados pelos governos, pouco importa se municipal, estadual ou federal, ou todos juntos. Por isso, deixemos de hipocrisia. Ou se subsidia o setor, reduz lucros, ou se dá aumento de passagem. Alguém terá que pagar o almoço. Que não sobre, mais uma vez, para a população – seja com o reajuste tarifário ou com a redução da oferta de serviço.

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

25 /07/14 -O blog parabeniza ao amigos motoristas de ônibus, por este dia e deseja a todos felicidades.


 EM TUMULTOS O MOTORISTA ESTA POR LÁ, COM NOVIDADES NO TRANSPORTE ELE ESTA PRESENTE E NOVAS TECNOLOGIAS ELE O MOTORISTA SE RECICLA E ATUA COMO UM GUERREIRO...






quarta-feira, 23 de julho de 2014

Imobilidade - corredor leste/oeste,e estórias da cuca e do sasi pereré = incopetencia geral do Governo de Pernambuco e da distinta Prefeitura do Recife... palhaçada.

Mobilidade »Projeto da Boa Vista fica para 2015O plano de requalificação deveria estar pronto em dezembro de 2013, mas PCR ainda tenta desatar nó do corredor Leste/Oeste




O projeto de requalificação da Avenida Conde da Boa Vista, principal artéria de acesso ao Centro, só deve ficar pronto em 2015. A Prefeitura do Recife ainda não sabe como desatar o nó do trecho do corredor Leste/Oeste que passa pela via. A ideia inicial de retirar os ônibus convencionais para dar passagem ao BRT já foi descartada. A artéria é passagem de mais de 600 ônibus que transportam por dia uma média de 320 mil passageiros, uma demanda que não pode ser ignorada.

Sem corredor exclusivo, o BRT terá que dividir espaço com os convencionais. Esse, no entanto, não é o único problema. As seis estações provisórias do BRT, orçadas em R$ 2,4 milhões, só devem ficar prontas em setembro. São menores e não têm refrigeração.
O improviso tinha como principal finalidade atender o prazo para a Copa, mas não ficaram prontas a tempo. Hoje, o BRT passa pela via sem parar. A única estação pronta é a da Guararapes, que funcionou no Expresso Copa.

Em entrevista à Radio Globo 720AM, no programa de Aldo Vilela, o prefeito Geraldo Julio elogiou a chegada do BRT ao Recife. “Quem bom que temos um sistema de qualidade, muito aguardado pela população. Em relação à Conde da Boa Vista, só vamos definir as ações após a conclusão dos estudos”, revelou o prefeito.

O secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, disse que a requalificação vai levar em conta a mudança de cenário do comércio ambulante. O município adquiriu seis terrenos para construção de centros de compras. “Há um trabalho de mobilidade estudado para o BRT, mas também de controle urbano. Os estudos serão apresentados em 2015.”

A mudança ocorrerá sete anos depois que a avenida passou por reforma que custou R$ 14 milhões. A proposta era deixá-la pronta para o corredor Leste/Oeste, mas os projetos não estavam compatíveis, principalmente em relação às estações. O corredor é uma obra da Secretaria das Cidades, mas o trecho da Conde da Boa Vista é de responsabilidade do município. As estações provisórias são bancadas pelo estado

Greve -No Recife vai, ter paralisação nesta segunda dia 28/07/14 e a Cut dos Rodoviários fará a comunicação nesta quarta as 15 hrs no Marco Zero do Recife.

EM ASSEMBLEIA REALIZADA AS 12 HRS FOI DECIDIDO PELA GREVE, A PARTIR DE SEGUNDA DIA 28/07/14 E AS 15 HRS SERÁ OFICIALMENTE DECRETADA A GREVE DOS RODOVIÁRIOS DE PERNAMBUCO.

GREVE - hoje sai a descidão AS 14 HORAS NO MARCO ZERO

Assista vídeo da oposição cut , sobre a greve de ônibus.

https://www.facebook.com/photo.php?v=1512454755635943
Hoje a tarde dia 23/07/14 as 14 horas, terá uma reunião no marco zero e se resolverem fazer a greve, a paralisação será de imediato.

Com protestos o povo faz o TI Macaxeira virar um terror,e as vésperas de uma possivel greve dos Rodoviários.

Manifestação

Protesto na Integração da Macaxeira complica trânsito na BR-101

Publicado em 23/07/2014, às 07h30 | Atualizado em 23/07/2014, às 08h28
Passageiros impedem entrada e saída de ônibus no terminal / Foto: @diegomenor / Twitter
Passageiros impedem entrada e saída de ônibus no terminalFoto: @diegomenor / Twitter
Um protesto por conta da demora na saída de ônibus impede a movimentação de coletivos no Terminal Integrado da Macaxeira, Zona Norte do Recife, na manhã desta quarta-feira (23). 
Segundo testemunhas, o protesto teria iniciado dentro da Integração, com o bloqueio da entrada e da saída do terminal e estendeu-se às vias, onde ônibus desligados na pista complicam o trânsito na BR-101, no sentido Jaboatão.

Através do twitter, internautas enviaram notícias e imagens do trânsito no local.


domingo, 20 de julho de 2014

Mobilidade - Greve a vista pra esta semana,é o que se esta ensaiando.

A semana começa com muito suspense no que diz respeito ao transporte público na Região Metropolitana do Recife, pois uma assembléia do sindicato dos rodoviários junto com a categoria que está previamente marcada para o dia 23, podem deflagrar uma nova greve de ônibus na cidade, a categoria pede aumento de 24% o que já foi totalmente descartado pelo setor patronal além do aumento no valor dos tickets e redução da jornada de trabalho.





Este ano a situação é totalmente complicado, pois além das tarifas de ônibus que não foram reajustadas no começo do ano, a tarifa que antes custava R$ 2,25 foi reduzida em R$ 0,10 centavos ano passado aumentando ainda mais os gastos das empresas, isso sem falar que o transporte também depende de outros setores como por exemplo de combustíveis que também sofreu reajustes este ano.
O fato é que as chances de greve são muito grandes e a solução a ser encontrada poderá ser o aumento da tarifa de ônibus já nos próximos dias, o que causará insatisfação da população, isso porque, já existe de fato uma greve oculta com a retirada de viagens de muitas linhas deixando a população prejudicada todos os dias.

O fato é que o transporte coletivo do Recife vive um caos e não é tarifa barata que deixa a população satisfeita, mas qualidade e eficiência, e isso não temos na cidade, pois o transporte piora a cada dia em todas as partes da região metropolitana, basta visita um terminal desses em horários de pico.
Blog Meu Transporte

terça-feira, 15 de julho de 2014

Mobilidade - Conorte tem seu inicio o BRT em testes com 4 carros e serviço semi- expresso.

BRT Norte/Sul inicia operação nesta quarta-feira (16)

 
 

A primeira linha de BRT do corredor exclusivo de ônibus Norte/Sul começará a atender aos usuários, a partir desta quarta-feira (16). Após a fase de adaptação dos motoristas com o novo modal e dos testes de acoplagem nas estações do corredor, o Via Livre Norte/Sul começará a operar com a linha 1915- PE-15 (Dantas Barreto).

Neste momento, a linha inicia a operação com quatro BRTs, realizando 21 viagens por dia. É importante ressaltar que o veículo BRT será incorporado na operação atual da linha 915 – PE-15, ou seja, os 24 veículos convencionais da linha continuarão circulando. O tempo previsto de intervalo entre um BRT e outro será de 20 minutos. A primeira linha do Via Livre Norte/Sul espera atender cerca de 500 passageiros e irá operar de domingo a domingo das 9h às 16h.

O BRT irá operar de modo semi-expresso, ou seja, sairá do Terminal Integrado da PE-15 e seguirá em direção ao centro da cidade, realizando embarque e desembarque na estação Tacaruna, localizada na Av. Cruz Cabugá em frente ao Shopping Tacaruna e na estação Praça da República. Os veículos farão itinerário pela Rodovia PE-15, Avenida Pan Nordestina, Complexo de Salgadinho, Avenida Agamenon Magalhães, Avenida Cruz Cabugá, Rua do Riachuelo, Rua da Aurora, Ponte Princesa Isabel e Av. Dantas Barreto.

É importante lembrar que a tarifa da linha continuará a mesma, R$2,15 e que os usuários que desejarem experimentar o novo modal poderão utilizar o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) nos validadores instalados nas estações. Quem não possui o vale eletrônico, deverá fazer a troca do dinheiro nas máquinas de auto-atendimento, também disponíveis em todas as estações em funcionamento. Na primeira vez que utilizar a máquina, o usuário poderá retirar o VEM Comum gratuitamente, mas para utilizá-lo será necessário fazer uma recarga mínima de R$ 4,00. As máquinas não concedem troco e só aceitam cédulas, portanto, o valor que for depositado será revertido todo em créditos no VEM.

Para orientar os usuários no uso do novo modal, o Grande Recife irá disponibilizar divulgadores que estarão distribuídos no TI PE-15 e nas estações de embarque e desembarque ao longo do Corredor Norte/Sul. A meta é que até novembro deste ano, toda a operação do Corredor Norte/Sul esteja funcionando com oito linhas de BRT e 84 veículos circulando no corredor.

BRT VIA LIVRE  - Os BRTs têm capacidade de transportar de 140 a 160 passageiros e medem entre 19 e 21 metros de comprimento. As estações, que estão em fase final de preparação para receber o novo modal, possuem capacidade para atender cerca de 300 pessoas. As estações do BRT Via Livre são as únicas do Brasil que possuem ar-condicionado, proporcionando mais conforto aos usuários. Os novos veículos também contam com câmbio automático, motor central ou traseiro e ar-condicionado, o que trará mais segurança tanto para os passageiros quanto para os motoristas.
 

Cambio automático em 466 ônibus do Recife,fornecida pela empresa ZF.

ZF fornecerá a transmissão automática Ecolife de seis velocidades para a frota de466 ônibus que vão rodar no novo sistema de transporte público BRT de Recife (PE). 96% de 188 unidades contarão com o câmbio, dos quais 100 são montados sob chassi Scania e os demais 88 são da Volvo.

“Engatamos a sexta marcha na capital pernambucana com a transmissão automática da ZF, a única a estar presente em ambas as marcas de ônibus do sistema BRT da capital, com 100% da frota Scania e quase a totalidade nos ônibus Volvo”, diz Alexandre Marreco, gerente de desenvolvimento de negócios de sistemas de transmissão da ZF.

O sistema é equipado com o software TopoDyn Life, responsável pela troca de marchas e reconhecimento da topografia e peso transportado pelo veículos, permitindo calcular rapidamente a marcha necessária para cada ocasião. Segundo o executivo, a caixa automática para ônibus urbanos traz benefícios como economia de combustível, redução da manutenção do trem de força, aumento de vida útil dos componentes dos freios, além de conforto dos passageiros e condutores.

O câmbio automatizado Ecolife também traz o retardador hidráulico primário, que para o veículo quase que totalmente até uma velocidade de 6 km/h sem a utilização dos freios, ideal para as aplicações urbanas, onde os deslocamentos lentos são comuns por conta dos altos índices de tráfego.

A ZF também ofereceu capacitação aos motoristas que vão operar os veículos: “Dois treinamentos já foram ministrados aos motoristas pernambucanos em março, por meio das concessionárias locais. Com isso, os motoristas poderão extrair o melhor desempenho possível das transmissões automáticas”, diz Marreco.

Os veículos serão operados pelas empresas Mobi Brasil, Rodotur, Itamaracá e Cidade

Mobilidade - Conorte assume as linhas do seu lote 01 nesta quarta feira dia 16/07/14

Consórcio passa a operar sistema de transporte público de passageiros em Paulista

Os usuários do sistema de transporte público de passageiros que residem em Paulista devem ficar atentos. A partir desta quarta-feira (16.07), as linhas de ônibus que circulam no município passam a ser operadas pelo Consórcio Norte (Conorte), que reúne as empresas Cidade Alta, Rodotur e Itamaracá. Com a mudança, a população não verá mais nas ruas os ônibus das três operadoras, mas sim, os coletivos com a marca do novo grupo. Apesar disso, os horários, itinerários e terminais das linhas não serão alterados.


Nesta segunda-feira (14.07), representantes das empresas que integram o Conorte visitaram a Secretaria de Mobilidade e Transportes do Paulista para apresentar os detalhes da nova operação. Durante a conversa, os gestores municipais esclareceram dúvidas e apresentaram demandas dos moradores da cidade. O encontro contou com a presença do vereador Tonico.

sábado, 12 de julho de 2014

Mobilidade - Leste Oeste em teste pra começar a rodar com força total o dia 01/08/14.



Todo o Corredor Leste - Oeste estará em testes neste domingo, devido a instalação de novos equipamentos nas estações que ainda estão fora da operação,com isso, a linha 2480 TI Camaragibe / Derby não irá operar, os usuários deverão utilizar a linha 460 Camaragibe ( Príncipe ).

fonte:https://www.facebook.com/DANIELTRANSPORTE.RECIFE?fref=photo

Mobilidade - BRT ente TI Jaboatão e o TI Prazeres.



A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, está tentando trazer a implantação do BRT (Bus Rapid Transit) para o nosso município. Conforme o artigo 1°, da RESOLUÇÃO do CMT Nº 012/2014, de 30 de junho de 2014, já foi aprovado o projeto de implantação e construção de corredores do modal BRT que a funcionará no trecho TI de Jaboatão e o TI Prazeres. Segundo informações, o BRT passaria pela estrada que vai para Muribeca e Jaboatão Centro.
Por enquanto ainda é muito cedo para comemorar a implantação deste projeto, pois depende da parceria com o poder público federal e estadual. Uma boa notícia é que o atual Secretário das Cidades é Evandro Avelar, ex-secretário do município de Jaboatão e essa ligação com Elias Gomes, pode até ajudar no andar do processo. Deixaremos vocês sempre bem informados, acompanhe o nosso blog.

http://www.marluscosta.com.br/implantacao-do-brt-entre-o-ti-prazeres-e-ti-jaboatao-centro-veja-mais-informacoes/