“Engatamos a sexta marcha na capital pernambucana com a transmissão automática da ZF, a única a estar presente em ambas as marcas de ônibus do sistema BRT da capital, com 100% da frota Scania e quase a totalidade nos ônibus Volvo”, diz Alexandre Marreco, gerente de desenvolvimento de negócios de sistemas de transmissão da ZF.
O sistema é equipado com o software TopoDyn Life, responsável pela troca de marchas e reconhecimento da topografia e peso transportado pelo veículos, permitindo calcular rapidamente a marcha necessária para cada ocasião. Segundo o executivo, a caixa automática para ônibus urbanos traz benefícios como economia de combustível, redução da manutenção do trem de força, aumento de vida útil dos componentes dos freios, além de conforto dos passageiros e condutores.
O câmbio automatizado Ecolife também traz o retardador hidráulico primário, que para o veículo quase que totalmente até uma velocidade de 6 km/h sem a utilização dos freios, ideal para as aplicações urbanas, onde os deslocamentos lentos são comuns por conta dos altos índices de tráfego.
A ZF também ofereceu capacitação aos motoristas que vão operar os veículos: “Dois treinamentos já foram ministrados aos motoristas pernambucanos em março, por meio das concessionárias locais. Com isso, os motoristas poderão extrair o melhor desempenho possível das transmissões automáticas”, diz Marreco.
Os veículos serão operados pelas empresas Mobi Brasil, Rodotur, Itamaracá e Cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário