quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

TRANSPORTE de péssima qualidade padrão Governo Paulo Câmara

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Em nota publicada na manhã desta quarta-feira (20), o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco se pronunciou sobre o aumento de 14,42% aprovado na segunda (18), durante reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM). Com  o reajuste, o anel “A” passa dos atuais R$ 2,45 para R$ 2,80. Já o anel “B” passa de R$ 3,45 para R$ 3,85.
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De acordo com o Sindicato, o aumento das passagens de ônibus é uma injustiça com a população. “Assumimos quanto legítima à insatisfação popular pelo aumento das passagens e nos somamos às manifestações que visam, mas que a revisão do reajuste, a abertura das planilhas de custos das empresas”, diz trecho da nota.
O reajuste foi proposto pelo Governo do Estado. A Urbana-PE pedia um reajuste de 32% em cima dos preços atuais. O anel “A”, que passaria dos atuais R$ 2,45 para R$ 3,25. O anel “B” passaria de R$ 3,35 para R$ 4,40.
CONFIRA A ÍNTEGRA DA NOTA:
A mobilidade urbana se tornou uma pauta permanente da sociedade. Seja na universidade, nos terminais de integração, nas estações de metrô ou em qualquer canto da cidade, esse é um debate cotidiano. Muito pelo motivo desta ter entrado em crise, com superlotação de coletivos e travamento das vias urbanas, causando um colapso em certos momentos na rotina do ir e vir da cidade. Este caos que acomete a todos, mas em particular as camadas mais pobres da população é produto de um projeto de cidade com perfil elitista e privatista.
Neste projeto de cidade o transporte assim como demais incumbências do Estado é visto como um negócio, passivo de análise de mercado e submetido à lógica do lucro. Em Pernambuco, o sistema de transporte funciona através de concessão pública e é loteado pelas empresas de ônibus, sofrendo por isso constante pressão pelo raciocínio da “minimização dos custos e maximização dos lucros”. O exemplo prático disso pode ser visto em 2015, ano em que ficou latente o déficit na qualidade de serviços prestados no transporte da Região Metropolitana do Recife.
Ônibus superlotados, integrações desestruturadas para o atendimento da demanda, atrasos na entrega de obras de mobilidade, morte de dois passageiros e outros tantos problemas injustificáveis que caberia em 2016 um balanço reestruturador na prestação deste serviço, tanto por parte do governo do estado, quanto por parte das empresas, mas não é isso que temos nesse início de ano, pelo contrário, as empresas junto com o governo Paulo Câmara estão pondo a conta da desestrutura nos passageiros, com o reajuste das tarifas.
Cometem uma injustiça com a população pernambucana nos fazendo pagar duas vezes a mesma conta, por um lado, com o reajuste direto das passagens que chegam a 14,42% e por outro com o subsidio pago pelo estado, que será de R$ 150 milhões anuais. Argumentam que não “realinhar os preços agora significa um colapso no sistema de transporte”, segundo o Secretário das Cidades, André de Paula, alegação clara de quem não utiliza o sistema de transporte público da RMR em seu cotidiano.
O Sindmetro-PE compreende que tal reajuste, dada as condições do serviço prestado, não se justificam. Entendemos que a função do transporte de caráter público deve ser o de servir e não o de angariar o lucro, tal qual é hoje a política tarifária do metrô que desde 2011 mantém a tarifa em R$ 1,60.
Assim, assumimos quanto legítima à insatisfação popular pelo aumento das passagens e nos somamos às manifestações que visam, mas que a revisão do reajuste, a abertura das planilhas de custos das empresas, para identificar como funciona essa política tarifária que onera a população e blinda os cofres empresariais.
Diretoria do Sindmetro-PE – 20 de janeiro de 2016

ACIDENTE Ambulante é atingida pelo metrô na estação Joana Bezerra


Ambulante está com ferida no braço e na perna esquerdos 
Foto: Aline Araújo/JC


Um trem do metrô do Recife atingiu uma vendedora ambulante na estação Joana Bezerra, na área central da cidade, na tarde desta terça-feira (19).
  • De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a mulher estava atravessando a via em local proibido quando a composição, que chegava da estação Recife, bateu na barriga dela. A vítima caiu na plataforma.

Apesar de estar ferida na perna e reclamar de dores na região da costela, ela foi levada consciente para uma unidade de saúde pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Fonte : JC TRÂNSITO

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Transporte coletivo Aumento das passagens: anel "A" passa a custar R$ 2,80 e o "B" R$ 3,85... JÁ ! Valendo a partir da 00:00 de hoje.



Foram decididos na manhã desta segunda-feira (18) os novos valores das passagens de ônibus no Recife e Região Metropolitana (RMR). Com  o reajuste, o anel "A" passa dos atuais R$ 2,45 para R$ 2,80. Já o anel "B" passa de R$ 3,35 para R$ 3,83. O valor do anel "B" deve ser arredondado para facilitar o troco.  

O reajuste foi menor do que foi pedido na última semana pelo sindicato que representa as empresas de ônibus, Urbana-PE, que pedia um reajuste de 32% em cima dos preços atuais. O anel "A", que passaria dos atuais R$ 2,45 para R$ 3,25. O anel "B" passaria de R$ 3,35 para R$ 4,40.
A proposta apresentada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte e pelo governo do estado foi de 14,42%, acima do IPCA (10,45%) e da inflação acumulada em torno de 10%. Após a votação de hoje, os valores dos reajustes são enviados para a Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) para análises técnicas e arredondamentos dos valores e por isso ainda não foi definido quando as novas tarifas começam a ser cobradas.
O aumento das tarifas foi divulgado após a realização da reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano, que aconteceu no Centro de Convenções, em Olinda, na RMR. 
A reunião começou sob protestos de integrantes da Frente de Luta pelo Transporte Público, que no início dos trabalhos apresentou um pedido de vistas de 30 dias para o processo. O grupo pedia que fossem abertas as contas das empresas de ônibus e do Grande Recife Consórcio de Transporte para que sejam evidenciadas quais as justificativas deste reajuste. 
"Ficou provada a irresponsabilidade financeira e orçamentária dessa atual gestão, colocando o peso nas costas da população com um reajuste superior ao IPCA e à inflação", disse o advogado Pedro Josephi, membro da Frente de Luta pelo Transporte Público.  
O grupo convocou uma coletiva de imprensa, às 16h, no DCE da Universidade Católica (Unicap), para anunciar as medidas que serão tomadas relativas ao aumento de passagens no Recife.

AUMENTO DE 14,42 ANEL A - 2,80 SERÁ QUE VALE ESTE PREÇO E A QUALIDADE ?

Governo aprova reajuste de 14,42% para os ônibus do Grande Recife

Percentual aumenta anel A para R$ 2,80 e anel B para R$ 3,83.
Proposta foi feita durante reunião do CSTM nesta segunda (18).



O Grande Recife Consórcio de Transporte conseguiu aprovar o reajuste de 14,42% sugerido para as passagens de ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife (RMR) durante reunião do Conselho Superior de Trasporte Metropolitano nesta segunda-feira (18). Com isso, a tarifa A subirá para R$ 2,80 e a tarifa B subirá para R$ 3,83. Foram 15 votos a favor. Apenas o representante do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) foi contrário à proposta, já que sugeria um aumento de 32%.

De acordo com André Melibeu, diretor de operações do Grande Recife Consórcio de Transporte, os estudos foram feitos com base nos custos operacionais do setor. De acordo com a planilha elaborada pelo órgão, o percentual de reajuste para suprir as necessidades do setor seria de 26,44%.
Dessa forma, o valor das tarifas A e B subiria para R$ 3,09 e R$ 4,20, respectivamente, mas o Governo se comprometeu em arcar com custos como linhas alimentadoras, concessões e gastos com paradas de ônibus e estações de BRT. Dessa forma, o valor de cada passagem cairia cerca de R$ 0,30 centavos. Segundo o governo, esse subsídio terá um custo anual de R$ 149,7 milhões por ano para o estado.
A sugestão do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) foi novamente apresentada nesta segunda (18), através do presidente Fernando Bandeira Filho durante a reunião do CSTM. "O setor de transporte não é um oásis diante de toda a crise que está acontecendo no nosso país", defende, referindo-se às propostas de R$ 3,25 para a tarifa A e de R$ 4,40 para a tarifa B. A proposta foi descartada pelo presidente do Conselho, André de Paula "Precisamos ter responsabilidade com o passageiro", pontuou.
A decisão foi questionada por quatro conselheiros, como o representante dos estudantes Márcio Morais. Segundo o pedido de vista do conselheiro, os lucros das empresas de ônibus devem ser analisados. "É justamente em homenagem ao princípio da transparência que solicitamos a análise das contas com as quais os empresários querem justificar o aumento das tarifas", comentou.
Confira os novos valores:
Anel A - R$ 2,80
Anel B - R$ 3,83
Anel D - R$ 3,02
Anel G - R$ 1,84
042 - Aeroporto Candeias - R$ 3,50
072 - Candeias - R$ 5,25
064 - Piedade - R$ 5,25
518 - Apipucos/RioMar - R$ 3,50
214 - UR-02/Ibura - R$ 5,25
160 - Gaibu/Barra de Jangada (Via Paiva) - R$ 5,24
191 - Recife/Porto de Galinhas (s/ar) - R$ 9,36
195 - Recife/Porto de Galinhas - R$ 13,67
FONTE: sECRATÁRIA DAS CIDADES / GRCT

AUMENTO DE PASSAGEM NO RECIFE SAI HOJE 3,25 - A OU 4,40 - B. VEJA A QUALIDADE DO NOSSO TRANSPORTE ABAIXO.


Hoje 17/01/16 se discute o aumento de passagem na região metropolitana e ontem dia 16/01/16 , fui até o TI Pelópidas e fui em um carroça , e fiquei indignado com a conservação do veiculo que tem mas de 10 anos de uso, foi desativado da empresa Rod Metropolitana e adquirida depois de sua desativação pela empresa Rodotour ( Conorte).
Muito barulho , piso totalmente furado, articulação rangindo muito, sanfona rasgada em toda a parte, se chover é o mesmo de não ter teto. E ai com essa qualidade toda como fica este aumento de passagem você Governador Paulo Câmara você acha justo.

fonte: Blog GRMPE com Jailson Silva.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Mobilidade - linha da MobiBrasil CRT inicia neste sábado 16/01/16 exclusivamente com BRT e catão VEM.

Os passageiros de ônibus que usam a linha "060 - T.I Tancredo Neves/T.I Macaxeira" encontrarão algumas mudanças a partir deste sábado (16). Os veículos que são operados pela empresa CRT serão substituídos por ônibus acoplados e sem cobrador. Com isto, usuários deverão ter um Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) para ter acesso a parte da frota. Decisão gerou descontentamento entre usuários, que, nesse caso, não terão direito à meia passagem aos domingos.

A linha opera com 15 veículos, divididos entre as empresas CRT (7 ônibus) e Borborema (8 ônibus). A empresa Borborema continuará com a frota de veículos convencionais. Já os carros operados pela CRT serão trocados por veículos semelhantes aos que são operados pelo BRT. Os novos veículos são equipados com ar condicionado. A linha atende diariamente a uma demanda de 9 mil passageiros.
No entanto, para realizar as viagens nos novos veículos é preciso ser portador de uma das modalidades do VEM: Estudante, Trabalhador, Rodoviário, Comum, Especial com Acompanhante e sem Acompanhante e Infantil. Esse detalhe gerou descontentamento entre parte dos usuários, pois, nessa situação, será perdido o direito da meia passagem aos domingos, implementada desde maio de 2004.
O Grande Recife Consórcio de Transporte informou ao Blog GRMPE que a aplicação da meia tarifa é garantida apenas com pagamento em dinheiro. 
A orientação é que as pessoas que não possuem o bilhete eletrônico solicitem a confecção de um. O problema é que o VEM é desconhecido por parte da população que não é "Estudante" e nem "Trabalhador" e precisa adquirir um bilhete na modalidade "Comum". 
Para adquirir um VEM Comum é cobrada uma taxa de R$ 10, dos quais R$ 7 são convertidos em créditos para serem usados nas viagens. Os cartões são recarregáveis em pontos espalhados pelo Recife e RMR, além de estações de BRT. Eles podem ser solicitados nessas estações ou no posto do VEM, localizado na Rua da Soledade, no bairro da Boa Vista, Centro do Recife.

Apesar de semelhantes aos BRTs, os novos veículos da linha "T.I Tancredo Neves/T.I Macaxeira" não farão integração nas estações do sistema que compõem o corredor viário Leste/Oeste do Recife. 
Os passageiros podem pagar a passagem em dinheiro se pegarem o ônibus nos terminais integrados. 



Acidente envolvendo dois ônibus deixa trânsito complicado no Recife Batida ocorreu na subida do Capitão Temudo, sentido Boa Viagem. Trânsito apresentou retenções até o Hospital Português; ninguém se feriu.

Acidente envolvendo dois ônibus deixa trânsito complicado no Recife (Foto: Reprodução/ TV Globo)
Parte dianteira do ônibus que faz a linha Xambá/ Joana Bezerra ficou parcialmente destruída
(Foto: Reprodução/ TV Globo)

Um ônibus que faz a linha Xambá/ Joana Bezerra bateu na traseira de outro coletivo na manhã desta sexta-feira (15). De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), o acidente ocorreu na subida do viaduto Capitão Temudo, no bairro da Joana Bezerra, Zona Sul doRecife, sentido Boa Viagem. Ninguém ficou ferido.
O trânsito apresentou retenções até a altura do Hospital Português, refletindo na Avenida Agamenon Magalhães. O ônibus que bateu na traseira do outro teve a parte dianteira parcialemte destruída. Ainda segundo a CTTU, os dois veículos já foram retirados do local por volta das 11h15.
Acidente envolvendo dois ônibus deixa trânsito complicado no Recife (Foto: Reprodução/ TV Globo)
Veículos foram retirados do local e trânsito já flui normalmente (Foto: Reprodução/ TV Globo)
fonte: G1 pe

TRANSPORTE- Construção de alça viária deixa TI Joana Bezerra ainda mais longe de ser inaugurado.


Prédio do TI Joana Bezerra já foi erguido 
Foto: Ashlley Melo/JC Imagem
Prometido há mais de dez anos e com obras iniciadas há quase cinco, o Terminal Integrado de Joana Bezerra, na área central do Recife, já deveria ter sido aberto desde 2013, mas o que se vê até hoje são paradas improvisadas e vias de acesso esburacadas. O prédio até foi erguido e a pista para a entrada dos ônibus finalmente concluída, porém o que atrasa a inauguração agora é a exigência de uma nova alça viária para a saída dos veículos que atendem a Zona Sul da cidade.
Além do prejuízo para os passageiros, que continuarão sem o novo TI, a Secretaria das Cidades terá um custo a mais de aproximadamente R$ 450 mil com a intervenção, fazendo com que o orçamento final chegue a quase R$ 10 milhões. A licitação deverá ser feita através de pregão e a expectativa é que a obra seja iniciada em março. A partir daí, o prazo de execução é 60 dias.
A construção terá 120 metros de extensão e será paralela ao Viaduto Capitão Temudo, partindo do local onde seria a via exclusiva do BRT (Bus Rapid Transit) para a Avenida Central, em frente à estação do metrô, que é onde hoje funciona o terminal com cara de improvisado. O BRT estava previso no primeiro projeto, quando a intenção ainda era que os corredores passassem pela Avenida Agamenon Magalhães. "Como não tem mais o Leste-Oeste, a via do BRT não teria utilidade", explicou o gerente de projetos da pasta, Dagoberto Lira.
Avenida Central hoje é cheia de buracos
Avenida Central hoje é cheia de buracosFoto: Ashlley Melo/JC Imagem
O pedido para a construção da via foi feito pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) este mês. Ao analisar o planejamento da secretaria, a Companhia previu congestionamentos na saída do terminal se todos os ônibus, tanto os que vão para a área Norte quanto os que vão para a área Sul, tivessem o mesmo itinerário, deixando o TI já próximo ao Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano. Com a alça, os ônibus que seguem para a Zona Sul sairão um pouco antes da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). "Assim, até o percurso desses ônibus é reduzido", afirmou Lira.
Com a retenção no trânsito, a Secretaria de Defesa Social (SDS) também antecipou um possível aumento na violência, que já é motivo de reclamação dos passageiros - foram 770 assaltos a ônibus em Pernambuco de janeiro a novembro do ano passado. "No plano original todas as linhas teriam uma mesma saída, mas, como essa é uma área de risco, teria um problema de segurança e o engarrafamento", ponderou o gerente. 
OBRAS - A mudança no projeto, no entanto, só foi pensada depois até do último de tantos prazos dados para a inauguração do novo TI, já que a abertura deveria ser em dezembro do ano passado. A justificativa para o atraso eram a escassez de recursos e a necessidade de readequações de projetos. Para adiar mais uma vez, a alegação foi de que a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) não havia construído a via de acesso, de concreto. A obra foi feita.
Dos três terminais em construção atualmente, Joana Bezerra é o mais caro, mas também o que deverá beneficiar mais passageiros: 67 mil por dia, em 14 linhas de ônibus, enquanto atualmente são 40 mil usuários em dez linhas.

VEJA AS FOTOS

Amanda Miranda/JC Trânsito
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Moradores abriram passagem entre a estação e o terminal em Santa Luzia
Os outros equipamentos em construção são Santa Luzia, na Zona Oeste do Recife, e Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, cidade vizinha ao Recife. Juntos, eles somam R$ 7,2 milhões em investimentos do Governo do Estado e beneficiariam 42 mil passageiros em 15 linhas de ônibus. Ambos estão atrasados em mais de dois anos, mas agora têm previsão de entrega para este mês. Será?

FONTE : jc tRANSPORTE

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Assalto ao bolso do Trabalhador -Urbana-PE sugere aumento das passagens de ônibus para R$ 3,25.

Valor proposto pelo sindicato é referente à tarifa A, atualmente em R$ 2,45.
Frente de Luta pelo Transporte Público é contra o aumento.


Segundo a Urbana-PE, aumento nas passagens possibilita o investimento em melhorias e na qualidade do transporte público (Foto: Katherine Coutinho / G1)
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) sugeriu, nesta quarta (13), aumento das tarifas de ônibus para R$ 3,25, na Tarifa “A”, e para R$ 4,40 na Tarifa “B”. A proposta deve ser apresentada ao Conselho Superior de Transporte Metropolitano ainda nesta semana, durante reunião com o Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM).

De acordo com a Urbana-PE, o aumento é necessário para promover equilíbrio financeiro do sistema, possibilitando o investimento nas melhorias e na qualidade dos serviços. O Sindicato listou motivos como a queda de 16,08% no número de passageiros pagantes, além de crescimento de  90,45% dos custos com os profissionais do setor e de aumento de  45,24% de gastos com óleo diesel.

Ainda de acordo com o sindicato, a defasagem da tarifa em relação a outras capitais brasileiras também é uma das razões apresentadas para propor o aumento de R$ 0,80 centavos na tarifa A e de R$ 1,05 na tarifa B. Segundo gráfico apresentado pela Urbana-PE, Recife seria a capital mais distante da média tarifária brasileira, de R$ 3,04.

Para advogado Pedro Josephi, representante da Frente de Luta pelo Transporte Público, a sugestão de preços da Urbana-PE não condiz com os salários dos cidadãos que fazem uso dos modais públicos. “O nível de desemprego está alto e a população não tem tido retorno financeiro à altura dos valores propostos pelo Sindicato. A Urbana fala de defasagem, mas nos últimos dez anos, não tivemos melhorias. O que vemos são terminais integrados inacabados e priorização do carro como transporte individual”, comenta. 

O representante da FLTP ainda afirma que o reajuste não condiz com a promessa do governador Paulo Câmara de criação de uma tarifa única. “O governador prometeu R$ 2,15, mas no ano passado, a tarifa aumentou”, complementa. A criação do bilhete único foi uma das promessas de campanha de Paulo Câmara, e, até agora, não foi cumprida. Veja aqui o motivo.

Em resposta ao G1, o Grande Recife Consórcio de Transporte informou que o órgão não irá sugerir preços e, ao invés disso, pretende apresentar índices técnicos para discutir se haverá ou não aumento nas passagens de ônibus. A reunião do CSTM está agendada para a próxima sexta (15), mas ainda não é possível saber se a decisão de aumento das tarifas será tomada no mesmo dia.
fonte: G1 Pe

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

AUMENTO DE PASSAGEM NO RECIFE SAI NESTA SEXTA FEIRA 15/01/16

BLOG FAZ UMA ESTIMATIVA DE 2,67 VENDO O INDICE DA INFLAÇÃO, DOS ULTIMOS 12 MESES.(não oficial)

A próxima reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano deste ano já foi marcada para a próxima sexta-feira (15), às 8h, no Centro de Convenções de Pernambuco. O provável reajuste nas tarifas de ônibus na Região Metropolitana do Recife está na pauta do encontro, convocado em caráter de urgência.
"Há técnicos trabalhando na planilha que leva em consideração muitos índices, inclusive um que me surpreendeu: nos primeiros dez dias deste ano houve uma queda de 7% no número de passageiros", afirmou. A diminuição nesse período do ano era geralmente de até 6%. "Temos um sistema híbrido de permissão e concessão. Na concessão, o Estado é quem paga essa conta." 
O Conselho teve a sua primeira reunião nessa segunda (11), na Secretaria das Cidades. À frente da pasta, André de Paula (PSD) não descartou um aumento nas passagens de ônibus da Região Metropolitana. "Prefiro neste momento ainda não fazer nenhuma consideração sobre 'índice'. O governo fará um esforço para, sem comprometer a qualidade do sistema, fazer com que o realinhamento de preços seja o menor possível. Para penalizar de forma menor possível", disse, porém, o secretário. 


Além de André de Paula e do presidente do Consórcio, copõem o Conselho representantes dos empresários, de outros órgãos estaduais e municipais e membros da sociedade civil. O grupo não era renovado desde 2008, mas os novos integrantes foram empossados nessa segunda-feira.
FONTE: GRCT E SEC DAS CIDADES

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Passagem vai subir no Grande Recife -Secretário das Cidades diz que aumento das passagens de ônibus será o menor possível

Posse do novo Conselho aconteceu nesta manhã. Tema do reajuste das passagens deve ser debatido ainda em janeiro / Foto: Júlio Cirne/JC Trânsito

Posse do novo Conselho aconteceu nesta manhã. Tema do reajuste das passagens deve ser debatido ainda em janeiroFoto: Júlio Cirne/JC Trânsito
Tomaram posse na manhã desta segunda-feira (11) os novos membros do Conselho Superior de Transporte Metropolitano. O órgão é responsável pelos debates e temas relativos ao transporte público do Recife e Região Metropolitana (RMR) e discute, entre outras coisas, o reajuste de passagens de ônibus. Durante o evento o secretário das Cidades, André de Paula, não falou de porcentagens e nem de valores do possível aumento, mas  declarou que o governo do Estado trabalhará para que o reajuste seja o menor possível.
"Prefiro neste momento ainda não fazer nenhuma consideração sobre 'índice'. O governo fará um esforço para, sem comprometer a qualidade do sistema, fazer com que o realinhamento de preços seja o menor possível. Para penalizar de forma menor possível", disse o secretário. 
O Conselho Superior de Transporte Metropolitano é formado por representantes do governo do Estado, na figura do secretário  André de Paula, do Grande Recife Consórcio de Transporte e membros da sociedade civil, como estudantes, idosos e os representantes de deficientes físicos, por exemplo. 
Apesar de o reajuste das passagens em 2016 já ser debatido por integrantes de movimentos sociais, o secretário André de Paula disse que o evento de hoje serviu apenas para dar posse ao novo conselho, que não era renovado desde 2008. No entanto, o tema dos reajustes das passagens deve ser debatido "com brevidade", possivelmente ainda no mês de janeiro.
Confira a fala do secretário:

O conselheiro representante dos estudantes e membro da Frente de Luta pelo Transporte Público, Márcio Morais, criticou o possível aumento das tarifas e disse que a categoria estará nas ruas protestando contra aumentos. 
"Nós também cobramos do governador Paulo Câmara o cumprimento das promessas de campanha, como o congelamento das tarifas e integração temporal, além do alerta sobre o aumento da violência dentro dos ônibus", disse Márcio Morais. O novo conselheiro disse também que não há democracia  no Conselho, uma vez que o governo possui ampla maioria. 
Movimentos populares do Recife e Região Metropolitana (RMR) já se organizam para a realização de protestos contra o reajuste das tarifas do transporte público. 
Apesar de ainda não haver nenhuma decisão oficialmente tomada sobre o tema do aumento, a Frente de Luta pelo Transporte Público já iniciou ações de panfletagem em postos da área Central do Recife. Na página do movimento no Facebook foi publicado um vídeo onde integrantes colam os cartazes em pontos de ônibus. Neles é possível ler os dizeres "diga não ao aumento das passagens". 
O último reajuste aconteceu em 11 de janeiro de 2015, quando o anel A subiu de R$ 2,15 para R$ 2,45, e o anel G, de R$ 1,40 para R$ 1,60. Os outros não mudaram. Este ano, entraram em vigor novas tarifas em Boa Vista (RR), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA), Teresina (PI) e Florianópolis (SC). Em Maceió (AL) ele só falta ser homologado. Desde novembro houve aumento em Rio Branco (AC), Aracaju (SE), Fortaleza (CE) e Campo Grande (MS).
fonte : Jc Transito

domingo, 10 de janeiro de 2016

METRÔ DO RECIFE - LIXO ,GASTOS MILIONÁRIO E AMBULANTES QUE SUJAM AS ESTAÇÕES , TRENS E AINDA GUARDA OS ALIMENTOS A SEREM CONSUMIDOS ENTRE RATOS E BURACOS DAS ESTAÇÕES.



Milhões de reais são gastos todos os anos pela CBTU para realizar a limpeza da sujeira oriunda do comércio ilegal realizado nas estações do Metrô. Esse recurso poderia ser utilizado para manutenção dos trens e investimentos em outras área, como na segurança, por exemplo. Colabore não consumindo esses produtos no nosso sistema.



Vendedores ambulantes entre os trilhos, e a toda hora risco de vida .


ATENÇÂO !
Você que Gosta de comprar os produtos dos ambulantes do Metrô do Recife? Vejam como eles acondicionam bem os alimentos vendidos nas estações... Embaixo das plataformas em locais com ratos...


Ambulantes se arriscam passando de um lado para o outro sobre os trilhos do metrô. Passageiros denunciam que esse é um hábito de vários comerciantes e acontece em todas as estações, como denunciamos por aqui na semana passada. Flagra de hoje foi feito pelo repórter Júlio Cirne, na estação Barro.

Fonte: Diogo Morais e Sindmetro

sábado, 9 de janeiro de 2016

Túnel do Pina' será interditado para retirada do canteiro central Túnel Josué de Castro vai ter sentido único a partir de 17 de janeiro. Retirada acontece de 22h às 7h, de sábado (9) a segunda (11).

Engarrafamenos já registrados no Túnel Josué de Casto, no Pina, impede instalação do sentido Subúrbio/Cidade da Via Mangue de forma completa (Foto: Vitor tavares / G1)
Túnel do Pina vai ser interditado de 22h às 7h, no sábado (9), domingo (10) e segunda (11)  (Foto: Vitor tavares / G1)
O túnel Josué de Castro – ou Túnel do Pina, como é popularmente conhecido - vai ser inteditado para a remoção do canteiro central das 22h às 7h, neste sábado (9), domingo (10) e segunda (11). O túnel passa a ter sentido único, subúrbio-centro, a partir do dia 17 de janeiro, na etapa final das obras da Via Mangue.
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) vai enviar uma equipe de quatro agentes de trânsito para realizar os desvios necessários. Durante a interdição, que acontece apenas durante a noite/madrugada, os condutores que desejam seguir para a Avenida Antônio de Góes podem entrar na Avenida República do Líbano, virar à esquerda na Rua Barão de Santo Ângelo e à direita na Rua Santos Leite.
Para quem vem pela Avenida Antônio de Góes e deseja seguir para a área do entorno do shopping RioMar, deve utilizar a Rua Arquiteto Augusto Reinaldo, entrar na Avenida Herculano Bandeira e pegar a Rua Nogueira de Souza.Via Mangue
O túnel, que passa sob a Avenida Herculano Bandeira, foi inaugurado em 2008. A Via Mangue tem 5,63 quilômetros de extensão entre a Rua Antônio Torres Galvão e a Alça do Viaduto Capitão Temudo (pista oeste) e 4,36 quilômetros entre a Rua Antônio Torres Galvão e o Túnel da Rua Manoel de Brito (pista leste).
Para tentar evitar possíveis retenções, a Rua Manoel de Brito ganhará mais uma faixa a partir da alça da Ponte Encanta Moça, na altura da entrada do RioMar Shopping. O prefeito do município, Geraldo Julio, garante que já foram feitas todas as simulações de tráfego, mas que os órgãos responsáveis seguirão monitorando a situação.
Ainda como alternativa para acomodar o fluxo de veículos, a pista leste da Via Mangue contará com seis acessos ao bairro de Boa Viagem: Ruas Maria Carolina, Padre Bernardino Pessoa, Tenente João Cícero, Eduardo Wanderley, José Maria de Miranda e Tomé Gibson.  A rota de fuga visa desafogar o trânsito, deixando caminho livre para quem tiver o centro como destino ou a Avenida Agamenon Magalhães.
fonte: g1 PE

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Metrô parcialmente paralisado - Metro do Recife é novamente alvo de ladrões e vândalos.



A CBTU Recife informa que cinco estações ficaram fechadas a partir das 19h50min de hoje, entre elas estão: Alto do Céu, Curado, Rodoviária, Cosme e Damião e Camaragibe. O motivo da interdição ocorreu devido a um curto circuito, ocasionado pela tentativa de roubos de cabos na subsestação rodoviária do metrô. 

Salientamos ainda que, com o curto circuito gerado, o ramal que compreende as cinco estações citadas ficou sem energia para a movimentação dos trens.
A equipe de manutenção do metrô foi acionada e já trabalha para resolver o problema o mais breve possível. Por questões de segurança, o ramal permanecerá interditado por toda a noite. A expectativa dos empregados da manutenção é de que até amanhã, por volta das 5h, o metrô volte a operar normalmente.

fonte: CBTU RECIFE

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

AUMENTO DE PASSAGEM ÔNIBUS 2016 RECIFE SEM PREVISÃO ATÉ ESTE ININIO DE ANO.


Recife entre as cinco capitais sem previsão de aumento dos ônibus municipaisDezoito cidades do país, entre elas seis capitais, que terão aumento nas tarifas nos primeiros dias de 2016

Recife está entre as cinco capitais ainda sem previsão de aumento no valor das passagens de ônibus das linhas municipais. Na Paraíba, as prefeituras de João Pessoa e Campina Grande informaram que os conselhos tarifários não possuem o tema em pauta.As cidades gaúchas de Canoas, Santa Maria, Gravataí e Viamão e os municípios catarinenses de Blumenau e Lages também não têm reajuste à vista. O alívio também é sentido pela população das cidades de Macapá (AP),  Porto Velho (RO), Vitória (ES) e Brasília, diferente dos que sentem os habitantes de, pelo menos, dezoito cidades do país, entre elas seis capitais, que terão aumento nas tarifas nos primeiros dias de 2016.


Em São Paulo, as passagens de ônibus, trem e metrô passam de R$ 3,50 para R$ 3,80 a partir de 9 de janeiro. O reajuste,  de 8,57%, é fruto de acordo entre o prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT), e o governador  do estado, Geraldo Alckmin (PSDB). As tarifas dos bilhetes mensal, semanal, diário e madrugador permanecem congeladas.

No Rio de Janeiro, as tarifas serão reajustadas a partir do dia 2 de janeiro. A de ônibus vai subir R$ 0,40, e prevê a cobrança unitária de R$ 3,80. Também terão aumento as tarifas das barcas e dos trens. A Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) autorizou as concessionárias CCR Barcas e Supervia a aumentarem o valor dos bilhetes de R$ 5 para R$ 5,60 e dos trens de R$ 3,30 para R$ 3,70.

Pelo menos quatro capitais reajustaram a tarifa ainda em 2015. Em Rio Branco (AC), o aumento começou a vigorar no dia 17 de dezembro: a passagem de ônibus saiu de R$ 2,90 para R$ 3, enquanto a passagem eletrônica – garantida para quem possui o cartão eletrônico – passou de R$ 2,75 para R$ 3. O mesmo ocorreu em Aracaju (SE), onde a tarifa do transporte coletivo passou de R$ 2,35 para R$ 2,70 em 23 de dezembro. A passagem de ônibus municipal de Fortaleza  mudou em 1º de novembro, enquanto que a de Campo Grande (MS), em 19 de novembro.

Em Maceió (AL), a prefeitura informou em nota que está analisando o aumento da tarifa conforme uma análise técnica da planilha de custos e que "a divulgação de novos valores deverá ser feita no veículo oficial de imprensa até a primeira quinzena de janeiro". A tarifa atual é de R$ 2,75.

Na capital do Piauí, Teresina, ainda não é certo o aumento da tarifa no transporte público. No dia 29 de dezembro, o Conselho Municipal de Transportes Coletivos de Teresina realizou reunião com empresários, trabalhadores e representantes da sociedade civil, propondo um reajuste de R$ 2,50 para R$ 2.83. A proposta ainda será analisada em novas reuniões da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) e, posteriormente encaminhada, para sanção da Prefeitura de Teresina.

Em Porto Alegre (RS), o pedido de aumento deve ser encaminhado pelas empresas a partir de fevereiro de 2016. Isto ocorre sempre após o dissídio dos rodoviários, como previsto pela legislação municipal. O último aumento foi sancionado em 19 de fevereiro de 2015. O valor atual da tarifa é de R$ 3,25.

Em Belém (PA), o reajuste da passagem de ônibus depende da homologação da prefeitura, que leva em consideração estudos de custo feitos pelo sindicato das empresas que oferecem o serviço e pela Superintendência de Mobilidade Urbana, que são avaliadas pelo Conselho Municipal de Transpiorte. Ainda não há previsão de quando o aumento pode ocorrer.

FONTE: DP E SEC DAS CIDADES

Vandalismo e Terror - Noite de quebra quebra na Presidente Kennedy 03/01/16 por volta das 20:00 .

Briga de Gangues no carro 6.302 na 6.820 agora a noite na altura de Peixinhos acabou em guerra de pedras quebrando várias Janelas e deixando vários feridos!!!



FOTOS CORTESIA: CORREIA JULIANO
Maior gritaria e muita gente tava nesse carro que fazia a linha 820 .
Segundo o nosso leitor e busologo, esses marginais , teve esse encontro por acaso,e o terror foi relatado pelos usuários.


fonte: Blog Grande Recife Mobilidade Pe

domingo, 3 de janeiro de 2016

Punição para a Empresa que suga do trabalhador e com isso desencadeia, o lado psicologismo e emocional.



Motorista de ônibus mal educado gera punição de 50 mil reais à Borborema.


A falta de urbanidade dos motoristas de ônibus, definição sutil para a má educação dos condutores em relação aos passageiros, pode custar caro para o transporte público de passageiros da Região Metropolitana do Recife. A Empresa Borborema, uma das 19 operadoras do sistema, foi condenada pela Justiça em Pernambuco a pagar a quantia de R$ 50 mil a uma passageira cega por danos morais. A usuária teria sido humilhada, constrangida e perseguida por um motorista da linha Setúbal–Conde da Boa Vista, em 2011.
Cabe recurso à sentença, dada em primeira instância pela juíza Dilza Christine Lundgren de Barros, da 8ª Vara Cível da Capital. Foi a magistrada, inclusive, quem definiu o valor a ser pago. Financeiramente, o ônus é da Borborema, mas moralmente o impacto recai sobre o transporte público da RMR, gerenciado pelo governo do Estado através do Grande Recife Consórcio de Transporte. Isso porque a chamada falta de urbanidade dos motoristas é uma das reclamações mais comuns feitas à central de atendimento do órgão.
Ela ocupa o terceiro lugar no ranking. Das 11.696 reclamações entre janeiro e o dia 29 de dezembro, 1.575 registros eram em relação à falta de urbanidade dos motoristas. E, desse total, 401 ligações foram de pessoas com deficiência, como a servidora pública federal Lucineia Rodrigues de Oliveira, autora da ação por danos morais contra a Borborema. Entre as queixas, a falta de urbanidade perde apenas para o não cumprimento do quadro de horário, com 3.778 ligações, e para a queima de parada, com 2.139 registros.
“Minha cliente sofreu muito e essa decisão tem muita importância por envolver o direito do consumidor, do deficiente visual e, sobretudo, em razão do conhecido tratamento dispensado pelas empresas de ônibus aos consumidores. Também levanta um aspecto importante, que é a necessidade de contínuo treinamento dos motoristas e demais funcionários das empresas para com os clientes cegos”, argumenta o advogado Oderson Acioli, que representa a passageira.
Tudo teria começado, como explica o advogado, em 2011, quando a servidora embarcou no coletivo da linha Setúbal–Conde da Boa Vista, na parada que existia em frente à Auditoria Militar, onde a vítima trabalhava. Ao entrar no veículo, o motorista exigiu a carteira de livre acesso – na época não estava implantado o VEM Livre Acesso, que permite ao beneficiário da gratuidade passar a catraca. “Ela não tinha conseguido renovar a carteira e tentou explicar ao motorista, que já foi destratando-a, aos gritos. Ela ainda se ofereceu para pagar a passagem, mas ele também não aceitou. Foi preciso outros passageiros intervirem para que ela permanecesse no veículo. Isso tudo sendo visivelmente cega, inclusive usando uma guia”, relata Acióli.
Os constrangimentos, segundo a versão da passageira, não pararam por aí. Se repetiram por 20 dias, até que ela conseguiu mudar de emprego e pouco tempo depois ir embora de Pernambuco. “Como o horário de saída era sempre o mesmo, frequentemente minha cliente pegava o motorista. O condutor começou a queimar a parada quando a via e a constrangê-la quando a mesma entrava no coletivo. Ela chegou a ser escoltada por militares, até que a situação ficou insustentável e os amigos do trabalho decidiram oferecer carona para por fim àquela situação humilhante”, conta.
Lucineia Rodrigues de Oliveira, entretanto, nunca personificou a ação. Não processou o motorista, apenas a Borborema. “Ela entendeu e entende até hoje que o condutor é tão vítima quanto ela. Que agiu daquela forma como resultado de uma jornada estressante, desumana, de cobranças e péssimas condições de trabalho”, explica Oderson Acioli. De fato, 2011 foi um ano de muitos flagrantes de uso indevido da gratuidade de livre acesso nos ônibus porque o sistema ainda não era eletrônico, com a exigência da validação da biometria digital. Por isso, a pressão das empresas sobre os operadores era grande para evitar as fraudes.
Procurada pela reportagem, a Borborema afirmou ainda não ter sido notificada da sentença e, por isso, não iria se pronunciar. Já o Grande Recife Consórcio explicou que se trata de uma relação privada e, por isso, não pode intervir. O que faz, como gestor, é autuar com baixas notas de avaliação as empresas conforme as denúncias feitas pelos usuários se comprovem. Entre janeiro e novembro deste ano foram 1.871 autuações.
fonte: Blog de Olho no Trânsito com Roberta Soares.

sábado, 2 de janeiro de 2016

Vandalismo Túnel da Abolição amanhece alagado neste sábado

Carros passavam com dificuldade no começo da manhã e o trânsito no local precisou ser interditado. / Foto: Edson J/via comuniQ
Carros passavam com dificuldade no começo da manhã e o trânsito no local precisou ser interditado.Foto: Edson J/via comuniQ
Motoristas que circulavam pelo bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife, foram pegos de surpresa na manhã deste sábado (2). Mesmo sem chuva durante a noite, o Túnel da Abolição amanheceu alagado e complicou o trânsito na rua Real da Torre. De acordo com a Secretaria de Cidades, atos de vandalismo teriam causado o problema, que acabou interditando a passagem.
Fios que fornecem energia para a bomba que faz o escoamento da água no túnel teriam sido roubados na noite do último dia 31. Neste sábado, a água chegou à altura de aproximadamente 50 cm no local. No começo do dia, os carros ainda passavam com dificuldade pelo local, que depois foi interditado e teve o trânsito desviado.
Por volta das 10h o problema foi solucionado por técnicos e a água começou a escoar. Às 11h, o trânsito foi liberado na área.
Em entrevista ao JC Trânsito em maio de 2015, o gerente de Obras da Secretaria das Cidades, Gustavo Gurgel, afirmou que medidas seriam tomadas para que a caixa onde fica o controle da bomba não ficasse mais exposta e acessível a terceiros. Oito meses depois, o problema ainda não foi resolvido e os motoristas ainda ficam sob risco de interdições como a que aconteceu neste sábado. Segundo a nota enviada pela Secretaria das Cidades, o Grande Recife ainda trabalha para que os cabos elétricos não fiquem expostos e, assim, não voltem a ser alvo de vandalismo.
vídeo do taxista Passarinho

fonte: JC Trânsito

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Lançamento - Caio traz informações oficiais sobre o novo Mondego

Modelo será destinado ao mercado externo. Primeira unidade é para o Chile.
Novo Caio Mondego. A princípio, apenas para exportação.
Novo Caio Mondego. A princípio, apenas para exportação.
Pesquisadores de transportes flagraram o ônibus no Brasil e logo houve muitas especulações não só entre os admiradores do setor, mas também profissionais, frotistas e demais fabricantes.
Muitas informações foram adiantadas por alguns destes profissionais.
Nesta segunda-feira, 14 de dezembro de 2015, a Caio Induscar enviou nota à imprensa especializada, como o Blog Ponto de Ônibus, sobre o novo veículo.
Trata-se da nova versão do Mondego preparado para chassis de motor traseiro, desenvolvido para o segmento urbano e voltado inicialmente para o mercado externo.
A primeira unidade foi adquirida para prestar serviços no Chile e foi encarroçada sobre chassi Mercedes-Benz.
De acordo com a Caio, o veículo possui 13,1 metros de comprimento e pode transportar até 88 pessoas entre sentadas e em pé.
Em nota, a empresa dá outros detalhes do modelo. A Caio não informou se pretende comercializar o veículo no Brasil:
A Caio Induscar está lançando para o mercado externo a nova versão do Mondego, veículo de motor traseiro, desenvolvido para o segmento urbano.
O urbano chega com linhas harmônicas e fortes. Com o objetivo de conciliar tecnologia com baixo custo de manutenção, vários itens foram projetados com essa finalidade, dentre eles: luz de posição dianteira em LED; espelho retrovisor fixado na coluna do veículo e arcos de roda compactados junto à carroceria.
Um grande diferencial do modelo é o conjunto óptico intercambiável entre outros modelos da marca Caio, diminuindo o custo de manutenção, reforçando a identidade da marca. Conta com porta tipo fole, para-brisa com nova curvatura para garantir maior visibilidade, novo cockpit e painel, entrada de ar forçada para a cabine do motorista, e placas de LED embutidas nos itinerários, o que facilita a visualização e aumenta a vida útil do componente.
O modelo possui rampas para facilitar o acesso de pessoas com necessidades especiais e espaço para acomodar cadeira de rodas, o que garante total acessibilidade.
As carrocerias possuem comprimento total de 13.150 mm e capacidade para transportar 32 passageiros sentados, incluindo portador de necessidades especiais, com lotação total de 88 pessoas.
fonte: OB com o reporter Adamo Bazani