segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Ato lembra 560 mortes que ocorreram no trânsito do Recife em 2014 Ameciclo instalou centenas de cruzes e algumas coroas de flores em gradil da Conde da Boa Vista

A ação marca o lançamento da campanha Basta de Mortes no Trânsito
Quem passou pela avenida Conde da Boa Vista na manhã desta segunda-feira (15) encontrou centenas de cruzes e algumas coroas de flores instaladas no gradil para simbolizar as 560 mortes que ocorreram no trânsito de Recife em 2014. A ação marca o lançamento da campanha Basta de Mortes no Trânsito, realizada pelo Observatório do Recife e a Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo) com apoio da Rede Meu Recife, CicloaAção e Frente de Lutas pelo Transporte Público.

O objetivo é chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de Recife. Os ativistas ressaltam que a maior parte das colisões e atropelamentos que acontecem todos os dias poderia ser evitada com mudanças na infraestrutura, na fiscalização e na educação.
A assessora de programas do Observatório do Recife, Lígia Lima, destacou que o Recife é a quarta cidade brasileira que mais mata no trânsito. De acordo com a Organização das Nações Unidas o valor máximo aceitável de mortes no trânsito é de 6 mortos por 100 mil habitantes até 2020.
 índice da cidade, baseado em dados de 2014 (os mais atuais que estão disponíveis) é de 24 mortes por 100 mil habitantes. Em 2014, 560 pessoas morreram no trânsito do Recife. Destes, 173 eram pedestres, de acordo com os dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS)
FONTE: FOLHA PE

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

assaltados na Região Metropolitana do Recife, em São Lourenço foram dois No Cabo de santo Agostinho, bandidos que estavam armados com espingardas calibre 12, balearam o motorista.

Foto: Ônibus Brasl
Nas últimas 24 horas, nove ônibus foram assaltados na Região Metropolitana do Recife. O primeiro caso aconteceu por volta das 6h15, dessa quinta-feira (11), na rua Arnaldo Rodrigues Chaves, no bairro da Muribara, em São Lourenço da Mata. Um ônibus da empresa Mobibrasil, que fazia a linha Parque/TI Camaragibe foi assaltado por três homens armados com revólveres roubaram a renda do veículo e pertences de passageiros.
Já no Cabo de Santo Agostinho, na localidade de Algodoás, um ônibus da Vera Cruz foi assaltado por três homens e uma pessoa ficou ferida. Eles estavam armados e portavam uma espingarda calibre doze de fabricação caseira e roubaram pertences dos passageiros, R$ 35 do cobrador e R$ 40 da renda. 
O motorista João José de Souza, de 42 anos, foi baleado no braço esquerdo, na altura do cotovelo. Ele foi levado para o Hospital Dom Helder Câmara, no Cabo. Ainda não se sabe o estado de saúde do paciente. 
Já no bairro do Penedo, também em São Lourenço da Mata, um ônibus da linha Parque Capibaribe/ Integração foi alvo de uma dupla encapuzada e armada até com espingarda doze, na manhã dessa quinta. Na ação, os homens levaram os pertences dos passageiros. 
No bairro de Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho, um coletivo da empresa São Judas Tadeu da linha Cajueiro Seco/ Pontezinha foi assaltado por três homens armados com revólveres que fugiram de motocicleta, após a investida. Na ação, eles roubaram R$ 107 da renda
Na Avenida Agamenon Magalhães, no bairro de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, um ônibus da empresa Metropolitana da linha TI Zumbi do Pacheco sofreu a investida de dois rapazes, que aparentavam ser menor de idade, com pistola, roubaram R$ 275 da renda do carro. 
Na Avenida Sul, no bairro de São José, na área central do Recife, um ônibus da empresa Metropolitana foi mais uma vez alvo de um homem armado, desta vez com um gargalo de garrafa, que roubou cerca de R$ 45 da renda. 
Na 4ª Etapa de Rio Doce, em Olinda, um ônibus da Borborema, da linha Barra de Jangada/ Rio Doce um homem armado com revólver levou os celulares do cobrador e do motorista e R$ 160 do veículo.
Na BR101 Sul, no Ibura, um ônibus da linha Barro/ Macaxeira foi assaltado por um homem armado com uma arma calibre 38 roubou R$ 165 da renda do carro. E em Rio Doce, Olinda, um coletivo da empresa Caxangá foi surpreendido por dois suspeitos que roubaram R$ 108 da renda do ônibus e pertences dos passageiros, cobrador e motorista. Com informações da Rádio Jornal do Comércio.
Fonte: Radio Jornal

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Assalto no Cabo ao onibus da Vera cruz, acaba em o motorista foi baleado

Até o momento não se sabe o estado de saúde do motorista o ônibus está na garagem esperando o IC pra fazer a perícia, e agora senhor Governador teve que um pai de família levar um tiro.
Em breve mais notícias sobre este caso.
Reportagem: Jailson Silva
Foto: cortesia via web Fabrizio Mastronelle
Circulação de trens é interrompida na Linha Sul do metrô do Recife
VLT que seguia para oficina descarrilou e bloqueou a passagem dos outros. Todas as estações da Linha Sul foram fechadas, sem previsão de retorno.
Fonte
Do G1 PE
No Terminal de Cajueiro Seco, os VLTs que seguem para o Cabo estão parados (Foto: Kety Marinho/ TV Globo)



Vltdescarrilou entre as estações Tancredo Neves e Aeroporto, a caminho da oficina em Jardim São Paulo (Foto: Arquivo/Kety Marinho/TV Globo)
O descarrilamento de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que seguia para oficina, ocasionou a paralisação da circulação dos trens da Linha Sul do Metrô do Recife, nesta quinta-feira (11). O incidente aconteceu por volta das 16h40 e todas as estações da Linha Sul foram fechadas, sem previsão para retorno, de acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Ainda segundo a CBTU, nove trens ficarão sem rodar, prejudicando 50 mil pessoas.
A companhia informou que o VLT não estava com passageiros no momento do acidente. Ele estava sendo recolhido para a oficina, em Jardim São Paulo, quando descarrilou numa zona de transferência entre as estações Tancredo Neves e Aeroporto, bloquenado a passagens de outros trens pelo local. A CBTU informou ainda que a Linha Centro funciona normalmente.
O Grande Recife Consórcio de Transporte informou que fez o remanejamento de linhas para atender os passageiros prejudicados pela paralisação da Linha Sul do metrô.
Fotos : cortesia leitor atualização 22:30


BLOG GRMPE -Após um ano, Copa do Mundo deixa poucos legados para Pernambuco, de lá pra cá nada mudou.

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

WIFI PRA TODOS NOS ÔNIBUS DO RECIFE


Recife prepara licitação para Wi-Fi em 3 mil ônibus



A empresa pública que gerencia o sistema de transporte público na região metropolitana de Recife, em Pernambuco, prepara a contratação de WiFi para cerca de 3 mil ônibus que rodam em 394 linhas administradas pelo Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT). 

O sistema já começou a funcionar em forma de experiência em 115 ônibus, que rodam em 14 linhas. A proposta em discussão é de que o edital garanta o fornecimento do serviço via permuta para uso de espaço publicitário nos ônibus – ou seja, sem custos para os passageiros ou para o Poder Público. 

Pelo sistema já em funcionamento, a ideia é ter conexões em 4G nos coletivos, ainda que o uso seja relativamente restrito. Ele permite conexões simultâneas de até 60 pessoas, mas não com taxa de transferência suficiente para grandes dowloads – nem é possível ver um filme, nem consegue ser acessada por quem está do lado de fora dos ônibus. 

Informações: Convergencia Digital

terça-feira, 9 de agosto de 2016

ACIDENTE EM IPOJUCA COM ONIBUS DA VERA CRUZ


Um acidente de ônibus deixou uma pessoa ferida, no início da madrugada desta terça-feira (9), na Rodovia PE-60, em Ipojuca, no Grande Recife. De acordo com policiais do 18º Batalhão da Polícia Militar, o coletivo bateu em um poste, atingiu a mureta de uma ponte e caiu em um córrego. Parte do veículo ficou pendurada.

O fato aconteceu logo depois da entrada da cidade, pouco depois da meia-noite. O ônibus da Empresa Vera Cruz fazia a linha Porto de Galinhas.

Com o acidente parte da região ficou sem energia.  A vítima teve o braço quebrado e foi levada para um hospital da cidade pelo serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu). Não há informações sobre o seu estado de saúde. Pelas redes sociais, a vítima informou que estava no hospital e que a família já tinha sido avisada do acidente.

Fonte: G1 Pernambuco.

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

LINHA 040 - CDU / B. VIAGEM / CAX TÊM SEU INICIO E COM SUA PRIMEIRA ALTERAÇÃO.


SEGUNDO FOI CONSTATADO ESTA LINHA SERIA SÓ COM O VEM, MAS A MOBIBRASIL E O GRCT RESOLVEU DEIXAR POR 15 DIAS A PRESENÇA DE COBRADOR E TAMBÉM VENDENDO O VEM COMUM JÁ CARREGADO COM 10,00 E MESMO ASSIM AS 7:25 DA MANHÃ JÁ ESTAVA SEO O CARTÃO PRA VENDER POIS OS USUÁRIOS JÁ TINHAM COMPRADO TUDO.

ATÉ O MOMENTO O QUE SE OUVIA ERAS OS USUÁRIO ELOGIANDO O CONFORTO E A UNUCA RECLAMAÇÃO ERA DE NÃO ACOPLAR AS ESTÇÃOES DE BRT, SE O POVO RECLAMAR ISSO PODE MUDAR.

FOTOS: JAILSON SILVA
FONTE: BLOG GRMPE

Homem morre e mulher fica ferida em atropelamento em trilho do metrô

Dupla circulava, de forma ilegal, entre Estações Aeroporto e Porta Larga.
Acidente aconteceu na noite de domingo (31); mulher está em hospital.


Estação de Tejipió está fechada neste segundo dia de paralisação (Foto: Katherine Coutinho/G1)CBTU faz alerta para proibição de circulação nas linhas férreas no Grande Recife  (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Um homem morreu e uma mulher ficou ferida em um atropelamento ocorrido no trilho do Metrô do Recife. O fato aconteceu na noite de domingo (31), entre as Estações Porta Larga e Aeroporto, na Zona Sul da capital pernambucana.
De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a dupla estava trafegando, de forma irregular, pelos trilhos, por volta das 20h30. Uma composição da Linha Sul atingiu o homem em cheio e ele morreu no local. A mulher seguiu para um hospital do Recife.
A CBTU lamentou a morte ocorrida no sistema, mas ressaltou a importância de a população cumprir as normas de segurança nas áreas de trilhos do trem e do metrô. Segundo a assessoria de comunicação, a Linha Sul  registra 270 viagens por dia, das 5h às 23h. Ou seja, a cada oito minutos, passar um trem.
Apesar de todos os alertas feitos pela companhia, as pessoas ainda insistem em pular muros, abrir buracos nas telas de proteção, circulam e atravessar as linhas férreas. No caso de domingo, a CBTU solicitou ao Instituto de Medicina Legal (IML) a realização de um exame toxicológico para saber o estado da vítima  e se ela havia consumido álcool ou drogas.
Problemas
Além de lidar com  pessoas circulando ilegalmente nas linhas férreas, o Metrô do Recife  enfrenta um problema grave; a violência nas áreas de embarque e desembarque. Em julho deste ano, uma mulher foi baleada depois de uma briga entre dois homens, nas imediações da Estação Central.

Após o ocorrido, o vendedor de pipocas precisou se explicar para os policiais ferroviários federais, mas foi liberado em seguida. O homem que atirou não foi identificado, mas as imagens das câmeras de segurança instaladas na Estação Central do Recife devem ajudar nas investigações
Segundo testemunhas, um ambulante que trabalhava no local vendendo pipocas teria assobiado para uma mulher no momento em que passava um casal. O homem, que estava armado, teria entendido que o assobio era direcionado para a sua companheira, efetuando o disparo em seguida.

O alvo do tiro conseguiu correr, mas a bala acabou atingindo uma mulher que estava à espera do ônibus no terminal integrado quando foi atingida na barriga. De acordo com a assessoria de imprensa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a vítima baleada tinha saído da Estação Central do Metrô do Recife.

FONTE: g1 PE

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sábado, 30 de julho de 2016

Ônibus e VLT batem no Centro do Rio

Ônibus e VLT batem no Centro do Rio

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O choque entre ônibus e VLT ocorreu próximo ao Aterro Foto: Daniel Marenco / Agencia O Globo / Agência O Globo
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Um ônibus e uma composição do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) colidiram, na noite desta sexta-feira, no Centro do Rio. Segundo testemunhas, um coletivo que faz o transporte de estudantes e funcionários da UFRJ bateu com o bonde após avançar um sinal vermelho no cruzamento entre o Aterro do Flamengo e a Avenida Presidente Wilson.
Frente do VLT ficou destruída
Frente do VLT ficou destruída Foto: Daniel Marenco / Agencia O Globo / Agência O Globo
A parte dianteira do VLT ficou destruída
A parte dianteira do VLT ficou destruída Foto: Lucas Gayoso
— Eu estava abastacendo no posto e só ouvi a freada. Por sorte, ninguém ficou ferido, porque o VLT estava vazio e o ônibus só tinha passageiros na parte dianteira — contou o motorista Igor Santos, de 33 anos, que enviou fotos do acidente para o WhatsApp do EXTRA (21 99644-1263).
O amassado na lataria do ônibus
O amassado na lataria do ônibus Foto: Lucas Gayoso
O motorista do ônibus, entretanto, nega que tenha avançado o sinal. Altair Aguilar Amaral, de 35 anos, afirma que estava parado no sinal quando o VLT bateu na lateral traseira do coletivo. O ônibus só tinha 3 passageiros no momento da batida. Ninguém ficou ferido.
Altair Aguilar Amaral, de 35 anos, motorista do ônibus
Altair Aguilar Amaral, de 35 anos, motorista do ônibus
A colisão aconteceu pouco depois das 21h. Trinta minutos após a batida, ainda de acordo com testemunhas que presenciaram o ocorrido, nem o Corpo de Bombeiros nem a Polícia Militar haviam chegado ao local, mas alguns técnicos já avaliavam o estrago. O VLT começou a circular no início de junho e esse é o primeiro acidente envolvendo os novos bondes e outro automóvel.
Acidente aconteceu por volta das 21h, no Centro do Rio
Acidente aconteceu por volta das 21h, no Centro do Rio Foto: Lucas Gayoso
Dianteira destruída do VLT
Dianteira destruída do VLT Foto: Lucas Gayoso
A dianteira destruída do VLT
A dianteira destruída do VLT Foto: Foto do leitor / Igor Santos

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Grande Recife Transporte Serviços Imprensa Fale Conosco Notícia publicada em 29/07/2016 | 14:58 LINHA 040 – CDU/BOA VIAGEM/CAXANGÁ PASSA A OPERAR COM ÔNIBUS ARTICULADO

Os usuários da linha 040 – CDU/Boa Viagem/Caxangá ganharão mais conforto em suas viagens. A partir da próxima segunda-feira (1º), a linha passa a contar com 14 veículos articulados com ar-condicionado em sua operação. A novidade irá trazer mais comodidades aos passageiros, pois se trata de um veículo maior e mais moderno.
Esta linha atende cerca de 10 mil usuários por dia e realiza diariamente 75 viagens circulando por grandes corredores da Região Metropolitana do Recife como a Rodovia BR-101, Av. Recife, Av. Conselheiro Aguiar, Av. Governador Agamenon Magalhães e Av. Caxangá.
Para mais informações os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente no 0800.081.0158. 
fonte: site GRCT



quinta-feira, 28 de julho de 2016

LINHAS TERÃO ALTERAÇÃO DE ITINERÁRIO COM PROIBIÇÃO DE GIRO A ESQUERDA NA AV. NORTE

 Companhia de Transito e Transporte da Prefeitura do Recife (CTTU) proibirá, a partir do próximo sábado (30), os giros à esquerda para os veículos que trafegam pela Av. Cruz Cabugá e queiram acessar à Av. Norte. A alteração será válida tanto no sentindo cidade/subúrbio quanto no sentido subúrbio/cidade. 

A mudança trará alteração de itinerário para 12 linhas de ônibus do Grande Recife que trafegam pelo local e que realizavam o giro a esquerda. A parada seletiva nº 180105, localizada na Av. Cruz Cabugá, no lado oposto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, antes da esquina com a Rua Vinte e Quatro de Agosto, que é atendida pelas linhas que têm como destino a Av. Norte, será remanejada para a  Rua Vinte e Quatro de Agosto.

Confira abaixo como ficará o trajeto dessas linhas:

517 - Córrego do Inácio 
532 – Casa Amarela (Cabugá)
611 - Alto José do Pinho
612 - Morro da Conceição 
622 - Vasco da Gama (Cabugá) 
631 - Nova Descoberta 
632 - Alto do Refúgio
645 - TI Macaxeira (Av. Norte)  
714 - Alto José Bonifácio (Av. Norte) 
717 - José Amarino dos Reis 
742 - Linha Do Tiro 
812 - Sítio Novo (Av. Norte) – Ida Cruz Cabugá - Volta Encruzilhada

Sentido cidade/subúrbio:  ...Av. Cruz Cabugá, Rua Vinte e Quatro de Agosto, Av. Norte...

No sentido subúrbio/cidade, apenas a linha 107 – Circular (Cabugá/Prefeitura) que faz o percurso Av. Cruz Cabugá, Av. Norte, terá alteração e passará a fazer o seguinte itinerário: ...Av. Cruz Cabugá, Rua Pedro Afonso, Rua Treze de Maio, Av. Norte...

Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158.
Fonte: Site GRCT

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Equipe feminina de hóquei da Holanda usa BRTs para ir ao local dos Jogos Hospedada no Recreio, equipe dispensou transporte oficial para chegar ao Parque Olímpico

A equipe da Holanda viaja no Transolímpico: percurso entre Recreio e Deodoro levou cerca de 40 minutos - Luiz Ernesto Magalhães
RIO - Depois de consultar mapas na internet, o treinador de goleiras da seleção feminina de hóquei sobre a grama da Holanda, Simon Zijo, não teve dúvidas. Como a delegação está hospedada há mais de uma semana num condomínio no Recreio dos Bandeirantes, ele decidiu dispensar o transporte oficial e enfrentar o BRT para levar parte de sua equipe ao Parque Olímpico de Deodoro, onde fariam um reconhecimento do local das competições.
A viagem de 40 minutos foi tranquila. O grupo, que carregava equipamentos esportivos, embarcou na estação Guignard, do BRT Transoeste, em meio a outros passageiros, a maioria gente que seguia para o trabalho. Desceu duas paradas depois. Sem parar sequer para pedir informações aos funcionários da Riotur que estavam num posto na estação, a equipe fez baldeação para o BRT Transolímpico.
— Não foi difícil usar o transporte público. A viagem foi bem tranquila — afirmou Simon.
O treinador não escondeu a surpresa ao saber que, antes da implantação do BRT Transolímpico, o trajeto até Deodoro poderia levar até duas horas. Por enquanto, o corredor exclusivo está restrito à família olímpica, a credenciados e a espectadores com ingressos. A população só terá acesso ao novo sistema após a Olimpíada, no fim de agosto.
O técnico ainda não sabe se, durante os Jogos, usará o transporte oficial disponível para atletas ou o BRT. Mas, durante os treinos, ele garantiu que irá para Deodoro no ônibus do Transolímpico. Sem entrar em detalhes, disse ainda que a decisão de manter a equipe numa casa no Recreio não tem relação com as condições dos apartamentos da Vila dos Atletas.
Além do sistema de BRTs já em funcionamento na cidade para toda a população, duas linhas especiais para o público olímpico estão em operação: Recreio-Vila Militar e Jardim Oceânico-Terminal Olímpico (Centro Olímpico), que têm circulado com poucos passageiros. Outros quatro trajetos vão entrar em operação na semana que vem.

Cariocas e turistas que vão assistir a competições no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, terão duas estações do BRT para desembarcar, mas será preciso caminhar cerca de dois quilômetros a pé até as arenas. Por medida de segurança, o terminal construído bem em frente ao complexo esportivo ficará fechado durante o evento. O objetivo é evitar aglomerações perto dos acessos aos locais de provas. A mesna estratégia foi adotada em Londres, durante os Jogos de 2012.
Após a Olimpíada, o terminal será aberto ao público como uma grande estação de integração de três BRTs: Transcarioca (Barra-Aeroporto), Transoeste (Jardim Oceânico-Campo Grande e Santa Cruz) e Transolímpico (Recreio-Deodoro).
O consórcio do BRT acredita que, mesmo com o aumento do número de visitantes na cidade, o sistema vai absorver a demanda sem sobrecarga. Até o fim desta semana, a prefeitura conclui as obras de expansão do Terminal Alvorada, na Barra, um dos maiores da cidade, que passará a ter mais pontos de embarque dos ônibus articulados.
Para embarcar nas linhas especiais, o passageiro terá que apresentar ingresso para uma das competições e pagar a tarifa com o RioCard Olímpico, que custa de R$ 25 (para o uso ilimitado por um dia) a R$ 160 (por sete dias seguidos). Nos serviços normais de BRT, o usuário paga R$ 3,80.
— Os Jogos vão coincidir com o período de recesso escolar. Muitos responsáveis por esses alunos também vão aproveitar para tirar férias. Por isso, a demanda de usuários pelo serviço no dia a dia vai diminuir. Por outro lado, teremos o público olímpico para compensar — disse a diretora de Relações Institucionais do BRT, Suzy Baloussier.
No entanto, ainda há o que ser feito nas estações. No terminal de integração do Transolímpico, entre as avenidas Salvador Allende e Abelardo Bueno, na Barra, falta sinalização. O usuário que desembarca ali fica perdido ao procurar a passagem subterrânea que leva, por exemplo, à plataforma dos do BRT. A prefeitura informou que ainda vai instalar placas especiais. Atualmente, o total de usuários dos BRTs chega a 450 mil por dia.
Fonte: O Globo

OBRA ALTERA PARADA NA AV. CONDE DA BOA VISTA

A Avenida Conde da Boa Vista, no centro do Recife, terá um trecho da via interditado pela a Prefeitura do Recife, a partir da próxima quarta-feira (27). O serviço de troca de placas de concreto será realizado no sentido cidade/subúrbio, em frente à parada nº180309, Estação Padre Inglês e deverá durar 20 dias. 


Com essa interdição, o Grande Recife irá implantar uma parada provisória na calçada na Av. Conde da Boa Vista, em frente ao Edf. Reina, nº1288, um pouco antes do cruzamento com a Rua Oswaldo Cruz/Rua Gonçalves Maia para atender as linhas que paravam nos pontos da Estação Padre Inglês. Devido a mudança, todo o trecho da Av. Conde da Boa Vista, no sentido cidade/subúrbio, compreendido entre a Rua da Soledade e a Rua Dom Bosco, será misto, ou seja, compartilhado entre os automóveis particulares e os ônibus do STPP/RMR.


Confira abaixo as linhas que atendem a Estação Padre Inglês e passarão a parar no ponto provisório:

014 – Brasília (Conde Da Boa Vista)
032 – Setúbal (Conde da Boa Vista)
042 – Aeroporto (Opcional)
053 – Shopping RioMar (Opcional)
061 – Piedade
071 – Candeias
100 – Circular (Conde da Boa Vista/Prefeitura)
101 – Circular (Conde da Boa Vista/Rua do Sol)
121 – Vila da Sudene
168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)
243 – Vila Dois Carneiros
313 – San Martin (Abdias de Carvalho)
314 – Mangueira
315 – Bongi
321 – Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho)
324 – Jardim São Paulo (Piracicaba)
331 – Totó (Jardim Planalto)
341 – Curado I
346 – TI TIP (Conde da Boa Vista)
413 – Avenida do Forte
414 – Torre
415 – Sítio das Palmeiras
416 – Roda de Fogo
421 – Torrões
422 – Monsenhor Fabrício
423 – Engenho do Meio
425 – Barbalho (Detran)
431 – Cidade Universitária
432 – CDU (Várzea)
433 – Brasilit
437 – TI Caxangá (Centro)
516 – Casa Amarela (Nova Torre)
521 – Alto Santa Isabel
524 – Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)
531 – Casa Amarela (Rosa e Silva)
624 – Brejo
644 – Largo do Maracanã
726 – Alto Santa Terezinha (Conde da Boa Vista)
731 – Beberibe (Espinheiro)
1981 – Rio Doce (Conde da Boa Vista)
2446 – UR-07
fonte: GRCT site
Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. 

segunda-feira, 25 de julho de 2016

BRT Via Livre 87% de satisfação e ai com todos esses problemas dar para acreditar? Deixe suas opiniões nos comentários.


A REDE

Raio x do BRT Via Livre:

41 é o total de estações em operação nos dois corredores
33 estações já sofreram algum tipo de dano
R$ 144 mil é o custo de reposição dos materiais
R$ 2 milhões foi o custo de construção de cada estação de BRT
R$ 22 mil é o custo para manter cada estação em operação

Corredor Norte/Sul hoje:
66 mil usuários por dia
26 estações em funcionamento
75 veículos
8 linhas operam no corredor:
TI PE-15 (PCR) - 5 veículos fazem 57 viagens diárias
TI PE-15 (Dantas Barreto) - 4 veículos fazem 47 viagens diárias
TI Pelópidas (Dantas Barreto) - 12 veículos fazem 81 viagens diárias
TI Pelópidas (PCR) - 18 veículos fazem 178 viagens diárias
TI Igarassu (PCR) - 14 veículos fazem 79 viagens diárias
TI Pelópidas/TI PE-15 - 2 veículos fazem 40 viagens diárias
TI Abreu e Lima (Dantas Barreto) - 7 veículos fazem 56 viagens diárias
TI Abreu e Lima (PCR) - 13 veículos fazem 99 viagens diárias

Corredor Norte/Sul quando estiver concluído:
160 mil usuários por dia
26 estações no total
123 veículos, sendo 90 BRTs
26 km/h será a velocidade média dos coletivos
37,9 km será a extensão do corredor

Corredor Leste/Oeste:

63 mil usuários por dia
15 estações em funcionamento
47 veículos
3 linhas operam no corredor:
Camaragibe (Centro) - 16 veículos fazem 121 viagens diárias
Camaragibe/Derby - 18 veículos fazem 136 viagens diárias
TI Caxangá (Centro) - 13 veículos fazem 130 viagens diárias

Corredor Leste/Oeste quando estiver concluído:
140 mil usuários por dia
26 estações no total
100 veículos, sendo 96 BRTs
7 linhas devem operar no corredor
24 km/h será a velocidade média dos coletivos
12,3 km será a extensão do corredor


A promessa inicial era para a Copa do Mundo de 2014. Os prazos de entrega das obras do BRT Via Livre, que circula na Região Metropolitana do Recife, no entanto, foram prorrogados tantas vezes que as Olimpíadas Rio 2016 vão passar sem que Pernambuco veja os corredores Norte-Sul e Leste-Oeste concluídos. Para os próximos meses deste ano, a Secretaria das Cidades já avisou: nenhuma obra pendente ficará pronta.

A situação mais preocupante é a do Corredor Leste-Oeste, que liga Camaragibe ao Centro do Recife. Cerca de 80% do previsto foi entregue, mas o contrato para construção dos equipamentos do corredor foi rescindida pelo consórcio Mendes Jr./Servix. Pela quebra de contrato, as empresas foram multadas em R$ 31 milhões; penalidade máxima prevista em casos como esse.

Das 26 estações planejadas para o corredor, 15 funcionam atualmente. Pelo Leste-Oeste, 63 mil usuários são transportados por dia útil. A Estação Benfica, localizada na rua homônima, é o símbolo do abandono do corredor. As obras não foram concluídas e, hoje, abrigam restos de madeira, lixo e até fezes humanas. “É uma vergonha ver esta situação. Essa estação podia ser útil a muitas pessoas. E disseram que era para a Copa. Que Copa? De 2018?”, criticou o aposentado Antônio Lopes, 79 anos.  

Depois de o contrato do Leste-Oeste ser suspenso, a Secretaria das Cidades licitou e contratou a empresa de projetos Policonsult para fazer os levantamentos dos serviços remanescentes. Depois que a empresa finalizar a auditoria, será efetuada uma nova licitação de obras para contratar uma construtora para finalizar os trabalhos até 2017.
estação Benfica na Madalena
A licitação para concluir a obra da Benfica está prevista para ser lançada no próximo mês. Entre os serviços ainda pendentes estão as estações na avenida Conde da Boa Vista (previsão para licitar em janeiro de 2017); terminais da terceira  e quarta perimetral (licitação em setembro de 2016)  e a conclusão de obras do Túnel da Abolição (previsão para abertura do processo licitatório em outubro de 2016).

No Corredor Norte-Sul, a situação é melhor, mas ainda longe do ideal. Do total de 29 estações previstas, ele funciona atualmente com 27 estações. A mais recente é a Estação Complexo de Salgadinho. No entanto, a estrutura funciona rodeada de um canteiro de obras. Também falta sinalização. “Mesmo com as deficiências, a estação está ajudando muito quem mora ou passa por aqui. Deixo meus filhos no Cemo (Centro de Educação Musical de Olinda, que fica quase em frente à estação) e acho o BRT mais seguro e confortável”, opinou a auxiliar administrativo Ednalva Santos, 42. 


A obra da passarela Peixe Agulha, também do Norte-Sul, tem previsão de conclusão até o próximo mês. Já a estação Parque Memorial deve ser licitada em setembro. A estação Mercado de Santo Amaro, que tem investimento estimado em R$ 2,5 milhões, só deve ser licitada em abril de 2017. Já foram investidos R$ 156 milhões no Corredor Norte/Sul e R$ 136,5 milhões no Leste/Oeste.

fonte: Diário Pernambuco