segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

#Carnaval2018 - Noite para os Tambores Silenciosos muda o itinerário da linha 1971 - Amparo

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foto/arquivo blog

Hoje,segunda-feira (05), a Prefeitura de Olinda interdita um trecho da Estrada do Bonsucesso para a realização da Noite para os Tambores Silenciosos. A celebração, que reúne grupos de cultura e religião afro, acontece no Sítio Histórico da Cidade, das 20h às 00h. Por isso, o Grande Recife muda o itinerário da linha 1971 – Amparo que, durante o evento, fará o percurso via Rosário. Acompanhe abaixo as modificações:

Terminal/ponto de retorno:
...Estrada do Bonsucesso, Rua Dom Bonifácio Jancem, Avenida Mário Melo, 3ª Travessa Saudade, Avenida Saudade, Travessa Bartolomeu de Medeiros, Rua Nossa Senhora de Guadalupe...

Ponto de retorno/terminal:
...Avenida Pan Nordestina, Rodovia PE-15, Rua Leucio Marques de Almeida, Avenida Saudade, 3ª Travessa Saudade, Avenida Mário Melo, Rua Dom Bonifácio Jancem, Estrada do Bonsucesso...

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domingo, 4 de fevereiro de 2018

BRT NORTE SUL HOJE FORA DE OPERAÇÃO

Devido as prévias em Olinda, os BRT do corredor Norte Sul não operaram neste domingo, voltando ao normal na segunda feira 05/02/18.
Atenção as linhas reativadas com ônibus padrão para substituir os Brts.
foto/arquivo do blog
Está medida é necessária devido as depredações dos ônibus que os foliões que, em vez de se divertirem, eles quebram e destroem os ônibus.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

LINHA CIRCULAR (Príncipe) TEM ITINERÁRIO MODIFICADO NESTE SÁBADO (3)

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foto : Guto Castro / Arquivo Blog GRMPE
A linha 116 - Circular (Príncipe) passará a atender a Praça do Derby e Av. Agamenon Magalhães a partir deste sábado (3). A mudança da linha vai ocorrer para atender os uruários da Av. Caxangá que pretendem seguir para Rua do Príncipe, uma vez que no mesmo dia, a linha 2460 - TI Camaragibe (Príncipe) terá sua operação encerrada. Com isso, esse percurso poderá ser feito por meio da integração temporal com o BRT do Corredor Leste/Oeste, na Praça do Derby.
Os usuários poderão embarcar em qualquer linha do BRT do Corredor Leste/Oeste e desembarcar na Estação Derby, fazendo a integração temporal com a linha 116 - Circular (Príncipe), sem pagar outra passagem, por meio da integração temporal. É importante ressaltar que o passageiro tem acesso ao serviço pagando a passagem apenas através do Cartão VEM.

Com a mudança no itinerário da linha 116 - Circular (Príncipe), a linha passa a circular também aos domingos e feriados. Confira:
Sentido terminal/ponto de retorno:
Terminal Integrado Recife, Rua Floriano Peixoto, Rua do Peixoto, Pça. as 5 Pontas, Pça. Frei Caneca, Av. Sul, Cais de Santa Rita, Terminal de Passageiros Santa Rita, Av. Martins de Barros, Rua 1º de Março, Pça. da Independência, Av. Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Rua da Aurora, Rua João Lira, Av. Visc. de Suassuna, Rua Gouveia de Barros, R. Álvares de Azevedo, R. dos Palmares, R. Dr. Carlos Chagas.
Sentido ponto de retorno/terminal:
Av. João de Barros, Rua da Hora, Rua 48, Av. Gov. A. Magalhães, Acesso a pista Oeste (2ª Agulha, em frente ao nº 3.158) da Av. Gov. A. Magalhães, Pça. do Derby, R. Amauri de Medeiros, R. Jenner de Souza, R. Amaro Bezerra, R. das Creolas, Av. Rui Barbosa, Av Gov. A. Magalhães (pista Leste), Av. Montevidéu, R. Tabira, Av. João de Barros, R. do Príncipe, R. Princesa Isabel, Ponte Princesa Isabel, R. do Sol, R. F. Peixoto, Terminal Integrado Recife.
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fonte: GRCT

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

LINHAS NA AV. CAXANGÁ TÊM MUDANÇAS NA OPERAÇÃO


O Grande Recife modificará a operação da linha de BRT 2443 - EBRT (BR-101)/Derby a partir deste sábado (3). Ela passará a se chamar 2443 - EBRT (BR-101)/TI Joana Bezerra e terá seu itinerário prolongado. A linha só aceitará o pagamento pelo Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), com tarifa de R$ 3,20. Com a mudança, o Terminal Integrado Joana Bezerra passará a ser o ponto de retorno da linha.
A 2443 - EBRT (BR-101)/TI Joana Bezerra continuará a realizar integração temporal - na qual os usuários podem pegar duas linhas, no intervalo de duas horas, pagando apenas uma passagem - com oito linhas que circulam na Avenida Caxangá. São elas: 2413 - Av. do Forte/TI III Perimetral, 2415 - Sítio das Palmeiras/TI III Perimetral, 2416 - Roda de Fogo/TI III Perimetral, 2421 - Torrões/TI III Perimetral, 2422 - Monsenhor Fabrício/TI III Perimetral,  2423 - Engenho do Meio/EBRT Caiara, 2425 - Barbalho (Detran)/EBRT BR-101 e 2433 - Brasilit/EBRT BR-101. O Grande Recife lembra que a integração temporal só é válida para aqueles que utilizam o cartão VEM.
Os usuários que utilizam essas linhas poderão se deslocar até o Terminal Integrado Joana Bezerra pagando o valor de apenas uma passagem, e de lá integrar com outras linhas que circulam pela Região Metropolitana do Recife, além do metrô. A linha irá operar com cinco veículos, dois a mais que atualmente. Ela circulará aos sábados e domingos, além dos dias úteis.
É importante que o usuário fique atento, pois essa linha só atenderá as estações de BRT durante o itinerário. Entre a estação de BRT Derby e o Terminal Integrado de Joana Bezerra, essa linha realizará o percurso de forma expressa, sem atender as paradas. Confira o novo itinerário da linha 2443 - EBRT (BR-101)/TI Joana Bezerra:
Terminal/Ponto de retorno:
Av. Historiador J. Emerenciano, R. Ministro João Alberto, Av. Caxangá, R. Benfica, Ponte Estácio Coimbra, R. Dr. Severino Pinheiro, Praça do Derby, Av. Gov. Agamenon Magalhães, Ponte José de Barros Lima, Contorno Academia da Cidade, R. Jaraguari, R. Conceição de Macabu, R. Ibiporã, Av. Central, Cont. Posto de Saúde, R. Conceição de Macabu, TI Joana Bezerra (ponto de retorno);

Ponto de retorno/terminal:
TI Joana Bezerra, R. Conceição de Macabu, R. Jaraguari, Contorno Academia da Cidade, Av. Beira Rio, Ponte J. de Barros Lima, Av. Gov. Agamenon Magalhães, acesso a pista local da Av. Gov. A. Magalhães na 2ª agulha, pista local da Av. Gov. A. Magalhães, R. Henrique Dias, Rua D. Bosco, Av. Gov. C. de L. Cavalcanti, Praça do Derby, Rua Dr. Severino Pinheiro, Ponte Estácio Coimbra, Rua Benfica, Av. Caxangá, Av. Luís de Lacerda, Av. Historiador J. Emerenciano (terminal).
Mudança na linha - Na segunda-feira (5), a linha 2431 – Cidade Universitária terá seu itinerário modificado e contará com um novo local de miniterminal, passando para o Jardim Santa Helena. Além disso, a linha integrará com a Estação de BRT (BR-101). Com a alteração da linha 2443 – EBRT (BR-101)/TI Joana Bezerra, os usuários da Cidade Universitária que quiserem se deslocar até a Ilha do Leite poderão pegar a linha 2431 – Cidade Universitária/ EBRT (BR-101),  descer na Avenida Caxangá para pegar o BRT 2443 – EBRT (BR-101)/TI Joana Bezerra realizando integração temporal e, no Terminal Integrado Joana Bezerra, integrar com a linha 104 – Circular (Imip).
A linha 2431 - Cidade Universitária/ EBRT (BR-101) continuará operando com dois veículos, com 50 viagens previstas nos dias úteis. Nos sábados, domingos e feriados, a linha não opera. Confira o novo itinerário da linha 2431 - Cidade Universitária/ EBRT (BR-101):
Terminal/Ponto de retorno:
Av. Min. João Alberto, Av. Hist. Jordão Emereciano, Av. Luís de Lacerda, Rua. Min. João Alberto, R. Gal.Polidoro, Av. Prof. Artur de Sá, BR-101, Av. Reitor J. Amazonas, Av. da Arquitetura, Av. Jorn. Aníbal Fernandes, Av. dos Reitores, BR-101, Av. Prof. Luiz Freire (ponto de retorno).
Ponto de retorno/terminal:
Av. Prof. Luiz Freire, R. Acadêmico Hélio Ramos, R. Prof. Artur de Sá, BR-101, Girador da Reitoria, BR-101, Retorno sob o viaduto, BR-101, R. João S. Menezes, Av. Prof. Chaves Batista, Av. Caxangá, R. João S. Menezes, Av. Prof. Chaves Batista, R. Paul Harris, Av. Prof. MuzaHazin, Av. Luís de Lacerda, Av. Min. João Alberto (terminal).
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fonte : GRCT 

Justiça mantém suspensão do aumento das passagens de ônibus no Grande Recife

O aumento só poderá ser aplicado após eleição dos conselheiros representantes da sociedade civil em conferência

Matéria do JC Online
A decisão foi do juiz da quarta vara da Fazenda Pública, Djalma Adrelino Nogueira Junior
A decisão foi do juiz da quarta vara da Fazenda Pública, Djalma Adrelino Nogueira Junior
Foto: Guga Matos/JC Imagem
O aumento das passagens de ônibus na Região Metropolitana do Recife (RMR) não poderá ser aplicado até que ocorra a eleição de conselheiros representantes da sociedade civil do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), que tiveram o mandato encerrado no ano passado. Esta foi a decisão do juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública, Djalma Adrelino Nogueira Junior, proferida na última segunda-feira (29).
Segundo o juiz, o aumento das passagens pode ser discutido e deliberado, mas não poderá ser aplicado. Na última sexta-feira (26), o Centro Popular de Direitos Humanos (CPDH) e a Rede de Articulação pela Mobilidade (Ramo) protocolaram uma petição "denunciando a irregularidade da recondução de conselheiros representantes da socidade civil do CSTM na reunião do dia 19 de janeiro", diz nota enviada pela Ramo e pelo CPDH.

Os movimentos alegam que a recondução dos conselheiros só pode ser realizada mediante eleição em conferência específica. No dia 19 de janeiro, o CSTM realizou uma reunião, na sede da secretaria das Cidades, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife, que prorrogou os mandatos dos conselheiros representantes dos usuários e estudante, além de criar um grupo de trabalho para a elaboração e a execução da 3ª Conferência Metropolitana de Transportes.
Em nota, o Grande Recife Consórcio de Transporte informou que enviou todas as informações solicitadas pelo juiz dentro do prazo legal. Confira a íntegra da nota do órgão:


O Grande Recife Consórcio de Transporte informa que enviou, dentro do prazo legal, todas as informações solicitadas pelo juiz da 4º Vara da Fazenda Pública da Capital, Djalma Andrelino Nogueira Junior, cabendo somente a ele aceitar ou solicitar mais informações. O Consórcio informa ainda que só se pronunciará a respeito do caso na Justiça, quando assim for necessário.

Decisão

"Mantenho a tutela cautelar concedida nos autos, esclarecendo, contudo, que não houve e não há vedação a que se delibere e aprove qualquer eventual aumento das passagens, restando, entretanto, suspensa sua aplicação enquanto permanecerem os efeitos da medida aqui concedida. Intime-se", diz a decisão do juiz Djalma Adrelino Nogueira Junior.

Ação popular

Em decisão que suspendia qualquer reajuste definido em reunião do CSTM, o juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública, Djalma Adrelino Nogueira Júnior, havia reconhecido a "ilegitimidade dos conselheiros" do CSTM, visto que teriam sido eleitos em 2015 para um mandato de dois anos. A decisão ocorreu no início do mês de janeiro e, devido a ela, foi convocada uma reunião do conselho na sexta-feira (19) para que houvesse a prorrogação dos mandatos dos conselheiros até que fosse marcada uma nova Conferência Metropolitana de Transporte.

Aumento

O pedido do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) é de que o aumento no valor das passagens de ônibus seja de 11,02%. Com isso, o anel A (utilizado por mais de 80% dos passageiros) pularia de R$ 3,20 para R$ 3,55. Já o anel B sairia de R$ 4,40 para R$ 4,90; o D, de R$ 3,45 para R$ 3,85 e o G de R$ 2,10 para R$ 2,35.

Jaílson Silva do Blog GRMPE

MUNDO Jovens brasileiros comandam painel sobre mobilidade urbana na ONU

É a quarta vez que o Brasil envia representantes ao Fórum da Juventude, evento anual que reúne mais de 500 jovens de todo o planeta para discutir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU
Daniel Saraiva, estudante representante brasileiro no Fórum da Juventude das Nações Unidas
Daniel Saraiva, estudante representante brasileiro no Fórum da Juventude das Nações UnidasFoto: Unodc
Representantes do Brasil no Fórum da Juventude das Nações Unidas, os estudantes Lorenna Vilas Boas (19 anos) e Daniel Saraiva (24 anos) presidiram nesta quarta-feira (31), na sede da ONU, em Nova York (EUA), uma sessão temática sobre mobilidade urbana e sustentabilidade na América Latina. É a quarta vez que o Brasil envia representantes ao Fórum da Juventude, evento anual que reúne mais de 500 jovens de todo o planeta para discutir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Os dois brasileiros são participantes do Programa Embaixadores da Juventude, iniciativa da sede brasileira do Escritório sobre Drogas e Crime das Nações Unidas (UNODC), com apoio da Caixa Seguradora. O projeto já capacitou 75 jovens brasileiros de baixa renda no debate sobre a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, documento da ONU que reúne 17 objetivos globais e mais de 160 metas a serem atingidas ao longo da próxima década pelos países.

Este ano, o Fórum da Juventude, iniciado ontem (30), teve como tema central o papel dos jovens na construção de cidades e de áreas rurais mais sustentáveis e resilientes, discutindo soluções para que as comunidades sejam capazes de se adaptar e crescer mesmo diante de desastres naturais ou problemas como ineficiência dos transportes públicos, violência e desemprego.

Apesar de o Brasil contar anualmente com representantes no Fórum Juventude, foi a primeira vez que o país presidiu uma atividade temática no evento, a partir da iniciativa do escritório local da UNODC. “São espaços como que esse que a gente consegue ver em detalhes os problemas concretos enfrentados pela juventude. Além disso, também foi a primeira vez que conseguimos um debate com foco específico na América Latina, o que geralmente não ocorre em eventos globais como esse”, explica Rodrigo Araújo, assessor do escritório brasileiro da UNODC.

Segundo Araújo, que foi o mediador do debate em Nova York, apesar de ser um dos principais problemas da América Latina, o debate sobre mobilidade urbana também atraiu a participação de jovens de países como Espanha, Canadá e França, que também compartilharam suas experiências. Da região, participaram representantes da Argentina, Colômbia e Peru.

Mobilidade
A definição do tema foi uma escolha dos 75 jovens brasileiros atendidos pelo programa Embaixadores da Juventude. “Quando decidimos abordar esse tema, a escolha surgiu de forma praticamente consensual. Éramos jovens de diferentes regiões e estados do país, mas compartilhando do mesmo problema de mobilidade urbana, especialmente nas regiões periféricas das grandes cidades, onde vivemos”, afirma Lorenna Vilas Boas, estudante de engenharia elétrica na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e moradora de Candeias, cidade da região metropolitana distante cerca de 50 quilômetros de Salvador.

“A juventude é o segmento da sociedade que mais usa o transporte público, porque precisamos nos locomover diariamente para a escola, faculdade, para atividades culturais as mais diversas, mas a gente se vê impedido de exercer esse direito. Já perdi as contas de quantas vezes eu deixei de ir a manifestações culturais simplesmente porque eu não contava com sistema de transporte público de qualidade. Isso interfere, inclusive, na nossa sensação de pertencimento, parece que a gente não pertence à cidade onde mora”, critica Lorenna.

Para Daniel Saraiva, morador do Gama, cidade do Distrito Federal distante 30 quilômetros de Brasília, o transporte público, apesar de ser um fator-chave para o desenvolvimento de qualquer país, ainda é algo caro, inseguro e insuficiente no Brasil e no restante da América Latina, especialmente para a população mais pobre e que vive nas periferias.

"É possível criar ciclofaixas e faixas exclusivas para ônibus, além de calçamento e adequação urbana nas periferias, mas essas políticas só são levadas às zonas centralizadas e privilegiadas das grandes cidades", analisa. No seu trabalho de mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde estudou comunidade do Sol Nascente, periferia de Brasília, Daniel verificou que as políticas de mobilidade urbana nessas regiões, na maioria das vezes, se limitam ao asfaltamento e outras medidas pontuais.

Políticas públicasA participação no Fórum da Juventude também abriu os olhos de Lorenna e Daniel para a necessidade de inclusão dos jovens na definição das políticas públicas em geral, incluindo a de mobilidade urbana. “É fundamental empoderar a juventude para participar da promoção de políticas públicas, e espaços como esse fortalecem essa necessidade”, salienta Daniel. “Eu acredito muito no poder que a tecnologia e o planejamento podem proporcionar, mas para isso a gente precisa investir em inovação, e inovação só pode florescer de verdade levando em conta o papel da juventude, com acesso à educação e conhecimento”, destaca Lorenna.

fonte: Agência Brasil / Blog GRMPE

CARNAVAL 2018 Taxistas protestam contra liberação do Uber no Carnaval de Olinda

Para a classe, presença dos carros do app é ilegal e prejudicial à mobilidade
Concentração do protesto dos taxistas em frente ao Centro de Convenções
Concentração do protesto dos taxistas em frente ao Centro de ConvençõesFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Contra a presença do Uber no Carnaval de Olinda, taxistas de diversos municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) protestam desde o início da manhã e prometem fechar ruas nesta quinta-feira (1º). A concentração acontece em frente ao Classic Hall, em Salgadinho, Olinda, e deverá seguir para o Sitio Histórico.

A categoria afirma que a presença dos carros vinculados ao aplicativo irá prejudicar o faturamento e complicar o trânsito no Corredor da Folia – áreas que durante o período só podem circular táxis e ônibus.

“Não queremos que coloquem os carros desse aplicativo. A presença deles irá deixar tudo intransitável no Carnaval. Não vamos conseguir ter condições de trabalho com eles dentro da festa”, queixou-se o diretor da Cooperativa de Taxistas de Olinda, Hélio Batista. “Tem uma lei do município que diz que só pode transitar no Corredor da Folia ônibus e táxi. Como que carro particular vai entrar?”, questionou.



Trabalhando há 22 anos nas ruas olindenses, o taxista Cássio José Silva de Souza, conhecido como “Índio”, lamentou. “Esse aplicativo é ilegal. Queríamos que a Prefeitura de Olinda liberasse a circulação de táxis de toda a área metropolitana. Só permitiram os de Recife e esses clandestinos (Uber). Vamos perder receita”, criticou.

Polêmica
A Prefeitura de Olinda anunciou nessa quarta (31), durante coletiva de imprensa sobre o Carnaval na cidade, que a circulação de Uber estava liberada, confirmando a informação antecipada pela Folha de Pernambuco. O prefeito Professor Lupércio pôs pano morno no assunto. “Nosso Carnaval tem espaço para todo mundo. Afinal, teremos mais de 2 milhões de pessoas circulando nas ladeiras de Olinda", ponderou.

A gerente de comunicação da Uber, Atalija Lima, disse que a empresa está ciente da polêmica envolvendo os taxistas, mas que aposta no bom senso da categoria para 
contornar a situação e manter a paz no Carnaval. Mas entrou em contato com a prefeitura da cidade e órgãos de segurança no intuito de garantir a integridade física dos condutores do aplicativo. "A gente está superfeliz de estar finalmente no Carnaval de Olinda. Foi um amor que começou há um tempinho e, finalmente, a gente conseguiu concretizar”, disse a gestora.

fonte: Folha de Pernambuco, com informações de Geraldo Moreira, da Rádio Folha

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

TI CAXANGÁ III PERIMETRAL E SEU PRIMEIRO DIA ÚTIL 29/01/18

TI GETÚLIO VARGAS ( CONDE DA BOA VISTA) ASSIM FOI MUDADO A SUA NOMENCLATURA NOS BRTS

Jaílson Silva

Apos muitas reclamações pelos usuários, que estavam confundindo o nome da linha da III perimetral com uma outra linha do BRT, o órgão gestor muda o nome desta linha no letreiros dos BRTs, passando a se chamar TI GETÚLIO VARGAS (CONDE DA BOA VISTA) .

Fomos ao terminal no fim da tarde desta segunda feira dia 29 , para vermos como foi a realidade da volta pra casa, veja o vídeo abaixo:




sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Grupo cria bloco de carnaval para protestar contra valor da passagem de ônibus no Grande Recife

Organizadores do Eu Acho é Caro usam coletivo estilizado para percorrer as ruas da capital pernambucana, nesta sexta-feira (26).


Ônibus estilizado percorreu as riuas do Recife com o bloco Eu Acho é Caro (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Ônibus estilizado percorreu as riuas do Recife com o bloco Eu Acho é Caro (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

ntidades da sociedade civil aproveitaram a chegada do carnaval para protestar de uma forma diferente contra o valor da passagem de ônibus na Região Metropolitana do Recife. Com direito a uma orquestra de frevo e a um estandarte, o bloco Eu Acho é Caro usou um coletivo estilizado para chamar a atenção da população nas ruas da capital pernambucana, na manhã desta sexta-feira (26).
“O carnaval também é feito para protestar. Ele tem tudo a ver com o Recife e é uma forma de dialogar com todo mundo”, conta um dos integrantes do bloco Thiago Jerohan. O valor da tarifa cobrada na maior parte dos ônibus da Região Metropolitana, o Anel A, é de R$ 3,20.
Tarifa zero é uma das propostas do bloco Eu Acho é Caro, que desfilou no recife, nesta sexta-feira (26) (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)Tarifa zero é uma das propostas do bloco Eu Acho é Caro, que desfilou no recife, nesta sexta-feira (26) (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Tarifa zero é uma das propostas do bloco Eu Acho é Caro, que desfilou no recife, nesta sexta-feira (26) (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Partindo da área central do Recife com destino ao subúrbio, a manifestação em forma de folia começou pouco depois das 8h. Na primeira viagem, o ônibus saiu da Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio, na área central, e seguiu até o Ibura, na Zona Sul. A ação será retomada às 14h, tendo como base o mesmo ponto, no Centro, com destino ao bairro da Macaxeira, na Zona Norte.
Todo decorado, o ônibus foi fretado pelos integrantes. Segundo Thiago, a ideia é mostrar que a tarifa zero é uma alternativa possível no transporte público no Grande Recife.
fonte : G1 Pe

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

TI IIIª PERIMETRAL SAIU FINALMENTE

Terminal da III Perimetral começa a operar no sábado

Equipamento atenderá dez mil passageiros por dia. Frota de ônibus realizará 365 viagens diariamente
A entrada do equipamento público ocorrerá pela avenida General San Martin, ao lado do Hospital Getúlio Vargas
O Terminal Integrado (TI) da III Perimetral, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, começa a funcionar no sábado (27). Batizado de terminal Vereador Zezito de Magalhães Melo e com nome operacional TI Caxangá (III Perimetral), o equipamento terá cinco linhas de ônibus alimentadoras, prevenientes do subúrbio, e uma troncal, com destino à avenida Conde da Boa Vista e operada por veículos do sistema BRT Via Livre. A obra deveria ter sido concluída em 2014, mas, após ser abandonada pelo consórcio construtor, passou anos paralisada. O terminal atenderá dez mil usuários por dia.
Vinte ônibus circularão diariamente, realizando 365 viagens. A entrada ocorrerá pela avenida General San Martin, ao lado do Hospital Getúlio Vargas. Já a saída será pela rua Manoel Moreira, dando acesso à avenida Caxangá. As linhas alimentadoras atenderão a avenida do Forte, Sítio das Palmeiras, Roda de Fogo, Torrões e Monsenhor Fabrício (veja abaixo).
Desde fevereiro de 2017, os ônibus que atendem a essas localidades seguiam só até a Caxangá e, lá, os usuários faziam integração temporal para continuar a viagem. Com a abertura do TI III Perimetral, no sábado, essa integração passará a ser física, ou seja, os passageiros apanharão o ônibus no bairro, desembarcarão no novo terminal e seguirão até o Centro em um BRT que partirá do TI.

Leia também:
Estação de BRT ganha catracas mais altas para inibir invasões de passageiros


A nova linha de BRT, 2444-TI Caxangá (III Perimetral)/Conde da Boa Vista, com ônibus climatizados e articulados, seguirá pelo corredor seletivo da Caxangá, retornando na avenida Guararapes. Essa operação não afetará a de outras duas linhas de BRT criadas em 2017 para fazer integração temporal com as cinco linhas alimentadoras que passarão a integrar no TI III Perimetral. São elas: 2441-EBRT (BR-101)/Conde da Boa Vista e 2443-EBRT (BR-101)/Derby.
De todo modo, a integração temporal seguirá disponível a quem não quiser desembarcar dentro do novo terminal. Basta descer na Caxangá e embarcar, em até duas horas, na estação de BRT Getúlio Vargas. “Mas cremos que a maioria dos usuários fará a integração dentro do terminal”, avaliou o gerente de Planejamento Estratégico do Grande Recife Consórcio de Transporte, Cícero Monteiro.

Além das seis linhas que entrarão em operação no sábado, o terminal pode ganhar mais quatro - uma interterminal até o TI Santa Luzia, outra até o TI Largo da Paz, uma circular até o Derby (sem passar pela avenida Caxangá) e uma alimentadora oriunda de San Martin.
Na quarta-feira (24), o terminal passava pelos últimos ajustes referentes à implantação de placas e à limpeza. Quando a obra parou, o equipamento tinha 80% de conclusão. Foi necessário fazer um estudo do que faltava concluir e relicitar o serviço, retomado em junho de 2017. O valor investido pelo Governo do Estado foi de quase R$ 1,8 milhão. "Ver tudo isso pronto é uma vitória para o Governo, que entrega o equipamento, e para a população, que conta com um terminal novo", disse o secretário executivo de Mobilidade da Secretaria das Cidades, Marcello Amynthas.
Linhas do terminal
2413-Av. do Forte/TI Caxangá (III Perimetral)
2415-Sítio das Palmeiras/TI Caxangá (III Perimetral) - aos domingos, a linha Roda de Fogo atenderá a comunidade
2416-Roda de Fogo/TI Caxangá (III Perimetral)
2421-Torrões/TI Caxangá (III Perimetral)
2422-Monsenhor Fabrício/TI Caxangá (III Perimetral) - atenderá à Estrada do Barbalho nos dias úteis
2444-TI Caxangá (III Perimetral)/Conde da Boa Vista - operará com veículos BRT

Saiba mais sobre a operação das linhas TI Caxangá (III Perimetral):
Alimentadoras
2413 - Avenida do Forte/TI Caxangá (III Perimetral)
Itinerário
Sentido bairro/Terminal Integrado
Rua Dezesseis de Outubro, Rua Maravilha, Estrada do Forte do Arraial do Bom Jesus, Rua Tamboril, Rua Tijuca, Av. Engenheiro Abdias de Carvalho, Rua Onze de Fevereiro, Estrada do Forte do Arraial do Bom Jesus, Av. Gomes Taborda, Av. General San Martin, Rua Honório Correia, Rua Gregório Júnior, Rua Souza Bandeira, Rua Tomaz Gonzaga, Rua Professor Estevão Francisco da Costa, Av. General San Martin, TI Caxangá (III Perimetral).
Sentido Terminal Integrado/bairro
TI Caxangá (III Perimetral), Rua Manoel Moreira, Av. Caxangá, Av. General San Martin, Rua Gomes Taborda, Estrada do Forte do Arraial do Bom Jesus, Rua Tamboril, Rua Tijuca, Av. Engenheiro Abdias de Carvalho, Rua Onze de Fevereiro, Estrada do Forte do Arraial do Bom Jesus, Rua Maravilha, Rua Dezesseis de Outubro.
2415 - Sítio das Palmeiras/TI Caxangá (III Perimetral)
Vai operar em dias úteis e aos sábados. Aos domingos e feriados, a linha não vai circular e a comunidade do Sítio das Palmeiras será atendida pela linha 2416 - Roda de Fogo/ TI Caxangá (III Perimetral).
Itinerário
Sentido bairro/Terminal Integrado
Rua Ocidental, Rua Professor Joaquim Xavier de Brito, Rua Eurico de Souza Leão, Rua Claudio Brotherhood, Rua. Dr. M. Vieira Ferreira, Rua Gomes Taborda, Av. General San Martin, Rua Honório Correia, Rua Gregório Júnior, Rua Souza Bandeira, Rua Tomaz Gonzaga, Rua Professor Estevão Francisco da Costa, Av. General San Martin, TI Caxangá (III Perimetral).
Sentido Terminal Integrado/bairro
TI Caxangá (III Perimetral), Rua Manoel Moreira, Av. Caxangá, Av. General San Martin, Rua Gomes Taborda, Rua. Dr. M. Vieira Ferreira, Rua Claudio Brotherhood, Rua Eurico de Souza Leão, Rua Professor Joaquim Xavier de Brito, Rua Ocidental.
2416 - Roda de Fogo/TI Caxangá (III Perimetral)
Com o início da operação do TI Caxangá (III Perimetral), a linha passa a ter dois itinerários. O principal e o que atenderá a Sítio das Palmeiras, aos domingos e feriados.
Itinerário principal
Sentido bairro/Terminal Integrado
Av. Bicentenário da Revolução Francesa, Rua Pintor Hélio Feijó, Rua Clarice Lispector, Rua Washington Duarte Espindola, Rua Poeta Raymundo Asfora, Rua Zumbi dos Palmares, Rua Ocidental, Av. Inácio Monteiro, Rua Dr. Miguel Vieira Ferreira, Rua Gomes Taborda, Av. General San Martin, Rua Honório Correia, Rua Gregório Júnior, Rua Souza Bandeira, Rua Tomaz Gonzaga, Rua Professor Estevão Francisco da Costa, Av. General San Martin, TI Caxangá (III Perimetral).
Sentido Terminal Integrado/bairro
TI Caxangá (III Perimetral), Rua Manoel Moreira, Av. Caxangá, Av. General San Martin, Rua Gomes Taborda, Rua. Dr. M. Vieira Ferreira, Av. Inácio Monteiro, Rua Ocidental, Rua Zumbi dos Palmares, Rua Poeta Raymundo Asfora, Rua Washington Duarte Espindola, Rua Clarice Lispector, Rua Pintor Hélio Feijó, Av. Bicentenário da Revolução Francesa.
Itinerário aos domingos e feriados (atendimento a Sítio das Palmeiras)
Sentido bairro/Terminal Integrado
Av. Bicentenário da Revolução Francesa, Rua Pintor Hélio Feijó, Rua Clarice Lispector, Rua Washington Duarte Espindola, Rua Poeta Raymundo Asfora, Rua Zumbi dos Palmares, Rua Ocidental, Rua Professor Joaquim Xavier de Brito, Rua Eurico de Souza Leão, Rua Claudio Brotherhood, Rua Dr. Miguel Vieira Ferreira, Rua Gomes Taborda, Av. General San Martin, Rua Honório Correia, Rua Gregório Júnior, Rua Souza Bandeira, Rua Tomaz Gonzaga, Rua Professor Estevão Francisco da Costa, Av. General San Martin, TI Caxangá (III Perimetral).
Sentido Terminal Integrado/bairro
TI Caxangá (III Perimetral), Rua Manoel Moreira, Av. Caxangá, Av. General San Martin, Rua Gomes Taborda, Rua. Dr. M. Vieira Ferreira, Rua Claudio Brotherhood, Rua Eurico de Souza Leão, Rua Professor Joaquim Xavier de Brito, Rua Ocidental, Rua Zumbi dos Palmares, Rua Poeta Raymundo Asfora, Rua Washington Duarte Espindola, Rua Clarice Lispector, Rua Pintor Hélio Feijó, Av. Bicentenário da Revolução Francesa.
2421 - Torrões/TI Caxangá (III Perimetral)
Itinerário
Sentido bairro/Terminal Integrado
Rua Dezesseis de Outubro, Rua Jardim do Forte, Rua Claudio Brotherhood, Rua Dr. Miguel Vieira Ferreira, Rua Gomes Taborda, Av. General San Martin, Rua Honório Correia, Rua Gregório Júnior, Rua Souza Bandeira, Rua Tomaz Gonzaga, Rua Professor Estevão Francisco da Costa, Av. General San Martin, TI Caxangá (III Perimetral).
Sentido Terminal Integrado/bairro
TI Caxangá (III Perimetral), Rua Manoel Moreira, Av. Caxangá, Av. General San Martin, Rua Gomes Taborda, Rua. Dr. M. Vieira Ferreira, Rua Claudio Brotherhood, Rua Jardim do Forte, Rua Dezesseis de Outubro.
2422 - Monsenhor Fabrício/TI Caxangá (III Perimetral)
Vai operar em todos os dias da semana. Com o início desta operação, a linha 2425 - Barbalho (Detran)/EBRT BR-101 contará com o itinerário principal e terá o atendimento à Av. Maurício de Nassau desativado. Assim, a Estrada do Barbalho será atendida, nos dias úteis, pela linha 2422 - Monsenhor Fabrício/TI Caxangá (III Perimetral).
Itinerário
Sentido bairro/Terminal Integrado
Rua Leal de Barros, Rua São Mateus, Av. Mauricio de Nassau, Rua Santa Lúcia, Rua Dr. José Anastácio da Silva Guimarães, Rua Leal de Barros, Rua São Mateus, Av. Mauricio de Nassau, Rua Odete Monteiro, Rua Professor Estevão Francisco da Costa, Av. General San Martin, TI Caxangá (III Perimetral).
Sentido Terminal Integrado/bairro
TI Caxangá (III Perimetral), Rua Manoel Moreira, Av. Caxangá, Av. General San Martin, Rua Honório Correia, Rua Gregório Júnior, Rua Souza Bandeira, Rua Dianópolis, Rua Odete Monteiro, Av. Maurício de Nassau, Rua Santa Lúcia, Rua Dr. José Anastácio da Silva Guimarães, Rua Leal de Barros, Rua São Mateus, Av. Maurício de Nassau, Rua Pereira Coutinho Filho, Rua Leal de Barros.
Itinerário com atendimento à Estrada do Barbalho
Sentido bairro/Terminal Integrado
Rua Leal de Barros, Rua São Mateus, Av. Mauricio de Nassau, Rua Santa Lúcia, Rua Dr. José Anastácio da Silva Guimarães, Rua Leal de Barros, Rua São Mateus, Estrada do Barbalho, Av. Mauricio de Nassau, Rua Odete Monteiro, Rua Professor Estevão Francisco da Costa, Av. General San Martin, TI Caxangá (III Perimetral).
Sentido Terminal Integrado/bairro
TI Caxangá (III Perimetral), Rua Manoel Moreira, Av. Caxangá, Av. General San Martin, Rua Honório Correia, Rua Gregório Júnior, Rua Souza Bandeira, Rua Dianópolis, Rua Odete Monteiro, Av. Maurício de Nassau, Estrada do Barbalho, Rua Monsenhor Ferreira Lima, Rua São Mateus, Av. Mauricio de Nassau, Rua Santa Lúcia, Rua Dr. José Anastácio da Silva Guimarães, Rua Leal de Barros.
Troncal
2444 - TI Caxangá (III Perimetral) (Av. Conde da Boa Vista)
Itinerário
Sentido Terminal Integrado/ponto de retorno
TI Caxangá (III Perimetral), Rua Manoel Moreira, Av. Caxangá, Praça Conselheiro João Alfredo, Rua Benfica, Praça Euclides da Cunha, Ponte Estácio Coimbra (Ponte do Derby), Av. Dr. Severino Pinheiro, Praça do Derby (Pista Central), Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, Av. Conde da Boa Vista, Ponte Duarte Coelho, Av. Guararapes, Av. Dantas Barreto, Rua Siqueira Campos, Rua Cleto Campelo, Av. Guararapes.
Sentido ponto de retorno/Terminal Integrado
Av. Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Av. Conde da Boa Vista, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, Praça do Derby (Pista Central), Av. Dr. Severino Pinheiro, Ponte Estácio Coimbra (Ponte do Derby), Praça Euclides da Cunha, Rua Benfica, Praça Conselheiro João Alfredo, Av. Caxangá, Rua Prof. Estevão Francisco da Costa, Rua Cambuci, Rua Elizeu Cavalcante, Av. Caxangá, Av. Gen. San Martin, TI Caxangá (III Perimetral).

Informações: 0800.081.0158
Materia Folha Pe / GRCT

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

25 novos ônibus Volvo B340M Gran Artic passam a integrar a frota de Curitiba


Foto: divulgação Marcopolo / arquivo

Depois de alguns anos sem ônibus novos, Curitiba, no Paraná, dá inicio à renovação da frota da cidade em 2018. A a primeira grande entrega será de 25 biarticulados Volvo, marca escolhida pelas empresas operadoras do transporte coletivo da capital paranaense.“A Volvo é especialista em sistemas organizados de transporte público em massa. Temos o orgulho de ter a melhor tecnologia, que traz mais conforto para passageiros e motoristas, menor custo de operação e maior confiabilidade. Estamos trabalhando nesta área nos últimos 30 anos. Isso não se constrói da noite para o dia”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America. Os novos ônibus começarão a ser produzidos no início do ano. 100% do financiamento às empresas que fizeram a aquisição foi viabilizado por meio da Volvo Financial Services, braço financeiro da marca.
Os ônibus Volvo têm presença destacada no sistema de transporte de Curitiba. O biarticulado foi inventado pela montadora especialmente para atender uma demanda da cidade, nos anos 90. Desde então, a Volvo se especializou neste tipo de veículo, conquistando liderança absoluta neste mercado com uma tecnologia única de motor central, que traz capacidade e conforto superiores. Na América Latina, a frota circulante de biarticulados da marca é de cerca de 700 veículos, o que representa cerca de 99,9% de participação no segmento. Em Curitiba há 155 biarticulados Volvo em operação atualmente.
Nova geração de veículos
Os novos biarticulados de Curitiba são do modelo B340M Gran Artic, última geração de veículos da marca, com avançadas tecnologias de segurança e conforto. “O motor, o comportamento dinâmico no rodar e a eletrônica embarcada estão muito melhores nesta nova versão. Os passageiros e motoristas vão sentir a diferença.”, afirma Gilberto Vardânega, diretor comercial de ônibus da Volvo no Brasil. Com 28 metros de comprimento, os novos ônibus de Curitiba transportam 270 passageiros. A montadora ainda tem uma versão com 30 metros e capacidade de 300 passageiros.
Os biarticulados Volvo têm motor central, posicionado abaixo do piso. É a melhor solução para associar alta capacidade de passageiros, conforto acústico e térmico. “Nossos veículos permitem aproveitamento total do espaço interno para transportar mais pessoas. Além disso, com o motor central o motorista não fica exposto diretamente a ruído e calor, que são um problema em veículos com motor grande como os biarticulados. O motor central é uma configuração que só a Volvo tem e que nos permitiu conquistar a confiança de todos os mercados que operam biarticulados na América Latina e em outros continentes”, assegura Todeschini. Atualmente os biarticulados da marca circulam em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Bogotá, Cidade da Guatemala, Quito, além da própria Curitiba. Este tipo de veículo roda também em vários países fora da América Latina.
Com ônibus articulados e biarticulados Volvo, o sistema de transporte de Curitiba passou a ser uma referência mundial. Batizado internacionalmente de BRT – Bus Rapid Transit – o modelo serviu de inspiração a muitas outras metrópoles como alternativa viável para a mobilidade urbana, especialmente em países em desenvolvimento. Atualmente, destacam-se na América Latina os BRTs de Bogotá, Cali, Rio de Janeiro, Curitiba e Goiânia. Todos operam veículos da marca Volvo.
Novas Carrocerias
Além dos benefícios dos chassis Volvo, os biarticulados de Curitiba terão carrocerias com novo design externo e melhorias no espaço interno, iluminação, portas entre outras.
fonte: Blog do Caminhoneiro.com