sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Secretaria das cidades visita obras do TI IGARASSU

Sobre a Obra do TI Igarassu...

Da fanpage da Secretaria das Cidades, em: 14/11/18: O secretário das Cidades, Francisco Papaléo, visitou nesta quarta-feira (14) as obras do Terminal Integrado de Igarassu, equipamento que integra o Corredor BRT Norte-Sul. Para manter o atendimento do TI à população durante as obras, está sendo erguido um terminal provisório. Quando estiver pronto, o novo terminal utilizará a área total do terreno. Atualmente, apenas 2mil m2 dos 5,5 mil m2 da área é utilizado. Assim será possível ampliar a capacidade de atendimento e oferecer conforto aos usuários do transporte público. O secretário executivo de Mobilidade da Secid, Marcello Amynthas, acompanhou a visita, junto com integrantes de sua equipe. O ex-prefeito de Itapissuma, Cal Volia, e o vereador do Paulista, Edmilson do Pagode, também participaram.
Fonte: Secretaria das Cidades

sábado, 10 de novembro de 2018

SEGUNDA FEIRA SERA UM DIA DE PROTESTOS CONTRA A DUPLA FUNÇÃO DOS MOTORISTAS DE ÔNIBUS


CIDADES

Foto: jailson Silva/ Blogueiro Busologia Pe


Grupo de rodoviários convoca protesto para segunda-feira

Nesta sexta-feira (9), os rodoviários fizeram panfletagem no centro do Recife




Um grupo de sete rodoviários fez um ato de panfletagem e conscientização no cruzamento da Avenida Guararapes com a Rua do Sol, em Santo Antônio, na manhã desta sexta-feira (9). Eles são contrários à acumulação da função de cobrador pelos motoristas, o que passou a ocorrer no dia 1º de novembro. O grupo, que se intitula Família Rodoviária, está convocando a categoria de rodoviários para um protesto às 7h da próxima segunda-feira (12).

O Grande Recife Consórcio de Transporte informa que uma cláusula da convenção coletiva dos motoristas e cobradores do transporte público permitiu que o motorista passasse a acumular a função de cobrador nas linhas que já operam sem o profissional. O Consórcio defende que o motorista não é obrigado a aderir, mas se o fizer terá uma gratificação em cima do salário, que é de R$ 100. Até o momento, a medida atinge 23 linhas das empresas Caxangá, Metropolitana, São Judas Tadeu, Transcol e Pedrosa.
Um dos coordenadores da Família Rodoviária, Ellison Ferreira, que é despachante da empresa Vera Cruz e ligado à União Geral dos Trabalhadores (UGT), diz que a cláusula da convenção coletiva aprovada não permitiria o acúmulo e que o Sindicato dos Rodoviários teria enganado a categoria. “A gente tem gravações da assembleia. Nós não aprovamos essa situação da dupla função, jamais iríamos fazer isso porque causa risco de vida. Motorista já vive se afastando do serviço por conta de estresse, por conta de assalto. O cadeirante quando vier, no horário de pico, como é que ele [motorista] vai passar troco, botar o cadeirante pra cima, o pessoal querendo passar na catraca e gente invadindo por trás?”, questiona Ellison. O manifestante acusa as empresas de colocar para reserva aqueles motoristas que não aceitam a dupla função.

A panfletagem também ocorreu em terminais de ônibus. A Família Rodoviária ainda tem conversado com a categoria através de grupos de WhatsApp. Segunda-feira, segundo a Família Rodoviária, o ato ocorrerá novamente no cruzamento da Avenida Guararapes e eles também devem seguir até o Palácio do Governo. Eles dizem que não pretendem interditar vias, mas motoristas e cobradores serão convidados a deixar os veículos e participarem da manifestação. “Não dá para saber se haverá adesão ou não. São os rodoviários que decidem os rumos do protesto”, afirma Francisco Miranda, motorista da Caxangá e integrante da Família Rodoviária.

O Grande Recife, através de nota, salienta que apenas validou a ação de acúmulo, visto ser legal juridicamente. No momento, o Consórcio avalia a mudança e o impacto na operação, para verificar se haverá atraso nas viagens e aumento na demanda de passageiros. Já o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE) argumenta que a mudança atende aos pedidos da população, que solicitava a possibilidade de pagar a passagem também em dinheiro. O sindicato das empresas diz, entretanto, que tem investido na modernização da bilhetagem eletrônica e na ampliação da rede de venda de créditos eletrônicos de transporte. O LeiaJáprocurou o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Benilson Custódio, mas ele não atendeu aos telefonemas.

Confira abaixo quais são as linhas que estão operando com o motorista acumulando a função de cobrador:

Empresa Metropolitana

115 – TI Aeroporto/Afogados

106 – Parque Aeronáutica/TI Santa Luzia

204 – Loteamento Jiquiá/TI Santa Luzia

222 – Jardim Uchôa

242 – Pacheco

220 – TI Jaboatão/TI Cavaleiro

412 – San Martin (Largo da Paz)

424 – CDU/Torrões (San Martin)

Empresa Caxangá

717 – José Amarino dos Reis

721 – Água Fria

812 – Sítio Novo (Av. Norte)

831 – Aguazinha/TI Xambá

841 – Nova Olinda/TI Xambá

847 – Alto Nova Olinda/TI Xambá

883 – TI Xambá/TI PE-15

892 – Alto do Cajueiro/TI Xambá

894 – Alto da Sucupira (Córrego do Abacaxi)/TI Xambá

895 – Alto do Sol Nascente/TI Xambá

Transcol

330 – Casa Amarela/CDU

Pedrosa

621 – Alto Treze de Maio

901 – TI Abreu e Lima/TI Macaxeira

São Judas

139 – TI Cabo/TI Cajueiro

129 – Paiva/TI Cabo

Fonte: Leijá caderno Cidade
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sexta-feira, 9 de novembro de 2018

ATENÇÃO JARDIM BRASIL , OLINDA MUDANÇAS NO NOVO BINÁRIO

Implantação de binário no trânsito de Olinda muda itinerário de ônibus


Um binário envolvendo as ruas Paraná e Pará, em Jardim Brasil I, entra em operação nesta sábado (10). Com a mudança no trânsito da localidade, a primeira via passará a ter mão única no sentido terminal/Avenida Brasília; enquanto na segunda, também com mão única, os veículos devem trafegar no sentido inverso. Por conta disso, o Grande Recife Consórcio altera o itinerário de quatro importantes linhas do bairro. Confira, abaixo, os novos percursos:

821 – Jardim Brasil I (Estrada de Belém)
822 – Jardim Brasil I (Cruz Cabugá)

Sentido ponto de retorno/terminal
...Avenida Brasília, Rua Pará, Rua Pernambuco...

825 – Jardim Brasil/Joana Bezerra
884 – Jardim Brasil/Rio Doce

Sentido ponto de retorno/terminal
...Rua Mato Grosso, Rua Pará, Rua Pernambuco...

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999).

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

PERIMETRAL II EM OBRAS FIQUE ATENTO AS MUDANÇAS NAS VIAS

Obras da II Perimetral mudam itinerário de sete linhas de ônibus no bairro da Torre


A requalificação da II Perimetral interdita parte das ruas José Bonifácio e Profº Trajano de Mendonça, no bairro da Torre. O serviço de saneamento entre a Ponte da Torre e o Atacado dos Presentes muda temporariamente o itinerário de sete linhas que passam pela localidade. O desvio proposto pelo Grande Recife deve durar 60 dias, período previsto para a conclusão das obras. Confira, abaixo, quais são estes ônibus e por onde eles devem passar:

330 - Casa Amarela/CDU
411 - Plaza Shopping (Dantas Barreto)
516 - Casa Amarela (Nova Torre)
680 - Vasco da Gama/Afogados
800 - Dois Unidos/Afogados
870 - TI Xambá/TI Largo da Paz
914 - PE-15/Afogados

...Rua João Tude de Melo, ponte/viaduto Cordeiro de Farias (Torre/Parnamirim), Rua José Bonifácio, Rua Marcos André, Rua Real da Torre...

Por conta do desvio, serão desativadas provisoriamente as paradas de nº 180423, na Rua José Bonifácio, em Frente ao Edf. Acácia; nº 180424, na Rua Profº Trajano de Mendonça, lado oposto ao Atacado dos Presentes, e nº 180425 também na Rua Profº Trajano de Mendonça, na praça ao lado oposto ao supermercado ExtraBom.

As opções para os usuários são três paradas que serão implantadas provisoriamente. São elas: nº 180558, localizada na Rua Marcos André, ao lado do Carrefour; nº 180559, na Rua Real da Torre, ao lado do nº 1595 e nº 180560, também na Rua Real da Torre, lado oposto ao Edf. Los Angeles.

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MUDANÇAS

Nova Conde da Boa Vista terá calçadas ampliadas e mais área verde

As obras terão início em 2019 e entre as medidas está o plantio de 90 árvores e o ampliação de 2 mil m² das calçadas
JC Online
Publicado em 


As obras terão início em 2019
As obras terão início em 2019
Foto: Divulgação
Principal corredor de ônibus e de pedestres do Recife, a Avenida Conde da Boa Vista receberá algumas mudanças fruto da requalificação promovida pela Prefeitura do Recife. Com obras começando em 2019, a proposta é de humanizar a via, tornando-a mais segura para pedestres e para os passageiros do transporte público.
Atualmente a via conta com cinco locais de travessia, e a promessa é de que o projeto aumente esse número para 13. Os pedestres poderão contar ainda com rampas e pisos acessíveis, enquanto as calçadas devem ter ampliação de 2.000m², além de esquinas alongadas. Segundo a Prefeitura, duas estações de BRT serão construídas no canteiro central, substituindo as seis existentes atualmente, e novas paradas de ônibus devem ser instaladas nas calçadas, sendo "mais modernas e confortáveis".
Ciclistas também deverão ser beneficiados com seis bicicletários e malha cicloviária instalada no entorno, facilitando o acesso a avenida. Com isso, todo o centro da cidade deverá ficar interligado, com circuitos que conectam os bairros da Boa Vista, Soledade, Santo Amaro, Santo Antônio, São José, Ilha do Leite, Coelhos e o Bairro do Recife.
Outra novidade será a implementação de mais área verde no espaço, com o plantio de 90 árvores nas redondezas da via. O canteiro central, por sua vez, também será arborizado e as calçadas serão decoradas com floreiras.

Trânsito

No sentido cidade/subúrbio, não haverá restrição de circulação. Já no sentido subúrbio/cidade, veículos particulares vão poder trafegar na via para acesso local, com possibilidade de prosseguir apenas por uma quadra e, então, sair da avenida. No total, quatro novos equipamentos de fiscalização eletrônica serão instalados para coibir a passagem irregular de veículos.

Comércio popular

O projeto Nova Conde da Boa Vista propõe medidas também para o comércio popular local. Serão construídos fiteiros ao longo da avenida e nos centros de comércio localizados nas ruas da Saudade e 7 de Setembro, que poderão ser usufruídos por ambulantes cadastrados pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc). A previsão de entrega é em 2019. Todos deverão comercializar em equipamentos e locais definidos pela pasta, com o objetivo de preservar a mobilidade dos pedestres.

Números da Conde da Boa Vista

Durante os estudos e pesquisas feitos para a concepção do projeto, foi identificado que cerca de 310 mil pessoas passam pela avenida diariamente. Dessas, mais de 50% utilizam as 49 linhas de ônibus e as quatro de BRT que passam na via, enquanto cerca de 40% são pedestres e menos de 10% estão nos veículos particulares. Em alguns pontos, passam mais de 180 ônibus/hora.
Participaram do projeto arquitetos e engenheiros da Emlurb e CTTU, além da URB e das secretarias de Planejamento Urbano do Recife, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife. No Governo do Estado, o debate envolveu a Secretaria das Cidades e o Consórcio Grande Recife.


  • Principal corredor de ônibus e de pedestres do Recife, a Avenida Conde da Boa Vista passará por uma grande requalificação - Foto: Divulgação/ Prefeitura do Recife
    Principal corredor de ônibus e de pedestres do Recife, a Avenida Conde da Boa Vista passará por uma grande requalificação - Foto: Divulgação/ Prefeitura do Recife
  • As obras vão acontecer em toda a via e terão início em março de 2019, com prazo estimado de um ano - Foto: Divulgação/ Prefeitura do Recife
    As obras vão acontecer em toda a via e terão início em março de 2019, com prazo estimado de um ano - Foto: Divulgação/ Prefeitura do Recife
  • No sentido cidade/subúrbio, não haverá restrição de circulação - Foto: Divulgação/ Prefeitura do Recife
    No sentido cidade/subúrbio, não haverá restrição de circulação - Foto: Divulgação/ Prefeitura do Recife
  • Já no sentido subúrbio/cidade, veículos particulares vão poder trafegar na via para acesso local, com possibilidade de prosseguir apenas por uma quadra e, então, sair da avenida - Foto: Divulgação/ Prefeitura do Recife
    Já no sentido subúrbio/cidade, veículos particulares vão poder trafegar na via para acesso local, com possibilidade de prosseguir apenas por uma quadra e, então, sair da avenida - Foto: Divulgação/ Prefeitura do Recife

terça-feira, 6 de novembro de 2018

VLT tem horário reduzido por aumento de demanda e passageiros pedem o VLT até a estação TIP


CBTU reduz intervalos entre VLTs de Jaboatão ao Cabo

Espera na linha Cajueiro Seco-Cabo caiu de 63 para 51 minutos por meio da oferta de mais oito viagens/dia


Fonte: Portal FolhaPE / CBTU


VLTFoto: Divulgação

A Linha Diesel do metrô do Recife, que opera com Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), ganhou mais oito viagens diárias a partir desta segunda-feira (5). O aumento da frequência foi possível após a liberação de um trecho de trilhos que estava em manutenção.

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), no ramal Cajueiro Seco/Cabo, o intervalo entre os VLTs caiu 12 minutos, passando de 63 para 51 minutos. Cada trem pode levar até 600 pessoas.



No último dia 31, a CBTU havia anunciado outras melhorias para o sistema, como a construção de duas pontes ferroviárias sobre o rio Pirapama, no limite entre Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. As estruturas integram o projeto de duplicação da linha de VLT. A previsão é de que as obras durem 23 meses.

Veja a tabela de horários da Linha Diesel (VLT - Cajueiro Seco/Cabo)

Fonte: CBTU/METROREC Montagem: Blog GRMPE com Jailson Silva

DUPLA FUNÇÃO E ATENÇÃO REDOBRADA EM ABRIR PORTAS, ACOMPANHAR O SUBIR E DESCER DOS CLIENTES , PASSAR TROCO ,PRESTAR CONTA DO FATURAMENTO ...

Motoristas acumulam função de cobrador nos ônibus da Região Metropolitana do Recife 


Das 32 linhas que operam sem cobrador desde 2015, 23 já estão com o motorista acumulando função. Fotos: Léo Motta/JC Imagem

Depois da retirada dos cobradores, mais uma novidade é adotada sem alarde no sistema de transporte por ônibus da Região Metropolitana do Recife. Os motoristas de algumas linhas que já operavam sem a figura do cobrador desde 2015 estão acumulando a função de receber dinheiro, passar troco e liberar a catraca ao mesmo tempo em que dirigem. Ou seja, estão atuando, também, como cobrador. A novidade está valendo desde o dia 1º de novembro. E, apesar de estar sendo criticada pelos motoristas, a determinação é legal. Foi acordada com os empresários de ônibus em convenção coletiva dos motoristas e cobradores, e validada pelo governo de Pernambuco, via Grande Recife Consórcio de Transporte.
O acúmulo de função já está valendo em 23 linhas operadas por cinco empresas: Caxangá (10 linhas), Empresa Metropolitana (8 linhas), Transcol (1 linha), Pedrosa (2 linhas) e São Judas Tadeu (2 linhas). E o número deverá crescer, segundo o GRCT, já que, no total, 32 linhas estão operando sem cobrador desde o fim de 2015 na Região Metropolitana do Recife e isso é pré-requisito para a escolha da linha. Os motoristas estão sendo convidados a assinar um documento em que concordam com o acúmulo de função e ganham, na maioria das empresas, um abono de R$ 100 mensal.
A novidade está explícita na 25ª cláusula da convenção coletiva da categoria, de julho deste ano. Mas, segundo o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Benilson Custódio, os motoristas não são obrigados a aceitar o acúmulo de função e o abono. “O processo só é validado com a concordância do profissional. Ele é livre para aceitar ou não. Se aceitar, ganhará R$ 100 a mais no salário. E só é permitido para as linhas que operavam sem cobrador até o dia 1º de julho deste ano. Concordamos porque muitos passageiros estavam sendo prejudicados nessas linhas que só aceitam o cartão eletrônico. É uma forma de também beneficiar o passageiro”, argumentou Benilson Custódio.
Em junho de 2016, entretanto, o mesmo sindicato alertou o Estado que o acúmulo de função por parte dos motoristas era ilegal e feria a convenção coletiva da categoria. Na época, os cobradores estavam sendo retirados das linhas. E, como resposta, o GRCT garantia que nenhum cobrador seria demitido e que os motoristas não iriam acumular a função de receber dinheiro e passar troco. Mas tudo mudou.

André Melibeu, diretor de Operações do GRCT, explicou que, ao órgão gestor, coube apenas o papel de validar ou não o pedido de acúmulo de função. E, nesse caso, o Estado viu uma oportunidade de dar mais uma opção ao passageiro que não tem o cartão VEM. “Autorizamos depois de submetermos o pedido ao nosso departamento jurídico e estamos monitorando para ver qual será o impacto na operação. Se haverá atraso nas viagens, por exemplo, ou se as linhas em questão conseguirão recuperar a queda de demanda, que tem sido maior do que a média do sistema em geral. Agora, são linhas em que o pagamento em dinheiro é mínimo. Isso é fundamental e critério para autorizarmos ou não o acúmulo de função do motorista”, disse.
A Urbana-PE se posicionou sobre o assunto por nota. Destacou que a medida está sendo implantada em caráter de teste e em acordo com o sindicato da categoria e os profissionais envolvidos. E que, apesar dos investimentos feitos para ampliar a rede de vendas dos créditos eletrônicos do VEM – hoje com mais de 2.500 pontos credenciados –, site, aplicativos, estações de BRT e terminais, viu na medida uma forma de garantir uma solução momentânea no processo de transição do pagamento em dinheiro para a bilhetagem antecipada.
CENÁRIO NACIONAL
Não só a retirada de cobradores, mas também o acúmulo de função pelos motoristas é uma tendência no País e no mundo. Levantamento feito pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) em 101 cidades brasileiras revelou que em 28 delas os motoristas atuam também como cobradores. “O processo é válido se bem feito e respeitando alguns critérios. O sistema de transporte por ônibus de Goiânia (GO), por exemplo, funciona assim há 20 anos. Mas é preciso escolher linhas em que o pagamento em dinheiro seja exceção. Também é fundamental que os motoristas obedeçam o CTB e não manuseiem dinheiro com o veículo em movimento”, ponderou Marcos Bicalho, diretor da NTU. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) desconhecia a novidade e, segundo o promotor de Transportes, Humberto Graça, irá acompanhar o processo para se posicionar sobre possíveis riscos à operação.
Gavetas foram instaladas ao lado dos motoristas, sobre o motor dos ônibus
Embora revoltados, os motoristas que passaram a acumular a função de cobrador estão com medo. Temem perder o emprego caso reclamem. Um deles conversou com o JC no anonimato e foi só críticas.
JC – O que o senhor tem achado dessa nova função? De ter que dirigir e receber dinheiro dos passageiros?
MOTORISTA – Péssimo. Como se não bastassem a tensão e o estresse que fazem parte do nosso trabalho diário, agora temos que nos preocupar com dinheiro. Em vender os cartões VEM ou simplesmente receber a passagem daqueles passageiros que quiserem pagar em dinheiro. É difícil e, como não estamos acostumados, tem sido bem estressante. É difícil calcular o troco certo e cuidar, ao mesmo tempo, do embarque e desembarque das pessoas, além do trânsito em geral.
JC – O que é o mais difícil de fazer?
MOTORISTA – Ter que me preocupar com dinheiro. Ficar atento o tempo todo, sabendo que aquela gaveta é minha responsabilidade. Por sorte, o movimento está muito pequeno nas linhas em que os motoristas estão fazendo o papel de cobrador. Como a mudança é recente, começou na semana passada, ainda há poucos passageiros pagando em dinheiro porque as pessoas acham que essas linhas só aceitam o cartão VEM. Além disso, as empresas de ônibus e o governo do Estado não fizeram qualquer divulgação. Mas quando as pessoas souberem que as linhas voltaram a receber dinheiro, o movimento vai aumentar e exigirá ainda mais atenção dos motoristas.
JC – Como o senhor foi informado da novidade?
MOTORISTA – As empresas estão chamando os motoristas dessas linhas que rodam sem cobrador desde o fim de 2015 e dizendo que agora é assim. Assinamos um documento no qual concordamos em receber dinheiro e passar troco como os cobradores. Para isso, recebemos R$ 100 por mês. Está tudo no papel que temos que assinar.
JC – E quem se negar a assinar esse documento?
MOTORISTA – Com certeza será demitido. Oficialmente, dizem que os que se recusarem serão transferidos de linha, mas sabemos que a demissão é certa e apenas uma questão de tempo.
JC – O senhor sabia que o acúmulo de função pelos motoristas foi aprovado na convenção coletiva da categoria, com o aval do Sindicato dos Rodoviários? 
MOTORISTA – É difícil de acreditar que o nosso sindicato fez isso e que ainda acertou um valor tão baixo de abono pela nova função. Só quem não vive o dia a dia de um motorista de ônibus pode concordar com esse tipo de função. Tiraram os cobradores e agora vão colocar os motoristas para passar troco. Quem vai perder é o passageiro porque as viagens vão atrasar, com certeza.

Fonte: Blog de Olho no trânsito/ com Roberta Soares do JC.

sábado, 3 de novembro de 2018

ENEM 2018 E.GRANDE RECIFE

Feras contarão com reforço nos ônibus para chegar aos locais de provas do Enem

Estudantes de toda a Região Metropolitana participam, nos dias 04 e 11 de novembro, da maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para chegar aos locais de testes, os feras contarão com o apoio do Grande Recife Consórcio de Transportes que dará um reforço de frota e viagem em 23 linhas. Ao todo, 170 ônibus serão colocados em operação e, juntos, realizarão 1.522 viagens. Ou seja, 35 veículos e 292 viagens a mais que num domingo normal.
Confira, abaixo, as linhas que terão reforço:
020 – Candeias/TI Tancredo Neves
061 – Piedade
116 – Circular (Príncipe)
168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)
181 – Cabo (Cohab)/TI Cajueiro Seco
202 – Barro/Macaxeira (Várzea)
302 – TI TIP/Caxangá
346 – TI TIP (Conde da Boa Vista)
424 – CDU/Torrões (Via San Martin)
521 – Alto Santa Isabel
522 – Dois Irmãos (Rui Barbosa)
640 – Guabirada/Derby
731 – Beberibe (Espinheiro)
860 – TI Xambá (Príncipe)
1946 – TI Igarassu (PCR)
1976 – TI Pelópidas (PCR)
1977 – TI Pelópidas (Conde da Boa Vista)
2040 – CDU/Boa Viagem/Caxangá
2431 – Cidade Universitária
2432 – CDU (Várzea)
2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista)
2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira
2920 – Rio Doce/CDU
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Fonte: Grct

Linha 047 TI COSME DAMIÃO/ ARENA


Aniversário da comunidade Obra de Maria contará com linha especial de ônibus


O Grande Recife montou um esquema especial de mobilidade para os fieis que forem à Arena de Pernambuco conferir a celebração dos 28 anos da comunidade religiosa Obra de Maria. O evento acontece neste domingo (04), a partir das 13h, mas, já na parte da manhã, os ônibus da linha especial 047 – Cosme e Damião/Arena sairão do TI Cosme e Damião em direção ao estádio.
Todo o dinheiro adquirido com a venda dos ingressos para o evento será revertido na manutenção das ações sociais e de evangelização realizadas pela Obra de Maria. A celebração vai contar com a apresentação de personalidades do meio católico como os padres João Carlos, Reginaldo Manzotti, Marcelo Rossi e Damião Silva.
O público que desejar chegar à Arena de Pernambuco utilizando o sistema de ônibus deverá usar primeiro a linha Centro do Metrô e desembarcar na estação Cosme e Damião. Lá, a linha especial 047 – Cosme e Damião/Arena estará à disposição das 09h às 22h30, quando o último ônibus sai do estádio de volta ao Terminal Integrado. Para ter acesso ao serviço, pulseiras serão vendidas antecipadamente no valor de R$3,20, facilitando o retorno para casa.
O serviço pode ser adquirido tanto em dinheiro quanto por meio do cartão VEM Trabalhador ou Comum, no TI Cosme e Damião. É importante lembrar que como se trata de uma linha especial, a tarifa será cobrada integralmente e não haverá gratuidade.
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Fonte

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

TI CDU até dia10 e 14/11/18 deve receber mais 4 linhas e em Janeiro 2019 as demais linhas



Atrasado, caro e subutilizado. Este é o TI CDU, que integra o Corredor Leste-Oeste




TI da IV Perimetral, agora batizado de TI CDU, começou a ser construído em 2011 e custou R$ 11 milhões aos cofres públicos. Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foram sete anos e meio de construção, quatro anos e meio de atraso nas obras, R$ 11 milhões de investimento (R$ 4,5 milhões somente de remanescente) e, mesmo assim, o Terminal da IV Perimetral (BR-101), agora chamado de TI CDU, na Iputinga, Zona Oeste do Recife, entrou em operação subutilizado. Há um mês opera com menos da metade da programação planejada, que já foi pensada pequena desde o começo. É difícil chegar e sair dele, reclamam os passageiros. Mesmo assim, o TI é uma construção gigante. E cara. É uma estrutura que ocupa um terreno de 15 mil metros quadrados, sendo mais de quatro mil metros quadrados de área construída, e que já custa R$ 232 mil de manutenção mensal aos cofres públicos – quase R$ 3 milhões por ano.
A promessa, inclusive, é de que a operação irá crescer, embora não tenha sido dado um prazo certo para isso acontecer. A expectativa é de que mais quatro linhas alimentadoras entrem em operação no próximo mês. São elas: Barbalho (Detran), CDU Várzea, UR-7 e Engenho do Meio. E a partir de 2019, outras linhas de peso do sistema de transporte passariam a integrar no terminal, como a CDU/Boa Viagem/Caxangá (040) e CDU/Caxangá/Boa Viagem (440). Também a partir de janeiro de 2019 deverá entrar na operação do TI as linhas Rio Doce/CDU, Casa Amarela/CDU e Curado II. Assim, todo o atendimento (ou boa parte dele) à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) passará a ser realizado por linhas alimentadoras que sairão do terminal.

Terminal deveria transportar 50 mil passageiros/dia, mas começou com menos de 4 mil/dia. Fotos: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Só assim o TI CDU poderá chegar perto da demanda de passageiros anunciada para justificar o investimento de recursos públicos na unidade de embarque e desembarque da Zona Oeste, que era de 50 mil passageiros/dia, mas já foi reduzida para 40 mil/dia. Atualmente, com a operação colocada em prática, o terminal transporta apenas 3,5 mil passageiros/dia. Apenas duas das oito alimentadoras entraram em operação, juntamente com as duas linhas do BRT, que levam para a região central do Recife. E mesmo assim – no caso das alimentadoras –, são linhas operadas por microônibus, com intervalos longos e desestimulantes: de 20 a 25 minutos (2431–Cidade Universitária) e 15 minutos (2433-Brasilit). Estavam previstas dez linhas no total. Além das oito alimentadoras (que levam os passageiros dos bairros para o terminal), duas troncais (que levam para o Centro).


O TI CDU começou a ser construído em 2011 e deveria ter sido concluído em 2014, para a Copa do Mundo no Brasil. Integra o Corredor Leste-Oeste, que liga Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, ao Centro da capital. Foram quatro anos e meio de atraso e um custo total de R$ 11 milhões (R$ 7.886.960,34 de valor inicial e R$ 4,5 milhões de custo remanescente). Teve as obras paralisadas por quase dois anos, após o envolvimento da Construtora Mendes Júnior na Operação Lava Jato. A construção foi retomada em 2017. O futuro do TI CDU também foi prejudicado pelo arquivamento do projeto do corredor de BRT pensado para a BR-101, ligando os Corredores Leste-Oeste e Norte-Sul a partir do TI Abreu e Lima, em Abreu e Lima, chegando ao TI Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, ambos no Grande Recife.
VANTAGENS
Apesar da subutilização, o novo TI CDU proporciona inúmeras vantagens ao passageiros. Infraestrutura com banheiros novos e ainda bem cuidados, bancos e carregamento do VEM são algumas delas. Com o tempo, haverá ao menos uma lanchonete para atendimento aos usuários, que por enquanto permanece fechada. Também é possível, a partir do terminal, a integração do Corredor de BRT Leste-Oeste com o BRT Norte-Sul, realizada com a linha 2443 – TI CDU/Joana Bezerra.


O governo do Estado conversou com o JC por email. Confira abaixo as respostas enviadas pelo Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT) aos questionamentos da reportagem:
JC – Por que o TI da IV Perimetral (TI CDU) entrou em operação com menos da metade da programação planejada (quatro das nove linhas)?GRCT – Na verdade, o TI CDU foi licitado para operar com dez linhas, sendo oito alimentadoras e duas de BRT. Dessas, quatro já estão em operação – duas alimentadoras e as duas de BRT. Isso foi necessário para que os usuários e moradores do entorno se habituassem a utilizar o novo terminal e entendessem que a integração passa a ocorrer dentro do novo TI e não mais do lado de fora (integração temporal) como era antes.

JC – O Estado não avalia como um equívoco, um desrespeito à população, colocar o TI para operar parcialmente considerando que é uma obra inaugurada com quatro anos e meio de atraso. Não houve tempo suficiente para que o planejamento fosse realizado?
GRCT –
 Não porque o transporte público é dinâmico. Do planejamento do novo terminal até a sua entrega à população, a cidade e a forma como as pessoas transitam nela mudaram e o transporte público tem que obedecer estas novas configurações. Além disso, o Grande Recife tem como perfil dialogar com as comunidades sempre que uma nova mudança de itinerário, por exemplo, for proposta. Ou seja, tem se conversado com os moradores o melhor roteiro para atendê-los de modo que o ônibus possa cumprir o seu itinerário de forma rápida e segura do bairro ao terminal e do terminal de volta ao bairro.


JC – Qual a necessidade de um terminal tão amplo em área de construção para uma operação tão pequena? Vocês avaliam que a operação está subdimensionada?
GRCT –
 A necessidade é, como dissemos acima, de termos um equipamento que possa receber as dez linhas que foram licitadas. Quatro já estão em operação e as demais deverão integrar o novo TI nos próximos meses. Por isso, não avaliamos a operação como subdimensionada porque, em breve, o terminal estará com sua operação completa.
JC – O Estado avalia que o TI CDU está subutilizado? Principalmente sabendo que o custo de manutenção dele é superior a R$ 200 mil mensais?
GRCT  –
 Não porque faz apenas um mês que o TI entrou em operação e, já neste mês de novembro, mais algumas linhas passarão a integrar no terminal.
JC –  O Estado avalia que o modelo de terminais integrados, principalmente no formato que predomina no SEI, com grandes áreas de estocagem de ônibus e pouca fiscalização para controlar a operação, está ultrapassado?
GRCT – 
O Sistema Estrutural Integrado (SEI) é uma boa opção para o usuário porque apresenta conforto, segurança e comunidade, além de ganho no tempo de viagem. Isso acontece porque, neste sistema, o usuário não precisa passar o cartão VEM no validador e girar a catraca mais uma vez, como acontece na integração temporal, por exemplo. Dessa forma, a operação ocorre de forma mais rápida.
JC – Quais os planos de ampliação da operação do TI CDU? Quando ele terá pelo menos o planejamento previsto funcionando?
GRCT –
 Como já dissemos, ainda neste mês de novembro, outras linhas passarão a integrar no terminal e, até o início de 2019, o TI estará com a sua operação completa.
JC – Os planos são criar mais linhas para ele além das nove planejadas?
GRCT –
 Sim porque o transporte público é dinâmico. Então, já observamos a necessidade dos usuários de que outras linhas integrem com o TI CDU.
JC – Sabemos que a grande dificuldade existente hoje para o transporte público é a falta de prioridade viária e, pelo que apuramos, quando a operação do TI CDU for ampliada o atendimento a UFPE será por alimentadoras. Vcs não temem que as viagens fiquem ainda mais demoradas?
GRCT –
 Não porque o tempo de viagem se mantém o mesmo ou diminui. Isso ocorre porque, mesmo utilizando uma linha alimentadora e outra troncal, o passageiro ganha em tempo de viagem; uma vez que, para se deslocar do TI ao Centro do Recife ou o contrário, ele utiliza o BRT e o Sistema Via Livre que tem 80% de faixa exclusiva no Corredor Leste/Oeste.

Fonte: Blog de Olho no Transito/ com Roberta Soares

Ps: Segundo apuração do Blog GRMPE será em duas datas dia 10/11 entra duas linhas e dia 14/11 entre mais duas, bom assim espero que cumpram tanto as datas e as divisões pois tratando de GRCT espera-se de tudo...

terça-feira, 30 de outubro de 2018

DENUNCIA DE CLIENTE DA LINHA 910 DOCE / PIEDADE TEXTO DO PRÓPRIO CLIENTE RECLAMANTE

MORADORES DE RIO DOCE REVOLTADOS COM A FALTA DE RESPEITO  DA
EMPRESA BORBOREMA QUE FAZ A LINHA RIO DOCE-PIEDADE

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DESABAFO 

Os milhares de usuários moradores do bairro mais populoso de Olinda, Rio Doce estão revoltados, indignados com a safadice que é continua, todos os dias, proporcionada pela empresa Borborema, linha 910, que fazem os passageiros esperarem mais de 40 minutos numa parada de ônibus, sob sol e chuva. Afora a demora os ônibus andam como se estivesse acompanhando enterro, veículos de velórios. O motorista dos coletivos é quem recebem os xingamentos e ameaças dos usuários. Para fazer o trajeto Rio Doce/Piedade ou vice-versa levam até 2 horas de um ponto a outro. Os fiscais do TI Rio Doce não estão nem ai para o que acontece durante o dia, tarde e noite e dizerem que a culpa é da empresa por colocar poucos ônibus para atender a demanda de passageiros que é muito grande. Conhecendo essa demanda ai é que os motoristas fazem a conhecida “cera”, para andam com os ônibus lotados e “QUEIMAM” os outros pontos de parada, atrasando a viagem e soltando gracinhas para quem precisa deste serviço miserável, segundo alguns passageiros, serviço de merda. Durante a semana vários ônibus ficam pelo caminho por quebra de motor, portas travadas, marchas emperradas e com o preço da passagem anel B, custando R$ 4,40, num verdadeiro assalto ao bolso do usuário, sem nenhum conforto, sem ar condicionado, calor insuportável, transformando a viagem num filme de terror, com mulheres, homens, e idosos passando mal, desmaios e já algumas vezes ter de apelarem para o atendimento das ambulâncias do SUS e Corpo de Bombeiros.
 REVOLTA  

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Agora vamos, a pedido dos usuários, para as cobranças. Cadê a famigerada CTTU. Essa companhia se tornou autarquia (cabide de emprego) em 2017 e é responsável pelo monitoramento, controle e fiscalização do transporte e trânsito e do gerenciamento do Sistema Municipal de Transporte Público de Passageiros. Também faz parte da responsabilidade da CTTU a realização de estudos e projetos para a melhoria da mobilidade urbana e de educação para o trânsito, coisa que se existe, nunca saiu do papel, os servidores da mesma passam o expediente sentados em suas mesas, em salas bem equipadas com ar condicionados, num bate-papo agradável sobre o capítulo da novela do dia anterior, ou falando sobre futebol, com o Brasil (7x1) na Libertadores, Sul-Americana, Copa do Brasil, amistosos da Seleção etc. E o que os passageiros de transporte rodoviários e de veículos particulares conseguem enxergar todos os dias?; é o caos no trânsito do Recife e preferia, e nos municípios vizinhos, um verdadeiro inferno de Dante, enquanto isso os carros da CTTU e suas motos se deslocam para os locais já pré-determinados em planilhas, como exemplo, Espinheiro, Centro do Recife, Madalena, Boa Viagem, Casa Amarela, os bairros mais populosos r sonde se concentram laboratórios e clínicas médicas, e também as outras famigeradas entidades criadas (cabides de empregos) nos municípios da RMR, chamadas de Guardas Municipais que só se incubem de uma única função, com os agentes da CTTU, crescer e multiplicar as tão conhecidas e decantadas em prosa e versos, indústria das multas. O pessoal da CTTU deveria tirar os glúteos das cadeiras e trabalhar em beneficio do povo que paga seus salários. Quem mais sofre com o descaso das autoridades do trânsito na Região Metropolitana do Recife são os idosos, muitos motoristas não respeitam o sinal de parada do passageiro que tem direito à gratuidade no uso do serviço.

DESCASO ÓRGÃO GESTOR

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Os idosos do Recife/Olinda sentem dificuldades em utilizar o transporte coletivo, segundo apurou o Ministério Público Estadual (MPPE), mas nada acontece. A discriminação ocorre, principalmente, por parte dos motoristas que não respeitam o sinal de parar do idoso. Relatos de discriminação contra idosos no transporte público são comuns “Os motoristas passam pelo ponto e não param quando sabem que só tem idoso aguardando ônibus”, reclama o aposentado Alberto Correa, 72 anos.

A maioria da população acima dos 60 anos de idade desconhece a aplicação do Estatuto do Idoso, que institui penas rigorosas a quem desrespeita ou maltrata o idoso, além de garantir direitos e prioridades no transporte coletivo. A denúncia pode ser feita pelo próprio idoso ou qualquer outro passageiro do ônibus que tenha visto a falta de respeito do motorista. Para ser realizada é necessário o horário da ocorrência e a linha de ônibus.

COM A PALAVRA O GRCT QUE PODE USAR ESTE ESPAÇO PARA EXPLICAR TODAS ESTAS DENUNCIAS.


O dono da Empresa Borborema que atua em quase todos os Estados do Nordeste, podre de rico, está pouco se lixando para os usuários, que se lasquem todos, se estão achando ruim vão de UBER, Táxis, ou vão a pé para seus empreguinhos, ou consultas médicas, para melhorar a saúde, deixando a obesidade de lado. O sobrepeso dos passageiros está causando danos aos ônibus, disse um empregado/gerente da empresa, que pediu anonimato.

Manda quem pode, obedece quem tem juízo. Como mostra a foto os coletivos vivem se quebrando e ficam por horas encostados aos Terminais de Integração, quando não são recolhidos as garagens. O Recife e para citar Olinda são cidades lindas, nos horários de picos são um desassossego e sofrimento para quem precisa sair do seu lar. Mas as duas cidades estão entulhadas de semáforos, lombadas e pardais eletrônicos só para multar, não tem nenhum sentido educativo ou coisa parecida. Os passageiros revoltados já ameaçam aos berros que irão depredar tanto internamente, muitas cadeiras estão pichadas e quebradas, como externamente, alguns ônibus dessa Borborema, se é que podemos chamar esses lixos de veículos de passageiros, falando de quase todas, que circulam no Grande Recife, de empresa de coletivos municipais. A SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA É COLOCAR OUTRA(S) EMPRESA(S). Com a palavra a Secretaria de Transportes, Antonio Ferreira Cavalcanti Júnior e o governador Paulo Câmara.
TODO O TEXTO: MANOEL FERNANDES LARRE