sexta-feira, 16 de julho de 2021

Lançamento do novo Marcopolo Viaggio 800

 


Marcopolo anuncia entrega de novo modelo direcionado ao fretamento

Modelo Viaggio 800 estabelece novo padrão ao segmento e prioriza

robustez e conforto

Veículo entrega desempenho operacional focado no fortalecimento

 do setor de fretamento

Com as mudanças proporcionadas pela pandemia no setor de transportes, o segmento de fretamento contínuo de passageiros se fortaleceu ao longo do último ano. O setor cresceu 80% em relação ao período anterior, contribuindo para que a empresa, líder na produção brasileira de carrocerias para ônibus, mantivesse os índices de produção de veículos no país.

Nos primeiros cinco meses deste ano, a companhia produziu 688 veículos direcionados ao setor, o que representa 62% de market share. Diante desses números, com o objetivo de manter a liderança no segmento e agregar mais valor e inovação aos veículos, a Marcopolo lança o ônibus Viaggio 800. O modelo estabelece um novo padrão de qualidade ao mercado, pois alia robustez, conforto, design diferenciado e confiabilidade, além de garantir a melhor relação entre custo e benefício.




Nos últimos 90 dias, a empresa apresentou o produto de forma individualizada a cada cliente, já tendo comercializado mais de 100 unidades. Destas, as seis primeiras unidades já estão sendo entregues ao cliente Piccolotur/SP, uma das mais tradicionais empresas de fretamento contínuo e eventual de Jundiaí e região. Atua também na região de Campinas e parte da Grande São Paulo, atendendo a empresas de vários segmentos.

“Nosso foco é oferecer opções inovadoras, para isso aprofundamos o entendimento das necessidades do mercado e dos passageiros. Queremos garantir a produção de modelos cada vez mais modernos, seguros e confortáveis. O Viaggio 800 chega com o conceito de modelo da linha Premium, complementando o nosso portfólio, tornando-o ainda mais competitivo”, explica Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais MI e marketing da Marcopolo.

Criado para o fretamento

O novo Viaggio 800 será produzido na fábrica de Caxias do Sul (RS) e foi desenvolvido para atender às demandas específicas e características do segmento de fretamento contínuo brasileiro e também de mercado externo. Entre os diferenciais está a largura de 2.600mm, o que proporciona mais conforto e espaço interno ao passageiro. Em relação ao comprimento, nas configurações de 48 a 52 lugares as medidas totais são de 12.400mm a 13.500mm, respectivamente.

“Seguimos com os investimentos em inovações para o nosso portfólio, focados em acompanhar as tendências e transformações do mercado. O segmento de fretamento está em constante expansão, principalmente, quando ao fazermos um balanço dos últimos três anos, registramos 4.646 unidades comercializadas”, pontua Ricardo Portolan.

Com design moderno, arrojado e linhas leves que imprimem o DNA da Marcopolo, o Viaggio 800 foi desenvolvido para diferentes opções de chassis com motor dianteiro, além de garantir a manutenção fácil e rápida. O modelo possui conjunto ótico dianteiro, com três faróis redondos e DRL, pisca em LED e faróis de neblina (opcional), para garantir maior eficiência luminosa e segurança ao condutor.

 

Interior oferece mais espaço e conforto

Com a necessidade do distanciamento social, a engenharia Marcopolo dedicou especial atenção ao desenvolvimento do interior do Viaggio 800 para oferecer mais conforto, espaço e acessibilidade.

O modelo conta com novo acabamento interno no cockpit do motorista, mais moderno e de alta qualidade, e nova parede separação total, com porta em posição que garante melhor acesso ao salão de passageiros. A iluminação é total em LED e, para garantir o conforto dos passageiros, são oferecidas duas opções de poltronas modelo Executiva, com novo design e apoio de cabeça com espuma especialmente desenvolvida para se moldar as características biométricas dos passageiros.

Para o melhor aproveitamento do espaço interno, o Viaggio recebeu um novo porta-pacote mais funcional. Em relação ao sanitário, o modelo ganhou configuração ergonômica, com janela maior para entrada de luz natural, sistema Ecoflush e pia em aço inox. O veículo é equipado com elevador para total acessibilidade.

Fonte: Marcopolo 

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte público 

sexta-feira, 25 de junho de 2021

INTEGRAÇÃO TEMPORAL NO IT CAXANGÁ NA VÁRZEA



TI Caxangá começa a operar no sistema de integração temporal no próximo sábado (26)



A partir do próximo sábado (26), o TI Caxangá também passa a operar com integração temporal, que funciona por meio do cartão VEM.  O sistema possibilita o registro do embarque do usuário e o mapeamento do trajeto, auxiliando no constante aprimoramento da programação para melhor atender às necessidades dos usuários. A integração temporal garante o pagamento de apenas uma tarifa no período de até 2h por sentido da viagem (ida ou volta). Também há a possibilidade do transbordo entre ônibus e metrô. Basta o passageiro registrar o cartão no validador do veículo ou da Estação de Metrô e girar a catraca. 


É importante destacar que, nos TIs em que a integração temporal está ativa, o embarque nos ônibus acontece pela porta da frente com a validação do cartão na catraca. Quando o embarque estiver sendo realizado em um segundo ônibus ou no metrô, nas estações e TIs habilitados com o sistema, basta ficar atento ao visor do validador que emite a mensagem ‘Integração Temporal’ para indicar que não está sendo descontada uma nova tarifa do cartão VEM. A mensagem apenas não aparece nos cartões VEM Livre Acesso e Idoso por serem gratuitos.    


Esse modelo de deslocamento faz parte da universalização da bilhetagem eletrônica, que permite agilidade no embarque e o mapeamento do trajeto para facilitar a programação das linhas que compõem o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). Além disso, também evita a entrada irregular de passageiros no sistema.


No caso eventual de desconto de nova tarifa antes do tempo de 2h, o usuário tem o ressarcimento garantido. Se isso acontecer, a orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, o órgão responsável pela gestão do sistema de bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. É preciso informar o dia, horário do fato e número do cartão VEM para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado no cartão VEM do usuário. 


Com a inclusão do IT Caxangá, dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana, 16 passam a funcionar no sistema de integração temporal: Cavaleiro, Largo da Paz, IT RECIFE, Santa Luzia, Getúlio Vargas, Cosme e Damião, Prazeres, TIP, Xambá, IT Afogados, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo e Caxangá.


Em caso de dúvidas e para enviar sugestões ou queixas, o usuário pode entrar em contato via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (99488.3999)

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte público

sexta-feira, 28 de maio de 2021

licitação para terrminaiae estações de BRT

 

Foto ilustrativa TI Pelopidas


Governo de Pernambuco lança edital de licitação para concessão dos terminais integrados e estações de BRT 

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e do Grande Recife Consórcio de Transportes, publicou, nesta sexta-feira (28), o edital de licitação para a contratação de uma parceria público-privada para administração, manutenção, conservação, e exploração comercial de áreas e serviços dos terminais integrados e das estações de BRT. De acordo com o documento, os equipamentos, vinculados ao Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) também passarão por obras de requalificação, com fornecimento de equipamentos e sistemas de tecnologia de informação.

A licitação, na modalidade de concorrência internacional, pretende selecionar um parceiro privado para gerir os 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife e as 44 estações de BRT que compõem os corredores Norte-Sul e Leste-Oeste.  O projeto prevê a realização de investimentos na ordem de R$ 113 milhões destinados à requalificação dos TIs e das estações de BRT, com aplicações na melhoria das instalações físicas, na geração e uso de energia de fonte renovável (placas solares), construção de centro e salas de controle operacional com uso intensivo de dispositivos de tecnologia da informação, e ampliação de áreas para serviços e espaços comerciais. Destes, R$ 85 milhões serão concentrados nos primeiros 48 meses de contrato.

Ao longo de 35 anos, estão previstos mais de R$ 1,5 bilhão de investimentos na operação, conservação e manutenção dos equipamentos, além da possibilidade de investimentos adicionais na realização de empreendimentos associados aos terminais integrados, revitalizando o espaço e respeitando os padrões de desenvolvimento orientado ao transporte. 

"Esperamos que, com a participação da iniciativa privada, a infraestrutura dos terminais e estações de BRT no Grande Recife alcance outro patamar. É um projeto de modernização que tem como meta melhorar a experiência dos usuários que utilizam diariamente o transporte público. É um investimento importante que será feito no sistema. Não temos dúvida que o projeto proporcionará um salto de qualidade significativo no serviço oferecido à população", ponderou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tomé Franca.

A PPP dos Terminais e Estações de BRT faz parte da carteira de projetos do Programa de Parcerias Estratégicas de Pernambuco (PPPE), atualmente liderado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O processo foi iniciado com edital de chamamento público de estudos, publicado em 2019, que teve acompanhamento e avaliação de comissão técnica multidisciplinar, formada por servidores do Consórcio Grande Recife, da Seduh, da Seplag, da Controladoria Geral do Estado e da Procuradoria Geral do Estado. Eles foram posteriormente aprovados pelo Conselho do Programa de Parcerias Estratégicas (CPPPE).

Os resultados dos estudos e as minutas contratuais foram submetidos à consulta e audiência pública para ausculta e contribuições da sociedade e de interessados, resultando em melhorias e aperfeiçoamentos. Após essas etapas, as minutas de edital de licitação, de contrato e os estudos da PPP também foram encaminhados e previamente analisados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em atendimento ao previsto na Resolução TCE 11/2013.  

As propostas deverão ser entregues e abertas no dia 27 de agosto, às 10h, no auditório do Grande Recife Consórcio de Transporte (endereço abaixo). Solicitações de esclarecimentos podem ser enviadas até o dia 30 de julho, conforme previsto no instrumento convocatório. Todos os instrumentos e detalhes inerentes à concorrência estão disponíveis no site do Programa de Parcerias Estratégicas de Pernambuco (www.parcerias.pe.gov.br).

“A convocação do setor privado para contribuir com a melhoria de serviços públicos oferecidos aos cidadãos pernambucanos está embasada nas experiências exitosas de importantes capitais do país. Pernambuco é um centro de oportunidades para esforços público-privados e as parcerias trarão inovações para esses equipamentos”, explica o secretário executivo de parcerias e estratégias Marcelo Bruto.

“O edital de licitação para a parceria público-privada em questão é o primeiro a ser lançado pelo Estado após a criação do PPPE em 2019 e é a primeira ação do programa dentro da estrutura da Seplag. Com uma carteira de projetos robusta e diversos estudos em andamento, a expectativa é de que novos editais de licitação para PPPs sejam lançados nos próximos 12 meses”, afirmou Alexandre Rebêlo, secretário de Planejamento e Gestão.

A cópia do presente edital, com os respectivos anexos, estará disponível no sítio eletrônico www.licitacoes.pe.gov.br, bem como em mídia eletrônica na sede do Consórcio de Transportes da Região Metropolitana do Recife, entre os dias 31 de maio de 2021 e 26 de agosto de 2021, das 8h às 17h. O interessado deverá agendar previamente com a Comissão Especial de Licitação II, pelo endereço eletrônico: cpl@granderecife.pe.gov.br ou presidencia@granderecife.pe.gov.br.

 

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte público 

Mais informações:

www.licitacoes.pe.gov.br 

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terça-feira, 18 de maio de 2021

Metrô do Recife poderá aderir a paralisação nesta quartas-feira 19/5/21

 

PARALISAÇÃO POR VACINAS
Paralisação por vacinação da Covid-19 



Por vacinas, metroviários param nesta quinta (20) no Grande Recife. Rodoviários podem aderir

Sem perspectiva de vacinação, profissionais do transporte público decidiram que só a interrupção do serviço garantirá a imunização. Quem sofre é o passageiro

TURISMO X URBANO E O GRCT LIBERA REATIVAÇÃO DE ÔNIBUS DESATIVADOS 2009/10/11/12

 

Transporte público com ônibus de turismo é barrado pelo Grande Recife

Jailson Silva Bloquieiro especialista em mobilidade e transporte público 

 (Foto: Paulo Paiva/DP Foto)
Foto: Paulo Paiva/DP Foto
A Câmara dos Vereadores aprovou o requerimento do vereador Luiz Eustáquio (PSB) para que a frota do turismo seja integrada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano para reduzir as aglomerações e, consequentemente, o contágio da Covid-19. Contudo, o Grande Recife informou, por meio de nota, que o projeto de incluir os ônibus de turismo, mesmo que de forma emergencial, no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife  é inviável para o consórcio. 

“Entre as razões da impossibilidade estão questões de aspecto jurídico relacionado aos contratos de concessão já existentes e operacionais quanto à configuração dos ônibus. As linhas do STPP/ RMR são operadas por veículos de média e grande capacidade, que possuem plataforma elevatória para pessoas com deficiência e utilizam-se de estações com piso em nível elevado. Já os ônibus utilizados no serviço de turismo têm uma configuração diferente do que orientam as normativas dos manuais de planejamento de transporte público”, informa a nota.

Para Washington Ferreira da Cooperfretur, ligada à Unitrans, a questão contratual não está ameaçada por ser uma medida temporária. "É uma emergência sanitária. Precisamos salvar vidas. Não há mais festas, o maior foco está no transporte público. Será que a falta de elevador se sobrepõe à vida?”, questionou. 
 
Para o coordenador regional da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), César Cavalcante é preciso fazer um levantamento junto ao Grande Recife da necessidade de uma frota complementar e se essa frota do turismo está preparada para esse tipo de serviço. "Verificadas todas essas condições e ainda a forma de remuneração o pleito pode ser procedente sim", apontou o especialista.

O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano está operando com 2.346 ônibus para atender uma demanda que chega a 88%  do período pré-pandemia. Já o setor do turismo no estado conta com 3.726 veículos, que podem ser usados pelo sistema. O presidente da União Estadual dos Micro Empreendedores de Transporte de Turismo e  Passageiros de Pernambuco (Unitrans-PE), Arcelino Silva, destaca que a categoria está preparada para atuar nesse serviço emergencial. "Nós temos todas as condições de adotar as medidas sanitárias e dar mais segurança ao passageiro", apontou.

sábado, 8 de maio de 2021

RECIFE OULTLED INAUGURAÇÃO

 


Nova linha de ônibus atenderá centro de compras no município de Moreno

 


 

Na ultima sexta-feira (07), entra em operação a linha 291 – TI Jaboatão/Moreno (Recife Outlet). Os ônibus devem atender, principalmente, funcionários e visitantes do novo centro de compras que será inaugurado neste mesmo dia na cidade de Moreno. A linha irá circular com tarifa A (R$ 3,75) e fará integração temporal com as demais do Terminal Integrado Jaboatão.

 

Confira, abaixo, o itinerário dos ônibus nos dois sentidos da viagem:

 

Terminal/ponto de retorno: TI Jaboatão, Av. Barão de Lucena, Rua Est. da Luz (Santo Aleixo), Rua Azul, acesso a BR-232, BR-232, retorno na BR-232, Rua Dez de Novembro.

 

Ponto de retorno/terminal: Av. Dr. Sofrônio Portela, Av. Cleto Campelo, Rua Santos Dumont, Rua Dez de Novembro, BR-232, Rua Mamoeiro, Rua Est. da Luz (Santo Aleixo), Rua Visconde do Rio Branco, Rua Nobre de Lacerda, Av. Barão de Lucena, TI Jaboatão.

 

Além da nova linha 291 – TI Jaboatão/Moreno, o Recife Outlet, que fica no Km 20 - da BR-232, também será atendido pela linha 049 – TI TIP/Moreno (BR-232) que terá um acréscimo de serviço.

 

Para esclarecer dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

domingo, 2 de maio de 2021

terça-feira, 6 de abril de 2021

INTEGRAÇÃO TEMPORAL NO TI CABO



TI Cabo passa a operar com integração temporal a partir do próximo sábado (10)


 

O sistema de integração temporal chega ao TI Cabo a partir do próximo sábado (10). Assim, o acesso aos coletivos será pela porta da frente do veículo, por meio do cartão VEM. Basta o passageiro registrar o cartão no validador e girar a catraca. Na prática, a integração temporal acontece  entre os ônibus das linhas que alimentam o terminal. O transbordo entre essas linhas deve ocorrer em até duas horas, por sentido da viagem, sem a cobrança de uma nova tarifa para que o usuário chegue ao seu destino final. 

 

Esse modelo de deslocamento faz parte da universalização da bilhetagem eletrônica, que permite agilidade no embarque e o mapeamento do trajeto para facilitar a programação das linhas que compõem o sistema de transporte público. Além disso, também evita a entrada irregular de passageiros no sistema.

 

Caso ocorram eventuais descontos de nova tarifa antes do tempo de duas horas, o usuário será ressarcido. Se isso acontecer, o passageiro deve entrar em contato com a Urbana-PE, que é o órgão responsável pelo sistema de bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. É preciso informar o dia, horário do fato e número do cartão VEM para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado no cartão VEM do usuário.

 

Dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana, quinze funcionam no sistema de integração temporal: Cavaleiro, Largo da Paz, Recife, Santa Luzia, Getúlio Vargas, Cosme e Damião, Prazeres, TIP, Xambá, Afogados, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU e Cabo.



DISTRIBUIÇÃO DO VEM - A integração temporal só acontece por meio do cartão VEM em todas as suas modalidades (Comum, Trabalhador e Estudante). Por isso, o VEM Comum já está sendo distribuído, gratuitamente, no TI Cabo. Se você ainda não possui um, basta procurar a equipe presente no terminal e fazer o cadastro gratuito. Apresente documento oficial com foto que comprove CPF e nome da mãe. Após o cadastro, o usuário recebe o cartão. A recarga pode ser feita a qualquer tempo, inclusive no mesmo momento do cadastro sem o pagamento de taxa, desde que o carregamento seja realizado nas máquinas de POS.


Em caso de dúvidas ou para enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

 

sexta-feira, 2 de abril de 2021

LINHA NOVA 2429 IT GETÚLIO VARGAS / IT CDU

Foto divulgação 


Nova linha 2429-TI Getúlio Vargas/TI CDU começa a operar no próximo sábado (03)


A partir do próximo sábado (3), entra em operação a linha 2429 - TI Getúlio Vargas/TI CDU. A linha atenderá as comunidades de Monsenhor Fabrício e Barbalho (Detran) em função da suspensão da operação das linhas 2422 - Monsenhor Fabrício/TI Getúlio Vargas e 2425 - Barbalho (Detran)/TI CDU. A nova linha será operada pela empresa Mobibrasil Expresso e o terminal será no TI Getúlio Vargas. Abaixo, confira os itinerários:  


Itinerário do atendimento à Fundação Altino Ventura no sentido terminal / Ponto de retorno (AV1)


Terminal/Ponto de Retorno: TI Getúlio Vargas, R. Manoel Moreira, Av. Caxangá, Av. Gen. San Martin, R. Honório Correia, R. Gregório Júnior, R. Souza Bandeira, R. Dianópolis, R. Odete Monteiro, Av. Maurício de Nassau, R. Santa Lúcia, R. Dr. José Anastácio da Silva Guimarães, R. Leal de Barros, R. São Mateus, R. Dr. Gastão da Silveira, R. Dr. Nina Rodrigues, Av. Mal. Cordeiro de Farias, R. São Mateus, Estrada do Barbalho, Av. Caxangá, R. Gáspar Pérez, R. Emiliano Braga, Av. Prof. Moraes Rego (pista local leste da BR-101), retorno sob o viaduto da Caxangá, Av. Prof. Moraes Rego (pista local oeste da BR-101), R. Emiliano Braga, R. Prof. Antônio Coelho, TI CDU.


Ponto de Retorno/Terminal: TI CDU, R. Prof. Antônio Coelho, Av. Caxangá, Av. Prof. Moraes Rego (pista local oeste da BR-101), R. E miliano Braga, Av. Prof. Chaves Batista, R. Paul Harris, R. Prof. Mussa Hazin, Av. Luís de Lacerda, R. Prof. Júlio Oliveira, Av. Prof. Joaquim Cavalcanti (pista local oeste da BR-101), retorno sob o viaduto da Caxangá, Av. Prof. Joaquim Cavalcanti (pista local leste da BR-101), R. Quipapá, Estrada do Barbalho, R. São Mateus, R. Leal de Barros, R. Dr. José Anastácio Guimarães, R. Santa Lúcia, Av. Maurício de Nassau, R. Odete Monteiro, Av. Prof. Estevão Francisco da Costa, Av. Gen. San Martin, TI Getúlio Vargas.


Itinerário do atendimento à Fundação Altino Ventura no sentido ponto de retorno / terminal (AV2)


Terminal/Ponto de Retorno: TI Getúlio Vargas, R. Manoel Moreira, Av. Caxangá, Av. Gen. San Martin, R. Honório Correia, R. Gregório Júnior, R. Souza Bandeira, R. Dianópolis, R. Odete Monteiro, Av. Maurício de Nassau, R. Santa Lúcia, R. Dr. José Anastácio da Silva Guimarães, R. Leal de Barros, R. São Mateus, Estrada do Barbalho, Av. Caxangá, R. Gáspar Pérez, R. Emiliano Braga, Av. Prof. Moraes Rego (pista local leste da BR-101), retorno sob o viaduto da Caxangá, Av. Prof. Moraes Rego (pista local oeste da BR-101), R. Emiliano Braga, R. Prof. Antônio Coelho, TI CDU.


Ponto de Retorno/Terminal: TI CDU, R. Prof. Antônio Coelho, Av. Caxangá, Av. Prof. Moraes Rego (pista local oeste da BR-101), R. E miliano Braga, Av. Prof. Chaves Batista, R. Paul Harris, R. Prof. Mussa Hazin, Av. Luís de Lacerda, R. Prof. Júlio Oliveira, Av. Prof. Joaquim Cavalcanti (pista local oeste da BR-101), retorno sob o viaduto da Caxangá, Av. Prof. Joaquim Cavalcanti (pista local leste da BR-101), R. Quipapá, Estrada do Barbalho, R. São Mateus, R. Dr. Gastão da Silveira, R. Dr. Nina Rodrigues, R. Mal. Cordeiro de Farias, R. São Mateus, R. Leal de Barros, R. Dr. José Anastácio Guimarães, R. Santa Lúcia, Av. Maurício de Nassau, R. Odete Monteiro, Av. Prof . Estevão Francisco da Costa, Av. Gen. San Martin, TI Getúlio Vargas.


Para esclarecer dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.


 

sábado, 20 de março de 2021

CONSELHO ADMINISTRATIVO MANTÊM AUMENTO


 

IT CDU TEMPORAL HOJE


 

Grande Recife inicia integração temporal no Terminal Integrado CDU, a partir de hoje (20/03/21)

 

 

A partir de  amanhã (20), mais um terminal integrado da Região Metropolitana passa a operar por meio da integração temporal. Desta vez, a mudança no sistema de embarque chega ao TI CDU, no bairro da Cidade Universitária, no Recife. Com isso, para ter acesso aos coletivos que circulam pelo local, o passageiro deverá entrar pela porta da frente do veículo, passar o cartão no validador do VEM e, só então, girar a catraca. Cartões do tipo VEM Comum já estão sendo distribuídos no terminal.

 

No TI CDU, a integração temporal ocorrerá entre os ônibus das linhas alimentadoras que vêm dos bairros e as linhas de BRT (uma que vai para o Centro do Recife e outra que segue em direção ao TI Joana Bezerra). Dessa forma, o transbordo entre as linhas deverá ocorrer dentro do período de duas horas, por sentido da viagem, sem a cobrança de uma nova tarifa para completar a integração temporal.

 

O modelo faz parte da universalização da bilhetagem eletrônica, que permite agilidade no embarque e o mapeamento do trajeto para facilitar a programação das linhas do sistema de transporte público, além de evitar a entrada irregular de passageiros.

 

Nos casos de eventual desconto de nova tarifa antes do tempo de duas horas, os passageiros devem entrar em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pelo sistema de bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. É preciso informar o dia, horário do fato e número do cartão VEM para checagem. Confirmada a cobrança indevida, o valor será creditado no cartão VEM do usuário.

 

O Grande Recife reforça que a integração temporal só acontece por meio do cartão VEM em todas as suas modalidades (Comum, Trabalhador e Estudante). Por isso, o VEM Comum já está sendo distribuído no TI CDU. Para obter um desses cartões, o usuário deve procurar a equipe presente no terminal e fazer o cadastro gratuitamente. Basta apresentar documento oficial com foto que comprove CPF e nome da mãe. Após o cadastro, o usuário recebe seu cartão. A recarga pode ser feita a qualquer tempo, inclusive no mesmo momento do cadastro sem o pagamento de taxa.

 

Agora, dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana, quatorze funcionam no sistema de integração temporal: Cavaleiro, Largo da Paz, Recife, Santa Luzia, Getúlio Vargas, Cosme e Damião, Prazeres, TIP, Xambá, Afogados, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves e CDU.

 

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

sábado, 13 de março de 2021

NORTE SUL BRT 4 ESTAÇÕES VOLTA A FUNCIONAR NESTE SABADO 14/3/21

 

Foto divulgação 



Quatro Estações de BRT voltam a operar neste sábado (13) após requalificação



Mais quatro Estações de BRT voltam a atender ao usuário do transporte público da Região Metropolitana do Recife. As EBRTs Nossa Senhora do Carmo, Maurício de Nassau, Riachuelo e IEP, do Corredor Norte-Sul, serão reabertas a partir deste sábado (13). Os equipamentos voltam a operar após obras de requalificação, que também recuperaram os danos causados por ações de vandalismo e depredação durante a pandemia da Covid-19. Neste primeiro momento, os passageiros serão atendidos pela linha 1900 – TI PE-15 (PCR)(Parador).


A requalificação, chamada de retrofit, implementou melhorias, adequações e manutenção das instalações das EBRTs a fim de deixá-las mais seguras e confortáveis para o uso da população. Foram feitos serviços no piso e coberta, instalação de lâmpadas de LED, piso tátil, defensas e guarda-copos, pintura e sinalização. 




Ao todo, são 20 Estações de BRT que passarão pelo retrofit. Dessas, 11 estão concluídas. As outras sete estão em obras e duas previstas para iniciar no dia 5 de abril. Mais sete passarão por obras emergenciais para voltar a funcionar, pois estavam fechadas devido às depredações.


Para esclarecer dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.




Blog Grmpe notícias  - Postado por Jailson Silva blogueiro especialista em mobilidade transporte 

Imprensa Grande Recife Consórcio

sexta-feira, 12 de março de 2021

IT TEMPORAL NO TERMINAL INTEGRADO CDU DIA 20/03/21

 

Foto divulgação grct


Cartão VEM Comum é distribuído gratuitamente no TI CDU 


 

A distribuição gratuita do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Comum está acontecendo no TI CDU desde o início deste mês de março. Basta procurar a equipe dentro do terminal e apresentar documento oficial com foto que comprove CPF e nome da mãe. Após o cadastro, o usuário recebe seu cartão. A recarga pode ser feita a qualquer tempo, inclusive no mesmo momento do cadastro sem o pagamento de taxa. 

 

Apenas com o cartão VEM, o passageiro pode realizar a integração temporal. A partir do próximo dia 20, o TI CDU também passará a operar com integração temporal. Atualmente, dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana, treze já funcionam com esse sistema (Cavaleiro, Largo da Paz, Recife, Santa Luzia, Getúlio Vargas, Cosme e Damião, Prazeres, TIP, Xambá, Afogados, Jaboatão, Cajueiro Seco e Tancredo Neves). 

 

Na prática, no tempo de até 2h, no mesmo sentido da viagem, é possível trocar de modal de transporte (ônibus ou metrô) com o pagamento de apenas uma tarifa. Caso ocorra o desconto de uma nova tarifa antes das 2h máximas em cada sentido da viagem, os passageiros devem procurar a Urbana-PE, órgão responsável pelo sistema de bilhetagem eletrônica. O telefone de contato é o 3125.7858. É preciso informar o dia, horário do fato e número do cartão VEM para checagem. Confirmada a cobrança indevida, o valor será creditado no cartão VEM do usuário.

 

A bilhetagem eletrônica agiliza o embarque nos ônibus, além de mapear o trajeto dos passageiros. Isso ajuda na programação da operação para melhor atender o usuário do transporte público. Também impede a entrada irregular de passageiros.  

 

Em caso de dúvidas ou para enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.



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Postado porJailson Silva 


quarta-feira, 10 de março de 2021

Covid -19 Ação combate ao vírus nos terminais







imagens divulgadas  pelo grct
 Governo de Pernambuco distribui 50 mil máscaras para usuários do transporte público da RMR


 

Vinte e cinco terminais de passageiros da Região Metropolitana do Recife serão contemplados nesta primeira quinzena do mês de março


 

O Governo de Pernambuco iniciou nesta semana a entrega de 50 mil máscaras de proteção aos usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/ RMR). A Operação Pernambuco pela Prevenção, que também fornece álcool em gel para quem passa pelos terminais, é realizada pelas secretarias de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas e pela Casa Civil, além do Grande Recife Consórcio de Transportes. A iniciativa tem o objetivo de estimular o uso da máscara, garantindo mais proteção à saúde da população em geral, já que o item é uma barreira que evita o contágio comunitário da Covid-19 no ambiente público.

 

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, essa é mais uma iniciativa importante do Governo, que desde o início da pandemia tem trabalhado para mitigar seus efeitos no transporte público. "Com essa ação, iremos ampliar consideravelmente o número de máscaras distribuídas aos usuários. Isso é apenas uma parte do que está sendo feito. Desde o ano passado, entre outras iniciativas, nós já reforçamos a higienização dos TIs e veículos, colocamos pias externas em 22 terminais e ampliamos o número de facilitadores de embarque. Em parceria com a Secretaria de Defesa Social, também disponibilizamos mais de 2,5 mil policiais através do Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES) nos 10 principais TIs do Grande Recife para garantir a segurança dos usuários e o bom funcionamento dos terminais", ponderou.

 

Quem passava pelo Terminal Integrado de Passageiros da PE-15, em Olinda, nesta terça-feira (9), aprovou a iniciativa. Como Fábio Bernardo, que passa todos os dias pelo local. “Estou achando ótima essa ação do Governo do Estado. Devemos sempre usar máscara e o álcool em gel”, afirmou. Também usuária de transporte coletivo, Regina Conceição concorda e lembra que a iniciativa ajuda as pessoas que não têm condições de comprar mais de uma máscara. “Quem não gosta de usar é porque não quer ter saúde”, disse.

 

Nesta primeira quinzena do mês de março, as equipes do Governo de Pernambuco distribuirão as máscaras aos usuários dos terminais Abreu e Lima, Aeroporto, Afogados, Barro, Cabo, Cajueiro Seco, Camaragibe, Caxangá, CDU, Getúlio Vargas, Igarassu, Jaboatão, Joana Bezerra, Largo da Paz, Macaxeira, PE-15, Pelópidas Silveira, Prazeres, Recife, Rio Doce, Santa Luzia, Santa Rita, Tancredo Neves, TIP e Xambá.

 

O secretário da SPVD, Cloves Benevides, lembra que tempos tão desafiadores pedem a cooperação de todos. “O Governo tem feito um grande esforço para ampliar as estratégias de saúde. A população deve somar-se a este esforço promovendo o autocuidado: o uso da máscara, a manutenção do distanciamento social e medidas que restringem a circulação são absolutamente necessárias para ampliar o cenário de prevenção e impedir o crescimento dos números. É hora da proteção integrada, da sociedade e do Governo, para proteger as pessoas que a gente ama”, argumenta Cloves Benevides.

 

OUTRAS AÇÕES DE PREVENÇÃO À COVID-19: Desde o início da pandemia, o Grande Recife tem implementado medidas para minimizar a proliferação do vírus no transporte público. Além da distribuição de 38 mil máscaras no ano passado, implantação de pias externas em 22 terminais integrados e reforço na limpeza dos terminais, higienização dos veículos nos TIs, a ampliação do número de facilitadores de embarque foi em 25%, totalizando 131 profissionais que organizam as filas nos principais TIs.

 

A SPVD foi para as ruas enfrentar os efeitos da pandemia. As principais medidas foram a instalação de Pontos de Cuidado em quatro municípios, que realizaram 40 mil atendimentos com oferta de itens de higiene, limpeza e alimentação, além de banheiro e chuveiros para a população em situação de rua, todos sete dias da semana; distribuição de 65 mil refeições quentes, padrão Senac, para pessoas em vulnerabilidade social; participação de mais de 40 operações Quarentena e Integrada, onde foi realizada sanitização do espaço público, distribuição de máscaras, kits de higiene e de alimentação; e distribuição em 480 comunidades para 120 mil pessoas do Grande Recife de cestas básicas com parceiros. A secretaria também modificou protocolos das ações dos programas Governo Presente e Atitude, para aumentar o rigor com medidas de segurança sanitária dos usuários e servidores envolvidos nas atividades.


sexta-feira, 5 de março de 2021

CORREDOR NORTE SUL REATIVA ESTAÇÃO BRT TACARUNA

 

Após requalificação, Estação de BRT Tacaruna retoma operação neste sábado (06)

 

 

Com o fim dos serviços de retrofit na Estação de BRT Tacaruna, o equipamento, que faz parte do Corredor Norte/Sul, retoma a operação com embarque e desembarque de usuários a partir deste sábado (06). Neste primeiro momento, os passageiros contarão com o atendimento da linha 1900 – TI PE-15 (PCR)(Parador). Além da Tacaruna, já foram liberadas para operação as EBRTs Istmo do Recife e Forte do Brum.

 

retrofit consiste na melhoria, adequações e manutenções de instalações já existentes com o objetivo de aperfeiçoá-las, tornando-as mais seguras e confortáveis aos usuários. Desta forma, a Estação Tacaruna recebeu serviços no piso e coberta, colocação de lâmpadas de LED, piso tátil, defensas e guarda-corpos, pintura e sinalização. Com isso, a linha 1900 – TI PE-15 (PCR) (Parador), que já atendia às Estações Istmo do Recife e Forte do Brum, passa atender também a EBRT Tacaruna.

 

Para esclarecer dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.