quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Privatização metrô de Pernambuco nas mãos de Raquel Lyra

 

TRANSPORTE SOBRE TRILHOS

PRIVATIZAÇÃO DO METRÔ: Raquel Lyra diz que Estado assumirá o Metrô do Recife e impõe duas condições

Atualmente, sistema metropolitano transporta menos da metade dos passageiros que já transportou

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Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 04/09/2023 às 11:40 | Atualizado em 04/09/2023 às 12:19
Metrô do Recife amarga um déficit anual só de custeio de R$ 300 milhões e está sucateado a olhos vistos
Metrô do Recife amarga um déficit anual só de custeio de R$ 300 milhões e está sucateado a olhos vistos - GUGA MATOS/JC IMAGEM

governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), afirmou, pela primeira vez em público, que irá, sim, assumir a gestão do Metrô do Recife. Mas impôs duas condições para que o Estado receba o sistema metropolitano, que hoje transporta menos da metade dos passageiros que já transportou, amarga um déficit anual só de custeio de R$ 300 milhões e está sucateado a olhos vistos.

Segundo a governadora, é fundamental garantir a realocação dos 1.500 metroviários de Pernambuco no caso de o sistema ser concedido à iniciativa privada - que deverá acontecer - e ver, na prática, o aporte de R$ 2 bilhões para recuperar o metrô e devolver o padrão mínimo de operação.

“Diante do compromisso do governo federal de nos ajudar a requalificar o Metrô do Recife, o governo do Estado pode, sim, assumir o sistema. Essa é a proposta que está sendo colocada. Mas existem dois pontos fundamentais para que aceitemos e que já foram discutidos com o governo federal”, afirmou a governadora.

“Salvaguardar os 1.500 trabalhadores metroviários, que devem ter suas funções reorientadas para outros órgão do governo. O governo federal se comprometeu que não iria acontecer com o que aconteceu com os metroviários em Minas Gerais, em que todos entraram no Programa de Demissão Voluntária”, disse.

Segundo Raquel Lyra, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, assumiu o compromisso de que todos seriam acolhidos no governo federal. As declarações foram dadas em entrevista à TV Globo, nesta segunda-feira (4/9).

APORTE FEDERAL DE R$ 2 BILHÕES NO METRÔ DO RECIFE

Campanha dos metroviários do Recife está sendo veiculada em diversas mídias e coloca o presidente Lula contra a parede porque o metrô ainda segue na linha da privatização - Blog Imagem

O segundo ponto condicionante para o Estado assumir o Metrô do Recife seria o investimento federal de pelo menos R$ 2 bilhões para requalificar o sistema metropolitano, que, sem trens, está na iminência de uma paralisação técnica.

Atualmente, são 17 composições operando nos horários de pico na Linha Centro e outras 13 na Linha Sul, o que provoca intervalos de quase dez minutos.

“O fato é que o Metrô do Recife precisa de investimentos. Se ele vai ser feito pelo Estado ou pelo governo federal, pouco importa para a população. O que importa é que as coisas possam andar para frente”, disse.

“Temos a garantia do governo federal de que será realizado o aporte de R$ 2 bilhões para requalificar o sistema e, assim, podermos andar com a concessão e haver recursos da iniciativa privada”, afirmou a governadora.

Segundo Raquel Lyra, os estudos do BNDES já foram retomados e grupos de trabalho serão criados para acompanhar tudo de perto. A garantia teria sido dada pela secretária-executiva da Casa Civil da Presidência da República, Miriam Belchior.

Segundo a governadora, é fundamental garantir a realocação dos 1.500 metroviários de Pernambuco no caso de o sistema ser concedido à iniciativa privada - GUGA MATOS/JC IMAGEM

METRÔ ATENDE A TODAS AS CIDADES DO GRANDE RECIFE DIRETA OU INDIRETAMENTE

O Metrô do Recife é metropolitano e os quase 200 mil passageiros que os utilizam diariamente são moradores da capital e do Grande Recife. Principalmente da capital pernambucana, para onde mais de 80% dos deslocamentos urbanos da região se dirigem.

O metrô atende diretamente quatro cidades - Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe -, mas, com a integração com os ônibus, todas as cidades acabam sendo atendidas.

CONFIRA ALGUNS DADOS QUE MOSTRAM A DIMENSÃO E A CRISE ENFRENTADA PELO METRÔ DO RECIFE

*Apenas as quatro cidades atendidas diretamente pelo Metrô do Recife representam 67,8% da população da RMR.
* O Metrô do Recife vem recebendo, desde a gestão do ex-presidente Michel Temer, entre 30% e 50% do orçamento necessário apenas para custeio da operação.
* O déficit operacional do metrô é de R$ 300 milhões por ano.
* O sistema precisaria, segundo estudos da própria CBTU Recife, de pelo menos R$ 2 bilhões para se reerguer e voltar a ter a operação que tinha há dez anos.
* O sistema está operando atualmente com apenas 17 trens nos horários de pico (10 trens na Linha Centro e 7 na Linha sul) e 13 no fora pico, chamado vale (8 trens na Linha Centro e 5 na Linha Sul).
* Transporta apenas 176 mil passageiros por dia. Já foram 25 trens em operação e quase 400 mil pessoas transportadas diariamente.
* A falta de infraestrutura faz com que os intervalos do sistema cheguem a 15 minutos mesmo nos horários de pico.

O valor de quase R$ 2 bilhões seria para aquisição de 20 novos trens, recuperação das composições que ainda operam (atualmente são apenas 17 veículos), requalificação da rede férrea onde rodam os trens e da estrutura física do sistema (estações de passageiros e subestações de energia).

Somente a aquisição de novos trens custaria R$ 900 milhões. O restante do valor, que totalizam R$ 866 milhões, seria para as outras intervenções.

CONFIRA OS VALORES POR EQUIPAMENTO:

Total necessário: R$ 1,8 bilhão

Aquisição de 20 novos trens: R$ 900 milhões
Recuperação da via permanente (rede férrea onde circulam os trens): R$ 245 milhões
Recuperação do material rodante (trens e veículos de manutenção): R$ 304 milhões
Recuperação e requalificação das edificações do sistema (estações): R$ 51 milhões
Recuperação e requalificação dos sistemas físicos (subestações de energia): 260 milhões

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quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Integração Temporal segue em frente

foto ilustrativa divulgação Grct 


passam em terminais integrados. “Com essa facilidade, evitamos o que chamamos de deslocamento negativo, que faz com que o usuário passe pelo mesmo percurso duas vezes porque iria para um terminal integrado para pegar a outra linha, quando já poderia ter se deslocado até o destino final pegando essa mesma linha no caminho. É uma economia de tempo para o usuário, que chegará mais rápido às localidades. E isso só é possível por meio da integração temporal”, esclarece o coordenador de Operação do Grande Recife Consórcio, Mário Sérgio Cornélio. 

TARIFA INDEVIDA – Nos casos de cobrança de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, os usuários têm direito ao ressarcimento do valor, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Foto Divulgação Grct Consórcio 

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transporte 

 

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

GREVE METRÔ DECRETADA


Sindmetro em assembleia nesta noite 02/8/33, decidiu pela greve por tempo indeterminado a

partir das 22hrs desta quarta-feira 2/8/23.

Reivindicações pela desratização da CBTU e garantia de emprego transferência para outros órgãos públicos, caso venha ser privatizado.

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte público 

GREVE METRÔ DECRETADA 



 

sexta-feira, 28 de julho de 2023

Fim greve metro Recife 28/7/23




 Foto 📷 ilustração 

#Retorno🚉

*METRÔ DO RECIFE encerra GREVE e volta a funcionar normalmente nesta sexta-feira (28); paralisação da categoria durou 48 HORAS*


_Sindicato informou que todos os membros da equipe de manutenção, assim como os maquinistas, aderiram 100% ao esforço de não realizar nenhuma atividade._


*SAIBA MAIS*⬇️⬇️⬇️

Fonte:

https://portaldeprefeitura.com.br/2023/07/27/metro-do-recife-encerra-greve-e-volta-a-funcionar-normalmente-nesta-sexta-feira-28-paralisacao-da-categoria-durou-48-horas/

terça-feira, 25 de julho de 2023

Greve mantida pelos rodoviários Recife e região metropolitana

 


Foto JC IMAGEM 

Após assembleia nesta manhã 25/7/23 rodoviários mantém greve ...
Patronal não aceita a proposta e faz uma contra proposta apenas da inflação e tudo mantido .


segunda-feira, 24 de julho de 2023

Greves - Metroviários e rodoviário

 

Foto ilustrativa 

Ísso mesmo, os metroviários querem agitar com greve a paralisação dos rodoviários e com isso a população ficará sem opção de locomoção atingido + de 2 milhões de clientes...


Governo do Estado não se posiciona e parece que  se a situação não gerar self, live, stores ... se fingir de egípcia vale mas a pena.

Fica a dica fica em casa 🏠 nesta quarta-feira 26/7/23

sexta-feira, 21 de julho de 2023

Motoristas de ônibus confirmam greve para a próxima semana no Grande Recife 26/7/23

foto JC IMAGEM 


Governadora Raquel Lyra vai enfrentar, em sete meses de governo, a segunda greve de sua gestão e a primeira do transporte público, que atende a 1,6 milhão de passageiros por dia cerca de $13,6 milhões reais ao dia faturamento de passagens...

Aguardem novas notícias 



 

quarta-feira, 5 de julho de 2023

Cidade Barueri Será Novamente Palco para BusBrasil Fest

 

Foto Divulgação evento 

Matéria - Portal do ônibus 🚌 

A cidade de Barueri, localizada no estado de São Paulo, sediará novamente a BusBrasil Fest. O evento será realizado em um amplo espaço com mais de 17 mil m² de área destinada à exposição de veículos antigos e novos, proporcionando aos visitantes a oportunidade de conhecer a evolução do transporte coletivo ao longo dos anos.


O local escolhido para a BusBrasil Fest será em frente ao Ginásio Poliesportivo José Corrêa, situado no centro da cidade. Essa localização estratégica oferece facilidade de acesso, além de contar com uma infraestrutura adequada para receber o público e os expositores. Com um espaço amplo, os visitantes terão a oportunidade de explorar e apreciar diversos modelos e estilos de ônibus, que serão expostos durante o evento.


A BusBrasil Fest busca, assim, promover a valorização e preservação da história dos ônibus no Brasil, bem como discutir e fomentar o avanço e a melhoria do setor. É um evento de relevância nacional no segmento de transporte público, onde profissionais e entusiastas compartilham conhecimentos, experiências e inovações para contribuir com o desenvolvimento dessa área tão importante para a sociedade.

Como expor seu ônibus?

Não há custo para expor seu ônibus na BusBrasil Fest (exceto em caso de venda), você pode entrar em contato através do número do WhatsApp (11) 96445-0496 ou enviar os dados necessários para o e-mail busbrasilfest@portaldoonibus.com.

Os dados que devem ser enviados são:

Dados do Veículo:

  • Fabricante da Carroceria:
  • Modelo da Carroceria:
  • Fabricante do Chassi:
  • Modelo do Chassi:
  • Ano:
  • Placa:
  • Cidade de Origem:
  • Foto do Veículo

Informações:

Data:26 de agosto de 2023

Local:Ginásio Poliesportivo José Corrêa

Endereço:Av. Guilherme Perereca Guglielmo, 1000 Cidade:Barueri - SP

Ingresso:1 kg de Alimento Não Perecível

Abertura:10:00

Encerramento:17:00

Saída dos Veículos:17:10

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte público 

sexta-feira, 16 de junho de 2023

IT BARRO TERÁ SUA INTEGRAÇÃO TEMPORAL EM 4 LINHAS NESTE SABADO 17

Foto ilustrativa de divulgação Grct 


Integração temporal começa a ser implantada no TI Barro a partir deste sábado (17)



O TI Barro terá as primeiras linhas no sistema de integração temporal a partir deste sábado (17). Nesta primeira fase, as linhas 103 - UR 11/Barro, 108 - Barro/Ceasa, 128 - UR 3/Barro (Milagres) e 209 - Coqueiral/Barro passam a realizar a integração nos sentidos ônibus-ônibus e metrô-ônibus. Por enquanto, o sentido ônibus-metrô ainda não será ativado para a integração e vai continuar operando sem a necessidade de validação do cartão VEM na catraca do metrô.  

Com a mudança, essas primeiras quatro linhas passam a ter o embarque exclusivo pela porta da frente dos coletivos com a liberação da catraca por meio do cartão VEM. Para otimizar o embarque nos horários de pico, um validador de pré-embarque está instalado na plataforma para permitir o acesso pela porta do meio do coletivo.   

As demais linhas permanecem com o embarque pelas portas do meio ou traseira sem a necessidade do uso do cartão VEM. No TI Barro circulam dez linhas.

A integração temporal permite a circulação com o pagamento de uma tarifa no intervalo de até 2h por sentido da viagem (ida ou volta). O embarque no sistema é válido apenas com a utilização do cartão Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Passagens pagas em dinheiro não contemplam a integração. 

Quem ainda não tem o cartão VEM pode adquirir o VEM Comum, distribuído gratuitamente no embarque das linhas que farão a integração temporal no TI Barro. Basta procurar a equipe de distribuição e apresentar um documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe. Logo após o cadastro, o usuário recebe seu cartão VEM Comum. 

As recargas podem ser realizadas nas máquinas de autoatendimento instaladas nos terminais, estações de BRT e no Posto de Atendimento do VEM na Rua das Ninfas, 278, bairro da Boa Vista. Há ainda vários pontos de recarga e venda do VEM com parceiros descentralizados da Urbana-PE, gestora da bilhetagem eletrônica, espalhados na Região Metropolitana do Recife.    

O sistema de bilhetagem eletrônica possibilita a identificação do usuário no momento do embarque e o mapeamento do seu trajeto, ajudando o Grande Recife Consórcio a sempre planejar melhor o trajeto das linhas de ônibus.

Até o momento, a integração temporal está implantada integralmente em 21 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Em 2021 e 2022, foram integrados os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe, Abreu e Lima e Igarassu. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro. 

COBRANÇA DUPLA – Nos casos de cobrança indevida de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, os usuários têm direito ao ressarcimento do valor, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Em caso de dúvidas, sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.



Atenciosamente, 
Imprensa Grande Recife

Linha 1933 passa atender centro Abreu e Lima e alguns horários atendendo bairro Nova Aurora


 Consórcio ativa linha para atender demanda do Centro Comercial de Abreu e Lima
 
 
Entra em operação, a partir da próxima segunda-feira (19), a linha 1933 – TI PE-15/TI Abreu e Lima. Com tarifa B (R$ 5,60), os ônibus sairão do Terminal Integrado PE-15 e farão retorno na Rua Capitão José Primo, no Centro Comercial de Abreu e Lima. Trafegando pelas rodovias PE-15 e BR-101, os coletivos ainda passarão por dentro dos terminais Pelópidas Silveira e Abreu e Lima e, em algumas viagens, farão atendimentos ao loteamento Nova Aurora/Jaguaribe, em Paulista.
 
Antes da pandemia do novo coronavírus, a linha 1933 operava com o nome de TI Abreu e Lima/TI Pelópidas, transitando apenas entre estes dois terminais integrados. Agora, o Grande Recife muda a nomenclatura da linha e estende seu itinerário.
 
“Atualmente, os usuários do Centro Comercial de Abreu e Lima entram no SEI (Sistema Estrutural Integrado) apenas pelas linhas do Terminal Integrado Igarassu. Com a ativação da 1933, esperamos atender a demanda dos passageiros daquele município e ampliar as suas opções de deslocamento a partir do TI PE-15”, afirma o coordenador de Operação do Consórcio, Mário Sérgio Cornélio.
 
A expectativa do órgão é que os usuários desembarquem ao longo das rodovias PE-15 e BR-101, sentido Abreu e Lima, liberando o coletivo para os passageiros que deverão embarcar no Centro Comercial da cidade e irão seguir viagem sentido TI PE-15. De lá, poderão contar com opções para  Xambá, Rio Doce, Cidade Tabajara, Bairro do Recife, Joana Bezerra e Boa Viagem.
 
Neste primeiro momento, a linha operará apenas nos dias úteis quando fará também atendimentos, em horários predeterminados, ao loteamento Nova Aurora, no bairro de Jaguaribe, no município de Paulista.
 
INTEGRAÇÃO TEMPORAL – é importante os usuários ficarem atentos, pois a linha 1933 – TI PE-15/TI Abreu e Lima inicia sua operação já com a integração temporal. Ou seja, o embarque nos ônibus no Terminal Integrado PE-15 só será permitido pela porta dianteira do coletivo e mediante a apresentação do cartão VEM no validador.
 
Confira, abaixo, os novos itinerários da linha:
 
ITINERÁRIO PRINCIPAL
 
Sentido PE-15/Abreu e Lima: Terminal Integrado da PE-15, Rodovia PE-15, Terminal Integrado Pelópidas Silveira, Rodovia PE-15, Rodovia BR-101, Rua Cap. José Primo, Rodovia BR-101, Terminal Integrado Abreu e Lima.
 
Sentido Abreu e Lima/PE-15: Terminal Integrado Abreu E Lima, Rodovia PE-15, Terminal Integrado Pelópidas Silveira, Rodovia PE-15 Terminal Integrado da PE-15
 
ITINERÁRIO COM ATENDIMENTO À NOVA AURORA/JAGUARIBE
 
Sentido PE-15/Abreu e Lima: Terminal Integrado da PE-15, Rodovia PE-15, Terminal Integrado Pelópidas Silveira, Rodovia PE-15, Rodovia BR-101, Rua Fazendinha, Rua Um (retorno), Rua Fazendinha, Rodovia BR-101, Rua Cap. José Primo, Rodovia BR-101, Terminal Integrado Abreu E Lima.
 
Sentido Abreu e Lima/PE-15: Terminal Integrado Abreu E Lima, Rodovia PE-15, Terminal Integrado Pelópidas Silveira, Rodovia PE-15 Terminal Integrado da PE-15.
 
Em caso de dúvidas, sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 07h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, e o WhatsApp (99488.3999), das 05h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos.


Consórcio ativa linha para atender demanda do Centro Comercial de Abreu e Lima

 

 

Entra em operação, a partir da próxima segunda-feira (19), a linha 1933 – TI PE-15/TI Abreu e Lima. Com tarifa B (R$ 5,60), os ônibus sairão do Terminal Integrado PE-15 e farão retorno na Rua Capitão José Primo, no Centro Comercial de Abreu e Lima. Trafegando pelas rodovias PE-15 e BR-101, os coletivos ainda passarão por dentro dos terminais Pelópidas Silveira e Abreu e Lima e, em algumas viagens, farão atendimentos ao loteamento Nova Aurora/Jaguaribe, em Paulista.

 

Antes da pandemia do novo coronavírus, a linha 1933 operava com o nome de TI Abreu e Lima/TI Pelópidas, transitando apenas entre estes dois terminais integrados. Agora, o Grande Recife muda a nomenclatura da linha e estende seu itinerário.

 

“Atualmente, os usuários do Centro Comercial de Abreu e Lima entram no SEI (Sistema Estrutural Integrado) apenas pelas linhas do Terminal Integrado Igarassu. Com a ativação da 1933, esperamos atender a demanda dos passageiros daquele município e ampliar as suas opções de deslocamento a partir do TI PE-15”, afirma o coordenador de Operação do Consórcio, Mário Sérgio Cornélio.

 

A expectativa do órgão é que os usuários desembarquem ao longo das rodovias PE-15 e BR-101, sentido Abreu e Lima, liberando o coletivo para os passageiros que deverão embarcar no Centro Comercial da cidade e irão seguir viagem sentido TI PE-15. De lá, poderão contar com opções para  Xambá, Rio Doce, Cidade Tabajara, Bairro do Recife, Joana Bezerra e Boa Viagem.

 

Neste primeiro momento, a linha operará apenas nos dias úteis quando fará também atendimentos, em horários predeterminados, ao loteamento Nova Aurora, no bairro de Jaguaribe, no município de Paulista.

 

INTEGRAÇÃO TEMPORAL – é importante os usuários ficarem atentos, pois a linha 1933 – TI PE-15/TI Abreu e Lima inicia sua operação já com a integração temporal. Ou seja, o embarque nos ônibus no Terminal Integrado PE-15 só será permitido pela porta dianteira do coletivo e mediante a apresentação do cartão VEM no validador.

 

Confira, abaixo, os novos itinerários da linha:

 

ITINERÁRIO PRINCIPAL

 

Sentido PE-15/Abreu e Lima: Terminal Integrado da PE-15, Rodovia PE-15, Terminal Integrado Pelópidas Silveira, Rodovia PE-15, Rodovia BR-101, Rua Cap. José Primo, Rodovia BR-101, Terminal Integrado Abreu e Lima.

 

Sentido Abreu e Lima/PE-15: Terminal Integrado Abreu E Lima, Rodovia PE-15, Terminal Integrado Pelópidas Silveira, Rodovia PE-15 Terminal Integrado da PE-15

 

ITINERÁRIO COM ATENDIMENTO À NOVA AURORA/JAGUARIBE

 

Sentido PE-15/Abreu e Lima: Terminal Integrado da PE-15, Rodovia PE-15, Terminal Integrado Pelópidas Silveira, Rodovia PE-15, Rodovia BR-101, Rua Fazendinha, Rua Um (retorno), Rua Fazendinha, Rodovia BR-101, Rua Cap. José Primo, Rodovia BR-101, Terminal Integrado Abreu E Lima.

 

Sentido Abreu e Lima/PE-15: Terminal Integrado Abreu E Lima, Rodovia PE-15, Terminal Integrado Pelópidas Silveira, Rodovia PE-15 Terminal Integrado da PE-15.

 

Em caso de dúvidas, sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 07h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, e o WhatsApp (99488.3999), das 05h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos.

quinta-feira, 18 de maio de 2023

Integração Temporal linha 1909 IT Pelópidas/ IT JOANA BEZERRA

 



Linha 1909 começa a fazer integração temporal no TI Joana Bezerra a partir deste sábado (20)


A linha 1909 - TI Pelópidas / TI Joana Bezerra inicia a operação com integração temporal no TI Joana Bezerra a partir deste sábado (20). Com a mudança, a linha passa a ter o embarque exclusivo pela porta da frente dos coletivos com a liberação da catraca por meio do cartão VEM. Para otimizar o embarque nos horários de pico, validador de pré-embarque está instalado na plataforma para permitir o acesso pela porta do meio do coletivo.   

Com isso, seis linhas das dez do terminal passam a operar com o sistema temporal. As demais linhas permanecem com o embarque pelas portas do meio ou traseira sem a necessidade do uso do cartão VEM. Desde dezembro de 2022, o TI Joana Bezerra já opera com o sistema temporal no sentido ônibus-metrô, com embarque dos usuários nas linhas do metrô somente com o uso do cartão VEM nas catracas do metrô. Nesta nova etapa, são contemplados os sentidos metrô-ônibus e ônibus-ônibus.

A integração temporal permite a circulação com o pagamento de uma tarifa no intervalo de até 2h por sentido da viagem (ida ou volta). O embarque no sistema é válido apenas com a utilização do cartão Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Passagens pagas em dinheiro não contemplam a integração. 

Quem ainda não tem o cartão VEM pode adquirir o VEM Comum, distribuído gratuitamente no TI Joana Bezerra no embarque das linhas 101 - Circular (Conde da Boa Vista / Rua do Sol) e 1909 - TI Pelópidas / TI Joana Bezerra, as mais recentes a operar no sistema temporal naquele terminal. Basta procurar a equipe de distribuição e apresentar um documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe. Após o cadastro, o usuário recebe seu cartão VEM Comum.

As recargas podem ser realizadas nas máquinas de autoatendimento instaladas nos terminais, estações de BRT e no Posto de Atendimento do VEM na Rua das Ninfas, 278, na Boa Vista. Há ainda vários pontos de recarga e venda do VEM com parceiros descentralizados da Urbana-PE, gestora da bilhetagem eletrônica, espalhados na Região Metropolitana do Recife.

O sistema de bilhetagem eletrônica possibilita a identificação do usuário no momento do embarque e o mapeamento do seu trajeto, ajudando o Grande Recife Consórcio a sempre planejar melhor o trajeto das linhas de ônibus.

Com a inclusão parcial do TI Joana Bezerra, a integração temporal está implantada em 21 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Em 2021 e 2022, foram integrados os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe, Abreu e Lima e Igarassu. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.

COBRANÇA DUPLA – Nos casos de cobrança indevida de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, os usuários têm direito ao ressarcimento do valor, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Em caso de dúvidas, sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.



Atenciosamente,
Imprensa Grande Recife Consórcio

domingo, 30 de abril de 2023

Br 232 enfim foi finalizada a triplicação

RECIFE

Obra de triplicação da BR-232 é finalizada; todas as faixas estão liberadas

A triplicação beneficia mais de 4 milhões de usuários, diminuindo o tempo de viagem em 60%

BR-232 triplicada


maior mobilidade, fluidez e segurança. Com o feriadão de 1º de Maio, duas das lombadas eletrônica na estrada estarão desligadas.

A triplicação beneficia mais de 4 milhões de usuários, diminuindo o tempo de viagem em 60%.

A BR-232 tem um tráfego diário de 70 mil veículos, e o trecho que vem sendo requalificado vai do final da Avenida Abdias de Carvalho, na Zona Oeste do Recife, até as proximidades da entrada da BR-408.

Com o asfalto 100% concluído, a obra continua agora voltada para um novo sistema de drenagem, paisagismo, ciclovia e passarelas.

Matéria postada Folha Pe

quarta-feira, 12 de abril de 2023

Novo presidente do Grande Recife Consórcio

 

Grande Recife Consórcio tem novo presidente
Matheus Freitas teve nome aprovado em assembleia realizada nesta terça


O engenheiro Matheus Silva de Freitas assumiu a presidência do Grande Recife Consórcio de Transporte, nesta terça-feira (11), no lugar de Flávio Sotero. O novo diretor-presidente do CTM teve o nome aprovado por unanimidade durante Assembleia Geral do Consórcio, pela manhã, com a presença do secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Evandro Avelar, e consorciados. Matheus agradeceu as boas-vindas e disse esperar contar com o apoio de todos os envolvidos no sistema de transporte na RMR. 

O novo presidente do Consórcio adiantou que está ciente dos desafios que tem pela frente e não medirá esforços para melhorar as condições do serviço ofertado aos usuários do transporte público na Região Metropolitana do Recife (RMR). "É preciso assegurar a manutenção do que funciona e melhorar o que precisa ser melhorado", afirmou Matheus Freitas. O seu antecessor, Flávio Sotero, lembrou das dificuldades que o sistema passou durante a pandemia com uma queda de 30% no número de usuários de ônibus, fato enfrentado com "muita coragem e criatividade pelo setor", segundo ele. "Desejo ao Matheus sucesso nessa nova missão que chega com o respaldo do Governo para alavancar as mudanças no transporte público.

O secretário Evandro Avelar, que tem larga experiência no setor de transportes e mobilidade, elencou para os consorciados um plano de ação imediata que deverá ser executada pela nova gestão no CTM, entre elas: fortalecer cada vez mais os quadros técnicos e concentrar esforços numa política de transportes que agregue mais prefeituras da RMR. "Os problemas são muitos e precisamos consorciar todo mundo. Temos muito trabalho pela frente e com a ajuda de todos iremos tocar pra frente os projetos importantes em benefício da população", disse. 

Currículo - Matheus Freitas, engenheiro civil com graduação pela UFPE, intercâmbio na Universidade New South Wales, na Australia, pós-graduado em Gestão de Cidades pela ASCES.
Foi presidente na Autarquia de Mobilidade de Trânsito e Transporte de Caruaru- AMTTC. 
Antes de assumir a presidência do CTM, estava como consultor técnico da Secretaria da Casa Civil do Estado de Pernambuco.



*Foto 1 - Matheus Silva de Freitas, novo presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte
*Foto 2 - Matheus Freitas, Evandro Avelar (secretário de Mobilidade e Infraestrutura) e Flávio Sotero



Atenciosamente, 
Imprensa Grande Recife Consórcio de Transporte


domingo, 2 de abril de 2023

Novos BRTs vão substituir BRTs articulados nesta segunda-feira 3/4/23










Novos ônibus entram em operação no Sistema BRT a partir da segunda-feira (03)


O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura e do Grande Recife Consórcio de Transportes, inicia a renovação da frota nos ônibus que circulam no Sistema de BRT Via Livre. Neste primeiro momento, serão 27 coletivos alongados especiais em substituição a 15 veículos articulados especiais e convencionais que operam em quatro linhas do Corredor Leste/Oeste. A troca possibilitará uma diminuição no tempo de espera do usuário, uma vez que haverá redução no intervalo entre os ônibus. Em três meses, a gestão estadual já renovou mais de 100 veículos da frota na RMR. 

Os novos ônibus entram em operação na segunda-feira (03/04) e guardam as principais características dos veículos utilizados no Sistema BRT, como motor traseiro, suspensão a ar e câmbio automático, por exemplo. Eles têm 14 metros de comprimento, possuem ar-condicionado, cinco portas, podem transportar até 94 passageiros por viagem e fazem 1,8 km/litro de combustível. Um rendimento de 35% em comparação com os articulados que fazem 1,2 km/litro de combustível.

Confira, abaixo, as linhas que terão as primeiras trocas e como acontece a substituição:


2437 – TI Caxangá (Conde da Boa Vista)
Sai 1 articulado especial e entram 4 alongados especais

2441 – TI CDU (Conde da Boa Vista)
Saem 7 articulados especiais e entram 11 alongados especiais

2444 – TI Getúlio Vargas (Conde da Boa Vista)
Saem 2 convencionais e entram 2 alongados especiais

2043 – TI CDU/TI Joana Bezerra (Parador)
Saem 7 articulados especiais e entram 10 alongados especiais


Com isso, algumas linhas irão operar com equipamento misto – alongados e articulados, aumentando o número de veículos da frota; à medida que outras terão 100% da frota substituída. Já as linhas 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista) e 2480 – TI Camaragibe/TI Derby permanecem circulando exclusivamente com veículos articulados especiais devido à demanda dos usuários.


Em operação há dez anos, toda a frota do Sistema de BRT será gradativamente substituída nos dois corredores operados pelos consórcios Conorte (Norte/Sul) e Mobi Brasil (Leste/Oeste).


MAIS ÔNIBUS –  Além destes 27 novos veículos alongados especiais, outros 15 ônibus convencionais estão passando pelo processo de emplacamento e vistoria para entrarem em circulação. São oito da empresa Caxangá e mais sete da Metropolitana. Entre os meses de janeiro e fevereiro, 64 coletivos foram cadastrados no Grande Recife Consórcio, renovando a frota de toda a Região Metropolitana.




Atenciosamente,
Imprensa Grande Recife Consórcio de Transporte