quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

TECNOLOGIA E SEGURANÇA NOS TERMINAIS E BRTS


Corredores de BRT e Terminais Integrados recebem rede de fibra óptica

Estações de BRT passam a ter vídeo-monitoramento em tempo real, controle das portas, ar-condicionado e som

Jailson Silva ( Blogueiro especialista em transpotes e mobilidade)

Telebras e Secid entregam rede de fibra óptica dos corredores de BRT
Telebras e Secid entregam rede de fibra óptica dos corredores de BRT
Foto: Divulgação / Secid
Os corredores de BRT Norte-Sul e Leste-Oeste receberam, na manhã desta quarta-feira (19), uma rede de fibra óptica instalada pela Telebras e a Secretaria das Cidades (Secid), a partir de um convênio firmado entre a Telebras, o Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Assim, as 42 estações de BRT da Região Metropolitana do Recife (RMR) passam a contar com vídeo-monitoramento em tempo real, além do controle de dispositivos de aberturas e fechamentos de portas, ar-condicionado e sistema de som.
A rede irá auxiliar o Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop) do Grande Recife. Cada estação de BRT é equipada com quatro câmeras internas e uma externa. Com a estrutura os equipamentos podem, agora, transmitir ao vivo as imagens tanto para a Central de Monitoramento do Consórcio, quanto para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), da Secretaria de Defesa Social.

Segundo a Secid, para a implantação da fibra óptica nos dois corredores de BRT, foi aproveitada a infraestrutura de dutos que já existiam no local. Além de implantar toda a fibra óptica ao longo dos corredores, a Telebras realizou as obras necessárias para a finalização da estrutura existente.

“Com esta novidade, o usuário poderá saber, em tempo real, quantos minutos o BRT levará para chegar, uma vez que a informação estará disponível no monitor presente à Estação e no aplicativo do Grande Recife que já está disponível para a população”, disse o diretor presidente do Consórcio, Ruy Rocha.

Metrô

Foi realizada também a instalação de fibra óptica em toda a malha do metrô do Recife, onde existem 14 Terminais Integrados de ônibus. Toda esta malha representa mais de 140km de fibra óptica, ampliando significativamente a conectividade entre os modais ônibus/metrô de Pernambuco. Entre os benefícios que podem ser citados com a implantação da fibra óptica está a possibilidade de disponibilização de internet gratuita (Wi-Fi) aos usuários das estações de BRT e de Terminais Integrados.
“Iniciamos as conversas com a Telebras a partir do momento que o governador Paulo Câmara nos autorizou a buscar, em Brasília, os recursos necessários para a iniciativa. Não existe custo para o Governo de Pernambuco neste projeto. Todo o investimento de, aproximadamente, R$ 15 milhões, vem direto do Governo Federal”, afirmou o secretário das Cidades, Francisco Papaléo.
Matéria: JC online

Nenhum comentário:

Postar um comentário