Os créditos do cartão VEM poderão ser comprados, agora, também pelas redes sociais. Precisamente pelo Instagram e Facebook.
A novidade foi anunciada pela Urbana-PE, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco, nesta terça-feira (12/4).
O sindicato, inclusive, afirma que a iniciativa é pioneira no País e foi pensada para ampliar a digitalização dos serviços do VEM e da rede de vendas dos créditos eletrônicos.
- Brasil ainda resiste à retirada dos cobradores dos ônibus: apenas 30% adotaram a mudança totalmente
- Motoristas de ônibus, cobradores e metroviários do Grande Recife serão vacinados contra a covid-19. Confira como será
- Retirada de cobradores e dupla função de motoristas se consolidam nos ônibus do Grande Recife: menos de 5% das linhas ainda operam com o profissional
- Com cobradores nos ônibus, passagens aumentariam 10% a mais no Grande Recife, diz Estado
Os novos canais de compras seguem a mesma lógica da venda via WhatsApp. E a mesma taxa cobrada: R$ 2,70 por recarga.
Para acessar os serviços, basta mandar uma mensagem para o perfil Cartão VEM (@cartaovem no Instagram e /cartaovem no Facebook) e seguir os passos que serão apresentados.
O pagamento poderá ser feito via Pix e os créditos comprados estarão disponíveis nos validadores dos ônibus e máquinas de autoatendimento até 10 minutos após a confirmação do pagamento e finalização do processo.
Além de comprar créditos, é possível utilizar as plataformas para solicitar a primeira via e atualizar o cadastro do VEM Estudante, bem como bloquear qualquer cartão VEM. Esses serviços são gratuitos.
RETIRADA DOS COBRADORES
A iniciativa é uma compensação para a retirada dos cobradores dos ônibus, processo que gerou e ainda gera polêmica no Estado.
Começou em 2015, mas foi implementado sem muita transparência, sendo suspenso pelo governador Paulo Câmara (PSB) e depois retomado, também sem muita clareza.
Até que, no início da crise sanitária da covid-19, ainda em 2020, teve sua integralidade autorizada pelo governo de Pernambuco. E a dupla função dos motoristas foi oficializada.
Atualmente, apenas 18 linhas de ônibus do Grande Recife operam com o cobrador nos coletivos. O sistema tem, hoje em dia, 248 linhas em operação.
VEM PELO WHATSAPP
Em agosto de 2021, o VEM lançou a recarga e a solicitação de serviços através do WhatsApp VEM (81) 3320.2001 e, em novembro, a plataforma VEM Posto Virtual, disponível como aplicativo e no site vempostovirtual.vemgranderecife.com.br.
O sindicato afirma que o lançamento desses serviços digitais demonstram que o setor operacional está, sim, preocupado em modernizar o transporte e facilitar a vida do passageiro.
“O setor tem buscado o que há de mais novo no mercado para melhorar a experiência no uso de serviço de transporte público. Pretendemos digitalizar todos os serviços do VEM, evitando deslocamentos não necessários e oferecendo cada vez mais comodidade aos nossos clientes”, garantiu o diretor de inovação da Urbana-PE, Marcelo Bandeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário