Em 50 anos empresas de transporte público prestam serviços como concessão... são quase estatais
A Região Metropolitana do Recife (RMR) enfrenta um problema crônico: o envelhecimento da frota de ônibus. A dificuldade do governo do Estado em concluir a licitação remanescente das linhas de ônibus é a principal causa desse problema. Independentemente da gestão partidária, o governo estadual tem adiado a licitação há anos, postergando a nova operação do sistema e prejudicando a qualidade do serviço para os passageiros.
*Adiantamentos e Incertezas*
A previsão atual é que a licitação ocorra em setembro de 2026, nove meses após o último cronograma anunciado pelo Estado. No entanto, mesmo essa data está sob risco de novos adiamentos devido aos entraves do processo. O governo de Pernambuco não se posicionou sobre o problema, e o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) não respondeu às tentativas de contato.
*Atualizações e Planos*
Em nota enviada anteriormente, o CTM informou que a rede operacional está sendo atualizada pelos técnicos do governo. No entanto, essa é a mesma justificativa usada pelas gestões anteriores, o que gera dúvidas sobre a eficácia das ações.
*Impacto na Mobilidade*
O envelhecimento da frota de ônibus e os adiamentos da licitação têm um impacto significativo na mobilidade da RMR. Os passageiros são os mais afetados, com serviços de baixa qualidade e insegurança. É urgente que o governo estadual encontre uma solução para esse problema e priorize a melhoria da mobilidade na região.
*O que esperar?*
A licitação dos lotes remanescentes (3 a 7) é uma etapa importante para a modernização do sistema de transporte da RMR. No entanto, com os constantes adiamentos e a falta de transparência, é difícil saber quando os passageiros poderão esperar uma melhoria significativa no serviço. A situação exige uma ação imediata do governo estadual para evitar que o problema se agrave ainda mais.
Matéria nova do ar
Postado por jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte público
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