domingo, 2 de novembro de 2025

Nova Av Norte e seu novo sistema de transporte

Avenida Norte: Um Novo Horizonte para a Mobilidade Urbana no Recife Por Grok, com base em pesquisas recentes – 25 de outubro de 2025 A Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, com seus impressionantes 8,6 quilômetros de extensão, é mais do que uma simples via de tráfego no coração do Recife. Ela é o pulso da Zona Norte da capital pernambucana, conectando bairros como Santo Amaro, Encruzilhada, Casa Amarela e Macaxeira ao centro histórico da cidade. Diariamente, milhares de recifenses dependem dela para se deslocar, mas o caos no trânsito, agravado por ônibus comuns presos em engarrafamentos, transforma o que deveria ser uma jornada rápida em uma odisseia urbana. Em um movimento promissor, o Governo de Pernambuco anunciou, no último dia 21 de outubro, o lançamento de uma licitação para estudos de viabilidade que definirão um novo modal de transporte público coletivo para essa artéria vital. Financiado pelo Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o projeto promete soluções sustentáveis, integradas e eficientes, sem sacrificar o espaço para veículos particulares.eddfb90e6464 � (Nota: Esta é uma representação do traçado proposto pelo BNDES, com foco no BRT. Para o blog, baixe a imagem diretamente do artigo do G1 para embedding.)
O Contexto: Por Que a Avenida Norte Precisa de uma Revolução? A Avenida Norte não é apenas a maior do Recife; ela é um corredor essencial do Sistema Estrutural Integrado (SEI) da Região Metropolitana do Recife (RMR), servindo mais de 14 municípios e impactando diretamente bairros densamente povoados como Torreão, Rosarinho, Tamarineira, Espinheiro, Mangabeira, Alto José do Pinho, Morro da Conceição, Vasco da Gama e Nova Descoberta. Atualmente, o transporte é dominado por ônibus urbanos que operam em mais de 50 linhas diárias, mas sofrem com velocidades comerciais abaixo de 20 km/h devido a gargalos como a Ponte do Limoeiro, cruzamentos com a Avenida Cruz Cabugá e trechos alagados durante chuvas.7c9866 O problema não é novo. Desde 2011, durante a gestão do ex-governador Eduardo Campos (PSB), há propostas para um corredor estrutural de transporte público na via, inscritas no Plano Diretor de Transporte Urbano da RMR (PDTU/RMR). Em 2023, o projeto foi cadastrado no PAC Seleções pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), com um orçamento estimado em R$ 435 milhões – sendo R$ 430 milhões de recursos federais e o restante como contrapartida estadual.d75494 O Novo PAC, que destina R$ 65,2 bilhões à mobilidade na primeira etapa, acelera essa iniciativa, priorizando sustentabilidade e integração.2d8dc1 O Anúncio da Licitação: Passos para o Futuro A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) de Pernambuco abriu o edital para contratação de estudos de viabilidade técnica e econômica. O foco é avaliar opções que elevem a eficiência do transporte coletivo, com faixas segregadas, estações de embarque/desembarque e velocidades operacionais acima de 20 km/h. O processo licitatório é público e as propostas das empresas interessadas devem ser enviadas até 10 de dezembro de 2025, às 10h, via portal de compras do governo estadual (https://www.compras.pe.gov.br).6bab3934c1da O escopo inclui: Análise de demanda e capacidade. Avaliação ambiental e de impacto urbano. Modelos de operação, como concessão pública ou Parceria Público-Privada (PPP). Integração com corredores existentes, como as avenidas Cruz Cabugá e Agamenon Magalhães, conectadas ao Terminal Integrado Joana Bezerra. Francisco Sena, secretário executivo de Desenvolvimento Urbano da Seduh, enfatiza: “O objetivo não é comprometer o espaço para carros particulares na via, e sim melhorar a utilização da Avenida Norte pelo transporte coletivo”. Ele adiciona: “A contratação do projeto vai ajudar o Governo de Pernambuco a escolher a melhor solução para a questão da mobilidade em um dos principais corredores de trânsito do Recife”.2f558c O ministro das Cidades também elogiou a iniciativa, destacando a confiança na capacidade pernambucana de implantar sistemas sustentáveis.1b7f4f A implantação, se aprovada, seria em três etapas: atualização do projeto básico, licitação das obras e operacionalização, com 17 estações e dois terminais nos entroncamentos com as Perimetrais 2ª e 3ª. Além disso, o plano prevê 16,2 km de ciclovias, beneficiando ciclistas e pedestres.2e304d
(Imagem ilustrativa do congestionamento diário; fonte: Diário de Pernambuco. Ideal para contrastar com conceitos futuros.) Opções em Debate: BRT, Monotrilho ou VLT? Embora o projeto inicial no PAC Seleções preveja um BRT (Bus Rapid Transit) – sistema de ônibus rápidos em faixas exclusivas, com estações modernas e cobrança pré-paga –, a licitação abre espaço para alternativas sobre trilhos, como monotrilho ou VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Um estudo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), de 2014, comparou BRT e monotrilho para os 9 km da avenida, concluindo que o BRT é mais viável economicamente (R$ 198 milhões vs. mais de R$ 2 bilhões para monotrilho), com implementação mais rápida e capacidade para 12.600 passageiros/hora no pico. No entanto, o monotrilho destaca-se por emissões zero e maior capacidade (até 48.000 passageiros/hora), apesar de impactos visuais e custos elevados.da20e2 attena.ufpe.br Em março de 2025, o BNDES selecionou 18 soluções para a RMR, incluindo o BRT na Avenida Norte (10 km, do Forte do Brum ao Terminal da Macaxeira), com potencial para integração à BR-101.18b7fa Maquetes e renders do estudo UFPE mostram seções elevadas para o BRT (3,1 km em nível e 5 km elevados) e corredores monotrilho em cenários alternativos, evitando áreas históricas como a Casa da Cultura.0b5f65 attena.ufpe.br �
(Para o blog: Acesse o PDF da UFPE para extrair a Figura 2 – uma renderização 3D do sistema BRT com viadutos e estações. Alternativa: Use ferramentas como Canva para recriar baseada na descrição.) Outras ilustrações incluem: Render de monotrilho: Esquema elevado sobre a avenida, com trens de quatro carros (Figura 6 do estudo UFPE), inspirado em projetos de Osaka e São Paulo.3ea118 attena.ufpe.br Mapa do traçado BNDES: Uma linha reta da Macaxeira ao centro, com estações marcadas (disponível no artigo do G1).ef4d8c Benefícios e Impactos Esperados O novo modal promete reduzir tempos de viagem, aliviar o tráfego e promover inclusão social, beneficiando cerca de 3 milhões de pessoas na RMR a longo prazo. Ambientalmente, opções elétricas como VLT minimizam emissões, enquanto o BRT híbrido equilibra custo e sustentabilidade. Economicamente, a PPP atrairia investimentos privados, gerando empregos na construção e operação.767c3b Desafios incluem alagamentos crônicos e resistência cultural ao "ônibus como metrô", mas o estudo UFPE alerta: decisões devem ser técnicas, não políticas.5146a9 attena.ufpe.br � (Render esquemático de cenário 2: Monotrilho evitando manguezais; extraia do PDF para visual impactante no blog.) Conclusão: Rumo a uma Cidade Mais Fluida Essa licitação marca um capítulo esperançoso na saga da mobilidade recifense. Com o Novo PAC como combustível, Pernambuco pode transformar a Avenida Norte em um modelo de eficiência urbana. Fique de olho: os resultados dos estudos sairão em 2026, pavimentando o caminho para obras que beneficiarão gerações. Para mais detalhes, consulte o edital oficial ou os estudos citados. Fontes principais: Seduh-PE, Jornal do Commercio, Diário de Pernambuco, G1 e estudo UFPE (2014). Se precisar de atualizações ou edições para o blog, é só pedir!

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