segunda-feira, 6 de agosto de 2012
RECIFE:Novo Itinerário da linha 330 – Casa Amarela / CDU (TRT)
Novo Itinerário da linha 330 – Casa Amarela / CDU (TRT)
Em virtude da implantação do binário nas Estradas do Arraial e do Encanamento, o itinerário, no sentido terminal/ ponto de retorno, feito pelos veículos que operam pela linha 330 – Casa Amarela / CDU (TRT) já tinha sido modificado. Atendendo a um pedido dos usuários, a partir do próximo sábado (04/08), o Grande Recife Consórcio de Transporte modificará mais uma vez o percurso da linha bem como quatro pontos de parada.
Com o binário, a linha teve o terminal transferido para a Rua Eugênio Samico e deixou de atender a dois pontos de parada na Rua Padre Lemos e outros dois seguindo pela Avenida Norte. O acesso à Avenida Norte passou a ser feito pela Rua Pedro Allain, onde foi implantado um novo ponto de parada.
Para melhorar o atendimento a equipe de programação do Consórcio alterou novamente o itinerário fazendo com que a linha 330 – Casa Amarela / CDU (TRT) voltasse a atender os quatro abrigos desativados, dois na Rua Padre Lemos e outros dois na Avenida Norte, quando da implantação do binário. A parada implantada na Rua Pedro Allain será retirada.
Os usuários serão informados por meio de cartazes fixados nos cinco ônibus e no terminal. O novo itinerário está disponível para consulta no site pelo www.granderecife.pe.gov.br ou através do 0800.081.0158.
Itinerário alterado da linha 330 – Casa Amarela / CDU (TRT):
Terminal/ ponto de retorno:
Rua Eugênio Samico
Rua Paula BatistaRua Conselheiro Perretti
Rua Visconde de Taunay
Rua Padre Lemos
Avenida Norte
Rua Gomes Coutinho
Estrada do Arraial
Rua Desembargador Góes Cavalcante
Praça de Parnamirim
Avenida Parnamirim
Rua João Tude de Melo
Viaduto Torre/Parnamirim
Rua José Bonifácio
Rua Professor Trajano de Mendonça
Rua Real da Torre
Avenida Caxangá
Rua Paul Harris
Rua Professor Mussa Hazin
Rua Ministro João Alberto
Avenida General Polidoro
Avenida Professor Arthur de Sá
Rua Professor Moraes Rego (Marginal Oeste da BR-101)
Girador da Reitoria UFPE
Avenida Reitor Joaquim Amazonas
Avenida Arquitetura
Avenida Jornalista Aníbal Fernandes
Avenida dos Reitores
Girador da Reitoria UFPE
Rua Visconde de São Leopoldo (Marginal Oeste da BR-101)
RECIFE:NÃO GANHA UM CORREDOR DE ÔNIBUS A MAS DE 4 ANOS
Obras projetadas e algumas já em execução animam um pouco quem precisa andar de ônibus todos os dias, também outras já aprovadas pelo Governo Federal prometem resolver em boa parte a solução do transporte na cidade como a Radial Sul, e conclusão da 2ª e 3ª perimetral, mas na verdade dos fatos, nenhum corredor de ônibus foi implementado nos ultimos 04 anos na cidade do Recife.
Com a chegada das eleições, volta mais uma vez as promessas no quesito mobilidade urbana, e muito se fala em resolver o problema da cidade como priorizar o transporte público, mas não foi isto o que aconteceu nos últimos anos, na qual a cidade do Recife sofreu com o aumento de carros e motos nas ruas, e pelo outro lado nenhuma solução foi implantada de fato para enfrentar os engarrafamentos. Hoje a cidade do Recife tem poucos corredores de ônibus e esse resultado poderia ser menos drástico, porém não foi construído nenhum sequer corredor na cidade nos últimos 04 anos, ou seja, o transporte coletivo foi de fato colocado em segundo plano, o que fez com que muitos deixassem os ônibus para aumentar o número dos carros nas ruas.
Os planos de mobilidade da prefeitura não priorizam diretamente os ônibus como por exemplo, a implantação de faixas preferenciais aos coletivos, na qual deixam os usuários prejudicados, pois muitos destes coletivos vão lotados o que deixam uma grande percepção de abandono do poder público em relação a população. ‘’É uma vergonha estes engarrafamentos, deveria ter mais vias para os ônibus’’, disse Dário Lima, morador de Afogados.
Se hoje a situação da mobilidade urbana na cidade do Recife está caótica, é porque temos infelizmente um sistema de transporte público ineficiente e sem prioridades. O que dizer se em todo ano as vias da cidade ficaram mais entupidas de carros em meios aos tantos engarrafamentos e pior ainda, os ônibus a disputarem o mesmo espaço com o transporte individual.
Para muitos, os corredores que estarão sendo construídos pelo Governo do Estado não vão melhorar a situação dos usuários de ônibus, pois muitos desses quilômetros anunciados pelo Governo já existem de fato, ou seja, vai apenas melhorar a infra-estrutura das paradas de ônibus que serão transformadas em estações e ônibus mais acessíveis e confortáveis, porém muitas vias importantes da cidade não têm sequer projeto.
Vias esquecidas
O que falar dos usuários que sofrem na Abdias de Carvalho, Av. Recife, Av. Mascarenhas de Moraes, Av. Norte entre outras, ou seja, essa vias não receberam nenhuma prioridade por parte do poder público, onde os coletivos disputam espaço com os carros que muitas vezes trafegam com um passageiro.
Propostas
É preciso ter medidas ousadas que venham a enfrentar de fato o problema da mobilidade urbana na cidade, com a priorização de fato do transporte coletivo e também dos não motorizados como construção de mais ciclovias, pois o usuário só vai deixar o seu carro em casa se o transporte público for confortável, seguro e o mais importante que é a eficiência, pois quando ele se torna um transporte rápido, certamente irá atrair mais e mais usuários, e essa eficiência só com corredores de ônibus.
Projetos aprovados no PAC da Mobilidade Urbana para os próximos anos
Com obras aprovadas no PAC da Mobilidade, alguns projetos parecem animar estes anos perdidos, onde a prefeitura do Recife conseguiu verbas para implentação e conclusão da I e II perimetral que irão custar mais de R$ 800 milhões, dos quais R$ 150 milhões serão para desapropriação de imóveis.
O corredor da II Perimetral terá 18 quilômetros e ligará o Largo da Paz, em Afogados, na Zona Oeste, à Avenida Presidente Kennedy, Zona Norte do Recife, no limite com Olinda. Passará por Afogados, Madalena e Torre, na Zona Oeste, e Tamarineira e Água Fria, na Zona Norte da capital.
O corredor da III Perimetral ligará a Zona Norte, a partir do Rio Morno, na Linha do Tiro, à Zona Sul, passando por bairros como Areias, Imbiribeira e Boa Viagem. Já o corredor Radial Sul é uma ligação direta entre a BR-101 (IV Perimetral) e a Avenida Boa Viagem, utilizando vias de bairros como Ibura, Ipsep e Boa Viagem.
Blog Meu Transporte
domingo, 5 de agosto de 2012
Recife.Ônibus Euro V começam a chegar em Pernambuco
Ônibus Euro V começam a chegar em Pernambuco
Primeiros veículos com nova tecnologia já estão a caminho do Recife
Demorou, mas a hora chegou! Após cerca de quatro meses do início da comercialização dos chassis com a nova tecnologia de emissão Euro V, os primeiros ônibus equipados com a novidade chegam ao Recife. As pioneiras foram a Avante (empresa do ramo de fretamento), Mirim e Borborema (ambas do sistema de transporte regular).
Na Avante, que faz parte do grupo da Transportadora Globo, as informações dão conta de 10 unidades, todas Comil Versatile Mercedes-Benz OF-1721 (Euro V). Ainda não há registros fotográficos desses veículos.
A Mirim está trazendo Marcopolo Torino 2007 Mercedes-Benz OF-1721 (Euro V). Até agora foram registradas duas unidades: 201 e 202. A perspectiva é que mais veículos ainda estejam na linha de montagem.
Créditos: Rafael da Silva Xarão/Ônibus Brasil
Crédito: Rodrigo Reis/Ônibus Brasil
Créditos: Reginaldo Alves/Ônibus Brasil
Créditos: Rodrigo Reis/Ônibus Brasil
Já na Borborema foram registradas duas unidades com a nova tecnologia a caminho do Recife. Para surpresa de todos, elas são da marca Volkswagen. Um dos veículos será destinado a frota rodoviária, tendo o prefixo 2223 (Neobus Spectrum Class - Volkswagen 17-230 OD) e o outro irá para a frota urbana, de prefixo ainda não conhecido (Neobus Mega IV - Volkswagen 17-230 OD).
Créditos: Willian Rufino/Ônibus Brasil
Créditos: William Rufino/Ônibus Brasil
Créditos: Willian Rufino/Ônibus Brasil
Créditos: William Rufino/Ônibus Brasil
A nova tecnologia Euro V apresenta uma redução na emissão de poluentes, em comparação com o sistema anterior, o Euro III. Ainda vem com o filtro ARLA 32, que reduz a produção de óxidos de nitrogênio (NOx).
sexta-feira, 3 de agosto de 2012
RECIFE: AGORA VOCÊ CARREGA SEU VEM EM POSTOS ESPALHADOS PELA REGIÃO METROPOLITANA
Já é possível carregar os cartões VEM (Vale Eletrônico Metropolitano) Estudante, Trabalhador e Comum em pontos de venda autorizados espalhados pela cidade. Isso faz com que muitos usuários possam recarregar seus cartões VEM sem precisar se deslocarem para o novo posto situado na Rua da Soledade.
Em algumas das principais vias do centro, já é possível vê bancas de revistas e papelarias com banner’s da Rede Ponto Certo avisando o ponto de recarga.
A ideia é possibilitar a recarrega dos cartões com dinheiro de forma moderna, ágil e segura, reduzindo-se assim o tempo de permanência na agência e as possíveis filas em períodos de pico.
Além da solução de autoatendimento, cerca de 600 pontos comerciais – lanchonetes, padarias, papelarias, entre outros – serão credenciados para a carga e recarga dos cartões VEM Comum e Estudante (a do VEM Trabalhador continua no posto e Internet). Com isto, a capilaridade aumentará sensivelmente o que facilitará ainda mais o uso dos créditos eletrônicos de transporte para a população da Região Metropolitana de Recife. A opção de recargas pela Internet também continuam.
Blog Meu Transporte
quinta-feira, 2 de agosto de 2012
RECIFE:#OCUPE AGAMENON 11 DE AGOSTO
Agora é a hora. Pelo menos é assim que pensam os contrários ao projeto de construção de quatro viadutos transversais na Avenida Agamenon Magalhães, pulmão viário do Recife. Depois que o governador Eduardo Campos deu a entender que vai rever a proposta, até então apontada como a melhor das melhores opções para viabilizar o corredor de ônibus Norte-Sul na via, o movimento que é contra os viadutos parece que ganhou fôlego. O sentimento se resume na frase de uma das integrantes do movimento, deixada na rede social : “Agora é a hora.Vamos fazer pressão porque o cabra (no caso o governador) está em dúvida”. Sendo assim, os contrários realizam o #OcupeAgamenon, no próximo dia 11 de agosto, na Praça do Parque Amorim. A proposta é semelhante ao #OcupeEstelita, movimento realizado contra a construção de um conglomerado de residenciais, empresariais e hotéis previsto para ser erguido numa área abandonada do Cais José Estelita, área central do Recife. A ideia do #OcupeAgamenon é trocar ideias alternativas aos elevados, que para muita gente não vão resolver o problema do trânsito, apenas transferí-lo para vias do entorno.
Na quarta-feira (24), durante lançamento do Rios Da Gente, programa que pretende tornar o Rio Capibaribe navegável em 2014, o governador Eduardo Campos deu a entender que vai reavaliar a construção. A postura do governador, até então de conformidade com o projeto, mudou depois que os viadutos entraram na pauta das eleições municipais e o seu candidato, Geraldo Júlio, evitou abordar o tema. Confira no link abaixo o post em que Eduardo Campos dá sinais de rever o projeto:http://migre.me/a4eii
quarta-feira, 1 de agosto de 2012
CAMARAGIBE:Interdição itinerário da linha 478-Santana (Integração)
Interdição itinerário da linha 478-Santana (Integração)
Devido a obras realizadas pela Prefeitura de Camaragibe, na Rua Severino Rodrigues dos Reis, o Grande Recife Consórcio de Transporte alterou provisoriamente o itinerário da linha 478-Santa (Integração). Com a interdição da via, no trecho entre as ruas Antônio Pereira de Lucena e Juripiranga, os cinco veículos que compõem a frota passarão a trafegar da seguinte forma:
Terminal Integrado de Camaragibe / Santana - ... Av. Belmínio Correia, rua Severino Rodrigues dos Reis, rua Antônio Pereira de Lucena, rua Santana, rua Juripiranga...
Santana / Terminal Integrado de Camaragibe - ...Rua Juripiranga, rua Santana, rua Antônio Pereira de Lucena, Av. Belmínio Correia...
Para informar os usuários sobre as mudanças, o Consórcio está disponibilizando cartazes nos ônibus e no terminal da linha 478. O órgão aguardará o término das obras, que segundo a Prefeitura de Camaragibe durará 30 dias, para que as linhas retornem ao itinerário de origem. Outras dúvidas, sugestões e reclamações também podem ser esclarecidas pelo telefone 0800.081.0158 ou acessando o site www.granderecife.pe.gov.br.
RECIFE:CORREDOR LESTE OESTE
A partir de amanhã (1°de agosto) o Grande Recife Consórcio de Transporte desativará duas paradas de ônibus na Avenida Caxangá. A ação acontecerá devido à construção da 4ª estação de embarque e desembarque do Corredor Exclusivo para Ônibus Leste Oeste. A obra, executada pela Secretaria das Cidades prevê para o corredor a implantação de 22 novas estações.
Com a intervenção as paradas 09 e 10 localizadas próximas ao Supermercado Extrabom serão desativadas e irão alterar o ponto de embarque e desembarque de 21 linhas que trafegam no sentido Camaragibe/Recife e de 20 linhas que trafegam no sentido Recife/Camaragibe.
As paradas provisórias serão fixadas nas calçadas da via, próxima ao ponto que estará em reforma, tanto no sentido cidade/subúrbio quanto no subúrbio/cidade. As modificações serão informadas aos usuários por meio de cartazes fixados nas plataformas desativadas. (veja detalhamento a baixo).
Atualmente, estão em construção três estações em nível localizadas no canteiro central da Avenida Caxangá. O Corredor Leste Oeste tem início no bairro do Derby e segue até o Terminal de Integrado de Camaragibe. Ao longo do percurso de 12,3 km serão construídas estações climatizadas, modernas e com bilheterias para tornar o pagamento das passagens mais rápido e seguro. A previsão é que este ponto de embarque e desembarque atenda a aproximadamente 300 passageiros em horário de pico quando todo o corredor Leste Oeste estiver concluído. A obra do Corredor Leste Oeste está sendo executada pelo consórcio Mendes Jr./Servix.
As informações sobre o itinerário das linhas e paradas provisórias podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800.081.0158, ou através de consulta pelo site www.granderecife.pe.gov.br.
Lista das linhas envolvidas na mudança:
020 – Candeias / Dois Irmãos
303 – Curado II / Caxangá (BR-232)
330 – Casa Amarela / CDU (TRT)
422 – Monsenhor Fabrício
423 – Engenho do Meio
425 – Barbalho (Detran)
432 – CDU / Várzea
431 – Cidade Universitária
433 – Brasilit
437 – Caxangá (Conde da Boa Vista)
442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras)
445 – Tabatinga
446 – UR-07
448 – Jardim Petrópolis
450 – Camaragibe (Conde da Boa Vista)
459 – Loteamento Santos Cosme e Damião
460 – Camaragibe (Príncipe)
469 – Camaragibe / CDU
480 – Camaragibe / Derby
481 – Timbi / Derby
920 – Rio Doce / CDU
Parada sentido subúrbio/cidade - Em frente ao CERPE e Casa de Tintas
Total de linhas afetadas: 21 linhas
Lista das linhas:
330 – Casa Amarela / CDU
416 – Roda de Fogo
421 - Torrões
422 – Monsenhor Fabrício
423 – Engenho do Meio
425 – Barbalho (Detran)
431 – Cidade Universitária
432 – CDU / Várzea
433 - Brasilit
437 – Caxangá (Conde da Boa Vista)
440 – CDU / Caxangá / Boa Viagem
442 - Jardim Primavera (Vale das Pedreiras)
445 – Tabatinga
446 – UR-07
448 – Jardim Petrópolis
450 – Camaragibe (Conde da Boa Vista)
459 – Loteamento Santos Cosme e Damião
460 – Camaragibe (Príncipe)
480 – Camaragibe / Derby
481 – Timbi / Derby
920 – Rio Doce / CDU
Parada sentido cidade/subúrbio - Em frente a JR. Agropecuária e Casa do Criador
Total de linhas afetadas: 20 linhas
Lista das linhas:
330 – Casa Amarela / CDU (TRT)
416 – Roda de Fogo
421 – Torrões
422 – Monsenhor Fabrício
423 – Engenho do Meio
425 – Barbalho (Detran)
432 – CDU / Várzea
431 – Cidade Universitária
433 – Brasilit
437 – Caxangá (Conde da Boa Vista)
442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras)
445 – Tabatinga
446 – UR-07
448 – Jardim Petrópolis
450 – Camaragibe (Conde da Boa Vista)
459 – Loteamento Santos Cosme e Damião
460 – Camaragibe (Príncipe)
480 – Camaragibe / Derby
481 – Timbi / Derby
920 – Rio Doce / CDU
Informações: GRCT
segunda-feira, 30 de julho de 2012
RECIFE:VAI COMEÇAR A FARRA DAS LICITAÇÕES E DAS LIBERAÇÕES URGENTÍSSIMA E RECOMPENSÁVEL(deixado pra ultima hora)
Na volta aos trabalhos legislativos, em agosto, os vereadores da Câmara Municipal do Recife encontrarão o projeto de lei número 13/2012, enviado pelo Poder Executivo, que pede urgência na autorização de financiamento para implantação dos corredores exclusivos de ônibus na II e III Perimetrais e na Radial Sul. Eles estão previstos no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento Mobilidade Grandes Cidades, suplementando as fontes 102, 4102 e a 133, com recursos financiados pela Caixa Econômica Federal. “O objetivo geral da implantação dos referidos corredores é ampliar e melhorar a qualidade da mobilidade no Recife e a escolha da Caixa diz respeito ao fato de que esse é o agente financeiro designado pela União, no âmbito do PAC Mobilidade Grandes Cidades”, observou o prefeito João da Costa, na mensagem enviada.
A implantação dos corredores de transporte público, previstos no projeto, será realizada ao longo de três anos e no total envolve recursos da ordem de R$ 821 milhões, dos quais R$ 389 milhões correspondem ao pleito de financiamento externo, R$ 274 milhões a recursos oriundos do OGU e R$ 158 milhões à contrapartida do Município. A contrapartida municipal será garantida nos programas do Plano Plurianual (PPA), da Empresa de Urbanização do Recife (URB), que será o órgão responsável pela execução dos projetos. No projeto de lei 13/2012, o Poder Executivo fica autorizado a contratar financiamento até o valor de R$ 400 milhões, valor que se destina à elaboração de projetos, execução de obras e serviços e aquisição de equipamentos. “Por sua importância para o município, necessita-se que o projeto seja apreciado o quanto antes, tendo em vista que esta autorização é condição para assegurar os recursos comprometidos pelo Ministério das Cidades/ Secretaria de Mobilidade (SEMOB). Por essas razões, venho requerer a tramitação deste projeto em regime de urgência, na forma prevista no art. 32 da Lei Orgânica do Município do Recife”, justificou o prefeito.
Os corredores de transporte, disse o prefeito João da Costa, representam uma iniciativa importante na concretização de diretrizes do Novo Plano Diretor de Transportes Urbanos da RMR – PDTU (2008) e do Plano de Mobilidade do Recife (2010), que preconizam a priorização do transporte público como uma das medidas capazes de reduzir graves problemas de mobilidade na cidade do Recife e em sua região metropolitana. “Com efeito, o aumento de 9,7% da frota de veículos no município, apenas no ano de 2010, aliado a uma rede viária deficitária, têm comprometido a capacidade de circulação nos principais corredores de transporte da cidade, reduzindo a eficiência dos meios de transporte coletivo, que disputam a via com os automóveis, com maiores prejuízos para os usuários do transporte público, o que se constitui em estímulo à utilização de meios individuais de transporte motorizado”, disse o prefeito.
Esse problema, conforme ele esclarece no projeto, é agravado pela falta de continuidade de algumas vias, a exemplo da III Perimetral metropolitana, sobretudo pela ausência de pontes sobre os rios Capibaribe (entre os bairros do Cordeiro e Santana) e Tejipió (entre os bairros da Imbiribeira e Areias), o que resulta no aumento de percursos das linhas e do tempo de viagens, ao mesmo tempo em que eleva custos sociais e ambientais. As obras que são objeto do financiamento pretendido estariam relacionadas à melhoria da mobilidade urbana no Recife e na Região Metropolitana do Recife. Elas se justificam, de acordo com o projeto, pelos seguintes aargumentos: complementarão a malha estrutural do Sistema Estrutural Integrado (SEI), irão atender a uma demanda para 2020 de 11 mil passageiros/hora/sentido, com ampliação da oferta e melhoria da qualidade do transporte público no Recife; potencializarão a conectividade do Recife e a sua integração em nível metropolitano; aumentarão as alternativas de acessibilidade e o número de usuários, com redução substancial do tempo de viagens e dos custos operacionais; proporcionarão a oferta de percursos seguros para os usuários de meios de transporte não motorizados – pedestres e ciclistas.
Fonte: Câmara dos Vereadores
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sexta-feira, 27 de julho de 2012
RECIFE: HIDROVIA SERÁ CORREDOR EXCLUSIVO PRA PASSAGEIROS
O corredor hidroviário do Rio Capibaribe, cuja dragagem deve começar em outubro, será exclusivo para o transporte público de passageiros.
Com isso, o projeto de navegabilidade do rio, no Recife, terá características semelhantes às do BRT (sigla em inglês que significa Transporte Rápido por Ônibus).
O BRT, projetado para a Avenida Agamenon Magalhães, terá via e paradas exclusivas, o que garante rapidez e regularidade nas viagens e conforto aos passageiros.
“A hidrovia toda será sinalizada”, informou a secretária executiva de Articulação Institucional e Captação de Recursos da Secretaria Estadual das Cidades, Ana Suassuna.
Para sinalizar os 13,9 quilômetros do corredor, deve-se investir R$ 3 milhões nas duas rotas de transporte.
A maior parte dos investimentos será para a Rota Oeste, com 11 quilômetros, e que ligará a BR-101 ao Centro do Recife.
A Rota Norte, destinada a interligar o Centro do Recife a Olinda, nas proximidades do Shopping Tacaruna, medirá 2,9 quilômetros.
O corredor hidroviário quando pronto, por exemplo, funcionará como opção para quem enfrenta os frequentes engarrafamentos da Avenida Rui Barbosa.
Pelo cronograma, o projeto deve ficar pronto em abril de 2014, devendo as embarcações entrar em operação antes da Copa do Mundo.
Até lá, muito terá que ser feito.
A meta é fazer um canal no Capibaribe com, no mínimo, 2,50 metros de profundidade. Essa medida vale para os períodos de baré baixa.
Por orientação da Marinha, o canal terá pelo menos 36 metros de largura, o que possibilitará o tráfego das embarcações com segurança.
O projeto da hidrovia, incluindo a dragagem e a construção de sete estações, está orçado em R$ 289 milhões, valor oriundo dos governos estadual e federal.
Fonte: Diário de Pernambuco
quinta-feira, 26 de julho de 2012
RECIFE:GOVERNO DE PERNAMBUCO VAI CONSULTAR ESPECIALISTA SOBRE A CONSTRUÇÃO DOS VIADUTOS NA AGAMENON
O governador Eduardo Campos falou pela primeira vez sobre a polêmica dos viadutos da Avenida Agamenon Magalhães. De acordo com o governador a prioridade do projeto é garantir velocidade no corredor exclusivo do ônibus. Ele admitiu, no entanto, que os viadutos podem ser substituídos, desde que seja apresentado um projeto melhor, capaz de garantir velocidade no corredor. “Vamos buscar o consenso, ouvir especialistas e ficar abertos a outros projetos que garantam a fuidez do corredor”, afirmou.
Pelo projeto do governo do estado, a velocidade média atual (Olinda / Boa Viagem), que é de 20,9 km/hora vai passar para 30,3 km após a construção dos viadutos, sendo o maior ganho no trecho entre a Avenida Rui Barbosa e o cruzamento com a Rua Buenos Aires, cuja velocidade atual em horário de pico é de 5 km por hora e subirá para 18km/h – velocidade quase quatro vezes maior. No trecho Boa Viagem / Olinda, a velocidade média que hoje é de 18,2 km/hora passará para 33,7 km/hora, o que significa um ganho de 54% na velocidade média do trecho. Nesse sentido, no entanto, o ganho maior será no cruzamento com a Rua Paissandu, cujos carros passarão de 7km/h para 40 km/hora – 175% de ganho na velocidade do trecho.
O governador disse ainda que irá aguardar o resultado do estudo de circulação que será elaborado pela empresa que venceu a licitação. Em setembro será concluído o projeto executivo do ramal do Norte/Sul que passará pela Agamenon Magalhães.
Fonte: Blog Mobilidade Urbana
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quarta-feira, 25 de julho de 2012
terça-feira, 24 de julho de 2012
RECIFE:NOVO BINÁRIO TRARÁ MOBILIDADE A RUA DO ENCANAMENTO E ESTRADA DO ARAIAL
Para aumentar a fluidez no tráfego e as condições de mobilidade urbana, o Recife vai ganhar mais um binário. No próximo sábado (28), será implantada a alteração no trânsito na Estrada do Arraial com a Estrada do Encanamento. A mudança vai propiciar a criação de ciclofaixas com um total aproximado de 4,3 quilômetros para o deslocamento de ciclistas. O binário vai atingir diretamente os motoristas que transitam pela área em direção aos bairros de Casa Forte, Casa Amarela, Tamarineira e Monteiro. As duas vias terão sentido único, em complemento ao binário já existente entre as avenidas Conselheiro Rosa e Silva e Rui Barbosa.
Nesta segunda-feira (23), a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) iniciou uma campanha educativa para alertar os motoristas e pedestres sobre as alterações.
A Estrada do Arraial terá fluxo no sentido cidade/subúrbio. Por sua vez, a Estrada do Encanamento levará o fluxo na direção oposta - exceto no trecho após a Rua Engenheiro Oscar Ferreira, que permanece com mão dupla para garantir a mobilidade na localidade. O giro à esquerda na Estrada das Ubaias para a Estrada do Encanamento deixará de existir. Também haverá mudanças de sentido nas vias transversais, como a Rua Sebastião Alves, que terá direção única da Rua Padre Roma para a Estrada do Arraial; a Rua Gomes Coutinho, que ficará mão única da Avenida Norte para a Estrada do Arraial; e a Rua Engenheiro Oscar Ferreira, que terá sentido único da Avenida 17 de Agosto à Estrada do Arraial.
A Prefeitura do Recife fará a manutenção da sinalização horizontal e vertical das vias transversais e promete melhorar a sincronização da rede semafórica.
Ciclofaixas
A Estrada do Arraial e a Estrada do Encanamento irão ganhar ciclofaixas unilaterais e monodirecionais no mesmo sentido das vias e que irão se interligar. Cada espaço reservado aos ciclistas terá 1,70m de largura e um total aproximado de 4,3 km. As ciclofaixas ligarão o Sítio Trindade e os parques da Jaqueira e de Santana.
Transporte complementar
Por conta da modificação no tráfego da Zona Norte, duas linhas de transporte complementar que fazem circuitos interbairros, terão seus trajetos alterados. A linha 104 (Cassiterita/Casa Amarela/Jaqueira) e a linha 108 (Dois Unidos/Torre). Cartazes serão afixados nos micro-ônibus para orientar os passageiros. Pelo novo percurso, no trajeto de ida, ambas as linhas circularão agora pelas seguintes vias: Rua Ana Xavier, Rua Paula Batista, Estrada das Ubaias, Rua Dr. Germano Guimarães, Rua Irmã Lúcia, Estrada do Encanamento, Rua Ferreira Lopes, Rua Estrela, Rua Desembargador Goes Calvalcanti e Avenida Parnamirim.
No trajeto de volta, apenas a linha 104 terá alteração. Ela deixará de passar pela Estrada do Encanamento, saindo agora da Rua Desembargador Goes Cavalcante e continuando pela Rua da Estrela e em seguida, entrando na Rua Ferreira Lopes, para ter acesso à Estrada do Arraial. Com o novo trajeto, o micro-ônibus continuará pela Estrada do Arraial, Rua da Harmonia e Rua Conselheiro Nabuco, para chegar à Rua Paula Batista, depois retornando à Estrada do Arraial.
Fonte: Diário de Pernambuco
segunda-feira, 23 de julho de 2012
CARUARU: VLT SERÁ O PROVÁVEL INVESTIMENTO NA CAPITAL DO FORRÓ
O PAC da Mobilidade das Médias Cidades, anunciado pelo Governo Federal, irá injetar até R$ 7 bilhões em investimentos para financiamento de projetos de mobilidade urbana em municípios com população entre 250 mil e 750 mil habitantes. Caruaru, que está entre as 5 cidades pernambucanas que tem o perfil para concorrer ao PAC, apostará em um projeto de transporte sobre trilhos. A decisão dos municípios beneficiados sai em dezembro.
Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
De acordo com o secretário de Planejamento da Prefeitura de Caruaru, Ricardo Góes, ainda nesta semana deve ser enviada a carta consulta ao Ministério das Cidades com o projeto de implantação de uma linha de VLT (veículo leve sobre trilhos) para a cidade. Com um valor aproximado de R$ 300 milhões, o novo sistema iria aproveitar um trecho da antiga Rede Ferroviária Federal, que está desativado.
A proposta contempla a construção de uma linha com 20 quilômetros de extensão, que parte da Cohabe 3 ao Alto do Moura, um dos principais pontos turísticos da cidade. “Este projeto seria o primeiro sistema sobre trilhos do interior de Pernambuco, mas ainda estamos em fase embrionária. Já existe um estudo de mobilidade urbana desenvolvido pela URB de Caruaru, mas outros levantamentos ainda serão feitos”, afirma Góes. Além do VLT, a proposta também contemplará a construção de um novo Terminal Integrado, que irá compor o Corredor Leste Oeste, que já está em implantação, com um custo estimado de R$ 4,5 milhões.
Jaboatão dos Guararapes, Petrolina, Olinda e Paulista são os outros municípios pernambucanos que poderão concorrer ao PAC da Mobilidade para médias cidades. Destes, apenas Jaboatão sinalizou com a possibilidade de concorrer a investimentos em mobilidade sobre trilhos. Ontem o secretário de Serviços Urbanos, Evandro Avelar, citou seis projetos que estão nos planos da prefeitura, sendo um deles a construção de duas novas estações para o VLT que corta a cidade. “Como só poderemos apresentar dois projetos, iremos discutir com o prefeito e om os secretários quais seriam as propostas prioritárias”, afirma. As prefeituras tem até o dia 31 de agosto para lançar seus projetos.
O vice-presidente da Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro), Diogo Morais, tem a expectativa de que, diferentemente do Recife, as prefeituras que podem concorrer a recursos do PAC invistam com projetos ferroviários. “É importante que esses recursos sejam utilizados para a expansão da malha ferroviária pernambucana, pois diferentemente do Governo Estadual que priorizou o transporte através de ônibus, o governo federal parece estar disposto a mudar a realidade do transporte coletivo através de um eficiente transporte sobre trilhos. Infelizmente enquanto médias cidades veem o VLT como uma solução, a capital pernambucana adotará um sistema de BRT ineficiente nos projetos de mobilidade urbana”, ponderou.
Planejamento – Mesmo considerando o investimento importante para as médias cidades, o professor Maurício Andrade, do departamento de Engenharia da UFPE (Centro Acadêmico do Agreste), se diz preocupado com o prazo para elaboração dos projetos, que é de pouco mais de um mês. “As tecnologias de transporte a serem adotadas (BRT, VLT ou outros) devem estar associadas às necessidades locais e não a grupos de interesse em impor as suas soluções. Fico preocupado com o fato de municípios terem pouco tempo para apresentar projetos e talvez o façam na base do improviso, sem estudos de embasamento e projetos bem detalhados”, afirma Maurício Andrade.
O professor da UFPE defende que a partir destes planos seria possível traçar diagnósticos que dariam as diretrizes mais eficientes para cada cidade. “É muito relevante que o Governo Federal foque a sua preocupação na mobilidade, também nas cidades de porte médio, pois nelas, os problemas ainda são sanáveis e podem ser resolvidos com menores custos. Nestas cidades pode-se trabalhar preventivamente para que não se atinja o caos que já se instalou nas metrópoles brasileiras. É, no entanto, fundamental que antes de se pensar em projetos, que se façam os planos de mobilidade preconizados no Estatuto da Cidade e na nova lei de mobilidade recentemente sancionada pela Presidente Dilma”, alerta o professor.
Fonte: JC Online
quinta-feira, 19 de julho de 2012
T.I AEROPORTO TERÁ DUAS NOVAS LINHAS ALIMENTADORES FUTURAMENTE
T.I AEROPORTO TERÁ DUAS NOVAS LINHAS ALIMENTADORES FUTURAMENTE , COM A INAUGURAÇÃO DGOS TI.TANCREDO NEVES E CAJUEIRO SECO NO LADO SUL DA RMR O TERMINAL INTEGRADO DO AEROPORTO TERÁ ALGUMAS MODIFICAÇÕES, A INCLUSÃO DE MAIS DUAS LINHAS ALIMENTADORAS QUE SÃO:
162- MURIBECA (TI. AEROPORTO)
165- MURIBECA DOS GUARARAPES (TI. AEROPORTO)
informações disponiveis no site do (GRCT) o www.granderecife.pe.gov.br, agora e só aguardar.
OLINDA,CARUARU,CAMARAGIBE BENEFICIADAS COM O PAC MOBILIDADE CIDADES MÉDIAS
A presidenta Dilma Rousseff lançou hoje, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Médias Cidades, na presença de ministros e outras autoridades. Serão liberados R$ 7 bilhões, por meio de financiamento público, para atender a 75 municípios, que tenham de 250 mil a 700 mil habitantes.
De acordo com dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as 75 cidades estão distribuídas em 18 estados brasileiros, e 51% ficam em regiões metropolitanas. Serão beneficiadas cidades como Joinville, em Santa Catarina, Uberaba e Juiz de Fora, em Minas Gerais, Ribeirão Preto e Sorocaba, em São Paulo, Niterói e Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, e Olinda e Caruaru, em Pernambuco.
Cada município pode apresentar até duas propostas. A inscrição deverá ser feita em formulário eletrônico, disponível na página do Ministério das Cidades na internet, a partir do dia 23 de julho até 31 de agosto. Haverá uma pré-seleção no período de 3 de setembro a 1º de outubro, para o enquadramento das propostas, além de reuniões presenciais para entrevistas e análise final até o dia 29 de novembro. As cidades selecionadas serão divulgadas no dia 30 de novembro.
Para participar do processo seletivo a fim de obter o financiamento público, os responsáveis pelos municípios interessados deverão elaborar o projeto executivo para obras como construções de estações e linhas de metrô, aquisição de veículo leve sobre trilho (VLT) e construção de corredores de ônibus.
Há dois meses, Dilma anunciou a seleção de 51 municípios com mais de 700 mil habitantes, que receberão R$ 32 milhões em recursos do PAC Mobilidade Grandes Cidade. O programa financia projetos de metrô, VLT e corredores de ônibus. Do valor total, R$ 22 bilhões são do governo federal.
O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, a ministra do Planejamento Miriam Belchior, o secretário nacional de Mobilidade Urbana, Júlio Eduardo dos Santos, e a diretora do Departamento de Mobilidade Urbana, Luiza Gomide, também participarão da cerimônia de lançamento do programa, no Planalto.
Fonte: Diário de Pernambuco
RECIFE:MUDANÇA DE RETORNO NA MASCARENHAS DE MORES
A partir das 6h de amanhã, os motoristas que transitam pela avenida Mascarenhas de Morais devem estar atentos para mudanças no trânsito do local. A Prefeitura do Recife, por meio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), irá eliminar o giro à esquerda para retorno no sentido Aeroporto/Afogados da avenida Mascarenhas de Morais, localizado logo após o Viaduto Tancredo Neves, no bairro da Imbiribeira. De acordo com a Prefeitura, a intervenção faz parte do Plano de Ações para o Trânsito do Recife, que tem por objetivo melhorar os padrões de mobilidade urbana da cidade.
A CTTU informou que, com a mudança, os condutores que estiverem transitando no sentido Aeroporto/Afogados deverão fazer o retorno após a UPA da Imbiribeira, entrando à direta na rua Coronel Fabriciano, dobrar novamente à direita na avenida Sul, e subir pela alça do viaduto Tancredo Neves no sentido avenida Recife. O fechamento do giro à esquerda da Mascarenhas será feito durante a madrugada de hoje para amanhã, com blocos de concreto de 500 quilos. Por conta da proibição da entrada à esquerda será retirado o semáforo do local. Com isso, haverá também uma melhor fluidez no sentido Afogados/Aeroporto, tanto para os veículos que seguem em frente quanto para os que dobram à direita com destino à avenida Recife.
Os condutores que queiram acessar o outro sentido da Mascarenhas de Morais - Afogados/Aeroporto - deverão, após subir o Viaduto Tancredo Neves, utilizar a alça de descida à direita com direção ao aeroporto. A rua Coronel Fabriciano, que passará a ser a via de acesso para os veículos vindos da avenida Mascarenhas de Morais, torna-se mão única e com restrição de estacionamento. A intervenção conta ainda com a manutenção da sinalização horizontal e vertical da área, incluindo a pintura e instalação de placas indicativas e de destino. Nos primeiros 15 dias da mudança, agentes de trânsito da CTTU estarão no local, durante todo o dia, para alertar e orientar os condutores sobre as modificações. Serão quatro agentes por turno.
Segundo os dados estatísticos da CTTU, transitam pela avenida Mascarenhas de Morais uma média de 56 mil veículos diariamente, nos dois sentidos. Nas contagens realizadas pela Companhia, a média diária de veículos que realizam o giro com sentido à avenida Recife é de 9,4 mil carros. Já o número de automóveis que fazem apenas o retorno, acessando o outro sentido da Mascarenhas de Morais chega a 1,2 mil.
Com informações da assessoria de Imprensa da Prefeitura do Recife
sexta-feira, 13 de julho de 2012
RECIFE:Terminais integrados estão prontos, mas ninguém pode usá-los
TI Tancredo Neves está pronto, pronto…..mas não pode ser usado pelos passageiros. Créditos: De Olho no Trânsito/Acervo
Está tudo pronto, bonito, arrumado, colorido e bem planejado. Mas de nada adianta. Ninguém pode usar. Essa é a situação dos dois mais importantes terminais integrados da Linha Sul do metrô do Recife, o Terminal Integrado Tancredo Neves, localizado na Imbiribeira, Zona Sul da capital, e o TI Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. Há pelo menos três meses a construção das unidades foi concluída, sem que a operação dos ônibus fosse liberada pelo governo do Estado, que promete datas e mais datas de inauguração, sem conseguircumprir com nenhuma delas. Um investimento de R$ 17 milhões, projetado e esperado há mais de 20 anos, que deveria estar facilitando o deslocamento de, no mínimo, 105 mil passageiros por dia.
TI Tancredo Neves terá bicicletário e estacionamento para motos. Créditos: De Olho no Trânsito/Acervo
O Terminal Integrado Tancredo Neves custou R$ 7,8 milhões para ser construído e se transformar em uma das maiores unidades do Sistema Estrutural Integrado (SEI) em capacidade operacional, com 21 linhas de ônibus previstas, recebendo, inicialmente, 55 mil usuários diariamente. O terminal tem ligações previstas até para a Zona Norte do Recife, além de receber linhas de várias comunidades da periferia da Zona Sul do Recife e de Jaboatão, tamanha sua importância. Tem bicicletário, passarela ligando a estação do metrô que possui o mesmo nome e até estacionamento para motos. Quem passa por ele vê que os mínimos detalhes já foram finalizados. Até o painel de linhas foi instalado, assim como as TVs que informarão o horário de partida e chegada dos coletivos. Um funcionário vigia o lugar para evitar depredações.
Terminal Cajueiro Seco à espera de inauguração. Créditos: De Olho no Trânsito/Acervo
No Terminal Integrado de Cajueiro Seco a situação se repete. Até a escada rolante espera pelos 50 mil passageiros que deverão passar pelo equipamento diariamente. Assim como em Tancredo Neves, a unidade possui uma passarela interligada com o metrô e bicicletário, que também estão prontos. O equipamento para guardar bicicletas, aliás, de tanto esperar pelo uso já começa a enferrujar. O sistema viário de acesso aos ônibus também está finalizado. Embora vá operar com apenas 11 linhas, o TI irá representar a integração com o metrô para passageiros que moram no Cabo de Santo Agostinho (também no Grande Recife) e em boa parte de Jaboatão.
“Não entendemos tanta demora. Incomoda porque sabemos que, com o início da operação, poderíamos economizar muito tempo para ir e vir. Hoje, quem mora na Muribeca (Jaboatão), por exemplo, está levando entre 1h30 e 2h para chegar ao Centro do Recife. Com a integração no TI, levaríamos, no máximo, 50 minutos. Faz muita diferença”, reclama o servidor público Mayckon Freitas.
Passarela que ligará o TI Cajueiro Seco ao metrô. Créditos: De Olho no Trânsito/Acervo
O governo do Estado tem inúmeras desculpas para as duas unidades não terem sido inauguradas. Extraoficialmente o que se comenta é que o atraso se dá por falta de agenda do governador Eduardo Campos. Agora, o Grande Recife Consórcio de Transporte informa que ainda há indefinições na rede do TI Cajueiro Seco (embora a relação das linhas já esteja exposta para quem quiser ver no TI) e que foi preciso demolir alguns casebres que atrapalhavam o acesso dos coletivos ao TI Tancredo Neves. E, mais uma vez, anunciou datas. Dessa vez diz que Tancredo Neves será inaugurado até o fim do mês e que Cajueiro Seco será em agosto. É esperar para ver.
RECIFE:Posto de atendimento do VEM muda de endereço
O novo posto, na Rua da Soledade, abre na próxima terça-feira. Créditos: JC Online
O posto de atendimento do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) vai mudar de endereço a partir desta terça-feira (17). O novo local para quem quer realizar serviços como recargas e bloqueio é a Rua da Soledade, nº 259, no bairro da Boa Vista, Centro do Recife.
O horário de atendimento do novo posto será de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 17h30, exceto nos feriados. Os serviços serão transferidos para a Rua da Soledade, já que o posto da Praça Maciel Pinheiro, também na Boa Vista, será desativado.
Veja os serviços disponibilizados:
» Terminais de auto-atendimento para venda de créditos
» Recargas do VEM Trabalhador e Estudante
» Solicitação e retirada de VEM Estudante
» Segunda via do VEM Trabalhador, Estudante e Infantil
» Bloqueio do VEM Trabalhador e Estudante
O cartão ainda pode ser carregado através do site do Grande Recife Consórcio de Transporte. Na categoria Estudante, também pode no Expresso Cidadão do Cordeiro, localizado na Avenida Caxangá, Zona Oeste. Para o VEM Trabalhador, tem a Gerência Comercial do Grande Recife, que fica na Avenida Agamenon Magalhães, nº 143, ainda na área central.
JC Online
quinta-feira, 12 de julho de 2012
PERNAMBUCO: ITAMARACÁ TRANSP RECEBE ISO 9001 (QUALIDADE)E ISO 14001 (MEIO AMBIENTE)
O cuidado com as pessoas, a qualidade nos serviços, a melhoria contínua e o respeito ao meio ambiente, são valores que alicerçam a sustentabilidade da Itamaracá Transportes. A Empresa tem programas relacionados a controle de custos, preservação ambiental e promoção social, envolvendo monitoração permanente de recursos e descartes, investimentos sociais e serviços voluntários. A Itamaracá é certificada com os selos ISOs 9001 (Qualidade) e 14001 (Meio Ambiente) pelo Bureau Veritas Certification.
A ISO 9001 é de longe a estrutura de qualidade melhor estabelecida, sendo utilizada atualmente por mais de 750 mil organizações em 161 países, e define o padrão não só para sistemas de gestão da qualidade, mas para sistemas de gestão em geral.
A norma ISO 14001 (2004) possibilita uniformizar as rotinas e os procedimentos necessários para a certificação ambiental, a partir do cumprimento de um roteiro padrão válido internacionalmente, que reforça o atendimento integral da legislação local e visa à melhoria contínua dos processos e do próprio sistema.
Neste contexto, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é a forma pela qual a empresa se mobiliza, interna e externamente, para a conquista do desempenho ambiental desejado. Os veículos passam por manutenções preventivas quinzenalmente. A limpeza também é nossa preocupação constante, todos os ônibus são lavados diariamente.
No período entre 02 e 05 de julho, os auditores do órgão certificador BRTUV, realizaram visitas pelas instalações e terminais da empresa e certificou mais uma vez a Itamaracá Transportes nas ISOs 9001 (Qualidade) e 14001 (Meio Ambiente). Isso mostra a dedicação, a responsabilidade e o compromisso da equipe com o melhor cumprimento possível da missão de transportar pessoas.
A Itamaracá Transportes possui uma das frotas mais novas de Pernambuco e do Brasil. Recentemente mais 30 novos ônibus entraram em operação, beneficiando os seus quase 200 mil usuários/dia.
Fundada em 1958, a Itamaracá Transportes integra o Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) da Região Metropolitana do Recife – Pernambuco. Atende oito municípios da zona norte: Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Itapissuma e Ilha de Itamaracá.
Blog Meu Transporte
Postado por Clayton Leal às 01:11
quarta-feira, 11 de julho de 2012
RECIFE: GRCT 0800 NÃO ACOMPANHA A MODERNIDADE DA POPULAÇÃO QUE NÃO USA MAS ORELHÃO E UTILIZA CELL...
Imagine um usuário na parada esperando um ônibus e este queima a parada, logo ele vai ao seu celular para fazer a reclamação e a mensagem diz que o número solicitado não aceita ligações pelo celular. Imaginemos agora que os orelhões na cidade estão em escassez, e que na maioria das paradas de ônibus não tem orelhão e quando tem, se não estão quebrados. Ou seja, o usuário tem que anotar o número de ordem do ônibus e o horário e a empresa, certo? Sim, mas se no momento ele não estiver com papel e caneta? Então vai ter que recorrer a memória cerebral mesmo. Parece até um absurdo essa paródia, mas é a situação enfrentada hoje pelos usários de ônibus na região metropolitana do Recife.
O que era para facilitar e consequentemente aumentar a fiscalização dos usuários, no que diz respeito as reclamações de infrações feitas pelos motoristas de ônibus e até mal atendimento dos cobradores e fiscais, tem um obstáculo, pois o principal número de atendimento ao cliente dos usuários de ônibus do Recife simplesmente não aceita ligações de celulares na qual deixam os usuários a mercê, e hoje quem é que não tem um aparelho deste no bolso? Central de relacionamento de diversas empresas inclusive das empresas de ônibus que operam no sistema aceitam, e porque o GRCT não aceita.
Muitos usuários desistem de fazer a reclamação devido a esse obstáculo, o que de fato faz com que o número de reclamações feitas pelo 0800 atual não seja um número verdadeiro, pois se as reclamações fossem também feitas pelo celular, as reclamações seriam bem maiores que as divulgadas pelo GRCT.
As empresas também com este aumento de número de reclamações iriam fiscalizar mais seus funcionários e consequentemente as infrações poderiam dimimuir, mas do jeito que está, vamos continuar vendo os absurdos e os usuários sendo prejudicados a cada parada de ônibus na cidade, não importa se é idoso ou deficiente.
Com toda esta falta de assitência ao usuário, faz com que os motoristas ignorem também os usuários, pois eles também sabem a dificuldade dos usuários em reclamar, por isso as queimas de paradas são frequentes, numa total falta de respeito para quem usa o transporte público.
Na enquete feita pelo Blog Meu Transporte, mostra que apenas 27% dos usuários reclamam sobre as infrações, e que mais de 30% não sabem a quem reclamar, ou seja, é necessário uma campanha sobre os direitos do usuário e a quem recorrer.
Resposta GRCT
Sobre a realização de chamadas para a Central de Atendimento ao Cliente via celular, o Grande Recife Consórcio de Transporte informa que está avaliando a possibilidade de incrementar o serviço ofertando aos usuários mais essa opção para registrar as denuncias.
Em relação às informações solicitadas sobre a Central de Atendimento ao Cliente, o Consórcio destaca que o atendimento é feito de domingo a domingo, das 7h às 19h. O Grande Recife relata, ainda, que cerca de cinco mil reclamações foram oficializadas pelo serviço no primeiro semestre de 2012. Dentre as reclamações feitas, as mais recorrentes são: falta de urbanidade (desrespeito ao usuário), não cumprimento do quadro de horário e queima de parada.
O Consórcio está à disposição para esclarecimentos através da Central de Atendimento ao Cliente no número 0800 081 0158.
Leia: Queima de Paradas, Poucas Reclamações e muitas infrações
reportagem do blog meu transporte
responsavel:Clayton Leal
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