Sairão os ônibus convencionais para dar lugar ao sistema BRT (Bus
Rapid Transit ou Transporte Rápido por Ônibus) do corredor Leste/Oeste.
As mudanças, que incluem intervenções urbanísticas para trazer de volta a
importância da via, ocorrerão cinco anos depois que a avenida passou
por uma reforma que custou R$ 14 milhões, com a proposta de fazer parte
do Leste/Oeste.
A modificação é voltada a adequar a via ao modelo do corredor
projetado pelo governo do estado, que vai até o Derby e deve ficar
pronto em março de 2014.
Atualmente, 54 linhas circulam pela avenida. com um total de 537
ônibus. Com a implantação do BRT, serão 16 linhas e 160 ônibus. As
outras 38 linhas e seus 377 ônibus terão que ser deslocados para vias
paralelas à avenida. De acordo com o secretário de Mobilidade e Controle
Urbano do Recife, João Braga, ruas como Mário Melo, Palmares, Visconde
de Suassuna, Príncipe, Manoel Borba e Barão de São Borja passarão por
adequações para receber os ônibus convencionais que precisam chegar ao
Centro.
O plano da prefeitura só deverá ficar pronto até o fim do ano, mas
segundo o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, isso
não atrapalhará as obras das estações do BRT na Avenida Conde da Boa
Vista. Ainda de acordo com Braga, as ruas transversais também serão
modificadas. “A proposta é devolver o glamour da avenida, com a
reurbanização dela e das vias do entorno. Em alguns trechos haverá
necessidade de desapropriação para facilitar a circulação dos ônibus”.
A proposta de um novo conceito para a Conde da Boa Vista já foi
apresentada ao Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano,
responsável pela gerência do transporte público. Segundo o presidente do
Grande Recife, Nélson Menezes, o conceito do município de privilegiar o
BRT é interessante. “Por enquanto é um conceito. Somente com os estudos
teremos condições de saber o tratamento para as demais linhas”,
ressaltou.
Segundo Nélson, como o projeto do município só será entregue no fim
do ano, as paradas de ônibus atuais vão passar por uma adequação
provisória. “A ideia é fechar algumas paradas para instalar catracas
para o pagamento antecipado com os ônibus com portas também do lado
direito. As estações definitivas só serão feitas com a conclusão do
projeto do município”.
Para o especialista em mobilidade César Cavalcanti a priorização da
avenida para o BRT é importante. “A Conde da Boa Vista não tem mais como
exercer o seu papel de eixo de transporte e ao mesmo tempo proporcionar
as condições de bem-estar para o comércio e quem frequenta a via”,
afirmou. Outro especialista que preferiu não se identificar diz que será
complicado adequar as demais linhas para as vias paralelas,
principalmente para quem tem como destino a Conde da Boa Vista.
A trajetória da Conde da Boa Vista
Em 1840, o governador Francisco do Rego Barros, o conde daBoa Vista,
executou o aterramento do que chamou Caminho Novo, que ligaria o Centro
do Recife ao então bairro de Camaragibe. Em 1870, com a morte de Rego
Barros, o nome da via foi alterado para Rua Conde da Boa Vista, em
homenagem ao ex-governador.
Com seu alargamento em 1956, na administração de Pelópidas da
Silveira, a rua passou à categoria de avenida, chamando-se, então,
Avenida Conde da Boa Vista. Entre 2007 e 2008, a avenida sofreu
modificações no seu corredor viário, passando a fazer parte do chamado
Corredor Leste-Oeste, um corredor exclusivo de ônibus, juntamente com a
Avenida Caxangá e a Rua Benfica.
A Conde da Boa Vista passou por ampla e polêmica reforma, sendo
reinaugurada em abril de 2008, na gestão do ex-prefeito João Paulo (PT).
Com o propósito de priorizar o transporte coletivo, ganhou paradas de
ônibus no meio da via e tirou espaço de carros
de passeio.
A atual proposta da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano é
deixar a avenida exclusivamente para o BRT do corredor Leste/Oeste nas
duas faixas destinadas aos ônibus. As demais linhas seguirão por vias
paralelas. Os carros vão permanecer com uma faixa por sentido
Leia também:
Plano B para o BRT no Recife
Ônibus híbrido deve voltar a circular em setembro no Recife
Tarifa de ônibus do Recife passa a ser a 2ª mais barata entre as capitais