| |
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014
PONTE DUARTE COELHO SERÁ INTERDITADA DIA 26-02-14 PARA MONTAGEM DO GALO.
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014
BRT PERNAMBUCANO UMA GAMBIARRA ANUNCIADA DO GOVERNO DE EDUARDO CAMPOS,E 300 MILHÕES GASTOS E CONFORTO ZERO.
BRT do Recife já é uma decepção mesmo antes de começar a operar
Nos países desenvolvidos, uma das regras de ouro é que o tempo de planejamento dure duas vezes mais que o da execução e que o projeto executivo seja o básico para qualquer obra, pois sem ele não se põe o primeiro tapume. Mas, no Brasil, reescrevemos normas internacionais: o planejamento é feito com a obra em andamento e o projeto básico é aceito como ponto de partida na execução da obra pública. Até temos uma palavra para isso: gambiarra.
O caso do BRT do Recife é um desses exemplos em que o desastre está sendo planejado. Não teremos um sistema segregado do automóvel, em algumas estações não teremos embarque e desembarque em nível e pagamento antecipado. Ah, também não teremos ar-condicionado em algumas estações, providência dispensável já que o passageiro está acostumado a ônibus com temperaturas de 38 graus.
O problema é que daremos a isso o nome de BRT. Não é. Não será e vai criar na população a ideia de um sistema ruim onde foram gastos milhões para construir um modelo condenado já na partida. O nosso BRT será improvisado pela obsessão de implantá-lo a toque de caixa. Assim, teremos estações provisórias, circulação com ônibus comuns, catracas nos veículos e um embarque com escadas. Ou seja, estamos gastando R$ 300 milhões para implantar a infraestrutura de uma novíssima gambiarra.
Um modelo a não ser copiado
Podemos chamar o nosso BRT de gambiarra, mas para o governo de Pernambuco será revolucionário. Apresentado como um sistema para a solução e todos problemas do transporte público por ônibus da RMR, embora só seja capaz de transportar 200 mil ou 10% do total. E terá que ser inaugurado em abril. Bom, pelo menos será um desses casos apresentado ao país como modelo a não ser seguido.
Informações: Por Fernando Castilho (Da coluna JC Negócios)
quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014
GREVE DOS METROVIÁRIOS DIA20/02 E 22/02 sexta de caos no Recife
Funcionários do metrô devem cruzar os braços, nesta sexta-feira (20). A decisão foi acatada em assembleia realizada nessa terça-feira (18). A paralisação de advertência vai durar 24h e começa à 0h nesta sexta (21), até à 0h do sábado (22).
A orientação para os usuários do metrô é a de procurar se locomover através do transporte rodoviário. Para esclarecer a população sobre a suspensão do trabalho, os maquinistas vão se reunir na estação Central do Recife, a partir das 8h, para apresentar a pauta de reivindicações.
Blog Meu Transporte
e na sexta dia 28/02 terá repeteco.
Metroviários decidem parar no dia do Galo da Madrugada
Publicado em 18/02/2014, às 20h03
Do JC Online
ATUALIZADA ÀS 22h28
O metrô deverá paralisar as atividades por 24h na próxima sexta-feira e no sábado do desfile do Galo da Madrugada, dia 1º de março. Os metroviários decidiram pela suspensão dos serviços durante assembleia na noite desta terça-feira na Estação Central do Recife. A categoria acusa a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de não cumprir três itens do acordo assinado nas negociações do ano passado.
Metrô do Recife pode ter paralisação no sábado de Carnaval
De acordo com o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro), as duas paralisações são de advertência para pressionar a empresa a revisar o Plano de Empregos e Salários, ampliar a assistência médico-odontológica e aumentar a segurança nas dependências das estações e trens. “Temos relatos de depredações, agressões a funcionários e assaltos”, detalhou o presidente do Sindmetro, Diogo Morais, acrescentando que os serviços de manutenção, administração e operação de trens deverão parar. Segundo o sindicato, a CBTU sinalizou reforçar a segurança para os dias de Carnaval, mas nada foi oficializado.
Nesta quinta-feira, haverá rodada de negociação na sede da CBTU no Rio de Janeiro, que pode alterar a decisão e evitar a paralisação de advertência. Nesta quarta, os terceirizados da bilheteria prometem cruzar os braços. Os bilheteiros aguardam posicionamento da empresa Dínamo Serviços em relação aos atrasos salariais e na entrega de ticket alimentação e vale transporte.
terça-feira, 18 de fevereiro de 2014
RESUMO DOS BRT MAIS VENDIDOS E DOS MICOS QUE VEM PRA RECIFE
Resumo de vendas dos BRTs.
Neobus Mega BRT: Ao meu ver, o BRT mais vendido no Brasil, grande maioria no primeiro sistema do país, Curitiba, já tem tradição no mercado e pode pintar na maioria dos sistemas brasileiros.
Marcopolo Viale BRT: Vencedor do "Product Design Award" 2014, como melhor ônibus urbano. Vendeu cerca de 70 unidades para o "Move", sistema BRT de BH. Ao meu ver, é o segundo BRT mais vendido no Brasil.
Caio Millennium BRT: Tem sido bem visto pelas empresas de São Paulo, mas a grande maioria é articulado comum ou low entry, não é muito vendido em versão BRT.
Mascarello GranMetro: Aparentemente não convenceu o mercado, não vi grande movimentação de vendas desse veículo, nem no seguimento BRT, nem como articulado comum. A Viação Pioneira, de Brasília, tem testado o mesmo em versão Low Entry.
Comil Doppio BRT: Outro que ainda não alavancou no mercado. Mas esse aparentemente terá um grande volume de vendas para Pernambuco como Articulado comum, já que algumas empresas daqui já testaram o veículo. Não há grande volume de vendas no momento, classifico-o como veículo em teste.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Chassis Volvo, informações sobre BRT:
http://www.volvobuses.com/BUS/BRAZIL...S/DEFAULT.ASPX
Neobus Mega BRT: Ao meu ver, o BRT mais vendido no Brasil, grande maioria no primeiro sistema do país, Curitiba, já tem tradição no mercado e pode pintar na maioria dos sistemas brasileiros.
Marcopolo Viale BRT: Vencedor do "Product Design Award" 2014, como melhor ônibus urbano. Vendeu cerca de 70 unidades para o "Move", sistema BRT de BH. Ao meu ver, é o segundo BRT mais vendido no Brasil.
Caio Millennium BRT: Tem sido bem visto pelas empresas de São Paulo, mas a grande maioria é articulado comum ou low entry, não é muito vendido em versão BRT.
Mascarello GranMetro: Aparentemente não convenceu o mercado, não vi grande movimentação de vendas desse veículo, nem no seguimento BRT, nem como articulado comum. A Viação Pioneira, de Brasília, tem testado o mesmo em versão Low Entry.
Comil Doppio BRT: Outro que ainda não alavancou no mercado. Mas esse aparentemente terá um grande volume de vendas para Pernambuco como Articulado comum, já que algumas empresas daqui já testaram o veículo. Não há grande volume de vendas no momento, classifico-o como veículo em teste.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Chassis Volvo, informações sobre BRT:
http://www.volvobuses.com/BUS/BRAZIL...S/DEFAULT.ASPX
domingo, 16 de fevereiro de 2014
CARNAVAL MECHE COM A MOBILIDADE DO RECIFE
No Recife, montagem de camarotes
altera itinerários de ônibus no Centro
Trecho da Avenida Dantas Barreto fica bloqueado até o dia 5 de março.
Trinta linhas terão mudança no percurso; alterações começam nesta segunda.
Do G1 PE
Comente agora
Camarotes serão montados também na Praça da
Independência (Foto: Luna Markman/G1)
Independência (Foto: Luna Markman/G1)
Devido à montagem do camarote e da arquibancada da Prefeitura do Recife para o Carnaval, 30 linhas de ônibus que trafegam pela Avenida Dantas Barreto, no Centro da capital, terão seus itinerários alterados, a partir desta segunda-feira (17). A mudança implica, ainda, na desativação de algumas paradas da avenida.
A interdição acontece na pista leste da Dantas Barreto, no trecho entre a Rua Primeiro de Março e a Avenida Nossa Senhora do Carmo. Somente depois do Carnaval, na quarta-feira de cinzas (5 de março), deve ser iniciada a desmontagem das estruturas.
O Grande Recife Consórcio de Transporte descreveu as alterações que serão aplicadas a cada linha. Confira abaixo.
A linha 185 - TI Cabo que realizava itinerário pela Avenida Martins de Barros e Siqueira Campos, passará a trafegar pela Av. Sul, Cais de Santa Rita, atenderá o Terminal de Passageiros Santa Rita e retornará pelo Cais de Santa Rita e seguirá pela Travessa do Forte. Essa linha deixará de atender as paradas: nº180023, localizada no lado oposto ao Posto Esso, na Av. Martins de Barros; parada de nº 180266, em frente ao Banco Santander na Rua Siqueira Campos e a parada nº 180225, em frente ao Edf. Antônio Barbosa, na Av. Dantas Barreto.
Os usuários que utilizam as linhas 018 - Brasília Teimosa - Via PCR e 193 - TI Tancredo Neves (Príncipe) - Via PCR deixarão de usar a parada de nº 180289, localizada do lado oposto à Praça do Diário na Rua 1º de Março. Já na Av. Dantas Barreto, cinco pontos de ônibus deixarão de funcionar, são eles: nº 180222, em frente ao Banco Santander; nº180224, em frente a Farmácia BigBen, nº 180238, em frente ao imóvel de número 848; nº 180242, em frente ao Banco Bradesco e a parada de nº 180244, localizada em frente ao Banco Santander.
Na Dantas Barreto, os usuários da linha 193 - TI Tancredo Neves (Príncipe) - Via PCR terão a opção de utilizar a parada nº 180246, em frente ao Edf. San Rafael, as demais linhas podem usar a parada de nº 9, ao lado da Igreja do Espírito Santo, na Rua do Imperador. Essas linhas circularão pela Rua Primeiro de Março, Rua do Imperador Dom Pedro II, Rua da Praia, Travessa Arsenal de Guerra, Av. Martins de Barros, Cais de Santa Rira, Travessa do Forte, Rua São João, Av. Dantas Barreto e Rua do Peixoto.
A linha 018 - Brasília Teimosa também deixará de circular na Av. Martins de Barros e passará a fazer o trajeto pelo Cais de Santa Rita, Terminal de Passageiros Santa Rita, seguirá novamente pelo Cais de Santa Rita, passando pela Travessa do Forte, Rua São João, Av. Dantas Barreto e Rua do Peixoto. Os ônibus desta linha deixarão de parar no ponto de ônibus nº 180289, situado no lado oposto a Praça do Diário, na Rua 1º de Março. Na Av. Dantas Barreto, as seguintes paradas serão desativadas: nº 180222, em frente ao Banco Santander; nº180238, em frente ao imóvel de número 848 e o ponto de nº 180244, em frente ao Banco Santander.
Os ônibus da linha 014 - Brasília (Conde da Boa Vista) - Via Rua do Príncipe trafegarão pela Praça da República, Rua do Imperador Dom Pedro II, Rua da Praia, Travessa Arsenal de Guerra, seguindo pela Av. Martins de Barros, Cais de Santa Rita, Travessa do Forte, Rua de São João, Av. Dantas Barreto e Rua do Peixoto. Essa linha deixará de atender as seguintes paradas da Av. Dantas Barreto: parada nº 180222, em frente ao Banco Santander; parada de nº 180238, em frente ao imóvel de número 848 e a parada de nº 180244, em frente ao Banco Santander. Os usuários poderão utilizar a parada de nº 9, ao lado da Igreja do Espírito Santo, na Rua do Imperador.
Já os usuários que usam as linhas 212 - Jardim São Paulo, 242 - Pacheco e 412 - San Martin (Largo da Paz) deixarão de pegar os ônibus no ponto de ônibus de nº 180288, em frente ao Banco Itaú, na Rua 1º de Março e em outras três paradas da Av. Dantas Barreto, são elas: parada de nº 180224, em frente a Farmácia BigBen, parada nº 180239, em frente ao imóvel número 872 e a parada de nº 180240, em frente ao imóvel número 954. Os usuários podem utilizar a parada de número 180246, em frente ao Edf. San Rafael, na Av. Dantas Barreto. Essas linhas realizarão itinerário pelo Cais de Santa Rita, Terminal de Passageiros de Santa Rita, retornando pelo Cais de Santa Rita e seguindo pela Travessa do Forte, Rua São João, Av. Dantas Barreto e Av. Sul.
As linhas 822 - Jardim Brasil I (Cruz Cabugá), 824 - Jardim Brasil II (Cruz Cabugá), 860 - TI Xambá (Príncipe), 921 - Ouro Preto (Jatobá I) e 993 - Conjunto Praia do Janga não irão mais circular pela pista lesta da Av. Dantas Barreto e passarão a realizar o itinerário pela Praça da República, girando a direita na Rua do Imperador Dom Pedro II, e seguindo pela Av. Nossa Senhora do Carmo e Av. Martins de Barros. Com essa mudança, a parada nº 180230, em frente a Central de Cursos Brasileiros (CEBRAC), na Av. Nossa Senhora do Carmo será desativada, assim como três paradas da Av. Dantas Barretos, são elas: paradas nº 180214 e nº180215, localizadas em frente a Rua Marquês do Recife e a parada 180226 em frente ao Banco do Brasil. Os passageiros terão a opção de usar a parada de nº 8, localizada na Praça 17, na Rua do Imperador.
Os veículos da linha 621 - Alto Treze de Maio, deixarão de passar pela Av. Dantas Barreto e seguirão o seguinte itinerário: Praça da República, Rua do Imperador Dom Pedro II, Rua da Praia, Travessa Arsenal de Guerra, Av. Martins de Barros, Cais de Santa Rira, Terminal de Passageiros de Santa Rita, Av. Martins de Barros, Rua Siqueira Campos. Essa linha deixará de atender a parada de nº 180237, localizada do lado oposto ao Edf. JK, na Av. Dantas Barreto. Os usuários desta linha poderão utilizar a parada de nº 7, localizada em frente ao Restaurante Dom Pedro, na Rua do Imperador.
Já os usuários que utilizam as linhas 631 - Nova Descoberta (Cabugá) - Via PCR, 911 - Ouro Preto (Cohab), 926 - Ouro Preto (Jatobá II), 971 - Amparo e 973 - Casa Caiada deixarão de utilizar cinco paradas da Av. Dantas Barreto, são elas: nº 180223, em frente ao Banco Safra; nº 180213, em frente ao Edf. JK; nº180215, localizada do lado oposto a Rua Marques do Recife, nº180237, no lado oposto ao Edf. JK e a parada de nº 180226, em frente ao Banco do Brasil. Os passageiros destas linhas terão a opção de utilizar a parada de nº 7, localizada em frente ao Restaurante Dom Pedro, na Rua do Imperador. Essas cinco linhas circularão pela Praça da República, Rua do Imperador Dom Pedro II, seguindo pela Av. Nossa Senhora do Carmo, Av. Martins de Barros e Ponte Buarque de Macedo.
As linhas 631 - Nova Descoberta (Cabugá) - Principal e 741 - Dois Unidos deixarão de passar pela pista lesta da Dantas Barreto e farão percurso pela Praça da República girando a direita na Rua do Imperador Dom Pedro II e seguindo pela Av. Nossa Senhora do Carmo, Av. Martins de Barros e Rua 1º de Março. Neste caso, apenas uma parada será desatendida, a de nº 180223, em frente ao Banco Safra, na Av. Dantas Barreto. Os passageiros destas linhas terão a opção de utilizar a parada de nº 7, localizada em frente ao Restaurante Dom Pedro, na Rua do Imperador.
Já os veículos das linhas 946 - Igarassu (BR-101), 967 - Igarassu (Sítio Histórico) e 976 - Paulista (Prefeitura) não irão mais trafegar pela Av. Dantas Barreto e passarão a realizar o itinerário pela Ponte Princesa Isabel, Rua do Sol, Praça da República, girando a direita na Rua do Imperador Dom Pedro II e girando a esquerda na Av. Nossa Senhora do Carmo, passando pela Av. Martins de Barros até chegar a Ponte Buarque de Macedo. Com a mudança, a parada de nº 180230, em frente a Central de Cursos Brasileiros, na Av. Nossa Senhora do Carmo e as paradas de nº 180222, em frente ao Banco Santander e a de nº 180213, no lado oposto ao Edf. JK, ambas na Av. Dantas Barreto não serão mais atendidas pelas linhas citadas. Os usuários terão a opção de utilizar a parada de nº 5, localizada em frente a Caixa Econômica, na Praça da República.
As linhas 122 - Vila do IPSEP e 193 - TI Tancredo Neves (Príncipe) não circularão mais pela pista lesta da AV. Dantas Barreto e passarão a trafegar pela Praça da República, passando pela Rua do Imperador Dom Pedro II, Rua da Praia, Travessa Arsenal de Guerra, Av. Martins de Barros, Cais de Santa Rita, Travessa do Forte, Rua São João, Av. Dantas Barreto e Av. Sul. Essas linhas deixarão de atender as paradas de nº 180224, em frente a Farmácia BigBen e a de nº 180242, em frente ao Bradesco. Os usuários poderão utilizar a parada de nº 180246, em frente ao Edf. San Rafael. Os passageiros poderão utilizar a parada de nº 9, ao lado da Igreja do Espírito Santo, na Rua do Imperador.
Os bacuraus também terão mudanças de itinerários. As linhas 643 - Córrego do Jenipapo (Bacurau), 927 - Ouro Preto (Bacurau) e 975 - Amparo (Bacurau) também passarão a circular pela Praça da República, Rua do Imperador Dom Pedro II, Rua da Praia, Travessa Arsenal de Guerra, Av. Martins de Barros, Cais de Santa Rita e Terminal de Passageiros de Santa Rita. Os passageiros destas linhas terão a opção de utilizar a parada de nº 7, localizada em frente ao Restaurante Dom Pedro, na Rua do Imperador.
Já a linha 827 - Jardim Brasil (Bacurau) fará o trajeto pela Praça da República, girando a direita na Rua do Imperador Dom Pedro II, seguindo pela Rua da Praia, Travessa Arsenal de Guerra, Av. Martins de Barros, Cais de Santa Rita chegando ao Terminal de Passageiros Santa Rita. Os usuários desta linha poderão utilizar a parada de nº 8, na Praça 17, localizada na Rua do Imperador.
EMPRESA VERA CRUZ SACRIFICAR FOLGAS E DIREITOS DE FUNCIONÁRIOS E TENTA DRIBLAR O GRANDE RECIFE CONSÓRCIOS (GRCT),ISSO TEM QUE SER APURADO.
ATENÇÃO!
O GRANDE RECIFE VOCÊS TIRAM UMA EMPRESA QUE ESTAVA ATENDENDO,RELATIVAMENTE BEM E TINHAS ÔNIBUS NOVOS E TEM USUÁRIOS RECLAMANDO QUE HOJE, PEGA UM VELHO E COM POLTRONAS SOLTAS, PRA COLOCAR UMA QUE ESTA MAQUIANDO SUA FROTA.
A VERA CRUZ COLOCOU UMA CIRCULAR PARA OS FUNCIONÁRIOS ASSUMINDO QUE NÃO TEM CAPACIDADE DE ASSUMIR AS LINHAS DA SANTA CRUZ E SACRIFICA OS FUNCIONÁRIOS.
texto retirado do Facebook de usuários que reclamam da mudança.
sábado, 15 de fevereiro de 2014
ADIADO MAIS UMA VEZ,E ASSIM SEGUE TUDO PARADO E SEM CONTROLE ESSAS OBRAS DO BRT,MAS MOSTRA A FALTA DE PULSO DO GOVERNO DE PERNAMBUCO E A FALTA DE COMPROMISSO COM A POPULAÇÃO E ASSIM SE ARRASTA E MAS UMA VEZ ADIA A ENTREGA ,ESSA SECRETÁRIA DAS CIDADES DIRIGIDA POR DANILO CABRAL MOSTRA O QUANTO ELES NÃO TEM EXPERIÊNCIA.
Testes com BRT começam dia 4 de abril no Recife nos dois corredores
Faltando menos de 15 dias para o mês de março, que havia sido previsto para o início dos testes para operação dos corredores do BRT (Bus Rapid Transit) nos ramais Norte/Sul e Leste/Oeste, a Secretaria das Cidades não apenas já adiou a largada para abril como reconhece que alguns trechos só devem ficar prontos em maio, às vésperas do início das competições da Copa do Mundo na Arena Pernambuco.
De olho no cronograma das obras, o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano já trabalha com três etapas para implantação do sistema no corredor Leste/Oeste e com duas para o corredor Norte/Sul.A ideia é que os testes nos dois corredores comecem no dia 4 de abril.
A fase 1 do Leste/Oeste será iniciada pela estação localizada na frente do terminal da 3ª Perimetral, que está sendo construído no estacionamento do Hospital Getulio Vargas. Isso significa que os ônibus vão começar a operar sem o terminal e sem as linhas alimentadoras, tendo como ponto de saída a própria Avenida Caxangá. Nessa etapa, segundo o presidente do Grande Recife, Nélson Menezes, serão disponilizados no corredor 13 ônibus do sistema BRT. Desses, oito terão linhas para o Centro da cidade, passando pela Conde da Boa Vista, e cinco vão retornar do Derby.
No Corredor Norte/Sul, a fase 1 contemplará o trecho entre o terminal da PE-15 e a Avenida Dantas Barreto e serão disponibilizados 14 ônibus. Já a fase 2 do Leste/Oeste está prevista para o dia 26 de abril, quando deverá ser inaugurado o terminal da 3ª Perimetral. “A demanda irá aumentar muito porque nessa fase começaremos a contar com as linhas alimentadoras”, explicou Menezes.
Também na fase 2, o TI Joana Bezerra entrará em operação e os ônibus não irão mais fazer o retorno no Derby. Tanto a fase 1 quanto a fase 3 são comuns aos dois corredores. Esta última está prevista para o dia 15 de maio. No Leste/Oeste, devem entrar em operação em maio os terminais da 4ª perimetral e o de Camaragibe. “Essa é a fase limite onde o sistema irá operar com todo o seu potencial. Também em maio, o TI da Caxangá irá receber o BRT”, explicou Nélson Menezes.
Na fase 3, o Leste/Oeste irá contar com 95 ônibus articulados do BRT. O Norte/Sul contará até 15 de maio com o terminal de Abreu e Lima. Já os outros terminais – Pelópidas, PE-15 e o próprio terminal de Igarassu – só vão ter as obras de expansão após a Copa. “Nesses terminais que ainda não estarão adaptados, os ônibus do BRT irão funcionar com a porta da direita”, explicou o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano. A previsão é que em maio o Norte/Sul opere com 84 ônibus do BRT.
Fonte: Diario de Pernambuco (Tânia Passos)
Assinar:
Postagens (Atom)