sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Linha Sul - Mais uma pane deixa usuário do metrô do Recife nos trilhos.



Os usuários do metrô enfrentaram atrasos nas viagens na manhã desta sexta-feira. O transtorno foi causado por uma pane em um trem registrada nas proximidades da estação Joana Bezerra.

Pouco antes das 8h, o trem quebrou quando chegava à Estação Joana Bezerra vindo da Estação Recife. Os passageiros desceram e seguiram viagem a pé até a estação. Para evitar acidentes, o metrô teve que funcionar utilizando apenas um dos trilhos.

O problema aconteceu na Linha Sul do metrô, onde o tempo médio de espera,  geralmente de seis minutos, passou para 12 minutos. Na estação de Prazeres, os passageiros chegaram a esperar cerca de meia hora. 

O problema foi resolvido pouco depois das 8h, mas a circulação foi normalizada por volta das 8h20, após a liberação dos trilhos.

Marcopolo - GANHA PRÊMIO DE DINERS.



O ônibus Viale BRTconquistou o Brasil Design Award, na categoria Produto Transporte. O prêmio, promovido pela ABEDESIGN e pelo Centro Brasil Design, destaca os trabalhos brasileiros que acumularam neste ano o maior número de premiações de design nacionais e internacionais. No início do ano, o Viale BRT também foi reconhecido pelo prêmio internacional iF Product Design Award 2014.

confira as fotos:
bdabda2bda3bda5A noite de 1º de dezembro foi marcada pela celebração e valorização do design brasileiro. A cerimônia de entrega do Brasil Design Award (BDA) 2014 ocorreu no Istituto Europeo di Design, em São Paulo, e premiou os projetos e as empresas que mais receberam premiações durante o ano. Promovida pela Associação Brasileira das Empresas de Design (Abedesign), em correalização com o Centro Brasil Design, a quarta edição do BDA teve 229 projetos, 67 finalistas eleitos e 22 premiados.
Este ano, o vencedor do Grand Prix foi o projeto de identidade visual D[iversidade] + D[esign] = B[ienal], criado pela Greco Design para IV Bienal Brasileira de Design. Já a Casa Rex ficou com o primeiro lugar da categoria de Escritório de Design do ano.
“Mais elaborado e estruturado, o prêmio dos prêmios do design brasileiro está digno da sua importância e marca o cenário positivo e de otimismo do setor. O BDA coloca em evidência, dentro e fora do país, profissionais que transformam seus potenciais criativos em soluções de design para o cotidiano das pessoas”, destaca André Poppovic, vice-presidente da ABEDESIGN e coordenador geral do prêmio.
O prêmio ainda reconheceu seis homenageados: Adélia Borges, como Jornalista do Ano; Arc Design, como Veículo de Design; BNDES, como Instituição de Apoio ao Design; Istituto Europeo di Design, como Instituição de Ensino de Design; Grendene, como Cliente do Ano; e Sergio Rodrigues, como primeiro a integrar o Hall da Fama.
Todos os indicados do Brasil Design Award foram selecionados a partir de seus desempenhos individuais nas principais premiações nacionais e internacionais do segmento, como Cannes, iF Design, El Ojo, LIA – London International Awards, Idea, Pentawards, Red Dot, D&AD, Idea, Museu da Casa Brasileira, Salão Design, IdeaBrasil, Wave Festival, Abre, Embalagem e Marca, Embanews e Colunistas.
Durante a quarta edição do Brasil Design Award, a ABEDESIGN e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promoveram os projetos Comprador e Imagem, que têm como objetivo trazer ao Brasil empresas e jornalistas internacionais de países que são mercado-alvo para verem de perto os atributos do design brasileiro, ampliando assim a base exportadora de serviços de design. Estiveram presentes os representantes colombianos da rede de supermercados Grupo Éxito e a empresa de produtos de limpeza, Dersa Detergentes Ltda. Para o Projeto Imagem estiveram presentes os profissionais da Revista América Economia, do Peru, e da publicação da Colômbia P&M – Publicidad & Mercado, revista especializada em propaganda e marketing.
“É um momento oportuno para evidenciar o design brasileiro ao mercado internacional”, menciona Anna Carolina Maccarone, gerente executiva da ABEDESIGN/Projeto Brasil Design.

Vencedores do Brasil Design Award 2014
Grand Pix
IV Bienal Brasileira de Design – Greco Design
Escritório de Design
Casa Rex
Produtos – Eletrônico
Fiat LiveStore Headset – Questto | Nó
Produtos – Transporte
Viale BRT – Design & Innovation / Center Marcopolo
Produtos – Casa
Tomadas e Interruptores Miluz Schneider Electric – Questto | Nó
Agreste – Salvatore Tiles & Tapetes (Designer: Vanessa Martins)
Produtos – Revestimento
Cocosbeton – Verdom Ind. e Com. Ltda.
Pétlas – Mosarte
Cobogó Atoll – Renata Rubim
Produtos – Móvel
Sistema Next – R4Design
Produtos – Bem-estar
Wingman – DI-Design Industrial Ltda.
Produtos – Iluminação
Flop – Iluminar (designer Francisco Terroba)
Fool – Lumini
Produtos – Urbano
Mobiliário Urbano da cidade de São Paulo caos estruturado – Indio da Costa A.U.D.T
Comunicação – Digital
O Alfabeto Sonoro – DM9SUL
Comunicação – Impresso
Clichês Brasileiros – Casa Rex
Olhe para dentro e sorria – Farm
Comunicação – Branding
D[iversidade] + D[esign] = B[ienal] – Greco Design
Comunicação – Design de Ambientes
A loja vazia – Loducca
Comunicação – Promoção
Pôster de Montar – F/Nazca Saatchi & Saatchi
Meu Sangue é Rubro Negro – Leo Burnett Tailor Made
Embalagem – Alimento
Purina Proplan – CBA B+G
Embalagem – Bebida
Clever Caps – Clever Caps
Embalagem – Produto e Equipamento
Super Fórmula para lutar contra o Câncer – J.Walter Thompson

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Scania e Itaipu Binacional apresentam primeiro ônibus do Brasil abastecido com biometano

Empresas são parceiras na cooperação técnica para desenvolver e estimular uso veicular de gás produzido a partir de dejetos de aves; do Paraná, veículo segue para demonstrações no Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

Assessoria de Imprensa – Scania
Ônibus Scania movido a biometano é o primeiro no Brasil a utilizar o combustível.
Ônibus Scania movido a biometano é o primeiro no Brasil a utilizar o combustível.
Líder em transporte sustentável, a Scania colocou em circulação no País o primeiro ônibus movido a biometano da história da indústria de veículos comerciais. A iniciativa é fruto de parceria da fabricante sueca com a Itaipu Binacional, o Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás-ER), a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e a Granja Haacke, de Santa Helena (PR), responsável pelo fornecimento do biometano. Produzido a partir de dejetos de aves poedeiras, o gás é filtrado e envasado, antes de ser transportado para Foz do Iguaçu, primeira cidade onde o ônibus foi utilizado em demonstração.
“Fabricado na Suécia, o veículo atende à normativa Euro 6 e é considerado um dos mais modernos do transporte público do mundo, com motor dedicado ao uso tanto do com gás natural veicular (GNV) quanto do biometano como combustível. Ele emite 70% menos poluentes que um similar a diesel”, explica Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil.
Depois de Itaipu, onde fez o transporte de funcionários e estudantes de 31 de outubro a 26 de novembro abastecido apenas com biometano, o ônibus seguirá para os Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro para mostrar a aplicação da tecnologia tanto em rotas urbanas, quanto em fretamento e transporte intermunicipal.
“A partir do início de dezembro o veículo já começa a demonstração no Rio Grande do Sul. Estamos recebendo consultas de outras cidades interessadas em conhecer a tecnologia”, diz Munhoz. “O mais importante é perceber que ela é 100% viável para comercialização.”
Parceria – Segundo o superintendente de Energias Renováveis de Itaipu, Cícero Bley Júnior, que também preside a Associação Brasileira de Biogás, o objetivo da parceria é demonstrar a viabilidade da aplicação do biometano na mobilidade urbana, para que ele possa ser integrado à matriz de combustíveis do País. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) está com uma consulta pública aberta para regulamentar o uso do combustível.
“Estamos satisfeitos com os resultados que obtivemos na demonstração do ônibus da Scania em Itaipu. Ele superou nossas expectativas”, diz Bley. “Acreditamos na viabilidade do biometano e estamos iniciando um novo período na busca de alternativas mais sustentáveis ao meio ambiente.”
Munhoz conta que os 3 mil quilômetros que o ônibus percorreu dentro de Itaipu comprovaram os benefícios do uso do combustível renovável. “Em relação ao preço por quilometragem, o custo do biometano é menor em 56% ante um veículo similar a diesel”, revela. “Para a Scania, sustentabilidade significa a redução de emissão de CO2 por meio de inovação, comobilidade, treinamento de motoristas, manutenção preventiva e uso de combustíveis alternativos. Tudo isso resulta no aumento da rentabilidade de nossos clientes.”
Segundo Bley, a demonstração do ônibus da Scania em Itaipu provou que o biometano é o combustível ideal para promover a mobilidade sustentável. “A partir de um problema das cidades – a gestão de resíduos – encontra-se uma solução economicamente viável para qualquer centro urbano de nosso país”, ressalta.
Tecnologia Scania – O ônibus Scania tem 15 metros de comprimento, com dois eixos direcionais e capacidade para até 120 passageiros. As características do motor Scania Euro 6 a gás permitem que o veículo rode não só com biometano, mas também com gás natural ou a combinação de ambos.
Antes de chegar ao Brasil, o ônibus Scania passou pelo México e pela Colômbia, sempre abastecido com GNV. Em Bogotá, foi testado em condições extremas: altitude elevada, baixa pressão atmosférica, tráfego pesado e ladeiras.
Responsável por conduzir o ônibus no giro pela América, Miguel Morales Gomes, master driver da Scania, disse que não notou diferença de desempenho do veículo abastecido com biometano ou com o GNV convencional, derivado do petróleo. “A diferença é zero tanto em topografias de subidas quanto de descidas. Foram feitos testes em diversas condições, justamente para provar que a performance desse ônibus Scania movido a biometano é ótima”, afirma.
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Sobre a Granja Haacke

A Granja Haacke é uma das unidades de demonstração de biogás do CIBiogás-ER. A propriedade tem 84 mil galinhas poedeiras e 750 bovinos de corte – que produzem 700 metros cúbicos de biometano por dia, com dejetos do plantel.
Cícero Bley lembra que Foz do Iguaçu está distante da rota que leva o gás trazido da Bolívia para o Brasil – ao contrário de capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, que hoje contam com postos de GNV. Por isso, o biometano para uso veicular seria a melhor solução para o oeste do Paraná.
Ainda segundo ele, o potencial de produção de biogás na região chega a 56 megawatts de potência, o que equivaleria a uma pequena central hidrelétrica (PCH) aplicada em mobilidade urbana. “Seria o suficiente para movimentar toda a frota do transporte público de nossa região”, salienta.

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Em 2013, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035 megawatts-hora. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

Sobre a Scania

A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões e ônibus para transporte pesado e de motores industriais e marítimos. Os produtos de serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Com 41.000 colaboradores, a Scania está presente em mais de 100 países, com linhas de produção na Europa e América do Sul com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2013, as receitas totais da Scania alcançaram 86,8 bilhões de coroas suecas e o resultado financeiro após a dedução de impostos foi de 6,2 bilhões de coroas suecas
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quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

BRT - estação eng poeta inicia suas atividade.


ESTAÇÃO ENGENHO POETA INICIA OPERAÇÃO

Os usuários das linhas do Via Livre Leste/Oeste ganharão, a partir desta quarta-feira (3), mais uma opção de embarque e desembarque ao longo do corredor. A estação Engenho Poeta, localizada  em frente ao Caxangá Golf & Country Club, na Av. Caxangá, iniciará sua operação para atender as linhas 2450 – Camaragibe (Centro) e 2480 – Camaragibe/Derby, operadas por BRT. 

Com a novidade, o corredor Leste/Oeste passa a ter um total de 12 estações em operação, são elas: Capibaribe, Engenho Poeta, Riacho do Cavoco, BR-101, Caiara, Parque do Cordeiro, Forte do Arraial, Getúlio Vargas, Zumbi, Abolição, Derby e Guararapes.

A estação irá operar de domingo a domingo das 4h30 às 22h. A expectativa é que o corredor Leste/Oeste passe a transportar cerca de 36.750 passageiros diariamente. 

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Abuso contra passageiros - O parlamentar levou a denúncia veiculada pelo Portal LeiaJá para ser discutida na Câmara do Recife Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo



No último domingo (30), o portal LeiaJá publicou uma reportagem que denunciava o uso de cassetetes por parte dos seguranças contratados pelas empresas de ônibus. De acordo com a matéria, para controlar o acesso dos passageiros ao coletivo e inibir o vandalismo, os seguranças poderiam utilizar a ‘força’ para garantir a ‘ordem’ nas paradas de ônibus localizadas nas imediações do Pina e Boa Viagem.
Ao se deparar com a denúncia, o vereador do Recife Raul Jungmann (PPS) decidiu entrar com uma representação no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) contra as empresas de ônibus. Dentre os argumentos da ação está a denúncia de instituição de milícias privadas e o uso de violência contra passageiros nas paradas da Avenida Engenheiro Antônio de Góes.
Segundo  o líder da bancada de oposição na Câmara do Recife, a atitude ‘violenta’ é desumana, pois fere a dignidade da população. “Essa situação é desumana. Jamais poderia imaginar que chegaríamos a esse ponto. A população já apanha da polícia quando faz protestos nos ‘currais integrados’ – sim, porque não são terminais integrados. E agora, quando vai pegar o coletivo na volta para casa de um domingo de lazer na praia, é tangido como um gado e leva pancadas de cassetetes por parte de funcionários das empresas de ônibus. Isso é um absurdo sem tamanho”, criticou Jungmann.
Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo
O tema também foi levado à Câmara do Recife, nesta terça-feira (2). Na tribuna do legislativo municipal, o parlamentar se disse revoltado e declarou que a denúncia será formalizada no MPPE e Polícia Federal. “A população está sofrendo com a ação de milícias contratadas por empresas de ônibus que estão utilizando cassetetes e paus de forma irregular. Conforme denúncia, eles utilizam os instrumentos para inibir o tumulto, mas ferem os direitos humanos quando ameaçam os usuários dos transportes coletivos. É lamentável ver a população sofrendo esse tipo de agressão durante o seu momento de lazer. Não podemos deixar que isso aconteça”, indignou-se o vereador.

domingo, 30 de novembro de 2014

Temos a força nos dedos -Transporte público do Grande Recife ignora as redes sociais

ENTREVISTA BLOG DE OLHO NO TRANSITO.


O transporte público da Região Metropolitana do Recife, seja por ônibus ou metrô, ainda não despertou para o potencial das redes sociais. Vivemos quase off line. Alguns gestores e operadores até mantém fanpages no Facebook e Twitter, por exemplo, mas as páginas não têm a pegada do diálogo com os usuários – 2,5 milhões de pessoas por dia. São espaços com perfis mais institucionais, que não estimulam, principalmente, o atendimento rápido às demandas dos passageiros. A timidez em aproveitar as possibilidades e recursos das plataformas de comunicação digital é ainda maior. Não está apenas nas redes sociais. Em pleno século XXI, às vésperas do ano de 2015, o transporte urbano da RMR, um sistema que movimenta R$ 60 milhões por mês, não fala com seu cliente, o passageiro. Nem mesmo pelos antigos painéis de informação em tempo real, utilizados até por cidades do interior de muitos Estados brasileiros.
Os gestores e operadores do setor ainda alimentam o estilo à moda antiga. Investem e atrelam prioritariamente o atendimento aos serviços de telefonia, como o 0800, embora o sistema sequer aceite ligação de telefone celular, apenas convencional, um equívoco nos tempos modernos da telefonia. A demanda pelo 0800 é grande, pelo menos no caso do Grande Recife Consórcio de Transporte. Enquanto a central de atendimento ao cliente atendeu mais de 10 mil reclamações este ano, com uma média de quase 300 ligações diárias, a fanpage do Facebook registrou 69 postagens de usuários, uma média de um post por dia, e o Twitter 188 interações. Não há estímulo para inverter essa ordem.

Sistema de BRT da RMR não tem qualquer canal de comunicação com a população.
Sistema de BRT da RMR não tem qualquer canal de comunicação com a população. Foto: JC Imagem
O órgão não colocou um porta-voz para dar entrevista sobre o tema. Explicou apenas que não possui uma estrutura própria para as redes sociais. Quem cuida das fanpages é a equipe da comunicação, a mesma que atende à imprensa, monitora os veículos de comunicação, produz matérias e alimenta o site. Ou seja, muito trabalho para um grupo de três pessoas, ainda não-especializadas em mídias sociais. A Urbana-PE, o sindicato dos operadores, também está no Facebook e Twitter, mas segue uma linha parecida com a do Grande Recife Consórcio. Por representar os operadores, optou por não ter um caráter institucional, reproduzindo reportagens e cases de soluções para o transporte público no Brasil e no mundo. Também não estimula o diálogo com o usuário. O Metrô do Recife sequer possui fanpage oficial.



Nem mesmo o sistema de BRT do Recife, o Via Livre, mereceu uma atenção maior nas plataformas digitais. O cidadão não tem um canal específico para conhecer a operação do BRT, por exemplo. Enquanto andamos de lado como caranguejos, outras capitais dão show. É o caso do Rio de Janeiro, que investiu pesado nas plataformas digitais. “Temos uma estrutura própria só para o BRT, com site próprio, fanpage no Face, Twitter e chat para tirar dúvidas. São mais de 150 mil seguidores nas duas redes e 500 interações por dia. Atualmente, as mídias sociais respondem por 60% da demanda”, explica Affonso Nunes, assessor de comunicação do Consórcio BRT do Rio de Janeiro.

BRT do Rio de Janeiro conta com estrutura própria de comunicação, com site próprio, fanpage e até aplicativo. Foto: Fetranspor/RJ
BRT do Rio de Janeiro conta com estrutura própria de comunicação, com site próprio, fanpage e até aplicativo. Foto: Fetranspor/RJ

Rejane Fernandez, diretora de relações estratégicas da Embarq Brasil, ONG especializada em transporte sustentável, alerta que a participação nas redes sociais é fundamental para todos, gestores e usuários. “Hoje, o passageiro é um cliente com a opção de deixar o transporte público pelo carro, táxi ou moto. Por isso precisa ser bem tratado e as redes sociais são um canal para fidelizá-lo. Por meio dela, os operadores podem também qualificar o serviço prestado”, ensina. A importância do transporte nas redes sociais vem sendo discutida há pelo menos dois anos em ventos do setor. No início de novembro, durante a 16ª Etransport, promovida pela Federação das Empresas de Transporte do Rio de Janeiro (Fetranspor), o tema ganhou um painel.

BRT Move, de Belo Horizonte, não está oficialmente nas redes sociais, mas possui site próprio, no qual a população pode aprender a usar o sistema
BRT Move, de Belo Horizonte, não está oficialmente nas redes sociais, mas possui site próprio, no qual a população pode aprender a usar o sistema. Foto: Divulgação


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sábado, 29 de novembro de 2014

mobilidade -Prometidas para a Copa, obras de mobilidade ficam para 2015 em PE

Corredores BRT, Via Mangue e Ramal da Copa ainda não estão concluídos.
Segundo Secretaria das Cidades, obras terminam entre dezembro e maio.

Corredor Leste/Oeste só será concluído em fevereiro (acima), já a pista leste da Via Mangue deve ser inaugurada em dezembro (abaixo) (Foto: Marina Barbosa / G1)Corredor Leste/Oeste só será concluído em maio do próximo ano (acima). Já a pista leste da Via Mangue deve ser inaugurada em dezembro no sentido subúrbio / centro (abaixo) (Foto: Marina Barbosa / G1)
Meses após o fim da Copa do Mundo, muitas das obras que pretendiam garantir a mobilidade dos torcedores nos dias de jogo não ficaram prontas no Grande Recife. Os corredores exclusivos de ônibus são o maior exemplo, mas o atraso também atinge equipamentos como a Via Mangue e o Ramal da Copa. Todos operam na base do improviso até hoje, pois só tiveram um trecho concluído. Depois do campeonato mundial, a expectativa era que tudo ficasse pronto em dezembro deste ano. Entretanto, nesta semana a Secretaria das Cidades de Pernambuco admitiu que parte das obras só será concluída em 2015.

(Confira no final da reportagem a tabela completa com os novos prazos de todas as obras de mobilidade previstas para a Copa no estado.)
“Vamos terminar quase tudo até o final do ano, mas muita coisa vai ficar para 2015. As estações de BRT de Camaragibe, que integram o Corredor Leste/Oeste, por exemplo, só serão concluídas em maio do próximo ano”, admitiu o secretário-executivo das Cidades, Gustavo Gurgel. Por isso, a operação completa dos corredores de Bus Rapid Transit (BRT) da Região Metropolitana do Recife só será possível na metade do próximo ano, quase um ano após o fim da Copa. Além das estações da Avenida Belmino Correia, ficarão para o próximo ano as estações da Avenida Cruz Cabugá, o Terminal Integrado de Ônibus da 4ª Perimetral e o Ramal Externo da Copa.
Ainda segundo Gurgel, os atrasos foram motivados por uma série de problemas técnicos. Em Camaragibe, foram as dificuldades na desapropriação dos imóveis que ficam na Belmino Correia e as chuvas fora de época que atrapalharam o decorrer dos serviços. Os mesmos problemas afetaram a construção do Ramal da Copa. Nos dois locais, as obras estão paralisadas e só devem ser retomadas em janeiro do próximo ano. “Nesse momento, estamos concentrando os esforços nas estações da Avenida Caxangá. Com o término dessa obra, será possível colocar uma carga em Camaragibe”, explica o secretário-executivo.
Já na construção do TI 4ª Perimetral, o maior problema foi o solo. De acordo com Gurgel, o piso encontrado nas escavações era pior que o esperado. Por isso, foi necessário realizar procedimentos adicionais para viabilizar o serviço. “Além disso, houve dificuldade na aquisição de materiais. O mercado de construção está muito aquecido e foi difícil encontrar certos produtos”, alega. O terminal será construído na esquina com a Avenida Caxangá e deve ficar pronto em fevereiro do próximo ano. Já o TI da 3ª Perimetral, que ainda está em construção, será finalizado neste ano, de acordo com o secretário.
Abaixo, o G1 preparou uma lista com a situação de cada uma das obras de mobilidade que deveriam ter ficado prontas para a Copa do Mundo, na Região Metropolitana.
Corredor Norte/Sul
21 estações do Norte/Sul ainda estão em construção (Foto: Marina Barbosa / G1)Norte/Sul passa por cinco cidades, mas hoje só
funciona em duas delas (Foto: Marina Barbosa/ G1)
O maior atraso é justamente o da obra que mais deve influenciar o fluxo de veículos e passageiros do sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife: o corredor Norte/Sul. São 33 quilômetros de via expressa de ônibus passando por cinco cidades: Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda e Recife. O equipamento vai ligar Igarassu à estação central de metrô da capital pernambucana e será finalizado mais de um ano depois do prazo inicial. Iniciadas em janeiro de 2012, as obras deveriam ter ficado prontas em dezembro de 2013. O prazo foi estendido para julho passado, para o final deste ano e agora para fevereiro de 2015.
Semanas antes da Copa, o corredor foi parcialmente inaugurado, com duas das 29 estações funcionando. Hoje, oito delas estão em operação em Olinda e Paulista. Das 21 que ainda estão em construção, apenas 12 serão finalizadas neste ano, como foi prometido após o mundial. As últimas estações a ficarem prontas serão as da Avenida Cruz Cabugá, no Centro do Recife. Até fevereiro de 2015, o tráfego na via continuará com os desvios implantados em outubro, que vêm dificultando o trânsito na região. Hoje, a avenida apresenta um dos pontos de maior engarrafamento da capital pernambucana na pista sentido Olinda-Recife.
Além das estações, a Secretaria das Cidades precisa finalizar o terminal integrado de ônibus de Abreu e Lima para concluir o projeto do Norte/Sul. A expectativa é que o terminal comece a operar ainda neste ano. Por conta desses atrasos, somente 19 mil dos 180 mil passageiros que serão beneficiados pelo corredor podem usufruir das vias expressas de ônibus atualmente. Quando tudo estiver concluído, serão 90 veículos BRTs operando oito linhas de ônibus e circulando a uma velocidade de 24 km/h. Hoje, são 26 veículos, duas linhas e uma velocidade de 19 km/h. Tudo isso ao custo de R$ 151 milhões.
Corredor Leste/Oeste
Das 26 estações do Leste/Oeste, 15 ainda estão sendo finalizadas (Foto: Marina Barbosa / G1)Das 26 estações do Corredor Leste/Oeste, 15 ainda precisam ser finalizadas (Foto: Marina Barbosa / G1)
Nos mesmos moldes do Norte/Sul, o corredor Leste/Oeste também não ficou livre dos atrasos. Ao contrário, será a última obra do pacote prometido para a Copa a ser finalizada. É que as estações de BRT de Camaragibe ainda nem começaram a ser construídas e só ficarão prontas em maio. A obra foi atrasada devido às dificuldades na desapropriação dos imóveis da Avenida Belmino Correia, que gerou revolta entre os moradores da região. Agora, que cerca de 120 imóveis foram desapropriados e as chuvas fora de época parecem ter chegado ao fim, a previsão é que as obras comecem em janeiro e durem cinco meses. Até lá, os operários trabalham para terminar a construção das estações da Avenida Caxangá.

De acordo com o projeto inicial, o corredor deveria ter sido inteiramente concluído em março deste ano. O prazo passou para maio, dezembro e agora para maio de 2015. Durante todo esse tempo, as obras afetaram o dia a dia de quem circula de carro ou ônibus pela capital pernambucana. Desde que foram iniciadas, provocaram mudanças no fluxo das avenidas Caxangá, Dantas Barreto, José Osório e Agamenon Magalhães. Hoje, continuam em andamento na Caxangá.

Até dezembro, devem ser construídos o Terminal Integrado da 3ª Perimetral, as últimas estações da Caxangá e as que vão ligar a avenida até a a Belmino Correia. Em 2015, será a vez do TI da 4ª Perimetral e as quatro estações de Camaragibe. “Cada estação leva cinco meses para ser concluída, então tudo deve ficar pronto em maio”, garantiu Gurgel.
Durante a Copa, o corredor Leste/Oeste também operou na base do improviso, com apenas duas estações. Ao invés de ligar Camaragibe ao Centro do Recife, ia só até o Derby. Hoje, 11 estações estão funcionando. Outras 15 precisam ser finalizadas. Quando estiverem prontas, 155 mil passageiros devem usar diariamente as sete linhas que vão operar no corredor de 12 quilômetros de extensão. Serão 96 veículos circulando a 21 km/h. Hoje, são 36 mil beneficiados, duas linhas e 33 veículos trafegando a 16 km/h. Assim como o tempo de execução, o orçamento do projeto também cresceu. Passou de R$ 74 milhões para R$ 145 milhões.
Túnel da Abolição
Construção do Túnel da Abolição ainda interdita trecho da Rua Real da Torre (Foto: Marina Barbosa / G1)Obra do Túnel da Abolição está na última etapa e deve ser finalizada em dezembro (Foto: Marina Barbosa / G1)
O Túnel da Abolição é um dos principais equipamentos previstos pelo Corredor Leste/Oeste e está sendo construído desde o início de 2013 na Madalena, Zona Oeste do Recife, para desafogar o fluxo de veículos no cruzamento da Rua Real da Torre com a Avenida Caxangá. Ainda hoje, um trecho da Real da Torre está interditado para viabilizar a obra e deve continuar assim até o término do serviço, em dezembro. O bloqueio afeta toda a circulação de veículos da região e provoca engarrafamentos constantes. “É um absurdo, quase um ano de atraso e sofrimento para nós que moramos por aqui”, reclama o aposentado Celso Ribeiro, 61.
Segundo o projeto inicial, o túnel seria construído em um ano, ou seja, ficaria pronto em janeiro de 2014. No entanto, as obras atrasaram por causa das fortes chuvas de junho de 2013 e 2014. Algumas máquinas ficaram submersas e tiveram que passar por manutenção para retornar ao serviço. Com isso, o prazo de conclusão das obras foi estendido três vezes: passou para junho, outubro e agora dezembro deste ano – quase um ano depois do previsto. Segundo Gurgel, desta vez o prazo não será adiado novamente. “O último trecho de pavimento está sendo concretado e deve ser finalizado nesta semana. Depois, é só esperar o concreto secar e ficar pronto para receber veículos. Acreditamos que até o Natal o tráfego será liberado”, afirma o secretário.
Via Mangue
Em Boa Viagem, Zona Sul da capital pernambucana, as queixas também são comuns quando se fala em Via Mangue, que ao contrário das outras obras é de responsabilidade da Prefeitura do Recife. Quem mora na região reconhece que a via facilitou a ida do Centro até a Zona Sul, mas não entende porque o caminho contrário ainda não foi liberado. A população ainda reclama da falta de iluminação noturna na via.
Segundo o plano inicial, a segunda faixa da Via Mangue seria inaugurada em setembro. Mesmo assim, continua sem receber veículos. Com um quilômetro de extensão, esta etapa vai ligar as ruas Félix de Brito e Henrique Capitulino, no sentido subúrbio-cidade. De acordo com a Secretaria das Cidades, 25 mil moradores serão beneficiados pelo projeto, principalmente aqueles que utilizam as avenidas Boa Viagem e Conselheiro Aguiar. Hoje, segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), 33 mil veículos passam diariamente pela via oeste do equipamento, que foi inaugurada em junho e absorve parte dos veículos que circulam pela Avenida Domingos Ferreira.
Segundo a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano do Recife, a via leste da Via Mangue será liberada em dezembro. Segundo o projeto executivo, também será inaugurada neste mês a segunda faixa da via oeste, que fará o caminho cidade-subúrbio. O trecho vai ligar a Avenida República do Líbano à Rua Doutor Gilson Machado Guimarães e pretende desafogar ainda mais o fluxo da Domingos Ferreira. Toda a obra está orçada em R$ 431 milhões.
Pista do Ramal Externo da Copa ainda precisa ser concluída no acesso ao TI Camaragibe (Foto: Marina Barbosa / G1)Obras do Ramal Externo da Copa estão paradas
desde julho e só serão retomadas em dezembro
(Foto: Marina Barbosa / G1)
Ramal da Copa
Em Camaragibe, outra obra prometida para o campeonato mundial de futebol caminha a passos lentos. É o Ramal da Cidade da Copa, que vai completar a estrutura viária à Arena Pernambuco e será a principal via de acesso ao município de São Lourenço da Mata. O trecho interno, que permite a circulação nos arredores do estádio, foi concluído um mês antes da Copa das Confederações, em junho de 2013. Já o externo ainda não foi finalizado, justamente o que vai beneficiar a população da área.
O Ramal Externo vai ligar o Terminal Integrado de Camaragibe, na Avenida Belmino Correia, à Arena Pernambuco e contará com via expressa de ônibus, faixas para veículos comuns e ciclovia. O trecho funcionou durante a Copa do Mundo, mas voltou a ser interditado porque não estava totalmente pronto. Mesmo assim, as obras não foram retomadas. “Estão paradas desde julho por conta das chuvas, que não permitiram a realização das obras de pavimentação”, explicou o secretário-executivo das Cidades de Pernambuco.
Antes disso, a obra já havia atrasado por causa da demora nas desapropriações dos imóveis da Avenida Belmino Correia, que também alterou os prazos do Corredor Leste/Oeste. No entanto, segundo Gurgel, tudo já foi resolvido e as obras serão retomadas em dezembro. Até abril, tudo deve ficar pronto. Hoje, a pista de acesso ao TI Camaragibe ainda precisa ser finalizada, assim como o viaduto que está sendo construído em São Lourenço da Mata. O orçamento inicial do Ramal era de R$ 99 milhões, mas já alcança R$ 131 milhões.
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OBRAPRAZOS
Corredor Norte/SulObras iniciadas em janeiro de 2012. Deveriam ter ficado prontas em dezembro de 2013. O prazo foi estendido para julho passado, para o final deste ano e agora para fevereiro de 2015.
Corredor Leste/OesteDeveria ter sido inteiramente concluído em março deste ano. O prazo passou para maio, dezembro e agora para maio de 2015.
Túnel da AboliçãoSeria construído em um ano: ou seja, deveria estar pronto em janeiro de 2014. O prazo de conclusão das obras foi estendido três vezes: passou para junho, outubro e agora dezembro deste ano.
Via MangueA segunda faixa deveria ter sido entregue em setembro. A previsão é que ela e toda a pista leste da Via Mangue seja liberada em dezembro deste ano.
Ramal da CopaO trecho interno foi concluído em junho de 2013. O Ramal Externo está com as obras paradas desde julho. O serviço deve ser retomado em dezembro e concluído até abril de 2015.