domingo, 25 de janeiro de 2015

LINHAS QUE CIRCULAM NA AV. DANTAS BARRETO TERÃO PRIMEIRAS MUDANÇAS PARA O CARNAVAL 2015

Linhas que circulam na Av. Dantas Barreto terão primeiras mudanças para o Carnaval 2015

As primeiras mudanças no Centro do Recife para o Carnaval 2015 começam neste sábado (24). As paradas localizadas na Av. Dantas Barreto serão desativadas a partir das 9h para a montagem de arquibancadas do desfile das escolas de samba. As alterações permanecerão até o final do carnaval. 

Confira abaixo as paradas desativadas e as novas opções de embarque e desembarque para cada linha:

Sentido subúrbio/cidade 

Parada desativada nº180258, localizada em frente à lojinha do Camelódromo “Alysson Abraão”, lado oposto ao Bradesco. Os ônibus da linha 111 – Pinheiros, que atendiam a esta parada, passarão a parar um pouco mais a frente, na parada nº 180260, localizada em frente à lojinha do Camelódromo “Fest Game”, lado oposto à Rua Barão da Vitória.

Sentido cidade/subúrbio

Parada desativada nº 180240, localizada em frente ao imóvel nº 954, Casa dos Fogões. 
Os usuários da linha 412 – San Martin (Largo da Paz) que utilizam o ponto de ônibus acima, poderão se dirigir a parada provisória que será implantada um pouco antes, em frente à loja 910, nº 910, próximo à esquina com a Rua Projetada (Rua Pintor Hélio Feijó).

Parada desativada nº 180241, em frente ao imóvel nº 1.000, Farmácia Liberal Farma.
Os veículos das linhas 122 – Vila do IPSEP e 193 – TI Tancredo Neves (Príncipe) que atendiam a este ponto de ônibus, deverão atender a parada provisória que será implantada um pouco antes, em frente à loja 1.900, nº 1900, próximo à esquina com a Rua Projetada (Rua Pintor Hélio Feijó). 

Parada desativada nº 180243, situada em frente ao Fórum Neves Filho – Juizados Especiais Federais, ao lado do nº 1090. As linhas que atendiam a parada acima passarão a parar nos seguintes lugares: As linhas 062 – Jardim Piedade e 069 – Conjunto Catamarã passarão a parar no ponto de ônibus nº 1802246, localizado em frente ao Edf. San Diego nº 1.200, no mesmo local onde já param as linhas 122 – Vila do IPSEP, 193 – TI Tancredo Neves (Príncipe), 212 - Jardim São Paulo, 242 - Pacheco, 243 – Vila Dois Carneiros e 412 – San Martin (Largo da Paz).

Parada desativada nº 180244, em frente ao Banco Santander, nº 1090. Os veículos das linhas 014 – Brasília (Cde. da Boa Vista) – Via Rua do Príncipe, 018 – Brasília Teimosa, 031 – Shopping Center (Terminal Residencial Boa Viagem) e 033 – Aeroporto que atendiam a este ponto de ônibus, deverão atender a parada de nº 1802246, localizada em frente ao Edf. San Diego nº 1.200, no mesmo local onde já param as linhas 122 – Vila do IPSEP, 193 – TI Tancredo Neves (Príncipe), 212 - Jardim São Paulo, 242 - Pacheco, 243 – Vila Dois Carneiros e 412 – San Martin (Largo da Paz). 

Parada desativada nº 180245, em frente ao estacionamento, imóvel nº 1115, próximo ao cruzamento da Av. Dantas Barreto com a Rua São João. Os ônibus das linhas 111 – Pinheiros, 211 – Vila Tamandaré, 221 – Vila Cardeal e Silva, 222 – Jardim Uchoa e 232 – Cavaleiro que paravam no ponto desativado, passarão a atender a parada s/nº, localizada no sentido subúrbio/cidade, lado oposto à lateral do Edf. San Rafael, pouco antes do cruzamento da Av. Dantas Barreto com a Rua do São João.

Para mais informações os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. 

sábado, 24 de janeiro de 2015

LINHA 800 - DOIS UNIDOS/AFOGADOS TERÁ MUDANÇA DE ITINERÁRIO

A linha 800 - Dois Unidos/Afogados terá seu itinerário modificado a partir deste sábado (24). A mudança será realizada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte com o intuito de facilitar o deslocamento do bairro de Dois Unidos ao de Afogados e melhorar o atendimento a 2ª Perimetral.  A linha deixará de trafegar por um trecho da Avenida Beberibe e algumas paradas serão desativadas. 

É importante lembrar que os usuários dos bairros de Beberibe, Encruzilhada, Espinheiro e Graças com destino a Afogados não ficaram desatendidos e terão como opção a linha 700 - Beberibe/Derby. 

Confira abaixo o itinerário que a linha passará a fazer e as paradas que serão desativadas:


Novo itinerário:

Terminal/ponto de retorno 
... Praça da Convenção; Avenida Beberibe; Rua Alberto Wanderley; Avenida Sebastião Salazar; Rua dos Craveiros; Rua dos Peixinhos; Rua das Moças; Rua da Regeneração; Estrada Velha de Água Fria; Rua Cônego Barata; Rua Padre Roma; Rua Sebastião Arcoverde; Rua João Tude Melo; Viaduto Torre/ Parnamirim; Rua José Bonifácio; Rua Professor  Trajano de Mendonça; Rua Real da Torre...

Os usuários devem ficar atentos a parada de nº120040, localizada na Avenida Beberibe, lado oposto ao imóvel 1672, pois esta será desativada. Desta forma, os usuários devem se dirigir a parada nº120325, localizada na mesma avenida, no lado oposto ao Mercado de Água Fria.

As paradas nº120041, nº120042 e nº120043 (localizadas na Avenida Beberibe) também serão desativadas e os usuários terão como opção o abrigo de nº12001, localizado na Estrada Velha de Água Fria, no lado posto ao imóvel 1029.

Os pontos de desembarque nº120044, localizado na Avenida Beberibe, no lado oposto ao imóvel 376-A; o de nº130298, localizado na Encruzilhada, lado posto ao imóvel 1980; o de nº100187, localizado na Rua Portela, em frente ao imóvel 565; o nº100188, localizado na Rua Portela, em frente ao imóvel 401; nº100189, localizada na Rua Portela, em frente ao imóvel 169 e a parada nº100177, localizada na Rua Alberto Paiva, no lado posto ao nº114 serão desativadas. Com isso, os passageiros terão como opção a parada de nº100162, na Rua Cônego Barata, no lado oposto a Estação da Celpe na Tamarineira. 

 
As paradas de nº100176, localizada na Rua Alberto Paiva, no lado posto ao imóvel 98; nº080127 e nº 080128 (ambas localizadas na Rua Conde do Irajá) também serão desativadas. Desta forma, os usuários terão como opção o abrigo de nº180245, localizado na Rua Real da Torre, próximo a esquina com a Rua Conde de Irajá. 

 Ponto de retorno/terminal
... Rua José Bonifácio; Viaduto Torre/Parnamirim; Rua João Tude de Melo; Rua Tito Rosas; Rua Padre Roma; Rua Cônego Barata; Rua São Bento; Avenida Beberibe; Praça da Convenção...

As paradas de nº180376, localizada na Rua Anchieta a 50m da Avenida Beira Rio e nº100175, localizada na Rua Amélia, ao lado do imóvel 259 serão desativadas e os usuários deverão utilizar a parada nº100152, na Rua João Tude de Melo, em frente ao Shopping Parnamirim.

Os pontos de embarque e desembarque nº180073, localizado na Avenida João de Barros, no lado oposto ao imóvel 1622; nº130299, localizado na Encruzilhada, em frente ao imóvel 1980; nº120045; nº120046 e nº120047 (localizadas na Avenida Beberibe) serão desativadas.  Desta forma os usuários poderão utilizar a parada nº100158, na Estrada Velha de Água Fria, em frente ao imóvel 596. 

As paradas nº120018, nº120049; 120050 e nº120051 (localizada na Avenida Beberibe) também serão desativadas e os usuários deverão utilizar a parada nº12009, localizada na Rua São Bento, lado oposto ao imóvel 166. 

Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Mobilidade sem noção em PE - Estações de BRT na Avenida Conde da Boa Vista são puro improviso.

Cinco anos atrás, quando o governo do Estado deu início à implantação do BRT (Bus Rapid Transit) na Região Metropolitana do Recife, sabia-se que a Avenida Conde da Boa Vista seria um problema para se adaptar ao sistema. Isso não é novidade. Mas as estações de BRT que a população começa a ver ganhar forma no corredor – por onde passam 22% das linhas de ônibus do Grande Recife – frustra até a mais pessimista de todas as expectativas. As estações serão tão estreitas quanto as carcaças que hoje funcionam como abrigo dos passageiros na avenida, não possuirão refrigeração e, mesmo assim, serão fechadas, com pequenos espaços para ventilação. O conforto, premissa na imagem do BRT vendida pelo governo, passa longe. Esse, de fato, não era o combinado.

As seis estações improvisadas que estão sendo erguidas na avenida atenderão apenas a uma das exigências do sistema de BRT: o pagamento antecipado da passagem, ou seja, no lugar de o usuário pagar a tarifa no coletivo, pagará ainda na estação. Mas o embarque em nível não será possível. O passageiro terá que subir e descer nos BRTs pelo lado direito do veículo, usando os degraus como nos ônibus convencionais, procedimento que atrasa a viagem e descaracteriza o BRT. A ventilação das estações dependerá do vento que entrar pelas chapas metálicas perfuradas, que compõem a maior parte da estrutura dos equipamentos. O restante da estrutura será de vidro temperado. Por isso, a expectativa é de que o ambiente seja quente.


Fotos: Diegro Nigro/JC Imagem
Fotos: Diegro Nigro/JC Imagem


A largura das estações é outro aspecto que chama atenção dos passageiros. Muitos usuários e alguns operadores defendem que as estruturas serão pequenas para os 325 mil passageiros que todos os dias passam pela Conde da Boa Vista, transportados nas 82 linhas do corredor. As estações improvisadas da Conde da Boa Vista serão estreitas e compridas, semelhantes as do transporte convencional implantadas ainda na segunda gestão municipal do prefeito João Paulo (PT) e alvos permanentes de críticas da população. Terão 25 metros de comprimento e apenas dois de largura.

Mesmo assim, os “monstrinhos” que estão sendo erguidos na Avenida Conde da Boa Vista custarão caro: R$ 316 mil cada uma, segundo valores divulgados pelo governo do Estado em fevereiro de 2014, quando as obras começaram. A construção, entretanto, está paralisada desde novembro do ano passado. Por nota, a Secretária das Cidades de Pernambuco, responsável pela obra, garantiu estar em negociação com o Consórcio Mendes Jr/Servix, para retomada dos trabalhos.

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quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Greve Pernambuco - PMs não descarta a possibilidade da greve.

PMs esperam ser recebidos pelo governo e ainda não descartam paralisação



Centenas de policiais lotam auditório do Centro de Convenções. Foto: Raphael Guerra/DP/D.A Press
Centenas de policiais lotam auditório do Centro de Convenções. Foto: Raphael Guerra/DP/D.A Press

Após quase duas horas de reunião, chegou ao fim o encontro dos policiais militares para discutir a possibilidade de paralisação da categoria, na tarde desta quarta-feira (21). Centenas de militares estavam no Centro de Convenções, em Olinda, deliberando sobre questões salariais e de melhorias nas condições trabalhistas. Às 15h30, o grupo saiu em passeata até a Praça do Derby, onde será feita uma homenagem ao sargento morto durante a rebelião no Complexo Prisional do Curado, na última segunda (19). Em seguida, se deslocarão até o Palácio Campo das Princesas para tentar uma abertura de negociação com o governador Paula Câmara.

Segundo o diretor da Associação de Praças, Ricardo Lima, caso o governo não receba a comissão, será deflagrado o estado de greve, que dura 72 horas e antecede a paralisação dos PMs. "Se o governo abrir esse canal de comunicação, não haverá necessidade da greve", explica. 

A categoria quer discutir a questão salarial que, durante a última greve, em maio de 2014, ficou de ser renegociada em janeiro. O encontro desta quarta já estava marcado há uma semana, mas ganhou força com a morte de um sargento durante uma rebelião na última segunda-feira, no Complexo Prisional do Curado. 

Greve da Policia Militar Pernambuco - Policiais militares de Pernambuco podem paralisar atividades após morte de sargento Servidores se dizem indignados com a falta de aumento salarial

ATENÇÃO VOCÊ QUE ANDA DE ONIBUS E METRÔ FIQUE ATENTO A GREVE E SAIBA DAS NOTICIAS DA VOLTA PRA CASA NESTA QUARTA - FEIRA.
A morte do sargento da Polícia Militar (PMPE), Carlos Silveira do Carmo, de 44 anos, durante rebelião no Complexo Prisional do Curado na última segunda-feira (19), acirrou os ânimos dentro da PMPE e uma possível paralisação das atividades pode ocorrer nos próximos dias. Os servidores ainda encontram-se indignados com a falta de aumento salarial da categoria, fato que provocou uma greve da polícia no ano passado. Uma reunião para debater as condições de trabalho e salário da categoria, agendada pelo deputado estadual Joel da Harpa, ocorre às 14h desta quarta-feira (21), no Centro de Convenções, em Olinda. De lá, a Associação de Cabos e Soldados da PMPE convoca a categoria para uma caminhada pacífica até o Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Pernambuco. 
Sindicato divulgou imagem de protesto nas redes sociais
De acordo com o presidente da Associação dos Militares do Estado (AME-PE), Capitão Assis, as Associações tentaram entrar em contato com a nova gestão do Governo do Estado para debater a situação da categoria, porém, até o momento, não obtiveram sucesso. “Há uma grande insatisfação dentro tropa. Estamos insistindo para que haja um diálogo com o Governo e temos tentado entrar em contato com o novo secretário de Defesa Social. Até agora, não conseguimos”, afirmou.

 “Existe um barril de pólvora na PMPE. E há, sim, a possibilidade de haver uma paralisação, especialmente após a morte de um companheiro em exercício de sua atividade”, afirmou. O Capitão enfatizou que nenhuma das entidades de classe está convocando um movimento paredista, mas explica que o sentimento vem da base e há um perigo iminente de haver mais uma revolta dentro da Polícia. A Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que não há nenhuma reunião agendada com as Associações.
Segundo o presidente da Associação de Cabos e Soldados, o cabo Alberison Carlos,  o objetivo da passeata é criar um canal de diálogo com os governantes. "Nós sabemos que o governador Paulo Câmara (PSB) assumiu o mandato há apenas 20 dias, mas o partido dele já está no poder há oito anos. A situação da PMPE já estava pautada desde o ano passado", declarou Alberison.
Conforme informou o deputado estadual Joel da Harpa, que toma posse no próximo dia 1º de fevereiro na Assembleia Legislativa (Alepe), o objetivo do encontro é elaborar uma pauta de reivindicações da corporação para ser apresentada ao Estado. “O intuito é preparar e planejar as ações da categoria para o próximo período”, afirmou. Em consonância com as entidades de classe da PM, para Joel, é real a possibilidade de haver uma greve dos militares. “A tropa é soberana. Há uma insatisfação desde o último movimento. Hoje, os policiais estão indignados não apenas com os salários rebaixados, mas com o andamento do plano de cargos. Há grande demora nas promoções”, informou o parlamentar. Ele acredita que um movimento paredista pode surgir de forma espontânea.
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Fila de carros da polícia se formou na frente do cemitério
Pesar

Um sentimento de comoção tomou conta das corporações policiais e de segurança do Estado após a morte do sargento. Uma carreata com dezenas de viaturas da PMPE ocorreu pelas ruas do Recife, durante a tarde desta terça-feira (20), em homenagem ao policial, cujo corpo foi velado no cemitério Parque das Flores. Na parte externa do cemitério, foi possível observar uma grande fila de veículos oficiais da Polícia, presente nessa última homenagem.
O Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sinpol-PE) publicou uma nota de pesar e realizou um Culto Ecumênico na manhã de hoje na sede da intuição em memória de Silveira. Para o presidente da entidade, Áureo Cisneiros, é em momento de perda. “As más condições de trabalho podem ser observadas em ambas a polícias: Militar e Civil. A mesma ameaça que fez o sargento tombar é sofrida por nossa categoria diariamente. Para se ter uma ideia, o efetivo da PCPE, atualmente, funciona apenas com 40% dos servidores. Com isso, a polícia fica vulnerável”, explicou Áureo. “Os policiais civis permanecem em luto durante três dias”, solidarizou-se o sindicalista.
O Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco (Sindasp-Pe) também de pronunciou sobre o falecimento do PM. “Lamentamos profundamente a morte de mais um irmão, policial militar, nos serviços da guarda externa, que tombou no exercício de sua função. Para o Sindasp-PE, esta tragédia, como muitas outras, revela o total apagão do Sistema Penitenciário em Pernambuco, que merece ser revisto com urgência e presteza”, afirma nota oficial. Segundo o Sindicato, há um déficit de pessoal de 4.700 agentes penitenciários.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Meia sola -Túnel parece esta próximo sua liberação, mas por enquanto só as vias secundárias e as linhas que seguem pra afogados continuam pela José Osório.



LINHAS RETOMAM ITINERÁRIO ORIGINAL NA RUA REAL DA TORRE

A partir da próxima quinta-feira (15), o trecho da Rua Real da Torre, compreendido pela rua José Osório e Av. Caxangá, será liberado para circulação de veículos. Com a novidade, as linhas de ônibus que passavam pelo local retomarão seus itinerários e paradas originais.

As linhas abaixo, no sentido cidade/subúrbio, voltarão a trafegar pela Rua José Osório, Rua Real da Torre, Av. Caxangá, são elas: 040 – CDU/Boa Viagem/Caxangá, 416 – Roda de Fogo, 423 – Engenho do Meio, 431 – Cidade Universitária, 2446 – UR-07, 2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião, 313 – San Martin (Abdias de Carvalho), 314 – Mangueira, 315 – Bongi, 321 – Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho), 324 – Jardim São Paulo (Piracicaba), 331 – Totó (Jardim Planalto), 332 – Totó (Abdias de Carvalho) e 341 – Curado I. 

Essas linhas deixarão de atender a parada de nº 080050, localizada na Rua José Osório, lado oposto da concessionária Auto Max, e voltarão a atender as seguintes paradas seletivas situadas na Rua Real da Torre:

PARADA SELETIVA nº 180428: situada na Rua Real da Torre, lado oposto a Rua Bartolomeu Gusmão (1ª parada da Praça Solange Pinto Melo), atenderá as linhas 040 – CDU/Boa Viagem/Caxangá, 416 – Roda de Fogo, 423 – Engenho do Meio, 431 – Cidade Universitária.

PARADA SELETIVA nº 180430: situada na Rua Real da Torre, em frente ao Centro de Educadores Paulo Freire (parada por trás da Praça Solange Pinto Melo) atenderá as linhas 2446 – UR-07, 2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião.

Além das paradas seletivas 180428 e 180430, todas as linhas acima também voltarão a atender às duas primeiras paradas da Av. Caxangá, a de nº 080001, localizada em frente ao imóvel nº 196, que fica logo após do Restaurante Chiquita Bacana e da Farmácia Popular, e o abrigo nº 080003, situado em frente ao Colégio de Formação Integral - CFI, nº 460. As linhas abaixo continuarão a atender a parada de nº 080050, localizada na Rua José de Osório:

313 – San Martin (Abdias de Carvalho)
314 - Mangueira
315 - Bongi
321 – Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho)
324 – Jardim São Paulo (Piracicaba)
331 – Totó (Jardim Planalto)
332 – Totó (Abdias de Carvalho)
341 – Curado I
2460 – TI Camaragibe (Príncipe)*

* Esta linha é a única desse grupo que segue pela Av. Caxangá.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

CARNAVAL 2015 - LINHAS QUE TRAFEGAM PELO CAIS DA ALFÂNDEGA TÊM MUDANÇA DE ITINERÁRIO TEMPORÁRIA



A Prefeitura do Recife iniciará a montagem de palco para o Carnaval 2015, a partir desta quinta-feira (15). A primeira via a receber o equipamento, e que deverá ser interditada para tráfego de veículos, será o Cais da Alfândega. 
Devido a isso, as 16 linhas que trafegam no local terão alteração provisória nos seus itinerários. Confira abaixo o novo trajeto de cada linha. 
018 – Brasília Teimosa – Via PCR
033 – Aeroporto – Via PCR
071 – Candeias – Via PCR
107 – Circular (Cabugá/Prefeitura)
167 – TI Tancredo Neves (Imip) – Via PCR 
242 – Pacheco – Via PCR
432 – CDU (Várzea) – Via PCR
611 – Alto José do Pinho
612 – Morro da Conceição
717 – José Amarino dos Reis – Via PCR

Alteração de itinerário : ..Av. Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Rua 1º de Março, Rua Imperador Pedro II, Rua da Praia, Travessa Arsenal de Guerra, Cais Santa Rita, Terminal de Passageiros Santa Rita... 

622 – Vasco da Gama (Cabugá)
642 – Guabiraba (Córrego do Jenipapo)
722 – Campina do Barreto

Alteração de itinerário: ...Av. Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Rua 1º de Março, Rua Imperador Pedro II, Av. Nossa Senhora do Carmo, Av. Martins de Barros...

100 – Circular (Conde da Boa Vista /Prefeitura)
433 – Brasilit – Via PCR
2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião – Via PCR
Alteração de itinerário:...Ponte Buarque de Macedo, giro à esquerda na Av. Cais do Apolo, retorno defronte à PCR, Av. Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau...

Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158
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Até parece materia repetida,e o que se ver são obras inacabadas, as obras de Mobilidade continuam paradas e o Governo novo com atitudes do Governo velho.

Atraso

Corredores do BRT na Grande Recife ainda têm estações inacabadas seis meses após a Copa

Mayra CavalcantiDo JC Trânsito
Estação do BRT na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro / Foto: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito
Estação do BRT na Avenida Cruz Cabugá, em Santo AmaroFoto: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito
Para se deslocar de onde mora, no bairro de Aldeia, em Camaragibe, até o seu trabalho, no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife, a empregada doméstica Helena Maria da Silva, 56 anos, utiliza o sistema Bus Rapid Transit (BRT). Helena trabalha na Rua Benfica, exatamente em frente à uma estação do Corredor Leste-Oeste. O problema é que, como a estação ainda não foi inaugurada, ela tem que descer na Avenida Caxangá e andar até o trabalho.
"Aquela é uma parada onde muitas pessoas iriam descer, se estivesse pronta. É muito movimentado porque as pessoas que vão para Camaragibe pegariam o ônibus ali. Por ela não estar pronta, tenho que andar de 10 a 15 minutos, no sol, para ir e para voltar", relata Helena. Assim como a da Benfica, várias outras estações de BRT ainda não ficaram prontas, como algumas em Camaragibe, na Avenida Conde da Boa Vista e Cruz Cabugá, e na PE-15. 
Se no corredor Leste-Oeste são apenas algumas estações pontuais que não estão funcionando, no Norte-Sul acontece o contrário. Na PE-15, por exemplo, são várias as estruturas que não estão prontas, como a estação Matias de Albuquerque (em frente ao Atacadão), a Quartel e a São Francisco de Assis. A vendedora Simone Amâncio, 28, é uma das pessoas que se prejudica pelas obras não acabadas. Simone conta que várias vezes precisa descer na Matias de Albuquerque e tem que saltar do BRT uma parada antes ou depois e ir andando ao seu destino.
"Muitas vezes a gente só sabe na hora, porque ninguém avisa a estação que está pronta e a que não está. Por isso a gente pede pra descer na próxima e só percebe que ela não está pronta quando o motorista passa. Me prejudica muito, porque às vezes estou com pressa e temos que andar ainda", declara a vendedora. Além de prejudicar os usuários do transporte público, a construção das estações também causa engarrafamento. Este é o caso das estações ainda não acabadas da Avenida Cruz Cabugá, no Centro, que acabam causando retenções nas proximidades da igreja Assembleia de Deus.
Por meio de uma nota, a Secretaria das Cidades (Secid) informou que as estações Benfica e as da Avenida Conde da Boa Vista estão previstas para serem entregues em março. A Padre Cícero (na PE-005) será inaugurada ainda esse mês e as duas estações da Avenida Belmino, em maio.
CORREDORES - Os Corredores Norte-Sul e Leste-Oeste eram obras previstas para a Copa do Mundo. O Norte-Sul liga Igarassu a Recife, enquanto que o Leste-Oeste, Camaragibe a Recife. São 33 quilômetros de corredores exclusivos de BRT, com um total de 28 estações.
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Corredores de BRT

Estação do BRT na Rua Benfica, na Madalena
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito

Corredores de BRT

Estação do BRT na Rua Benfica, na Madalena
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito

Corredores de BRT

Estação do BRT na Rua Benfica, na Madalena
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito

Corredores de BRT

Estação do BRT na PE-15, em Paulista
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito

Corredores de BRT

Estação do BRT na PE-15, em Olinda
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito

Corredores de BRT

Estação do BRT na PE-15, em Olinda
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito

Corredores de BRT

Estação do BRT na PE-15, em Olinda
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito

Corredores de BRT

Estação do BRT na PE-15, em Olinda
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito

Corredores de BRT

Estação do BRT na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito

Corredores de BRT

Estação do BRT na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito

Corredores de BRT

Estação do BRT na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito
PALAVRAS-CHAVE:

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Sem conforto e com a passagem mas cara, o Recife inicia o ano na pior e sem previsão de melhoras.



Mais de três milhões de passageiros começaram a pagar as novas tarifas do transporte público de ônibus no Grande Recife, nesta segunda-feira (12). O preço foi arredondado pela Agência de Regulação de Pernambuco (ARPE). O valor do Anel A, que atende 80% das linhas de ônibus do Recife, passou de R$ 2,15 para R$ 2,45. O reajuste é considerado alto pelos usuários da capital pernambucana e muita gente reclamou do impacto no orçamento. 

O trabalhador que não tiver o vale transporte poderá gastar até R$ 300 por mês de passagem. O reajuste também irá prejudicar os usuários que utilizarem os serviços especiais, como os coletivos opcionais com destino ao aeroporto. O valor deste tipo de coletivo passou de R$ 2,70 para R$ 3. Uma das maiores queixas dos passageiros é o aumento das tarifas em relação a qualidade do serviço que é oferecido pelo Grande Recife. 

Os problemas do Terminal Integrado da Macaxeira, por exemplo, começam na entrada do espaço. A estrutura de ferro, que deveria ser uma coberta, está enferrujada e incompleta. A obra de construção está abandonada há meses e expõe os passageiros ao sol e chuva. As grandes filas viraram rotina no local. Os ônibus demoram a chegar e, quando finalmente se aproximam da plataforma, os usuários precisam se apertar para entrar nos coletivos. 

A situação é a mesma no Terminal Integrado do Barro, no bairro de Jardim São Paulo, próximo à BR-101. Os ônibus também saem lotados de passageiros durante os horários de pico. As pessoas ficam apertadas entre as portas e janelas dos veículos, mas a reclamação maior acontece em relação aos horários. A tabela das plataformas determina o cronograma das viagens, mas os coletivos não cumprem a norma pré-estabelecida. 

No centro do Recife, as paradas de ônibus não são confortáveis e várias estão depredadas. Muitas estações do BRT ainda estão em construção e longe de ser concluídas. A Avenida Conde da Boa Vista deveria comportar seis estações do sistema, mas as obras estão praticamente paradas. Algumas foram improvisadas ao lado, mas também não são atendidas pelos motoristas de várias linhas de ônibus.

Na rodovia PE-15, o projeto do corredor Norte-Sul andam a passos lentos. As estruturas deveriam ficar prontas em 2014, durante a Copa do Mundo. O coletivo de via livre, que deveria ter pista exclusiva, se mistura aos demais veículos e atrasam as viagens. O que deveria ser uma solução para a mobilidade urbana, agora representa maiores problemas para o transporte público rodoviário.

Segundo o diretor de operações do Grande Recife, André Melibeu, o consórcio planeja melhorias, com renovação de 400 veículos neste ano, sendo 200 no primeiro semestre de 2015. Sobre os atrasos no Terminal Integrado do Barro e da Macaxeira, o gestor justificou a irregularidade através dos congestionamentos e falta de manutenção na BR-101. Ele defendeu a celeridade do serviço e disse que as viagens serão otimizadas, principalmente pelo sistema BRT.

Informações: TV Jornal

sábado, 10 de janeiro de 2015

Aumento -Tarifas novas nesta segunda - feira dia 13-01-2015 e Grande Recife anuncia 400 novos ônibus este ano,

DEFINIDOS REAJUSTE DA PASSAGEM DE ÔNIBUS E IMPLANTAÇÃO DO PASSE LIVRE

Tarifas dos aneis B e D não terão reajuste. Passe Livre funcionará ainda este ano. 400 novos ônibus entrarão em operação e o Grande Recife fará nova pesquisa Origem/Destino, que não era feita desde 1997
O Conselho Superior de Transporte Metropolitano aprovou, na manhã desta sexta-feira (09.01), o reajuste de 12,93%, que equivale à variação do Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE), acumulado de janeiro de 2013 a dezembro de 2014. 

A recomposição das perdas do período supracitado incidirá apenas para as tarifas dos aneis A, G e para as linhas especiais. As tarifas dos aneis B e D não sofrerão reajustes. Dessa forma, o anel A passa de R$ 2,15 para R$ 2,45, e o G, de R$ 1,40 para 1,60. Sendo assim, o reajuste médio do sistema ficará em 10,26%.

O presidente do Conselho Superior de Transporte Metropolitano, André de Paula, determinou, seguindo orientação do governador Paulo Câmara, a criação de um grupo de trabalho que definirá os critérios para concessão do Passe Livre – que entrará em vigor no início do segundo semestre letivo de 2015. Este benefício favorecerá alunos da Rede Pública Estadual de Ensino, do ProUni e os cotistas, na RMR. Estima-se um universo de 310 mil estudantes contemplados.

Em busca de melhorias para o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana (STPP/RMR), o Consórcio de Transporte Grande Recife anunciou que fará uma pesquisa de Origem/Destino, que não é realizada desde 1997, e permitirá o planejamento futuro do sistema de transporte.

Na reunião, também ficou estabelecido que o processo de modernização da frota será acelerado com a aquisição de 400 ônibus novos em 2015, sendo que 200 deles devem estar em operação até o final de março.

A adoção do IPCA como índice para recompor a inflação foi utilizada desde 2008, quando foi concedido um reajuste de 8,59%. Anteriormente, os cálculos eram baseados em uma planilha de custos do sistema, elaborada por técnicos, considerando os custos gerais, incluindo insumos e impostos.
Veja como ficaram as tarifas: