segunda-feira, 15 de junho de 2015

ESTAÇÃO BENFICA - PARADA E ABANDONADA E O CORREDOR LESTE - OESTE QUE ERA O MAIS ADIANTADO, PAROU NO TEMPO.

Corredor de BRT Leste-Oeste sem norte

Publicado em 05/06/2015, Às 12:30


Estação de BRT Benfica parou no tempo. Fotos: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem
Estação de BRT Benfica parou no tempo. Fotos: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem

Por Margarette Andrea
margarettea@gmail.com
Três anos e oito meses após o início do que seria uma histórica obra de mobilidade do Grande Recife e contabilizados sucessivos atrasos e mudanças de projeto, o rumo do Corredor Leste-Oeste é incerto. Prevista inicialmente para ser entregue em dezembro de 2013, a obra da via exclusiva de BRT (ônibus de trânsito rápido) que liga o Terminal Integrado de Camaragibe ao Centro do Recife está paralisada e sem previsão de ser retomada. A Secretaria Estadual das Cidades (Secid) entrou com pedido de rescisão contratual junto à empresa responsável, o Consórcio Mendes Júnior – Servix Engenharia S/A –, e precisará fazer nova licitação para concluir o serviço.
“Apesar de todos os esforços não conseguimos continuar a obra com o consórcio, então o mesmo foi notificado da rescisão e aplicação de penalidade, uma vez que parou o serviço”, explica o gerente de Mobilidade Urbana da Secid, Gustavo Gurgel. “Esse processo se encontra na Justiça, mas paralelamente estamos elaborando um termo de referência para contratação de uma empresa que faça o diagnóstico do remanescente da obra. A partir desse levantamento, faremos nova licitação para concluir o corredor”. A Mendes Júnior vem paralisando obras após ser acusada de envolvimento na Operação Lava Jato, que investiga lavagem de dinheiro e evasão de divisas da Petrobras.
De acordo com Gurgel, a empresa que fará o diagnóstico será contratada por meio de pregão, no prazo previsto de um mês. E deverá ter pelo menos mais dois meses para concluir o levantamento. “Também vamos tentar fazer a licitação da nova construtora por meio de pregão, para agilizar o serviço, mas ainda não temos estimativa de prazo”, salienta.
LEIA TAMBÉM: Assim caminha o BRT pernambucano
Segundo o gestor, embora possivelmente algumas estruturas possam estar comprometidas pela exposição ao sol e chuva, o preço da obra não deve ficar muito acima do previsto. “Já concluímos 80% do serviço e a variação de custo deve ser o de atualização dos preços”, afirma. “A obra foi orçada em R$ 145,3 milhões e o que falta deve ficar em 20% desse total”.

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Para finalizar o corredor, falta concluir a construção dos Terminais Integrados da Terceira Perimetral e Quarta Perimetral, às margens da Avenida Caxangá; do elevado do Bom Pastor, na Iputinga; e de 11 estações. Quatro das plataformas pendentes ficam em Camaragibe e estão sendo erguidas às margens da Avenida Belmino Correia e não no corredor central, como projetado.
Outras seis estações são localizadas na Avenida Conde da Boa Vista, Centro do Recife, e estavam sendo instaladas como provisórias (com estrutura simples), mas se tornaram definitivas, passando por um visível processo de degradação. Ainda parou no caminho a Estação Benfica, na Madalena. Duas outras do bairro da Caxangá – Padre Cícero e Barreiras – foram inauguradas esta semana, após ter o acabamento concluído pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. Apesar da situação, Gurgel assegura: “Concluir o corredor é compromisso do governo e prioridade da secretaria”.
FONTE: DE OLHO NO TRANSITO.

Postado por Roberta Soares

Protesto - CDA ( Cidade Alta) paralisa as atividades nesta manha , por não fazer manutenção nos equipamentos e motoristas estão sendo prejudicados.


segunda-feira, 15 de junho de 2015

Motoristas e cobradores de ônibus da empresa Cidade Alta paralisaram as atividades no início desta segunda-feira (15), nos municípios de Olinda e Paulista, ambos na Região Metropolitana do Recife. Ao todo, 86 coletivos foram impedidos de sair da garagem, no bairro de Rio Doce.

Segundo o Sindicato dos Rodoviários, o protesto foi motivado pela falta de tacógrafos e velocímetros irregulares nos veículos. Os motoristas alegam que estão sendo multados por conta das irregularidades nos aparelhos.

Vários terminais ficaram lotados no início desta manhã. Os coletivos só voltaram a circular por volta das 7h. O Conorte informou que os tacógrafos estão funcionando normalmente, mas reconhece falhas nos marcadores de velocidade e anunciou a abertura de uma sindicância interna para apurar os fatos e ajustar os equipamentos.

Informações: Folha PE.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

MOBILIDADE HUMILHANTE -Um ano após a Copa, Pernambuco tem 4 obras de mobilidade inacabadas.

Corredores de BRT Norte/Sul e Leste/Oeste ainda funcionam parcialmente.
Via Mangue deve ser concluída este ano; Ramal da Copa não tem previsão.

Apontados como o principal legado da Copa do Mundo para a população do Grande Recife, corredores de BRT Norte/Sul e Leste/Oeste ainda não foram concluídos. Essa estação do Norte/Sul na Avenida Cruz Cabugá deve ser entreguem em julho, conforme nova previsão da Secretaria das Cidades (Foto: Marina Barbosa/G1)
Apontados como o principal legado da Copa do Mundo para a população do Grande Recife, corredores de BRT Norte/Sul e Leste/Oeste ainda não foram concluídos. Essa estação do Norte/Sul na Avenida Cruz Cabugá deve ser entregue em julho, conforme nova previsão da Secretaria das Cidades (Foto: Marina Barbosa/G1)

Vinte e seis quilômetros separam a casa de Ubiracy Antônio da Silva, em Abreu e Lima, no Grande Recife, do trabalho dele, no Barro, Zona Oeste da capital. No percurso, o operário de 46 anos enfrenta dois terminais integrados e três ônibus. É pelo menos uma hora e meia de viagem. Em 2009, ele achou que o trajeto ia melhorar. Na época, o Governo de Pernambuco anunciou um pacote de obras de mobilidade que prepararia a Região Metropolitana do Recife para a Copa do Mundo de 2014. Um ano depois do Mundial, no entanto, boa parte das obras anunciadas não ficou pronta. Por isso, Ubiracy ainda não pode usufruir do terminal ou das estações de BRT que seriam construídas perto de casa.
Começaram a fazer e pararam. Por isso, a gente continua aqui, esperando quase uma hora por um ônibus lotado"
Bartolomeu Bernardo, morador de Camaragibe, Grande Recife
Os equipamentos fazem parte do Corredor Norte/Sul, que vai ligar cinco cidades do Grande Recife por meio do Bus Rapid Transit (BRT). A ideia é a mesma no Corredor Leste/Oeste, que sai de Camaragibe em direção ao Centro do Recife. Juntos, os corredores de BRT apresentavam-se como o principal legado da Copa do Mundo para a população pernambucana, já que prometiam facilitar o fluxo de passageiros entre as cidades de Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda, Recife e Camaragibe. No entanto, passado um ano do torneio, parte dos corredores ainda está sem funcionar. A Via Mangue e o Ramal da Copa, igualmente previstos para 2014, também operam parcialmente. E os terminais integrados que compõem os corredores nem foram inaugurados.

Em Camaragibe, o atraso é o mais evidente. A cidade iria ganhar quatro estações de BRT do Corredor Leste/Oeste na sua avenida principal, a Belmino Correia. No entanto, nenhuma delas foi construída. Os operários chegaram a montar as bases das estações, mas pararam de trabalhar. Agora, um ano depois da Copa, não se sabe quando o serviço será retomado. O Governo de Pernambuco admite que não há previsão e, por meio da Secretaria das Cidades, explica que a obra foi suspensa por questões contratuais. Por isso, oito das 24 estações previstas para o Corredor Leste/Oeste ainda não recebem passageiros. Dessas, quatro continuam em construção na Rua Benfica e na Avenida Conde da Boa Vista, no Recife. As outras quatro são as que ainda serão erguidas na Belmino Correia.
Sem as estações prontas, a principal avenida de Camaragibe não suporta o embarque nem o desembarque de passageiros nos veículos BRT. Os ônibus rápidos saem do TI da cidade e passam pela via, mas não encontram um local apropriado para a parada. Para usar o BRT, Bartolomeu Bernardo precisa pegar ônibus para o Terminal Integrado (Foto: Marina Barbosa/G1)Para usar BRT em Camaragibe, Bartolomeu tem que pegar
ônibus para o Terminal Integrado. Projeto previa 4 estações
para a cidade; nenhuma saiu do papel (Marina Barbosa/G1)
Sem as estações prontas, a principal avenida de Camaragibe não suporta o embarque nem o desembarque de passageiros nos veículos BRT. Os ônibus rápidos saem do TI da cidade e passam pela via, mas não encontram um local apropriado para a parada. Por isso, só voltam a receber usuários na Caxangá. "A gente só olha eles passando, sem poder pegar", lamenta o vigilante Bartolomeu Bernardo, 58, enquanto espera o ônibus em uma parada que deveria ser uma estação de BRT na Belmino Correia. "Começaram a fazer e pararam. Por isso, a gente continua aqui, esperando quase uma hora por um ônibus lotado", reclama, explicando que, para usar o BRT, precisa antes pegar um ônibus para o Terminal Integrado da cidade.
A técnica em enfermagem Elcineide Gomes, 48, sabe muito bem como é a manobra. Ela mora em Camaragibe e trabalha no Centro do Recife. É o mesmo caminho previsto pelo Corredor Leste/Oeste. No entanto, nem a estação da esquina de casa nem a mais próxima do trabalho de Elcilene estão prontas. Para fazer o trajeto com o BRT, que é mais rápido que o ônibus comum por desfrutar de uma via exclusiva, ela caminha por cerca de dez minutos de casa para o TI Camaragibe. No terminal, pega o BRT até o Derby e, de lá, apanha outro ônibus para chegar à Avenida Conde da Boa Vista. "Se tudo estivesse pronto, ia ser mais rápido e mais barato. Com uma única passagem, ia da rua de casa até a do trabalho", diz a técnica em enfermagem, que sai de casa às 5h para chegar ao trabalho às 7h.
O Terminal Integrado de Abreu e Lima e a passarela de pedestres que vai ligá-lo à BR-101 fazem parte do Corredor Norte/Sul. Os equipamentos só devem ser concluídos em julho, mais de um ano após a Copa (Foto: Marina Barbosa/G1)O Terminal Integrado de Abreu e Lima e a passarela de pedestres que vai ligá-lo à BR-101 fazem parte do Corredor Norte/Sul. Os equipamentos só devem ser concluídos em julho, mais de um ano após a Copa (Foto: Marina Barbosa/G1)
Futuro usuário do Corredor Norte/Sul, Ubiracy Antônio também sai de casa cedo, já que ainda não pode usufruir das estações de BRT nem do Terminal Integrado de Abreu e Lima. Na volta do trabalho, perde ainda mais tempo no trânsito. Sai às 17h30 do Barro, mas só chega em casa depois das 20h. “O BRT poderia ajudar bastante, mas o governo anuncia uma coisa e não termina. É um absurdo, começaram isso há muito tempo, já era para ter terminado”, diz, revoltado.
Segundo a Secretaria das Cidades de Pernambuco, o restante do Corredor Norte/Sul vai entrar em operação até o fim de julho, mais de um ano depois da Copa. Hoje, 19 das 25 estações de BRT que vão compor o equipamento estão funcionando. Das seis em construção, três serão entregues ainda este mês: as duas da BR-101, em Paulista e Igarassu; e a da PE-15, em Olinda. Em julho, serão inauguradas as estações da Avenida Pan Nordestina, em Olinda, e as duas da Avenida Cruz Cabugá, no Recife. Também no próximo mês, deve ser aberto o TI de Abreu e Lima e a passarela de pedestres que vai ligá-lo à BR-101.
Com obras incompletas do Corredor Norte/Sul, Ubiracy Antônio gasta quase três horas na volta do trabalho para casa. O BRT poderia ajudar bastante. É um absurdo não terem terminado a obra (Foto: Marina Barbosa/G1)Com a obra do Corredor Norte/Sul incompleta, Ubiracy
gasta quase três horas na volta do trabalho para casa. 'O
BRT poderia ajudar bastante', afirma. (Marina Barbosa/G1)
Orçado em R$ 187 milhões, o Corredor Norte/Sul atende atualmente 41 mil passageiros diariamente, conforme expectativa da Secretaria das Cidades. Quando estiver em pleno funcionamento, a demanda deve ser de 180 mil passageiros/dia.

Já no caso do Leste/Oeste não há prazo, de acordo com a Secretaria das Cidades, para que o corredor entre em completa operação. Ainda é preciso finalizar 20% da obra, contratada por R$ 168 milhões. Além das quatro estações inacabadas no Recife e as quatro que continuam sem previsão de início de construção em Camaragibe, também não foram inaugurados dois terminais integrados previstos no projeto. Os TIs ficam nas 3ª e 4ª perimetrais e parecem prontos, mas permanecem de portas fechadas. A previsão é que o Leste/Oeste transporte 155 mil passageiros/dia quando todas as estações forem entregues.

Outras obras
Em Pernambuco, o atraso não ficou apenas nos corredores de BRT. Na verdade, afetou todas as obras de mobilidade prometidas pelo Governo do Estado para a Copa do Mundo de 2014. A passarela que liga o aeroporto ao Metrô do Recife, por exemplo, foi entregue a dois dias do início do Mundial, seis meses depois do previsto. No Terminal Integrado Cosme e Damião, localizado em São Lourenço da Mata, o atraso foi de um ano e meio. O Túnel da Abolição também não cumpriu o cronograma inicial, que acabava em janeiro de 2014, e só foi liberado em abril deste ano. E o Aeroporto Internacional do Recife ainda deixou de ganhar uma torre de controle. A obra foi abortada porque o Departamento de Controle de Espaço Aéreo (Decea) não conseguiu terminar o projeto a tempo. Agora, um ano depois do Mundial, o atraso continua no Ramal da Copa e na Via Mangue.
Os veículos BRT saem do TI de Camaragibe e passam pela principal via da cidade, mas não encontram um local apropriado para a parada (Foto: Marina Barbosa/G1)Os veículos BRT saem do TI de Camaragibe e passam pela principal via da cidade, mas não encontram um local apropriado para a parada (Foto: Marina Barbosa/G1)
O Ramal da Copa é a estrutura viária que rodeia a Arena Pernambuco e faz sua ligação com o Terminal Integrado de Camaragibe. O Ramal Interno, que permite a circulação nos arredores do estádio, foi concluído um mês antes da Copa das Confederações, em junho de 2013. Já o Externo, que vai da Arena ao terminal de ônibus, beneficiando a população local, teve a obra paralisada. A construção atrasou por impasses na desapropriação de imóveis e por causa das chuvas. Depois, ainda esbarrou em problemas contratuais. Por isso, o ramal tem um quilômetro a menos que o previsto – um trecho de asfalto desgastado, com acostamento tomado por terra e mato alto, nos arredores do TI de Camaragibe. Ao G1, a Secretaria das Cidades informou que está negociando com a empresa responsável pelo projeto a retomada do serviço. Mas, por enquanto, não há previsão para o reinício das obras.
A pasta também tenta um acordo com as empresas contratadas para a obra do Túnel da Abolição, na Zona Oeste do Recife. O equipamento foi inaugurado em abril deste ano, mas ainda precisa de acabamento. A praça prevista para a área externa do túnel também não foi finalizada. No entanto, segundo a Secretaria das Cidades, não há previsão para a retomada dos serviços.

Já a Via Mangue, que é de responsabilidade da Prefeitura do Recife, só deve ser concluída em dezembro deste ano. O empreendimento funciona do Centro à Zona Sul da capital pernambucana. No entanto, continua com a pista de sentido contrário fechada. A população não entende o motivo de ainda não poder fazer o caminho Zona Sul/Centro. O Executivo municipal explica que a pista está pronta, mas ainda precisa de calçamento e de três vias de acesso. O equipamento também deve receber ciclovia e uma alça. Quando finalizado, terá seis pontos de acesso, nas ruas Maria Carolina, Tenente João Cícero, Padre Bernardino Pessoa, Professor Eduardo Wanderley Filho, Henrique Capitulino e Tomé Gibson.

A prefeitura ainda explicou que a Via Mangue não foi concluída no prazo previsto inicialmente por causa de um atraso na liberação do convênio celebrado com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 81 milhões. Mesmo assim, segundo o Executivo, falta concluir apenas 2% da obra. Hoje, operários trabalham para terminar tudo até dezembro, um ano depois do segundo prazo estabelecido para a obra.
A parte externa do Ramal da Copa, que vai da Arena Pernambuco ao terminal de ônibus, beneficiando a população local, teve a obra paralisada. A construção atrasou por impasses na desapropriação de imóveis e por causa das chuvas. Depois, ainda esbarrou em problemas contratuais. Não há previsão para reinício (Foto: Marina Barbosa/G1)A parte externa do Ramal da Copa, que vai da Arena Pernambuco ao terminal de ônibus, beneficiando a população local, teve a obra paralisada. A construção atrasou por impasses na desapropriação de imóveis e por causa das chuvas. Depois, ainda esbarrou em problemas contratuais. Não há previsão para reinício (Foto: Marina Barbosa/G1)
O Túnel da Abolição, na Zona Oeste do Recife, foi inaugurado em abril deste ano, mas ainda precisa de acabamento. A praça prevista para a área externa do túnel também não foi finalizada (Foto: Marina Barbosa/G1)O Túnel da Abolição, na Zona Oeste do Recife, foi inaugurado em abril deste ano, mas ainda precisa de acabamento. A praça prevista para a área externa do túnel também não foi finalizada (Foto: Marina Barbosa/G1)
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A Via Mangue só deve ser concluída em dezembro deste ano. O corredor expresso para veículos funciona do Centro à Zona Sul da capital pernambucana. No entanto, continua com a pista de sentido contrário fechada (Foto: Marina Barbosa/G1)A Via Mangue só deve ser concluída em dezembro deste ano. O corredor expresso para veículos funciona do Centro à Zona Sul da capital pernambucana. No entanto, continua com a pista de sentido contrário fechada (Foto: Marina Barbosa/G1)
 FONTE: G1 PE
FONTE

Histórias de amor dentro dos coletivos do Recife

O amor em trânsito



Tainná e Danyllo pegavam o mesmo ônibus para voltar para a casa  / Foto: cortesia

Tainná e Danyllo pegavam o mesmo ônibus para voltar para a casaFoto: cortesia


O transporte público, como meio de locomoção coletiva, proporciona encontros diários entre pessoas que não se conhecem. Em alguns desses casos, os encontros precisam de apenas uma troca de cumprimentos para que tomem outros espaços além dos ônibus e, do encontro casual, nasce uma relação afetiva. Neste Dia dos Namorados, o JC Trânsito traz algumas histórias de pessoas que se conheceram em ônibus da Região Metropolitana do Recife e acabaram namorando, noivando e até casando.

» Ana Paula e Williame

Em 2009, a então estudante Ana Paula subiu em um ônibus que fazia a linha Piedade/Derby, onde já estava o também estudante Williame Cordeiro. Ao sentar ao lado dele, Ana Paula lembra que o rapaz começou a agir de forma estranha. "Ele estava todo nervoso e eu só pensava que havia alguma coisa errada comigo... Que eu podia estar fedendo, bagunçada. Muito tempo depois, quando já estávamos namorando, ele me disse que estava nervoso porque buscava uma forma de puxar assunto comigo", lembra. Ana Paula conta também que foi Williame quem puxou assunto com ela: "Ele viu que eu estava com a camisa do curso e puxou assunto daí, sobre vestibular".

Depois de uma conversa de cerca de 25 minutos, Williame precisava descer e os dois trocaram MSN (ela escreveu o e-mail na mão dele). Ana Paula recorda ainda que, se não fosse um pequeno detalhe, os dois não conseguiriam ter mantido o contato depois da viagem: "Quando ele chegou em casa, não conseguiu entender algumas letras do e-mail; fora que já estava apagando também. Ele me contou que nesse dia tomou banho com a mão para fora do box do banheiro, para não apagar a tinta da caneta, na esperança de tentar entender". Como Williame não conseguiu adicioná-la, Ana Paula mesmo fez isso e teve sorte porque também escreveu o e-mail dele em seu caderno. "Eu acho que isso foi obra de Deus, pois ele não costumava pegar aquele ônibus. Nós estávamos na hora certa, no lugar certo. Já estamos juntos há cinco anos".

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Casais JC Trânsito

Ana Paula escreveu o email do MSN na mão de Williame
Crédito: Cortesia

Casais JC Trânsito

Jacyara perdeu o ônibus, mas ganhou o marido
Crédito: Cortesia

Casais JC Trânsito

Rubenita era vizinha de Ivson há anos, mas só o viu pela primeira vez dentro do ônibus
Crédito: Cortesia

Casais JC Trânsito

O casal Tainná e Danyllo só se formou na segunda tentativa
Crédito: Cortesia


» Jacyara e Alexsandro

Quando a secretária Jacyara Soares perdeu um ônibus da linha Catamarã num domingo de 2009, indo trabalhar, não imaginava que o aborrecimento inicial lhe renderia um casamento. "Estava chegando na parada e o ônibus saiu antes que eu conseguisse subir nele", relembra bem humorada. Aborrecida com o atraso que teria no trabalho, Jacyara começou a reclamar na parada, quando um desconhecido que vestia uma camisa do Sport pediu para que ela ficasse calma, pois logo chegaria outro. 

Jacyara lembra que foi um pouco ríspida com seu futuro marido, o advogado Alexsandro Soares, de 38 anos: "Ele estava indo para o jogo; eu disse que eu ia trabalhar e ele ia era para o lazer". Na semana seguinte, os dois voltaram a se encontrar praticamente todos os dias. "A gente pegava o mesmo ônibus e ele sentava sempre do meu lado, puxando assunto". A secretária disse que evitava contato com o desconhecido: "Uma vez eu estava chegando na parada e vi que ele estava, fui para outro ponto de ônibus, mas, quando eu vi, ele subiu no mesmo coletivo".
A insistência de Alexsandro foi tanta que Jacyara acabou dando o número de seu celular. Depois de algum tempo trocando mensagens, os dois resolveram marcar um encontro. Em poucos meses, o casal iniciou o namoro, noivou e, enfim, casou. A união já dura seis anos e Jacyara garante que a paixão ainda é grande. 

» Rubenita e João Ivson

Em 2012, a auxiliar administrativa Rubenita Lima voltava da faculdade para casa em um ônibus da linha Jardim São Paulo/Afogados e notou a presença de um conhecido de um dos seus amigos. "Eu olhei para ele, ele olhou para mim e, na hora de descer do ônibus, vi que ele morava no mesmo residencial que eu", relembra, salientando que, na época, ficou surpresa com o fato de os dois serem vizinhos há muitos anos e só terem se visto pela primeira vez dentro do ônibus. 

Rubenita passou a conversar com o "desconhecido", que se chamava João Ivson, e os dois informaram um ao outro os perfis no Facebook. O tempo passou e, hoje em dia, os dois são casados. Rubenita está grávida de oito meses do primeiro filho do casal. 

» Tainná e Danyllo

Tainná e Danyllo estudavam na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pegavam, juntos, o ônibus que a Prefeitura de Vitória de Santo Antão (na Zona da Mata Norte) disponibiliza aos moradores da cidade que moram na capital. 

"A gente se via todos os dias nessa mesma parada. Mas só começou a se falar uns seis meses depois. Porque a gente tinha um amigo em comum, aí ele fez meio que uma apresentação rápida e ficamos os três conversando. Para conversamos a sós, demorou mais um tempo", disse Tainná, lembrando o dia em que falou pela primeira vez com o namorado.

A geógrafa recorda que, no início, achava Danyllo "estranho", pois ele usava a barba e o cabelo grandes. "Mas depois que eu o conheci, comecei a gostar dele, porque ele sempre foi muito gentil com todo mundo. Com o tempo, fiquei puxando conversa. Quem entrava primeiro no ônibus guardava o lugar do outro, já para ir conversando o caminho todo". 

Tainná lembra que o dia em que se declarou para Danyllo não foi dos mais românticos. "Eu bebi um pouco e perguntei se ele estava apaixonado por mim e ele disse que não. Fiquei chorando em uma praça da nossa cidade". Depois desse dia, a então estudante passou a se afastar de Danyllo. 

Demorou cerca de dois meses para que houvesse uma reaproximação entre os dois. "Eu não demonstrava o que eu sentia", disse Tainná, lembrando de forma bastante espontânea como iniciou o relacionamento dos dois. "Até que um dia ele é quem veio falar comigo, dizendo que estava apaixonado... Estamos há juntos há 2 anos e 8 meses".
Fonte: Jc Transito
Link:
http://noticias.ne10.uol.com.br/jc-transito/noticia/2015/06/12/historias-de-amor-dentro-dos-coletivos-do-recife-551535.php

FORRÓ DA CAPITÁ CHEVROLET HALL - ESQUEMA DE TRANSPORTE PRA ESTE EVENTO, QUE VAI RECEBER MAIS DE 40 MIL PESSOAS POR DIA.

GRANDE RECIFE ORGANIZA ESQUEMA DE ÔNIBUS PARA SÃO JOÃO DA CAPITÁ 2015




As festas em comemoração ao São João já iniciaram na Região Metropolitana do Recife. Já nesta sexta-feira (12), sábado (13) e domingo (14), o São João da Capitá 2015 embala os forrozeiros, no Chevrolet Hall, em Olinda.

Quem já garantiu o ingresso para a festa contará com um esquema especial de ônibus que o Grande Recife Consórcio organizou para auxiliar os usuários na ida para o evento e na volta para casa. Ao todo, 14 linhas terão esquema especial para a festa. Nos três dias de forró, 10 linhas serão reforçadas e realizarão 60 viagens a mais que em dias normais. 

Para facilitar o acesso ao Chevrolet Hall, oito linhas também terão seus itinerários alterados. A partir das 19h, no sentido Recife/Olinda, as linhas 050 – PE-15/Boa Viagem, 1913 – TI PE-15/TI Joana Bezerra, 1900 – TI PE-15, 1986 – Rio Doce/Derby, 1985 – Rio Doce (Bacurau), 1995 – Pau Amarelo (Bacurau), 1936 – Mirueira (Bacurau) e 1956 – Igarassu (Bacurau) farão o seguinte trajeto: …Av. Olinda, retorno sob do viaduto Luiz Delgado, Av. Agamenon Magalhães (Chevrolet Hall), retorno sob o viaduto do Tacaruna, Av. Olinda...
Na sexta-feira (12), primeiro dia do São João da Capitá, três linhas receberão um reforço de 11 viagens a mais para atender aos passageiros. Neste dia, os usuários contarão com um total de 91 veículos e 799 viagens. Já no sábado (13) serão oitos linhas reforçadas com 31 viagens a mais, totalizando 53 veículos e 580 viagens no dia. E para a madrugada do domingo (14) serão adicionadas 18 viagens à programação normal de sete linhas de bacurau, o que totaliza 86 viagens do sábado para o domingo.

Além das linhas reforçadas, os usuários também contarão com as 17 linhas que trafegam normalmente na Av. Agamenon Magalhães nas proximidades do Chevrolet Hall. 

Segue abaixo a lista das linhas que serão beneficiadas nos três dias: 

Reforço

Sexta-feira:

043 - Aeroporto/Tacaruna (Derby)
1950 - Eng. Maranguape/Varadouro
823 - Jardim Brasil II/Est.De Belém
Sábado:

043 - Aeroporto/Tacaruna (Derby)
1985 - Rio Doce (Bacurau)
1995 - Pau Amarelo (Bacurau)
846 - Águas Compridas (Bacurau)
827 - Jardim Brasil (Bacurau)
1936 - Mirueira (Bacurau)
1956 - Igarassu (Bacurau)
643 – Córrego do Jenipapo (Bacurau)
Domingo:

1985 - Rio Doce (Bacurau)
1995 - Pau Amarelo (Bacurau)
846 - Águas Compridas (Bacurau)
827 - Jardim Brasil (Bacurau)
1936 - Mirueira (Bacurau)
1956 - Igarassu (Bacurau)
643 – Córrego do Jenipapo (Bacurau)


Linhas que trafegam habitualmente pelo local:

972 – Bultrins
910 – Rio Doce/Piedade
982 – Conj. Beira Mar/Derby
821 – Jardim Brasil I (Cruz Cabugá)
823 – Jardim Brasil II (Cruz Cabugá)
1921 – Ouro Preto (Jatobá I)
1926 – Ouro Preto (Jatobá II)
1916 – Ouro Preto/Joana Bezerra
1977 – Paulista (Cond. Boa Vista)
1976 – TI Pelópidas (PCR) – BRT
1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto) - BRT
1909 –TI Pelópidas/TI Joana Bezerra
930 – Rio Doce (
Dois Irmãos)
1987 – Rio Doce (Príncipe)
2920 – Rio Doce/CDU
861 – TI Xambá/TI Joana Bezerra
820 – TI Xambá (Cabugá)


 Fonte: Grande Recife 

Link:http://www.granderecife.pe.gov.br/web/grande-recife/exibir_noticia?groupId=1726912&articleId=3210855&templateId=1731187





quinta-feira, 11 de junho de 2015

Mobilidade - Excesso de carros e infrações congestionam Avenida João de Barros diariamente

Reclamações sobre a João de Barros não são raras no Twitter @jctransito / Foto: @eriston_claudio/Twitter

Reclamações sobre a João de Barros não são raras no Twitter @jctransitoFoto: @eriston_claudio/Twitter
Quem passa pela Avenida João de Barros todos os dias já sabe: a via fica travada no fim da manhã, ao meio dia e no fim da tarde. É quase inevitável. Pelos aproximadamente dois quilômetros de extensão da João de Barros desde o Centro até a Zona Norte do Recife, com trechos em mão dupla e única, passam cerca de 30 mil veículos por dia. Está no limite. Mesmo assim, alguns motoristas ainda insistem em cometer infrações como estacionar em local proibido.

O economista Leonardo Almeida, 48 anos, também já sabe. Morador há 17 anos do prédio onde fica o cartório da Encruzilhada, local em que a João de Barros tem uma bifurcação e encontra a Rua Conselheiro Portela, ele até evita sair de casa de carro. "Tem ficado cada vez pior. São muitos carros na cidade", afirma.

É lá um dos pontos de engarrafamento. As áreas com mais problemas são nos cruzamentos com as avenidas Norte e Agamenon Magalhães. A via vai do Largo da Encruzilhada até a Rua do Príncipe.
No entanto, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) afirma, através da sua assessoria de imprensa, que a João de Barros "não é uma via congestionada no ponto de vista da velocidade média. O horário de pico é bastante restrito ao final da tarde e início da noite (17h30 às 19h30)."

Motoristas ignoram sinalização e estacionam em local proibido na Av. João de Barros (Foto: Amanda Miranda/JC Trânsito)

Além dos congestionamentos constantes, o economista reclama da imprudência de muitos motoristas. Há uma placa que proíbe estacionamento em frente ao prédio, mas a sinalização é ignorada diversas vezes. "Todo mundo diz que está esperando vaga, mas é mentira. É só a reportagem sair para eles descerem do carro e deixarem na calçada, assim. Quando eu vou ao Centro, onde não tem estacionamento, pego um ônibus. Por que simplesmente não podem fazer isso?", questiona, em tom de revolta.

Durante a entrevista, uma mulher parou um carro antes da placa e deixou o sinal de alerta ligado por aproximadamente dez minutos até desistir e sair. Outro motorista fez pior: parou uma caminhonete após a placa e lá ficou - fomos embora cerca de 15 minutos depois e o veículo continuava estacionado. Do outro lado da avenida, em frente a uma agência bancária, um carro fez o mesmo, mas depois encontrou uma vaga e parou no lugar adequado.

Cenas assim se repetem o dia inteiro. Se fossem pegos, os condutores poderiam ser multados de R$ 53,20 a R$ 127,69. "Não adianta falar, não tem fiscalização", afirma Leonardo.
A CTTU afirma, porém, que o monitoramento é feito por 12 agentes de trânsito em rondas feitas em motos e viaturas. Próximo ao prédio onde Leonardo vive, ficam uma dupla de agentes que, além de organizar o trânsito, são responsáveis pela fiscalização. Este ano, através de um trabalho para coibir o estacionamento irregular, foram feitos 50 mil registros de notificações nos grandes corredores do Recife, incluindo na João de Barros.

Trecho da avenida na Encruzilhada costuma ficar congestionada (Foto: Amanda Miranda/JC Trânsito)
O economista não é o único a reclamar sobre a falta de educação dos motoristas. O supervisor de regrigeração Valério Araújo, 56, sempre dirige na João de Barros e percebe o mesmo problema: muita gente falando ao celular enquanto está no trânsito. O Código de Trânsito Brasileiro prevê multa de R$ 85,13 para isso, mas a lei continua sendo desrespeitada - e sem punição. "Também tem a questão dos motoristas que estão saindo dos estacionamentos, travando as faixas para quem está atrás. E os ônibus param em fila dupla em todo lugar da cidade, mas aqui, em horários de pico, só piora a situação", acrescenta Valério, parado próximo à entrada da Rua da Hora.

Usuária constante de uma linha de ônibus que passa pela avenida, a Camaragibe (Príncipe), a auxiliar de departamento pessoal Mércia Bonina, 35, considera o trânsito terrível na João de Barros. "Não tenho nem ideia do que pode provocar esse engarrafamento todo. É sempre assim e não tem nem tanto sinal para atrapalhar", diz.
Pegar ônibus é desafio na Encruzilhada
Pegar ônibus é desafio na EncruzilhadaFoto: Amanda Miranda/NE10
A CTTU afirma que há um esgotamento viário na área. A João de Barros recebe veículos de diversas partes ao mesmo tempo, como da Avenida Agamenon Magalhães e da Rua do Espinheiro. Um estrangulamento de três para duas faixas também prejudica o trânsito.

A solução, para o órgão, está a longo prazo. Há, por exemplo a necessidade de obras, além do trabalho de engenharia de tráfego e da sinalização da via. Por enquanto, a Companhia afirma que os motoristas devem fugir da João de Barros, fazendo um roteiro diferente e evitando trafegar por ela no horário de pico da noite.

PEDESTRES - Atravessar a João de Barros na entrada da Conselheiro Portela é obstáculo para idosos e pessoas com mobilidade reduzida. As faixas de pedestre mais próximas são no cruzamento com a Rua do Espinheiro e com a Avenida Norte.

Deficientes sofrem aqui, diz Mércia
Deficientes sofrem aqui, diz MérciaFoto: Amanda Miranda/NE10
Quem opta pelo lugar sinalizado enfrenta calçadas esburacadas pelo caminho. Os outros se arriscam ou contam com a ajuda de figuras como André Gouveia, 35, porteiro que trabalha no local há oito anos e encontrou uma alternativa inusitada: coloca um cano de plástico na avenida para impedir a passagem dos carros enquanto os pedestres atravessam. "As autoridades deveriam encontrar uma solução para esse problema. É um risco de atropelamento muito grande", pede.

Pela assessoria de imprensa, a CTTU justificou que a João de Barros "possui sete semáforos, sendo dois exclusivos para pedestre. Todos eles estão sinalizados, a maioria com mais de duas faixas, quando localizado em cruzamento. A via está recebendo nova sinalização porque foi recapeada recentemente, porém inicialmente não há planos de implantação de novas faixas, porque não foi verificada a necessidade."

A professora Jucilene Lins, 60, moradora da João de Barros reclama ainda das calçadas. "É topada, é queda", diz. Os principais obstáculos são buracos, carros que ocupam o espaço dos pedestres e raízes de árvores. A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) afirma que a responsabilidade é dos proprietários dos imóveis, de acordo com a Lei Municipal nº 16.890/2003. Porém, quem deve fiscalizar é a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano.
fonte: JC Transito.link:http://noticias.ne10.uol.com.br/jc-transito/noticia/2015/06/11/excesso-de-carros-e-infracoes-congestionam-avenida-joao-de-barros-diariamente-551422.php

quarta-feira, 10 de junho de 2015

TI Joana Bezerra sera mesmo entregue este mês de junho de 2015, segundo foi informado pelo GRCT.



Inaugurado em 1994, o Terminal Integrado de Joana Bezerra é um dos principais terminais do Sistema Estrutural Integrado (SEI). Localizado próximo ao Viaduto João Paulo II, principal via entre as Zonas Norte e Sul do Recife, o terminal  possui 10 linhas e movimenta aproximadamente 40 mil usuários por dia.

Hoje no jornal do meio dia de Graça Araujo, ela comunicou, que a sec das Cidades deu um prazo de ate o fim do mês de junho, e acho que isso não procede pois falta muito, e ontem foi derrubado mas casas na frente do terminal, onde moradores invadirão o que já foi indenizado.

Em nota, o Grande Recife Consórcio, responsável pela administração do terminal disse que banheiros químicos foram colocados no local e que os problemas estruturais serão solucionados quando o novo terminal ficar pronto. Ainda em nota, o órgão disse que a inauguração está prevista para o fim do mês, mas pode ser adiada caso as chuvas se intensifiquem.

fonte:GRCT E TV JORNAL

Transporte - Falha provoca atrasos e transtornos no Metrô do Recife

Passageiro relatou ter ficado pelo menos meia hora em trem lotado que ficou parado na estação Ipiranga / Foto: @jgnx/Twitter
Passageiros da linha Centro do Metrô do Recife enfrentam atrasos, superlotação e transtornos na manhã desta quarta-feira (10). Um trem teve uma pane na estação Joana Bezerra, na área central, por volta das 7h15 e foi consertado 15 minutos depois, quando conseguiu seguir para a estação seguinte, Recife. Lá, teve outra falha.
Usuários que estavam em Joana Bezerra quando o trem foi evacuado prejudicaram ainda mais o transporte e se arriscando entre os trilhos para atravessar a estação, o que poderia ter sido feito pela própria plataforma. Quando isso acontece, por segurança, os outros trens também têm que parar.
Passageiros desceram da plataforma e se arriscaram pelos trilhos para atravessar a estação
Passageiros desceram da plataforma e se arriscaram pelos trilhos para atravessar a estaçãoFoto: Cassio Oliveira/Blog de Jamildo
Entre as duas estações, o trem foi muito abaixo da sua velocidade média, de 40 km/h, chegando a Recife só por volta das 7h45, quando quebrou novamente. Um mecânico foi acionado, porém, uma hora depois, o problema ainda não havia sido detectado e resolvido. A previsão era de que o sistema fosse normalizado por volta das 9h15.
Com o trem quebrado, uma via ficou interrompida e a outra teve que atender aos dois sentidos da linha Centro no horário de pico, quando circulam 16 trens normalmente. O intervalo médio é de cinco minutos, mas passou para 15 minutos nesse período.
Pelo Twitter do @jctransito, internautas informaram que já estavam aguardando nas estações Ipiranga e Barro, na Zona Oeste, havia mais de meia hora. Cada trem leva aproximadamente dois mil passageiros e, por dia, essa linha, que tem os ramais Camaragibe e Jaboatão, atende 260 mil pessoas.
fonte> JC Transito.