segunda-feira, 20 de junho de 2016

Quarta perimetral está ameaçadaProjeto que transformaria o contorno Recife num corredor de ônibus pode não sair do papel por falta de verba e tubulação de gás que passa no local
Trecho da BR-101, na tem grande movimento de veículos
O projeto de transformação do contorno Recife da BR-101 - área urbana que vai de Jaboatão dos Guararapes a Abreu e Lima - no corredor de ônibus da quarta perimetral, nos moldes do BRT, está suspenso. Para sair do papel, a obra depende, além do envio de verbas do governo federal, da realocação de uma tubulação da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) que passa pelo local. O trecho do contorno Recife da BR-101, a quarta perimetral, tem indicação para ter um corredor exclusivo de transporte público desde a década de 1970. A última revisão do Plano Diretor de Transporte Urbano da Região Metropolitana do Recife (PDTU-RMR), de 2008, confirmava a quarta perimetral.

Segundo o engenheiro Sidclei Magalhães, mestre em pavimentos, a tubulação não impede a construção de um corredor de BRT por questões de profundidade, mas bloquearia o acesso ao gasoduto, que tem 6 km de extensão, para serviços de manutenção. “A solução é mudar o lugar. Quando foi autorizada a instalação da tubulação, não devia existir um projeto concreto de transformação da BR-101 em corredor”, afirmou. De acordo com o engenheiro, em 2011, quando o primeiro projeto executivo para a requalificação da rodovia foi feito, a tubulação já existia.

O professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Oswaldo Lima Neto, doutor em mobilidade urbana, ressaltou a importância da quarta perimetral, afirmando que, pela BR-101, passam muitos veículos de transporte público. “(O contorno Recife) é bastante importante porque tem os terminais da Macaxeira, do Barro e de Abreu e Lima. É uma rodovia que articula o SEI”, disse. A suspensão do projeto, porém, não causa espanto no especialista. “Nessa atual conjuntura, com tantas obras paradas, é muito difícil acreditar que esse projeto irá para frente agora”, disse.

Sobre a suspensão do projeto e o impasse com a tubulação da Copergás, a Secretaria Executiva de Mobilidade da Secretaria das Cidades respondeu que, em parceria com a companhia de gás, elaborou projeto para a relocação da tubulação localizada na BR-101. “No entanto, como não houve confirmação de recursos do governo federal para a totalidade da obra de implantação do corredor de veículos do tipo BRT na rodovia, o projeto foi suspenso até essa definição”, informou.

Ainda de acordo com o órgão, “se o governo federal não enviar o recurso para a realocação do gasoduto da Copergás, ele continuará no mesmo local. O projeto está suspenso, mas não descartado. Na ocasião, será relocada a tubulação para transformá-la (a BR-101) em corredor de transporte coletivo.”

Já a Copergás informou que “os projetos de expansão da rede de gasodutos são compartilhados com os demais projetos de infraestrutura dos municípios. Nenhum empreendimento da Copergás é impeditivo a qualquer obra, já que os dutos são adaptáveis às configurações das áreas urbanas.” A companhia de gás ressaltou que “os projetos da Copergás são previamente licenciados e aprovados pelos órgãos da Prefeitura do Recife, com anuência prévia da Emlurb e o devido processo de licenciamento nas regionais do Controle Urbano”.

Entenda

Contorno Recife
  • 30,7 km entre Jaboatão dos Guararapes e Abreu e Lima
  • 36 mil a 58 mil veículos por dia é o volume médio diário de tráfego
  • 34 linhas de ônibus passam pela rodovia federal nesse trecho
  • 286 ônibus formam a frota
  • 2,7 mil é a quantidade de viagens por dia que os coletivos fazem na BR
  • 132 mil passageiros passam diariamente pela rodovia
Requalificação da quarta perimetral

A requalificação da rodovia federal seria feita nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Recife, Paulista e Abreu e Lima (contorno Recife)

Orçada inicialmente em R$ 806 milhões para serviços de capinação; remoção das placas de concreto e do asfalto e revestimento do acostamento

Etapas futuras estavam previstas para:
  • Passarelas
  • Viadutos
  • Pontes
  • Elevados
Construção de 38 estações de embarque e desembarque no canteiro central

Previsão também de reconstrução do Terminal da Macaxeira e o alargamento e recuperação das pontes sobre os rios Paratibe e Capibaribe.
Contorno nunca foi requalificado

Desde quando a BR-101 foi duplicada, em 1979, a área urbana do contorno Recife da rodovia nunca passou por um trabalho de requalificação. Em outubro de 2013, acreditava-se que a transformação da estrada em um corredor de ônibus finalmente sairia do papel. O governo do estado chegou a assinar a ordem de serviço para a implantação do corredor da quarta perimetral, nos moldes do BRT. No entanto, nenhuma etapa da requalificação saiu do papel. Um trecho de 30,7 km, entre Jaboatão dos Guararapes e Abreu e Lima, receberia as intervenções. A obra foi orçada em R$ 806 milhões e seria dividida em quatro etapas. A primeira fase deveria ter sido entregue até outubro de 2015.


Em 2013, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) aprovou o projeto. Na época, o órgão informou que o projeto previa “a reabilitação do pavimento, melhoramento, adequação da capacidade e segurança rodoviária e implantação do sistema de transporte rápido de ônibus (TRO/BRT), tendo como interveniente executora a Secretaria das Cidades de Pernambuco”.

A requalificação da rodovia federal seria o primeiro passo para a implantação de um futuro corredor de BRT, no trecho que passa pelos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Recife, Paulista e Abreu e Lima, também conhecido como contorno Recife. Atualmente, de acordo com o Grande Recife Consórcio de Transportes, 132 mil usuários de ônibus passam diariamente pela rodovia. Pela BR-101, passam 286 coletivos de 34 linhas. Juntos, eles fazem 2,7 mil viagens diárias. 

O projeto do corredor da quarta perimetral contemplava serviços de capinação; remoção de placas de concreto; construção de 38 estações de embarque e desembarque no canteiro central, passarelas, viadutos, pontes e elevados. Estavam previstos ainda a reconstrução do Terminal Integrado da Macaxeira e o alargamento e recuperação das pontes sobre os rios Paratibe e Capibaribe.


Fontes: Secretaria das Cidades e Grande Recife Consórcio de Transportes
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TRANSPORTE RECIFE DIA A DIA

TI Abreu e Lima começa a operar e altera linhas no Grande Recife

Seis terminais da Região Metropolitana são afetados pelo início da operação
Terminal deveria ter sido inaugurado para a Copa do Mundo de 2014.

Do G1 PE
Novo Terminal Integrado de Abreu e Lima entrou em operação neste sábado (18) (Foto: Danielle Fonseca/TV Globo)Novo Terminal Integrado de Abreu e Lima entrou em operação neste sábado (18)
(Foto: Danielle Fonseca/TV Globo)
O Terminal Integrado (TI) de Abreu e Lima, no Grande Recife, entrou em operação na manhã deste sábado (18), ocasionando mudanças em linhas que passam por seis outros terminais da Região Metropolitana. Orientadores e placas auxiliam os passageiros a se localizarem no novo terminal. O primeiro dia foi de movimento tranquilo, mas de desconfiança da população.
O recuperador de pneus Genivaldo Alexandre da Silva gostou do novo terminal, mas era um dos que estavam descrentes de ver melhorias reais no transporte. "Hoje está bom, quero ver na segunda-feira com todo mundo", apontou Silva. Apesar dos orientadores e placas, alguns passageiros sentiram dificuldades de se localizar e não gostaram da organização. "Aqui tem uma fila para duas linhas, isso dificulta a vida das pessoas", acredita o estudante Adriano Lima.
Teminal Integrado de Abreu e Lima começou a funcionar neste sábado (18) (Foto: Danielle Fonseca/TV Globo)Novo terminal causa desconfianças na população
(Foto: Danielle Fonseca/TV Globo)
Para algumas pessoas, o trajeto para casa ficou mais longo devido ao novo terminal. "Para mim, ficou pior, tive que fazer um retorno maior. Não é vantagem nenhuma", afirmou o servidor público Maciel de Andrade. "Eu vim do TI Pelópidas para Caetés II, antes podia ir direto. Agora preciso parar nesse terminal", reclama o estudante Gabriel Costa.
Localizado às margens da BR-101, o TI começa a funcionar com 11 linhas de ônibus e 58 veículos, realizando 724 viagens por dia.  O espaço conta com seis linhas transportando os usuários do subúrbio para o terminal; duas interterminais, que ligam Abreu e Lima aos TIs Igarassu, Pelópidas; uma perimetral, que liga o novo TI ao Terminal Integrado Macaxeira; além de duas linhas troncais de BRT, que levam os passageiros até o Centro do Recife. Os passageiros também vão poder acessar a estação de BRT Abreu e Lima através de uma passarela.
A linha Abreu e Lima/Olinda passa a ser TI PE-15 (Circular), atendendo ao Varadouro, Pan Nordestina, Carmo, Av. Getúlio Vargas, indo até a Praça Pedro Jorge, em Casa Caiada. No sentido subúrbio/terminal, esta linha também atenderá a Av. Carlos de Lima Cavalcanti e Bultrins. A linha Rio Doce/Derby passa a ser TI Rio Doce/TI PE-15.
Placa e orientadores auxiliam os passageiros a encontrarem as novas linhas (Foto: Danielle Fonseca/TV Globo)Placas e orientadores auxiliam os passageiros a encontrarem as novas linhas (Foto: Danielle Fonseca/TV Globo)
Os passageiros que utilizam o TI Macaxeira ganham ligação direta com Abreu e Lima através linha perimetral 901 – TI Abreu e Lima/TI Macaxeira, em substituição da linha 901 – Caetés/Macaxeira, que deixará de operar. A nova linha vai operar com tarifa A (R$2,80) e vai atender a demanda da 901 anterior, que operava com tarifa B (R$3,85). 
Outra novidade é a ligação do TI PE-15 com o TI Xambá. A linha TI Xambá/Rio Doce (II Perimetral) passa a ser TI Xambá/TI PE-15, sendo que os passageiros do Xambá continuam com outras duas opções de deslocamentos diretos para Rio Doce através das TI Xambá/Rio Doce (Av. Getúlio Vargas) e TI Xambá/Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcanti).
A linha Costa Azul passa a ser alimentadora do TI Pelópidas e a se chamar Costa Azul/TI Pelópidas, enquanto a TI Igarassu/TI Pelópidas migra para o TI Abreu e Lima e muda sua nomenclatura para TI Igarassu/TI Abreu e Lima. Esta linha atenderá os usuários que estiverem nas paradas da BR-101 e que não são atendidos pelas estações de BRT.

Confira como ficam as linhas com o novo terminal:
Em abril, o TI de Abreu e Lima foi alvo de uma reportagem especial feita pelo G1.Na época, o espaço mais parecia um terreno abandonado. O TI devia ter sido inaugurado na Copa do Mundo de 2014. O novo terminal possui 3.639 m² de área construída e estrutura com lanchonete, bilheteria, sala de administração, guarita e ilha de despachante, além de piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida) e mecanismo antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões.
» Linhas do TI Abreu e Lima:
1912 – Caetés I/ TI Abreu e Lima
1917 – Caetés II/TI Abreu e Lima
1998 – Caetés III/TI Abreu e Lima
1984 – Loteamento Bonfim/TI Abreu e Lima
1988 – Desterro/ TI Abreu e Lima
1989 – Loteamento Planalto/TI Abreu e Lima

Interterminal
1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima
1933 – TI Abreu e Lima/TI Pelópidas

Perimetral
901 – TI Abreu e Lima/ TI Macaxeira
Troncais
1962 – TI Abreu e Lima (PCR) – BRT
1961 – TI Abreu e Lima (Dantas Barreto) – BRT

» Terminal Integrado PE-15
1923 – Cidade Tabajara/TI PE-15
1986 – TI Rio Doce/TI PE-15
883 – TI Xambá/TI PE-15
1940 – TI PE-15 (Circular)
50 – TI PE-15/Boa Viagem (PCR)
1913 – TI PE-15/TI Joana Bezerra
914 – TI PE-15/TI Afogados
1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto) - BRT
1900 – TI PE-15 (PCR) - BRT
1970 –TI Pelópidas/ TI PE-15 - BRT

» Terminal Integrado Pelópidas Silveira
1922 – Pau Amarelo/TI Pelopidas
1937 – Nobre/TI Pelópidas
1944 – Loteamento Conceição/TI Pelópidas
1945 – Jaguarana (Alameda)/TI Pelópidas
1934 – Arthur Lundgren I/TI Pelópidas
1941 – Arthur Lundgren II/ TI Pelópidas
1952 – Maranguape I/TI Pelópidas
1953 – Maranguape II/ TI Pelópidas
1955 – Engenho Maranguape/TI Pelópidas
1931 – Jardim Paulista Baixo/TI Pelópidas
1932 – Jardim Paulista Alto/TI Pelópidas
1935 – Paratibe/TI Pelópidas
1943 – Mirueira/TI Pelópidas
1958 – Costa Azul/TI Pelópidas
1970 –TI Pelópidas/TI PE-15 – BRT
1933 – TI Abreu e Lima/TI Pelópidas
1906 – TI Pelópidas/TI Macaxeira
1909 – TI Pelópidas/TI Joana Bezerra
1976 – TI Pelópidas (PCR) - BRT
1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto) - BRT

» Terminal Integrado Igarassu
1903 – Araçoiaba/TI Igarassu
1968 – Ilha de Itamaracá/TI Igarassu
1969 – Itapissuma/TI Igarassu
1918 – TI Igarassu (Circular)
1964 – TI Igarassu/TI Macaxeira
1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima
1946 – TI Igarassu (PCR) – BRT
1967 – TI Igarassu (Dantas Barreto)

» Terminal Integrado Rio Doce
1987 – Rio Doce (Príncipe)
2920 – Rio Doce/CDU
1986 – TI Rio Doce/TI PE-15
1966 – Rio Doce (Circular)
1981 – Rio Doce (Cde. Boa Vista)
1983 – Rio Doce (Princesa Isabel)
930 – Rio Doce/ Dois Irmãos
910 – Piedade/Rio Doce

Outras informações podem ser obtidas pela Central de Atendimento ao Cliente (0800.081.0158) ou acessar o 

TRANSPORTE PUBLICO E ASSALTOS NO RECIFE

Homens disfarçados de rodoviários assaltam garagem no Recife

Ação contra empresa Metropolitana foi na madrugada desta segunda.
Segundo testemunhas, trio furtou arma de vigilante e rendeu funcionários.

Do G1 PE
Disfarçados, assaltantes pegaram carona e entraram na garagem da empresa (Foto: Danilo César/TV Globo)Disfarçados, assaltantes pegaram carona e entraram na garagem da empresa (Foto: Danilo César/TV Globo)
Três homens disfarçados de rodoviários assaltaram a garagem da empresa Metropolitana, uma das operadoras do transporte público no Grande Recife, no bairro de Jardim Uchoa, Zona Oeste da capital pernambucana. A ocorrência foi registrada durante a madrugada desta segunda-feira (20).

Segundo funcionários da companhia, os homens estavam vestidos com a farda utilizada por motoristas e cobradores e pegaram carona com um veículo da empresa. Quando o coletivo chegou à garagem onde os ônibus ficam guardados, o trio teria furtado a arma do vigilante e rendido os funcionários que
 ba mais

A Metropolitana é responsável pela operação de 52 linhas no Grande Recife, abrangendo, principalmente, uma área que liga o Centro da capital à Zona Oeste e à cidade de Camaragibe. A empresa conta com uma frota de 346 coletivos, que estão em circulação, e tem 1.583 funcionários, sendo responsável por 4.076 viagens nos dias úteis. A operadora contabiliza cerca de 202 mil passageiros por dia.

domingo, 19 de junho de 2016

ARRASTOES DEIXA FUNCIONARIOS ACUADOS E SEM SEUS CELL E DINHEIRO ROUBADO PELOS BANDIDOS.


Foto:jailson silva

O deslocamento de ônibus ao longo da PE-15 tem sido marcado pela sensação de insegurança. De acordo com o Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco, nove estações de BRT entre a entrada de Olinda e o terminal Pelópidas Silveira, em Paulista, foram alvos de assalto entre as 9h e as 10h deste sábado. Oito homens teriam chegado às estações em dois carros. "Pertences dos funcionários que trabalham nas estações e dos passageiros foram roubados. Os ladrões foram violentos, deram empurrões e um dos funcionários foi chutado. Isso tem acontecido com frequência. Estamos a caminho da Central de Flagrantes para prestar queixa. Estamos chegando a 84 assaltos no mês de junho e, até agora, nada foi feito", afirma o assessor de imprensa da entidade, Genildo Pereira. 

Segundo o sindicato, nesta semana, quatro estações do BRT já haviam sido assaltadas. Em uma delas, no bairro dos Bultrins, um dos seguranças chegou a ser amarrado. Os equipamentos usados para recarregar os bilhetes também foram levados
Fonte: Sindicato e texto DP

quinta-feira, 16 de junho de 2016

INAUGURAÇÃO - TI Abreu e Lima entrará em operação neste fim de semana, movimentando cerca de 160 mil passageiros no 6 terminais, que vai haver auterações, e com uma estimativa de 40 mil usuários dia.

Os usuários do transporte público da Região Metropolitana do Recife ganham, a partir deste sábado (18), mais um equipamento do Sistema Estrutural Integrado (SEI). O Terminal Integrado Abreu e Lima, localizado às margens da BR-101, inicia sua operação com a expectativa de atender 40 mil pessoas por dia. 
Orçado em R$ 15,4 milhões, o TI Abreu e Lima possui 3.639 m² de área construída, com três plataformas de embarque e desembarque, lanchonete, bilheteria, sala de administração, guarita e ilha de despachante. Além disso, o Terminal possui piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida) e mecanismo antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões. O equipamento foi projetado dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e oferece uma estrutura moderna e funcional.
O TI inicia operação com 11 linhas de ônibus e 58 veículos, realizando 724 viagens por dia. Entre as linhas, serão seis alimentadoras, que transportam os usuários do subúrbio para o terminal; duas interterminais, que ligarão Abreu e Lima aos TIs Igarassu, Pelópidas; uma perimetral que ligará o novo TI ao Terminal Integrado Macaxeira e duas linhas troncais de BRT, que levarão os passageiros até o Centro. Os usuários também terão integração física através de passarelas com a estação de BRT Abreu e Lima. 
O início da operação do TI Abreu e Lima será a maior operação da história do Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR, visto que irá impactar em mudanças operacionais em mais seis Terminais Integrados: PE-15, Pelópidas Silveira, Igarassu, Macaxeira, Xambá e Rio Doce.
No TI PE-15, as linhas alimentadoras 1931 – Jardim Paulista Baixo/TI PE-15; 1932 – Jardim Paulista Alto/TI PE-15; 1934 – Arthur Lundgreen I/TI PE-15; 1935 – Paratibe/TI PE-15; 1941 – Arthur Lundgreen II/TI PE-15 e 1943 – Mirueira/TI PE-15 serão transferidas para o Terminal Pelópidas Silveira, o que resultará no ganho no tempo de viagem e na redução de 8km no deslocamento dessas linhas, beneficiando 12 mil pessoas. Com a saída dessas linhas, o TI PE-15 passa a contar apenas com uma linha alimentadora, a 1923 – Cidade Tabajara/TI PE-15. Outra novidade será a ligação do TI PE-15 com o TI Xambá, com a alteração da linha 883 – TI Xambá/Rio Doce (II Perimetral) para 883 – TI Xambá/TI PE-15. Os usuários do TI Xambá continuarão com outras duas opções de deslocamentos diretos para Rio Doce através das linhas 881 – TI Xambá/Rio Doce (Av. Getúlio Vargas) e 882 – TI Xambá/Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcanti). 
Para poder receber as seis linhas alimentadoras vindas do TI PE-15, o Terminal Integrado Pelópidas Silveira também terá alterações. As seis linhas alimentadoras 1912 – Caetés I/TI Pelópidas, 1917 – Caetés II/TI Pelópidas, 1998 – Caetés III/TI Pelópidas, 1984 – Loteamento Bonfim/TI Pelópidas, 1988 – Desterro/TI Pelópidas e 1989 – Loteamento Planalto/TI Pelópidas, que atualmente operam no TI Pelópidas Silveira, serão transferidas para o TI Abreu e Lima e passam a ser alimentadoras deste terminal. Essa mudança significa a redução de 7km no deslocamento das linhas para o Terminal, resultando também na diminuição do tempo de viagem para o usuário. 
O litoral do município de Paulista também ganhará ligação direta com um Terminal Integrado. A linha 1958 – Costa Azul se tornará alimentadora do TI Pelópidas e passa a se chamar 1958 – Costa Azul/TI Pelópidas. A linha 1905 – TI Igarassu/TI Pelópidas será migrada para o TI Abreu e Lima e mudará sua nomenclatura para 1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima. Esta linha atenderá os usuários que estiverem nas paradas da BR-101 e que não são atendidos pelas estações de BRT. 
O início da operação do TI Abreu e Lima também irá possibilitar a ligação da orla de Olinda ao SEI. A linha 1940 – Abreu e Lima/Olinda será transformada na 1940 – TI PE-15 (Circular), atendendo ao Varadouro, Pan Nordestina, Carmo, Av. Getúlio Vargas, indo até a Praça Pedro Jorge, em Casa Caiada. No sentido subúrbio/terminal, esta linha também atenderá a Av. Carlos de Lima Cavalcanti e Bultrins. Outro benefício à população será a integração do Terminal Rio Doce ao SEI, com a mudança da 1986 – Rio Doce/Derby para 1986 – TI Rio Doce/TI PE-15, possibilitando mais deslocamentos aos usuários da região.
Os usuários do TI Macaxeira também ganharão ligação com o novo equipamento da Zona Norte da RMR. Será criada a linha perimetral 901 – TI Abreu e Lima/TI Macaxeira em substituição da linha 901 – Caetés/Macaxeira, que deixará de operar. A nova linha irá operar com tarifa A (R$2,80) e vai atender a demanda da 901 anterior, que operava com tarifa B (R$3,85).   
Com a inauguração deste terminal e a inclusão do Rio Doce no SEI, o sistema passa a contar com um total de 24 TIs em operação, são eles: Aeroporto, Afogados, Barro, Cabo, Cajueiro Seco, Camaragibe, Cavaleiro, Caxangá, Igarassu, Jaboatão, Joana Bezerra, Macaxeira, PE-15, Pelópidas Silveira, Recife, Tancredo Neves, TIP, Xambá, Largo da Paz, Prazeres, Santa Luzia, Cosme e Damião, Rio Doce e Abreu e Lima. Com isso, mais usuários terão direito a utilizar o sistema pagando apenas uma passagem para se locomover na RMR, por sentido. 
LINHAS DO TI ABREU E LIMA:
Alimentadoras
1912 – Caetés I/ TI Abreu e Lima
1917 – Caetés II/TI Abreu e Lima
1998 – Caetés III/TI Abreu e Lima
1984 – Loteamento Bonfim/TI Abreu e Lima
1988 – Desterro/ TI Abreu e Lima
1989 – Loteamento Planalto/TI Abreu e Lima
Interterminal
1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima
1933 – TI Abreu e Lima/TI Pelópidas
Perimetral
901 – TI Abreu e Lima/ TI Macaxeira
Troncais
1962 – TI Abreu e Lima (PCR) – BRT
1961 – TI Abreu e Lima (Dantas Barreto) – BRT
Confira também como ficará a rede dos demais Terminais Integrados com a inauguração do TI Abreu e Lima: 
Terminal Integrado PE-15
1923 – Cidade Tabajara/TI PE-15
1986 – TI Rio Doce/TI PE-15
883 – TI Xambá/TI PE-15 
1940 – TI PE-15 (Circular)
50 – TI PE-15/Boa Viagem 
1913 – TI PE-15/TI Joana Bezerra
914 – TI PE-15/TI Afogados
1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto) - BRT
1900 – TI PE-15 (PCR) - BRT
1970 –TI Pelópidas/ TI PE-15 - BRT
Terminal Integrado Pelópidas Silveira
1922 – Pau Amarelo/TI Pelopidas
1937 – Nobre/TI Pelópidas
1944 – Loteamento Conceição/TI Pelópidas
1945 – Jaguarana (Alameda)/TI Pelópidas
1934 – Arthur Lundgren I/TI Pelópidas
1941 – Arthur Lundgren II/ TI Pelópidas
1952 – Maranguape I/TI Pelópidas
1953 – Maranguape II/ TI Pelópidas
1955 – Engenho Maranguape/TI Pelópidas
1931 – Jardim Paulista Baixo/TI Pelópidas
1932 – Jardim Paulista Alto/TI Pelópidas
1935 – Paratibe/TI Pelópidas
1943 – Mirueira/TI Pelópidas
1958 – Costa Azul/TI Pelópidas
1970 –TI Pelópidas/TI PE-15 – BRT
1933 – TI Abreu e Lima/TI Pelópidas
1906 – TI Pelópidas/TI Macaxeira
1909 – TI Pelópidas/TI Joana Bezerra
1977 – TI Pelópidas (Conde da Boa Vista)
1976 – TI Pelópidas (PCR) - BRT
1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto) - BRT
Terminal Integrado Igarassu
1903 – Araçoiaba/TI Igarassu
1968 – Ilha de Itamaracá/TI Igarassu
1969 – Itapissuma/TI Igarassu
1918 – TI Igarassu (Circular)
1964 – TI Igarassu/TI Macaxeira
1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima
1946 – TI Igarassu (PCR) – BRT
1967 – TI Igarassu (Dantas Barreto) 
Terminal Integrado Rio Doce
1987 – Rio Doce (Príncipe)
2920 – Rio Doce/CDU
1986 – TI Rio Doce/TI PE-15
1966 – Rio Doce (Circular)
1981 – Rio Doce (Cde. Boa Vista)
1983 – Rio Doce (Princesa Isabel)
930 – Rio Doce/ Dois Irmãos
910 – Piedade/Rio Doce
1978 – Loteamento Conceição/Rio Doce  (PE-22)
1960 – Maria Farinha/Casa Caiada
1929 – Alameda Paulista/Rio Doce (Maranguape I)
Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.081.0158) ou acessar o site: www.granderecife.pe.gov.br.




A inauguração simbólica foi realizado hoje na manhã desta quinta 16/06/16 ,com a presença do governador Paulo Câmara e as operações será no sábado 18/06/16.

veja abaixo o gráfico do jc e do blog de Olho no Trânsito:


Fonte: BLOG GRMPE
 site Marca Grande Recife

INAUGURAÇÃO DE ABREU E LIMA VAI AGITAR A BUSOLOGIA EM PERNAMBUCO E O CLUB DOS BUSOLOGOS PE, CONVOCA OS VOLUNTÁRIOS DA BUSOLOGIA PRA ATUAR, NO TI ABREU ORIENTANDO OS USUÁRIO A ENTENDER AS MUDANÇAS E FAÇA VOCÊ BUSOLOGO PERNAMBUCANO A SUA AÇÃO DE CIDADÃO ATUANTE E DE GENTILEZA.

arte Cortesia via whatsapp do Busologo Robson Oliveira
           
                  AÇÃO DO BLOG GRANDE RECIFE MOBILIDADE PE

quarta-feira, 15 de junho de 2016

BRT - ESTAÇÃO DO COMPLEXO DE SALGADINHO SERÁ ENTREGA AMANHÃ DIA 18/06/16 VESPERA DA ENTREGA DE ABREU E LIMA;




A estação Complexo de Salgadinho, em Olinda, que integra o corredor Norte-Sul, deve começar a funcionar nesta sexta feira 18/06/16, beneficiando cerca de 150 mil usuários. Faltando agora uma  passarelas para pedestres na rodovia PE-15( Ouro Preto), principal artéria do percurso.
Os anúncioserá feito ainda hoje no site GRCT, e durante encontro promovido pelo Grupo de Líderes Empresarias de Pernambuco (Lide-PE). Com a entrada de funcionamento doTerminal Integrado de Abreu e Lima, construído ao custo de R$ 15,5 milhões. 
No corredor Norte-Sul, 24 das 26 estações previstas já se encontram em funcionamento. A plataforma São Francisco de Assis, na altura do bairro de Torres Galvão, em Paulista, está entre as que seguem paradas. O mesmo acontece com a passarela que possibilitaria o embarque e desembarque dos passageiros.
“Ainda temos que seguir a pé na ida e volta do trabalho. À noite, este percurso é bastante inseguro”, lamentou o professor Eduardo Souza, 45 anos, que aguarda com ansiedade pela operação. O elevado na estação Peixe Agulha, em Ouro Preto, também espera por continuidade.
Já no Leste-Oeste, 27 estações estão programadas, mas apenas 15 em operação. A causa do atraso, conforme a Secretaria das Cidades, foi a rescisão de contrato com a construtora Mendes Júnior. O trabalho de reavaliação dos prejuízos, com custo de R$ 350 mil, deve terminar neste mês.
A previsão é de que uma nova licitação seja aberta até maio. Os terminais 3 e 4 da Perimetral, o de Santa Luzia e Joana Bezerra, também aguardam por conclusão.
fonte: CONORTE reportagem blog GRMPE

Duas pessoas ficam feridas em tiroteio durante assalto a ônibus

Ação criminosa ocorreu na madrugada de quarta (15), na Avenida Caxangá.
Segundo PM, assaltante foi baleado e um passageiro acabou esfaqueado.


Ricardo NovelinoDo G1 PE
Tentativa de assalto aconteceu dentro de ônibus que fazia a linha Barro/Macaxeira, no Recife (Foto: Divulgação/ Polícia Militar)SDS revela aumento de 42% no número de assaltos a ônibus no Grande Recife 
(Foto: Divulgação/ Polícia Militar)
Duas pessoas ficaram feridas em um tiroteio durante um assalto a ônibus ocorrido na Avenida Caxangá, no Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, na madrugada desta quarta-feira (15). De acordo com a Polícia Militar, um dos assaltantes foi baleado e está preso sob custódia em uma unidade de saúde da capital pernambucana.  E um passageiro acabou levando uma facada de um dos ladrões. Os dois feridos estão internados no Hospital Getúlio Vargas (HGV), na mesma região da cidade. 
Depois do tiroteio, a polícia coinseguiu prender duas mulheres que participaram da ação. As duas estavam com uma faca, dinheiro em espécie e relógios, frutos de roubos praticados antes do confronto. As suspeitas e o rapaz baleado foram autuados em flagrante. Um acusado ainda encontra-se foragido.
A PM informou que a ação criminosa foi praticada em um veículo da empresa CRT. O coletivo fazia na linha CDU/ Várzea. Dois ladrões anunciaram a investida. O motorista viu, pelo espelho retrovisor, que um carro da PM seguia logo atrás. Era uma viatura do Programa Patrulha no Bairro.
Para chamar a atenção dos ocupantes da viatura da PM, o condutor do ônibus fez uma manobra brusca e colocou o ônibus  praticamente atravessado na pista. Os PMs determinaram que o os suspeitos deixassem o coletivo, mas eles não obedeceram. Um dos ladrões, então, passou a atirar.  A corporação informa  que os policias foram obrigados a reagir.
De janeiro a  maio deste ano, o estado contabilizou 451 crimes. Isso representa um incremento de 42% em relação ao mesmo período do ano passado.
O Recife é o líder no ranking de ações criminosas registradas, com 51% do total de notificações oficiais. Foram, ao todo, 213 ocorrências. Uma média de 43 casos por mês.
Esses dados foram apresentados em audiência da Frente Parlamentar de Trânsito e Transporte da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na segunda-feira (13) e publicados no Diário Oficial de Pernambuco de terça-feira (14).  No encontro o titular da SDS, Alessandro Carvalho, mostrou mais estatísticas sobre os roubos e furtos a coletivos.
De acordo com dados da SDS, 47% das ocorrências foram registradas às quartas-feiras, sábados e domingos. E 63% dos crimes aconteceram à noite, sendo 30% das 18h às 23h.
Durante a audiência, o Grande Recife Consórcio, responsável pelo gerenciamento do transporte na Região Metropolitana, também apresentou dados fornecidos pelas empresas. No mesmo período, as transportadoras comunicaram 661 assaltos. Ou seja, 210 registros a mais.
Segundo estatísticas dos empresários, a BR-101 Sul é uma das áreas mais perigosas. Ela concentrou 10% dos casos. As rodovias federais que cortam o Grande Recife figuram como principais áreas de crimes. Ao todo, 22% dos crimes aconteceram nas estradas, de acordo com o Grande Recife.
A Avenida Agamenon Magalhães aparece em segundo, com 6,8%. A lista também aponta muitos crimes nas Avenidas Recife, na Zona Oeste, e Herculano Bandeira, na Zona Sul da capital. As outras áreas somadas, denominadas nas tabelas como “outros”, somaram 64%.

Em janeiro, foram realizadas 711 abordagens a coletivos. Esse número subiu para mais de 3.600 em maio. Nos cinco primeiros meses de 2016, 24 pessoas foram encaminhadas para as delegacias e seis armas de fogo acabaram apreendidas.
Medidas
Durante a audiência, a SDS apresentou ações questão sendo realizadas para enfrentar o problema.  Houve aumento no número de abordagens, sobretudo, à noite. A SDS também estuda a implantação de botão de pânico, sistema de rastreamento ligado ao Grande Recife Consórcio, além de  melhoria na qualidade das câmeras de segurança dos coletivos. 
Pacto
Em maio de 2016, o governo estadual chegou a anunciar que faria um pacto com os donos das operadoras de ônibus do Grande Recife para combater o problema. Entre as ações que seriam discutidas, estavam a implantação de policiamento em dez corredores, retirada do dinheiro dos veículos e modernização das câmeras de monitoramento. Atualmente, mais de 1,8 milhão de pessoas utilizam os coletivos todos os dias.
Metrô do Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)Passageiro também se sente vulnerável no metrô
do Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)






Metrô
Os relatos não se restringem aos ônibus. Nos vagões do metrô, o passageiro também se vê cada vez mais vulnerável. A dona de casa Graziela Barbosa já teve o celular e a bolsa roubados. “Estava no metrô indo pra casa, aí de repente um cara chegou e disse assim: ‘Passa aí’. É horrível essa situação”, comenta.

 
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), responsável pela operacionalização e manutenção do metrô do Recife, disse que a segurança nas estações é feita por funcionários da empresa e por vigilantes terceirizados.

O órgão informou também que há um trabalho integrado com a Polícia Militar, principalmente nos dias de jogos de futebol, quando o policiamento é reforçado. No entanto, a CBTU reconheceu a necessidade de contratar mais funcionários e afirmou estar trabalhando para que isso aconteça desde 2014.
fonte: G1 portal da Globo

terça-feira, 14 de junho de 2016

TERMINAL INTEGRADO COSME E DAMIÃO TEM MUDANÇA DE LINHA

Para atender ao pedido da comunidade, o Grande Recife desmembrou a linha 2456 - TI Cosme e Damião (Circular) em duas. A primeira é a 2456 - TI Cosme e Damião/TI Camaragibe (Via Viana), ou seja, deixou de ter a nomenclatura “Circular” e passou a fazer o atendimento à comunidade de Viana. A segunda é a 2448 - Alto Santo Antônio/TI Camaragibe. Esta não integra no Terminal no Cosme e Damião. 
O Consórcio lembra que o Terminal Integrado Cosme e Damião permanece com duas linhas integrando ao equipamento, sendo elas as linhas 2459 – TI Cosme e Damião/TI Caxangá e 2456 – TI Cosme e Damião/TI Camaragibe (Via Viana).
Confira os itinerários das duas linhas que entraram em operação no dia 13:
2456 - TI Cosme e Damião/TI Camaragibe (Via Viana)
Terminal/Ponto de retorno: 
TI Cosme e Damião, Rua Arapongas, Rua Presidente Honônrio Hermeto, Rua Bernardin Ribeiro, Rua Tomaz Ferreira, Rua Barão de Cerro Largo, Rua Presidente Honônrio Hermeto, Rua Afonso Ferreira Maia, Rua Barão de Cerro Largo, Rua Tomaz Ferreira, Rua Presidente Honônrio Hermeto, Rua Fernão Lopes, Rua Arapongas, Rua do Sol, Rua Damião Pedro da Cruz, Rua do Sol, Rua Arapongas, Rua Santa Leopoldina, Rua Paran Correia, Rua Jacobina, Rua Oscar de Albuquerque, Avenida Belmino Correia, Rua Nova, Rua Luzia Alves, TI Camaragibe.
Ponto de retorno/Terminal:
TI Camaragibe, Rua Luzia Alves, Rua Antônio Felipe, Avenida Belmino Correia, Rua Oscar de Albuquerque, Rua Jacobina, Rua Paran Correia, Rua Santa Leopoldina, Rua Arapongas, Rua do Sol, Rua Damião Pedro da Cruz, Rua do Sol, Rua Arapongas, Rua Fernão Lopes, Rua Bernardin Ribeiro, Rua Tomaz Ferreira, Rua Barão de Cerro Largo, Rua Presidente Honônrio Hermeto, Rua Afonso Ferreira Maia, Rua Barão de Cerro Largo, Rua Tomaz Ferreira, Rua Arapongas, TI Cosme e Damião.
2448 - Alto Santo Antônio/TI Camaragibe
Terminal/Ponte de retorno:
Rua Deise de Araujo, Rua Getúlio Alves, Rua do Sol, Rua José Izidio, Rua Francisco P. C. de Araujo, Rua Tenente Arnaldo, Avenida Belmínio Correia, Rua Nova, Rua Luiza Alves, TI Camaragibe.
Ponto de retorno/Terminal:
TI Camaragibe, Rua Luiza Alves, Rua Antonio Felipe, Avenida Belmínio Correia, Rua José Izidio, Rua Deise de Araujo.
Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.
fonte: site 
Marca Grande Recife


LINHA 107 - CIRCULAR (CABUGÁ/PREFEITURA) TERÁ MUDANÇA DE ITINERÁRIO

A linha 107 – Circular (Cabugá/Prefeitura) terá mudança de itinerário a partir da próxima quinta-feira (16). A mudança de itinerário será no sentido Terminal/Ponto de retorno apenas nas viagens às 6h, 6h15, 6h30, 6h43, 06h56, 7h9, 7h22, 7h35, 7h48, 8h4, 8h20 e 8h40. A ação será realizada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte para melhorar o tráfego na localidade. A linha passará a realizar o retorno na Avenida Cruz Cabugá com a Avenida Norte (Contax).  
Confira abaixo o trajeto:
Terminal/Ponto de retorno:
Avenida Cruz Cabugá; Avenida Norte; Ponte do Limoeiro; Avenida Cais do Apolo; Cais da Alfandega, Ponte Doze de Setembro; Cais de Santa Rita; Terminal de Passageiros de Santa Rita; Cais de Santa Rita; Travessa do Forte; Rua de São José;  Rua da Concórdia; Rua Barão de Vitória; Rua Floriano Peixoto; Terminal Integrado do Recife .
Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.