segunda-feira, 20 de junho de 2016

TRANSPORTE RECIFE DIA A DIA

TI Abreu e Lima começa a operar e altera linhas no Grande Recife

Seis terminais da Região Metropolitana são afetados pelo início da operação
Terminal deveria ter sido inaugurado para a Copa do Mundo de 2014.

Do G1 PE
Novo Terminal Integrado de Abreu e Lima entrou em operação neste sábado (18) (Foto: Danielle Fonseca/TV Globo)Novo Terminal Integrado de Abreu e Lima entrou em operação neste sábado (18)
(Foto: Danielle Fonseca/TV Globo)
O Terminal Integrado (TI) de Abreu e Lima, no Grande Recife, entrou em operação na manhã deste sábado (18), ocasionando mudanças em linhas que passam por seis outros terminais da Região Metropolitana. Orientadores e placas auxiliam os passageiros a se localizarem no novo terminal. O primeiro dia foi de movimento tranquilo, mas de desconfiança da população.
O recuperador de pneus Genivaldo Alexandre da Silva gostou do novo terminal, mas era um dos que estavam descrentes de ver melhorias reais no transporte. "Hoje está bom, quero ver na segunda-feira com todo mundo", apontou Silva. Apesar dos orientadores e placas, alguns passageiros sentiram dificuldades de se localizar e não gostaram da organização. "Aqui tem uma fila para duas linhas, isso dificulta a vida das pessoas", acredita o estudante Adriano Lima.
Teminal Integrado de Abreu e Lima começou a funcionar neste sábado (18) (Foto: Danielle Fonseca/TV Globo)Novo terminal causa desconfianças na população
(Foto: Danielle Fonseca/TV Globo)
Para algumas pessoas, o trajeto para casa ficou mais longo devido ao novo terminal. "Para mim, ficou pior, tive que fazer um retorno maior. Não é vantagem nenhuma", afirmou o servidor público Maciel de Andrade. "Eu vim do TI Pelópidas para Caetés II, antes podia ir direto. Agora preciso parar nesse terminal", reclama o estudante Gabriel Costa.
Localizado às margens da BR-101, o TI começa a funcionar com 11 linhas de ônibus e 58 veículos, realizando 724 viagens por dia.  O espaço conta com seis linhas transportando os usuários do subúrbio para o terminal; duas interterminais, que ligam Abreu e Lima aos TIs Igarassu, Pelópidas; uma perimetral, que liga o novo TI ao Terminal Integrado Macaxeira; além de duas linhas troncais de BRT, que levam os passageiros até o Centro do Recife. Os passageiros também vão poder acessar a estação de BRT Abreu e Lima através de uma passarela.
A linha Abreu e Lima/Olinda passa a ser TI PE-15 (Circular), atendendo ao Varadouro, Pan Nordestina, Carmo, Av. Getúlio Vargas, indo até a Praça Pedro Jorge, em Casa Caiada. No sentido subúrbio/terminal, esta linha também atenderá a Av. Carlos de Lima Cavalcanti e Bultrins. A linha Rio Doce/Derby passa a ser TI Rio Doce/TI PE-15.
Placa e orientadores auxiliam os passageiros a encontrarem as novas linhas (Foto: Danielle Fonseca/TV Globo)Placas e orientadores auxiliam os passageiros a encontrarem as novas linhas (Foto: Danielle Fonseca/TV Globo)
Os passageiros que utilizam o TI Macaxeira ganham ligação direta com Abreu e Lima através linha perimetral 901 – TI Abreu e Lima/TI Macaxeira, em substituição da linha 901 – Caetés/Macaxeira, que deixará de operar. A nova linha vai operar com tarifa A (R$2,80) e vai atender a demanda da 901 anterior, que operava com tarifa B (R$3,85). 
Outra novidade é a ligação do TI PE-15 com o TI Xambá. A linha TI Xambá/Rio Doce (II Perimetral) passa a ser TI Xambá/TI PE-15, sendo que os passageiros do Xambá continuam com outras duas opções de deslocamentos diretos para Rio Doce através das TI Xambá/Rio Doce (Av. Getúlio Vargas) e TI Xambá/Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcanti).
A linha Costa Azul passa a ser alimentadora do TI Pelópidas e a se chamar Costa Azul/TI Pelópidas, enquanto a TI Igarassu/TI Pelópidas migra para o TI Abreu e Lima e muda sua nomenclatura para TI Igarassu/TI Abreu e Lima. Esta linha atenderá os usuários que estiverem nas paradas da BR-101 e que não são atendidos pelas estações de BRT.

Confira como ficam as linhas com o novo terminal:
Em abril, o TI de Abreu e Lima foi alvo de uma reportagem especial feita pelo G1.Na época, o espaço mais parecia um terreno abandonado. O TI devia ter sido inaugurado na Copa do Mundo de 2014. O novo terminal possui 3.639 m² de área construída e estrutura com lanchonete, bilheteria, sala de administração, guarita e ilha de despachante, além de piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida) e mecanismo antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões.
» Linhas do TI Abreu e Lima:
1912 – Caetés I/ TI Abreu e Lima
1917 – Caetés II/TI Abreu e Lima
1998 – Caetés III/TI Abreu e Lima
1984 – Loteamento Bonfim/TI Abreu e Lima
1988 – Desterro/ TI Abreu e Lima
1989 – Loteamento Planalto/TI Abreu e Lima

Interterminal
1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima
1933 – TI Abreu e Lima/TI Pelópidas

Perimetral
901 – TI Abreu e Lima/ TI Macaxeira
Troncais
1962 – TI Abreu e Lima (PCR) – BRT
1961 – TI Abreu e Lima (Dantas Barreto) – BRT

» Terminal Integrado PE-15
1923 – Cidade Tabajara/TI PE-15
1986 – TI Rio Doce/TI PE-15
883 – TI Xambá/TI PE-15
1940 – TI PE-15 (Circular)
50 – TI PE-15/Boa Viagem (PCR)
1913 – TI PE-15/TI Joana Bezerra
914 – TI PE-15/TI Afogados
1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto) - BRT
1900 – TI PE-15 (PCR) - BRT
1970 –TI Pelópidas/ TI PE-15 - BRT

» Terminal Integrado Pelópidas Silveira
1922 – Pau Amarelo/TI Pelopidas
1937 – Nobre/TI Pelópidas
1944 – Loteamento Conceição/TI Pelópidas
1945 – Jaguarana (Alameda)/TI Pelópidas
1934 – Arthur Lundgren I/TI Pelópidas
1941 – Arthur Lundgren II/ TI Pelópidas
1952 – Maranguape I/TI Pelópidas
1953 – Maranguape II/ TI Pelópidas
1955 – Engenho Maranguape/TI Pelópidas
1931 – Jardim Paulista Baixo/TI Pelópidas
1932 – Jardim Paulista Alto/TI Pelópidas
1935 – Paratibe/TI Pelópidas
1943 – Mirueira/TI Pelópidas
1958 – Costa Azul/TI Pelópidas
1970 –TI Pelópidas/TI PE-15 – BRT
1933 – TI Abreu e Lima/TI Pelópidas
1906 – TI Pelópidas/TI Macaxeira
1909 – TI Pelópidas/TI Joana Bezerra
1976 – TI Pelópidas (PCR) - BRT
1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto) - BRT

» Terminal Integrado Igarassu
1903 – Araçoiaba/TI Igarassu
1968 – Ilha de Itamaracá/TI Igarassu
1969 – Itapissuma/TI Igarassu
1918 – TI Igarassu (Circular)
1964 – TI Igarassu/TI Macaxeira
1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima
1946 – TI Igarassu (PCR) – BRT
1967 – TI Igarassu (Dantas Barreto)

» Terminal Integrado Rio Doce
1987 – Rio Doce (Príncipe)
2920 – Rio Doce/CDU
1986 – TI Rio Doce/TI PE-15
1966 – Rio Doce (Circular)
1981 – Rio Doce (Cde. Boa Vista)
1983 – Rio Doce (Princesa Isabel)
930 – Rio Doce/ Dois Irmãos
910 – Piedade/Rio Doce

Outras informações podem ser obtidas pela Central de Atendimento ao Cliente (0800.081.0158) ou acessar o 

Nenhum comentário:

Postar um comentário