Quarta perimetral está ameaçadaProjeto que transformaria o contorno Recife num corredor de ônibus pode não sair do papel por falta de verba e tubulação de gás que passa no local
O projeto de transformação do contorno Recife da BR-101 - área urbana que vai de Jaboatão dos Guararapes a Abreu e Lima - no corredor de ônibus da quarta perimetral, nos moldes do BRT, está suspenso. Para sair do papel, a obra depende, além do envio de verbas do governo federal, da realocação de uma tubulação da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) que passa pelo local. O trecho do contorno Recife da BR-101, a quarta perimetral, tem indicação para ter um corredor exclusivo de transporte público desde a década de 1970. A última revisão do Plano Diretor de Transporte Urbano da Região Metropolitana do Recife (PDTU-RMR), de 2008, confirmava a quarta perimetral.
Segundo o engenheiro Sidclei Magalhães, mestre em pavimentos, a tubulação não impede a construção de um corredor de BRT por questões de profundidade, mas bloquearia o acesso ao gasoduto, que tem 6 km de extensão, para serviços de manutenção. “A solução é mudar o lugar. Quando foi autorizada a instalação da tubulação, não devia existir um projeto concreto de transformação da BR-101 em corredor”, afirmou. De acordo com o engenheiro, em 2011, quando o primeiro projeto executivo para a requalificação da rodovia foi feito, a tubulação já existia.
O professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Oswaldo Lima Neto, doutor em mobilidade urbana, ressaltou a importância da quarta perimetral, afirmando que, pela BR-101, passam muitos veículos de transporte público. “(O contorno Recife) é bastante importante porque tem os terminais da Macaxeira, do Barro e de Abreu e Lima. É uma rodovia que articula o SEI”, disse. A suspensão do projeto, porém, não causa espanto no especialista. “Nessa atual conjuntura, com tantas obras paradas, é muito difícil acreditar que esse projeto irá para frente agora”, disse.
Sobre a suspensão do projeto e o impasse com a tubulação da Copergás, a Secretaria Executiva de Mobilidade da Secretaria das Cidades respondeu que, em parceria com a companhia de gás, elaborou projeto para a relocação da tubulação localizada na BR-101. “No entanto, como não houve confirmação de recursos do governo federal para a totalidade da obra de implantação do corredor de veículos do tipo BRT na rodovia, o projeto foi suspenso até essa definição”, informou.
Ainda de acordo com o órgão, “se o governo federal não enviar o recurso para a realocação do gasoduto da Copergás, ele continuará no mesmo local. O projeto está suspenso, mas não descartado. Na ocasião, será relocada a tubulação para transformá-la (a BR-101) em corredor de transporte coletivo.”
Já a Copergás informou que “os projetos de expansão da rede de gasodutos são compartilhados com os demais projetos de infraestrutura dos municípios. Nenhum empreendimento da Copergás é impeditivo a qualquer obra, já que os dutos são adaptáveis às configurações das áreas urbanas.” A companhia de gás ressaltou que “os projetos da Copergás são previamente licenciados e aprovados pelos órgãos da Prefeitura do Recife, com anuência prévia da Emlurb e o devido processo de licenciamento nas regionais do Controle Urbano”.
Entenda
Contorno Recife
Desde quando a BR-101 foi duplicada, em 1979, a área urbana do contorno Recife da rodovia nunca passou por um trabalho de requalificação. Em outubro de 2013, acreditava-se que a transformação da estrada em um corredor de ônibus finalmente sairia do papel. O governo do estado chegou a assinar a ordem de serviço para a implantação do corredor da quarta perimetral, nos moldes do BRT. No entanto, nenhuma etapa da requalificação saiu do papel. Um trecho de 30,7 km, entre Jaboatão dos Guararapes e Abreu e Lima, receberia as intervenções. A obra foi orçada em R$ 806 milhões e seria dividida em quatro etapas. A primeira fase deveria ter sido entregue até outubro de 2015.
Em 2013, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) aprovou o projeto. Na época, o órgão informou que o projeto previa “a reabilitação do pavimento, melhoramento, adequação da capacidade e segurança rodoviária e implantação do sistema de transporte rápido de ônibus (TRO/BRT), tendo como interveniente executora a Secretaria das Cidades de Pernambuco”.
A requalificação da rodovia federal seria o primeiro passo para a implantação de um futuro corredor de BRT, no trecho que passa pelos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Recife, Paulista e Abreu e Lima, também conhecido como contorno Recife. Atualmente, de acordo com o Grande Recife Consórcio de Transportes, 132 mil usuários de ônibus passam diariamente pela rodovia. Pela BR-101, passam 286 coletivos de 34 linhas. Juntos, eles fazem 2,7 mil viagens diárias.
O projeto do corredor da quarta perimetral contemplava serviços de capinação; remoção de placas de concreto; construção de 38 estações de embarque e desembarque no canteiro central, passarelas, viadutos, pontes e elevados. Estavam previstos ainda a reconstrução do Terminal Integrado da Macaxeira e o alargamento e recuperação das pontes sobre os rios Paratibe e Capibaribe.
Fontes: Secretaria das Cidades e Grande Recife Consórcio de Transportes
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Trecho da BR-101, na tem grande movimento de veículos |
Segundo o engenheiro Sidclei Magalhães, mestre em pavimentos, a tubulação não impede a construção de um corredor de BRT por questões de profundidade, mas bloquearia o acesso ao gasoduto, que tem 6 km de extensão, para serviços de manutenção. “A solução é mudar o lugar. Quando foi autorizada a instalação da tubulação, não devia existir um projeto concreto de transformação da BR-101 em corredor”, afirmou. De acordo com o engenheiro, em 2011, quando o primeiro projeto executivo para a requalificação da rodovia foi feito, a tubulação já existia.
O professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Oswaldo Lima Neto, doutor em mobilidade urbana, ressaltou a importância da quarta perimetral, afirmando que, pela BR-101, passam muitos veículos de transporte público. “(O contorno Recife) é bastante importante porque tem os terminais da Macaxeira, do Barro e de Abreu e Lima. É uma rodovia que articula o SEI”, disse. A suspensão do projeto, porém, não causa espanto no especialista. “Nessa atual conjuntura, com tantas obras paradas, é muito difícil acreditar que esse projeto irá para frente agora”, disse.
Sobre a suspensão do projeto e o impasse com a tubulação da Copergás, a Secretaria Executiva de Mobilidade da Secretaria das Cidades respondeu que, em parceria com a companhia de gás, elaborou projeto para a relocação da tubulação localizada na BR-101. “No entanto, como não houve confirmação de recursos do governo federal para a totalidade da obra de implantação do corredor de veículos do tipo BRT na rodovia, o projeto foi suspenso até essa definição”, informou.
Ainda de acordo com o órgão, “se o governo federal não enviar o recurso para a realocação do gasoduto da Copergás, ele continuará no mesmo local. O projeto está suspenso, mas não descartado. Na ocasião, será relocada a tubulação para transformá-la (a BR-101) em corredor de transporte coletivo.”
Já a Copergás informou que “os projetos de expansão da rede de gasodutos são compartilhados com os demais projetos de infraestrutura dos municípios. Nenhum empreendimento da Copergás é impeditivo a qualquer obra, já que os dutos são adaptáveis às configurações das áreas urbanas.” A companhia de gás ressaltou que “os projetos da Copergás são previamente licenciados e aprovados pelos órgãos da Prefeitura do Recife, com anuência prévia da Emlurb e o devido processo de licenciamento nas regionais do Controle Urbano”.
Entenda
Contorno Recife
- 30,7 km entre Jaboatão dos Guararapes e Abreu e Lima
- 36 mil a 58 mil veículos por dia é o volume médio diário de tráfego
- 34 linhas de ônibus passam pela rodovia federal nesse trecho
- 286 ônibus formam a frota
- 2,7 mil é a quantidade de viagens por dia que os coletivos fazem na BR
- 132 mil passageiros passam diariamente pela rodovia
Requalificação da quarta perimetral
A requalificação da rodovia federal seria feita nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Recife, Paulista e Abreu e Lima (contorno Recife)
Orçada inicialmente em R$ 806 milhões para serviços de capinação; remoção das placas de concreto e do asfalto e revestimento do acostamento
Etapas futuras estavam previstas para:
A requalificação da rodovia federal seria feita nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Recife, Paulista e Abreu e Lima (contorno Recife)
Orçada inicialmente em R$ 806 milhões para serviços de capinação; remoção das placas de concreto e do asfalto e revestimento do acostamento
Etapas futuras estavam previstas para:
- Passarelas
- Viadutos
- Pontes
- Elevados
Construção de 38 estações de embarque e desembarque no canteiro central
Previsão também de reconstrução do Terminal da Macaxeira e o alargamento e recuperação das pontes sobre os rios Paratibe e Capibaribe.
Previsão também de reconstrução do Terminal da Macaxeira e o alargamento e recuperação das pontes sobre os rios Paratibe e Capibaribe.
Contorno nunca foi requalificado
Desde quando a BR-101 foi duplicada, em 1979, a área urbana do contorno Recife da rodovia nunca passou por um trabalho de requalificação. Em outubro de 2013, acreditava-se que a transformação da estrada em um corredor de ônibus finalmente sairia do papel. O governo do estado chegou a assinar a ordem de serviço para a implantação do corredor da quarta perimetral, nos moldes do BRT. No entanto, nenhuma etapa da requalificação saiu do papel. Um trecho de 30,7 km, entre Jaboatão dos Guararapes e Abreu e Lima, receberia as intervenções. A obra foi orçada em R$ 806 milhões e seria dividida em quatro etapas. A primeira fase deveria ter sido entregue até outubro de 2015.
Em 2013, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) aprovou o projeto. Na época, o órgão informou que o projeto previa “a reabilitação do pavimento, melhoramento, adequação da capacidade e segurança rodoviária e implantação do sistema de transporte rápido de ônibus (TRO/BRT), tendo como interveniente executora a Secretaria das Cidades de Pernambuco”.
A requalificação da rodovia federal seria o primeiro passo para a implantação de um futuro corredor de BRT, no trecho que passa pelos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Recife, Paulista e Abreu e Lima, também conhecido como contorno Recife. Atualmente, de acordo com o Grande Recife Consórcio de Transportes, 132 mil usuários de ônibus passam diariamente pela rodovia. Pela BR-101, passam 286 coletivos de 34 linhas. Juntos, eles fazem 2,7 mil viagens diárias.
O projeto do corredor da quarta perimetral contemplava serviços de capinação; remoção de placas de concreto; construção de 38 estações de embarque e desembarque no canteiro central, passarelas, viadutos, pontes e elevados. Estavam previstos ainda a reconstrução do Terminal Integrado da Macaxeira e o alargamento e recuperação das pontes sobre os rios Paratibe e Capibaribe.
Fontes: Secretaria das Cidades e Grande Recife Consórcio de Transportes
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