segunda-feira, 25 de julho de 2016

BRT Via Livre 87% de satisfação e ai com todos esses problemas dar para acreditar? Deixe suas opiniões nos comentários.


A REDE

Raio x do BRT Via Livre:

41 é o total de estações em operação nos dois corredores
33 estações já sofreram algum tipo de dano
R$ 144 mil é o custo de reposição dos materiais
R$ 2 milhões foi o custo de construção de cada estação de BRT
R$ 22 mil é o custo para manter cada estação em operação

Corredor Norte/Sul hoje:
66 mil usuários por dia
26 estações em funcionamento
75 veículos
8 linhas operam no corredor:
TI PE-15 (PCR) - 5 veículos fazem 57 viagens diárias
TI PE-15 (Dantas Barreto) - 4 veículos fazem 47 viagens diárias
TI Pelópidas (Dantas Barreto) - 12 veículos fazem 81 viagens diárias
TI Pelópidas (PCR) - 18 veículos fazem 178 viagens diárias
TI Igarassu (PCR) - 14 veículos fazem 79 viagens diárias
TI Pelópidas/TI PE-15 - 2 veículos fazem 40 viagens diárias
TI Abreu e Lima (Dantas Barreto) - 7 veículos fazem 56 viagens diárias
TI Abreu e Lima (PCR) - 13 veículos fazem 99 viagens diárias

Corredor Norte/Sul quando estiver concluído:
160 mil usuários por dia
26 estações no total
123 veículos, sendo 90 BRTs
26 km/h será a velocidade média dos coletivos
37,9 km será a extensão do corredor

Corredor Leste/Oeste:

63 mil usuários por dia
15 estações em funcionamento
47 veículos
3 linhas operam no corredor:
Camaragibe (Centro) - 16 veículos fazem 121 viagens diárias
Camaragibe/Derby - 18 veículos fazem 136 viagens diárias
TI Caxangá (Centro) - 13 veículos fazem 130 viagens diárias

Corredor Leste/Oeste quando estiver concluído:
140 mil usuários por dia
26 estações no total
100 veículos, sendo 96 BRTs
7 linhas devem operar no corredor
24 km/h será a velocidade média dos coletivos
12,3 km será a extensão do corredor


A promessa inicial era para a Copa do Mundo de 2014. Os prazos de entrega das obras do BRT Via Livre, que circula na Região Metropolitana do Recife, no entanto, foram prorrogados tantas vezes que as Olimpíadas Rio 2016 vão passar sem que Pernambuco veja os corredores Norte-Sul e Leste-Oeste concluídos. Para os próximos meses deste ano, a Secretaria das Cidades já avisou: nenhuma obra pendente ficará pronta.

A situação mais preocupante é a do Corredor Leste-Oeste, que liga Camaragibe ao Centro do Recife. Cerca de 80% do previsto foi entregue, mas o contrato para construção dos equipamentos do corredor foi rescindida pelo consórcio Mendes Jr./Servix. Pela quebra de contrato, as empresas foram multadas em R$ 31 milhões; penalidade máxima prevista em casos como esse.

Das 26 estações planejadas para o corredor, 15 funcionam atualmente. Pelo Leste-Oeste, 63 mil usuários são transportados por dia útil. A Estação Benfica, localizada na rua homônima, é o símbolo do abandono do corredor. As obras não foram concluídas e, hoje, abrigam restos de madeira, lixo e até fezes humanas. “É uma vergonha ver esta situação. Essa estação podia ser útil a muitas pessoas. E disseram que era para a Copa. Que Copa? De 2018?”, criticou o aposentado Antônio Lopes, 79 anos.  

Depois de o contrato do Leste-Oeste ser suspenso, a Secretaria das Cidades licitou e contratou a empresa de projetos Policonsult para fazer os levantamentos dos serviços remanescentes. Depois que a empresa finalizar a auditoria, será efetuada uma nova licitação de obras para contratar uma construtora para finalizar os trabalhos até 2017.
estação Benfica na Madalena
A licitação para concluir a obra da Benfica está prevista para ser lançada no próximo mês. Entre os serviços ainda pendentes estão as estações na avenida Conde da Boa Vista (previsão para licitar em janeiro de 2017); terminais da terceira  e quarta perimetral (licitação em setembro de 2016)  e a conclusão de obras do Túnel da Abolição (previsão para abertura do processo licitatório em outubro de 2016).

No Corredor Norte-Sul, a situação é melhor, mas ainda longe do ideal. Do total de 29 estações previstas, ele funciona atualmente com 27 estações. A mais recente é a Estação Complexo de Salgadinho. No entanto, a estrutura funciona rodeada de um canteiro de obras. Também falta sinalização. “Mesmo com as deficiências, a estação está ajudando muito quem mora ou passa por aqui. Deixo meus filhos no Cemo (Centro de Educação Musical de Olinda, que fica quase em frente à estação) e acho o BRT mais seguro e confortável”, opinou a auxiliar administrativo Ednalva Santos, 42. 


A obra da passarela Peixe Agulha, também do Norte-Sul, tem previsão de conclusão até o próximo mês. Já a estação Parque Memorial deve ser licitada em setembro. A estação Mercado de Santo Amaro, que tem investimento estimado em R$ 2,5 milhões, só deve ser licitada em abril de 2017. Já foram investidos R$ 156 milhões no Corredor Norte/Sul e R$ 136,5 milhões no Leste/Oeste.

fonte: Diário Pernambuco

domingo, 24 de julho de 2016

ESTA PROFISSÃO É ADMIRÁVEL E O BLOG PARABENIZA, SEMPRE AOS AMIGOS RODOVIÁRIOS


ACIDENTE FEIO COM ÔNIBUS DA CRT 916

Ônibus colide em banca de revista em Boa Viagem


Um ônibus perdeu o controle e bateu em uma banca de revistas na Avenida Conselheiro Aguiar, no bairro de Boa Viagem, no Recife, na noite deste domingo (24). O acidente ocorreu na esquina com a rua Bruno Veloso.
Segundo pessoas que passavam pelo, faltou freio no coletivo e o motorista optou por direcionar o veículo contra a banca de revistas para evitar subir no lado oposto, onde havia uma parada de ônibus. O leitor Ângelo Castelo Branco passava pelo local e repassou imagens do acidente.  Ninguém ficou ferido.
FONTE: FOLHA PE

sábado, 23 de julho de 2016

Fluxo aumenta 125% na Pista Leste da Via Mangue no Recife Seis meses após abertura, sentido Zona Sul/Centro recebe 30 mil carros por dia. Conselheiro Aguiar foi a avenida mais beneficiada






A Pista Leste da Via Mangue registrou aumento de 125% no fluxo de veículos durante os seis primeiros meses de funcionamento. Aberta em 21 de janeiro, a via que faz a ligação da Zona Sul para a Região Central e a Zona Norte do Recife recebe 30 mil carros por dia, contra um volume de 13,2 mil registrado à época da inauguração. A informação foi divulgada pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). As avenidas Boa Viagem e Conselheiro Aguiar, que fazem percurso semelhante ao da Pista Leste, tiveram reduções no volume de veículos, mas a Conselheiro registrou o maior ganho, com decréscimo de 39,1%.

Motoristas relatam reduções de até metade do tempo que era gasto no percurso. Embore alguns considerem que o limite de velocidade poderia ser mais alto, há conseso de que a nova pista desafogou o trânsito da região, o que é comprovado pelos números da prefeitura.

Na Avenida Boa Viagem houve redução de 21,6% no volume de veículos, que passou de 37 mil por dia para 29 mil. Já na Avenida Conselheiro Aguiar, a quantidade de carros trafegando caiu de 36,5 mil por dia para 22,2 mil. Um mês após a inauguração da Pista Leste, esse volume era de 29 mil. O usuário de transporte público também levou vantagem com a implantação da Faixa Azul na Conselheiro Aguiar, por onde passam 39 linhas de ônibus, que transportam cerca de 150 mil passageiros por dia. A velocidade média dos coletivos na via aumentou de 13,1 km/h para 19,5 km/h.

Para a servidora pública Marcella Galvão, 32 anos, que mora em Boa Viagem, a Pista Leste encurtou as distâncias e a trouxe economia de tempo. “Mas vejo dificuldades na iluminação e na limitação de velocidade.”
O arquiteto Victor Bechara, 27, utiliza a Pista Leste para ir em direção ao bairro da Boa Vista quase todos os dias. Victor sai de Boa Viagem e acessa a via do início até a altura da Avenida Herculano Bandeira. Gasta 15 minutos, no máximo. “Antes, levava 40 minutos para chegar. A via encurtou meu percurso”, relatou.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, enfatiza que a velocidade contínua é necessária por questões de segurança. “Ambas as faixas (Leste e Oeste) permitem 60 km/h por serem urbanas, reduzindo o risco de acidente”, explicou. Por mês, são registradas 400 notificações, em média, somando os dois sentidos da pista. Onze acidentes ocorreram nas vias, sendo um com uma pessoa ferida, no período de junho de 2015 até o julho de 2016.

Alternativa
A agilidade da Pista Leste destoa da lentidão na Rua Manoel de Brito, que liga a Via Mangue ao Túnel Josué de Castro e foi alargada para garantir o fluxo dos veículos até o túnel, localizado no Pina. Seis meses depois da inauguração da pista, o horário de pico permanece com trânsito travado no local.

Taciana Ferreira lembra que o Túnel Josué de Castro foi transformado em mão única no sentido Boa Viagem/Centro para ajudar o trânsito a fluir. “Existe, sim, congestionamento, porque os túneis são redutores de velocidade. Mas, de forma geral, houve grande ganho à Zona Sul”, defendeu.

Ela indica a Rua Nogueira de Souza como alternativa à Manoel de Brito. “A Nogueira de Souza fica ociosa nesse horário. Mas é bom lembrar que essa rota é específica para quem tiver como destino à Agamenon Magalhães”, destacou. 

Por: Larissa Rodrigues - Diario de Pernambuco

LISTA DE 12 COISAS PRA FAZER NA ARENA COM SEUS FILHOS E O GRANDE RECIFE CRIA LINHA ESPECIAL PARA O DOMINGO NA ARENA.


A partir deste domingo (24), os pernambucanos terão mais um espaço de lazer que vai reunir várias atividades ao ar livre. O Domingo na Arena irá atrair toda a família com programação cultural, esportes, programação infantil e um tour no estádio. Quem for curtir um domingo diferente na Arena de Pernambuco contará com uma linha especial criada pelo Grande Recife para facilitar o deslocamento da população. 

A linha especial TI Cosme e Damião/Arena de Pernambuco sairá do TI Cosme e Damião e levará os usuários até próximo ao estádio. Durante o dia, serão realizadas 17 viagens com intervalo médio de 30 minutos entre um veículo e outro. O serviço estará disponível das 9h às 17h, com tarifa A (R$2,80). Os usuários poderão entrar no TI através da bilheteria do metrô. Os que embarcarem no ônibus fora do Terminal Integrado também poderão fazer o pagamento da tarifa com o VEM ou com dinheiro. Contudo, é importante lembrar que como se trata de uma linha especial, a tarifa será cobrada integralmente. 

Outra opção é ir de metrô até o TI TIP e lá utilizar a linha 2410 – Parque Capibaribe/TI TIP. Esta linha irá realizar 32 viagens e também realiza itinerário próximo a Arena, pela BR-408. A linha opera com tarifa A (R$2,80) e aceitará meia passagem e gratuidade. 

Confira abaixo o itinerário que a linha especial 2456 – TI Cosme e Damião/Arena de Pernambuco irá realizar:

Sentido TI Cosme e Damião/Arena de Pernambuco – TI Cosme e Damião, Rua Arapongas, Rua Tomaz Ferreira, Rua Bernardim Ribeiro, Ramal da Arena de Pernambuco, Arena de Pernambuco.

Sentido Arena de Pernambuco/TI Cosme e Damião - Arena de Pernambuco, Ramal da Arena de Pernambuco, Rua Bernardim Ribeiro, Rua Tomaz Ferreira, Rua Arapongas, Ti Cosme e Damião.

Confira abaixo os horários de saída dos ônibus do TI Cosme e Damião sentido Arena de Pernambuco: 

9h|9h30|10h|10h30|11h|11h30|12h|12h30|13h|13h30|14h|14h30|15h|15h30
|16h|16h30|17h

Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. 

FONTE : SITE GRCT E SECRETÁRIA DAS CIDADES

DEIXE ABAIXO NOS COMENTÁRIOS A COISAS BOAS DE SE FAZER NA ARENA E ASIM FAREMOS A NOSSA LISTA ...

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Rodoviários descarta a greve aceitando a proposta da patronal, que foi de 9,5% como aumento salárial.


Cerca de 200 rodoviários, compareceu a assembleia nesta tarde, e com cartazes escrito sim a sua maioria levantou aceitando o reajuste de 9,5% no salário e 25% no tickets. O encontro foi na sede do sindicato em stº Amaro.
Com o reajuste os motorista passa a ganhar 2.113,01 e os cobradore 971,97 os fiscias 1.366,40 já em Agosto.

fonte: Sindicato Rodoviários






quarta-feira, 20 de julho de 2016

BRT LESTE / OSTE 100% PRONTO SERÁ QUE AGUENTAREMOS...

MOBILIDADEBRT do Grande Recife só será ampliado no próximo anoDois anos após Copa do Mundo, sistema viário ainda enfrenta problemas para ser concluído, porém há promessa de que novas obras estejam prontas em 2017A promessa inicial era para a Copa do Mundo de 2014. Os prazos de entrega das obras do BRT Via Livre, que circula na Região Metropolitana do Recife, no entanto, foram prorrogados tantas vezes que as Olimpíadas Rio 2016 vão passar sem que Pernambuco veja os corredores Norte-Sul e Leste-Oeste concluídos. Para os próximos meses deste ano, a Secretaria das Cidades já avisou: nenhuma obra pendente ficará pronta.

A situação mais preocupante é a do Corredor Leste-Oeste, que liga Camaragibe ao Centro do Recife. Cerca de 80% do previsto foi entregue, mas o contrato para construção dos equipamentos do corredor foi rescindida pelo consórcio Mendes Jr./Servix. Pela quebra de contrato, as empresas foram multadas em R$ 31 milhões; penalidade máxima prevista em casos como esse.

Das 26 estações planejadas para o corredor, 15 funcionam atualmente. Pelo Leste-Oeste, 63 mil usuários são transportados por dia útil. A Estação Benfica, localizada na rua homônima, é o símbolo do abandono do corredor. As obras não foram concluídas e, hoje, abrigam restos de madeira, lixo e até fezes humanas. “É uma vergonha ver esta situação. Essa estação podia ser útil a muitas pessoas. E disseram que era para a Copa. Que Copa? De 2018?”, criticou o aposentado Antônio Lopes, 79 anos.  

Depois de o contrato do Leste-Oeste ser suspenso, a Secretaria das Cidades licitou e contratou a empresa de projetos Policonsult para fazer os levantamentos dos serviços remanescentes. Depois que a empresa finalizar a auditoria, será efetuada uma nova licitação de obras para contratar uma construtora para finalizar os trabalhos até 2017.

A licitação para concluir a obra da Benfica está prevista para ser lançada no próximo mês. Entre os serviços ainda pendentes estão as estações na avenida Conde da Boa Vista (previsão para licitar em janeiro de 2017); terminais da terceira  e quarta perimetral (licitação em setembro de 2016)  e a conclusão de obras do Túnel da Abolição (previsão para abertura do processo licitatório em outubro de 2016).

No Corredor Norte-Sul, a situação é melhor, mas ainda longe do ideal. Do total de 29 estações previstas, ele funciona atualmente com 27 estações. A mais recente é a Estação Complexo de Salgadinho. No entanto, a estrutura funciona rodeada de um canteiro de obras. Também falta sinalização. “Mesmo com as deficiências, a estação está ajudando muito quem mora ou passa por aqui. Deixo meus filhos no Cemo (Centro de Educação Musical de Olinda, que fica quase em frente à estação) e acho o BRT mais seguro e confortável”, opinou a auxiliar administrativo Ednalva Santos, 42. 

A obra da passarela Peixe Agulha, também do Norte-Sul, tem previsão de conclusão até o próximo mês. Já a estação Parque Memorial deve ser licitada em setembro. A estação Mercado de Santo Amaro, que tem investimento estimado em R$ 2,5 milhões, só deve ser licitada em abril de 2017. Já foram investidos R$ 156 milhões no Corredor Norte/Sul e R$ 136,5 milhões no Leste/Oeste.

A REDE

Raio x do BRT Via Livre:

41 é o total de estações em operação nos dois corredores
33 estações já sofreram algum tipo de dano
R$ 144 mil é o custo de reposição dos materiais
R$ 2 milhões foi o custo de construção de cada estação de BRT
R$ 22 mil é o custo para manter cada estação em operação

Corredor Norte/Sul hoje:
66 mil usuários por dia
26 estações em funcionamento
75 veículos
8 linhas operam no corredor:
TI PE-15 (PCR) - 5 veículos fazem 57 viagens diárias
TI PE-15 (Dantas Barreto) - 4 veículos fazem 47 viagens diárias
TI Pelópidas (Dantas Barreto) - 12 veículos fazem 81 viagens diárias
TI Pelópidas (PCR) - 18 veículos fazem 178 viagens diárias
TI Igarassu (PCR) - 14 veículos fazem 79 viagens diárias
TI Pelópidas/TI PE-15 - 2 veículos fazem 40 viagens diárias
TI Abreu e Lima (Dantas Barreto) - 7 veículos fazem 56 viagens diárias
TI Abreu e Lima (PCR) - 13 veículos fazem 99 viagens diárias

Corredor Norte/Sul quando estiver concluído:
160 mil usuários por dia
26 estações no total
123 veículos, sendo 90 BRTs
26 km/h será a velocidade média dos coletivos
37,9 km será a extensão do corredor

Corredor Leste/Oeste:

63 mil usuários por dia
15 estações em funcionamento
47 veículos
3 linhas operam no corredor:
Camaragibe (Centro) - 16 veículos fazem 121 viagens diárias
Camaragibe/Derby - 18 veículos fazem 136 viagens diárias
TI Caxangá (Centro) - 13 veículos fazem 130 viagens diárias

Corredor Leste/Oeste quando estiver concluído:
140 mil usuários por dia
26 estações no total
100 veículos, sendo 96 BRTs
7 linhas devem operar no corredor
24 km/h será a velocidade média dos coletivos
12,3 km será a extensão do corredor

VIOLÊNCIA E MOBILIDADE

Número de assaltos a ônibus cresce 38% no 1ª semestre, afirma SDS

Os dados são referentes ao comparativo com mesmo período de 2015.
Este ano, foram 506 casos; ano passado, Grande Recife teve 366 crimes.

Paralisação de motoristas de ônibus no Centro do Recife por causa de violência (Foto: Dione Ramos/WhatsApp)
Paralisação de motoristas de ônibus no Centro do Recife foi realizada por causa de violência (Foto: Dione Ramos/WhatsApp)
No primeiro semestre de 2016, a Secretaria de Defesa Social (SDS) registrou, oficialmente, 506 assaltos a ônibus no Grande Recife. Isso representa um aumento de 38,2% em relação ao mesmo período, de janeiro a junho de 2015, quando o estado notificou 366 ocorrências. Em todo o ano passado, a polícia contabilizou 799 casos.
Os números revelam a dimensão do problema enfrentado diariamente por passageiros, motoristas e cobradores. Nos últimos 20 dias, três pessoas ficaram feridas em investidas de ladrões registradas na Região Metropolitana.
O caso mais recente ocorreu na terça-feira (19). Um passageiro foi esfaqueado por bandidos. Ele estava num ônibus da Vera Cruz, da Linha Vila da Sudene, quando dois homens anunciaram o assalto. O coletivo passava pela Rua Camutanga, no bairro da Cabanga, área central da capital pernambucana, por volta das 21h, nas proximidades da estação da Compesa.

A PM revelou, ainda, que, no momento do episódio, PMs do batalhão realizavam a operação Transporte Seguro na Avenida Sul, nos dois sentidos, onde os casos já apresentam redução.
Ele foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife. Recebeu atendimento e teve alta. Após o crime, o comando do 16º Batalhão da Polícia Militar informou que já começou um estudo de campo no local, que não apresentava nenhum registro de ocorrência do tipo na área.
A ideia foi chamar a atenção das autoridades para a violência nos coletivos. “Só em julho foram, até agora, 90 ocorrências. Temos um motorista que foi ferido em dezembro, em Jaboatão dos Guararapes, e até agora não voltou a trabalhar. Isso é muito preocupante”, afirmou o presidente da entidade, Benílson Custódio.
Operações
Diante da onda de assaltos a ônibus, a Polícia Militar de Pernambuco informou que 
Vem  realizando a Operação Transporte Seguro em alguns pontos da RMR. Eses pontos são selecionados de acordo com a incidência criminal, com base nos dados coletados pela SDS, para a realização de blitz policial, com foco na abordagem em coletivos. Na operação, patrulhas de unidades especializadas e de área realizam as abordagens nos usuários e nos coletivos.

De janeiro a junho de 2016 foram realizadas 15.969 abordagens, resultando na apreensão de 06 armas de fogo, 09 armas brancas e 35 pessoas encaminhadas à delegacia. Já a Polícia Civil disse que vem priorizando, através da Diretoria Integrada Metropolitana, os inquéritos policiais que apuram roubos contra coletivos e seus passageiros.
Casos recentes
Outro caso de repercussão ocorreu no dia 30 de junho, no Curado I, na Zona Oeste do Recife. Por volta das 15h, um bandido entrou no coletivo número de ordem 339 da Empresa Borborema, que fazia Linha 346-Terminal Integrado de Passageiros (TIP)/ Conde da Boa Vista, e enunciou a investida. Ele estava armado com um revólver.
Segundo informações de testemunhas, após recolher objetos dos passageiros, o ladrão efetuou disparos. Uma mulher foi atingida de raspão na barriga. Recebeu os primeiros socorros e seguiu para o Hospital Pelópidas Silveira, na Zona Oeste do Recife. Passando bem, acabou liberada.
Um homem, outro ferido, também seguiu para o Pelópidas Silveira e teve que ser transferido para o Hospital Getúlio Vargas, na mesma região da cidade. O bandido, segundo testemunhas, conseguiu escapar.
Suspeitos de assalto a ônibus foram presos em Afogados, Zona Sul do Recife (Foto: Renato Ramos/TV Globo)Suspeitos de assalto a ônibus foram presos em Afogados, Zona Sul do Recife (Foto: Renato Ramos/TV Globo)
Horas depois, a Polícia Militar prendeu quatro adolescentes e um jovem de 18 anos, nas proximidades do Largo da Paz, no bairro de Afogados, na Zona Sul do Recife. Eles eram suspeitos de assaltos a ônibus. Durante a abordagem, os policiais encontraram uma arma de fogo.
Testemunhas relataram no local que os suspeitos chegaram a entrar no ônibus, mas que o motorista desconfiou do grupo e conseguiu avisar à polícia. Segundo a PM, o grupo estava planejando o crime quando foi preso. Os cinco foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Crimes Contra a Criança e o Adolescente, no bairro da Boa Vista, região central da capital.
Estatísticas
Dados da SDS revelam o aumento no número de assaltos a ônibus no Grande Recife, com 451 registros de janeiro a maio, um aumento de 42% em relação ao mesmo período do ano passado. O Recife é o líder no ranking de ações criminosas registradas, com 51% do total de notificações oficiais. Foram, ao todo, 213 ocorrências. Uma média de 43 casos por mês.
A SDS informou que houve aumento no número de abordagens, sobretudo à noite, para coibir os assaltos. Segundo a secretaria, de janeiro a maio, foram realizadas 11.912 abordagens, resultando na apreensão de seis armas de fogo, três armas brancas e 24 pessoas encaminhadas à delegacia.

RODOVIÁRIO FAZER PARALIZAÇAÕ NESTE MOMENTO NO CENTRO DO RECIFE DE 1 HORA SEM ONIBUS

Motoristas de ônibus fazem protesto contra assaltos no Grande Recife

Ato é alerta para ações que deixaram passageiros e profissionais feridos.
Sindicato realiza manifestação em importante ponto do Centro do Recife.


Preço do Riocard paras os Jogos Olímpicos causa polêmica



É uma matemática que pode se mostrar nada vantajosa ao bolso. Futuros espectadores dos Jogos têm chegado a essa conclusão diante dos preços do Riocard especial, à venda desde a semana passada. Durante a competição, o bilhete será o único aceito no BRT Transolímpico (Vila Militar-Recreio) e na Linha 4 do metrô (Ipanema-Barra). É exclusivamente com ele também que passageiros embarcarão em serviços especiais de ônibus que sairão do Jardim Oceânico e de Vicente de Carvalho (esse último pelo caminho do BRT Transcarioca) rumo ao Parque Olímpico. O problema é que o cartão mais barato custa R$ 25, para uso ilimitado por um dia. Valor que pode deixar a viagem até R$ 17,40 mais cara para quem precisar de apenas um ônibus para ir e outro para voltar.

— É muito caro. Já comprei os ingressos, a prefeitura gastou para fazer as obras das arenas... Agora temos que pagar mais essa conta? Acho um absurdo, levando em conta que uma passagem de ônibus custa R$ 3,80 — criticou o fotógrafo Diego Mendes, que sairá de Copacabana para assistir a partidas de basquete e handebol no Parque Olímpico.

MAIS ALTERNATIVAS

Além do bilhete de um dia, há outras duas opções: três dias consecutivos (R$ 70) e sete dias seguidos (R$ 160). Em seus respectivos períodos, todos podem ser utilizados ilimitadamente, quantas vezes for necessário, tanto nos serviços especiais dos Jogos quanto nos ônibus comuns, nas linhas 1 e 2 do metrô, nos trens e no VLT. Mas, garante o secretário municipal de Coordenação de Governo, Rafael Picciani: esses cartões não impedem que o público chegue às competições olímpicas no transporte regular da cidade, pagando as tarifas normais, em dinheiro ou com o Bilhete Único Carioca.

É fato que os serviços especiais — os que só aceitam só o Riocard olímpico — serão os mais rápidos e os que deixarão os espectadores mais perto de algumas arenas. No entanto, exemplifica Picciani, se alguém tiver um ingresso para o Parque Olímpico, poderá utilizar os ônibus regulares do BRT Transcarioca, saltar na estação Rio 2, na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, e caminhar alguns metros até a arena. Já quem for ao Complexo de Deodoro pode usar normalmente os trens dos ramais de Deodoro, Santa Cruz ou Japeri, além dos ônibus regulares que levam à região.

— O sistema de transportes da cidade vai operar normalmente. Se alguém não quiser comprar o Riocard olímpico, não precisa. Acredito que o carioca vai fazer as contas e saber o que é mais proveitoso. Mas, se decidir utilizar o bilhete da Rio 2016, terá essa opção. Nesse caso, vai ter (serviços com) mais conforto, o que se presume, talvez, um custo maior.

Mas na própria página do Riocard no Facebook já surgiram críticas e dúvidas. “Para muitos cariocas não terá sentido adquirir o cartão para ir a apenas um evento em um dia”, escreveu um internauta. Outro lembrou que comprou ingressos para competições em dias alternados, questionando se precisaria, então, obter três bilhetes unitários. Queixas que se multiplicaram nas ruas.

— Comprei entradas do basquete para mim e dois filhos. Se eu quiser usar o metrô da Linha 4, saindo da Zona Sul, precisarei desembolsar R$ 75, para apenas um dia. É inviável — reclamou André Rodrigues.

Por outro lado, Picciani lembra que, em edições do Rock in Rio, cerca de 40 mil pessoas por dia escolheram o cartão do Transporte Primeira Classe do festival, em ônibus executivos. Agora, na Olimpíada, os ônibus especiais serão os articulados do BRT. Mas, com os cartões validados para uso ilimitado, o mesmo Riocard poderá ser usado para outras finalidades, como chegar a uma atração turística ou ir e voltar do trabalho.

EM LONDRES, GRATUIDADE

Apesar de apontar possíveis benefícios do bilhete olímpico, o secretário reconhece que, em Jogos anteriores, como Londres 2012, os ingressos da competição já davam direito aos espectadores usarem o transporte público, sem custo adicional. No Rio, explica Picciani, a multiplicidade de governos e consórcios que administram o sistema prejudicou que se chegasse a um termo parecido. Segundo o ele, então, partiu Comitê Rio 2016 a demanda para criar o Riocard especial.

— O cartão será ainda mais útil para o visitante que não conhece o sistema de transportes da cidade e pretende ir a mais de um destino por dia. O Rio sempre quis ter bilhetes do tipo para os visitantes, como outras cidades do mundo têm. Há a possibilidade de mantermos esse modelo para o futuro — diz Picciani, que no fim de semana testou pela primeira vez as vias do BRT TransOlímpico.

A própria Londres, assim como Barcelona, são exemplos de ex-sedes olímpicas que adotam os cartões de uso ilimitado por períodos específicos. Um bilhete diário na capital inglesa custa a partir de 12,10 libras (o equivalente a R$ 54). Na cidade espanhola, o bilhete para dois dias é vendido a €14 (cerca de R$ 52,30, ou R$ 26,18 por dia).

Em valores totais, portanto, em ambas as cidades os bilhetes são mais caros do que o carioca. Comparando com o preço de uma única passagem, contudo, o RioCard olímpico mais barato do Rio é menos rentável: equivale a seis bilhetes unitários do metrô (com tarifa a R$ 4,10). Em Londres, o bilhete diário conhecido como travelcard custa cerca de duas vezes uma passagem unitária para adultos (de 6,50 libras no modelo conhecido como Pay as you go). Enquanto em Barcelona, considerando o valor de €7 euros por 24 horas do bilhete de dois dias, equivaleria a aproximadamente três passagens unitárias do metrô (€2,15).

Picciani diz os preços do Rio foram calculados com base na média prevista de uso dos bilhetes. Os valores serão repassados às concessionárias de acordo com a quantidade de uso do cartão em cada transporte. Apesar das reclamações, o Procon Estadual afirmou que o valor do RioCard olímpico só poderia ser considerado abusivo se sua utilização fosse a única forma do espectador chegar aos locais de competição.

Por Rafael Galdo
Informações: O Globo