quarta-feira, 20 de julho de 2016

VIOLÊNCIA E MOBILIDADE

Número de assaltos a ônibus cresce 38% no 1ª semestre, afirma SDS

Os dados são referentes ao comparativo com mesmo período de 2015.
Este ano, foram 506 casos; ano passado, Grande Recife teve 366 crimes.

Paralisação de motoristas de ônibus no Centro do Recife por causa de violência (Foto: Dione Ramos/WhatsApp)
Paralisação de motoristas de ônibus no Centro do Recife foi realizada por causa de violência (Foto: Dione Ramos/WhatsApp)
No primeiro semestre de 2016, a Secretaria de Defesa Social (SDS) registrou, oficialmente, 506 assaltos a ônibus no Grande Recife. Isso representa um aumento de 38,2% em relação ao mesmo período, de janeiro a junho de 2015, quando o estado notificou 366 ocorrências. Em todo o ano passado, a polícia contabilizou 799 casos.
Os números revelam a dimensão do problema enfrentado diariamente por passageiros, motoristas e cobradores. Nos últimos 20 dias, três pessoas ficaram feridas em investidas de ladrões registradas na Região Metropolitana.
O caso mais recente ocorreu na terça-feira (19). Um passageiro foi esfaqueado por bandidos. Ele estava num ônibus da Vera Cruz, da Linha Vila da Sudene, quando dois homens anunciaram o assalto. O coletivo passava pela Rua Camutanga, no bairro da Cabanga, área central da capital pernambucana, por volta das 21h, nas proximidades da estação da Compesa.

A PM revelou, ainda, que, no momento do episódio, PMs do batalhão realizavam a operação Transporte Seguro na Avenida Sul, nos dois sentidos, onde os casos já apresentam redução.
Ele foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife. Recebeu atendimento e teve alta. Após o crime, o comando do 16º Batalhão da Polícia Militar informou que já começou um estudo de campo no local, que não apresentava nenhum registro de ocorrência do tipo na área.
A ideia foi chamar a atenção das autoridades para a violência nos coletivos. “Só em julho foram, até agora, 90 ocorrências. Temos um motorista que foi ferido em dezembro, em Jaboatão dos Guararapes, e até agora não voltou a trabalhar. Isso é muito preocupante”, afirmou o presidente da entidade, Benílson Custódio.
Operações
Diante da onda de assaltos a ônibus, a Polícia Militar de Pernambuco informou que 
Vem  realizando a Operação Transporte Seguro em alguns pontos da RMR. Eses pontos são selecionados de acordo com a incidência criminal, com base nos dados coletados pela SDS, para a realização de blitz policial, com foco na abordagem em coletivos. Na operação, patrulhas de unidades especializadas e de área realizam as abordagens nos usuários e nos coletivos.

De janeiro a junho de 2016 foram realizadas 15.969 abordagens, resultando na apreensão de 06 armas de fogo, 09 armas brancas e 35 pessoas encaminhadas à delegacia. Já a Polícia Civil disse que vem priorizando, através da Diretoria Integrada Metropolitana, os inquéritos policiais que apuram roubos contra coletivos e seus passageiros.
Casos recentes
Outro caso de repercussão ocorreu no dia 30 de junho, no Curado I, na Zona Oeste do Recife. Por volta das 15h, um bandido entrou no coletivo número de ordem 339 da Empresa Borborema, que fazia Linha 346-Terminal Integrado de Passageiros (TIP)/ Conde da Boa Vista, e enunciou a investida. Ele estava armado com um revólver.
Segundo informações de testemunhas, após recolher objetos dos passageiros, o ladrão efetuou disparos. Uma mulher foi atingida de raspão na barriga. Recebeu os primeiros socorros e seguiu para o Hospital Pelópidas Silveira, na Zona Oeste do Recife. Passando bem, acabou liberada.
Um homem, outro ferido, também seguiu para o Pelópidas Silveira e teve que ser transferido para o Hospital Getúlio Vargas, na mesma região da cidade. O bandido, segundo testemunhas, conseguiu escapar.
Suspeitos de assalto a ônibus foram presos em Afogados, Zona Sul do Recife (Foto: Renato Ramos/TV Globo)Suspeitos de assalto a ônibus foram presos em Afogados, Zona Sul do Recife (Foto: Renato Ramos/TV Globo)
Horas depois, a Polícia Militar prendeu quatro adolescentes e um jovem de 18 anos, nas proximidades do Largo da Paz, no bairro de Afogados, na Zona Sul do Recife. Eles eram suspeitos de assaltos a ônibus. Durante a abordagem, os policiais encontraram uma arma de fogo.
Testemunhas relataram no local que os suspeitos chegaram a entrar no ônibus, mas que o motorista desconfiou do grupo e conseguiu avisar à polícia. Segundo a PM, o grupo estava planejando o crime quando foi preso. Os cinco foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Crimes Contra a Criança e o Adolescente, no bairro da Boa Vista, região central da capital.
Estatísticas
Dados da SDS revelam o aumento no número de assaltos a ônibus no Grande Recife, com 451 registros de janeiro a maio, um aumento de 42% em relação ao mesmo período do ano passado. O Recife é o líder no ranking de ações criminosas registradas, com 51% do total de notificações oficiais. Foram, ao todo, 213 ocorrências. Uma média de 43 casos por mês.
A SDS informou que houve aumento no número de abordagens, sobretudo à noite, para coibir os assaltos. Segundo a secretaria, de janeiro a maio, foram realizadas 11.912 abordagens, resultando na apreensão de seis armas de fogo, três armas brancas e 24 pessoas encaminhadas à delegacia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário