quinta-feira, 26 de abril de 2018

COMUNICADO MUDANÇAS DE LINHAS DIA 28/14/18

Duas linhas de Casa Amarela terão mudança de itinerário neste sábado (28)

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 foto: pesquisa web / ilustrativa

Duas linhas que trafegam pela Rua Bela Vista, no bairro de Casa Amarela, terão mudança de itinerário neste sábado (28). O Grande Recife promove a alteração temporária, no sentido subúrbio/cidade, para que seja realizado um serviço de saneamento no local. Confira abaixo quais linhas serão afetadas e seus desvios:

710 - Beberibe/Derby
718 - Córrego Do Euclides/Derby

Desvio:
Rua Córrego do Bartolomeu, Avenida Norte, Rua Gomes Coutinho e Estrada do Arraial.

Com a mudança, estes ônibus não passarão pela parada nº 100053 na Rua Bela Vista. As opções para os usuários são as paradas nº 110012 localizada na Avenida Norte e nº 100012 na Estrada do Arraial.

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações os usuários podem entrar em contato com o Grande Recife Consórcio, por meio da Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou Whatsapp (99488.3999), somente para reclamações.

quarta-feira, 25 de abril de 2018

COMUNICADO URGENTE

Alunos do Passe Livre têm até a próxima semana para solicitar Carteira de Estudante

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Termina na próxima segunda-feira (30) o prazo para que alunos beneficiados pelo VEM Passe Livre, do Governo do Estado, possam solicitar a sua Carteira de Estudante 2018. A prorrogação proposta pelo Grande Recife Consórcio de Transportes se fez necessária por conta da baixa adesão deste público ao processo de emissão do documento e, consequentemente, a possível perda do benefício. Por decreto, a partir deste ano, todos os estudantes que fazem parte do programa devem ter a Carteira de Estudante.

Atualmente, 93.757 estudantes da rede pública estadual e cotistas da Universidade de Pernambuco (UPE) estão aptos a receberem o benefício. Desses, apenas 21.284 alunos, o que representa em média 24%, solicitaram a Carteira de Estudante 2018 pelo site do Grande Recife e fizeram o pagamento do boleto, referente à aquisição do documento.

“Ao garantir, diariamente, a ida e a volta do aluno à escola, nós entendemos que o Passe Livre é um importante benefício concedido pelo Governo do Estado. Por isso, estendemos o prazo até o dia 30 deste mês para que os estudantes assistidos pelo programa possam solicitar a Carteira de Estudante 2018”, afirma o diretor de Gestão Organizacional do Grande Recife, Carlos Eduardo Figueiredo.

Devido ao Decreto nº 44.107/2017, a partir deste ano, os beneficiários do VEM Passe Livre deverão ter a Carteira de Estudante. A medida é uma forma de equiparar todos os alunos que têm direito ao benefício àqueles que pagam meia passagem nos ônibus por meio do VEM Estudantil.

“Desde o início do ano, quando iniciamos o processo no site do Grande Recife para a solicitação da Carteira de Estudante, nós tivemos um forte apoio da imprensa na difusão destas informações. Ainda assim, a procura foi baixa e muitos alunos deixaram para a última hora. Então, contamos mais uma vez com a ajuda de todos”, argumentou Carlos Eduardo.

A Carteira de Estudante 2018 pode ser solicitada pelo site www.granderecife.pe.gov.br, no link “Carteira Mais Prática”, fornecendo o nome completo e data de nascimento. Se as informações que surgirem estiverem corretas, basta o solicitante confirmar e um boleto no valor de R$ 12,45 será gerado. O título pode ser pago em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. A partir do momento que a pessoa paga o boleto emitido, a Carteira fica pronta em até 30 dias.



Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações os usuários podem entrar em contato com o Grande Recife Consórcio, por meio da Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou Whatsapp (99488.3999), somente para reclamações.

terça-feira, 24 de abril de 2018

PLANO DE MOBILIDADE DO RECIFE


Ruas mais lentas para garantir a segurança de pedestres e ciclistas




A segurança de pedestres e ciclistas estará acima de qualquer eficiência do trânsito. É a promessa da prefeitura. Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Nos próximos domingos, o Blog De Olho no Trânsito vai detalhar o Plano de Mobilidade Urbana do Recife, que está sendo concebido pela prefeitura desde 2015 e que começa a entrar na reta final, com alguns tópicos divulgados na imprensa nos últimos meses. Começou com a pesquisa de origem e destino, feita totalmente online (escolha que tem recebido críticas, inclusive, por só atender a quem tem acesso à web), e mais recentemente passou  a detalhar as políticas setoriais de mobilidade urbana. É exatamente sobre elas que estaremos nos debruçando. Mas, antes de tudo, é importante considerar que essa fase significa a criação das diretrizes gerais que deverão ser seguidas quando o plano virar lei, o que deverá acontecer em 2019 – se o governo federal não adiar mais uma vez o prazo de entrega do documento pelas cidades com mais de 20 mil habitantes.
Nossos argumentos são fortes: 72% das mortes acontecem nas vias com 60 km/h. Os atropelamentos que acontecem com o veículo a essa velocidade têm 83% mais probabilidade de provocar mortes. Quando reduzirmos 10 km/h, trazendo o limite de velocidade para 50 km/h, esse percentual de morte cai para 50%. Ou seja, vale a pena demais”,
Sideney Schreiner, diretor executivo do ICPS
Ela ainda não representa o detalhamento das mudanças, com exemplos práticos, fase prevista para o fim do semestre, segundo o Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS), o cérebro do PMU. A segurança viária será a primeira abordagem dessa série. Começamos com ela porque é o mais importante e encabeça as políticas setoriais do plano. A segurança das pessoas será soberana sobre tudo e todos, independentemente da eficiência dos sistemas de transporte motorizado. Irá se sobrepor, sempre, à eficiência. Ou seja, a segurança de quem está no trânsito, a pé e de bicicleta, estará acima do bom desempenho da circulação. Esse é o principal recado do plano.
As ruas da cidade do Recife terão velocidade máxima de 50 km/h. O limite valerá para todas as vias arteriais principais (como exemplo, Avenida Agamenon Magalhães). A única exceção será a Via Mangue, considerada via de trânsito rápido, que permanecerá com o limite de 60 km/h. Como argumento para essa mudança – que com certeza desagradará a muitos motoristas, pelo menos até virar costume –, estão as mortes no trânsito. “Nossos argumentos são fortes: 72% das mortes acontecem nas vias com 60 km/h. Os atropelamentos que acontecem com o veículo a essa velocidade têm 83% mais probabilidade de provocar mortes. Quando reduzirmos 10 km/h, trazendo o limite de velocidade para 50 km/h, esse percentual de morte cai para 50%. Ou seja, vale a pena demais”, defende Sideney Schreiner, diretor executivo do ICPS.
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Redutores e controladores de velocidade devem funcionar 24 horas. As estatísticas mostram que a maioria das mortes está acontecendo à noite. Inclusive, com um alto índice de choques, ou seja, quando o veículo se choca com objetos parados: postes, árvores e muros, por exemplo. O que evidencia o excesso de velocidade, além de outros fatores como consumo de álcool e cansaço. É mais uma razão para os equipamentos de fiscalização serem religados”,
argumenta Sideney Schreiner


Religamento das lombadas à noite
A intenção do ICPS é, inclusive, retomar a briga do município com a Justiça para religar os equipamentos de fiscalização eletrônica da cidade, desligados por determinação judicial – atendendo a uma provocação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) – desde 2006. “Redutores e controladores de velocidade devem funcionar 24 horas. As estatísticas mostram que a maioria das mortes está acontecendo à noite. Inclusive, com um alto índice de choques, ou seja, quando o veículo se choca com objetos parados: postes, árvores e muros, por exemplo. O que evidencia o excesso de velocidade, além de outros fatores como consumo de álcool e cansaço. É mais uma razão para os equipamentos de fiscalização serem religados”, argumenta Sideney Schreiner.




Foto: Hélia Schepa/Arquivo JCImagem

Pedestres
Um dos atores principais e mais fragilizados do trânsito – juntamente com os ciclistas –, os pedestres vão ganhar destaque no futuro Plano de Mobilidade Urbana do Recife. Pelo menos é o que planeja o município. O caminhar, aliás, ganhará nuances de prioridade que vão além da qualificação das calçadas. Mais tempo nas travessias semaforizadas, inclusive com a adoção mais frequente de passagens elevadas, iluminação e arborização são algumas das novidades para priorizar a mobilidade a pé e, principalmente, estimulá-la.
Hoje, a programação semafórica da cidade é programada para atender ao veículo motorizado e evitar transtornos à circulação desses mesmos veículos. O PMU quer um foco semafórico específico aos pedestres e com tempos adequadamente calculados nas vias que serão indicadas na última fase da futura política. Também vai exigir iluminação voltada para as calçadas e, não como acontece na maioria dos projetos atuais, sobre as árvores e projetada para os veículos motorizados que passam nas vias.

Chegando às calçadas, um dos subprodutos do plano será o Manual de Calçadas do Recife, que levará todas essas nuances em consideração, cujo cumprimento será obrigatório para os futuros projetos. “As pessoas caminham e precisam fazê-lo com segurança. Queremos não só que a cidade ofereça isso, mas também que todos sejam estimulados ao caminhar”, planeja Sideney Schreiner.

PMU vai exigir a adequação da malha ciclável ao Plano Diretor Cicloviário (PDC), pronto desde 2014. Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Ciclistas
Assim como com os pedestres, os futuros projetos públicos ou privados executados no Recife terão que oferecer infraestrutura segura também para os ciclistas. Além de rotas cicláveis, a iluminação e arborização terão que estar previstos. Para guiar e orientar a todos sobre a implantação desse infraestrutura – especialmente a pública municipal –, o Plano Diretor Cicloviário (PDC) da Região Metropolitana do Recife será o ator principal. Mesmo com a execução se arrastando desde 2014, quando foi concluído pelo governo de Pernambuco ao custo de quase R$ 1 milhão. Pelo PDC, o Grande Recife terá 590 quilômetros de infraestrutura para bicicletas, sendo 250 quilômetros somente no Recife

fonte: Blog de Olho no Transito

segunda-feira, 23 de abril de 2018

TI III PERIMETRAL TEM MUDANÇAS EM UMA LINHA DE SUA OPERAÇÃO A 2 422

Foto:arquivo blog

Linha 2422 – Mosenhor Fabrício/TI Getúlio Vargas terá novo itinerário


Após uma reunião com moradores do bairro de Monsenhor Fabrício, o Grande Recife realiza um ajuste no itinerário da linha 2422 – Monsenhor Fabrício/TI Getúlio Vargas. A nova operação tem início na próxima segunda-feira (23) e atende uma solicitação dos populares para que outras áreas da comunidade também sejam beneficiadas pela linha, levando os usuários até o TI III Perimetral.

Itinerário Principal (dia útil, sábado e domingo) 
Terminal/ponto de retorno: R. Leal de Barros, R. São Mateus, R. Dr. Gastão da Silveira, R. Cristóvão Cavalcanti, R. Mal. Cordeiro de Farias, R. São Mateus, Av. Maurício de Nassau, R. Santa Lúcia, R. Dr. José Anastácio da Silva Guimarães, R. Leal de Barros, R. São Mateus, Av. Maurício de Nassau, R. Odete Monteiro, R. Professor Estevão Francisco da Costa, Av. General San Martin e TI Caxangá (IIIª Perimetral).

Ponto de retorno/terminal: TI Caxangá (III Perimetral), R. Manoel Moreira, Av. Caxangá, Av. General San Martin, R. Honório Correia, R. Gregório Júnior, R. Souza Bandeira, R. Dianápolis, R. Odete Monteiro, Av. Maurício de Nassau, R. Santa Lúcia, R. Dr. José Anastácio da Silva Guimarães, R. Leal de Barros, R. São Mateus, R. Dr. Gastão da Silveira, R. Cristóvão Cavalcanti, R. Mal. Cordeiro de Farias, R. São Mateus, Av. Maurício de Nassau, R. Pereira Coutinho Filho e R. Leal de Barros.

Atendimento via Estrada do Barbalho (ETB) (dia útil)
Terminal/ponto de retorno: R. Leal de Barros, R. São Mateus, R. Dr. Gastão da Silveira, R. Cristóvão Cavalcanti, R. Mal. Cordeiro de Farias, R. São Mateus, Av. Maurício de Nassau, R. Santa Lúcia, R. Dr. José Anastácio da Silva Guimarães, R. Leal de Barros, R. São Mateus, Estrada do Barbalho, Av. Maurício de Nassau, R. Odete Monteiro, R. Professor Estevão Francisco da Costa, Av. General San Martin e TI Caxangá (IIIª Perimetral).

Ponto de retorno/terminal: TI Caxangá (III Perimetral), R. Manoel Moreira, Av. Caxangá, Av. General San Martin, R. Honório Correia, R. Gregório Júnior, R. Souza Bandeira, R. Dianápolis, R. Odete Monteiro, Av. Maurício de Nassau, R. Santa Lúcia, R. Dr. José Anastácio da Silva Guimarães, R. Leal de Barros, R. São Mateus, Estrada do Barbalho, Av. Maurício de Nassau, R. São Mateus, R. Dr. Gastão da Silveira, R. Cristóvão Cavalcanti, R. Mal. Cordeiro de Farias, R. São Mateus, Av. Maurício de Nassau, R. Pereira Coutinho Filho e R. Leal de Barros.

Fonte: GRCT 
Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações os usuários podem entrar em contato com o Grande Recife Consórcio, por meio da Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou Whatsapp (99488.3999), somente para reclamações.

domingo, 22 de abril de 2018

POR QUE O MUNICÍPIO DEVE "MUNICIPALIZAR" O TRÂNSITO ?


jailsonsilva1973@gmail.com/ whasWhat: 81997569443

Primeiramente as devidas explicações sobre as aspas. Elas se devem pois há um certo equívoco em falar em municipalização de algo que já era atribuição dos municípios. O que é chamado de municipalização, na realidade é um processo de Integração ao Sistema Nacional de Trânsito - SNT. Vamos tratar disso mais adiante.


O Trânsito já era uma competência municipal antes mesmo do atual Código de Trânsito Brasileiro - CTB - Lei 9.503/97, pois a Constituição Federal já afirmava em seu artigo30, inciso V que Compete aos Municípios "organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local ...", portanto dada a natureza do serviço, gestão do trânsito é uma atividade eminentemente local, pois os problemas e necessidades de intervenções ocorrem no âmbito dos municípios, a exceção das rodovias estaduais e federais cujas jurisdições pertencem aos entes estaduais e federal, respectivamente.


Iniciando a resposta do título do artigo, a primeira resposta é, portanto, por ser uma exigência legal, como foi dito, a partir da Constituição Federal e, posteriormente com um maior detalhamento pelo CTB. O Código definiu de forma mais clara as atribuições dos entes do Sistema nacional de Trânsito. Destaco as atribuições estaduais, que de forma resumida é tudo aquilo relativo aos veículos e condutores, inclusive a questão mais "cartorial".


As competências municipais no CTB poderiam ser ditas, também de forma resumida, como sendo tudo aquilo relacionado a estacionamento, circulação e parada, dentro da sua jurisdição. Mas o artigo 24 daquele instrumento legal definiu, detalhadamente, essas atribuições. Seria muito extenso trazer esse detalhamento e não é o objetivo deste artigo, por isso sugiro a leitura desse artigo do Código e demais, bem como a legislação complementar: resoluções, portarias etc.


A segunda resposta ao título do artigo é a natural inter-relação entre gestão do trânsito, gestão do transporte (intramunicipal) e planejamento urbano. Esse último como delineador da definição da produção, estruturação e apropriação do espaço urbano. A gestão integrada dessas três áreas, pelo município, é fundamental para a correta implementação de soluções de forma sistêmica e integrada. Por isso a "municipalização" de trânsito é necessária para consecução desse objetivo.

Outro motivo para a Integração ao SNT é a própria necessidade de gestão do trânsito pelos municípios. Dar conta do planejamento da circulação, estabelecimento de medidas de Engenharia de Tráfego e a consequente sinalização de trânsito. Aliás, pelo Código de Trânsito Brasileiro, uma via não pode ser entregue para utilização pelos usuários sem estar devidamente sinalizada. A promoção da Educação de Trânsito, com o objetivo de estabelecer uma mudança de cultura, notadamente com uma abordagem como política de educação, associada à realização de campanhas educativas. A Estatística de trânsito, relevante para identificação de problemas, por exemplo, de pontos de ocorrência contumaz de acidentes de trânsito. São muitas as intervenções de natureza municipal na gestão do trânsito.





Como se vê a pergunta do título deste arquivo nem deveria ser feita. É extremamente necessário "municipalizar" o trânsito, além de ser uma Exigência Legal. Mas, infelizmente ainda há muita OMISSÃOpelos gestores municipais. No Brasil, apenas 1572 dos 5570 (cerca de 30%) estão integrados ao SNT. Em Pernambuco, dos 184 municípios, apenas 31 (17%) estão integrados. Sem contar aqueles municípios registrados como integrados, mas que não fazem quaisquer das atribuições no âmbito da sua competência.

Essa omissão, aliada a todos os problemas relativos à gestão do trânsito (aqueles "municipalizados"), pois muitos municípios fazem essa gestão com pouca base técnica, ausência de fiscalização e pouca ou nenhuma ação de educação de trânsito, contribui para o verdadeiro massacre de vidas, muito superior à quantidade de vítimas de países em guerra. Cerca de 50.000 mortes e 200.000 feridos nas nossas vias, por ano.

Então, acredito que esteja clara a necessidade de integração ao Sistema Nacional de Trânsito, pelos municípios, ou a "municipalização".

Vamos cobrar dos nossos gestores !!!




Fonte: Artigo by IVAN CARLOS CUNHA
Diretor de Consultoria e Engenharia da MODUS Gestão e Mobilidade.

terça-feira, 17 de abril de 2018

Serviço em rede elétrica muda temporariamente itinerário de ônibus em Olinda

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foto:Ilustrativa ao lado

Até o fim deste mês, em dias e horários específicos, o Grande Recife muda o itinerário da linha 847 – Alto Nova Olinda/TI Xambá. A alteração acontece porque a Prefeitura de Olinda precisará interditar algumas ruas do bairro para a implantação de postes e o lançamento de rede elétrica na localidade. Confira abaixo as datas e os desvios realizados durante a execução do serviço:

Quarta-feira (18/04) – 8h às 17h
Fechamento para a circulação de veículos na Rua Alto Nova Olinda, no trecho que vai da Rua Nelson de Melo Paes Barreto até a Rua Batalha do Tuiuti. Com a interdição, a linha 847 – Alto Nova Olinda/TI Xambá terá o ponto de retorno no mesmo local da linha 841 – Nova Olinda/TI Xambá. Ou seja, na Rua Nelson de Melo Paes Barreto.

Da sexta-feira (20/04) à segunda-feira (30/04) – 8h às 17h
Serão fechadas as Ruas Batalha do Tuiuti e Castro Alves. Quando a Rua Castro Alves for interditada, os ônibus da linha 847 – Alto Nova Olinda/TI Xambá passarão a fazer o ponto de retorno no cruzamento da Rua Alto Nova Olinda com a Rua Castro Alves; quando o encontro for na Rua Batalha do Tuiuti, a linha 847 – Alto Nova Olinda/TI Xambá deixará de fazer as viagens com atendimento a esta rua, somente realizando o itinerário principal da linha.

fonte: GRCT

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segunda-feira, 16 de abril de 2018

Parada de ônibus na Avenida Olinda passa a ser seletiva


O Grande Recife transformou em seletiva a parada de ônibus nº 160041, localizada na Avenida Olinda, antes da bifurcação que dá acesso à Avenida Pan Nordestina – sentido Recife/Olinda. A mudança acontece porque o equipamento fica numa via de trânsito rápido e dificulta a troca de faixa com segurança. A mudança começa a valer já nesta quinta-feira (12).

Confira abaixo as linhas que continuam parando neste ponto:

1911 - Ouro Preto (COHAB)
1973 - Casa Caiada
1974 - Jardim Atlântico
1983 - Rio Doce (Princesa Isabel)
1987 - Rio Doce (Príncipe)
1992 - Pau Amarelo
1993 - Conjunto Praia do Janga
1994 - Conjunto Beira Mar
2920 - Rio Doce/CDU
2930 - Rio Doce/Dois Irmãos

Não atendem mais a este ponto as linhas:

043 - Aeroporto/Tacaruna (Derby)
050 - PE-15/Boa Viagem
812 - Sítio Novo (Av. Norte) ida Encruzilhada/volta Cruz Cabugá
820 - TI Xambá (Cabugá)
822 - Jardim Brasil I (Cruz Cabugá)
824 - Jardim Brasil II (Cruz Cabugá)
860 - TI Xambá (Príncipe)
861 - TI Xambá/TI Joana Bezerra
910 - Piedade/Rio Doce
916 - Ouro Preto/Joana Bezerra
1909 - TI Pelópidas/TI Joana Bezerra
1913 - TI PE-15/TI Joana Bezerra
1921 - Ouro Preto (Jatobá I)
1926 - Ouro Preto (Jatobá II)
1950 - Engenho Maranguape/Varadouro
1967 - TI Igarassu (Dantas Barreto)
1971 - Amparo
1972 - Bultrins
1977 - TI Pelópidas (Conde da Boa Vista)
1981 - Rio Doce (Conde da Boa Vista)
1982 - Conjunto Beira Mar/Derby

FONTE : GRCT
Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações os usuários podem entrar em contato com o Grande Recife Consórcio, por meio da Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou Whatsapp (99488.3999), somente para reclamações.

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Amistoso entre lendas do Barça e de Pernambuco tem esquema de mobilidade


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A Arena de Pernambuco vai ser palco de um jogo histórico entre o Barcelona Legends e Pernambuco. O amistoso, marcado para o próximo sábado (14), às 19h, contará com a participação de diversos craques. Do lado do Barça, jogares que fizeram história com a camisa do time catalão como Rivaldo, Frank de Boer e Abidal. Já na equipe pernambucana, nomes como Kuki, Grafite e Carlinhos Bala compõem a equipe. Para quem for acompanhar a partida no estádio, o Grande Recife Consórcio montou um esquema especial de mobilidade.

Confira todas as opções de transporte coletivo para o deslocamento até a Arena de Pernambuco:

Metrô - Se o torcedor optar pelo metrô, ele deve desembarcar na Estação Cosme e Damião e acessar o Terminal Integrado de mesmo nome. O valor da tarifa do metrô é R$ 1,60. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informa que serão disponibilizados 12 composições de metrô com intervalos de oito minutos para atender a demanda.

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foto : Arquivo Blog

Vindo do metrô, já dentro do TI, o usuário deve utilizar a linha especial 047 – TI Cosme e Damião/Arena, que estará à disposição do torcedor das 16h às 19h. Para ter acesso ao serviço, pulseiras serão vendidas antecipadamente no valor de R$3,20. O serviço pode ser adquirido tanto em dinheiro quanto por meio do cartão VEM Trabalhador ou Comum, no TI Cosme e Damião. É importante lembrar que como se trata de uma linha especial, a tarifa será cobrada integralmente e não haverá gratuidade, nem abatimento tarifário. Logo após o término do jogo, o usuário deverá embarcar na mesma linha 047 para voltar para casa.
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foto arq blog

Expresso Derby/Arena - Para a ida, os torcedores podem utilizar ainda, a partir das 15h do sábado (14), a linha especial Expresso Derby/Arena, que sai da Praça do Derby, e que contará com veículos com ar-condicionado. O usuário deve ficar atento, pois a última viagem com destino à Arena será às 17h30. O valor da pulseira é R$ 15,00 (ida e volta) e será adquirida no mesmo local. É importante lembrar ao usuário que, no retorno para casa, ele deve embarcar no mesmo lugar onde desembarcou no estádio, e o BRT fará o percurso inverso.

Expresso Shopping Tacaruna/Arena - Para aqueles que desejarem ir ao estádio saindo do Shopping Tacaruna, o Consórcio disponibilizará quatro ônibus no modelo rodoviário com ar-condicionado, a partir das 15h, que levarão os torcedores à Arena de Pernambuco. É importante lembrar que a última viagem com destino ao estádio será às 17h20. O valor da pulseira é R$ 20 (ida e volta) e será adquirida na saída do estacionamento do shopping E1-B, no lado da Avenida Agamenon Magalhães. Na volta para casa, o usuário deve embarcar no mesmo lugar onde desembarcou no estádio.

Expresso Shopping Recife/Arena - Para os usuários que desejarem ir ao estádio saindo do Shopping Recife, o Consórcio disponibilizará quatro ônibus no modelo com ar-condicionado, a partir das 15h, que levarão os torcedores à Arena de Pernambuco. É importante lembrar que a última viagem com destino ao estádio será às 17h20. O valor da pulseira é R$ 20 (ida e volta) e será adquirida na parada da antiga Mc Donald's, localizado dentro do Shopping Recife. Na volta para casa, o usuário deve embarcar no mesmo lugar onde desembarcou no estádio.

Em caso de dúvidas sobre o esquema de ônibus, os passageiros podem entrar em contato com o Grande Recife Consórcio de Transporte, por meio da Central de Atendimento ao Cliente (0800.081.0158).

terça-feira, 10 de abril de 2018

Grande Recife retira paradas provisórias da Avenida Caxangá

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Duas paradas de ônibus que haviam sido instaladas em caráter provisório, na Avenida Caxangá, serão removidas nesta quarta-feira (11), a partir das 9h. O Grande Recife faz a retirada depois que as cinco linhas que utilizavam os abrigos, dentro do sistema de integração temporal com as Estações de BRT da Caxangá, passaram a integrar no TI III Perimetral.

Desde o início da operação do Terminal Integrado Vereador Zezito de Magalhães Melo (III Perimetral), as linhas 2413 - Avenida do Forte, 2415 - Sítio das Palmeiras, 2416 - Roda de Fogo, 2421 - Torrões e 2422 - Monsenhor Fabrício deixaram de passar pela Avenida Caxangá e, agora, trafegam por ruas paralelas à via até o terminal. Com isso, as paradas provisórias que haviam sido instaladas serão desativadas.

Confira os abrigos que serão removidos:

1 – Parada nº 080368, próxima à Estação Caiara (BRT).

Com a mudança, as linhas 330 - Casa Amarela/CDU, 440 - CDU/Caxangá/Boa Viagem, 2432- CDU (Várzea), 2446 - UR-07 e 2920 - Rio Doce/CDU deverão atender à parada nº 080405 também próxima à Estação Caiara (BRT).

2 – Parada nº 080369, próxima à Estação Parque do Cordeiro (BRT).

Com a mudança, as linhas 330 - Casa Amarela/CDU, 440 - CDU/Caxangá/Boa Viagem, 2432- CDU (Várzea), 2446 - UR-07 e 2920 - Rio Doce/CDU deverão atender à parada nº 080406 ao lado da Estação Parque do Cordeiro (BRT).

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações os usuários podem entrar em contato com o Grande Recife Consórcio, por meio da Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou Whatsapp (99488.3999), somente para reclamações.

Acidente entre ônibus e caminhão fere passageira na av. Recife

O caminhão estava serviço de uma empresa quando se envolveu no acidente. O veículo carregava um poste maior que o cumprimento ideal.

Acidente na Avenida Recife deixa uma mulher feridaAcidente na Avenida Recife deixa uma mulher feridaFoto: Henrique Genecy / Folha de Pernambuco

Veio com a Samu
Passou pelo trauma
Apenas uma contusão sem alteração óssea
Alta as 16:29 h
Um acidente entre um ônibus e um caminhão deixou, na tarde desta segunda-feira (09), uma pessoa ferida na avenida Recife, no bairro da Estância, Zona Oeste do Recife. Maria Eduarda Lima de Almeida, de 21 anos, estava dentro de um ônibus, da empresa Metropolitana, quando foi atingida pelos estilhaços de vidro da janela, quebrada pelo poste que era transportado pelo caminhão.

Acidente na Avenida Recife deixa uma mulher ferida
caminhão presta serviço à empresa Postes Recife e, no momento da colisão, carregava um poste, cujo tamanho era maior que o cumprimento do veículo. Ao fazer uma manobra à direita, o ônibus, que opera a linha UR 3 / Ibura, não manteve a distância ideal do caminhão, colidindo com o poste.

De acordo com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Maria Eduarda ficou presa nas ferragens entre o banco do ônibus e o poste. Com escoriações pelo corpo, a passageira foi levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA)dos Torrões, mas teve alta por volta das 16h30.
Acidente na Avenida Recife deixa uma mulher ferida

Acidente na Avenida Recife deixa uma mulher feridaFoto: Henrique Genecy / Folha Pernambuco