Avenidas Sul e Dantas Barreto serão as principais vias de entrada e saída do Centro do Recife - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
circulação no Centro do Recife é que, na visão das entidades e pessoas que já tiveram acesso à proposta, é que ele foca no veículo e, não, no pedestre. Transforma o Centro do Recife em uma passagem para os veículos saírem da Zona Sul e chegarem até Olinda, por exemplo. Isso tudo com o subterfúgio de que mais carros circulando trariam um movimento que daria vida ao Centro do Recife.
Outro aspecto colocado é que ficou evidente a adequação da nova circulação para beneficiar diretamente os automóveis que querem chegar aos projetos Novo Recife, em construção no Cais José Estelita, Hotel-Marina e Cecon, em construção no Cais de Santa Rita.
“Rua no centro sem estacionamento não é acesso, é passagem. É uma questão conceitual. Querem atrair veículos para o Centro sem dar opção para estacionamento. Veremos é a destruição de prédios históricos para virarem garagens”, critica um urbanista em reserva ao JC.
NOVO TRÂNSITO CENTRO DO RECIFE: plano prioriza carros e esquece o pedestre, dizem críticos
Críticos afirmam que o projeto transforma o Centro do Recife em uma passagem para os veículos saírem da Zona Sul e chegarem até Olinda, por exemplo
A principal crítica ao projeto da nova circulação no Centro do Recife é que, na visão das entidades e pessoas que já tiveram acesso à proposta, é que ele foca no veículo e, não, no pedestre. Transforma o Centro do Recife em uma passagem para os veículos saírem da Zona Sul e chegarem até Olinda, por exemplo. Isso tudo com o subterfúgio de que mais carros circulando trariam um movimento que daria vida ao Centro do Recife.
Outro aspecto colocado é que ficou evidente a adequação da nova circulação para beneficiar diretamente os automóveis que querem chegar aos projetos Novo Recife, em construção no Cais José Estelita, Hotel-Marina e Cecon, em construção no Cais de Santa Rita.
“Rua no centro sem estacionamento não é acesso, é passagem. É uma questão conceitual. Querem atrair veículos para o Centro sem dar opção para estacionamento. Veremos é a destruição de prédios históricos para virarem garagens”, critica um urbanista em reserva ao JC.
As observações feitas na ata da reunião de governança cidadã do Recentro em que o plano foi apresentado pela CTTU, no fim de agosto, e a qual a Coluna Mobilidade teve acesso, deixa muito evidente esse pensamento.
“Ficou evidente que o plano foi feito para promover uma melhor circulação em torno do Hotel-Marina e do Cecon. Esse é o objetivo oculto. Simplesmente estão ignorando a multidão que caminha pelo centro. É um projeto rodoviarista, mais uma vez”, reforça.
“Ao transformar a Rua Cais de Santa Rita numa avenida de três faixas, retirando todas as vagas de Zona Azul e permitindo um tráfego intenso de veículos, eles isolam o comércio que existe em volta e dificultam o acesso dos pedestres. Isso vai prejudicar o comércio. Não se vê um tratamento especial ao ônibus, por exemplo”, segue.
É um plano para viabilizar a passagem dos carros pelo Centro. Para que possam atravessar a cidade. Não consideram as pessoas, o pedestre caminhando no Centro. Vão transformar a Dantas Barreto numa grande avenida que permitirá o motorista sair de Olinda até Boa Viagem por ela. Isso tudo com o subterfúgio de que mais carros circulando trariam um movimento que daria vida ao Centro”, critica.
CAIS DE SANTA RITA SEGREGADO DO CENTRO
A Praça das Cinco Pontas, na mesma região, será unificada e funcionará como uma grande rotatória para os veículos fazerem as conexões com a nova circulação. A Praça Sergio Loreto terá o mesmo papel na conexão da Rua Imperial com a Avenida Dantas Barreto
A Praça das Cinco Pontas, na mesma região, será unificada e funcionará como uma grande rotatória para os veículos fazerem as conexões com a nova circulação. A Praça Sergio Loreto terá o mesmo papel na conexão da Rua Imperial com a Avenida Dantas Barreto.
CIRCULAÇÃO NO CAIS DE SANTA RITA
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Plano da nova circulação no Centro do Recife - REPRODUÇÃO
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A intenção clara do projeto é reduzir o volume de tráfego de veículos no Cais José Estelita - que será o quintal do Projeto Novo Recife - e do Cais de Santa Rita, que está recebendo o Hotel-Marina e o Cecon. A proposta é estimular o uso apenas para quem tem como destino os empreendimentos.