sexta-feira, 5 de julho de 2024

BRT EM MACEIÓ E FROTA TOTALMENTE CLIMATIZADA EM 2026

 

Saiba como vai funcionar o BRT em Maceió; investimento será de R$ 2 bilhões

Serão 14 km de faixa exclusiva para os ônibus no principal corredor de transportes da capital

Prefeitura de Maceió anuncia investimento de R$ 2 bi para obras do BRT

A Prefeitura de Maceió anunciou, nesta sexta-feira (5), o investimento de R$ 2 bilhões para obras do BRT, sigla para Bus Rapid Transit (Trânsito Rápido de Ônibus, em português). Serão 14 km de faixa exclusiva para os ônibus do BRT Maceió no principal corredor de transportes da capital, formado pelas Avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. O espaço ficará à esquerda da via, junto ao alinhamento do canteiro central.

Segundo a gestão municipal, o novo modelo de transporte urbano vai garantir agilidade, conforto e velocidade nos deslocamentos na capital para os mais de 600 mil usuários.

O sistema contará com nove linhas saindo do Terminal de Integração do BRT - Eustáquio Gomes, Benedito Bentes, Clima Bom e Chã da Jaqueira, além de 63 linhas alimentadoras, com saídas programadas para todos os bairros da cidade. Durante o percurso, os ônibus irão passar por todas as 23 estações do BRT, com intervalo médio de 5 minutos entre as viagens.

"Com o BRT, o usuário do transporte público em Maceió terá sua experiência otimizada. Ele sairá do bairro em uma das alimentadoras, desembarcará e seguirá para a estação equivalente ao seu ponto de parada e, em menos de 5 minutos, terá um veículo à disposição", explica André Costa, diretor-presidente do DMTT.

Ônibus

Todos os veículos do BRT Maceió serão climatizados e equipados com a tecnologia Euro-6, que reduz a emissão de gases poluentes em até 80%, um alívio para o meio ambiente.

O acesso aos ônibus nas estações será feito pelo lado esquerdo, sem a necessidade de degraus, pois o piso dos coletivos é nivelado com o piso da estação, possibilitando que todos tenham sua entrada facilitada, inclusive melhorando a acessibilidade para pessoas com deficiência, idosos e usuários que venham a ter alguma limitação temporária.

Em 2026, 80% do sistema estará climatizado, o equivalente a 266 veículos com ar-condicionado. Em 10 anos, todos os ônibus de Maceió serão climatizados, um total de 440 ônibus Euro-6, com ar condicionado, sendo 182 no BRT e 258 nas linhas alimentadoras. Um investimento em frota de R$ 1,062 bilhão.

Terminal do Eustáquio Gomes e Estações

Situado às margens da Avenida Lourival de Melo Mota, o Terminal de Integração do BRT Maceió - Eustáquio Gomes será o centro administrativo do sistema. O equipamento será o principal ponto de partida para as viagens com destino ao Centro, Trapiche da Barra e à Ponta Verde. Serão 23 mil m² de área total e 600 m de plataforma útil.

O equipamento contará com tecnologia de ponta, câmeras de videomonitoramento, telões informativos para que os usuários consigam visualizar seus respectivos veículos, além do Centro de Controle Operacional, linhas de fibra óptica dedicadas ao BRT, equipamentos e softwares, toda tecnologia para tornar o sistema ainda mais prático.

Além do terminal, o sistema contará com 23 estações, distribuídas pelas Avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. Cada estação será equipada com telas e painéis informativos, mostrando o tempo de chegada dos ônibus. O acesso será feito com validador, por catracas e pelas entradas acessíveis para PCDs. 

# Postado por Jailson silva blogueiro especialista em mobilidade notícias 

quarta-feira, 26 de junho de 2024

VLT CENTRO DO RECIFE VAi VIRÁ YMA REALIDADE

 

Projeto promete retomada do transporte sobre trilhos para o Bairro do Recife

 
 
 

*Por Rafael Dantas

Já pensou em andar de trem no Bairro do Recife, como a população fazia há décadas? Há alguns anos a CBTU estuda a retomada da mobilidade sobre trilhos na região central do Recife, com uma linha seguindo da Estação Largo da Paz até o Terminal Marítimo de Passageiros. O projeto, que contempla a operação com Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), tem potencial tanto turístico, por ser uma região muito procurada pelos visitantes da capital pernambucana, como para o transporte diário dos recifenses, visto que estaria conectando o metrô ao Porto Digital, ao Novo Recife e ao comércio popular da cidade.

“É um projeto que é viável e que dentro da mobilidade urbana do Recife, é fundamental”, destaca a superintendente da CBTU, Marcela Campos.

O empreendimento do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) no Recife abrange um percurso de 5,6 km que conecta o Estelita ao Terminal Marítimo, passando por pontos históricos e estratégicos da cidade, como o Forte das Cinco Pontas, as Torres Gêmeas, o Marco Zero e o Porto do Recife. Esse trajeto visa aproveitar uma malha ferroviária preservada, com trilhos históricos, e integra-se ao metrô na estação Largo da Paz, ampliando a demanda e conectividade. O VLT operará com três veículos em intervalos de aproximadamente 15 minutos, utilizando um modelo híbrido que combina combustão e baterias elétricas para áreas sem catenária.

Modelo de estação próxima ao Cais do Sertão

De acordo com a superintendente da CBTU, Marcela Campos, o projeto é concebido para ser economicamente viável e ecologicamente sustentável, com pequenas estações automatizadas e pontos de parada a cada 300 a 600 metros, servindo tanto ao transporte público diário quanto ao turismo, destacando-se pela integração suave na paisagem urbana e pela capacidade de compartilhar vias com outros modos de transporte. A inspiração desse empreendimento é o VLT Carioca, que circula na região central do Rio de Janeiro.

O projeto não demandaria de desapropriações, que encarecem muito qualquer novo investimento, pois seguiria o percurso via o Cais José Estelita, onde circulavam as antigas linhas da Rede Ferroviária Federal. Uma preocupação expressa pela gestora foi a recente doação do antigo antigo Pátio Ferroviário das Cinco Pontas para a Prefeitura do Recife. A superintendente garante que não é necessário ter a exclusividade no trecho, mas é necessário não ocupar espaços estratégicos para a operação do VLT. Ou seja, é possível o compartilhamento da área, mas é preciso prever a operação dessa linha na construção de qualquer projeto para a região.

Marcela Campos explica que o projeto é viável, mas que precisa garantir o compartilhamento de áreas estratégicas do Cais José Estelita para a operação do sistema.

“A primeira preocupação da gente é a garantia do espaço. Então é preciso documentar que os espaços estarão garantidos para haver esse compartilhamento. A gente não tem o interesse de ficar com 100 mil metros de área ali, mas o que a gente precisa é que haja essa formalização para que o projeto continue viável.”

O projeto prevê 11 estações, com início em Largo da Paz e encerrando no Terminal Marítimo de Passageiros. Haveria paradas no Cabanga, no Mirante do Cais José Estelita, no empreedimento Novo Recife, na antiga Estação Cinco Pontas, uma parada nas proximidades do Mercado São José e outra na Ponte Giratória. Já no Bairro do Recife, haveria ainda os pontos no Marco Zero e na Torre Malakof.

Conforme o mapa total abaixo do sistema de transporte sobre trilhos do Recife, o novo modal estaria conectado ao Metrô do Recife.

A retomada do projeto devolveria a operação histórica de trens que o Recife teve na sua região central, como na imagem abaixo da Estação Cinco Pontas.

*Rafael Dantas é jornalista e repórter da Revista Algomais. Assina ainda as colunas Gente & Negócios e Pernambu

terça-feira, 25 de junho de 2024

Scania vem de elétrico 2025

 

Foto divulgação Scania 


Scania apresenta ônibus elétrico na Lat.Bus 2024

A empresa informou que vai começar entregar os ônibus elétricos aos clientes em setembro de 2025, que serão produzidos a partir de março


Sonia Moraes


A Scania vai começar a entregar os ônibus elétricos aos clientes em setembro do ano que vem. O novo ônibus elétrico 4×2 será oferecido em duas versões: com quatro pacotes de bateria, sendo três na dianteira e um na traseira, que garante 416 kWh. E outro modelo com cinco pacotes de bateria, quatro na dianteira e um na traseira, chegando a 520 kWh. O motor EMC 1-2 do tem 238 quilos e torque de um motor diesel de 400 cv de potência.


A autonomia deste ônibus é de 300 km em condições severas: com ar-condicionado ligado, máximo de capacidade e operação em terreno irregular. Alguns componentes serão importados da Suécia e montados no Brasil, como a célula da bateria e os cabos de bateria. Mas a Scania já tem planos de desenvolver fornecedores locais, conforme informou Paulo Moraes, vice presidente de veículos e mobilidade da Scania Latin América.


Segundo informou Marcelo Gallão, diretor de desenvolvimento Scania operações comerciais Brasil, a novidade será apresentada na Lat.Bus 2024. “A próxima Lat.Bus marca a primeira inclusão do ônibus elétrico no portfólio da Scania”, disse. Os ônibus elétricos começarão a ser testados em São Paulo, mas a Scania também está “de olho” nos estados do Rio Grande do Sul e o Paraná.


Atualmente, a Scania está produzindo 11 modelos de ônibus por dia e, com o início da produção dos elétricos, serão acrescidas mais três unidades diárias na linha de montagem. A fábrica de chassis tem 11 estações de montagens e capacidade para produzir 4.100 chassis por ano, sendo 18 por dia, com 90 colaboradores estarão envolvidos na produção.


As baterias NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto), desenvolvidas em parceria com a Northvolt, oferecem maior densidade de carga e menor peso, aumentando a capacidade de transporte de passageiros. A flexibilidade na configuração das baterias permite adaptação às necessidades dos clientes, com pacotes de quatro ou cinco unidades.


Esse lançamento reafirma a parceria da Scania com empresas como Eletra, Caio e Weg, estabelecendo um marco na eletrificação do transporte urbano no Brasil.


Postado por Jailson silva blogueiro especialista em mobilidade notícias 

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Linha 2.470 tem início de operação em Camaragibe

 

Foto ilustrativa divulgação Grct 

A linha 2470 - Circular Bairro dos Estados vai começar a circular no município de Camaragibe, no Grande Recife, a partir deste domingo (16). A linha faz parte da adesão do município ao Grande Recife Consórcio de Transporte - CTM, que foi feita no dia 5 deste mês, em breve mais novidades chegando aí...

sábado, 25 de maio de 2024

Transporte complementar de Camaragibe uma péssima qualidade no serviço haverá mudanças

 

Foto divulgação Grct fotógrafo Paulo 


Transporte urbano de Camaragibe será integrado e regulamentado pelo Consórcio de Transporte Metropolitano

O transporte urbano do município de Camaragibe será integrado ao Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM). A proposta do Governo de Pernambuco foi aceita durante Assembleia Geral do órgão, realizada nesta sexta (24). Com a mudança, o serviço será regulamentado no município, o que possibilita a participação efetiva no planejamento e na gestão do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR), maior integração operacional e tarifária por meio do Sistema Estrutural Integrado (SEI) e melhoria na qualidade dos serviços, entre outros benefícios.

Após a aprovação, as tratativas poderão dar sequência às formalidades necessárias ao ingresso, como assinatura de aditivo ao contrato social, garantindo, inclusive, o aumento dos serviços de ônibus integrados à rede metropolitana, abrangendo regiões até então sem acesso.

Agora abrimos a possibilidade de uma nova fase no que diz respeito ao planejamento e gerenciamento do transporte público coletivo do município, assegurando melhor qualidade dos serviços, mais fiscalização e segurança, via contratos de concessão, além da projeção, junto ao Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife – STPP/RMR, de otimização de custos, maior integração operacional e tarifária”, explica o diretor-presidente do CTM, Matheus Freitas.

OUTRAS AÇÕES – A iniciativa se soma aos esforços que o Governo de Pernambuco junto ao CTM tem realizado para a melhoria do transporte metropolitano no Grande Recife. Desde o início de 2023, foram intensificadas as fiscalizações, novos ônibus foram adquiridos e já está em vigor o Bilhete Único, que extinguiu o anel B e reduziu o valor da tarifa de R$ 5,60 para R$ 4,10, beneficiando mais de 700 mil usuários.

segunda-feira, 13 de maio de 2024

IT Igarassu tem integração temporal em terminal integrado provisório em 10/5/24

 👀 Atenção passageiros do TI Igarassu a migração temporária da operação das linhas de ônibus já está funcionando no terminal provisório.


Confira as linhas afetadas:


*🚌 1903 - 𝐀𝐑𝐀𝐂̧𝐎𝐈𝐀𝐁𝐀 / 𝐓𝐈 𝐈𝐆𝐀𝐑𝐀𝐒𝐒𝐔*


*🚍 1905 – 𝐓𝐈 𝐀𝐁𝐑𝐄𝐔 𝐄 𝐋𝐈𝐌𝐀 / 𝐓𝐈 𝐈𝐆𝐀𝐑𝐀𝐒𝐒𝐔*


*🚌 1918 - 𝐓𝐈 𝐈𝐆𝐀𝐑𝐀𝐒𝐒𝐔 ( 𝐂𝐈𝐑𝐂𝐔𝐋𝐀𝐑 ) 𝐕𝐈𝐀 𝐁𝐎𝐀𝐓𝐀𝐅𝐎𝐆𝐎 / 𝐈𝐅𝐏𝐄 / 𝐀𝐆𝐀𝐌𝐄𝐍𝐎𝐌 / 𝐏𝐈𝐓𝐀𝐍𝐆𝐀 1 𝐄 2*


*🚌 1946 - 𝐓𝐈 𝐈𝐆𝐀𝐑𝐀𝐒𝐒𝐔 ( 𝐁𝐑-101 )*


*🚌 1963 - 𝐓𝐈 𝐏𝐄-15 / 𝐓𝐈 𝐈𝐆𝐀𝐑𝐀𝐒𝐒𝐔 ( 𝐒𝐈́𝐓𝐈𝐎 𝐇𝐈𝐒𝐓𝐎́𝐑𝐈𝐂𝐎 )*


*🚍 1964 - 𝐓𝐈 𝐈𝐆𝐀𝐑𝐀𝐒𝐒𝐔 / 𝐓𝐈 𝐌𝐀𝐂𝐀𝐗𝐄𝐈𝐑𝐀*


*🚍 1967 - 𝐓𝐈 𝐈𝐆𝐀𝐑𝐀𝐒𝐒𝐔 ( 𝐒𝐈́𝐓𝐈𝐎 𝐇𝐈𝐒𝐓𝐎́𝐑𝐈𝐂𝐎 )*


*🚍 1968 - 𝐓𝐈 𝐈𝐆𝐀𝐑𝐀𝐒𝐒𝐔 / 𝐈𝐋𝐇𝐀 𝐃𝐄 𝐈𝐓𝐀𝐌𝐀𝐑𝐀𝐂𝐀́*


*🚌 1969 - 𝐓𝐈 𝐈𝐆𝐀𝐑𝐀𝐒𝐒𝐔 / 𝐈𝐓𝐀𝐏𝐈𝐒𝐒𝐔𝐌𝐀*

sexta-feira, 10 de maio de 2024

I T Igarassu Pernambuco provisório será?

 

A partir de amanhã (10), o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, vai realizar a migração da operação de ônibus do Terminal Integrado Igarassu para um o terminal provisório até a conclusão da obra do novo TI. No local, que fica no terreno ao lado do atual terminal, serão alocadas 9 (nove) linhas e instalados 1 (um) ponto de desembarque e 6 (seis) de embarque.

As linhas afetadas serão 1903 – Araçoiaba / TI Igarassu; 1905 – TI Abreu E Lima / TI Igarassu; 1918 – TI Igarassu (Circular) Via Boatafogo / Ifpe / Agamenom / Pitanga 1 e 2; 1968 – TI Igarassu / Ilha de Itamaracá; 1969 – TI Igarassu / Itapissuma; 1964 – TI Igarassu / TI Macaxeira; 1946 – TI Igarassu (BR-101); 1967 – TI Igarassu (Sítio Histórico) e 1963 – TI Pe-15 / TI Igarassu (Sítio Histórico).

Em caso de dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoria público