segunda-feira, 29 de outubro de 2012

SÃO LOURENÇO : SMART CITY DA AMÉRICA LATINA ( CIDADE DO FUTURO )


Projetada para ser a primeira smart city da América Latina, a Cidade da Copa pretende implantar em São Lourenço da Mata(PE), a 19 quilômetros do Marco Zero em Recife, um modelo de mobilidade urbana com incentivo ao transporte público e criação de faixas exclusivas para ciclistas e pedestres. O bairro inteligente, que deve ser construído no entorno da Arena Pernambuco (que sediará jogos do Mundial), também contará com sistema de trânsito integrado, com possibilidade de alterar os sentidos das vias e indicar os melhores caminhos.

Inspirada em projetos existentes no Japão e na Coreia do Sul, a smart city nascerá 100% conectada. "O complexo terá cabeamento de fibra ótica para que todos os espaços estejam prontos para absorver qualquer tipo de tecnologia já existente no mercado, além de futuras tecnologias", explica o diretor-presidente do Consórcio Arena Pernambuco, Marcos Lessa. O investimento vai servir, segundo o executivo, para gerenciar de maneira inteligente recursos como energia, água, segurança e troca de dados. "Será possível, por exemplo, redirecionar o trânsito em momentos de rush e informar os horários de frequência e espera nas paradas de ônibus em tempo real", detalha.

Com 240 hectares de área, a Cidade da Copa foi concebida, segundo o diretor, para que o percurso entre qualquer um dos seus polos e o centro seja feito a pé em menos de cinco minutos. Terminais integrados de ônibus e metrô também permitirão que o acesso ao bairro seja feito de forma facilitada - além das faixas exclusivas para pedestres e ciclistas, mais um incentivo para que os futuros moradores e visitantes deixem seus carros ou motos em casa. Ainda assim, quem preferir o automóvel contará com diversas opções de estacionamento.

"Os projetos estão sendo negociados com investidores e, no momento, estamos terminando a etapa de estudos. O surgimento de bairros planejados é uma tendência diante da necessidade por maior qualidade de vida da população", avalia Lessa. A construção da Cidade acontecerá em etapas, começando pela Arena e incluindo algumas praças, bares e restaurantes. As próximas fases do projeto preveem unidades residenciais e empresariais, com previsão para o início da última etapa em 2025. Conforme o executivo, a previsão é de que 100 mil pessoas circulem diariamente pelo bairro. O consórcio é formado pelas empresas Odebrecht Participações e Investimentos (OPI) e Odebrecht Infraestrutura

Usina solar
Para atender à Arena, uma usina de energia solar com potência de um megawatt será instalada, com capacidade para suprir o consumo médio de seis mil brasileiros. A implantação será iniciada até o fim de 2012, e a expectativa é de que ela entre em funcionamento em julho de 2013. O investimento será de R$ 13 milhões. "A proposta inicial é que a usina solar abasteça o funcionamento da Arena Pernambuco, direcionando o excedente para a rede elétrica dos consumidores", descreve Lessa. Além da usina, também estão planejadas para o estádio outras iniciativas de sustentabilidade relacionadas ao aproveitamento de água da chuva, à economia no consumo dos recursos e até ao tratamento do esgoto.

Informações: Tecnologia Terra

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook

domingo, 28 de outubro de 2012

RECIFE - SUGESTÃO DE LINHA TI CAXANGÁ / TI AFOGADOS SERIA MAS VIAVEL


Empezado por big14 Ver Mensaje
Um membro deixou essa sugestão pelo facebook

430 T.I CAXANGÁ (CIRCULAR) ou T.I CAXANGÁ/ABDIAS DE CARVALHO (SAN MARTIN) - TARIFA A

Itinerário : Terminal do CDU (Várzea), Avenida Afonso Olindense, Rua Rodrigues Ferreira, TI Caxangá, Avenida Afonso Olindense, Rua Acadêmico Hélio Ramos, Avenida Professor Artur de Sá, Avenida Professor Moraes Rego, Campus UFPE, Avenida Professor Moraes Rego, Viaduto BR 232, Avenida Abdias de Carvalho, Avenida Gal. San Martin, Rua 21 de Abril, Avenida Manoel Gonçalves, Estrada do Bongi,Estrada dos Remédios, Avenida Abdias de Carvalho,Avenida Professor Moraes Rego, Giradouro UFPE, Campus UFPE, Rua Professor Luis Freire, Rua Acadêmico Hélio Ramos, Avenida Afonso Olindense, Rua Rodrigues Ferreira, TI Caxangá, Terminal do CDU (Várzea)

Pela grande solicitação que os moradores vem fazendo, inicialmente poderia ser testado o itinerário acima. Futuramente, a linha poderia ser transferida para o TI IV perimetral ou ligar o TI Caxangá ao TI Afogados.
Essa sugestão pega 80% da linha já existente CDU/Torrões (Via San Martin) esticando o itinerário desta como sugeri antes. Se for para somar, ótimo, mas a curto prazo, não seria melhor esticar o itinerário da atual como é a minha proposta?
O Grande Recife, para atender ao RioMar, alterou o itinerário de algumas linhas e integrou a Jardim Beira Rio/Joana Bezerra, situação que pode ser feito na CDU/Torrões (Via San Martin) que seria alterar (ampliar) e integrar.
Rai_ no está en línea  Responder Con Cita
No Leído 27-10-2012, 15:25:29  #2785
Registered User

Avatar de Rai_
 
Fecha de Ingreso: Dec 2011
Mensajes: 570
Mais um belo Viale BRT, Scania trucado, para o Rio de Janeiro, que deve ser para o corredor BRS já que não tem portas no lado esquerdo. Até então o Rio usa Viale BRT articulado e estaria para usar o Viale BRT articulado trucado. Deverão usar o Mega BRT ou seria Mega BRS chassi normal e agora tem esse Viale BRT trucado.

Na torcida para vermos ônibus nesse padrão nos novos corredores, pois para parte da Perimetral 3 (Av. Recife) e 4 (BR 101), a CRT já desfila no Leste-Oeste os seus ônibus simples chassis Scania e Volvo vermelhos SEI Perimetral provisoriamente na linha CDU/Várzea.


Última edición por Rai_ fecha: 27-10-2012 a las 15:32:49

RECIFE - MODELOS ÔNIBUS QUE VEM PRA RECIFE

Empezado por leozinhoooo Ver Mensaje

Marcopolo Viale BRT


Neobus Mega BRT


Caio Induscar Millennium BRT


Mascarello Gran Metro


Comil Doppio BRT


Sonho ou realidade nos corredores de ônibus Recife/RMR? kkkkkkkkk
É um sonho.
celo8 no está en línea  Responder Con Cita
Antiguo 22-10-2012, 15:09:11  #2749
Registered User

Avatar de Rai_

Fecha de Ingreso: Dec 2011
Mensajes: 570
Cita:
Empezado por leozinhoooo Ver Mensaje

Marcopolo Viale BRT


Neobus Mega BRT


Caio Induscar Millennium BRT


Mascarello Gran Metro


Comil Doppio BRT


Sonho ou realidade nos corredores de ônibus Recife/RMR? kkkkkkkkk
Pode virar realidade se o governo cobrar, pois como já falei antes, é possível empregar veículos simples como o da finada Busscar usado aqui na linha Caxangá/Boa Vista com acesso em nível e ar condicionado, ou seja, o conforto se limita ao ar condicionado, o que é pouco visto que modelos dedicados como os acima são 10 cm mais largos, o layout interno privilegia a locomoção e acomodação, etc.

Ideal para mim seria ver articulados nas paradoras e superarticulados (articulados com 4 eixos) nas expressas visto que estas costumam já sair dos TIs com mais passageiros,logo o veículo teria que ser maior, e só pararia nos TIs do corredor (deve usar o novo termo troncal) ou seria interterminais.
Superarticulado ou articulado com 4 eixos.
Rai_ no está en línea  Responder Con Cita
Antiguo 22-10-2012, 17:46:00  #2750
Vem pra Cristo !

Avatar de Pedro paulo santos

Fecha de Ingreso: Mar 2012
Ubicación: Olinda
Mensajes: 175
Cita:
Empezado por Rai_

Pode virar realidade se o governo cobrar, pois como já falei antes, é possível empregar veículos simples como o da finada Busscar usado aqui na linha Caxangá/Boa Vista com acesso em nível e ar condicionado, ou seja, o conforto se limita ao ar condicionado, o que é pouco visto que modelos dedicados como os acima são 10 cm mais largos, o layout interno privilegia a locomoção e acomodação, etc.

Ideal para mim seria ver articulados nas paradoras e superarticulados (articulados com 4 eixos) nas expressas visto que estas costumam já sair dos TIs com mais passageiros,logo o veículo teria que ser maior, e só pararia nos TIs do corredor (deve usar o novo termo troncal) ou seria interterminais.
Superarticulado ou articulado com 4 eixos.
Seria bom que aqui em Recife as linhas brt tivessem 3 modalidades:
* paradoras: param em todas as estações
* expressas: saem dos ti's e só param em outros ou no centro do recife
* semi-expressas: só param em determinadas estações

Pronto, assim seria perfeito
__________________
Meu Salvador Jesus! Ó filho do bom Deus! Graças por tua luz, que veio do céu. Por mim provaste a cruz; por mim morreste Jesus!
Pedro paulo santos no está en línea  Responder Con Cita

Antiguo 22-10-2012, 19:16:47  #2751
Registered User

Avatar de Rai_

Fecha de Ingreso: Dec 2011
Mensajes: 570
Cita:
Empezado por Pedro paulo santos Ver Mensaje
Seria bom que aqui em Recife as linhas brt tivessem 3 modalidades:
* paradoras: param em todas as estações
* expressas: saem dos ti's e só param em outros ou no centro do recife
* semi-expressas: só param em determinadas estações

Pronto, assim seria perfeito
Eu também pensava assim, mas vendo o nova designação do SEI que não é respeitada mostrada por outro colega, vide abaixo, pode ficar assim:

Cita:
Empezado por rooliveirajr Ver Mensaje

LI- linha alimentadora - linhas que fazem as ligações dos diversos bairros e comunidades com os terminais de integração e/ou pontos de integração determinados pelo CTM;

LII- linha circular - linhas que possuem um único terminal sem ponto de retorno e itinerários de ida e volta distintos;

LIII- linha interterminal - linhas cujos itinerários utilizam qualquer corredor do SEI, conectando terminais de integração;

LIV- linha perimetral - linhas cujos itinerários são predominantemente constituídos pelas vias perimetrais existentes e planejadas;

LV- linha radial - concentram-se nos corredores estruturais radiais, podendo itinerar até o núcleo central do centro expandido ou cobrir parte do corredor;

LVI- linha troncal - linhas cujos itinerários são predominantemente constituídos pelos corredores estruturais radiais ou perimetrais, para onde convergem as linhas alimentadoras;
Se for fazer a analogia com o metrô, os BRT serão SEI troncais, pois é um eixo que se comunica com TIs que por sua vez recebem as linhas alimentadoras, logo são vários TIs no decorrer do caminho independe da via ser radial ou perimetral - o metrô é linha sul e centro tratado como troncal e não radial.

Essas seriam paradoras ao meu ver. As SEI interterminal deveriam atuar de forma semi-expressa, pois só parariam em TIs e estações vinculadas aos TIs no corredor troncal podendo ou não abranger todo o eixo troncal. As SEI radial já seriam expressas e no caso do corredor Norte-Sul seria SEI perimetral. Esta radial ou perimetral que assume função expressa prioritariamente faria comunicação entre as pontas do eixo troncal e quando houver, TIs limitrófes. Isso no Leste-Oeste seria uma linha saindo do TI Camaragibe e outra do TI Caxangá até o centro da capital. É uma forma de atrelar função a cor no novo conceito.

Hoje já há uma bagunça, pois vemos radial expressa e paradora, as interterminais que ligam TIs fazem caminhos diversos quando a função básica é ligar TIs tal qual fazem Joana Bezerra/PE-15 usando perimetral só porque é via perimetral, mas não são dois TIs também?

Resumo para corredor BRT:

Eixo Troncal - SEI Troncal - cor a ser definida - paradora;
Radial e Perimetral - expressa ponta a ponta ou limite de cidade;
Interterminal - semi-expressa - só nos TIs.

Na ausência dessa vinculação que também é uma simplificação, as opções são muitas como Radial, Perimetral e Interterminal expressa ou paradora virando seis opções e mais a troncal (expressa e paradora) temos um total de oito opções. Note ainda que a Radial não costuma ligar dois TIs em alguns corredores, mas a perimetral faz essa função que é a da interterminal quando as duas, radial e perimetral se equivalem.

Última edición por Rai_ fecha: 22-10-2012 a las 21:02:05
Rai_ no está en línea  


Algumas das medidas abaixo já aparecerão por aqui, outras dependeria dos fabricantes e do Grande Recife.


Inovações na Europa que podem ser usadas no Brasil

Por Adamo Bazani

Alterações na forma de prestação de serviços agradaram passageiros e experiências podem ser aplicadas no Brasil
onibus

Foto: Divulgação Mercedes Benz

Mesmo tendo destaque mundial em políticas que dão prioridade aos transportes públicos, a Europa ainda enfrenta problemas de trânsito e poluição, mas não fica a mercê do que pode acontecer ou esperando que um jeitinho possa resolver tudo.

Os estudos e experiências no Velho Continente para qualificar os transportes públicos são constantes, mesmo em épocas de graves crises financeiras como agora.

Nesta segunda-feira, em Bruxelas, foram apresentados os resultados parciais do programa European Bus System of The Future, iniciado há quatro anos, e que visa colocar os serviços de ônibus literalmente no futuro, com inovações tecnológicas na operação, no gerenciamento de frota e serviços e nos veículos.

O programa foi financiado pela Comissão Européia e coordenado pela UITP – União Internacional dos Transportes Públicos e contou com 48 parceiros. Os investimentos foram de cerca de 26 milhões de euros.

Dentro do programa, foi desenvolvida uma nova configuração interna de ônibus urbano que, de acordo com pesquisas de satisfação, agradou os passageiros.

Na linha 502, da empresa pública de transportes de Bremen, na Alemanha, foi usado um ônibus Mercedes Benz Articulado G com algumas alterações.

O espaço entre a segunda e a terceira porta teve os bancos fixos retirados e colocados assentos rebatíveis para ampliar o espaço de circulação dos passageiros sem comprometer o número de lugares onde as pessoas possam viajar sentadas.

A área livre entre as portas foi um dos pontos que recebeu maior aprovação pelos passageiros. O ônibus nesta configuração circulou na linha em Bremen por cerca de nove meses entre o ano passado e meados deste ano. A empresa pública já pretende adotar este novo esquema interno em outros veículos.

Além disso, o ônibus foi equipado com sinalização luminosa nas portas, com as cores usadas em semáforos, que acabou, segundo os técnicos organizando e agilizando as operações de embarque e desembarque.

Os sistemas de informações para os passageiros também receberam atenção. Além de monitores internos de até 20 polegadas , as paradas e o ônibus contavam com monitores voltados para o lado externo. Na programação, notícias, entretenimento e claro, informações sobre o sistema, integrações, linhas e horários.

O serviço contou também com sistema de localização para uma central de monitoramento e para o passageiro saber ao certo por onde está passando e quais são os principais estabelecimentos comerciais, culturais, religiosos e de prestação de serviços dos respectivos locais.

Tomadas para carregamento de celulares, notebooks e outros eletrônicos e internet sem fio também eram parte integrante do ônibus.

A iniciativa tem o objetivo de tornar os transportes públicos ainda mais atrativos e boa parte dos equipamentos e das alterações nas configurações dos veículos será aplicada em ônibus de linhas convencionais e não apenas em serviços especiais.

A UITP considera também testar as modificações e os novos equipamentos em sistemas de outras regiões, inclusive no Brasil.

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

http://urbana-pe.com.br/inovacoes-na...adas-no-brasil
Rai_ no está en línea 

sábado, 27 de outubro de 2012

RECIFE - VIA MANGUE SAINDO DO PAPEL PRA REALIDADE

sábado, 27 de outubro de 2012

Uma nova etapa da Via Mangue, na Zona Sul do Recife, será inaugurada na manhã deste sábado (27). Às 11h, o prefeito João da Costa irá entregar as obras de requalificação do Sistema Viário do Pina, na localidade de Jardim Beira-Rio, e a nova alça do Viaduto Capitão Temudo, que o ligará ao complexo viário através da Rua Saturnino de Brito.

As inaugurações representam um novo avanço da Via Mangue, que é a maior obra viária urbana dos últimos 40 anos e já se encontra com 35% de sua estrutura concluída.

As intervenções no trânsito do local devem facilitar a mobilidade e a circulação de veículos nesta área, que faz ligação entre o Centro e a Zona Sul do Recife. Além disso, a nova alça do Viaduto Capitão Temudo servirá também como acesso à comunidade de Jardim Beira-Rio e ao Shopping RioMar, que será inaugurado no próximo dia 30. 

Via Mangue será a primeira via expressa do Recife e integra o conjunto de ações preparatórias da cidade para a Copa do Mundo da FIFA 2014. O conjunto de obras que para a construção da via custará um total de R$ 552,8 milhões em recursos provenientes da Prefeitura do Recife, Governo Federal e Shopping RioMar.

TRÂNSITO - A partir das 11h deste sábado (27), serão liberadas três alças, todas com sentido único de circulação. A primeira, que faz parte do complexo da Via Mangue  fica localizada na Rua Saturnino de Brito, saindo do Viaduto Capitão Temudo. A estrutura servirá de acesso para os condutores que forem utilizar a ponte estaiada com destino à Zona Sul da cidade pela via expressa. A segunda alça, que é apenas provisória, dará acesso às localidades de Jardim Beira Rio e Encanta Moça a partir da Ponte Paulo Guerra. Já a terceira alça, construída pelo RioMar Shopping, servirá de acesso ao novo centro de compras e fica compreendida entre as avenidas República Árabe Unida e República do Líbano.

A saída da área será feita pelo anel viário projetado no entorno, utilizando as seguintes vias: Avenida República do Líbano, Rua Dr. Dirceu Veloso Toscano de Brito e Rua Manoel de Brito. Desta última rua, o condutor que tiver como destino o Centro ou a Zona Oeste da cidade deverá seguir em frente utilizando o túnel e depois girar à esquerda na Av. Antônio de Góes. Já o motorista que quiser seguir para a Zona Sul deverá utilizar a Av. Encanta Moça, depois a Rua Carneiro Pessoa e Rua Unifor, com saída na Av. Engenheiro Domingos Ferreira. Outra opção é utilizar as ruas Santos Leite e São Luiz, com saída pela Av. Herculano Bandeira.

Outra modificação de trânsito que será entregue neste sábado (27) é a abertura de um trecho do canteiro central da Av. Antônio de Góes. A finalidade é garantir o acesso dos moradores do bairro de Brasília Teimosa às localidades de Jardim Beira Rio e Encanta Moça. Com isso, os veículos que estiverem na Rua José Mariano Filho, em Brasília Teimosa, poderão acessar a pista da esquerda (oeste) da Av. Antônio de Góes. Para garantir esse cruzamento, o semáforo de pedestre que fica localizado na Antônio de Góes com a Rua Miranda Falcão será relocado para a saída da Rua José Mariano Filho, representando um recuo de aproximadamente 60 metros de distância. Essa modificação irá eliminar o retorno que fica por trás do DNIT, tornando a via no mesmo sentido da Av. Antônio de Góes.


LUTO - Morre a atriz Regina Dourado, aos 59 anos


Sáb , 27/10/2012 às 12:10 | Atualizado em: 27/10/2012 às 12:13

Morre a atriz Regina Dourado, aos 59 anos

Eduarda Uzêda
  • Fernando Vivas | Ag. A TARDE
    Gargalhada da atriz era uma das marcas registradas
A atriz baiana Regina Dourado, 59,  que estava  internada no Hospital Português desde sábado, 20, morreu às 11h20 deste sábado, 27, em decorrência de complicações de um câncer. O corpo da atriz será cremado neste domingo, 28, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. O horário ainda não foi informado.
De acordo com o irmão, o músico e fotógrafo, Oscar Dourado, o estado de saúde de Regina se agravou depois que  foi diagnosticada a metástase (quando as células cancerosas se disseminam pela corrente sanguínea e formam colônias em outros locais). 
"Regina há tempos vem batalhando contra o câncer que, infelizmente desta vez, atingiu a medula óssea", afirmou o irmão, abalado. Em 2010, a mãe da atriz , também chamada Regina, de 92 anos,  morreu enquanto estava internada no Hospital Roberto Santos.

Saiba mais

Morre a atriz Regina Dourado
GALERIA DE FOTOS (7)
O embate de Regina com a doença não é de hoje. Em 2003, a intérprete  se submeteu a intervenção cirúrgica para a retirada   do primeiro nódulo na mama direita. O tumor foi extirpado, mas novo tumor apareceria
No início de 2010, no mesmo hospital, Regina  retirou um câncer na mama esquerda. Sessões de quimioterapia e radioterapia foram enfrentadas  corajosamente pela intérprete, que trabalhou pela última vez como a personagem Maria (Mãe de Deus), este ano,  no espetáculo A Paixão de Cristo, direção de Paulo Dourado (irmão de Regina).
Na ocasião declarou:" É maravilhoso fazer, principalmente depois da reação popular do ano passado, da multidão que foi à Concha Acústica. É importante para a família, para a cultura espiritual".
Trajetória - Regina Dourado, nascida em 22 de agosto de 1953   atuou no cinema, TV e teatro.    Aos 15 anos iniciou no teatro na Companhia Baiana de Comédia, uma companhia de repertório em Salvador.  Na adolescência passa a lecionar dança e  ainda, sem atingir a  maioridade, presenta um programa de televisão, na época exibido na TV Aratu, que nesta época era da Rede Globo.
No Rio de Janeiro, faz sua estréia  na TV Globo em 1978, no especial "Quincas Berro D'água", ao lado de Paulo Gracindo. Pai Herói foi a sua primeira novela na Globo.
Seguiram-se outras novelas e minisséries da  emisssora,  a  exemplo de   Pão Pão, Beijo Beijo,   Tropicaliente, Renascer,   Anjo Mau,   O Rei do Gado, Explode Coração  e  América . Na Record,   entre outras, participou das novelas Bicho do Mato e  Caminhos do Coração. Já na Bandeirantes fez " Cavalo Amarelo" e  " Rosa Baiana
No Cinema,  a intérprete  trabalhou  nos filmes   Baiano Fantasma,   de Denoy de Oliveira ao lado de José Dumont,   "Espelho d'Água - Uma Viagem no Rio São Francisco,"  de  Marcis Vinicius Cezar,  "Tigipió - Uma questão de  Amor e honra",   de Pedro Jorge de Castro, "Corisco & Dada", de  Rosemberg Cariry   e "Corpo em Delito", de Nuno Cesar de Abreu e " No Coração dos Deuses" de   Geraldo Moraes, entre outros.
Versátil, trabalhou , nos musicais "Vidigal, Memórias de Um Sargento de Milícias", do Millôr Fernandes, no Rio de Janeiro, e "Tratado Geral da Fofoca", de José Angelo Gaiarça, em São Paulo. Com o irmão e diretor  Paulo Dourado, além de A Pa ixão de Cristo, Regina atuou em outro espetáculo épico: Rei Brasil.

RECIFE - LINHA NOVA PARA INAUGURAÇÃO DO SHOPPING RIO MAR


Consórcio adequa atendimento para o Shopping RioMar 

Para atender aos usuários que frenquentarão o novo Shopping Rio Mar, o Grande Recife Consórcio de Transporte adaptará o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/ RMR). Três linhas terão o itinerário alterado e será criada uma linha dentro do Sistema Estrutural Integrado (SEI) para que os usuários que se encontram em toda a RMR possam ter acesso direto ao shopping. Outras 26 linhas servirão como opção indireta de deslocamento para o complexo comercial. 

Para atender diretamente o Rio Mar será implantada a linha 013 – TI Joana Bezerra/Jardim Beira Rio (via Shopping RioMar), que fará parte da rede alimentadora do TI Joana Bezerra. A linha já existia, mas não fazia parte do SEI. Porém, visando atender a demanda de usuários crescente, passará a integrar o SEI e operará com atendimentos distintos: um para o shopping e outro mantendo o itinerário antigo (via Encanta Moça). 

A 013 – TI Joana Bezerra/Jardim Beira Rio começa a circular em caráter experimental, já que poderá sofrer adaptações no atendimento, na próxima segunda-feira (29/10), no embarque nº. 01, sob tarifa R$ 2,15 (anel A). Tendo em vista o início de sua operação, a linha 026 – TI Aeroporto/TI Joana Bezerra continuará atendendo ao shopping somente até o dia 04/11, voltando ao itinerário antigo após essa data. 

Já a partir de amanhã (27/10), as linhas 070 – Candeias/Joana Bezerra, 118 – Prazeres/Boa Viagem e 910 – Rio Doce/Piedade terão os itinerários alterados passando a atender, também diretamente, em todas as viagens, ao RioMar. As linhas 070 – Candeias/Joana Bezerra e 118 – Prazeres/Boa Viagem farão o ponto de retorno no shopping; já a linha 910 – Rio Doce/Piedade atenderá no RioMar, tanto no sentido cidade/subúrbio quanto no subúrbio/cidade. 

De forma indireta, o shopping é atendido por 26 linhas que circulam pelas Avenidas Herculano Bandeira, no sentido cidade/subúrbio, e Engenheiro Antônio de Góes, no sentido subúrbio/cidade. Na Herculano Bandeira, as linhas atendem a um ponto de parada localizado em frente ao prédio de nº. 785. Já na Engenheiro Antônio de Góes são duas paradas, uma na pista norte e outra na sul, que ficam em frente ao prédio da Polícia Rodoviária Federal. Todos os pontos ficam cerca de 600 metros do shopping. 

Divulgação - Os usuários serão informados das mudanças através de cartazes fixados nos ônibus que operam por todas as linhas envolvidas na operação. Divulgadores também estarão presentes nos TIs Areoporto e Joana Bezerra bem como no Shopping Rio Mar, distribuindo panfletos. Para quaisquer informações, o Consórcio está à disposição, através da Central de Atendimento ao Cliente, pelo número 0800.081.0158. 

Itinerário da linha 013 - TI Joana Bezerra/Jardim Beira Rio 

a) Via Shopping RioMar 
Sentido TI Joana Bezerra / Shopping RioMar 

TI Joana Bezerra; Viaduto Capitão Temudo; Ponte Governador Paulo Guerra; Alça de acesso ao Shopping RioMar, Via de contorno do Shopping RioMar, (parada 1 do Shopping RioMar) 

Sentido Shopping RioMar / TI Joana Bezerra 

Via de contorno do Shopping RioMar, (parada 1 do Shopping RioMar), Rua Amador Bueno, Rua Dirceu Toscano de Brito, Pista de acesso à Rua Manoel de Brito, Rua Manoel de Brito, Avenida Antônio de Goes, Ponte Governador Agamenon Magalhães, Viaduto Capitão Temudo, Rua Juiz César Barreto, Fórum Joana Bezerra, Avenida Desembargador Guerra Barreto, Contorno Academia da Cidade, Rua Jaraguari, Rua Conceição de Maçabu, Terminal Integrado de Joana Bezerra 

b) Via Encanta Moça (retornando ao lado do Aeroclube) 
Sentido TI Joana Bezerra / Encanta Moça 

TI Joana Bezerra; Viaduto Capitão Temudo; Ponte Governador Paulo Guerra; Alça de acesso ao Shopping RioMar, Via de contorno do Shopping RioMar, (parada 1 do Shopping RioMar), Rua Amador Bueno, Rua Dirceu Toscano de Brito, Pista de acesso à Rua Manoel de Brito, Rua Manoel de Brito, Rua República Árabe Unida, Novo acesso à Av. Encanta Moça, Av. Encanta Moça, Rua Tomé Gibson, Rua Professor Elias Gomes, Rua José Rodrigues; Rua José Rodrigues (Retorno junto ao Aeroclube/Capela Frei Damião) 

Sentido Encanta Moça / TI Joana Bezerra 

Rua José Rodrigues, Rua Professor Elias Gomes, Rua Tomé Gibson, Avenida Conselheiro Aguiar, Avenida Engenheiro Antônio de Góes, Ponte Governador Agamenon Magalhães, Viaduto Capitão Temudo, Rua Juiz César Barreto, Fórum Joana Bezerra, Avenida Desembargador Guerra Barreto, Contorno Academia da Cidade, Rua Jaraguari, Rua Conceição de Maçabu, Terminal Integrado de Joana Bezerra 

Itinerário da linha 070 - Candeias / Joana Bezerra: 

Sentido TI Joana Bezerra / Candeias: 

Terminal Integrado de Joana Bezerra, Avenida Central, Avenida Agostinho Gomes 
Avenida Desembargador Guerra Barreto, Fórum Joana Bezerra, Contorno Academia da Cidade, Viaduto Capitão Temudo, Ponte Governador Paulo Guerra, Av. Herculano Bandeira, Rua Nogueira de Sousa, Rua República Árabe Unida (parada 2 do Shopping RioMar), Av República do Líbano, Rua Barão de Santo Ângelo, Rua Manoel de Brito, Rua República Árabe Unida, Rua Santos Leite, Av. Herculano Bandeira... 

Itinerário da linha 118 – Prazeres / Boa Viagem: 

... Rua Francisco Val Passos, Rua das Oficinas, Rua José Mariano Filho, Av. Antônio de Goes (pista sul), Rua Manoel de Brito (Túnel do Pina), Rua República Árabe Unida (parada 2 do Shopping RioMar), Contorno do Shopping RioMar, (parada 1 do Shopping RioMar), Rua Amador Bueno, Rua Dirceu Toscano de Brito, Pista de acesso à Rua Manoel de Brito, Rua Manoel de Brito, Rua Santos Leite, Av. Herculano Bandeira... 

Itinerário da linha 910 – Piedade / Rio Doce: 

Sentido Rio Doce / Piedade: 

Av. Gov. Agamenon Magalhães, Ponte Papa João Paulo II, Viaduto Capitão Temudo, Ponte Governador Paulo Guerra, Av. Herculano Bandeira, Rua Nogueira de Sousa, Rua República Árabe Unida (parada 2 do Shopping RioMar), Av República do Líbano, Rua Barão de Santo Ângelo, Rua Manoel de Brito, Rua República Árabe Unida, Rua Santos Leite, Av. Herculano Bandeira... 

Sentido Piedade / Rio Doce: 

Av. Conselheiro Aguiar, Av. Eng. Antônio de Góes (pista sul), Rua Manoel de Brito (Túnel do Pina), Rua República Árabe Unida (parada 2 do Shopping RioMar), Av República do Líbano, Rua Barão de Santo Ângelo, Rua Manoel de Brito, Av. Eng. Antônio de Goes, Ponte Governador Agamenon Magalhães, Viaduto Capitão Temudo... 


Linhas que atendem a Av. Engenheiro Antônio de Góes (26 linhas) 

011 - Piedade/Derby 
014 - Brasília (Conde da Boa Vista) 
018 - Brasília Teimosa 
026 - TI Aeroporto / Joana Bezerra 
031 - Shopping Center (Terminal Res. Boa Viagem) 
032 - Setúbal (Conde da Boa Vista) 
033 - Aeroporto 
036 - Aeroporto (Bacurau) 
038 - Residencial Boa Viagem (Bacurau) 
039 - Setúbal (Príncipe) 
040 - CDU/Boa Viagem/Caxangá 
042 - Aeroporto (Opcional) 
043 - Aeroporto/Tacaruna (Derby) 
044 - Massangana (Boa Vista) 
050 - PE-15/Boa Viagem 
061 - Piedade 
062 - Jardim Piedade 
063 - Jardim Piedade (Bacurau) 
069 - Conjunto Catamarã 
070 - Candeias/Joana Bezerra 
071 - Candeias 
072 - Candeias (Opcional) 
073 - Candeias (Bacurau) 
080 - Joana Bezerra/Boa Viagem 
195 - Recife/Porto de Galinhas (Opcional) 
910 - Piedade/Rio Doce 


Linhas que atendem Av. Herculano Bandeira (25 linhas) 

011 - Piedade/Derby 
014 - Brasília (Conde da Boa Vista) 
018 - Brasília Teimosa 
026 - TI Aeroporto / Joana Bezerra 
031 - Shopping Center (Terminal Res. Boa Viagem) 
032 - Setúbal (Conde da Boa Vista) 
033 - Aeroporto 
036 - Aeroporto (Bacurau) 
038 - Residencial Boa Viagem (Bacurau) 
039 - Setúbal (Príncipe) 
042 - Aeroporto (Opcional) 
043 - Aeroporto/Tacaruna (Derby) 
044 - Massangana (Boa Vista) 
050 - PE-15/Boa Viagem 
061 - Piedade 
062 - Jardim Piedade 
063 - Jardim Piedade (Bacurau) 
069 - Conjunto Catamarã 
070 - Candeias/Joana Bezerra 
071 - Candeias 
072 - Candeias (Opcional) 
073 - Candeias (Bacurau) 
080 - Joana Bezerra/Boa Viagem 
440 – CDU / Caxangá / Boa Viagem 
910 - Piedade/Rio Doce