sábado, 15 de fevereiro de 2014

ABERTURA DO CARNAVAL E A POLICIA VAI DEIXAR DESTRUIR NOSSOS ÔNIBUS.



Carnaval »Confira o esquema especial de circulação de ônibus durante as Virgens Abraça Brasil

Publicação: 14/02/2014 20:26 Atualização:

No próximo domingo (14), Olinda abre espaço para o tradicional desfile do bloco Virgens de Verdade Abraça Brasil. Para beneficiar os usuários de transporte público que forem participar da folia, o Grande Recife Consórcio de Transportes preparou várias ações, entre elas alteração de itinerários, reforço de linhas e um atendimento diferenciado para quem for de carro. 

Ao todo, 25 linhas de ônibus serão alteradas temporariamente. A interdição será feita na Avenida Sigismundo Gonçalves, Avenida Ministro Marcos Freire, Rua do Sol, Rua do Farol e o trecho da Avenida Getúlio Vargas/Olinda. A ação será das 7h às 23h. 

Os foliões que optarem ir para Olinda de carro terão a opção de deixar o veículo no Estacionamento Legal, no Parque Memorial Arcoverde, pagando a tarifa individual de R$ 3 mais o valor para o estacionamento do automóvel que custa R$ 3. No local, os foliões receberão uma pulseira de identificação, que vai ser o passaporte para acesso do ônibus, tanto na ida quanto na volta do percurso. 

Além do estacionamento,os usuários vão contar com a linha especial 864 - Olinda/Estacionamento Legal, que será disponibilizada a partir das 7h até às 22h, com intervalos de cinco minutos entre um ônibus e outro. Os foliões sairão do estacionamento do Parque Memorial Arcoverde, passando pela Avenida Governador Agamenon Magalhães,Av. Olinda, Largo do Varadouro, Av. Sigismundo Gonçalves, retornando na Praça do Jacaré e Varadouro. Já na volta, a linha passará pela Avenida Sigismundo Gonçalves, Largo do Varadouro, Av. Presidente Kennedy, Travessa do Pisa, Av. Agamenon Magalhães e o Estacionamento do Parque Memorial Arcoverde. 

Para proporcionar conforto ao usuário, o Grande Recife contará ainda com o acréscimo de 25 linhas que atenderão os foliões.Durante a festa, o Consórcio colocará à disposição 1.483 ônibus, realizando um total de 1897 viagens.O que significa um aumento de 64 carros e 414 viagens a mais. 

Confira abaixo as linhas que sofrerão desvio de itinerário: 

881- TI Xambá / Rio Doce ( Getúlio Vargas) 
884- Jardim Brasil / Rio Doce 
885- Sítio Novo/ Rio Doce 

No sentido: Avenida Presidente Kennedy/ Rio Doce: ...Avenida Presidente Kennedy, Avenida Pan Nordestina, Rodovia PE-15, Avenida Chico Science, Rua Alberto Lundgren, Avenida Getúlio Vargas, Avenida José Augusto Moreira... 

No sentido: Rio Doce / Av. Presidente Kennedy: … Avenida José Augusto Moreira, Avenida Getúlio Vargas, Rua Elesbão de Castro, Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcante, Avenida Chico Science, Rodovia PE-15, Avenida Pan Nordestina e Av. Presidente Kennedy. 

Linha :882- TI Xambá / Rio Doce ( Carlos de Lima Cavalcante) 

No sentido : Avenida Presidente/ Rio Doce: … Av. Presidente kennedy, Av. Pan Nordestina, Rodovia PE- 15, Av Chico Science, Av. Carlos de Lima Cavalcanti... 

No sentido: Rio Doce / Avenida Presidente – segue itinerário normal. 

Linha 883 – TI Xambá / Rio Doce ( II Perimetral) 

No sentido: TI Xambá/ Rio Doce : … Rua Arthur Serpa, Rua Manoel de Barros Lima, Avenida Governador Carlos Lima Cavalcante, Rua Eduardo Morais, Avenida Getúlio Vargas, Av. José Augusto Moreira... 

No sentido: Rio Doce/TI Xambá – segue itinerário normal 

Linha 886 – Ouro Preto / Rio Doce 

No sentido: Ouro Preto / Rio Doce: … Rua Romeu Jacobino Figueredo, Rodovia PE-15, retorno defronte ao Quartel do Exército 7º RO, Rodovia PE-15, Av. Chico Science,  Rua Alberto Lundgren, Av. Getúlio Vargas, Av. José Augusto Moreira...

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

ISSO JÁ DEVERIA TER SIDO COLOCADO EM PRATICA E AGORA O POVO PROTESTA PELA INCOMPETÊNCIA DO GRTC.

Faixa exclusiva provisória na Avenida Norte como solução para a operação do TI da Macaxeira

Publicado em 12/02/2014, Às 21:04

Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Uma faixa exclusiva para ônibus na Avenida Norte, que funcione provisoriamente, apenas no horário das 6h às 9h. Essa é uma das propostas que o Grande Recife Consórcio de Transporte pretende apresentar à Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) para tentar melhorar a operação do Terminal Integrado da Macaxeira, na Zona Norte da cidade. A ideia surgiu depois das cinco horas de sufoco com o protesto que fechou o TI, o segundo maior do sistema de transporte da Região Metropolitana do Recife, por onde passam 60 mil pessoas por dia e de onde chegam coletivos de quatro outros terminais (Igarassu, Pelópidas, Camaragibe e Barro).
O presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, disse que vai sugerir a criação da faixa provisória, apenas no sentido subúrbio-Centro e no horário de pico. “Estamos pensando em soluções para otimizar o terminal. Ele está saturado, é fato, mas não temos como ampliá-lo porque não há terreno. A solução é construir um novo TI, que depende do projeto do corredor de BRT (Bus Rapid Transit) previsto para a BR-101. Vamos conversar com a CTTU e ver se é possível realizar essa ação”, explicou Menezes.
O presidente do Grande Recife argumenta que a única solução é abrir espaço nas ruas para o ônibus. “O intervalo da linha 654 (Avenida Norte/Macaxeira) chega a três minutos no horário de pico, ou seja, é muito pequeno. Mas o que vimos nesta quarta-feira foi um congestionamento monstruoso na Avenida Norte que comprometeu toda nossa operação. Os coletivos levaram 56  e até 77 minutos a mais do que o tempo máximo previsto no percurso entre o TI e o Centro. Não há outra alternativa que não seja prioridade para o transporte público na Avenida Norte. Sabemos que os motoristas de automóveis vão reclamar, mas é o jeito”, disse.

AG_NelsonMenezes

Na segunda-feira (17/2) uma comissão representativa do grupo que fez o protesto no TI da Macaxeira irá se reunir com a direção do Grande Recife para discutir a pauta de reivindicações e algumas soluções para a operação do terminal.
O grupo que protestou criou uma página no Facebook, chamada central dos usuários de transporte público do grande recife (https://www.facebook.com/groups/632628973469175/).
Confira as reivindicações feitas pelos manifestantes:

Postado por Roberta Soares

domingo, 9 de fevereiro de 2014

BUSSCAR VOLTA E PRA 2014 QUASE 2 MIL BUSS ISSO VAI GARANTIR O EMPREGO DE 1100 FUNCIONÁRIO.



Busscar volta a produzir ônibus na sua fábrica em Joinville

Fonte: Mobilidade em Foco
Matéria / Texto: Carlos Alberto Ribeiro
Fotos: Acervo Paraíba Bus Team


Rainoldo Uessler, administrador judicial nomeado para o gerenciamento do patrimônio da Busscar enquanto não se tem uma decisão judicial definitiva sobre a falência ou não da Busscar parece extremamente satisfeito com a volta da fabricação de ônibus na linha de produção da empresa. São cerca de 500 funcionários que foram chamados para voltar a ativa e trabalhar na produção de novas carrocerias. E o ritmo de trabalho começou intenso, pois a Busscar tem em mãos um pedido de 52 carrocerias de ônibus para serem entregues.

Essas 52 encomendas partiram de empresas que tem grande afeição pelos produtos da Busscar, que entraram em contato com o novo administrador depois de 31 de outubro de 2012, dia em que ficou estabelecido, mesmo que de maneira provisória, a decretação da recuperação judicial da encarroçadora. De lá para cá, após contornar todos os problemas pertinentes de reintegração de funcionários e de abastecimento de peças e componentes para retomar a produção, os colaboradores se empenham em turno único, horário normal, para dar conta de atender no prazo previsto a entrega dos novos ônibus.

 Como o nome Busscar é forte, tem imenso apreço no Brasil e exterior, até porque as fabricantes concorrentes estão com suas carteiras de pedidos abarrotadas e demandando prazo de entrega bastante elástico, novos pedidos estão em negociação pela equipe de vendas da Busscar. Entre eles, o mais vistoso em termos de números, é o Projeto Guatemala. São 800 ônibus com valor estimado em R$ 130 milhões. É uma aquisição de grande porte que demanda contornar uma burocracia grande, mas a esperança do administrador judicial Uessler é fechar o negócio em breve, pois a Busscar tinha tradição no fornecimento de carrocerias para países da América Central e do Sul.


 A retomada de pedidos, mesmo após seis anos da última remodelação (face-lifting) dos produtos do portfólio da Busscar, que foi em 2008, demonstra claramente que os ônibus da empresa ainda são competitivos e considerados modernos, com relação custo/benefício aprazível. O que já se tem de concreto em mãos, que são 52 ônibus na fase de montagem, desde os micro-ônibus aos Panoramico DD (dois andares), garantirá ao caixa da fabricante joinvilense R$ 25 milhões. Com isso em mãos, há dinheiro suficiente para garantir a normalidade, o dia a dia, como pagamento de fornecedores, impostos e a folha de pagamento. Mas, olhando para um horizonte mais amplo, a Busscar precisa de R$ 100 milhões na forma de capital de giro para fazer frente a todas as mazelas que a cercam, como a imensa dívida com os credores, que de uma forma ou outra precisarão ser quitadas.

 No planejamento orçamentário feito pela equipe comandada por Rainoldo Uessler, levando-se em conta os contatos já feitos no final de 2013, 1.818 ônibus serão fabricados neste ano de 2014. Como a Busscar não tem condição de pleitear junto a bancos empréstimos ou vendas a prazo perante fornecedores de matéria prima, o jeito encontrado para retomar a atividade fabril foi a venda de um grande terreno em Joinville, próximo a fábrica, que pertencia ao grupo e também estava sob guarda do administrador judicial. A venda dele possibilitou o ingresso de R$ 6,2 milhões no caixa da empresa. Foi com este valor que se deu o passo inicial de retomada da produção. De lá para cá, a seriedade da nova direção, além das 52 carrocerias vendidas e do Projeto Guatemala, a expectativa do mercado é da recuperação gradativa da capacidade contábil da Busscar em gerar recursos para amortizar todos os seus débitos. Clóvis Squarezi Mussa de Moraes, advogado da ERS Consultoria & Advocacia, tem atuado firme e com objetividade na recuperação judicial da empresa.

 São duas frentes de trabalho. Em São Paulo, Euclides Ribeiro Junior, sócio da ERS, batalha diuturnamente na negociação de dívidas e novos pedidos de ônibus. Se todas as previsões de vendas de ônibus se concretizarem para 2014, grande parte dos 1.100 funcionários que ainda não foram dispensados pela Busscar, pois não há recursos para o pagamento da rescisão contratual e depósito do dinheiro do FGTS, serão chamados de volta para trabalhar. E olha que eram 3.500 os colaboradores antes da crise econômica da antiga gestão.

 O administrador judicial já entregou à Justiça a nova revisão das dívidas do grupo, com todos os valores corrigidos. Na primeira prestação de contas, os valores aferidos da dívida somavam R$ 623 milhões. Cerca de 1,5 vez o faturamento bruto anual da Busscar em 2004, pico da produção e faturamento da companhia, quando Edson Andrade ocupava a diretoria e era o principal gestor do grupo. É uma dívida possível de se pagar sim, pois os produtos Busscar tem nome no mercado. Os primeiros passos já foram dados. O primeiro foi a suspensão, através de Liminar conseguida junto ao Tribunal de Justiça, TJ/SC, dos efeitos da assembléia geral dos credores, que votaria o novo plano de recuperação judicial, que estava marcada para o próximo dia seis de fevereiro.

 A desembargadora Cláudia Lambert de Faria considerou que o juiz da 5ª Vara Cível de Joinville, Marco Augusto Ghisi Machado, ao decretar a falência da Busscar, desconsiderou a decisão do próprio TJ, instância superior, de que o tempo hábil para apresentação da nova proposta de recuperação da empresa era pequeno demais, além de não ter convocado uma consulta aos credores para decidir quem seria o novo gestor do grupo. É o que diz a Lei 11.101, com texto alusivo a recuperação judicial e falência. Então, o que ocorre, é que esta assembléia que estava marcada para o dia 6.2.2014 está anulada, pois os credores precisam primeiro escolher um novo gestor e este tem 60 dias para apresentar um plano de recuperação judicial.

 No texto da Liminar, a desembargadora considerou que o prazo concedido pelo juiz era exíguo, pois não considerou os feriados de Natal e Ano-Novo para a apresentação da nova proposta. Com isso, nem sequer tem-se a data marcada para a assembléia que elegerá o novo gestor da Busscar. A conquista da Liminar no TJ/SC foi uma vitória pessoal do advogado Euclides Ribeiro Junior (tinha de ser um Ribeiro, rsrsrs). Só para esclarecer, o juiz da 5ª Vara Cível, de Joinville, que tinha assinado a petição que decretava a falência da Busscar, em setembro de 2012, tinha dado prazo até sete de janeiro desse ano para a apresentação do plano de recuperação judicial e que a assembléia dos credores seria no próximo dia seis.

 Rainoldo Uessler, o atual administrador judicial, permanece no cargo de gestor até que o TJ/SC determine a nova data da assembléia dos credores e julgue o mérito do processo, da suspensão da assembléia. Como decisões da Justiça demandam tempo devido a burocracia e ao excesso de recursos que podem ser protocolados, inclusive com recursos junto ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília, a Busscar seguirá o seu planejamento desse ano, onde consta a produção de quase dois mil ônibus.


 O certo é que apesar dos atuais produtos fabricados pelos concorrentes, Marcopolo, Comil, Irizar, Mascarello, Caio e Ciferal conterem atualizações tecnológicas feitas de 2008 para cá, mesmo assim as carrocerias Busscar parecem manter-se competitivas e prontas para disputar o mercado de igual para igual em qualquer segmento do mercado, desde os micros, minis, leves, MD, HD, LD e DD, além dos urbanos. Sua fama e know-how obtido ao longo dos anos na fabricação de carrocerias com boa relação custo/benefício, longa vida útil e excepcional conforto aos passageiros mantém-se inalterada.

 Precisará de breve face-lifting e de atualização do portfólio de produtos? Sim, com certeza. Mas seus ônibus ainda têm design atraente, moderno e “punch” suficientes para enfrentar a G7 da Marcopolo, os novos Roma da Mascarello, os Irizar e também as carrocerias urbanas, onde a Caio e a Comil avançaram sobremaneira sobre os clientes que um dia já foram Busscar, já foram Urbanuss. Não foi a Marcopolo com os seus Viale que abocanhou a fatia de mercado que era da fabricante de Joinville e sim a Caio e a Comil.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

CHEGAR A ARENA ATÉ QUE CHEGA-SE MAS CONCLUSÃO DAS OBRAS ... GUA GUA GUA GUA ...

Chegar à Arena é desafio para turistas


Créditos: Paulo Paiva/Diário de Pernambuco

Para Marcel Proust, a vida é um labirinto de tempo, em que passado, presente e futuro se entrecruzam como trilhos. O tempo tem origem nas memórias, ensina Proust, “mas, para desfrutar da essência das coisas, é preciso achar-se fora dele”. Obviamente, o ensaísta francês jamais embarcou em um trem do Metrô de Recife. Se o fizesse, talvez chegasse à conclusão que a vida não é só um labirinto de tempo, mas também de espaço. Ali, informações desencontradas se entrecruzam. Assim, perde-se tempo. E perde-se no espaço.  


Sem a pretensão de elocubrar conceitos filosóficos, foi essa sensação que o repórter forasteiro aqui teve ao encarar, pela primeira vez, uma aventura no metrô da capital Pernambucana. Para além do frevo, o Galo da Madrugada e o sotaque agradabilíssimo do povo, pouco conheço do Recife. Sem norte no metrô local, esse baiano de Salvador deparou-se com falta de sinalização adequada e informações contraditórias, apesar da boa vontade da população.



A ideia era sentir na pele o que milhares de visitantes sofrem todos os dias – e talvez sofram durante a Copa do Mundo - nas 29 estações por onde passam diariamente 350 mil usuários. Nosso destino? A Arena Pernambuco, claro, com partida na Estação Recife, no Centro. Havia a primeira impressão de que seria uma tarefa fácil. Pelo mapa, o trajeto é cumprido em uma linha reta, sem troca de trens.  

Créditos: Annaclarice Almeida/Diário de Pernambuco



Engano. A primeira constatação é de que não há balcões de informação ou prepostos capacitados para isso. Na maioria das vezes, a tarefa de orientar os “sem bússola” fica com funcionários da limpeza e seguranças. “Nosso trabalho é dar segurança, mas também damos informações, né?”, garantiu o vigilante Hector Serafim. “Mas o senhor fala inglês?”, perguntei. 

“Negativo. Não tamos preparados pra isso ainda, não. Aos estrangeiros indico aquele mapa ali”. Acontece que o mapa só falava uma língua: a nossa. Assim como as indicações para as situações de emergência.
Melhor procurar a bilheteria. A funcionária que vendeu a passagem foi categórica. “Você pega para Cajueiro Seco”. “Cajueiro o que?”, quis confirmar. “Cajueiro Seco. Você desce lá e pega um ônibus para a Arena”, repetiu. Em poucos minutos percebeu-se que a cidadã não tinha muito senso de localização. “Olha aqui, ó. Cajueiro Seco é do outro lado do mapa. Não tem nada a ver. Você tem que pegar Camaragibe”, ensinou o metalúrgico Lincon Barbalho. Comerciantes confirmaram a informação e segui para Camaragibe.



Apesar do alívio de, aparentemente, ter encontrado a trilha correta, nessa hora uma enorme escadaria fez o suor escorrer na testa. A escada rolante estava quebrada. “Cansa, viu”, queixou-se a aposentada Ana Maria da Silva, 66 anos. Ao embarcar no trem, o ar condicionado agradou de cara. Mas o pedreiro Manoel Ferreira, 29 anos, afastou logo a alegria de pobre.



“É porque essa hora tá vazio. De manhã cedo e de tarde, quando enche, é um calor infernal. Ninguém guenta”, avisou. Não foi a única reclamação ao longo do caminho. “Depois das 15h você não entra, é arremessado para dentro. Quem sofre mais é idoso, gestante e deficiente”, afirmou, indignada, a gazeteira Shirlei de Brito, 33 anos. Quando perguntei sobre a melhor forma de buscar informações no Metrô: “Eu pergunto mais aos outros passageiros que aos próprios funcionários”, disse o serralheiro Cristiano Cardoso, 33. 



Desembarque
Na chegada a Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, o que deveria ser um passeio até um estádio de futebol transformou-se num labirinto de informações. Primeiro que não havia qualquer indicação de que a Arena Pernambuco fica naquela região. Aliás, em nenhum mapa ou letreiro do Metrô está sinalizado algo do tipo. É como se a obra de R$532 milhões não existisse. Pior. Descobri que o acesso não se dá por Camaragibe. “Por aqui tu só vai dia de jogo. Você vai ter que ir para a Estação de Cosme e Damião e, de lá, pegar o carro até a Arena”, disse Edson Santana, cobrador do próprio metrô. O funcionário sentado próximo às catracas discordou. “Você só vai conseguir na Estação Rodoviária porque Cosme Damião tá de (em) reforma”.   

Estava feita a confusão. Um usuário apareceu lembrando do caos que ocorreu na Copa das Confederações, em junho do ano passado. “Eu fui para Espanha x Uruguai e foi uma agonia”, relatou o aposentado João Batista dos Santos, 46 anos, em discussão com outro funcionário do metrô para indicar o melhor caminho até a Arena. “O senhor vai pela Estação de São Lourenço”, afirmou seu João. “Não, o correto é ir pela Rodoviária e de lá você pega a integração até São Lourenço, de onde pega o TIP até a Arena”, retrucou o servidor. 



Desorientado, já sem tempo - e paciência - desisti de chegar à Arena através de transporte público. No carro de reportagem, o motorista do Diario, Clécio Santos, tentou um caminho que ainda está em fase de construção. Seu Clécio acabou se perdendo também. “O caminho vai ser esse, mas ainda tá em obra. Tem que ir pela BR”, explicou um morador. 



Enfim, acessando a BR-408 pelo centro da cidade de São Lourenço da Mata, chegamos ao estádio mais de duas horas e vinte minutos depois de adentrar a primeira estação. Perdido no tempo e espaço, descobri que no metrô de Recife nem sempre quem tem boca vai à Arena Pernambuco. Talvez Proust explique. 
 ASSISTA O VÍDEO:

Diário de Pernambuco

a meia noite deste sábado dia 08/02/14 se despede do Recife a empresa Santa Cruz.




HOJE A MEIA NOITE DESTE SÁBADO SE DESPEDE DO RECIFE A EMPRESA SATA CRUZ QUE A 60 ANOS PRESTA SERVIÇO A POPULAÇÃO DEIXANDO USUÁRIOS E FUNCIONÁRIOS TRISTES POR VER UMA GUERREIRA SUMIR 




terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Usuários de ônibus do Grande Recife já podem baixar aplicativo que permite saber o horário de ônibus

Usuários de ônibus do Grande Recife já podem baixar aplicativo que permite saber o horário de ônibus




Quem anda de ônibus no Grande Recife já pode desfrutar de uma novidade que promete facilitar a vida de muita gente. A empresa Cittati, que gerencia o sistema de GPS de algumas empresas do sistema liberou, nesta terça-feira, os dados coletados em um site na internet. E a novidade não para por aí: também foi desenvolvido um aplicativo para celular.


Para o usuário saber em quanto tempo o ônibus vai chegar na sua parada, basta acessar o site http://www.cittabus.com.br/?0#getTheApp e selecionar a sua linha de ônibus. Em seguida, deve escolher entre os trajetos realizados (ida ou volta) e então clicar em cima do ponto desejado. Além da estimativa de tempo, também é possível saber a empresa operadora e o número de ordem do coletivo que vai chegar.

Para usar o aplicativo, que está disponível na plataforma Android, o usuário deve baixá-lo no celular ou tablet a partir do site https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.cittabus. O projeto ainda se encontra em fase de testes, por isso um selo com o nome beta é estampado na logomarca.


Entretanto, o site e o aplicativo não contemplam todas as linhas de ônibus do Grande Recife. Isso porque nem todas as empresas usam os serviços de GPS da Cittati. As operadoras que fazem parte do projeto são: Caxangá, Empresa Metropolitana, CRT, Rodoviária Metropolitana, Pedrosa e Itamaracá.




Esta não é a primeira vez que um sistema de previsão de chegada de ônibus é implantado na RMR. Em 2012, o projeto, desenvolvido pela própria Cittati, em parceria com o Grande Recife Consórcio de Transporte, permitia ao usuário receber informações sobre o tempo de espera via SMS. Entretanto, o serviço não engrenou e foi encerrado com apenas dezoito dias de funcionamento.

As empresas Caxangá e Empresa Metropolitana já disponibilizam, desde o ano passado, o monitoramento da frota em seus sites na internet. Entretanto, não oferece opções para aparelhos móveis.

Vale lembrar também, que o Grande Recife Consórcio de Transporte está desenvolvendo um sistema semelhante ao lançado pela Cittati, mas com outra empresa, a espanhola Etra. Esse novo projeto, por ter caráter oficial, vai englobar todas as quase 400 linhas de ônibus operadas na Região Metropolitana do Recife.
Créditos: Guto de Castro/Maxi Ônibus Olinda

domingo, 2 de fevereiro de 2014

SEGUNDA FEIRA DE CAOS NA CONDE DA BOA VISTA COM A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA BRT NA MESMA,TENHAM PACIÊNCIA.


No Recife, Obra do BRT na Boa Vista deixa tráfego lento e passageiros confusos

domingo, 2 de fevereiro de 2014

O início das obras para a implantação do corredor exclusivo de ônibus BRT (Bus Rapid Trasit) na Avenida Conde da Boa Vista, deixou passageiros confusos e o trânsito lento no Grande Recife. Quem trafegou pela via, neste sábado (1º), reclamou de retenção no tráfego, que não costuma ser congestionado no fim de semana. Já usuários do transporte coletivo se queixaram de transtornos provocados com as mudanças das paradas.

“Não tem espaço nas paradas pra gente esperar o ônibus. Se já era lotado com as duas funcionando, imagina agora que só tem uma pra esse tanto de gente. Já vi muita gente caindo da calçada", disse a estudante Juliana Freitas, 18 anos. “Estou esperando o 'Torrões' [linha de ônibus], mas faz 20 minutos que ele não passa. Já vi um monte queimando parada", denunciou a aposentada Maria José, 76, acrescentando que o tempo para a chegada dos ônibus se torna bem maior com as obras.

A aposentada Maria José também reclamou da falta de orientadores no local. “Andei tanto que minhas canelas secaram. Ninguém me orientou, fiquei pra cima e pra baixo procurando onde eu pego meu ônibus", afirmou. Devido à falta de espaço, alguns ônibus tiveram que fazer o desembarque nas paradas desativadas. Taxistas reclamavam do trânsito atípico do sábado, por causa das obras.

Uma supervisora do Grande Recife, que estava circulando pelo local, mas não quis se identificar, disse à reportagem que três orientadores foram colocados em cada parada para ajudar pedestres sobre o percurso das linhas. Segundo ela, no domingo (2), os orientadores ficam das 8h às 13h, e de segunda à sexta, das 8h às 19h.

O comerciante informal Antônio Sebastião, que trabalha há cinco anos na avenida, já ouviu reclamações de muitos pedestres. “Tá um estresse, o povo não sabe para onde ir, mesmo com os orientadores. Eles não estão dando conta", afirmou.

A passageira Núbia Carla disse que um motorista do ônibus da linha Totó queimou a parada. “Levei mais de 30 minutos do Derby para o Centro, tudo por causa dessas obras. Não sei se o novo sistema vai melhorar essas paradas, é muito agoniado", afirmou. A expectativa da técnica de enfermagem Roberta Lúcia, 41, é que a circulação melhore após as obras do BRT. "O trânsito tá muito ruim e as paradas provisórias são muito pequenas, não cabe todo mundo. Depois, espero que melhore", explicou.

Mudanças
Segundo a Secretaria das Cidades, quando estiver pronto, o sistema atenderá toda a Avenida Conde da Boa Vista e vai se integrar ao corredor exclusivo de ônibus Leste/Oeste, que vai do Derby até Camaragibe, Região Metropolitana do Recife.

Durante o período de obras, as linhas sentido subúrbio/cidade que faziam embarque e desembarque na parada B, em frente à loja Riachuelo, agora utilizarão a parada A, em frente ao Shopping Boa Vista. Já no sentido cidade/subúrbio, as linhas que atendiam na parada B, em frente ao banco HSBC, passarão a atender à parada localizada em frente ao banco Santander. As linhas mudam de parada, mas continuam a atender às mesmas plataformas.

As demais paradas serão interditadas de acordo com o avanço das obras. A previsão é que, até 31 de março, toda a implantação das novas estações esteja concluída. As estações terão catracas que antecipam o pagamento da passagem, característica do sistema BRT.

» Sentido subúrbio/cidade parada nº 180321 (PARADA B), localizada em frente à Loja Riachuelo:

312 - Mustardinha
331 - Totó (Jardim Planalto)
332 - Totó (Abdias de Carvalho)
346 - TI TIP/ Conde da Boa Vista
416 - Roda de Fogo
423 - Engenho do Meio
431 - Cidade Universitária (TRT)
448 - Jardim Petrópolis
459 - Loteamento Santos Cosme Damião
511 - Alto do Mandu
516 - Casa Amarela (Nova torre)
521 - Alto santa Isabel
524 - Sítio dos Pintos (Dois irmãos)
531 - Casa Amarela (Rosa e Silva)
624 - Brejo
644 - Largo do Maracanã
721 - Água Fria
726 - Alto Santa Terezinha (Conde da Boa Vista)
811 - Campo Grande
977 - Paulista (Conde da Boa Vista)

» Sentido cidade/subúrbio parada nº 180304 (PARADA B), situada em frente ao Banco HSBC:

314 - Mangueira
312 - Mustardinha
315 - Bongi
331 - Totó (Jardim Planalto)
341 - Curado I
346 - TI TIP/ Conde da Boa Vista
416 - Roda de Fogo
421 - Torrões
423 - Engenho do Meio
431 - Cidade Universitária (TRT)
446 - UR-07
448 - Jardim Petrópolis
459 - Loteamento Santos Cosme Damião
516 - Casa Amarela (Nova torre)
521 - Alto santa Isabel
524 - Sítio dos Pintos (Dois irmãos)
531 - Casa Amarela (Rosa e Silva)
624 - Brejo
644 - Largo do Maracanã
726 - Alto Santa Terezinha (Conde da Boa Vista)
731 - Beberibe (Espinheiro)
811 - Campo Grande

Informações: CBN

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

GREVE E CAOS INSTALADO NO RECIFE E O METRÔ SALVANDO O POVO.

Motoristas e cobradores iniciam paralisação no Grande Recife

Publicado em 31.01.2014, às 07h06


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Vários coletivos estão parados no TI Tancredo Neves
Foto: @Cileidet/Twitter

Do JC Trânsito A paralisação prometida pela oposição ao Sindicato dos Rodoviários teve início logo pela manhã desta sexta-feira (31) com motoristas e cobradores parados no Terminal Integrado Tancredo Neves, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife. Também há outros focos de paralisação, como no TI Barro, na Zona Oeste, e na Ponte Duarte Coelho, no centro da capital pernambucana. Contudo, há vários coletivos circulando.
Segundo informações dos seguidores do @jctransito, a situação é pacífica, sem relatos de confusão. Há vários policiais militares nos locais. Os internautas relatam que há ônibus circulando na Av. Norte, na Caxangá, em São Lourenço, Camaragibe, e na Av. Recife.
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Movimento de usuários do metrô ficou bem intenso com a paralisação dos rodoviários Foto: @eduantoniolima/Twitter
Devido à parada dos ônibus, alguma estações do metrô ficaram com o movimento bastante intenso e situações de empurra-empurra, como nos TI Tancredo Neves, TI Barro e Estação Central do Recife. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) os trens funcionam normalmente.

Instalação de estações do BRT na Conde da Boa Vista altera paradas de ônibus

Instalação de estações do BRT na Conde da Boa Vista altera paradas de ônibus

As primeiras plataformas ficarão entre o Shopping Boa Vista, no sentido subúrbio - cidade, e o Banco HSBC, cidade - subúrbio



Os passageiros que utilizam linhas de ônibus com paradas na Avenida Conde da Boa Vista devem ficar atentos as alterações nos pontos. A mudança acontece por conta da instalação do sistema de transporte Bus Rapid Transit (BRT), integrante do Corredor Exclusivo de Ônibus Leste/Oeste (Derby a Camaragibe). As obras começam neste sábado (1º de fevereiro). Serão seis estações de embarque e desembarque.

As primeiras plataformas ficarão entre o Shopping Boa Vista, no sentido subúrbio - cidade, e o Banco HSBC, cidade - subúrbio. As linhas que param no local utilizarão a parada seguinte na mesma plataforma no período de obras.

Os passageiros que utilizam a parada nº 180321 (Parada B), em frente à Loja Riachuelo, no sentido subúrbio - cidade, devem seguir para o ponto seguinte, nº 180322, em frente ao shopping Boa Vista. No outro sentido, a parada nº 180304 (Parada B), em frente ao Banco HSBC, será substituída pela nº 180305, localizada em frente ao Banco Santander.

Os outros pontos da avenida serão interditados a medida que as obras forem avançando. Espera-se que todas as estações estejam instaladas até o dia 31 de março.

O secretário das Cidades, Danilo Cabral, ressalta a importância da avenida para a população. "Com a implantação do BRT na Boa Vista, cerca de 314 mil usuários que hoje circulam pela via terão a opção de utilizar o novo sistema”, disse. Diariamente, passam na Avenida Conde da Boa Vista 78 linhas de ônibus, com 542 veículos que realizam 4.737 viagens.

As estações do BRT terão 25 metros de comprimento por dois de largura, em estrutura metálica e vidro, chapa perfurada ao seu redor e telha termoacústica. Para entrar na plataforma, o passageiro deve passar por uma catraca, pagando a passagem antecipadamente.

Linhas com paradas alteradas durante implantação de estações do BRT:

Sentido subúrbio/cidade parada nº 180321 (PARADA B), em frente à Loja Riachuelo:

312 – Mustardinha
331 - Totó (Jardim Planalto)
332 - Totó (Abdias de Carvalho)
346 - TI TIP/ Conde da Boa Vista
416 - Roda de Fogo
423 - Engenho do Meio
431 - Cidade Universitária (TRT)
448 - Jardim Petrópolis
459 - Loteamento Santos Cosme Damião
511 - Alto do Mandu
516 - Casa Amarela (Nova Torre)
521 - Alto santa Isabel
524 - Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)
531 – Casa Amarela (Rosa e Silva)
624 - Brejo
644 - Largo do Maracanã
721 - Água Fria
726 - Alto Santa Terezinha (Cde.B. Vista)
811 - Campo Grande
977 - Paulista(Cde da Boa Vista)

Sentido cidade/subúrbio parada nº 180304 (PARADA B), em frente ao Banco HSBC:

314 - Mangueira
312 – Mustardinha
315 – Bongi
331 - Totó (Jardim Planalto)
341 - Curado I
346 - TI TIP/ Conde da Boa Vista
416 - Roda de Fogo
421 – Torrões
423 - Engenho do Meio
431 - Cidade Universitária (TRT)
446 – UR-07
448 - Jardim Petrópolis
459 - Loteamento Santos Cosme Damião
516 - Casa Amarela (Nova Torre)
521 - Alto santa Isabel
524 - Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)
531 – Casa Amarela (Rosa e Silva)
624 - Brejo
644 - Largo do Maracanã
726 - Alto Santa Terezinha (Cde.B. Vista)
731 - Beberibe (Espinheiro)
811 - Campo Grande
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quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Frota de ônibus do Grande Recife terá novo sistema de monitoramento novo sistema de monitoramento

Motoristas passarão dados sobre viagens através de computadores de bordo.

Previsão é de que sistema esteja completamente instalado em 1 ano e meio.

Do G1 PE
5 comentários
Danilo Cabral (centro) anunciou nova empresa contratada e como funcionará o Simop (Foto: Marjones Pinheiros/TV Globo)Danilo Cabral (centro) anunciou nova empresa contratada
e como funcionará o Simop (Foto: Marjones Pinheiro/TV
Globo)
O Grande Recife Consórcio de Transporte detalhou, nesta quinta-feira (30), os pontos de um contrato assinado com a empresa espanhola Etra referente ao novo Sistema de Monitoramento da Operação (Simop), que promete melhorias na programação dos horários de circulação de ônibus. Custando R$ 40,2 milhões de reais, o Simop atua sobre a operação de transporte, o que deve dar eficiência na saída e no retorno dos ônibus aos terminais. O anúncio foi feito pela manhã, na sede do consórcio, no Cais de Santa Rita, Centro da capital.

Uma importante diferença entre este novo sistema e o que foi desativado em abril de 2012 é a implantação de computadores de bordo em toda a frota, permitindo que o motorista registre informações como o número de ordem, número da linha, matrícula do operador e o início da viagem. Estes dados serão repassados para o Centro de Monitoramento da Operação (CMO), onde os fiscais podem verificar se o coletivo está parado no trânsito ou se a linha está operando dentro do programado. O não cumprimento da viagem vai recair sobre a remuneração do operador.
O usuário poderá acessar o portal do Grande Recife para consultar o serviço de itinerário das linhas, informando em que parada está e recebendo a que distância o ônibus está dele. Esses mesmos dados também estarão disponíveis em aplicativos para smartphones com sistema iOS ou Android. Painéis de LCD que irão informar os horários de partida dos coletivos já foram instalados nos terminais integrados Tancredo Neves, Igarassu, Recife, Cajueiro Seco, Caxangá, Aeroporto, Pelópidas Silveira, Cabo de Santo Agostinho, Macaxeira, Cais de Santa Rita, Camaragibe e PE-15.

Esta é a segunda vez que o Grande Recife tenta implementar um sistema de monitoramento. O primeiro deles foi lançado em 20 de março de 2012, sendo suspenso cerca de 20 dias depois para ajustes operacionais e nunca mais voltou a funcionar. O projeto começa pelo coletivos do BRT e o prazo para o sistema entrar em operação nesses veículos é de cinco meses. Após isso, começa a implementação no restante da frota, cujo processo ganha um prazo maior: um ano e meio.
Serão colocados, nos ônibus, computadores de bordo e display para a comunicação com os motoristas. Além disso, será implementado um software de planejamento, programação e otimização da operação no CMO, orçado em cerca de R$ 7 milhões, a ser desenvolvido na sede do Grande Recife. Ele também será usado para operação das câmeras e automação das estações do BRT (portas automáticas, catracas, ar-condicionado e alarmes) dos barcos. A Etra também é responsável pelo sistema de monitoramento em Bogotá, capital colombiana.
Segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco(Urbana-PE), o sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife é composto por 390 linhas de ônibus, 3 mil veículos, 18 empresas operadoras de ônibus, 13 terminais integrados, 81 mini-terminais, 6.238 estações de embarque e desembarque, 6,5 mil motoristas e 6,5 mil cobradores. São feitas 26 mil viagens por dias para atender aos 2 milhões de passageiros.