terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Usuários de ônibus do Grande Recife já podem baixar aplicativo que permite saber o horário de ônibus

Usuários de ônibus do Grande Recife já podem baixar aplicativo que permite saber o horário de ônibus




Quem anda de ônibus no Grande Recife já pode desfrutar de uma novidade que promete facilitar a vida de muita gente. A empresa Cittati, que gerencia o sistema de GPS de algumas empresas do sistema liberou, nesta terça-feira, os dados coletados em um site na internet. E a novidade não para por aí: também foi desenvolvido um aplicativo para celular.


Para o usuário saber em quanto tempo o ônibus vai chegar na sua parada, basta acessar o site http://www.cittabus.com.br/?0#getTheApp e selecionar a sua linha de ônibus. Em seguida, deve escolher entre os trajetos realizados (ida ou volta) e então clicar em cima do ponto desejado. Além da estimativa de tempo, também é possível saber a empresa operadora e o número de ordem do coletivo que vai chegar.

Para usar o aplicativo, que está disponível na plataforma Android, o usuário deve baixá-lo no celular ou tablet a partir do site https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.cittabus. O projeto ainda se encontra em fase de testes, por isso um selo com o nome beta é estampado na logomarca.


Entretanto, o site e o aplicativo não contemplam todas as linhas de ônibus do Grande Recife. Isso porque nem todas as empresas usam os serviços de GPS da Cittati. As operadoras que fazem parte do projeto são: Caxangá, Empresa Metropolitana, CRT, Rodoviária Metropolitana, Pedrosa e Itamaracá.




Esta não é a primeira vez que um sistema de previsão de chegada de ônibus é implantado na RMR. Em 2012, o projeto, desenvolvido pela própria Cittati, em parceria com o Grande Recife Consórcio de Transporte, permitia ao usuário receber informações sobre o tempo de espera via SMS. Entretanto, o serviço não engrenou e foi encerrado com apenas dezoito dias de funcionamento.

As empresas Caxangá e Empresa Metropolitana já disponibilizam, desde o ano passado, o monitoramento da frota em seus sites na internet. Entretanto, não oferece opções para aparelhos móveis.

Vale lembrar também, que o Grande Recife Consórcio de Transporte está desenvolvendo um sistema semelhante ao lançado pela Cittati, mas com outra empresa, a espanhola Etra. Esse novo projeto, por ter caráter oficial, vai englobar todas as quase 400 linhas de ônibus operadas na Região Metropolitana do Recife.
Créditos: Guto de Castro/Maxi Ônibus Olinda

Nenhum comentário:

Postar um comentário