sexta-feira, 11 de maio de 2012

quinta-feira, 10 de maio de 2012 Em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (10) na Estação Central do Metrô, no bairro de São José, área central do Recife, os metroviários resolveram por uma greve que está marcada para começar às 22h da próxima segunda-feira (14). A categoria reivindica um reajuste salarial de 5,13% referente às perdas salariais do último ano, no entanto, os representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) não vão oferecer reajustes. Uma nova reunião da categoria será realizada no iníco da noite da próxima segunda-feira (14) para definir os rumos da paralisação. Se até lá os patrões oferecem alguma proposta de negociação a greve pode ser suspensa, caso contrário, cerca de 270 mil usuários diários do metrô serão prejudicados. Fonte: NE 10

quinta-feira, 10 de maio de 2012

ASSISTA O VÍDEO DO PAC 2 http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=uw3ZGnuwnpg
quinta-feira, 10 de maio de 2012 Os metroviários irão realizar uma assembleia geral nesta quinta-feira (10), às 18h, para decidir se vão entrar em greve. A reunião acontecerá em frente à Estação Central do Metrô do Recife. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexos do Estado de Pernambuco (Sindmetro), Lenival Oliveira, a possibilidade que haja uma greve é grande, pois "o governo está oferecendo um reajuste de 0%." A terceira rodada terminou pior do que começou na avaliação dos representantes trabalhadores. Os avanços adquiridos na segunda rodada foram negados e algumas conquistas foram retiradas. Os sindicalistas não veem alternativa se não o enfrentamento com o governo. A categoria já havia realizado uma paralisação de 24h em abril e não tiveram suas reivindicações atendidas. A CBTU-Metrorec comunicou em nota oficial que o edital de licitação para contratação de vigilância está pronto e será lançado nos primeiros dias de janeiro." Com Informações do NE 10
quinta-feira, 10 de maio de 2012 Com o final das negociações do Acordo Coletivo entre diretoria da CBTU e os sindicatos metroferroviários de Recife e outras sete capitais, acaba a oportunidade de se evitar uma greve no sistema de metrô. Os representantes da empresa, subordinados ao governo da presidenta Dilma Rousseff, transmitiram a determinação do governo, de que os salários da categoria permanecerão congelados, o índice apresentado os é zero por cento. Com essa posição os sindicatos partem para as assembleias nacionais no dia 10 de maio, com a determinação de paralisar as atividades por tempo indeterminado. Na capital pernambucana a assembleia se dará na Estação Central do Recife. A terceira rodada terminou pior do que começou na avaliação dos representantes trabalhadores. Os avanços adquiridos na segunda rodada foram negados e algumas conquistas foram retiradas. Os sindicalistas não veem alternativa se não o enfrentamento com o governo. Em ano de eleições municipais, os trabalhadores saem da reunião afirmando que essa medida terá um impacto muito negativo, para os candidatos apoiados pelo governo federal e que esses são alvo de ligação com um governo que nega aumento para o trabalhador, enquanto aumenta o próprio salário e dos Deputados Federais em 62%. Dia 10 de maio haverá assembleias em Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Palmas, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo, além do Distrito Federal. Fonte: SL Net1
quinta-feira, 10 de maio de 2012 O VEM Estudante que era para ser um serviço rápido e eficiente, vem deixando a vida de pais e alunos um transtorno devido as enormes filas que começam antes de entrar no posto de carregamento, alunos reclamam da demora e da falta de organização, eles relatam que dentro a desorganização é maior ainda, pois os alunos saem de uma fila e vão para outra de maneira desorganizada, o tempo perdido chega a quase 01 hora. Isso sem falar nos alunos que desistem de carregar seus cartões só de verem a fila, fazendo-os pagarem passagem inteira e consequentemente perdendo seus direitos. Falta de descentralização do carregamento faz com que haja essa superlotação, pois é apenas um posto para atender a todos os estudantes. Nota da Urbana-PE Desde a semana passada, há filas em alguns horários por conta da atualização da carteira de estudantes secundarista, que demora, em média, cinco vezes mais tempo do que a recarga de créditos. Para reduzir as filas nos postos de atendimento, a Urbana-PE criou o serviço de recarga online através do site www.vemgranderecife.com.br que possibilita comodidade para os estudantes e trabalhadores e rapidez na recarga. Apesar das facilidades, apenas 4% das recargas são realizadas via site. A maioria dos estudantes ainda prefere se dirigir aos postos de atendimento. A Urbana-PE também tem um projeto com o uso de máquinas de autoatendimento que vai facilitar ainda mais as recargas. O processo já foi inciado com a implatação da descentralização. Serão 600 pontos até final do ano. Blog Meu Transporte
quarta-feira, 9 de maio de 2012 A Secretaria das Cidades promoveu na manhã de quarta-feira (09/05/12), no auditório Pe Lebret, 1º andar, localizado na sede do órgão, uma audiência pública com o objetivo de apresentar e prestar esclarecimentos ao público em geral sobre o projeto da II Perimetral/Via Metropolitana Norte. O encontro foi presidido pelo secretário das Cidades, Danilo Cabral e contou com a participação do Presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes e do Presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB), Nilton Mota. O projeto, que recentemente teve os seus recursos garantidos pelo Governo Federal por meio do PAC da Mobilidade das Grandes Cidades, abrange os municípios de Olinda e Paulista, refletindo diretamente no cotidiano dos usuários do sistema de transporte das duas cidades. Serão, ao todo, 10,1 km de requalificação e construção de um corredor exclusivo de ônibus, ciclovia, novas paradas e pontes sobre o Rio Fragoso. A intervenção está orçada em R$ 400 milhões e prevê a construção de uma nova avenida, com 6,1 quilômetros de extensão, ligando as rodovias PE-15 e PE-01, no limite entre os bairros de Rio Doce (em Olinda) e Janga (em Paulista) e, funcionará como prolongamento da 2ª Perimetral (4 km), que será triplicada no trecho entre a Avenida Presidente Kennedy e a PE-15. O prazo para a conclusão para a II Perimetral/Via Metropolitana Norte será de dois anos, a partir da ordem de serviço. A audiência publica é a primeira etapa do processo de licitação da obra. Após a audiência a Secretaria das Cidades terá 30 dias para analisar as observações e demandas solicitadas pelos presentes e incorporá-las, ou não, ao projeto. O edital de licitação deverá ser publicado ainda em junho. O projeto tem como objetivo conectar o território do litoral norte ao oeste e sul da RMR por meio do Sistema Estrutural Integrado (SEI), aliviando os corredores principais de Olinda, além de promover a proteção ambiental do Rio Fragoso. Segundo o secretário das Cidades, Danilo Cabral, o projeto tem como finalidade garantir uma mobilidade urbana sustentável, que seja inclusiva e competitiva para garantir a oportunidade das pessoas de se deslocarem e terem acesso ao trabalho com mais facilidade. “As obras tratam o transporte público coletivo como prioridade e integram várias estruturas viárias, facilitando o deslocamento dos moradores, principalmente os carentes, de Olinda e Paulista até o Recife, desafogando o trânsito em diversos pontos”, disse. A Via Metropolitana Norte começará no entroncamento com a Rodovia PE-15, a partir do Terminal Integrado da PE-15, onde será construído um viaduto. Depois seguirá margeando o Rio Fragoso. A estrada prossegue até a PE-01, na altura da ponte sobre o Rio Paratibe, que separa as cidades de Olinda e Paulista. Com a implantação do Projeto, carros e ônibus poderão trafegar pela 2ª Perimetral para chegar à Zona Norte do Recife, facilitando o deslocamento dos moradores que saem de bairros como Maria Farinha, Janga (Paulista), Rio Doce e Jardim Atlântico (Olinda). A intervenção irá desafogar o tráfego das Avenidas Getúlio Vargas e Governador Carlos de Lima Cavalcanti, utilizadas como vias de passagem para se chegar ao Recife. Ao longo da intervenção serão construídas sete pontes sobre o Rio Fragoso e 18 paradas de ônibus serão instaladas por sentido. A avenida também terá duas pistas marginais de cada lado do Rio, com 10,5 metros de largura e três faixas cada. Uma delas será ocupada por um corredor de ônibus. Todo o percurso será margeado por uma ciclovia. Fragoso I (Canal Bultrins/Fragoso)- Outro diferencial do projeto abrange a requalificação do canal Bultrins/Fragoso, que voltará a sua calha natural, entre 35 e 45 metros. Hoje, há trechos dele com apenas 50 centímetros. A requalificação do canal terá um impacto grande na drenagem da cidade de Olinda, acostumada a constantes alagamentos. A obra, que já está em andamento sob o gerenciamento da Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB), tem início nos Bultrins e segue até o rio Fragoso, em Olinda. O projeto contempla, ainda, a construção de um conjunto habitacional na rua do Araçá, em Olinda. Serão construídas casas sobrepostas com 45m², dois quartos, sala, cozinha e banheiro, beneficiando 1.867 pessoas. A previsão é que a obra seja entregue em novembro de 2013. Serão investidos nesta etapa, R$ 34,6 milhões. Rio Fragoso II (Rio Fragoso)– Já esta etapa do projeto, que está em licitação sob a gerência da CEHAB, contempla o revestimento de 2,3 km de extensão do rio com início próximo ao Terminal de Integração da PE-15 seguindo até o bairro de Casa Caiada. Além disso, o projeto contempla a construção de oito pontes e dois conjuntos habitacionais, sendo um no bairro de Jardim Fragoso e outro no Inocop, em Olinda. Serão construídas 840 casas, beneficiando 10.196 pessoas. Essa etapa levará 18 meses para ser concluída, a partir da ordem de serviço. Fonte: Sec. das Cidades-PE

quarta-feira, 9 de maio de 2012

quarta-feira, 9 de maio de 2012 Uma cidade com mais de meio de milhão de veículos e engarrafamentos a qualquer hora do dia. Agora imagine essa mesma cidade com o dobro de veículos daqui a apenas oito anos. Essa é a projeção que os especialistas já estão desenhando para o Recife até 2020. O aumento da frota, dentro desta perspectiva, se dá em razão dos números atuais. De 2011 para 2012, o crescimento da frota do Recife foi de 8,2%. Isso significa que a cidade recebe uma média de 174 novos carros por dia útil, o que dá uma média de 3,8 mil carros a mais por mês. Se continuarmos neste ritmo vamos passar de uma frota de 580 mil veículos para 1.090 milhão no ano de 2020. Onde vamos parar? A questão foi levantada ontem na última edição do Fórum de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa. No encontro, a receita apontada pelos especialistas para a cidade não parar de vez é a melhoria do transporte público e a restrição ao uso do automóvel. “Numa cidade onde serão abertas 10 mil vagas de estacionamento no Centro com os edifícios-garagem não está se restringindo o uso do automóvel. Pelo contrário, isso é um estímulo”, declarou o professor e engenheiro Maurício Pina, também crítico da construção dos viadutos na Avenida Agamenon. “Se hoje está ruim, ficará muito pior”, apontou Pina. Fonte: Pernambuco.com

terça-feira, 8 de maio de 2012

VIDEOS DO YOUTUBE SOBRE ÔNIBUS EM RECIFE http://www.youtube.com/watch?v=MUXL3qT0q_I http://www.youtube.com/watch?v=uPEQ2_MF8xE&feature=relmfu http://www.youtube.com/watch?v=jdD_Mp1gotU&feature=relmfu http://www.youtube.com/watch?v=CWotuK1fJHw&feature=relmfu http://www.youtube.com/watch?v=2FVaYd9DYPo&feature=relmfu http://www.youtube.com/watch?v=EFLnaatz6ok&feature=relmfu http://www.youtube.com/watch?v=b8dPKww3uSk&feature=relmfu http://www.youtube.com/watch?v=rg61pHL2fBQ&feature=relmfu http://www.youtube.com/watch?v=8hcA6B4skFE&feature=relmfu http://www.youtube.com/watch?v=e7aOEevsXQY&feature=relmfu http://www.youtube.com/watch?v=3ab_77EMDNI&feature=relmfu http://www.youtube.com/watch?v=IfNcvJyuY6o&feature=relmfu http://www.youtube.com/watch?v=X6jsF_3DzDE&feature=related
terça-feira, 8 de maio de 2012 Na sétima e última audiência pública da Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa de Pernambuco, ocorrida na manhã desta segunda-feira (7), especialistas em trânsito e mobilidade urbana expuseram estudos e exemplos que podem ser adaptados à realidade do Estado. O debate aconteceu no Plenarinho III da Casa, na rua da União, bairro da Boa Vista, no centro do Recife. Mediado pelo presidente da Comissão e deputado estadual Sílvio Costa Filho (PTB), o encontro contou com a participação dos professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Oswaldo Lima Neto, Maurício Pina, Leonardo Meira, César Cavalcanti e o reitor Anísio Brasileiro. Também presentes, o deputado federal João Paulo, o presidente do Crea-PE José Mário Cavalcanti e o consultor em transporte público Germano Travassos. Costa Filho abriu a discussão lembrando a importância da parceria entre a UFPE e o poder Legislativo. “É um marco poder dialogar diretamente com a academia. Aqui estão técnicos que têm autonomia e domínio sob a questão. Certamente esse é um ponto chave na construção da nossa carta aberta”. O documento com a radiografia da mobilidade da Região Metropolitana do Recife (RMR) e de Pernambuco será lançado na Alepe no próximo mês de junho e entregue em prefeituras, governo estadual e federal, universidades e bibliotecas, com projetos, metas e sugestões para os próximos 10 anos. O primeiro palestrante, Germano Travassos, comparou o investimento que é feito para a circulação de automóveis e o que é voltado para os ônibus. “Abrir espaço para carros é estimular o seu uso e se preparar para um congestionamento próximo”, alertou o consultor. “Foi feito um investimento significativo no entorno do Terminal Joana Bezerra para os automóveis, contudo o terminal continua deficiente. É questão de escolha e de política pública. Onde colocar o dinheiro?”, indagou. Já o doutor em transporte, Oswaldo Lima Neto, lembrou que a última pesquisa domiciliar realizada na RMR foi em 1997, pela antiga EMTU/Recife. “Faltam dados atuais para que nós possamos conhecer os reais problemas da mobilidade e enfrentá-los. Sem pesquisas não é possível planejar”. O mestre e doutor Maurício Pina também frisou que é preciso conhecer a realidade antes de optar. “Se faz necessária uma atualização dos dados. Não podemos ficar no ‘achismo’”. Além disso, Pina ressaltou que os 15 edifícios-garagem que serão construídos no centro do Recife vão estimular ainda mais o uso de automóveis e adensar a área. “Mobilidade ou imobilidade?”, questionou complementando que em Amsterdam, capital da Holanda, são construídos edifícios garagens, porém, para as bicicletas. O professor Leonardo Meira provocou os presentes. “Você quer passar o dia no congestionamento ou fazer um passeio pela cidade? Você aproveita e conhece o espaço público? O que faz para melhorar a mobilidade urbana de sua cidade?”. Falta de ciclovias, de calçadas de qualidade e de estrutura - como bicicletários e vestiários -, também foram citados como obstáculos que envolvem a problemática. César Cavalcanti, vice-presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), destacou cinco prioridades para decidir corretamente sobre projetos de mobilidade urbana: pesquisar a demanda e tecnologia, planejar antes de optar, garantir recurso para investir em manutenção, ouvir a comunidade técnica e aplicar mecanismo de subsídios à operação. “Nós não sabemos o que está acontecendo na cidade, isso é uma vergonha. Optar antes de planejar é colocar o carro na frente dos bois”, desabafou. Fonte: Blog do Jamildo

segunda-feira, 7 de maio de 2012

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=U1fRD169NWE
Colisão entre dois ônibus no Centro do Recife deixa sete feridos Publicado em 03.05.2012, às 10h42 Tweet ATUALIZADA ÀS 11H31 Uma colisão entre dois ônibus no final da Avenida Sul na manhã desta quinta-feira (3) deixou pelo menos sete feridos, nenhuma em estado grave. O acidente aconteceu nas imediações da Avenida Dantas Barreto, próximo a Praça Sérgio Loreto, no Centro do Recife. De acordo com as primeiras informações da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), a colisão, envolvendo um ônibus da companhia Vera Cruz e outro da Metropolitana, aconteceu por volta das 9h30. Os coletivos das empresas trafegavam pela pista exclusiva para ônibus quando um deles colidiu na traseira do outro. As sete pessoas feridas no acidente foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas para o Hospital da Restauração (HR) e UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) da região. O Corpo de Bombeiros afirmou que nenhuma vítima sofreu ferimentos graves e que o motorista de um dos ônibus foi o mais atingido. Viaturas da CTTU foram enviadas ao local para normalizar o trânsito. PERIGO - Há exatamente um mês, a localidade registrou também um acidente de trânsito envolvendo
coletivos. No dia 3 de abril, dois ônibus se chocaram no cruzamento entre Rua Imperial e Avenida Dantas Barreto e chegaram a cair em um pequeno lago da praça. Na ocasião, pelo menos 30 pessoas ficaram feridas. REDE SOCIAL - Para saber como está o trânsito nas principais vias da capital pernambucana, acesse o canal de trânsito do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) no Twitter, o @jctransito, e confira em tempo real o tráfego na cidade. Qualquer pessoa pode contribuir com a ferramenta, que compartilha informações de usuários da rede sobre a situação nas ruas e avenidas do Recife. Confira:
domingo, 6 de maio de 2012 A tão esperada licitação das linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife começou a enfrentar os primeiros adiamentos. A publicação do edital da concorrência pública, documento que detalha e norteia a disputa, não acontecerá mais na próxima segunda-feira, como prometido pelo governador Eduardo Campos e o secretário das Cidades, Danilo Cabral, durante coletiva para apresentar a proposta. Pelo menos oficialmente, a justificativa do governo é de que a publicação foi adiada para agregar as sugestões feitas por técnicos, empresários e a sociedade durante audiência pública realizada no dia 3 de abril.  Foto: Blog Meu Transporte  Por enquanto, a previsão dada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte é de que o edital seja publicado no fim de maio ou, ainda, no início do mês de junho. Embora o adiamento tenha tido um motivo justificado, ninguém do órgão quis falar sobre o assunto. Nem mesmo o presidente, Nelson Menezes, teve autorização do governo para dar entrevista. Por meio da assessoria de imprensa, o Grande Recife explicou que, durante a audiência pública, vários pontos foram discutidos, entre eles a possibilidade de se refazer o cálculo das linhas que vão integrar os sete lotes a serem licitados. “Sendo assim, o Consórcio Grande Recife está analisando as observações apontadas pelos participantes da audiência. Caso julgue essas observações pertinentes, irá incorporá-las ao edital. Ao final desse processo, o documento será publicado”, afirma a nota enviada. Participaram da audiência usuários do transporte público, técnicos do setor e representantes dos municípios consorciados (Recife e Olinda). Durante a discussão, realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), um dos principais receios entre os participantes, tanto passageiros como empresários, era de que a licitação venha a provocar o aumento das passagens de ônibus. Isso porque, como a licitação exigirá que toda a frota passe a operar com ar-condicionado em até sete anos e a informação existente até agora é que que o custo das melhorias continuará sendo bancado exclusivamente pela tarifa, a impressão foi de que a conta sobrará, mais uma vez, para os 2,1 milhões de passageiros diários do sistema. Em reserva, alguns profissionais do setor de transporte fizeram ponderações sobre o adiamento da publicação do edital. “Em 2009, o governo anunciou a licitação das linhas, mas o processo travou exatamente na mesma etapa, logo após a realização da audiência pública. Ainda é cedo para tirar conclusões. Precisamos esperar mais um pouco e torcer para que o governo cumpra os prazo prometidos. Até porque, sem o edital, os detalhes da concorrência não ficam claros”, argumentou um profissional. O processo licitatório das linhas de ônibus da RMR será o primeiro do setor de transporte no âmbito metropolitano e o de maior concorrência pública em volume de recursos já realizado no Estado. A proposta tem custo estimado em R$ 15 bilhões, prevê um contrato com as empresas ou consórcios vencedores por um período de 15 anos, renováveis por mais cinco. Empresas nacionais e internacionais poderão participar da licitação. Postado por Roberta Soares / JC Online
segunda-feira, 7 de maio de 2012 Nesta quinta-feira (03/05), a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes entregará mais uma grande obra à população. O binário de Jaboatão Centro irá dar mobilidade em uma área conhecida pelos constantes congestionamentos. Considerada de extrema importância para os jaboatanenses, o projeto de requalificação do bairro irá modificar a vida de milhares de pessoas que residem e transitam na localidade. Com investimentos de R$ 3,5 milhões, a ação compreende a requalificação da Rua Barão de Lucena, a implantação da nova via Visconde do Rio Branco, que tem mais de dois mil metros de extensão. Além disso, foram realizados serviços de drenagem, pavimentação, passeio de pedestres com acessibilidade e a construção de 220m de muros de arrimo. As praças de Nossa Senhora do Rosário, no Centro, Marechal Floriano, em Socorro, e Dantas Barreto, também foram reformadas. Para o secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura de Jaboatão, Evandro Avelar, a nova obra facilitará o acesso ao Centro, tendo em vista a média de fluxo diário de carros na localidade, que chega a três mil veículos/hora. “O governo municipal devolve a população um espaço que durante muito tempo foi ocupado de maneira desordenada. Além disso, relocamos os comerciantes ambulantes, mototaxistas e instalamos novos semáforos e sinalizações”, destacou o secretário. Ainda segundo Evandro, em breve, Jaboatão Centro ganhará outras duas opções de deslocamento. A estrada da Usina, que está sendo pavimentada, possui 1.400 metros de extensão e liga Jaboatão Centro à BR-101, evitando passar pelo centro da Regional. Já a Estrada da Luz, que também passa por requalificação é o principal acesso do Centro à BR 232. Mudanças no Trânsito A partir de agora, a Rua Barão de Lucena, que vai da entrada da Vila Rica até a agência do trabalhador (antiga sede da Prefeitura) se torna mão única em todo seu trajeto, ligando o bairro ao Centro. Já a nova via, a Visconde de Rio Branco, liga o Centro ao bairro de Santo Aleixo. Fonte: Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes

sexta-feira, 4 de maio de 2012

sexta-feira, 4 de maio de 2012 Enormes filas e pouca oferta de ônibus / Foto: Blog Meu Transporte Os usuários de ônibus da linha circular estão sendo prejudicados com a baixa oferta de ônibus nos horários de pico, pois com o fim de algumas linhas para a Cde da Boa Vista, os usuários estão tendo que baldear no terminal integrado de Joana Bezerra para irem ao trabalho, pois muitos dos usuários antes pegavam apenas um ônibus para chegar a este itinerário. Um grande exemplo disso são os moradores do Jordão, que agora tem que baldear em três transportes sendo ônibus/metrô/ônibus, e quando chegam ao terminal de ônibus da Joana Bezerra, se deparam com uma enorme fila, muitas vezes sem fiscalização dos orientadores de filas. A divisão da linha realizada recentemente para melhorar o atendimento ao usuário não melhorou em nada, pois a oferta das duas linhas que vão à Conde da Boa Vista é pouca. O Blog Meu Transporte esteve no local está semana, onde ficou constatada grandes filas, pouca ou nenhuma fiscalização, poucos ônibus, no qual saem todos lotados. Também ficou evidente que esta linha precisa de ônibus articulados, pois os que são ofertados hoje são do tipo convencionais, ou seja, não atende a grande demanda de passageiros que descem do metrô. E a situação tende a piorar ainda mais, pois está prevista ainda este mês a inauguração de mais dois terminais de ônibus, na qual vai aumentar e muito a quantidade de novos usuários destas linhas. Faltou planejamento do governo, pois era para resolver primeiro a situação dos terminais centrais. Com a implantação destes terminais, fica uma preocupação, pois a Governo do Estado está colocando todo mundo nos terminais de ônibus, porém a lógica é que estes terminais que recebem estes passageiros já estivessem prontos, é uma troca de prioridades, pois estão deixando os principais terminais de integração como o da Joana Bezerra (que hoje funciona de maneira improvisada) e o de Recife (sem estruturas) para receberem essa grande demanda. Por essa causa é que as comunidades não estão aprovando este plano do governo, onde somente as linhas dos subúrbios estão sendo integradas.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Com a publicação da portaria Nº750/DETRAN-PE Pernambuco passa a ser o primeiro Estado a ter um mecanismo de segurança específico para placas de veículos em sua rede credenciada, com a utilização do código de barras, lacre de segurança e timbre com a marca do DETRAN-PE sobre os números e letras, dessa forma, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE) passa a ter o controle em todas as fases de confecção da placa, proporcionando ao usuário a garantia da utilização de um material de qualidade e um maior combate à clonagem e falsificação. “Aproveitamos a exigência do cumprimento da Resolução 372/11 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e deliberação, que visa uma melhor identificação dos veículos, através da utilização de placas confeccionadas com películas refletivas e tarjetas numeradas, já em vigor em todo o país desde o dia 01 de abril, e fomos além. Com o mecanismo do código de barras poderemos proporcionar mais segurança aos usuários,” afirma Fátima Bezerra, presidente do DETRAN-PE. A partir de 1º de maio de 2012, quando se encerra o prazo de 30 dias para adequação dos fornecedores à nova legislação, o DETRAN-PE passará a exigir o cumprimento da Resolução 372/11 do CONTRAN, para veículos 0km, transferidos de UF ou município e ainda aqueles que tiveram alterada a categoria (particular para aluguel, por exemplo). Para Fátima Bezerra, as novas regras protegem os consumidores. “Poderemos garantir que o combate às fraudes, falsificações e à venda aleatória de placas de má qualidade, será mais eficaz. Com a exigência de código de barras a comunicação entre lojas de placas e Detran será totalmente informatizada, com checagem permanente da autenticidade das placas,” ressalta. Em Pernambuco, a medida deverá atingir mais de 460 mil clientes. Desde 2008, motocicletas, motonetas, ciclomotores e veículos de categoria aluguel (placas vermelhas) já atendiam as exigências do CONTRAN. Em relação às motos uma das principais mudanças é que o material não permitirá que as placas possam ser dobradas, inibindo assim as tentativas de burla na fiscalização. As motocicletas também ganham placas em dimensões maiores; em vez dos 18,7 X 13,6 CM de altura, passarão a ter 20 X 17 CM e os caracteres, por conseguinte, serão aumentados. Todas as placas serão impressas em hot stamp, método que preserva o meio ambiente, pois não utiliza substâncias tóxicas em sua composição. VALORES: Os valores das novas placas serão únicos e foram definidos junto ao Sindicato de Fabricantes de Placas com base na média de preços já praticados e de forma aleatória no mercado. O usuário efetua o pagamento e recebe uma ordem para emplacamento em uma das lojas credenciadas. Automóveis- R$139 sendo (R$106 da placa e R$ 33,00 lacre e serviço). Motos- R$ 116,00 sendo (R$ 83,00 da placa e R$ 33,00 lacre e serviço). FISCALIZAÇÃO: Quem for flagrado conduzindo veículo com placas falsificadas, ilegíveis ou sem condições de visibilidade ou não-autorizada pelo órgão de trânsito incorre em infração gravíssima, que pode gerar multa de R$ 191,53, além de acumular sete pontos na CNH e apreensão do veículo até regularização da situação. Estimativas – número de usuários atingidos por ano Procedimentos em 2011 Veículos 0km: 224.849 Veículos com mudança de característica: 9.114 Veículos que foram transferidos de cidade (em PE): 202.542 Veículos que foram transferidos de UF: 25.573 Total: 462.078

terça-feira, 1 de maio de 2012

terça-feira, 1 de maio de 2012 Quando os ônibus se aproximam da parada na frente da sede recifense dos Correios, na Avenida Guararapes, Centro, a agitação já começa dentro e fora dos coletivos. Passageiros e vendedores se apressam para trocar moedas por pipoca e água através das janelas. Os famosos “passatempos da viagem”, como as mercadorias são chamadas, alimentam também uma vertente do comércio informal na capital pernambucana. Foto: Amanda Miranda Gracenildo José dos Santos, 18 anos, e o pai, Luciano Graciano, 45, correm entre carros, ônibus, motos e outros veículos carregando caixas cheias de pipocas e copos com água, os produtos mais vendidos. O preço é R$ 0,50, e os lucro pode chegar a R$ 0,23 por unidade. Da multiplicação desses centavos, saem os aproximados R$ 25 diários que garantem o sustento da recém-formada família do jovem que aprendeu com o pai a improvisar o “ganha-pão”. “Eu acho que eles estão aqui porque, hoje em dia, não tem emprego. Aliás, até tem emprego, o que falta é qualificação”, diz a comerciária Carla Silva, 38, no momento em que compra uma água a Marcílio Cândido, 24, que só estudou até a quarta série. Ele é conhecido como Moreno entre os motoristas e cobradores. Marcílio relata que, como Gracenildo e Luciano, lucra cerca de R$ 25 por dia, resultando em aproximadamente R$ 650 mensais. “Varia muito. Em alguns dias, consigo até R$ 40, mas também tiro R$ 20 em outros mais fracos. Em dias de chuva, tudo muda também porque só posso vender guarda-chuvas na calçada dos Correios, que é coberta". Ele conta que costuma trabalhar mais de doze horas - “Geralmente, chego às 7h e só paro de vender às 20h.” "Com os lucros, dá para comprar o básico para casa. Nenhum dos meus quatro filhos passa fome, mas ao mesmo tempo não podem ter o luxo de roupas novas sempre. É uma questão de organização, que todo trabalhador deve ter", diz Luciano. Já na casa de Marcílio, as contas parecem ser mais simples. "Minha esposa trabalha. Não sei quanto ela ganha, mas ajuda fazendo feira, comprando roupas para as crianças... Agora a meta é fazer a festa de aniversário de Sara (a filha, de 3 anos). Acabei também de tirar (comprar no crediário) uma televisão. Não temos crédito, mas a patroa da minha mulher sempre ajuda colocando as prestações no nome dela, como fez quando comprei um rádio". Segundo o professor de Economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Tarcísio Patrício, não há estudos que estabeleçam uma média da renda dos comerciantes informais. "Alguns chegam a ganhar dois, três salários mínimos, mas a maioria do grupo que entrevistei para escrever o meu livro, Semáforos do Recife (pela Fundação Joaquim Nabuco), está em condições de aparente miséria. Encontrei duas categorias de trabalhadores informais que conseguem faturar mais: os que comandam outros, fornecendo os produtos, e os que conseguem um bom ponto de venda". Os comerciantes da Avenida Guararapes compram as mercadorias em um depósito que fica nas proximidades do local de venda. Da mesma forma que os entrevistados pelo professor, muitas vezes, o fornecimento é em consignação. "Quando não tenho dinheiro para pegar as pipocas, vou lá e eles me vendem de qualquer forma. À noite, pago", garante Luciano. TRANSPORTE - De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transportes, o comércio informal é proibido dentro dos veículos e nos terminais. A fiscalização para que os vendedores não entrem nos coletivos está sob responsabilidade das operadoras, que podem ser multadas ou perder o direito de transportar passageiros se a infração for flagrada. Segundo Luciano, que já comercializou as suas mercadorias dentro dos ônibus, na verdade, o fato de os veículos estarem sempre cheios o fez desistir. "Eu acabava machucando as pessoas no empurra-empurra". Já nos terminais, o Consórcio deve vistoriar. Este ano, segundo o Grande Recife, os trabalhadores foram retirados do terminal de Afogados, na Zona Oeste; em 2011, foi no Barro, também Zona Oeste, e em Joana Bezerra, área central. "Os ônibus demoram muito. Então, passamos muito tempo aqui, no calor, esperando, e acabamos procurando alguma forma de nos refrescar e distrair, ou seja, a água e a pipoca. Acho que, se o transporte chegasse mais rápido, não haveria tantos vendedores porque não haveria tantos clientes", aponta Mirtis Santos, 43. Quando o comércio é feito nas ruas, segundo o Consórcio, as prefeituras devem coibir a prática. "É melhor que eles estejam vendendo o 'passatempo da viagem', como chamam, que roubando ou cometendo outros crimes. O problema é quando não respeitam o trânsito, deixando todos em risco, ou são agressivos", diz Ivone Ferreira, 38, enquanto come uma pipoca que acabou de comprar. Fonte: NE 10
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