segunda-feira, 10 de setembro de 2012

RECIFE:TI XAMBÁ TAMBÉM DEMORA A SUA INAUGURAÇÃO

Escrito por Rene Santos INTETERMINAL 803 T.I.Xambá/T.I. Macaxeira 881 T.I.Xambá/T.I. Rio Doce (Getúlio Vargas) 882 T.I.Xambá/T.I. Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcante) 883 T.I.Xambá/T.I. Rio Doce (T.I. PE-15) CIRCULAR 810 T.I.Xambá /Encruzilhada RADIAL 820 T.I.Xambá (Cabugá) 860 T.I.Xambá (Príncipe) ALIMENTADORA 831 Aguazinha /T.I.Xambá 841 Nova Olinda /T.I.Xambá 842 Águas Compridas /T.I.Xambá 843 Alto da Bondade /T.I.Xambá 844 Santa Casa /T.I.Xambá 847 Alto Nova Olinda /T.I.Xambá 851 Córrego do Abacaxi /T.I.Xambá 852 Caixa D'água /T.I.Xambá 892 Alto do Cajueiro /T.I.Xambá 893 Alto da Conquista /T.I.Xambá 894 Alto da Sucupira / T.I.Xambá 895 Alto do Sol Nascente / T.I.Xambá 899 Alto da Macaiba / T.I.Xambá PERIMETRAL 861 T.I.Xambá/TI Joana Bezerra 870 T.I.Xambá /Afogados TOTAL DE 22 LINHAS ENTRE , INTETERMINAL, CIRCULAR, RADIAL, ALIMENTADORA, E PERIMETRAL, LINHAS METROPOLITANAS E MUNICIPAIS , ASSIM O T.I. XAMBÁ NA A CIDADE DE OLINDA TERA LIGAÇÃO TOTAL POR TODA RMR.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

PERNAMBUCO: VLT E SUA EXPANSÃO VAI DERRUBAR UM GRANDE LOTE DA MATA ATLÂNTICA VIRGEM, SERÁ QUE VALE A PENA?

O projeto de requalificação, recuperação e duplicação do trecho ferroviário entre Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, e o Cabo de Santo Agostinho vai exigir a derrubada de 1,046 hectares da vegetação nativa. As obras serão para se implantar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), sistema que interligará a Linha Sul do Metrô do Recife ao centro do Cabo e ao Porto de Suape. A maior perda de vegetação será no estuário do Rio Jaboatão, onde está previsto a retirada de 0,8936 hectares de mangue, enquanto a menor será na Área de Preservação Permanente(APP) do Rio Pirapama. A autorização foi dada pelo governvo do estado através do Projeto de Lei Ordinária 1049/2012, que teve o aval da Assembleia Legislativa. Mas a supressão, segundo o projeto, está condicionada à preservação ou recuperação de ecossistema semelhante. E isso deve ser feito, no mínimo, em uma área do tamanho da que deve ser destruída. Como as leis, no Brasil, costumam ficar somente no papel é bom ficarmos atentos. Afinal, há exemplos de empresas e órgãos governamentais que assumem compromissos e adiam as compensações ambientais por longos anos. A compensação ambiental está prevista na Lei 11.206/1995. Informações: Diário de Pernambuco/Meio Ambiente

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

RECIFE:GOVERNO X MOBILIDADE E SUAS ATRAPALHADAS

Por Tânia Passos Decisões isoladas não só prejudicam qualquer ação de intervenção urbana como retardam, encarecem e desacreditam. Nas obras de mobilidade não é diferente. E uma das premissas da ausência de comunicação entre os órgãos ou os diversos níveis de governo está na falta de planejamento. Um norte para se caminhar na mesma direção é o chamado plano diretor, seja na esfera urbana ou de transporte ou em que qualquer área com políticas afins. As obras de mobilidade que a Região Metropolitana do Recife está tendo o privilégio em receber não ficaram livres de contratempos. Uma das razões foi justamente a falta de conexão entre quem executa e quem resolve planejar depois. Um exemplo clássico foi a obra de recuperação da PE-15. Parte do serviço da rodovia estadual teve que ser refeito porque alguém lembrou, tardiamente, que o piso por onde irá passar o ônibus do corredor Norte/Sul, no modelo articulado, exige um pavimento mais resistente. O jeito foi quebrar para refazer. Outro exemplo mais gritante foram as obras de recuperação das avenidas Conde da Boa Vista e Caxangá. Novas paradas, canteiro central, coberturas modificadas, inclusive no Derby, para descobrirmos que quatro anos depois o que foi feito em 2008 terá que ser refeito agora. Enquanto a Prefeitura do Recife trabalhou na ótica de criar um corredor de ônibus comum, o estado apostou no modelo do Transporte Rápido por Ônibus. Tudo será refeito para se adaptar ao modelo proposto. E fico me perguntando se poderia ter sido diferente, independentemente dos gestores públicos. Só mesmo um plano diretor de transporte urbano para nortear as escolhas. Em todo caso, quem poderia antever que o Recife seria uma das subsedes da Copa do Mundo? Ninguém. Mas porque será que em Curitiba, o anúncio das obras da Copa não precisou provocar mudanças na concepção do sistema de tráfego existente? Eles planejaram na década de 1970 e a Copa ainda era um sonho só visto na televisão.
A concepção do corredor Leste/Oeste foi iniciada com a requalificação da Avenida Conde da Boa Vista em 2008. Tudo começou por ela. Mas a via, que já se chamou Rua Formosa um dia, ficou de fora do projeto do governo do estado, quatro anos depois, na hora de finalmente receber o modelo do corredor Leste/Oeste, nos moldes do BRT (Bus Rapid Transit), ou Transporte Rápido por Ônibus, modal escolhido para o corredor. As obras também mudaram de sentido vindo do Oeste para o Leste, mas não chegarão à Conde da Boa Vista, nessa etapa. O projeto só foi licitado até a Praça do Derby. A ironia é que a Boa Vista, que foi construída em 1899, significou o novo caminho para ligar justamente o Derby ao Centro da cidade. Essa ligação, claro, não pode ser rompida. São 169 ônibus e 110 mil passageiros que passam por dia pelo bairro em direção ao Centro. A Conde da Boa Vista efetivamente faz parte do Leste/Oeste, mesmo não tendo sido contemplada, ainda. A expectativa é que um outro projeto ainda não licitado atenda o restante do corredor nos próximos dois anos. O projeto licitado até agora do Leste/Oeste terá 12,5 quilômetros. A Boa Vista tem 1,6 km. Ou seja, menos de 2km separam um modelo de transporte que promete ser referência de um “arranjo” para permitir a entrada do BRT numa via não preparada para o modelo. Já sabendo da limitação, a primeira hipótese levantada pela Secretaria das Cidades foi a de fazer uma integração temporal no Derby. Ou seja, os futuros ônibus do BRT chegariam até esse ponto para retornar. O passageiros que quisessem seguir em frente até o Centro poderiam usar um bilhete temporal e mudar de condução, sem precisar pagar outra passagem. Isso tudo faltando 1,6km para concluir o percurso. Fazer uma integração temporal com um volume de cerca de 100 mil passageiros é, no mínimo, arriscada e pode pôr em “xeque” o principal trunfo do BRT: a rapidez do sistema. O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano já pensa no plano B. De acordo com o diretor de planejamento, André Melibeu a integração temporal no Derby não é uma solução possível devido ao grande volume de passageiros. “A operação tem que continuar até o Centro. Não é possível fazer um transbordo no Derby com o volume diário de passageiros”, revelou. Uma ideia que já chegou a ser cogitada foi a construção de algumas estações no modelo BRT na Conde da Boa Vista e em alguns pontos do Centro, que atenderiam, inclusive, o corredor Norte/Sul. Outra opção será adaptar os ônibus no BRT com uma porta do lado direito para o desembarque dos passageiros nas paradas já existentes da Conde da Boa Vista. 113 anos desde o Conde A antiga Rua Formosa só recebeu o atual nome em 1870. Herdou o título do ex-presidente da Província Francisco do Rego Barros, falecido naquele ano. Ainda em construção a via passou por pelo menos três etapas. O primeiro trecho foi entre as ruas da Aurora e do Hospício. Depois mais um trecho até a Rua Gervásio Pires e por último até o Derby. Este último, também conhecido como caminho novo. Do caminho novo ao corredor Leste/Oeste já se passaram 113 anos. O transporte e o número de passageiros não são comparáveis, mas a importância da via como corredor é indiscutível até hoje. “O importante é não tirar sua característica de via prioritária ao transporte público”, destaca o coordenador da Associação Nacional do Transporte Público (ANTP), César Cavalcanti. Um total de 18 linhas passa pelo trecho do Leste/Oeste distribuídas em 169 ônibus. Com a implantação do sistema BRT, a estimativa é de reduzir a frota para 71 ônibus e apenas cinco linhas. “O número de pessoas transportadas deve ser equivalente ao que é hoje de 110 mil pessoas. Mas haverá uma redução significativa de ônibus em direção ao Centro”, revelou André Melibeu, diretor de planejamento do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano. Para o engenheiro e ex-presidente da antiga EMTU, atual Grande Recife de Consórcio Metropolitano, Oswaldo Lima Neto, o centro da cidade é ainda muito atraente. “A Conde da Boa Vista não pode ficar de fora do corredor pois representa um grande polo de viagens. Cito apenas dois exemplos: o Shopping Boa Vista e o Atacadão dos Presentes, que são estabelecimentos que atraem usuários do transporte público”. O Centro, destaca, será beneficiado com a implantação dos corredores. “Tanto o corredor Norte/Sul quanto o Leste/Oeste irão proporcionar mais mobilidade a Boa Vista”.

sábado, 1 de setembro de 2012

RECIFE-COMEÇA NESTE SABADO 01-09 A CONSTRUÇÃO DO TI JOANA BEZERRA

JOANA BEZERRA: Devido o início das intervenções para reconstrução do Terminal Integrado de Joana Bezerra, realizadas pela Secretaria das Cidades, no próximo sábado (01/09), o Grande Recife Consórcio de Transporte alterará os itinerários de nove linhas e transferirá os pontos de embarque e desembarque que fazem parte do equipamento. Outras 13 linhas que atendem ao entorno, mas que não integram no TI, também terão seus percursos modificados. Grande Recife www.granderecife.pe.gov.br

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

RECIFE: A NOVELA BINÁRIO OI OI OI AV .ENCANAMENTO E ENTROCAMENTO BRASIL

Antes do dia 1º de setembro muita discussão deve ocorrer a respeito do binário da Zona Norte. No próximo sábado, os moradores do entorno do binário prometem fazer uma mobilização criticando as intervenções. Pelo menos, se não sair nenhum acordo na audiência pública marcada para hoje à noite pela CTTU, no auditório do Centro Salesiano na Rua do Encamento às 20h. Amanhã será a vez de uma discussão no plenário da Câmara de Veradores do Recife.A Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito marcou para às 10h uma audiência, que será presidida pelo vereador Romilde Gomes. O tema da audiência são as mudanças provocadas pela implantação do binário entre as Estradas do Arraial e do Encanamento, na zona norte do Recife. Deverão participar as autoridades ligadas ao trânsito da cidade, em especial a CTTU, principal alvo das críticas; http://g1.globo.com/videos/pernambuco/bom-dia-pe/t/edicoes/v/moradores-participam-de-audiencia-para-discutir-binario-da-zona-norte-do-recife/2114008/

RECIFE:AGAMENON PANICO E DESORDEM E A CTTU PERDIDA

Os ministérios envolvidos na segurança do trânsito precisam melhorar seus canais de integração, concluíram os participantes da reunião promovida pela Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito. Representantes de quatro ministérios (Desenvolvimento, Justiça, Cidades e Saúde), além da Secretaria Nacional do Consumidor, do Inmetro e da Organização Mundial de Saúde (OMS), discutiram as responsabilidades dos entes públicos na segurança dos veículos vendidos no Brasil. Um exemplo da ausência de canais de comunicação foi citada pelo diretor de Divisão de Multas e Penalidades da Polícia Rodoviária Federal (PRF), inspetor Dias Rodrigues. Segundo Rodrigues, há uma grande quantidade de normas criadas por órgãos distintos. A fabricação de ônibus, por exemplo, é submetida a normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que não se refletiam no Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “O que acontecia? Havia uma regra que definia como que esse veículo deveria ser fabricado, mas não tinha uma norma que traduzisse isso para os fiscais de trânsito. Consequentemente, ainda que aquele veículo fosse fabricado da forma correta, ele poderia sair dali, ser alterado, e continuar trafegando sem problema algum, já que não há vistoria que verifique se esse veículo respeita as normas de fabricação”, explicou, defendendo a integração dos órgãos que criam as normas e dos que fiscalizam os veículos. Outro problema citado por Rodrigues é o fato de a legislação brasileira permitir que o veículo passe por alterações após a compra, sem que haja parâmetros para a inspeção veicular em termos de segurança. O diretor do Departamento de Prevenção de Violência e Lesões da OMS, Etienne Krug, defendeu uma melhor coordenação do governo para que as decisões sobre segurança no trânsito sejam tomadas com mais rapidez. Ele reconheceu que o Brasil já avançou muito na área, citando a Lei Seca (Lei 11.705/08), uma referência no exterior, mas ressaltou que ainda há muito o que melhorar. “O número de mortos no Brasil, quase 44 mil, continua sendo enorme, então mais esforços são necessários. Um esforço político do alto nível seria um apoio muito importante para estimular todas as partes da sociedade”, afirmou Krug. O presidente da frente parlamentar, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), disse que a reunião serviu para mostrar a necessidade de melhorar os testes veiculares no País. Para ele, um dos caminhos é a ampliação do grupo de trabalho de segurança veicular do Contran e a criação de outro grupo de trabalho no âmbito do Ministério do Desenvolvimento. “O que você precisa fazer é aliar a política industrial e econômica, que é feita pelos ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, com a indústria de segurança”, defendeu o deputado. “Essas divergências ocorrem por falta de diálogo, por falta de interação.” Segundo a representante do Ministério do Desenvolvimento, Margareth Medine, a criação do grupo de trabalho será discutida. Hugo Leal acredita ser necessário unir o debate da política industrial com a política de segurança. O próximo passo da frente parlamentar é debater recursos orçamentários para a criação de um laboratório de testes para a segurança veicular, para que a análise de recalls não fique a cargo exclusivamente das informações prestadas pelas fabricantes de veículos.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

RECIFE: BINÁRIO NORTE E MUITAS CONFUSÕES E POPULAÇÃO IRRITADA

Tânia Passos Trinta dias após a implantação do binário Arraial/Encanamento, na Zona Norte do Recife, os caminhos ainda estão sendo ajustados. Motoristas, pedestres, ciclistas e os próprios agentes de trânsito tentam se adequar às mudanças. Nesta quarta-feira, 29, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) realiza uma audiência pública para ouvir sugestões da comunidade em relação ao binário. A audiência será realizada às 20h no Centro Comunitário Salesiano, na Estrada do Encanamento, ao lado da Igreja da Harmonia. A ideia é incorporar as sugestões que forem tecnicamente viáveis e tentar por fim às críticas da população desde que o binário foi implantado. No próximo sábado, entrará em vigor a readequação da Rua Virgínia Loreto, que passará a ser mão única no sentido da Rua João Tude de Melo. Outra decisão é manter de forma permanente dois agentes de trânsito no entorno da Praça do Parnamirim. O papel dos agentes vai além dos tempos dos semáforos. Os agentes tentam reduzir os congestionamentos liberando ou fechando a passagem dos carros, independente do sinal está verde ou vermelho. Também são os agentes que estão improvisando um ponto de passagem para os pedestres. A faixa de pedestre que existe nas imediações da praça no sentido de quem vem da Rua Padre Roma perdeu a função desde a remoção do semáforo. “Ninguém espera o pedestre passar. Os carros ficam em cima da faixa”, criticou a dona de casa Maria Estelita de Jesus, 54 anos. Se para o pedestre o trânsito ainda está confuso, para os ciclistas a definição de uma ciclofaixa trouxe mais segurança, mesmo quando eles usam o contrafluxo. “Se eu não fizer o caminho de volta pela ciclofaixa, mesmo na contramão, terei que ir pela Avenida 17 de agosto, que não tem ciclovia. Acho melhor por aqui”, revelou o estudante Lucas Matos, 17 anos. Segundo ele, os carros estão respeitando o espaço da ciclofaixa e os ciclistas conseguem se entender. “A gente espera o outro passar se for preciso. Aqui na faixa a gente se entende”, afirmou o estudante. Ainda totalmente insatisfeitos estão os motoristas, que não sentiram melhora no tráfego até agora. “Não melhorou nada. Entrei nessa rua porque esqueci que estava assim e já me arrependi”, disse o taxista André de Castro, 37 anos. Apesar de já admitir a necessidade de mudanças, a presidente da CTTU, Maria de Pompéia, faz um balanço positivo dos 30 dias da implantação do binário. “A introdução de um binário é sempre positiva porque permite mais segurança. Com a mão única se reduz o atrito lateral e permite mais fluidez”, revelou Pompéia. Em relação às críticas do binário, ela se defende. “É um ponto que já tinha problema e pode ter se acentuado depois do binário. Por isso é importante essa a audiência pública para que as pessoas possam trazer sugestões e contribuir para melhoria do tráfego. Estamos abertos a isso”, ressaltou. Tags: 30 dias, binário, casa amarela, ciclistas, parnamirim, Tânia Passos, trânsito, um mês, zona norte Postado em Acessibilidade, Fórum Permanente, Trânsito | Comente aqui esta noticia »

domingo, 26 de agosto de 2012

RECIFE- VERA CRUZ COMEÇA A RENOVAÇÃO DA FROTA ATE O FIM DO ANO 2012 SERÁ DE 62 CARROS.

Em breve novos ônibus e modernos ônibus da Expresso Vera Cruz vão ganhar as ruas do Recife, desta vez, a empresa adquiriu 02 ônibus Comil para analisar seu desempenho, visto que sua carroceria preferida é a marcopolo, mais estes comil que chegaram já ganharam elogios dos diretores da empresa por seu designer e também por um novo acabamento interno.
Dentre as novidades maior, foi que um destes ônibus é de três eixos direcionados em curvas, tanto chamou a atenção o tamanho do ônibus, muito grande mesmo, além de ter 53 assentos, o mesmo número de assentos dos ônibus articulados. Este novo ônibus possui bancos alcochoados para dá mais conforto a seus usuários, e uma novidade na empresa é o banco do motorista e do cobrador, com fios de elástico, visando dá mais conforto durante o trabalho.
O novo conceito de design harmoniza as linhas modernas e suaves à funcionalidade e desempenho. Remete bem estar, qualidade, durabilidade e leveza, sempre percebidos pelos passageiros. Sinalerias em LED, montada sobre máscara plástica injetada, deixando a traseira mais moderna, atraente e iluminada, além de proporcionar facilidade de manutenção. Este ônibus alongado pode transportar cerca de 100 usuários de maneira confortável, o que daria para contornar e muito esses ônibus tradicionais que circulam em muitos terminais sem as minímas condições. Além destes 02 novos ônibus adaptados da Comil, a grande novidade é a aquisição de mais 20 novos ônibus da Marcopolo com a cor SEI alimentadora, o que vai totalizar numa renovação de 62 novos ônibus somente este ano. A meta da empresa é atingir uma idade média de 04 anos nos proximos anos, o que vai fazer com que seus usuários possam usufruir de ônibus mais confortáveis. Até 2014, todos os ônibus da Expresso Vera Cruz vão estar 100% adaptados para pessoas com deficiência. Blog Meu Transporte Mais Notícias de Pernambuco Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook Mais Fotos:
Postado por Clayton Leal às 14:35 Marcadores: Pernambuco, Reportagem especial

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

RECIFE-Obras da Estrada da Batalha são inauguradas hoje

Rodovia foi duplicada, ganhou terceira faixa de rolamento, túnel, dois viadutos, centro cultural e uma praça Publicação: 23/08/2012 07:36 Atualização: 23/08/2012 15:14 Obras de requalificação da PE-08, mais conhecida como Estrada da Batalha foram inauguradas hoje. Foto: Raul Buarque/SEI Estão sendo inauguradas hoje as obras de requalificação da PE-08, mais conhecida como Estrada da Batalha. Localizada em Jaboatão dos Guararapes, Zona Sul da Região Metropolitana do Recife (RMR), a rodovia é um importante corredor de transportes coletivos e funciona como via de acesso ao Complexo Industrial Portuário de Suape, ao Litoral Sul de Pernambuco. A solenidade acontece esta manhã, no gramado localizado na saída do túnel Felipe Camarão, com as presenças do prefeito João da Costa e dos governador Eduardo Campos, que classifica a intervenção como uma das obras viárias mais importantes de sua gestão. A obra, que faz parte do Plano de Mobilidade do Governo de Pernambuco para Copa do Mundo de 2014, amplia a capacidade de fluxo da via, construída em 1930 e contribui para o incremento do desenvolvimento econômico e turístico na região Sul do estado. Os serviços, sob responsabilidade da Secretaria de Transportes, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), foram iniciados em setembro de 2009 pela empresa Camargo Corrêa. Os trabalhos contaram com a duplicação da via, inclusão da terceira faixa de rolamento em toda a extensão, construção de um túnel, dois viadutos, um centro cultural e uma praça monumental com equipamentos de

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

RECIFE:UM NOVO COMEÇO PARA O TRANSPORTES PUBLICO EM RECIFE

Há quase três décadas o Recife desenhava a sua malha viária metropolitana com sete vias radiais e quatro corredores perimetrais. Os nomes podem até parecer estranhos, mas basta entender que a malha viária foi pensada como um leque com as vias perimetrais (horizontais) fazendo interseção com as vias radiais (verticais) formando uma rede. Foi assim que teve início a lógica do transporte metropolitano da cidade numa rede estruturada para vinte e três terminais e absorvendo o transporte dos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). O conceito foi plantado em 1985 e é hoje um dos maiores trunfos para a melhoria do transporte público na cidade. Não por acaso, o Recife é uma das raras metrópoles do país que dispõe de um sistema metropolitano integrado, onde o usuário se desloca dentro do sistema com apenas uma passagem. "O SEI é invejado por muitas cidades", assegura o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, Nelson Menezes. A empresa é responsável por gerir o transporte metropolitano e dos municípios consorciados. Apesar disso, a capital pernambucana ainda não é referência em transporte público e é fácil entender a razão. A maior parte das intervenções planejadas para o SEI não saiu do papel. O maior avanço foi em relação a construção de terminais de integração. Dos 23 terminais previstos, sete foram construídos na década de 1990 e outros sete foram entregues entre 2002 e 2012. E até 2014, o sistema irá dispor de 25 terminais de integração, dois a mais do que estava previsto. Enquanto os terminais estavam sendo construídos, o sistema viário que possibilitaria um deslocamento mais rápido e eficiente dos coletivos nas radiais e perimetrais foi deixado para trás. Das quatro perimetrais planejadas, dispomos apenas da primeira: a Avenida Agamenon Magalhães, que foi inaugurada no final da década de 1960. As outras três perimetrais estão incluídas no PAC Mobilidade, que tem prazo de execução até 2016. Nas radiais a situação é menos crítica. Das sete, duas foram contempladas com as linhas Centro e Sul do metrô, as avenidas Mascarenhas de Morais e José Rufino. Duas já funcionavam com corredores exclusivos: a PE-15 e a Avenida Caxangá, que estão incluídas respectivamente nos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste. As duas vias estão recebendo um novo formato para se adequar aos moldes do BRT (sigla inglesa para Transporte Rápido por Ônibus). A radial da Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, está em obras para dispor de um corredor de ônibus. Estão de fora, por enquanto, as avenidas Norte e Abdias de Carvalho, que também são radiais. "A gente está com a faca e o queijo na mão. Agora é a vez de apostar nos corredores e não parar ", ressaltou a engenheira Regilma Souza, que participou da criação do SEI. O intervalo longo entre o que foi planejado e o que ainda falta ser executado afeta diretamente quem está na ponta do sistema: o usuário. Por uma melhor integração
Terminal Integrado Pelópidas Silveira é o maior da RMR. Creditos: Diário de Pernambuco/Acervo Com uma frota de três mil ônibus, o Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) da RMR transporta por dia dois milhões de usuários. Desses, 800 mil estão na rede integrada, o que significa 40% do total de usuários. O percentual ainda é muito pouco se levarmos em conta a dimensão e importância da malha idealizada para a integração. Uma das razões é justamente a demora na implantação efetiva do Sistema Estrutural Integrado (SEI). Quando o SEI estiver operando com todos os terminais, a estimativa é duplicar o número de usuários integrados. Para se ter uma ideia, em Curitiba com uma frota de 1,9 mil ônibus, o número de passageiros transportados chega a 2,3 milhões por dia com 95% do sistema integrado. O que reforça um maior grau de eficiência no sistema. é o número de viagens realizadas por dia. Um exemplo emblemático de um sistema ainda travado é o de Belo Horizonte com Além de conforto, eficiência e regularidade nos deslocamentos, outro desafio para melhorar a integração é a acessibilidade dos terminais para pedestres, ciclistas e motoristas. "Tem que facilitar a entrada do usuário. As calçadas precisam dispor de acessibilidade, boa iluminação no entorno, segurança e estacionamento para bicicletas, carros e motos", ressaltou o coordenador regional da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), César Cavalcanti. A transformação pelos corredores de tráfego
Construção de uma das estações do corredor Leste/Oeste na Avenida Caxangá. Créditos: Diário de Pernambuco/Acervo Curitiba, a metrópole brasileira que é referência no sistema de transporte público em corredores exclusivos de ônibus nos moldes do BRT (sigla inglesa para Transporte Rápido por Ônibus), dispõe de 90 quilômetros de corredores. A capital pernambucana demorou a tomar a iniciativa, mas além dos quase 60 quilômetros de corredores já em obras, incluindo o Norte/Sul, Leste/Oeste e o ramal da Cidade da Copa, há ainda 40 km que farão parte dos corredores exclusivos da 4ª perimetral com 30 km e 10km da continuação da 2ª perimetral, que receberá o nome de Via Metropolitana Norte. Entre as avenidas que já começaram a mudar a configuração urbana e viária está a Caxangá, uma das sete radiais que integram o Sistema Estrutural Integrado (SEI). Embora ela já funcionasse como um corredor exclusivo de ônibus, está passando por uma transformação para fazer parte do corredor Leste/Oeste. A via está sendo readequada para receber o modelo do BRT com estações em nível e pagamento antecipado. A expectativa é de ampliar a capacidade do corredor e diminuir o tempo de deslocamento em cerca de 30 minutos por sentido, o equivalente a um dia por um mês. Mas ao contrário do que chegou a ser anunciado, o Leste/Oeste não chegará até o centro da cidade, nesta primeira etapa. Serão 12 km entre a Estação Timbi, em São Lourenço da Mata, até o Derby, onde terá que ser feito o transbordo. Já o Norte/Sul é ó unico corredor, que terá, por enquanto, comunicação com o centro da cidade. O ramal da Avenida Cruz Cabugá tem o seu ponto de retorno na Estação Central do Metrô Recife, onde o usuário poderá fazer a integração com o metrô ou com as embarcações do corredor hidroviário do eixo Oeste. Da Cruz Cabugá até o metrô, o ônibus terá que entrar no tráfego misto e haverá poucas opções de estações para o usuário. Estão previstas estações do BRT na Rua do Sol, nas imediações da Praça da República e no Cais do Apolo para o retorno dos ônibus sentido Avenida Norte. "O fato do BRT se misturar ao tráfego misto em um determinados trechos não é nenhuma tragédia. Há mais ganhos do que perdas", revelou o engenheiro e consultor em mobilidade urbana, Germano Travassos. Já o ramal da Avenida Agamenon Magalhães irá até o Terminal Integrado Joana Bezerra. Quem quiser seguir no sentido Sul, poderá continuar a viagem de metrô até Jaboatão dos Guararapes e de lá pegar o VLT (Veículo Leve sobre Trilho) até o Cabo de Santo de Agostinho, com uma única passagem. As obras dos corredores das perimetrais ainda não foram iniciadas. A 2ª e 3ª perimetrais serão executadas pelo município. Já a 4ª perimetral será executada pelo estado. As três com recursos do PAC Mobilidade. As perimetrais não fazem parte da agenda da Copa de 2014. Elas só não podem ser ignoradas como foram até agora. A era dos bondes na cidade No momento em que o sistema de transporte da cidade e região metropolitana está sendo redesenhado pelos corredores exclusivos de ônibus é bom lembrar a importância que o modelo ferroviário teve e pode voltar a ter. O Recife já foi movido por bondes e tinha um sistema bastante eficiente com 141 quilômetros de rede. Já o metrô dispõe atualmente de 39,5 km de extensão. O mapa das linhas férreas dos bondes ligava a cidade de Norte a Sul e de Leste a Oeste. "O bonde funcionou 100% bem até concorrer com o automóvel", revelou o arquiteto e urbanista José Luiz da Mota Menezes. Segundo ele, o bonde tinha uma velocidade de 40km/h e era pontual. "Os bondes elétricos trafegavam sem parar até chegar ao terminal. Todo mundo sabia a hora de chegada e saída", lembrou Menezes. A velocidade é pelo menos 10km/h a mais do que se espera para os ônibus nos corredores exclusivos. Hoje com uma frota de quase 600 mil veículos só na capital e mais de 1 milhão na Região Metropolitana, os bondes talvez fossem atropelados. "O duelo entre o bonde e o automóvel derrubou os bondes", conta o urbanista. Um dos grandes questionamentos sobre a escolha do BRT como modelo de transporte em em relação ao modelo ferroviário por metrô ou VLT está na capacidade de transportar passageiros. Quanto maior a demanda, melhor para a opção ferroviária. No caso dos corredores do Recife, há consenso de que a demanda atual de passageiros é propícia para o BRT. Nos dois maiores corredores Norte/Sul e Leste/Oeste, o volume esperado é de 15 a 20 mil usuários por hora pico. Em Belo Horizonte, por exemplo, o corredor da Antônio Machado, terá 40 mil usuários por hora pico. No Rio de Janeiro, o corredor da TransBrasil, terá uma demanda diária de 1,2 milhão de passageiros, cerca de 60 mil por hora pico. "São corredores que já comportariam o metrô. Aqui no Recife, nós temos ainda uma sobrevida dos ônibus, mas no futuro o ferroviário deverá voltar a fazer parte da paisagem da cidade", revelou o engenheiro César Cavalcanti.

RECIFE:BICICLETA A MELHOR OPÇÃO

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

RECIFE:BABADOS,CONFUSÃO,PERIQUITO,CRIANÇAS E PAPAGAIOS E A LOUCURA DO TRÂNSITO E O APERTO ...

Barulho, desordem, brigas, passageiros que passam mal, crianças pequenas desacompanhadas e excesso de lotação. Estas são algumas situações que podem afetar diretamente o motorista do veículo, comprometendo a capacidade de concentração no trânsito. A capacidade intelectual do ser humano atualmente está classificada em oito inteligências: a da comunicação, a do raciocínio lógico, a da noção de espaço, a da coordenação motora, a do autoconhecimento e compreensão, a de se relacionar, a de se situar no meio ambiente e a da distinção e interpretação dos sons. “Para cada tarefa que realizamos utilizamos várias destas inteligências. A habilidade de dirigir exige a utilização de todas elas”, explica Elaine Sizilo, especialista em trânsito e consultora do Portal. Por isso, ela recomenda que “antes de começar o percurso, o motorista deve evitar condições adversas como estas, nunca transportar mais pessoas do que o veículo comporta, não permitir que as pessoas desviem a sua atenção e colocar as crianças corretamente no banco de trás, com cinto de segurança e dispositivo de retenção adequado para cada idade”. Ainda segundo a especialista, qualquer uma destas alterações pode afetar o estado psicológico e emocional do motorista e afetar a capacidade de dirigir com segurança. Na moto Na moto, pilotar carregando passageiros exige muito mais responsabilidade. “O transporte de crianças menores de sete anos em motos é proibido por lei”, afirma Sizilo. Para levar passageiros, a moto deve ser equipada com assento apropriado, pedaleira para o passageiro, equipamentos de proteção-como os do piloto-, pressão extra nos pneus e nova regulagem do farol e dos espelhos. O passageiro da moto deve receber sempre as seguintes instruções. “O passageiro deve subir depois do piloto, não deve tirar os pés das pedaleiras nas paradas, segurar o piloto na cintura ou quadril, manter as pernas longe do escapamento, acompanhar a inclinação e os movimentos do corpo do piloto, evitar movimentos desnecessário e segurar mais firmemente nas arrancadas e freadas”, conclui Sizilo. Fonte:Portal do Trânsito

BRASIL:LOMBADA ELETRÔNICA COMPLETA DUAS DECADAS

Muitos não sabem, mas a lombada eletrônica nasceu em Curitiba e na segunda (20 de agosto) completou 20 anos. A invenção se deu por conta de um acidente de trânsito, provocado por uma lombada física, no início dos anos 1990. Os fundadores da empresa começaram a pensar em uma forma mais eficiente e menos abrupta de se reduzir a velocidade. Assim, chegaram ao primeiro modelo do dispositivo. Em uma parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), em 1992, foi possível instalar as primeiras lombadas eletrônicas na capital paranaense. A primeira delas foi implantada na Rua Francisco Derosso, 905, no bairro Xaxim. Ela continua no mesmo lugar, onde ainda funciona uma escola primária, que conta com esse mecanismo para reduzir a velocidade dos carros que trafegavam na via. De lá para cá, a tecnologia, aprimoramento do equipamento e legislação geraram muitas histórias, bem como aprovação da comunidade. “Acompanhamos diversas manifestações de comunidades solicitando a instalação da lombada eletrônica em alguns locais, faixas agradecendo a implantação, cidadãos vigiando para que os equipamentos não fossem depredados e etc.”, conta Luiz Gustavo de Oliveira Campos, Diretor Comercial e de Marketing da Perkons, a empresa inventora da Lombada Eletrônica. As lombadas eletrônicas são conhecidas pela eficácia na redução de mortes em acidentes de trânsito. Por ser mais ostensiva que outros dispositivos, apresenta índices de respeito a velocidade superiores a 99,9%. Segundo estudo do Ibmec-Rio (Estudo do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais), realizado nas rodovias federais, esses equipamentos evitam cerca de três mortes e 34 acidentes por ano. O estudo, coordenado pela economista Daniela Ornelas, considerou os números de acidentes de 1996 (quando ainda não havia lombadas eletrônicas no Brasil) a 2005. As primeiras lombadas foram instaladas nas rodovias federais em 1999. Mais informações sobre a fiscalização eletrônica no trânsito - Levantamentos feitos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em 2001, apontam que nos locais onde há equipamentos de controle de tráfego, o número de acidentes diminui em torno de 30% e o de mortes, 60%. Em alguns locais críticos em acidentes, o número de mortos chega a zero após a instalação de equipamentos de controle de velocidade. - Pesquisa de opinião pública, encomendada pela antiga ABRAMCET – Associação Brasileira de Monitoramento e Controle Eletrônico de Trânsito e atual ABEETRANS – Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito, realizada em oito capitais brasileiras, aponta que 84% dos entrevistados aprovam o sistema de monitoramento eletrônico de trânsito implantado no país. Além deste dado, a pesquisa ainda apurou que 46% dos entrevistados pensam que, após a instalação dos radares eletrônicos, o número de acidentes reduziu; 30 % acreditam que a situação se manteve, 13% acreditam que o número de acidentes aumentou e 11% não opinaram ou não sabem. A margem de erro estimada é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos. - Estudo do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec-Rio), realizado nas rodovias federais, comprova que a instalação de redutores eletrônicos de velocidade contribui para a redução do número de acidentes e mortes. De acordo com o estudo, só em 2004, a instalação de lombadas eletrônicas evitou 1.061 mortes e 12.370 acidentes nas rodovias federais brasileiras. Com informações da Assessoria de Imprensa (via Portal do Trânsito)

BINÁRIO DA ZONA NORTE SUJEITO A ALTERAÇÕES

Quatro caminhos e uma praça. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) está estudando alternativas para tentar reduzir a quantidade de carros na Estrada do Encanamento e desatar o nó na Praça do Parnamirim. A ideia é diminuir o fluxo em direção ao logradouro, que funciona como um girador e rebebe cerca de 17 mil carros por dia, vindos da Estrada do Encanamento, da Avenida17 de Agosto e das ruas Padre Roma e Desembargador Góes Cavalcanti. Uma das vias de escape que está em estudo é a Rua Virgínia Loreto. Os técnicos da CTTU estão fazendo a contagem dos carros que circulam na via, que é de mão dupla e passaria a ser de mão única em direção à Rua João Tude de Melo. Com isso, parte do trânsito da Estrada do Encanamento, que faz binário com a Estrada do Arraial, seria desviado para a Virgínia Loreto. Inconformados com os congestionamentos no entorno da praça, que acaba tendo impacto no tempo de deslocamento, alguns moradores já estão organizando um protesto na praça para o dia 1º de setembro. Os manifestantes querem uma posição do órgão de trânsito para que sejam feitas mudanças na estrutura do binário. “Antes eu demorava cerca de 20 minutos no engarrafamento e hoje chego a passar uma hora para percorrer o mesmo trajeto”, revelou o servidor público Felipe Barroso, um dos organizadores do protesto. Faltando uma semana para completar um mês da instalação do binário Encanamento/Arraial, que transformou as duas vias em sentido único, sendo a primeira com o tráfego subúrbio/cidade e a segunda no sentido cidade/subúrbio, as reclamações só parecem aumentar. De acordo com a presidente da CTTU, Maria de Pompéia, a redução do conflito na praça só deve ocorrer com a construção da Ponte do Monteiro, que está em obras e só deve ficar pronta até o final de 2013. “Com a ponte que ligará o Monteiro ao bairro da Iputinga, muitos carros vão evitar toda a 17 de Agosto ”, afirmou. De acordo com o diretor de projetos da Empresa de Urbanização do Recife, Guilherme Tavares, a ponte irá reduzir uma barreira que tem hoje cerca de 5 km. O Rio Capibaribe, que separa os bairros das zonas Norte e Oeste da cidade, dispõe hoje de apenas dois acessos: a ponte que passa pela BR-101 e a ponte que passa ao lado do Carrefour. “Quem está em Casa Amarela, Casa Forte, Parnamirim e quiser acessar a Zona Oeste é obrigado a pegar a Avenida 17 de Agosto ou fazer o caminho pela BR-101. A ponte reduzirá muito esse percurso”, opina Tavares.
OBS: ENGENHEIROS DE TRÁFEGO DO ESTADO DE PERNAMBUCO SÓ APRENDEU NO PAPEL E NA PRÁTICA É UM FIASCO,ACHO QUE PERGUNTAR A POPULAÇÃO NÃO CUSTA NADA... O POVO SABE COMO FICARIA BOM.(JAILSON SILVA)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

RECIFE- METRO RECEBERÁ 15 NOVOS TRENS MODERNOS ATÉ 2014

Superlotado, assim podemos definir a situação atual do metrô nos horários de pico, o metrô do Recife vem perdendo a cada ano seu charme e o mais importante, a comodidade e eficiência. Usar o metrô em seu inicio (1985) parecia um convite a um passeio confortável e agradável, mas com o passar dos tempos, a população cresceu e o metrô não acompanhou este crescimento, resultando no caos nas horas de pico. Hoje o Metrô transporta quase 300 mil pessoas por dia e com a chegada dos novos trens somando a novos terminais integrados fará com que este número aumente ainda mais. Recentemente o metrô entrou em greve por mais de 30 dias. Em 1998, o metrô do Recife deu os primeiros passos para expansão, com o inicio da construção da Linha Sul, com partida no Terminal Recife até Cajueiro Seco, esta expansão sofreu vários atrasos e só foi completada em 2010. Com o criação da linha sul, o metrô do Recife teve um aumento de mais 14 km de transporte sobre trilhos, totalizando 71 km somando o VLT (Veiculo Leve sobre Trilhos) recém implantado e o Trem a diesel. Somando a isso, A CBTU-Metrorec adquiriu 15 (quinze) novos trens, que estão sendo produzidos. Até dezembro deste ano chegará o primeiro a Pernambuco e o último até junho de 2014. Eles irão somar com os outros 25 trens da frota atual, o que ao todo dará 40 trens na linha Centro e na linha Sul. E a empresa responsável pela fabricação dos trens é a CAF (espanhola), mas estão sendo montados em São Paulo. Blog Meu Transporte

RECIFE:ESSA NOVELA DOS TERMINAIS ESTÁ UM NÓ E SEM FIM ,PARECE TUFÃO PRESTES A DESCOBRIR QUE É CORNO E OS TERMINAIS PRESTE A INAUGURAR E NADA

O maior diferencial do Sistema Estrutural Integrado (SEI) está na capacidade de integração dos modais por meio dos terminais. E com a possibilidade de deslocamento para qualquer ponto do sistema com uma única passagem. Mas esse talvez seja também seu maior nó. Encontrar o formato ideal de integração em cada um dos terminais não é uma tarefa fácil e tampouco matemática. O gestor precisa levar em conta desde a operacionalização das linhas à aceitação das comunidades. Foram pelo menos 10 anos até os terminais integrados de Tancredo Neves e Cajueiro Seco, ambos na Linha Sul do metrô, ficarem prontos. Mas até agora não há definição para o início das operações. Como trata-se de uma decisão que mexe na rotina de deslocamento de milhares de pessoas, as definições são sensíveis e não muito fáceis de serem tratadas em um período eleitoral. Mesmo concluídos desde o início do ano, a empresa Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, que gere o Sistema de Transporte Público, não tem data para o início das operações. Aliás, a empresa alega que os estudos ainda estão sendo feitos, o que parece pouco improvável numa estrutura planejada desde a década de 1980. Na verdade, o poder de pressão das comunidades acaba sendo determinante na escolha das linhas. Isso ocorre por uma razão simples. Quem está acostumado a ter um ônibus passando na porta de casa e indo até o centro provavelmente não irá querer pegar mais de uma condução para fazer o mesmo percurso. Mesmo que isso signifique menos ônibus se deslocando ao centro e mais velocidade com o metrô. Encontrar esse meio termo é o nó que o Grande Recife terá que desatar. Talvez já tenha feito. Só não disse ainda.

RECIFE:METRÔ AJUDA A REDUZIR DISTANCIA

Tânia Passos Dispor de uma linha de metrô passando quase na porta de casa e fazendo parte de um sistema estrutural integrado não é para ser ignorado. E aos poucos os moradores da Zona Sul do Recife começam a descobrir as vantagens de trocar o carro ou ônibus pelo conforto e velocidade de um sistema sobre trilhos, bem longe dos engarrafamentos. Essa aproximação, ainda tímida, tem muito a avançar, mas vai depender de uma série de medidas para tornar o metrô cada vez mais atraente. Com 14,3 km, a linha Sul opera hoje com cerca de 45 mil passageiros e apenas um dos cinco terminais integrados previstos para a linha está em operação. Segundo a empresa Metrorec, terá capacidade de transportar 215 mil usuários com doze trens e intervalos de quatro minutos até novembro de 2013. Hoje, são cinco trens e intervalos que variam de 10 a 12 minutos. O Terminal Integrado Aeroporto, o primeiro a entrar em operação na linha Sul, em abril deste ano, ampliou em cerca de 21 mil o número de usuários e fez acender a luz vermelha para a lotação dos trens nos horários de pico. A linha, que ainda é considerada ociosa a maior parte do tempo, está sentindo os efeitos da demanda nos horários de maior movimento. De acordo com o gerente de manutenção da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Bartolomeu Carvalho, essa demanda será melhor distribuída com a chegada dos trens novos. Desde o governo Lula foi autorizada a compra de 15 trens. O primeiro deles está previsto para chegar até o fim do ano.“Quando o primeiro trem chegar nós vamos iniciar os testes e ele deve entrar em operação até fevereiro do próximo ano. A nossa estimativa é de termos os 15 trens operando até o final de 2013”, revelou Bartolomeu. A chegada dos novos trens deve ocorrer a medida em que os outros terminais integrados estiverem operando. Pelo menos dois terminais já estão prontos: os terminais Tancredo Neves e Cajueiro Seco, mas ainda sem previsão de iniciar as operações. O Terminal Integrado Largo da Paz, em Afogados, está com as obras atrasadas e o Terminal Integrado de Prazeres não teve as obras iniciadas. O ramal Sul do metrô conta com 10 estações, sendo metade planejada para fazer parte do Sistema Estrutural Integrado (SEI). “O metrô tem condições de agregar uma demanda maior com intervalos menores e contínuos. O mais importante é que o eixo seja bem alimentado pelas linhas de ônibus. Por isso é tão importante o papel dos terminais integrados”, explicou o engenheiro e coordenador regional da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), César Cavalcanti. A linha Sul do metrô funciona como uma das sete radiais do SEI e é um eixo tronco-alimentador.

domingo, 19 de agosto de 2012

RECIFE-CAXANGÁ AGORA SIM ESTAMOS INDO A COPA

Uma nova cara para a Zona Oeste do Recife. Organizada, verde, com calçadas recuperadas, ciclovia e transporte público eficiente, ligando rapidamente a região ao Centro da capital. Essa é a proposta do novo Corredor Leste-Oeste, uma requalificação e ampliação da via expressa implantada há quatro anos pela Prefeitura do Recife e que o governo do Estado vem executando desde o início do ano. A ideia é dar uma repaginada especialmente na Avenida Caxangá, eixo principal do corredor, oferecendo transporte público de qualidade. Um sistema operado por BRTs (Bus Rapid Transit), com alta capacidade de transporte, estações climatizadas, que oferecem embarque no mesmo nível e pagamento antecipado das passagens. Foto: Marcos Pastich/JC Imagem A requalificação do Corredor Leste-Oeste vem sendo anunciada há mais de um ano, mas o governo ainda não tinha detalhado o projeto. Como afirma o secretário-executivo de Mobilidade da Secretaria das Cidades, Flávio Figueiredo, o corredor pretende mudar a face do transporte público na Zona Oeste da capital. Não significará apenas a substituição de paradas de ônibus e a recuperação do pavimento. “É um projeto com obras de infraestrutura, como a construção de um túnel e dois viadutos. São intervenções que vão proporcionar aumento da velocidade comercial do sistema, operado por ônibus articulados e com ar-condicionado. Haverá ganho de 30 minutos no tempo de viagem do passageiro que hoje entra no ônibus em Camaragibe e quer chegar ao Derby”, explica Flávio Figueiredo. Inicialmente, o novo Corredor Leste-Oeste terá 12,3 quilômetros de extensão, entre o Derby, na área central do Recife, e o Terminal Integrado (TI) de Camaragibe, na Região Metropolitana. Serão 22 estações ao longo do percurso. No Derby, será instalada uma estação central com 70 metros de extensão. O corredor seguirá pela Rua Benfica, mas diferentemente da estrutura oferecida atualmente, quando apenas os coletivos que trafegam no sentido Centro-subúrbio usam a faixa exclusiva. Um túnel será construído na Rua Real da Torre para eliminar o cruzamento com a Avenida Caxangá. Dois viadutos também serão erguidos, um deles exclusivamente para ônibus, na altura da Rua Bom Pastor, no bairro da Iputinga. O segundo ficará nas imediações da UPA do bairro da Caxangá. Dois terminais integrados irão compor o projeto, somando-se aos TIs de Camaragibe e da Caxangá, já em operação. Juntos, terão capacidade para 64 mil passageiros por dia. Além do transporte público, os planos do governo do Estado são de dar uma repaginada em boa parte do Leste-Oeste. Dos 12,3 quilômetros iniciais, oito receberão projeto urbanístico prevendo a requalificação das calçadas e a implantação de uma ciclovia bidirecional. Por Roberta Soares / JC Online

sábado, 18 de agosto de 2012

JABOATÃO- GANHA CORREDOR DE ÔNIBUS EXCLUSIVO

Na próxima segunda-feira (20) serão alterados os pontos de parada de 11 linhas que trafegam na avenida Ayrton Senna, em Jaboatão dos Guararapes. A mudança ocorrerá devido ao início da operação da faixa exclusiva de ônibus no centro da via, no trecho entre a rua Osório Borba e a avenida Barreto de Menezes. O corredor foi construído pela Prefeitura do município. As linhas envolvidas na modificação (lista abaixo), que hoje utilizam cinco pontos de paradas nas calçadas do lado direito da avenida, passarão a parar nos abrigos da pista central. Dos cinco pontos existentes nas calçadas, três continuarão ativos, para atender os usuários das linhas 044-Massangana (Boa Vista) e 161-Brigadeiro Ivo Borges, que passam em frente ao Shopping Center Guararapes. Já as duas paradas restantes serão removidas. Divulgação – Para orientar os usuários sobre as mudanças, o Grande Recife irá colocar cartazes nas paradas e nos coletivos de todas as 11 linhas envolvidas. O órgão também estará com uma equipe de divulgação nas paradas durante três dias. Em cada um dos cinco pontos de embarque que sofrerão modificações, um divulgador estará a postos para esclarecer todas as dúvidas sobre qual linha e ponto de parada deve ser utilizada pelo usuário. Dúvidas também podem ser retiradas, através da Central de Atendimento ao Cliente, pelo número 0800.081.0158. Todos os atendentes foram treinados para orientar os usuários. Os itinerários das linhas afetadas poderão ser consultados no site do órgão (www.granderecife.pe.gov.br). Linhas: 011-Piedade/Derby 020-Candeias/Dois Irmãos 061-Piedade 062-Jardim Piedade 063-Jardim Piedade (Bacurau) 069-Conjunto Catamarã 070-Candeias/Joana Bezerra 071-Candeias 072-Candeias (Opcional) 073-Candeias (Bacurau) 910-Piedade/Rio Doce Paradas envolvidas na mudança: 1 – Parada nº 010025 – Localizada após o cruzamento com a rua Osório Borba. 2 – Parada nº 010026 – Lado oposto ao restaurante Tigela de Barro. 3 – Parada nº 010027 – Lado oposto à baia que fica entre as ruas Barra de Amaragi e Cel. Francisco Galvão. 4 – Parada nº 010028 – Em frente ao Shopping Center Guararapes. 5 – Parada nº 010029 – Em frente ao Colégio Conviver OBS: Os abrigos 1,2 e 3 continuarão ativos. Já os 4 e 5 serão removidos. Notícias de Jaboatão dos Guararapes Jaboatão vai ganhar corredor exclusivo para ônibus Informações: GRCT